Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Falta de vitaminas e sais minerais causa “fome oculta”, diz estudo

Falta de vitaminas e sais minerais causa "fome oculta", diz estudoUma má alimentação costuma ser definida por especialistas como aquela em que o indivíduo não ingere a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do corpo

De acordo com um estudo recente, quando isso acontece a pessoa tende a desenvolver um problema que vem sendo chamado de ‘fome oculta’, causado pela falta crônica de vitaminas e sais minerais.

Quando o problema se encontra em estágio inicial, essa carência de vitaminas e sais minerais pode até passar despercebida, por causar sintomas leves, a exemplo do enfraquecimento das unhas. Apesar disso, quando o problema fica sem tratamento por um longo período, os danos à saúde podem ser gravíssimos, podendo ocasionar até mesmo a anemia. 

De acordo com especialistas, se uma pessoa não ingere diariamente os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo, incluindo aqueles em que apenas doses mínimas são requeridas, a tendência é que seu organismo cedo ou tarde acabe sentindo falta. 

Como evitar esse problema 
Para evitar o problema, nutricionistas recomendam a ingestão de alimentos com alta densidade nutricional, esses alimentos tem capacidade de oferecer grandes quantidades de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras, ao passo que oferece também um baixo teor de gordura saturada, açúcares e sódio. 

Alguns exemplos de alimentos que se enquadram nessa categoria de alta densidade nutricional são os vegetais, frutas, grãos integrais, leites e derivados, carnes magras, leguminosas, castanhas e sementes. 

Caloria Vazia VS Zero Caloria 
Nutricionistas alertam que existem diversos produtos ricos calorias e com pouquíssimos nutrientes em suas composições, possuindo, portanto, uma baixa densidade nutricional. Dentre esses alimentos encontram-se os quitutes e guloseimas, a exemplo de pizzas, salgadinhos fritos, alimentos processados e os doces em geral. 

Por uma série de fatores, a ingestão excessiva desse tipo de alimento costuma ser prejudicial à saúde, um desses fatores é o fato deles não suprirem as necessidades nutricionais do organismo, além do que, podem em alguns casos até mesmo prejudicar a absorção de nutrientes importantes de outros alimentos. 

Na opinião de especialistas, os produtos industrializados que geralmente são ricos em sódio, podem atrapalhar assimilação do cálcio pelo organismo. Caso a carência desse nutriente seja prolongada, existe a possibilidade de o indivíduo acabar desenvolvendo osteoporose. 

Orientações nutricionais para evitar a carência no organismo 
Para suprir as necessidades do organismo, nutricionistas orientam que em todas as refeições seja adicionado algum tipo de ingrediente rico em proteína. As opções incluem ovo, carne magra, frango, peixe, leite, queijo ou iogurte. Além disso, recomenda-se também a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e mineiras, como por exemplo, as verduras, os legumes e as frutas. Na opinião de especialistas, uma dieta saudável é aquela que inclui alimentos de cada uma das categorias nutritivas de alimentos. 

Click Gratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário