Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Síndrome da bexiga dolorosa

Estudos que indicam que 90% dos portadores da também chamada Cistite Intersticial são mulheres e apenas 10% são homens. Doença pode levar até cinco anos para ser identificada.

Muito mais do que uma vontade incomum de ir ao banheiro, a Síndrome da Bexiga Dolorosa ou Cistite Intersticial (CI), é uma doença crônica pouco conhecida e que compromete a qualidade de vida, a saúde, o lado psicológico e o comportamento social principalmente das mulheres.

Não há dados oficiais no país para a doença, mas sua incidência no mundo é afirmam que entre 10 e 200 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes. Mas há estudos que indicam que 90% dos portadores da CI são mulheres e apenas 10% são homens.

A doença se manifesta mais intensamente por volta dos 40 anos de idade e raramente acomete crianças. Os pacientes que sofrem da síndrome muitas vezes procuram, em média, cinco médicos até receberem o diagnóstico correto. Nas mulheres, o desconforto é ainda maior e elas passam por diversos médicos e realizam vários exames antes que o diagnóstico correto seja identificado.

Para o médico Paulo Palma, professor titular de Urologia da Unicamp e diretor da Escola Superior de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), muitas pessoas podem ter a Síndrome da Bexiga Dolorosa e receber um tratamento para doenças semelhantes. “Estima-se que 50% dos indivíduos afetados não são capazes de trabalhar normalmente”, avalia o médico.

Fonte MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário