Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Vassourinha doce, aliada do tratamento de doenças respiratórias

Vassourinha doce, aliada do tratamento de doenças respiratórias
Foto: Reprodução
Com o nome científico de Scoparia dulcis, a planta  vassourinha doce é originária do Brasil, sendo comum encontrá-la em campos abertos sem a necessidade de grandes empenhos para seu cultivo

Dependendo da região, pode ser conhecida popularmente como ganha aqui ganha acolá, coerana branca, tapeiçaba, vassourinha de botão, vassourinha miúda, vassourinha cheirosa, tupiçaba e corrente roxa. Pertence à família das Scrophulariaceae e se trata de uma planta herbácea, muito ramificada e de caule lenhoso, que pode chegar até 50cm de altura. 

Pode ser identificada pelas pequenas e solitárias flores brancas, além do fruto sustentado por um cálice dentado, em forma de cápsula globosa. De sabor amargo, a planta foi descoberta pelos caboclos, que a utilizavam para tratar seus problemas respiratórios. 

O tempo passou e a vassourinha doce foi indicada para as posteriores gerações, que após estudos comprovaram os efeitos da planta no organismo humano.

Propriedades e benefícios

As principais propriedades medicinais da planta vassourinha doce são:
-Adstringente;

- Antiespasmódica;

- Antisséptica;

- Anticonceptiva;

- Antidiabética;

- Antiasmática;

- Depurativa;

- Diurética;

- Digestiva;

- Emética;

- Expectorante;

- Tônica;

- Vermífuga.


Por possuir tantas propriedades benéficas, a vassourinha doce é comumente indicada para o tratamento de alergia, coceiras e problemas de pele em geral. Cólicas, hemorróidas, má digestão e males gastrointestinais também são aliviados após o consumo da planta.

Como dito no início, os caboclos acreditavam que a vassourinha doce curasse ou ao menos aliviasse seus problemas respiratórios, e estudos confirmaram que eles estavam certos: o consumo regular e frequente da planta trata asma, bronquite, catarro e tosse. Permite que o indivíduo volte a respirar bem e ter noites de sono tranquilas.

Ainda, indica-se o uso de vassourinha doce para quem sofre de infecções urinárias, vaginite, corrimentos vaginais, inchaço nas pernas, diabetes e varizes.

Modo de usar
Leve ao fogo meio litro de água, juntamente com 10g da planta. Deixe ferver por 10 minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver adequada, adoce o chá e o consuma entre 3 e 4 vezes por dia, preferencialmente antes das principais refeições.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário