Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fazer lipo logo depois de ter um filho é modismo arriscado

Quem engravida depois dos 35 pode encontrar mais dificuldade para voltar ao peso anterior. Mulheres que deram à luz ao primeiro filho lá pelos 20 anos e voltam a engravidar depois dos 30 costumam sentir a diferença.

Como Lucila Figueiredo, 39. Teve seu segundo filho há um ano e dois meses ainda não recuperou a forma. "Engordei 17 quilos na gravidez, nunca me senti tão imensa." Ela, 1,60 m, pesava 70 quilos quando engravidou.

Editoria de Arte/Folhapress

"Na gestação mantive meus hábitos. Nunca fui de comer porcarias, frituras, mas uma segunda gravidez com 38 anos contribuiu para ganhar tudo isso de peso". Quanto teve a primeira filha, aos 29, engordou nove quilos.

"Não fiz e não faço atividade física. Durante a amamentação perdi dez quilos. Passei o ano oscilando entre 75 e 77 quilos até que, em dezembro, resolvi encarar uma dieta. Até agora perdi dez quilos", conta Lucila.

Lipo não vale
Uma lenda urbana que circula entre novas mães diz que celebridades saem da mesa de parto diretamente para a mesa de lipoaspiração.

O procedimento, embora não seja ilegal, é de alto risco. O organismo leva seis semanas para voltar ao normal depois do parto. Nesse período, a mulher ainda tem anemia relacionada ao sangramento do parto e seus hormônios ainda não voltaram ao normal, o que pode influenciar na coagulação. Coração, fígado e rins ainda estão se recuperando da sobrecarga da gravidez.

"Tudo isso gera um risco aumentado para a anestesia e para a cirurgia", explica o obstetra Paulo Nowak. Para o médico, a lipo só deveria ser feita depois do desmame.

"A amamentação interfere na liberação hormonal, o que gera impacto na coagulação e eleva muito o risco de trombose", afirma o médico.

Recuperar a boa forma ajuda a ter a resistência física necessária para carregar o bebê e todo o aparato que surge junto com ele. A ansiedade em relação a isso, no entanto, pode ser inimiga da nova mãe.

A pressa para voltar ao peso é uma "loucura escabida", na opinião da nutricionista Andrea Santa Rosa. "A indústria da imagem tem gerado desequilíbrio na cabeça das mulheres. Em vez de criar laços com o filho, muitas ficam com a obsessão de aparecer magras na foto. É focar no ponto errado. Nessa fase, o corpo diz para a mulher que é hora de focar na cria", diz.

Ela destaca ainda a importância do parto normal no processo de volta à forma: "Já passei por ambos; é inegável que o natural ajuda a mulher a se recuperar mais cedo".

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário