Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 16 de maio de 2012

A maioria dos remédios para emagrecer não funciona

Uma pesquisadora da Universidade do Oregon revisou estudos sobre os suplementos de emagrecimento, e trouxe más notícias para os que esperam um remédio mágico para perder peso: isso não existe.

Melinda Manore revisitou as evidências de centenas de suplementos para perda de peso, uma indústria que só nos Estados Unidos movimenta U$ 2,4 bilhões (R$ 4,21 bi). De acordo com ela, não existe nenhuma comprovação de eles ajudam a perder peso significativamente, e muitos ainda trazem problemas de saúde.

Alguns produtos, como o chá verde, fibras e suplementos com pouca gordura, podem ter benefícios modestos na perda de peso (cerca de dois quilogramas), mas é importante saber que a maior parte dos remédios foram testados como parte de uma dieta de redução de calorias.

“Para a maioria das pessoas, a não ser que elas alterem a alimentação e comecem a se exercitar diariamente, nenhum suplemento vai ter um impacto grande”, comenta Manore.

Manore analisou remédios que entram em quatro categorias: produtos que bloqueiam a absorção de gordura ou carboidratos, estimulantes como a cafeína e a efedrina que aumentam o metabolismo, produtos que contém ácido linoleico conjugado, que modificam a composição do corpo diminuindo as gorduras, e supressores de apetite, como as fibras solúveis.

Ela descobriu que muitos produtos não passaram por bons testes clínicos, que examinassem a efetividade do remédio, e a maior parte das pesquisas não incluiu exercício físico. A maioria dos produtos mostrou menos de um quilo de redução do peso, quando comparado aos grupos com placebo.
“Eu não sei como você elimina o exercício da equação”, comenta Manore. “O exercício é crucial não só para perder peso e manter a massa muscular, mas também para manter o peso”.

Em geral, o que as pessoas querem é perder peso e manter ou aumentar a massa magra. Não há evidência de que algum suplemento faça isso. E alguns têm efeitos colaterais, desde simples, como gases, até muitos sérios, como derrames e problemas de coração.

Manore comenta que a chave para perder peso é comer alimentos integrais, frutas, vegetais e carnes magras, reduzir o número de calorias ingeridas, e se manter em movimento. Dependendo do indivíduo, aumentar a quantidade de proteínas pode ser bom (especialmente aqueles que não querem perder a massa magra), mas o único modo de perder peso é modificar o estilo de vida.

“Adicionar fibras, cálcio, proteína e tomar chá verde pode ajudar”, afirma. “Mas nenhum desses vai ter muito efeito a não ser que você se exercite, coma frutas e vegetais”.

As linhas gerais de Manore, sobre estilo de vida, incluem:
  • Não saia de casa pela manhã sem ter um plano para a janta. Comer espontaneamente geralmente dá margem para opções mais pobres.
  • Comece a refeição com muita salada, molhos de baixa caloria ou uma sopa com base de legumes. Você vai se sentir muito mais cheio e não vai comer tanto depois. Melhor ainda: peça apenas um aperitivo como extra à salada.
  • Ache formas de se manter em movimento, principalmente se o seu trabalho é sedentário. Manore afirma que ela usa telefones sem fio para poder andar enquanto conversa. Durante reuniões longas, peça para ficar em pé ou caminhe por pequenos períodos, assim você não fica sentado o tempo todo.
  • Coloque vegetais em toda refeição possível. Coloque no molho da massa, junto às carnes, ou apenas coma frutas e vegetais sempre que der fome.
  • Aumente as fibras. A maioria das pessoas não come fibras suficientes.
  • Tente comer as frutas e vegetais ao invés de bebê-los. Comer uma maçã é melhor do que um suco de maçã. Também é melhor comer alimentos que ocupam mais espaço, como frutas maiores.
  • Elimine os alimentos processados. Manore comenta que algumas pesquisas mostram que esse tipo de comida é pior para a digestão.
Fonte Hypescience

O site de emagrecimento que monitora sua força de vontade

Jeff Mines já chegou a pesar 111 quilos. Após um tempo praticando aeróbicos e mantendo uma dieta saudável, ele perdeu uma boa quantidade do peso extra. Mas ele admite que era “tentado todos os dias” a cair nos velhos hábitos novamente.

É por isso que ele se inscreveu no Stickk.com, um aplicativo gratuito online que permite aos usuários “fechar contratos” para reforçar o comportamento saudável, seja comer mais vegetais ou passar mais tempo com a família.

Se eles falham no compromisso, pagam uma multa. Eles podem decidir para quem vai o dinheiro: um amigo, uma instituição de caridade ou até de “anti caridade”, que dá suporte a causas duvidosas.

O executivo chefe do site, Jordan Goldberg, explica o simples princípio por trás da iniciativa: a cenoura e o cabo. Em outras palavras, as pessoas levam mais a sério os compromissos quando têm incentivos e sanções.

Mas pode a força de vontade ser reduzida a uma transação monetária online? De acordo com Mines, que usou o sistema, “é outro modo para garantir que eu fique na linha”.


Fonte Hypescience

Remédios antigos: Vibral gotas e xarope

                        

                                                          

Fechados por risco à saúde no Rio

Prefeitura divulga lista de 53 pontos de comércio que vendiam alimentos inadequados

Rio -  A Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos do município divulgou, ontem, no Diário Oficial, a lista de 53 estabelecimentos comerciais — padarias, lanchonetes, bares, restaurantes e supermercados — que foram interditados por falta de higiene e problemas na estrutura. Em todos, havia irregularidades que colocavam em risco a saúde dos consumidores. Doze dos lugares fechados ficam em pontos nobres da Zona Sul. O Centro do Rio continua sendo a região recordista de problemas.

Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
De acordo com a Vigilância Sanitária, os problemas encontrados vão desde infestação de ratos e baratas ao uso de produtos com data de validade vencida e até com mofo visível. A multa mais cara, que é para a falta de higiene total, custa R$ 1.114. Outros 71 estabelecimentos foram notificados para se adequarem em até 60 dias às normas de higiene.

Há casos ainda em que o local apresenta infiltração, mofo nas paredes, falta de manutenção nas gôndolas e prateleiras quebradas. As interdições são resultados de inspeções nos últimos dois meses. Conforme dados da ouvidoria do órgão, funcionários são a maior fonte de denúncia.

Também foi divulgada outra lista: a de 25 locais liberados para reabrir após terem cumprido as exigências do município. A Vigilância Sanitária faz, em média, 190 inspeções por dias. Só no mês passado foram 982 intimações e 6,4 toneladas de produtos condenados.

Fonte O Dia

10 doenças que você pode evitar ao lavar as mãos

Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

O outono começou oficialmente no dia 21 de março e, com ele, as temperaturas caem e oscilam com dias quentes. É neste período que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo, costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo. E se você pudesse evitar essas  doenças apenas lavando as mãos?

A campanha “Contra Dez Doenças”, iniciativa da Lifebuoy, marca de produtos antibacterianos, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de lavar as mãos como forma de prevenção. As dez doenças apontadas são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

Destas dez doenças, há alguma com maior prevalência nas mulheres? Para Sérgio Graff, pediatra e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), todas têm distribuição praticamente igual entre os sexos. Portanto, não há uma prevalência importante nas mulheres.

"Obviamente, cada uma das patologias citadas tem algumas características próprias e medidas que podem ser tomadas para evitá-las ou minimizar a possibilidade de transmissão entre as pessoas. As medidas de higiene, entre elas a lavagem frequente das mãos e do rosto, são muito importantes para evitá-las", explica o médico.

Hábitos nocivos
Segundo Graff, alguns hábitos muito nocivos, por exemplo, são não tirar os sapatos ao chegar em casa vindo da rua e não lavar as mãos ao chegar em casa e antes das refeições. Mas mudar tais hábitos pode reduzir as doenças provocadas por micro-organismos.

“Ao chegar à sua casa, os calçados estão contaminados com fungos e bactérias e ao pisar em tapetes ou mesmo em piso frio eles poderão sobreviver ali por algumas horas, tempo suficiente para contaminar os moradores da residência. O mesmo vale para as mãos que devem ser lavadas não apenas para retirar as sujidades presentes, mas também bactérias, vírus e fungos, que serão deglutidos com os alimentos produzindo infecções”, recomenda o especialista.

Dicas simples e eficientes
Além das medidas que citamos, há algumas medidas complementares. No caso das infecções gastrointestinais e das diarreias, evite comer frituras nas ruas ou em locais sem higiene apropriada. Já no caso das gripes, resfriados e infecções broco-pulmonares, procure evitar locais fechados com aglomeração de pessoas como elevadores, metros e ônibus – o mesmo sendo válido para as infecções de garganta e do ouvido.

Outra dica é utilizar o álcool em gel, comprovadamente eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas”, explica o médico.

Lavar as mãos consegue evitar 10 doenças
Sérgio Graff, pediatra e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), esclarece o que é e como você pode evitar 10 doenças apenas lavando as mãos.

1. Infecção estomacal
O que é: Nome genérico ou popular para denominar várias infecções gastrintestinais, incluindo aí desde o botulismo (tipo de intoxicação alimentar), as infecções por rotavírus, as salmoneloses e as infecções intestinais (disenteria).

Sintomas: Geralmente náuseas, vômitos, diarreia e febre estão presentes. No caso do botulismo, é uma intoxicação grave com mortalidade elevada por paralisia da musculatura respiratória.

Tratamento: O tratamento visa combater e erradicar a bactéria que está causando a doença, além de repor as perdas de líquidos e eletrólitos.

Prevenção: Evite comer carnes cruas ou mal cozidas (inclusive peixe). Mantenha uma higiene alimentar adequada e higienize sempre as mãos.

2. Infecção respiratória
É o nome dado às infecções do trato respiratório e incluem a gripe, o resfriado, as infecções de ouvido e garganta, a sinusite, a bronquite e a pneumonia. Podem ser causadas por vírus ou bactérias e os sintomas e tratamento serão tratados nos quadros específicos para cada pessoa.

3. Gripes
O que é: A gripe (influenza) é uma das doenças respiratórias que mais acometem as pessoas.A influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é as pneumonias, causadas por um vírus específico chamado vírus influenza (Myxovirus influenzae).

Este vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha vários episódios de gripe durante a vida. Por causa das mutações e da rápida disseminação da doença, as epidemias e pandemias são uma característica importante da gripe.

Sintomas: Febre alta (acima de 39°C em 65% dos casos), dores musculares, prostração (mal-estar, sensação de fraqueza), tosse, dor de garganta, dor de cabeça e coriza são os principais sintomas.

Tratamento: Pode ser tratada com medicações sintomáticas, repouso, hidratação e alimentação leve. Nas situações em que há indicação médica, podem ser utilizadas duas classes de drogas: os bloqueadores do canal M2 de envelope viral (amantadina e rimantadina) ou os inibidores da neuraminidase (oseltamivir e zanimivir). Há vantagens e desvantagens no uso de ambos os grupos de drogas, que devem ser avaliados pelo médico que fará as prescrições quando necessário.

Prevenção: Há a vacina contra a gripe sazonal para prevenir-se disponpivel na Rede Pública e privada. Lave as mãos com água morna e sabão e evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

4. Resfriados
O que é: Infecção viral do trato respiratório superior, geralmente pela família 'rinovírus'.

Sintomas: Principalmente coriza abundante e tosse com catarro. Em alguns casos, há febre ausente ou baixa.

Tratamento: Não há tratamento específico, mas apenas repouso e alimentação adequada.

Prevenção: Lave as mãos e evite, da mesma forma com a gripe, o contato direto com pessoas resfriadas.


5. Diarreia
O que é: Aumento do número de evacuações com fezes líquidas ou semilíquidas. Pode ser de causa infecciosa ou não (intolerâncias alimentares).

Sintomas: Pode aparecer cólica ou não. O sintoma mais típico são fezes líquidas ou amolecidas várias vezes ao dia.

Tratamento: Reposição das perdas de água e eletrólitos (soro) e eventualmente medicações específicas (antibióticos e outros).

6. Doenças de pele e ou 7. Erupções na pele
*Estas recomendações valem para ambas as doenças
O que é: Denominação genérica para as várias patologias que incidem na pele. Quando às infecções da Pele, esta pode ser contaminada por bactérias (estreptococo e estafilococo) quando o indivíduo coça uma picada de inseto ou um machucado qualquer. As lesões são chamadas de 'impetigo'.

Sintomas: Lesões arredondadas com bordas definidas e às vezes chegam a apresentar crosta cor de mel e outras vezes lembram uma queimadura. Podem ser acompanhadas de sinais inflamatórios locais e febre.

Tratamento: Medidas de higiene e antibióticos.

Prevenção: Higiene das mãos, sobretudo embaixo das unhas.

Prevenção: Procure manter a higiene alimentar lavando as mãos para a preparação dos alimentos e antes de ingerir os alimentos.

8. Espinhas
O que é: Nome genérico dado à acne vulgar.

Sintomas: Aparecimento de lesões principalmente na face, com característica inflamatória, que pode ou não apresentar uma pústula (ponto de pus) no ápice. Muitas vezes dolorosas.

Tratamento: O tratamento inclui medidas de higiene local, produtos secativos para aplicação tópica e até antibióticos em casos mais sérios.

Prevenção: Medidas de higiene das mãos e rosto certamente auxiliarão tanto na prevenção das lesões quanto na contaminação secundária.

9. Dor de garganta
O que é: Termo genérico para designar desde uma inflamação simples da garganta causada por um resfriado comum até uma amigdalite purulenta.

Sintomas: Dor local e febre dependendo do agente transmissor da doença.

Tratamento: Medidas sintomáticas até antibióticos quando necessário.

Prevenção: Medidas de higiene e evite o contato com pessoas resfriadas ou gripadas.

10. Infecções no ouvido
O que é: As otites aparecem principalmente como complicações de gripes, resfriados, sinusites ou outras afecções respiratórias. Podem ocorrer também como conseqüência de variações bruscas de pressão (avião e mergulhos).

Sintomas: Dor forte no ouvido e febre. Em crianças podem ocorrer vômitos.

Tratamento: Específico para cada caso.

Prevenção: Procure evitar mudanças bruscas de pressão e intensifique medidas de higiene. Além disso, evite ainda o contato direto com pessoas com doenças respiratórias.

Fonte MSN

Como diminuir a frustração com registro eletrônico de pacientes

Nos Estados Unidos, médicos afirmam que essas ferramentas podem impedir sua produtividade, reduzindo o número de pacientes que consultam

Os sistemas de EHR (registros eletrônicos de saúde) estão ficando melhores, não se pode negar. Fornecedores continuam melhorando as funcionalidades e adicionando recursos. Além disso, esses recursos permitem que os médicos se conectem remotamente por meio de tablets e smartphones.

Pode-se dizer que a maioria dos registros eletrônicos de saúde têm capacidade básica de inteligência de negócios para ajudar fornecedores de saúde a coletarem dados necessários para qualificar para os incentivos financeiros do Uso Significativo. Mas médicos ainda reclamam de uma deficiência: essas ferramentas podem impedir sua produtividade, reduzindo o número de pacientes que consultam.

Em uma pesquisa divulgada pela American EHR Partners, uma colaboração entre o American College of Physicians e o fornecedor de software Cientis Technologies, um dos questionados disse que leva o dobro de tempo para completar a consulta, e ressalta que vê agora 75% do número de pacientes que costumava consultar por dia.

Outro questionado – um médico jovem, experiente em lidar com computadores – afirma não concordar em ter que clicar muitas vezes e tocar em telas. Para ele, os registros eletrônicos de saúde tornam mais demorados todos os aspectos do trabalho que envolve cuidados com os pacientes.

A médica do Hill Physicians em Oakland, na Califórnia, Careen Whitly, observa que antes de começar a usar o registro eletrônico, consultava 35 pacientes por dia. Esse número caiu para 15 durante a implementação do sistema, depois subiu para 20 durante os seis meses posteriores. Em uma reunião recente do Office of the National Coordinator for Health Information Technology (Gabinete do Coordenador Nacional de Tecnologia da Informação de Saúde), Careen deu ao registro eletrônico do paciente uma avaliação positiva, no geral. Para ela, as eficiências do EHRs não estão no tempo gasto pelo provedor, mas sim no uso mais eficiente da equipe auxiliar, diminuição da redundância e disponibilidade imediata dos dados do paciente”.

Mas alguns médicos estão tão frustrados com o registro eletrônico que aconselham seus colegas a levar a penalidade por não implementá-lo (uma redução de 1% nos reembolsos até 2015 do Centers for Medicare e Medicaid Services).

Essa reação extrema é justificável? Pela experiência de Careen, bem como de pesquisas de fontes independentes, não.

Um estudo, feito pelo professor de gerenciamento e ciências da computação da UC Davis Graduate School of Management, Hemant Bhargava observou a produtividade de cerca de 100 médicos usando o sistema EHR. A pesquisa descobriu a produtividade dos médicos caiu inicialmente cerca de 33%, mas após um mês, voltou ao normal.

Indo mais a fundo nas estatísticas de produtividade, a equipe de Bhargava descobriu que médicos internos, se saíram melhor do que pediatras e médicos de família. A teoria dos pesquisadores é que como o registro eletrônico de pacientes pode mostrar mais eficientemente dados armazenados, são melhores adaptáveis a internistas, que se apoiam em dados para chegar a um diagnóstico. Por outro lado, os pediatras e médicos de família realizam mais entrada de dados e documentação, o que consome tempo com registros eletrônicos, especialmente quando o sistema exige muitos menus, telas e cliques de mouse.

Uma solução óbvia é que os médicos encontrem um fornecedor de registro eletrônico de saúde que entenda sua especialidade e cria um produto que seja mais adequado ao seu fluxo de trabalho; mas essa é somente uma parte da resposta. Os médicos também reclamam do suporte que os fornecedores disponibilizam após a instalação do sistema, ou sobre seu custo. É preciso que os gerentes de TI envolvam médicos e enfermeiros desde o início do processo de planejamento de EHR.

Os médicos têm boas razões para se irritarem com os Registros eletrônicos de saúde, mas ao realizar uma análise completa das opções de sistema e tendo a paciência para galgar a curva de aprendizado uma vez que o sistema esteja instalado, deixará a jornada mais prazerosa.

Fonte: Paul Cerrato| InformationWeek EUA; replicada pela InformationWeek Brasil.

Por SaudeWeb

PL propõe aumento de até 71% no valor dos plantões médicos

Novos valores do projeto, encaminhado por Geraldo Alckmin, serão variáveis, conforme o serviço de saúde. Os médicos e dentistas poderão fazer até 12 plantões presenciais e 12 à distância por mês

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo projeto de lei que promove aumento de até 71,3% no valor dos plantões pagos aos médicos e cirurgiões dentistas que trabalham em unidades da rede estadual.

Atualmente a Secretaria de Estado da Saúde paga R$ 660 por plantão, fora o salário mensal dos médicos. Agora os novos valores serão variáveis, conforme o serviço de saúde. Os médicos e dentistas poderão fazer até 12 plantões presenciais e 12 à distância por mês.

Foram estabelecidas três faixas de valor: R$ 1.130,71 por plantão para serviços de saúde localizados em áreas de difícil fixação de profissionais.

Já em unidades com assistência de média complexidade situadas em áreas com excesso de demanda por atendimento em saúde ou em regiões carentes de infraestrutura econômico-social o valor será de R$ 942,48 por plantão.

E nos hospitais mais centrais, onde as condições de trabalho forem consideradas normais o plantão será de R$ 785,40.

Para garantir os reajustes o governo irá assegurar mais R$ 210,5 milhões anuais no pagamento dos plantões. O último reajuste no plantão médico da rede estadual ocorreu em julho de 2008.

De acordo com secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Guido Cerri, trata-se de um aumento para os médicos e tem o objetivo de reforçar o atendimento à população usuária do SUS.

São Paulo trabalha para a valorização dos servidores da saúde. Em 2011 concedeu reajustes entre 7% e 40% na remuneração paga à categoria. Para os médicos o aumento foi de 20%. No final de abril foi anunciado aumento de 100% no valor do vale-alimentação dos servidores estaduais, incluindo os da saúde.

Agora o governo paulista trabalha para aprovar um novo plano de carreira específico para os médicos da rede estadual, visando promover significativo aumento na remuneração mensal paga à categoria. A proposta está sendo finalizada e o projeto também deverá ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado.

Fonte SaudeWeb

Humor: Ganhe um desconto!

RJ: Em quatro anos, Estado investe cerca de R$ 340 mi em equipamentos

No momento, há estoque para reposição nos casos de manutenção ou para suprir um eventual aumento de demanda de equipamentos para unidades de emergência

De 2007 a 2011, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, investiu R$ 340,9 milhões em equipamentos de grande porte para hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e entrega aos municípios.

Há estoque para reposição nos casos de manutenção ou para suprir um eventual aumento de demanda de equipamentos para unidades de emergência. Apenas entre os cinco itens considerados básicos de atendimento em emergências – onde incluem-se cama maca (maca hidráulica), desfibrilador manual semi-automático, eletrocardiógrafo, monitor multiparâmetro, respirador de transporte – foram investidos R$ 46 milhões no período.

Uma pesquisa divulgada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) apontou melhora no indicador da percepção dos profissionais de saúde quanto ao abastecimento de equipamentos para as emergências.

Em 2008, a percepção era de 85% de insuficiência e, em 2012, passou para 67%. Como a pesquisa ouviu 92 médicos de 15 unidades de saúde e não faz distinção entre unidades geridas pelo Governo Federal, Estado ou município, a Secretaria de Estado de Saúde acredita que esta melhora no indicador está relacionada com os investimentos feitos nos equipamentos de emergências e demais áreas dos hospitais que gere.

Fonte SaudeWeb

DSTs: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis

As DSTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis, estão por toda parte
Mais de 10 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de DSTs. Saiba se prevenir de 7 delas!

As DSTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis, estão por toda parte. Uma pesquisa divulgada em setembro de 2011 pelo Ministério da Saúde revelou que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de DSTs como sífilis, HPV, gonorreia ou herpes genital.

Ao traduzir em números, o dado fica mais preocupante: são, no total, 6,6 milhões de homens e 3,7 milhões de mulheres. Segundo o ministério, 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscam nenhum tipo de tratamento e, para se ter uma ideia, as complicações dessas doenças aumentam em 18 vezes o risco de infecção pelo vírus HIV.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho explica que o desconhecimento existe porque não se vê quem tem alguma doença sexualmente transmissível pelo rosto ou documento. "Há casos em que o próprio portador não faz ideia que está contaminado, ou seja, a doença fica ali encubada e é repassada através da relação sexual sem proteção", explica o médico que reforça que apenas o uso da camisinha evita a contaminação.

Apesar das AIDS ser a mais conhecidas, as DSTs são variadas e cada uma delas apresenta um quadro clínico diferente. Algumas são de fácil tratamento e outras, no entanto, ainda não possuem cura.

Uma pesquisa divulgada em setembro de 2011 pelo Ministério da Saúde revelou que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma doenças sexualmente transmissíveis.

1. AIDS

O que é?
Esta é a DST mais complicada porque se trata de um vírus que compromete o funcionamento do sistema imunológico humano. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), como também é chamada, é causada pelo vírus HIV e deixa o organismo fraco, tão fraco que não consegue se proteger de agressões externas como bactérias, outros vírus, parasitas e células cancerígenas.

A doença ainda não tem cura, mas os sintomas são minimizados por meio de coquetéis de medicamentos. Há alguns anos, contrair o vírus era algo desesperador, mas hoje é possível viver com qualidade de vida tomando os medicamentos indicados e seguindo corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, é recomendado fazer o teste ao passar por alguma situação de risco e, claro, usar sempre o preservativo.

2.Gonorreia
O que é?
É bastante comum e acomete principalmente o colo do útero. É altamente contagiosa e pode entrar no corpo por meio de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto). Entre os sintomas mais comuns estão o corrimento turvo de secreções e desconforto (ardor e queimação), mas também é possível ter a doença sem ter qualquer sintoma aparente.

Sinais e sintomas
Nas mulheres: Pode haver dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), aumento de corrimento, sangramento fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. No entanto, é comum estar doente e não ter sintoma algum. Por isso, é recomendável procurar um serviço de saúde periodicamente, em especial se houve sexo sem camisinha.

Nos homens: normalmente há uma sensação de ardor e esquentamento ao urinar, podendo causar corrimento ou pus, além de dor nos testículos. É possível que não haja sintomas e o homem transmita a doença sem saber. Para evitar, é necessário o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

Diagnóstico
Por meio da consulta com um profissional de saúde, exame clínico específico e coleta de secreções genitais.

Tratamento
A gonorreia é tratada por meio de antibióticos, ministrados tanto via oral quanto por injeções.

3.Sífilis

O que é
Surge como uma pequena ferida nos órgãos sexuais e com ínguas nas virilhas. As feridas são indolores e não apresentam pus. Após certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo e surgem manchas em várias partes do corpo, queda de cabelos, cegueira, doença do coração e até paralisias. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis.

Formas de contágio
Pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

Sinais e sintomas
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar estacionada por um bom tempo até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

Diagnóstico
Quando não há evidência de sinais e ou sintomas, é necessário fazer um teste laboratorial. Mas, como o exame busca por anticorpos contra a bactéria, só pode ser feito a partir da primeira até a terceira semana após o contágio.

Tratamento
Medicamentos específicos resolvem o problema.

4.Herpes

O que é?
São pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Por coçar bastante, muitas pessoas acabam rompendo a bolha e causando uma ferida. O tratamento é com medicamento oral e/ou tópico.

Formas de contágio
O herpes genital é transmitido por meio de relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha com uma pessoa infectada. Em mulheres, durante o parto, o vírus pode ser transmitido para o bebê se a gestante apresentar lesões por herpes. Por ser muito contagiosa, a primeira orientação dada a quem tem herpes é uma maior atenção aos cuidados de higiene: lavar bem as mãos, evitar contato direto das bolhas e feridas com outras pessoas e não furar as bolhas.

Sinais e sintomas
Essa doença é caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas na região genital, que se rompem formando feridas e desaparecem espontaneamente. Antes do surgimento das bolhas, pode haver sintomas como formigamento, ardor e coceira no local, além de febre e mal-estar. As bolhas se localizam principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Após algum tempo, porém, o herpes pode reaparecer no mesmo local, com os mesmos sintomas.

Tratamento
Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Não furar as bolhas e não aplicar pomadas no local sem recomendação profissional.

5. Cancro mole

O que é?
O cancro mole pode ser chamado de cancro venéreo, mas seu nome mais popular é “cavalo”.
Provocado pela bactéria Haemophilus ducreyi, é mais frequente nas regiões tropicais como o Brasil.

Formas de contágio
A transmissão ocorre pela relação sexual com uma pessoa infectada, sendo o uso da camisinha a melhor forma de prevenção.

Sinais e sintomas
Os primeiros sintomas - dor de cabeça, febre e fraqueza - aparecem de dois a 15 dias após o contágio. Depois, surgem pequenas e dolorosas feridas com pus nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade.

A seguir, aparecem outras lesões em volta das primeiras. Após duas semanas do início da doença, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado na virilha (íngua), que pode dificultar os movimentos da perna de andar. Esse caroço pode drenar uma secreção purulenta esverdeada ou misturada com sangue. Nos homens, as feridas aparecem na cabeça do pênis (glande). Na mulher, ficam na vagina e/ou no ânus. Nem sempre, a ferida é visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar.

Tratamento
Na presença de qualquer sinal ou sintoma da DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado.

6. Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

O que é?
A doença inflamatória pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, causando inflamações. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias após a relação sexual desprotegida. A maioria dos casos ocorre em mulheres que tem outra DST, principalmente gonorreia e clamídia não tratadas.

Sinais e sintomas
A DIP manifesta-se por dor na parte baixa do abdômen (no “pé da barriga” ou baixo ventre). Também pode haver secreção vaginal (do colo do útero), dor durante a relação sexual, febre, desconforto abdominal, fadiga, dor nas costas e vômitos. Pode haver evolução para forma grave, com necessidade de internação hospitalar tratamento com antibióticos por via venosa.

Tratamento
Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar imediatamente um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

7. Tricomoníase

O que é?
É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra e nos homens, o pênis.

Sinais e sintomas
Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sente alterações no organismo.

Formas de contágio
A doença pode ser transmitida pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Para evitá-la, é necessário usar camisinha em todas as relações sexuais (vaginais, orais ou anais). É a forma mais simples e eficaz de evitar uma doença sexualmente transmissível.

Tratamento
Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Os parceiros também precisam de tratamento, para que não haja nova contaminação da doença.


Fonte MSN

Síndrome da bexiga dolorosa

Estudos que indicam que 90% dos portadores da também chamada Cistite Intersticial são mulheres e apenas 10% são homens. Doença pode levar até cinco anos para ser identificada.

Muito mais do que uma vontade incomum de ir ao banheiro, a Síndrome da Bexiga Dolorosa ou Cistite Intersticial (CI), é uma doença crônica pouco conhecida e que compromete a qualidade de vida, a saúde, o lado psicológico e o comportamento social principalmente das mulheres.

Não há dados oficiais no país para a doença, mas sua incidência no mundo é afirmam que entre 10 e 200 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes. Mas há estudos que indicam que 90% dos portadores da CI são mulheres e apenas 10% são homens.

A doença se manifesta mais intensamente por volta dos 40 anos de idade e raramente acomete crianças. Os pacientes que sofrem da síndrome muitas vezes procuram, em média, cinco médicos até receberem o diagnóstico correto. Nas mulheres, o desconforto é ainda maior e elas passam por diversos médicos e realizam vários exames antes que o diagnóstico correto seja identificado.

Para o médico Paulo Palma, professor titular de Urologia da Unicamp e diretor da Escola Superior de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), muitas pessoas podem ter a Síndrome da Bexiga Dolorosa e receber um tratamento para doenças semelhantes. “Estima-se que 50% dos indivíduos afetados não são capazes de trabalhar normalmente”, avalia o médico.

Fonte MSN

Saiba mais sobre a tuberculose

Prefeitura Municipal de Xanxerê - SC

A Prefeitura Municipal de Xanxerê, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de 50 vagas

Inscrições:
Até 26 de maio, pelo http://www.alternativeconcursos.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00

Remuneração:
Entre R$ 700,00 e R$ 10.962,00

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinheira;
Ensino Médio - Educador Social, Instrutor de Artes e Motorista (Ônibus e Caminhão);
Ensino Superior - Advogado, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico Pediatra, Clínico Geral, Ginecologista, Médico (ESF), Professor de Artes, Inglês, Educação Especial e Educação Física e Terapeuta Ocupacional.

Prefeitura Municipal de Viana - ES

A Prefeitura Municipal de Viana - Espírito Santo realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
15 e 16 de maio, na Prefeitura Municipal de Viana ou pelo http://www.viana.es.gov.br/


Cargos:
Médicos - Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Clínico ESF, Psiquiatra, Infectologista Urologista e Cardiologista, motoristas e técnico de enfermagem (CR).

Remuneração:
De R$ 2.400,00 a R$ 4.000,00.

Seleção:
Serão avaliadas a experiência e qualificação profissionais dos candidatos

Prefeitura Municipal de Gravataí

A Prefeitura Municipal de Gravataí realiza concurso para provimento de vagas para os programas Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

Inscrições:
Até 28 de maio, pelo http://www.indexus.com.br/


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 120,00

Cargo:
Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Saúde Bucal, Cirurgião-Dentista e Médico de Família e Comunidade, Agentes de Saúde

Remuneração:
Entre R$ 954,19 e R$ 9.416,49

Provas:
Haverá provas objetivas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) realiza concurso para provimento de 3 vagas para professores para o campus Araquari.

Inscrições:
Até 24 de maio, na Rodovia BR 280, KM 27, Araquari

Valor:
R$ 20,00.

Áreas:
Zootecnia, Medicina Veterinária e Química

Remuneração:
De R$ 2.130,33 a R$ 3.678,88

Seleção:
Haverá avaliação curricular

Instituto de Infectologia Emílio Ribas - SP

O Instituto de Infectologia "Emílio Ribas" realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
Até 25 de maio, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, Avenida Dr. Arnaldo, nº. 165, Cerqueira César, São Paulo-SP ou pelo www.crh.saude.sp.gov.

Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 1.862,64

Cargo:
Médico - Cirurgia

Provas:
Prova objetiva: 14 de junho
br

Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco realiza concurso para provimento de 60 vagas para a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), para as unidades: Hospital Regional do Agreste (Caruaru) e Hospitais Regionais: Dom Moura (Garanhuns), Ruy de Barros Correia (Arcoverde), Inácio de Sá (Salgueiro), Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) e Professor Agamenon Magalhães - Hospam (Serra Talhada).

Inscrições:
Até 18 de maio, na Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, Rua Dona Maria Augusta Nogueira, nº. 519, Bongi, Recife

Cargos:
Médicos Pediatras (22), Médicos Tocoginecologistas (29), Neurologistas (3), Neurocirurgiões (2), Médico Intensivista (1) e Cirurgiões Gerais (3).

Remuneração:
R$ 5.500,00

Seleção:
Haverá valiação curricular.

Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro - Cisnorpi/PR

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), Paraná, realiza concurso para preenchimento de 29 vagas

Inscrições:
Até 21 de maio, pelo www.omconsultoria.com

Valor:
De R$ 22,00 a R$ 52,00.

Provas:
Haverá provas objetivas

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.141,79

Cargos:
Ensino Superior - Assessor Jurídico, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Monitor de Educação Física, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional;
Ensino Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Monitor em Saúde Mental, Recepcionista e Técnico em Enfermagem;
Ensino Fundamental - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Lavador de Roupa Hospitalar e Motorista de Ambulância
.br

Centro de Referência e Treinamento - DST/AIDS - SP

O Centro de Referência e Treinamento - DST/AIDS - SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas

Inscrições:
De 14 a 18 de maio, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Centro de Referência e Treinamento - DST/AIDS, Rua Santa Cruz, nº. 81, 1º Andar, Gerência de Recursos Humanos - Vila Mariana - São Paulo.

Cargos:
Médico – Neurologia, Clínica Médica e Cirurgia Geral

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Concurso Prefeitura de Pilar do Sul - SP

Através de edital divulgado neste dia 15 de maio de 2012 a prefeitura do município de Pilar do Sul, Estado de São Paulo, que dista 142 km até a capital do estadual, promove concurso público para preencher vagas disponíveis no quadro de servidores públicos municipais do respectivo município. Ao todo estão disponíveis 15 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.
Nível Fundamental:
Jardineiro I, Lavador de Auto I, Motorista I, Servente I.
Nível Médio e Técnico:
Agente de Trânsito I, Agente Sanitário I, Assistente Administrativo I, Fiscal I, Inspetor de Alunos I, Técnico em Enfermagem I, Topógrafo.
Nível Superior:
Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra.
Salários:
Os vencimentos estão subordinados ao cargo que se pretende exercer e estão em torno de R$ 696,14 e R$ 2.486,18.
Inscrições:
Os interessados a alguma destas vagas devem realizar a inscrição através do endereço eletrônico http://www.integribrasil.com.br/. O período de realização das inscrições será de 15 a 25 de maio de 2012. A taxa de inscrição varia entre R$ 18,00 e R$ 40,00.
Provas:
Os candidatos deverão se submeter à prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório a se realizarem na data provável de 10 de junho de 2012. O local e horário será divulgado em data oportuna por intermédio do site da organizadora e de meios de comunicação do município.
Gabarito:
O gabarito oficial estará disponível para consulta na mesma data de aplicação das provas, porém, a partir das 18 horas. Para acessá-lo basta que o concurseiro entre no site da organizadora: http://www.integribrasil.com.br/.
Validade:
Este concurso terá validade de dois anos, todavia, poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Secretaria de Saúde de Pernambuco contrata médicos

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, anunciou a realização de Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de 27 médicos em regime de plantão assim distribuídos: 13 neonatologistas, 11 intensivistas de adulto e 03 intensivistas pediátricos. O salário base será de até R$ 5.500,00, com jornada de trabalho será em regime de plantão, sendo 01 plantão de 24 horas semanais ou 02 plantões de 12 horas semanais.
Do total de vagas, por função ofertadas nesta seleção, 3% ou o mínimo de 01 serão reservadas para pessoas com deficiência.
As inscrições poderão ser realizadas via SEDEX, com aviso de recebimento (AR), encaminhado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE CEP – 50.751-530, até o dia 24 de maio de 2012.
A presente seleção será realizada em 01 etapa denominada, Avaliação Curricular de caráter classificatório e eliminatório.
A divulgação do resultado preliminar da Avaliação Curricular, será divulgado na data provável de 06 de junho de 2012, no endereço eletrônico http://www.saude.pe.gov.br/.
O prazo de validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SES.

Prefeitura de Anchieta (ES) publica edital na área da saúde

A Prefeitura de Anchieta, Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saúde, publicou o edital 001/2012 para o processo seletivo simplificado que irá contratar profissionais da saúde para contratação de caráter temporário. As inscrições acontecem nos dias 17, 18 e 21 de maio de 2012, das 09h às 17h, na recepção da Secretaria de Saúde.
As 16 vagas são para os cargos de Médico Clínico Geral 40h (Saúde da Família), Médico Clínico Geral 40h (Pronto Atendimento), Médico Psiquiatra 40h, Médico Pediatra 40h, Cirurgião Dentista Odontopediatra 40h e Cirurgião Dentista endodontista 40h. O salário inicial é de R$ 4.107,13. Vale ressaltar que os profissionais recebem, ainda, incentivos e gratificações.
A inscrição será gratuita e o Edital estará afixado no salão de entrada da Prefeitura Municipal de Anchieta, com endereço sito a Rodovia do Sol, nº 1.620, Km 21,5, Vila Residencial Samarco e publicado em jornal de grande circulação e site do município.
O prazo de vigência do contrato de prestação de serviços será de até 12 meses, a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por igual período, e ainda, podendo ser rescindindo a qualquer tempo pela Administração Pública.

CIACA - SC lança edital de processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente - CIACA, sediado em Braço do Norte no Estado de Santa Catarina, com fundamento no Contrato de Prestação de Serviços celebrado com a Empresa INTELECTUS - Instituto de Desenvolvimento LTDA, publicou edital de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos do quadro de servidores do CIACA.

Há 15 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 900,00 a R$ 1.800,00 por carga horária de 30 e 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Cozinheiro, Agente de Serviços Gerais, Motorista, Educador Social, Auxiliar de Educador, Assistente Técnico Administrativo, Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, via Internet, no endereço eletrônico http://www.intelectussc.com.br/, até às 23h59 minutos do dia 04 de junho de 2012.

Para os candidatos que não possuem acesso a Internet será disponibilizado uma sala na Secretaria Municipal de Assistência Social, sito à Avenida Felipe Schmidt, n º2596, Centro de Braço do Norte de segunda a sexta-feira, no horário das 13 h às 18 h.

Taxas
Valor da Inscrição
Ensino Superior - R$ 80,00;
Ensino Médio - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 30,00;
Alfabetizados - R$ 30,00.

Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva, para todos os cargos, terá duração de 3 horas e será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012 com início às 9 horas e término às 12 horas, em local a ser determinado e divulgado no site oficial do Certame http://www.intelectussc.com.br.o/ gabarito será publicado na data prevista de 18 de junho de 2012.

A validade do certame será de 2 anos a partir da data de publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério do CIACA.

Prefeitura de Marília – SP abre vagas para médicos

Acaba de ser lançado edital de processo seletivo da prefeitura do município de Marília, Estado de São Paulo, pelo qual serão providas 13 vagas disponíveis para médicos nas especializações de clínico geral, ginecologista/obstetra e pediatra. A remuneração inicial é de R$ 3.267,43.
Para participar deste processo de seleção, os interessados deverão comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, do município de Marília, que está situada à Avenida República nº 802, Centro, no período de 14 a 18 de maio de 2012.
Haverá duas fases de avaliação dos candidatos para estas respectivas vagas neste processo de seleção, onde na primeira os candidatos serão submetidos a prova objetiva que se realizarão no dia 26 de maio de 2012 na cidade de Marília, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, sala 50. A segunda fase constará da avaliação dos títulos e entrevista.
O período de validade dos contratos firmados neste processo seletivo será de 12 meses, todavia, poderá ser prorrogado, caso ocorra necessidade.

Prefeitura de Cacaulândia (RO) lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo da Prefeitura de Cacaulândia, estado de Rondônia. A seleção visa preencher 13 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 1.579,14 e carga horária de 25 e 40 horas semanais.

Cargos

Professor, Supervisor Escolar, Agente de Transporte Escolar, Agente Administrativo e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrição

Os interessados deverão se increver até o dia 24 de maio de 2012, no Departamento de Recursos Humanos – DRH da Prefeitura de Cacaulândia, localizada à Rua João Boava, n. 2119, Bairro: Setor 01, CEP: 76.889-000, no horário entre 07:30 às 12:00 hs e das 14:00 às 17:30 hs, de segunda a quinta e na sexta feira das 07:00 às 13:00hs; via e-mail, endereço eletrônico: cacaulandia@cacaulandia.ro.gov.br ou via Fax, número: (69) 3532-2121 ou 3532-2310.
O formulário para inscrição será disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Cacaulândia, no endereço eletrônico http://www.cacaulandia.ro.gov.br/.
Na hipótese de inscrição via Fax, o candidato deverá encaminhar o formulário de inscrição original e cópia dos documentos, até às 13:00hs do dia 25 de maio de 2012, para a Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Cacaulândia, localizada à Rua João Boava, n. 2119, Setor 01, CEP 76.889.000 – Cacaulândia-RO.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 27 de maio de 2012, na Escola Municipal Nelso Alquieri, localizada na rua Alto Paraíso, setor 05 – Cacaulândia/RO.
A prova prática, aplicável aos candidatos aos cargos de motoristas de veículos pesados e de operador de máquinas pesadas será realizada, provavelmente, no dia 27 de maio de 2012, das 14:00 e 18:00hs, no pátio da prefeitura municipal, sita na rua João Boava, 2119, setor 01 – Cacaulândia/RO.
O resultado provisório das provas será divulgado no dia 28 de maio de 2012, até às 18:00hs.

Validade

O presente processo seletivo terá validade de 06 meses, a contar da data da homologação do resultado final publicado no Diário Oficial dos Municípios, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Castro – PR

Com o intuito de preencher vagas em seu quadro de servidores municipais é que a prefeitura do município de Castro, Estado do Paraná, está promovendo concurso público que dispõe de 111 vagas efetivas, mais cadastro de reserva. As oportunidades alcançam candidatos de níveis fundamental e médio.
Cargos:
Agente administrativo, assistente de construção civil (pedreiro, eletricista ou Encanador), auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços, auxiliar de serviços, gari, inspetor de saneamento, monitor - artes cênicas e literatura, monitor - danças folclóricas, danças Regionais e danças gauchescas, monitor - informática, monitor - música, monitor - artesanato e reciclagem, preparador de alimentos.
Salários:
Os vencimentos iniciais oscilam entre as cifras de R$ 585,58 e R$ 819,80.
Inscrições:
Para participar do concurso o interessado deverá realizar a inscrição através do endereço eletrônico da organizadora: http://www.msconcursos.com.br/. O período para realizar as inscrições é de 15 a 24 de maio de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 80,00 para cargos de nível médio e de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental.
Provas:
A forma de classificação e eliminação deste concurso dar-se-á através de etapa única com a aplicação de prova objetiva prevista, segundo o edital, para a data de 10 de junho de 2012. O local e horário de aplicação desta prova será divulgado em data oportuna através do site da organizadora e demais meios de comunicação do município.
Validade:
O concurso terá validade de dois anos, como é de praxe, todavia, este poderá sofrer processo de prorrogação, por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Luz (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Luz, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de processo seletivo Nº. 01/2012 de provas objetiva e provas práticas, para seleção de pessoal para contratação eventual e temporária e para fins de criação de cadastro de reserva.
O processo seletivo de Luz é destinado ao provimento de várias vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 1.823,43, com carga horária de 24 a 40h semanais de acordo com o cargo. Do total de vagas, 10% são reservadas a portadores de deficiência.
Cargos
Ajudante de Caminhão, Ajudante de Operador de Máquina, Assistente Social, Auxiliar de Coleta de Lixo, Auxiliar de Serviços Administrativos, Bibliotecária, Faxineira, Gari, Jardineiro, Motorista, Operador de Trator Pneu, Operador de Máquina Pesada, Pedreiro, Servente de Pedreiro, Vigilante, Professor, Supervisor Educacional, Orientador Educacional, Psicopedagogo, Monitor da Educação Básica, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Bioquímico/Farmacêutico, Técnico Médio de Saúde 2, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Farmácia, Agente de Combate às Endemias, Recepcionista e Faxineira.
Inscrições
As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 18 de maio de 2012, das 09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 horas, no Serviço de Administração de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Luz/MG, situado à Rua dezesseis de Março, 172 – Centro – Luz / MG.
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 26 de maio de 2012, na Escola Estadual “Dom Manoel Nunes Coelho”, situada à Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 307, no município de Luz/MG, às 9 horas.
A prova prática será realizada no mesmo dia da prova objetiva, às 14 horas, na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transportes – Rua Goiás, nº 15 – Luz/MG.
O resultado final do processo seletivo será publicado, provavelmente no dia 06 de junho de 2012, a partir das 16  horas, no quadro de avisos da Prefeitura de Luz/MG e no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg, e/ou mural de avisos da sede da Prefeitura de Luz/MG e no site http://www.luz.mg.gov.br/.
Validade
O prazo de validade do presente processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final.

Concurso UFJF - MG 2012

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, publicou edital de concurso público de provas, destinado ao provimento de cargos de Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da UFJF - Campus Juiz de Fora. São oferecidas 30 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.989,33, para carga horária de 25 e 40h semanais.

Cargos
Administrador, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário Documentalista, Economista, Enfermeiro, Psicólogo, Técnico de Tecnologia da Informação, Músico, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório/Área Análises Clínicas, Técnico de Laboratório/Área Farmácia e Técnico de Laboratório/Área Eletrotécnica.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via Internet, no site www.ufjf.br/concurso, observado o horário oficial de Brasília/DF, até as 14h do dia 25 de maio de 2012.

O valor da taxa de inscrição será de:
R$ 50,00 para os cargos dos níveis de Classificação "D".
R$ 70,00 para os cargos dos níveis de Classificação "E".

Provas e Validade
Todas as provas Teóricas serão realizadas na cidade de Juiz de Fora-MG, provavelmente, no dia 16 de junho de 2012, de 14h às 18h, em local indicado no Comprovante Definitivo de Inscrição. As Provas Teóricas serão realizadas em Juiz de Fora - MG, no dia 16 de junho de 2012, nos locais e horários informados pela COPESE, no Comprovante Definitivo de Inscrição, em www.ufjf.br/concurso, a partir do dia 13 de junho de 2012 e terão 4 horas de duração.

O período de validade do Concurso será de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, contado a partir da data de publicação no DOU da respectiva Portaria de Homologação.

Concurso UNESP - Universidade Estadual Paulista

Com o objetivo de preencher 05 vagas, a Universidade Estadual Paulista - UNESP lançou edital de concurso público, sob organização e aplicação da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Fundação VUNESP. As vagas ofertadas são para as cidades de Araraquara, Assis e Marília.
São oferecidas várias vagas para os cargos de Bibliotecário, Médico (Especialidade em Clínica Médica) e Médico (Especialidade em Medicina do Trabalho) de nível superior. O salário é de R$ 3.174,95.
O salário do emprego público 001 - Bibliotecário, refere-se a jornada completa de trabalho de - 40 horas semanais, e os salários dos empregos públicos 002 - Médico (Especialidade em Clínica Médica) e 003 - Médico (Especialidade em Medicina do Trabalho) - 30 horas semanais. Todos os salários têm como base o mês de abril de 2012.
A inscrição, no valor de R$ 46,00, deverá ser efetuada, das 10 horas de 25 de maio às 16 horas de 13 de junho de 2012, exclusivamente pela internet - site http://www.vunesp.com.br/.
As provas serão realizadas nas cidades da Unidade da UNESP a que pertence a vaga, na data prevista de 08 de julho de 2012, às 14h. A confirmação da data e horário e informação sobre o local e sala para a realização da prova objetiva, deverá ser acompanhada pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo - Seção I - DOE.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Palmeira das Missões - RS

A Prefeitura de Palmeira das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul, abre concurso público para 41 vagas e cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. O certame é sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

O salário oferecido varia de R$ 657,28 a R$ 7.329,61, em jornadas de 22 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo escolhido.
São oferecidas vagas para chapeador, eletricista de veículos e gari, para essas funções é exigido o ensino fundamental.

Quem tem o nível médio e curso técnico, há vagas nos cargos de técnico em topografia, técnico segurança do trabalho e visitador do PIM.

No nível superior, os cargos são de arquiteto, biólogo, coordenador do CREAS, engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico, médico cardiologista, médico neurologista, médico obstetra, médico pediatra, monitor do PIM, procurador do município, professor de ciências, professor de geografia, professor de libras, professor de música, professor de técnicas agrícolas, técnico de controle interno - administração e/ou direito, téncico de controle interno - contabilidade e terapeuta ocupacional.

As inscrições serão realizadas no período de 15 de maio a 28 de maio de 2012, pela internet, no endereço http://www.fundatec.org.br/.

A Fundatec e o Município de Palmeira das Missões disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 18h, e na Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões junto a Secretaria de Indústria e Comércio, das 8:30h às 11:30h e das 13:30h às 17h.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo, R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada no dia 17 de junho de 2012, no Município de Palmeira das Missões. Os locais e horários específicos de aplicação, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de PALMEIRA DAS MISSÕES, e no endereço http://www.fundatec.org.br/, no prazo de 8 (oito) dias de antecedência da data de aplicação da mesma.

O gabarito preliminar será diulgado no dia 18 de junho de 2012, pela internet, no endereço http://www.fundatec.org.br/.

O concurso público terá o prazo de validade de 02 (dois) anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal de Palmeira das Missões.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Delfinópolis - MG

A Prefeitura de Delfinópolis, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público de provas, para o preenchimento de 41 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Salários variam de R$ 680,95 a R$ 8.153,60 para carga horária de 24 a 40h semanais.

Cargos
Nível Fundamental: Ajudante de Balsa, Operário da Central de reciclagem e compostagem de lixo, Ajudante de serviços gerais - vão da Babilônia, Magarefe e Mecânico;
Nível Médio: Auxiliar de Saúde Bucal - PSF, Atendente de serviços de saúde - PSF, Atendente de serviços de saúde - PSF, Técnico Enfermagem Hospital, Técnico Enfermagem PSF  e Técnico Enfermagem de saúde pública;
Nível Superior: Fisioterapeuta, Médico PSF, Professor séries iniciais do ensino fundamental - PEB I, Professor de educação infantil (04 e 05 anos), Professor de educação infantil (04 e 05 anos), Professor séries iniciais do ensino fundamental - PEB I e Professor PEB II - Ciências.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 05 a 27 de julho de 2012, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, na Prefeitura Municipal de Delfinópolis, sito à Praça Manoel Leite Lemos nº 599 - Centro - Delfinópolis - MG.

Taxas
R$ 14,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 20,00 para nível médio;
R$ 23,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia dia 19 de agosto de 2012 e Serão publicados os locais, e horários das provas, juntamente com a homologação das inscrições.

Os resultados da prova objetiva e classificação final estarão a disposição dos interessados na entrada principal da Prefeitura Municipal da Delfinópolis - MG e no site http://www.delfinopolis.com.br/.

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo inclusive haver prorrogação por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Gravataí RS abre vagas para Agente de Saúde

Estão abertas as inscrições do processo seletivo da prefeitura de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, que provê vagas de Agente Comunitário de Saúde. Ao todo serão contratados 13 candidatos efetivos mais formação de cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 954,19.
Para participar o interessado à vaga deverá se inscrever até o dia 28 de maio de 2012 através do endereço eletrônico: http://www.indexus.com.br/. Aos candidatos sem acesso à internet haverá posto de atendimento situado na avenida Ely Corrêa, 675, Térreo, Parque doa Anjos, Gravataí. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.  
Os candidatos que vão concorrer às vagas deverão ter concluído o ensino fundamental, ou seja, ter estudado até a 8ª série. A seleção dar-se-á a partir de provas objetivas que serão aplicadas no referido município, porém, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente através de editais publicados no site http://www.indexus.com.br/ e também nos meios de comunicação do município.
Os resultados dos gabaritos estarão disponíveis nos sites oficiais do município e também nos demais meios de comunicação e no site da organizadora. A validade do processo seletivo será de 24 meses, todavia, poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Mandaguaçu - PR

Prefeitura de Mandaguaçu, no Estado do Paraná, lançou 03 editais para realização de concurso público e processo seletivo. O concurso visa preencher 13 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 8.469,16.

Inscrição: os interessados deverão se inscrever exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/, no período compreendido entre às 08h do dia 18 de maio até às 17 horas de 05 de junho de 2012.
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado um posto de inscrição na Prefeitura de Mandaguaçu, no mesmo período das inscrições via internet, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, durante os dias úteis, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para orientação quanto à realização de inscrições.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
Prova: as provas objetivas serão realizadas na data provável de 24 de junho de 2012, no período da manhã, devendo o candidato comparecer às 08h30min, pois os portões permanecerão abertos somente até às 09 horas, em locais a serem publicados no edital de homologação das inscrições.
O gabarito preliminar estará disponível no site http://www.fauel.org.br/ até às 09 horas do dia 25 de junho de 2012.
As listagens dos cargos estão disponíveis nos editais.

Edital / Publicações

Obrigado a usar vestidos, garoto com "pernas de elefante" teme amputação

pernaselefante
Reprodução
Ainda não conseguiram diagnosticar o problema de Vincent

Vincent, de Uganda, precisa de ajuda para tratar doença ainda não diagnosticada

Vincent Oketch, um garoto de 10 anos de Kampala, em Uganda (África), está vendo sua vida ameaçada por uma doença que nenhum médico conseguiu tratar ainda. Ele tem um problema linfático que faz suas pernas incharem, ficando do tamanho das de um elefante.

Acreditam que ele tenha elefantíase e deformidades na pele, por conta da turgidez (inchaço). Por causa da doença, ele está com o quadril deslocado e com os tornozelos quebrados.

Mas os testes apontam para fasciite necrosante, uma infecção que vai "corroendo" a pele, geralmente causada por uma bactéria. Se isso for verdade, ele pode precisar amputar as pernas para salvar sua vida.
Como o dianóstico está confuso, o médico Isaac Osire, que dirige uma organização que ajuda crianças de vilas pobres a receber tratamento médico, está pedindo ajuda para o garoto, segundo o tabloide britânico The Sun.

— O caso é extremamente complexo e nós gostaríamos de descobrir se há alguma coisa que possa ser feita para salvar as pernas dele.

O pai de Vincent, Tito Opoya, disse que o problema começou quando o filho tinha apenas 18 meses. Seus pais era muito pobres para levá-lo a uma clínica, então as pernas continuaram a crescer e inchar. Agora, ele não consegue andar e mal rasteja.

Como não dá para usar shorts ou calças, ele é obrigado a usar vestidos ou saias. O pai falou que ele sofre muito com isso:

— Ele realmente fica chateado porque tem que usar rosa e os outros garotos riem dele. Ele é pequeno, mas suas pernas são muito pesadas e pesam mais do que ele.

Fonte R7

Brasil é o segundo maior consumidor mundial de remédio para déficit de atenção e hiperatividade

Entre 2000 e 2008, houve aumento de 1,65% na venda de Metilfenidato

O aumento do uso do medicamento ritalina entre crianças e adolescentes nos últimos anos rendeu ao Brasil o título de segundo maior consumidor mundial da droga, segundo pesquisas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

O remédio é comumente receitado por médicos e profissionais de saúde para jovens que não se comportam de maneira socialmente adequada, com desempenho escolar abaixo da média e desenvolvimento fora dos padrões da idade.

São diagnosticados em geral com transtorno de hiperatividade. Entre 2000 e 2008, houve aumento de 1,65% na venda de Metilfenidato, o principio da Ritalina, no País.

Há, entretanto, pesquisas que indicam correlação direta entre o uso contínuo do medicamento em crianças e adolescentes à dependência química.

A questão será discutida nesta quarta-feira em encontro "A Medicalização em Crianças e Adolescentes e o Uso de Drogas", organizado pela coordenação de Políticas sobre Drogas (Coed), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo.

O evento, que contará com a presença da pedagoga Cecília Azevedo Lima Collares e da pediatra Maria Aparecida Moysés, ambas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), visa alertar educadores e interessados no tema que a medicalização de crianças e adolescentes é um problema social.

O encontro ocorrerá às 13h, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na sede da secretaria (Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro - Pátio do Colégio, 184, térreo, centro da capital).

Fonte R7