Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Receita natural para eliminar olho de peixe

Reprodução
O olho de peixe tem um aspecto muito semelhante a uma verruga

Podendo se desenvolver na palma das mãos ou nos pés, ele traz dores e desconforto.

Acredita-se que a principal causa desse mal é o contato direto da região com o vírus HPV.  Por isso é preciso ficar atento: evite banheiros públicos, pisar em água parada, usar sapato sem meia e calçados de outras pessoas.

Quando for a manicure, o ideal é que você leve o próprio material ou tenha a certeza de que tudo foi esterilizado. 

E o que fazer para tratar o olho de peixe? Primeiro tente a cura por meios naturais. 

Nós temos uma ótima receita: 

Ingredientes
- 1 dente de alho 

- 1 vela  

Modo de preparo
Descasque o dente de alho e o esquente na vela. Em seguida, passe no olho de peixe, pois o alho vai soltar um óleo que trata o problema. 

Repita o procedimento três vezes por dia.

Cura Pela Natureza

Droga secreta contra ebola foi usada em americanos infectados, diz CNN

Foto: Joni Byker / AFP: O médico Kent Brantly, que foi infectado por ebola na África e levado para os EUA
Remédio experimental nunca tinha sido testado em humanos mas reverteu os sintomas do médico Kent Brantly em uma hora 

Nova York - Três frascos de uma droga experimental secreta, armazenados em temperaturas abaixo de zero, foram levados à Libéria na semana passada em um último esforço para salvar dois missionários americanos que tinham contraído ebola, de acordo com uma fonte familiarizada com os detalhes do tratamento que deu as informações à rede de TV americana CNN.

Em 22 de julho, o médico Kent Brantly acordou febril. Temendo o pior, ele imediatamente se isolou. Os sintomas de Nancy Writebol começaram três dias depois e um exame de sangue rapidamente confirmou a infecção em ambos, depois que eles apresentaram sintomas de febre, vômito e diarreia. Horas depois da aplicação do medicamento secreto, ambos teriam apresentado melhoras.

Acredita-se que os dois missionários americanos, da organização Samaritan's Purse, contraíram ebola de um terceiro profissional de saúde no hospital da Libéria, embora a investigação dos Centros de Controle de Doenças ainda não tenha sido divulgada.
Um representante do Instituto Nacional de Saúde teria entrado em contato com o Samaritan's Purse na Libéria e oferecido o tratamento experimental, conhecido como ZMapp, para os dois pacientes, segundo a CNN.

A droga foi desenvolvida pela empresa de biotecnologia Mapp Biopharmaceutical. Os pacientes foram informados que se tratava de um tratamento nunca tentado antes em humanos mas testado com sucesso em macacos.

De acordo com documentos da empresa, quatro macacos infectados com ebola sobreviveram após terem feito o tratamento dentro de 24 horas após a infecção. Dois dos quatro macacos adicionais que iniciaram a terapia dentro de 48 horas após a infecção também sobreviveram. Um macaco que não foi tratado morreu no prazo de cinco dias de exposição ao vírus.

Droga impede que o vírus contamine novas célular
Os familiares de Brantly e Writebol contaram que os dois sabiam do caráter experimental da droga e consentiram seu uso. Brantly só foi tratado depois de nove dias com a doença.

O medicamento é um anticorpo monoclonal desenvolvido em ratos. Esses roedores foram expostos a fragmentos do vírus ebola e, em seguida, os anticorpos gerados no sangue dos ratos foram colhidos para criar o medicamento. A droga atua impedindo o vírus de entrar e infectar novas células.

O vírus ebola provoca febre hemorrágica viral, que faz parte de um grupo de vírus que afeta vários sistemas orgânicos no corpo. Os sintomas incluem febre repentina, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e garganta seca. Em seguida, começam os vômitos, diarreia, comprometimento da função dos rins e fígado - às vezes com sangramento interno e externo.

O ZMapp chegou ao hospital na Libéria onde Brantly e Writebol estavam sendo tratados na quinta-feira de manhã. Os médicos foram instruídos a permitir que os frascos descongelassem naturalmente, sem qualquer calor adicional. A expectativa era de oito a 10 horas antes de o medicamento pudesse ser administrado, de acordo com uma fonte familiarizada com o processo.

Brantly pediu que a primeira dose fosse dada a Writebol, porque como ele é mais jovem que ela, achava que tinha mais chances de combater a doença sozinho, e ela concordou. No entanto, como o primeiro frasco ainda estava descongelando, a condição de Brantly deu uma guinada súbita para o pior.

Brantly começou a passar muito mal e começou a respirar com dificuldade. Ele disse aos médicos "eu vou morrer". E aí ele e os médicos decidiram que ele tomaria a primeira dose intravenosa do medicamento. Uma hora depois a condição de Brantly estava quase revertida: a respiração melhorou, a erupção sobre seu tronco desapareceu quase por completo e os médicos descreveram o quadro como "milagre".

Na manhã seguinte, Brantly já conseguiu tomar banho sozinho antes de voar de volta aos EUA.Writebol também recebeu o medicamento. Sua resposta não foi tão sensacional, segundo as fontes, mas depois da segunda dose ela reagiu à droga e foi considerada estável o suficiente para voltar aos EUA, onde espera chegar nesta terça-feira.

O ZMapp ainda não foi aprovado para uso em humanos nem passou pelo processo de testes clínicos com padrões de segurança e eficácia. Com a recente experiência no médico e na missionária o medicamento pode cair em "uso compassivo" na regulação do FDA, agência que regulamenta medicamentos e alimentos nos EUA, o que significa que seu uso pode ser permitido ainda na fase de investigação.

Obter a aprovação para uso compassivo é muitas vezes longo e trabalhoso, mas no caso de Brantly e Writebol, eles receberam a medicação dentro de sete a 10 dias após a sua exposição ao vírus ebola.

Em 30 de julho, a Agência de Redução de Ameaça de Defesa, um braço do militar responsável por quaisquer ameaças químicas, explosivos biológicos, radiológicos, nucleares e de alto rendimento, deram um financiamento adicional para Mapp Biofarmacêutica devido a "resultados promissores".

O Globo

Mais de 3 mil leitos de obstetrícia extintos em três anos

Especialidade mais atingida pelos cortes feitos nos hospitais. Nesta segunda (04/08), o ministro Chioro deve anunciar mais recursos para maternidades paulistas 

O fechamento de maternidades pelo País já virou uma preocupação nacional. Em três anos, 3,4 mil leitos públicos de obstetrícia foram extintos, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) com base em dados do Ministério da Saúde. Esta foi uma das especialidades mais atingidas pelos cortes feitos nos hospitais.

A situação se repete na rede particular. Muitas maternidades estão fechando as portas das maternidades e mudando de ramo. É o caso da maternidade do Hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista, assim como do hospital Stella Maris, de Guarulhos.

O motivo alegado pelas instituições é sempre o mesmo, financeiro, impulsionado pela insuficiência dos repasses do SUS.

O mesmo problema é verificado em outros estados. Em Campos, no interior do Rio, a maternidade da Santa Casa, que contava com 30 leitos, está fechada desde o último fim de semana. O espaço vai ser usado para atender outras especialidades. A direção diz que o maior problema é a falta de pediatras.

Outra maternidade, a da Santa Casa de Belo Horizonte, ameaça fechar as portas até setembro. Na semana passada, anunciou uma campanha nas redes sociais com o slogan “A Maternidade da Santa Casa BH não pode fechar!” e a hashtag “#vivamaternidade”, para sensibilizar a sociedade civil e o poder público.

Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde informa ter repassado R$ 3,3 bilhões a mais para estados e municípios, verba que seria para o fortalecer a assistência a gestantes e bebês.

Entretanto, o ministério informou nesta segunda-feira (04/08) que vai anunciar o repasse de recursos para melhorar maternidades do Estado de São Paulo e da capital paulista. O anúncio será feito durante visita do ministro Arthur Chioro ao Hospital Maternidade Escola Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva, nesta tarde.  

Saúde Web

Einstein integra rede mundial contra o câncer

Parceria com MD Anderson Cancer Network garante acesso aos protocolos e melhores práticas do hospital sediado no Texas 

O Einstein assinou nesta última sexta-feira (01/08) acordo que o torna o primeiro centro latino americano a fazer parte de uma rede mundial de hospitais focados no tratamento do câncer, cuidado humanizado, pesquisa e prevenção, liderado pelo hospital americano MD Anderson Cancer Center.

A parceria garante ao Einstein o acesso aos protocolos e melhores práticas do hospital sediado no Texas nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento, bem como às pesquisas e novas tecnologias.

Em curso 
Algumas das inovações já em curso, frutos do acordo, são a nova arquitetura do Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan, que contou com a consultoria do MD Anderson na construção de novos fluxos e modo de atender os pacientes e também as Clínicas Integradas, sistema onde o paciente é avaliado, em uma só consulta, pelos médicos clínico, cirurgião e radioterapeuta.

“A colaboração nessa área é vital para atingirmos o objetivo de tornar o câncer apenas uma história na vida das pessoas. O MD Anderson tem o modelo de multidisciplinariedade em que acreditamos e também é uma instituição focada em pesquisa” declara o coordenador médico do Centro, Dr. Nelson Hamerschlak, em comunicado. 

Saúde Web 

Brasil e Japão firmam cooperação na área de saúde

Ministérios da Saúde brasileiro e japonês assinam memorando que abrange regulação farmacêutica; promoção da saúde e fortalecimento de recursos humanos

O Ministério da Saúde assinou, nesta última sexta-feira (1/08), memorando de cooperação na área de saúde com o governo do Japão. O objetivo é fortalecer as relações com o país asiático, um dos mais tradicionais parceiros do Brasil no continente. O acordo abrange as áreas de regulação farmacêutica e compartilhamento de conhecimentos e experiência em sistemas públicos de saúde.

Também faz parte do acordo a elaboração de políticas e estratégias para promoção da saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, além do fortalecimento de recursos humanos na área de saúde. O memorando faz parte de uma ampla cooperação firmada entre os governos do Brasil e do Japão, que inclui outras áreas.

Envelhecimento 
Os dois países pretendem realizar trabalhos conjuntos com o objetivo de promover o estilo de vida saudável e a prevenção de doenças.

“O processo de cooperação entre o Brasil e o Japão, até pelos laços centenários que os unem, pode propiciar muitos ganhos para as duas nações”, declarou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante encontro. Segundo o embaixador do Japão, que participou na cerimônia, a área de saúde é prioridade nesta iniciativa. “Para a parte japonesa, um dos assuntos mais importantes é a cooperação com o Brasil na área de saúde”, explicou. Na sexta-feira o ministro Arthur Chioro se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em cerimônia no Palácio do Itamaraty.

Regulação 
Já na área de regulação de medicamentos e equipamentos médicos, uma das principais iniciativas será a aproximação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o órgão regulador japonês. Este sábado (2/08) foi realizado o I Seminário Brasil-Japão sobre Regulação de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos.

Saúde Web

Engajamento de pacientes diabéticos contribui para o cuidado

Unir cuidados clínicos, cuidados comunitários, suporte social, amigos e vizinhos têm ajudado diabéticos a viverem melhor nos EUA 

Fornecedores de serviços de saúde, investidores e pacientes esperam que novas tecnologias, engajamento de pacientes e a saúde populacional ajudem os 29.1 milhões de diabéticos dos EUA a administrarem suas condições e a reduzirem custos relacionados com esta perigosa e cara doença.

Em 2012, o diagnóstico de diabetes nos EUA custou US$ 176 bilhões, e a redução na produtividade custou outros US$ 69 bilhões, de acordo com o Centro de Controle de Doenças.

Depois de ajustar as diferenças de idade e gênero, a média de despesas médicas para pessoas com diabetes foi 2.3 vezes mais alta do que seriam sem a doença, relatou a Associação Americana de Diabetes.

Mais de 1.5 milhão de americanos têm diabetes Tipo 1; a grande maioria dos casos é de diabetes Tipo 2, que geralmente está relacionada com a obesidade. Nos casos Tipo 2, os pacientes ainda produzem insulina e podem melhorar com mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida. Se não diagnosticada, a diabetes pode levar a complicações médicas e até à morte.

Sem a atenção necessária, os casos de diabetes nos EUA irão crescer abastecidos pela dieta rica em açúcar e alimentos processados da população, de acordo com o Dr. Brett Osborn, autor do livro Get Serious: A neurosurgeon’s guide to optimal health and fitness, em entrevista à InformationWeek EUA.

“Mais de 30% das reservas do Medicare vão para os diabéticos e/ou complicações relacionadas à doença. Assim como a diabetes ou, mais especificadamente, a “resistência à insulina”, terá relação com muitos outros processos de doenças – por exemplo, o Mal de Alzheimer também é conhecido como “diabetes Tipo 3”, já que uma das bases da doença é a resistência à insulina”, disse ele.

Tecnologia a favor da diabetes
Em um esforço para melhorar a saúde, reduzir gastos e desacelerar futuros casos, provedores de serviços de saúde estão educando pessoas que não têm diabetes para que evitem a condição, usando novas e outras já estabelecidas ferramentas que ajudam diabéticos a terem uma vida mais saudável.

Essas pessoas são influenciadas pela transição de serviços de saúde para o engajamento de pacientes – tendo em vista o crescimento do uso de portais de paciente, aplicativos móveis e com a criação de comunidades online de saúde – além da saúde populacional, que considera os diversos fatores que forma a saúde individual e geral da população.

No Cities for Life, um programa de gerenciamento de diabetes, que tem o apoio do Sanofi US e é conduzido pela Fundação da Academia Americana de Clínicos Gerais, os pacientes se conectam aos recursos da comunidade para monitorar suas condições. Parceiros da Universidade do Alabama buscaram recursos em igrejas locais, ACMs, academias e outros locais, e então criaram um banco de dados e um website – MyDiabetesConnected.com – onde residentes podem encontrar mercados de produtos naturais, programas de exercícios e outros itens que conduzem a uma vida mais saudável.

“Obviamente, o que acontece nos consultórios médicos é muito importante, mas os pacientes precisam levar adiante o que foi combinado com o médico ao longo do ano todo”, disse o Dr. Edwin Fisher, diretor global de Pessoal para Progresso na Fundação da Academia Americana de Clínicos Gerais. “Realmente precisamos de abordagens abrangentes que juntem cuidados clínicos, cuidados comunitários, suporte social, amigos e vizinhos para ajudar os diabéticos a viverem melhor e a cuidarem melhor da saúde”.

Cada vez mais, os cuidados envolvem tecnologia. Informações que chegam de medidores de glicose oferecem a desenvolvedores, pesquisadores, médicos e outros membros do mundo da saúde uma imensidão de dados para análises, que podem oferecer insight para novos tratamentos ou dispositivos. Centenas de diabéticos também usam mais de 1.000 aplicativos já disponíveis para monitorar e gerenciar a condição, alimentando soluções de big data e de melhorias em saúde.

“Essencialmente o monitoramento mais agressivo – implantável e contínuo – irá levar a um controle mais restrito da glicose. O que resulta na redução da formação de produtos avançados de glicação e na diminuição de ocorrências inflamatórias (os danos e efeitos colaterais associados à diabetes)”, disse Osborn. “O Google deve lançar um monitor de glicose baseado em lentes de contato nos próximos anos. Isto permitirá o monitoramento em tempo real da glicose no sangue, oferecendo, basicamente, um número sobre o qual a pessoa pode agir rapidamente. O tratamento agressivo logo no início é essencial – embora a prevenção seja o ideal”.

Saúde Web

10 tecnologias que estão mudando o tratamento da diabetes

Organizações de saúde recorrem à tecnologia para reduzir o abrangente e caro impacto da diabetes

Empresas de tecnologia estão se aventurando no mercado de diagnósticos e tratamento da diabetes. Os pacientes já podem usar smartphones para monitorar suas condições. Além das lentes de contato do Google, ainda em desenvolvimento, outras empresas estão criando pâncreas biônicos e explorando genomas para controlar diabetes. 

Vamos ver alguma das tecnologias atualmente em uso:

 Lentes inteligentes
No começo desde ano, o Google revelou seu projeto de lentes de contato inteligentes, “desenvolvidas para medir níveis de glicose nas lágrimas por meio de um minúsculo chip wireless e um sensor de glicose em miniatura embutidos entre duas camadas de material de lente de contato”. 

 O desenvolvedor também está investigando a possibilidade de luzes de LED integradas apontarem quando o nível de glicose tiver ultrapassado ou estiver muito abaixo dos padrões.

“Estamos conversando com o FDA, mas ainda há muito trabalho pela frente para tornarmos essa tecnologia em um sistema que as pessoas possam usar. Não vamos fazer isso sozinhos: planejamos buscar parceiros especializados em levar esses produtos ao mercado”, escreveram os co-fundadores do projeto, Brian Otis e Barbara Parviz, no blog do Google. 

“Esses parceiros usarão nossa tecnologia para uma lente de contato inteligente e para desenvolver aplicativos que tornem os resultados do medidor disponíveis para usuário e seu médico”. 

Pâncreas biônico
Engenheiros da Universidade de Boston criaram um sistema fechado de pâncreas biônico, que usa monitoramento contínuo de glicose e entrega subcutânea de insulina e glucagen de ação rápida, como indicado por um algoritmo.

O sistema, atualmente sendo testado em pacientes com diabetes Tipo 1 no Hospital Geral de Massachusetts, pode, um dia, tornar realidade o controle automático da glicose no sangue, de acordo com o blog do desenvolvedor.

O pâncreas criado pelo homem toma uma decisão sobre as doses de insulina e glucagen a cada cinco minutos. Pâncreas biônicos anteriores não eram capazes de administrar glucagen, que aumenta a glicose no sangue em caso de hipoglicemia.

“Alcançar e manter concentrações quase normais de glicose no sangue é crítico para o longo prazo da saúde do diabético. Infelizmente, a terapia necessária para alcançar este objetivo é extremamente exigente, e demanda verificações frequentes do nível de glicose no sangue e múltiplas injeções diárias de insulina ou o uso de uma sonda de insulina”, escrevem os pesquisadores.

“Mesmo com os melhores métodos atuais de administração de insulina, é quase impossível evitar completamente a hipoglicemia ou a hiperglicemia”. 

Melhor aderência ao medicamento
A Accountable Care Organization of Greater New York (ACCGNY) e a AllazoHealth são parceiras em um projeto-piloto que busca melhorar a aderência aos medicamentos entre os beneficiários do Medicare na ACCGNY. Muitas das pessoas nesse grupo são idosas e/ou tem deficiência mental ou física, e muitos deles têm múltiplas condições, incluindo diabetes, hipertensão, epilepsia e/ou hiperlipidemia.

O piloto, que recebeu em 2014, US$ 91.914 de patrocínio do Pilot Health Tech NYC, irá utilizar o AllazoEngine, da AllazoHealth, para determinar quais pacientes têm mais em risco de não tomar os medicamentos receitados e para prever quais intervenções são mais prováveis para promover a aderência.

Equipes clínicas irão utilizar esses resultados para entregar intervenções de pacientes por telefone ou visitas pessoais. A ferramenta analítica baseia seus resultados nos dados de queixas registradas no ACCGNY. Além de reduzir gastos médicos, o piloto deve melhorar os cuidados aos pacientes diabéticos dependentes da insulina.

“Nosso objetivo é oferecer tratamento de alta qualidade, com preço acessível, aos nossos beneficiários Medicare. A parceria com a AllazoHealth nos oferece as ferramentas para melhorar a aderência de nossa população aos medicamentos e a reduzir custos médicos”, disse Gabriel Luft, diretor executo da ACCGNY, em uma declaração. 

Mentores virtuais
Ex-jurado do American Idol, Randy Jackson se juntou a empresa de bem-estar e saúde digital, Everyday Health, para criar recursos voltados para o consumidor sobre diabetes em uma plataforma chamada “Diabetes Step by Step” [Diabetes passo a passo].

Jackson oferece blogs, vídeos e um programa de conscientização sobre diabetes, que deve ser exibido em algumas cidades dos EUA até Novembro – Mês da Diabetes nos EUA.

Jackson, que foi diagnosticado com diabetes Tipo 2 em 1999, escreveu sobre sua experiência em Body With Soul: Slash Sugar, Cut Cholesterol, and Get a Jump on Your Best Health Ever. 

Ele também tem atuado como porta-voz da campanha “Heart of Diabetes”, do American Heart Association. “Diabetes é uma questão muito próxima de mim e essa é uma ótima oportunidade de educar as pessoas sobre a prevenção e o controle da doença”, disse Jackson em uma declaração. 

Monitores Inteligentes
Eles já foram máquinas enormes e pesadas, hoje, os monitores de glicose são tão portáteis quanto um iPhone.

Fornecedores como o Gmate, integram um aplicativo e um medidor inteligente que se conecta a entrada de fone do iPhone, e mede e exibe os níveis de glicose no sangue do paciente. 

O Gmate Smart é compatível com as versões 3GS, 4, 4S e 5 do iPhone; com o iPod Touch de 4ª geração; além do iPad e iPad 2.

O usuário baixa o aplicativo no iTunes, insere o dispositivo da Gmate e a faixa de coleta, aplica a amostra de sangue e vê os resultados na tela do dispositivo Apple. 


Big Data
Pesquisadores, investidores e fornecedores estão explorando as conexões entre um host de possíveis causas e efeitos da diabetes graças às poderosas e baratas ferramentas de análises de big data.

A ação para acabar com silos e combinar diversos estudos e pesquisas para buscar tendências em piscinas maiores de casos está gerando programas-piloto, realojamento de recursos e benefícios adicionais. A startup Databetes, fundada por uma pessoa com diabetes Tipo 1, utiliza uma abordagem direcionada por dados para o monitoramento da diabetes, que combina aplicativos e smartphones, assim como dados de alimentos e estilo de vida, para ajudar pacientes a gerenciar a condição.

A Explorys e a Accenture estão colaborando em uma iniciativa para melhorar a abordagem da saúde populacional para cuidados com diabetes. 

Aplicativos de gerenciamento
Existe mais de 1.100 aplicativos, entre iOS e Android, desenvolvidos especialmente para pessoas com diabetes. Eles incluem livros de receitas e uma grande variedade de aplicativos de gerenciamento, que ajudam os diabéticos a monitorar insulina, exercícios e ingestão de açúcar.

O Glooko, por exemplo, permite que o paciente baixe leituras de teste de glicose no smartphone, integre dados de alimentação e estilo de vida e compartilhe essas informações com profissionais médicos.

O Glooke também disponibiliza dados relacionados à diabetes e análises para provedores de serviços de saúde e investidores para apoio a pesquisas sobre a doença.

O Diabetes Pilot registra glicose, insulina e outras medidas; monitora nutrientes ingeridos; inclui um banco de dados de alimentos; e permite que o usuário compartilhe os dados com provedores de serviços de saúde. 

E o GlucoseBuddy, para iOS, permite que usuários registrem refeições, exercício, níveis de insulina e compartilhe os registros com os médicos.

Logging automático
Como parte do Data Design Diabetes Sanofi US Innovation Challenge2013, a Common Sensing desenvolveu o GoCap, uma tampa que monitora insulina e se conecta, de modo wireless, a um smartphone.

Uma tampa substituta para os frascos de insulina, o GoCap lê a quantidade e a frequência da insulina, então se comunica, via Bluetooth, com um telefone ou um medidor de glicose conectado, relatou o HIT Consultant. 



Telemedicina
A telemedicina pode ajudar os diabéticos a economizar tempo e dinheiro, e pode ajudar sistemas de serviços de saúde a melhorar a saúde populacional e a rentabilidade.

Por exemplo, a Centro Médico da Universidade do Mississippi, o Centro Médico North Sunflower, a GE Healthcare, a Intel-GE Care Innovations e a C-Spire formaram o Diabetes Telehealth Network – um programa de cuidados remotos de 18 meses para atender regiões com alta porcentagem de pacientes diabéticos. 

O Centro de Diabetes Joslin, da Universidade de Harvard e a American Well se juntaram para entregar serviços remotos de telemedicina para diabéticos por todo o território norte americano. 



Aplicativos para cuidadores
Desenvolvedores oferecem diversas ferramentas para pessoas que cuidam de indivíduos com diabetes, assim como para os pacientes em si.

Desenvolvedores como Dexcom, Medtronic, Glucose Buddy e a Associação Americana de Educação sobre Diabetes oferecem aplicativos com treinamentos, educação e outros tópicos para cuidadores.










Saúde Web

Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista abre vagas de até R$ 9,8 mil

A Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista, no estado de São Paulo, publicou edital n° 005/2014 de concurso público, com o fito de preencher 09 vagas de emprego, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 792,17 a R$ 9.881,19 por carga horária de 12, 30 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda. As chances são para os empregos de Motorista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Consultório Dentário, Engenheiro Agrônomo, Médico 8h e Médico Plantonista.

As inscrições, com taxa nos valores de R$ 33,90 a R$ 48,90, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 17 de agosto de 2014.

As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 21 de setembro de 2014, às 9h00, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data, porém em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Divinópolis – MG abre vaga na saúde

A Prefeitura de Divinópolis, no Estado de Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo nº 013/2014, com o propósito de contratar pessoal para a saúde pública. A seleção destina-se ao preenchimento de 01 Médico Especialista - Infectologista, com remuneração de até R$ 2.291,10 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo, por jornada de 20 horas semanais de trabalho.

Os interessados deverão entregar o currículo padronizado, formulário próprio em anexo, na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 08 de agosto de 2014, de 7h30 às 11h e de 13 às 17h.

Requisitos mínimos:
Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);

Idade mínima: 18 (dezoito) anos;

Escolaridade/Habilitação: Diploma, devidamente registrado no órgão competente, de conclusão de curso superior de medicina.

O candidato deve comparecer ao local de inscrição com o Curriculum Padronizado.

A seleção dos candidatos será feita por Análise de Curriculum.

Concurso Prefeitura de Guaramirim - SC

A Prefeitura de Guaramirim, no estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público nº. 001/2014, com a intenção de preencher 51 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.046,01 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

O certame será organizado e executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC e as vagas são para os empregos de Agente de Manutenção, Agente de Serviços Gerais, Merendeira - 20 e 40 horas, Motorista de Ônibus, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Agente de Defesa Civil, Agente Escolar, Recepcionista, Médicos em diversas especialidades e demais cargos.

As inscrições vão até às 17h do dia 1º de setembro de 2014, horário oficial de Brasília, por meio do site www.sociesc.org.br/concursos.

O valor da taxa de inscrição para cada um dos níveis de escolaridade é o seguinte:
- R$ 40,00 para os cargos de nível de ensino fundamental;

- R$ 70,00 para os cargos de nível de ensino médio;

- R$ 90,00 para os cargos de nível de ensino superior.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 21 de setembro de 2014. O candidato deverá consultar a partir do dia 16 de setembro de 2014 no “site” www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas. O gabarito preliminar das provas objetivas serão publicados no “site” www.sociesc.org.br/concursos da SOCIESC até as 24h00min do dia da aplicação das provas.

Este concurso público terá validade de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

UPA de São José dos Campos - SP lança processo seletivo

A Unidade de Pronto Atendimento de São José dos Campos (UPA), no Estado de São Paulo, tornou público o edital nº 01/2014, de processo seletivo simplificado destinado ao provimento de 44 vagas em caráter temporário, para profissionais de todos os níveis de ensino. O certame é regido pela empresa ConRio Concursos Públicos e Assessoria.

Estão disponíveis 02 vagas para auxiliar administrativo, 14 vagas para enfermeiro, 01 vaga para assistente social, 05 vagas para motorista de ambulância e 22 vagas para técnico em enfermagem.

Do total das vagas existentes e das que vierem a ser criadas durante a validade desse processo seletivo, 5% serão reservadas a portadores de necessidades especiais.

Os salários oferecidos variam de R$ 950,00 até R$ 2.200,00, por jornadas de 30, 40 e de 12/36 horas semanais. As inscrições custam R$ 25,00 para ensino fundamental, R$ 30,00 para médio e R$ 50,00 para superior.

Interessados terão até o dia 7 de setembro de 2014 para se inscreverem, somente através do endereço eletrônico: www.conrio.com.br.

A seleção ocorrerá por meio de prova objetiva e prova prática, que provavelmente serão aplicadas no dia 14 de setembro de 2014, em local e horário a serem divulgados após a homologação das inscrições.

O caderno de prova será disponibilizado em até 72 horas após a prova e o resultado final será homologado e divulgado pelo Instituto de Ciências da Vida (ICV) através de seu quadro de avisos e também pelo site da ConRio.

Esse processo seletivo será válido por 12 meses.

Prefeitura de Guaramirim - SC realiza processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo n° 002/2014 da Prefeitura de Guaramirim, no estado de Santa Catarina. O certame oferece 20 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 12.124,70 em carga horária de 40 horas semanais para todos os contratados.

As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário, Técnico de Enfermagem, Cirurgião Dentista e Médico.

O certame será organizado e executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC e o período das inscrições vão até às 17h de 1º de setembro de 2014, horário oficial de Brasília, por meio do site www.sociesc.org.br/concursos.

O valor da taxa de inscrição para cada um dos níveis de escolaridade é o seguinte:

- R$ 40,00 para os cargos de nível de ensino fundamental;

- R$ 70,00 para os cargos de nível de ensino médio;

- R$ 90,00 para os cargos de nível de ensino superior.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 21 de setembro de 2014. O candidato deverá consultar a partir do dia 16 de setembro de 2014 no site www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas. O gabarito preliminar das provas objetivas serão publicados também no www.sociesc.org.br/concursos da SOCIESC, até as 24h00min do dia da aplicação das provas.

Este certame terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Chapada dos Guimarães - MT oferece vagas

O Município de Chapada dos Guimarães, localizado a 60 km de Cuiabá, no Mato Grosso, divulgou edital n° 01/2014 -SMAS de processo seletivo. A finalidade é a contratação temporária de 08 profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 2.106,04 em regime de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.

Cargos: Auxiliar Administrativo, Assistente Social, Psicólogo e Professor.

As inscrições serão recebidas nos dias 07 e 08 de agosto de 2014, das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua das Palmeiras nº 349 – Bairro São Sebastião, Chapada dos Guimarães - MT.

Será exigida, no ato da inscrição dos candidatos a apresentação de fotocopia dos documentos abaixo relacionados:
Documento de identidade – RG (cópia autenticada);
CPF (cópia autenticada);
Cartão de inscrição do PIS/PASEP;
Certidão de Registro Civil (casamento ou nascimento, cópia autenticada);
Certidão de nascimento dos dependentes (cópia autenticada);
Certificado de reservista, ou dispensa das obrigações militares (cópia autenticada);
Titulo eleitoral com comprovante de votação da ultima eleição ou certidão de quitação eleitoral (cópia autenticada);
Comprovante do grau de escolaridade exigida para o cargo (cópia autenticada);
Comprovação de experiência na área de no mínimo 12 meses;
Curriculum Vitae;
Comprovante de Residência.

O certame constará de análise de curriculum e entrevista presencial.

Os candidatos serão convocados para entrevista presencial nos dias 12 e 13 de agosto de 2014, em horário comercial ou fora do horário comercial.

O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário da AMM, a partir do dia 15 de agosto de 2014, sendo fixado no mural da Secretaria Municipal de Assistência Social e na Prefeitura de Chapada dos Guimarães/MT.

A validade do processo seletivo será de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição de 04 de agosto de 2014.

Concurso SES/MG - Secretaria de Saúde de Minas Gerais

No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde do Estado (SES/MG), publicou os editais nº. 01 e 02/2014 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 1.746 vagas de níveis médio e superior, para diversas áreas de formação.

Os salários oferecidos podem ser de até R$ 3.300,00, para o cumprimento de jornada laboral de até 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 180 vagas ficam reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais. 

Cargos
Auditor Assistencial Estadual do Sistema Único de Saúde, Técnico de Gestão da Saúde e Especialista em Políticas/Gestão da Saúde.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, no período entre 22 de setembro e 26 de outubro de 2014, no site www.funcab.org ou em um dos seguintes postos de inscrição, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 13h às 17h:

Infotec - Rua Getúlio Vargas, 17 – Centro, Alfenas/MG;

Brasil Games - Rua Cel.Teófilo, 221 - Centro, Barbacena/MG;

Point Games - Rua Caraça, 291B - Serra, Belo Horizonte/MG;

Daviprinter - Rua Macau Do Meio, 157 - Centro, Diamantina/MG;

Prohouse Lan House - Rua Paraíba, 463 - Centro, Divinópolis/MG;

Web Lan House - Rua Marechal Floriano, 24525, Governador Valadares/MG;

Pop Vídeo Ltda - Rua Paulo Affonso Tristão, 40 – Loja – Vivendas da Serra, Juiz De Fora/MG;

A Rangel - Rua Padre Eugênio, 202 – Santa Maria, Montes Claros/MG;

Nova Net Lan House - Rua Manoel Dias, 361 – Nossa Senhora das Graças, Patos De Minas/MG;

Passa Tempo - Rua Cel.Emílio Martins, 240 - Fátima, Ponte Nova/MG;

Center Play Lan House - Rua Adalberto Ferraz, 244 - Centro, Pouso Alegre/MG;

Dream Informática - Rua Antônio Alves Benjamim, 200 – Centro, Teófilo Otoni/MG;

Xumbim Lan House - Praça Nossa Senhora da Abadia, 30, Uberaba/MG;

C4 Lan House - Av. Belarmino Cotta Pacheco, 114 – Uberlândia/MG.

A taxa de inscrição terá o seguinte valor:
Nível médio: R$ 42,00;
Nível superior: R$ 53,00. 

Prova
O certame será composto de prova objetiva e discursiva.

As provas objetivas e discursivas estão previstas para 07 de dezembro de 2014, no período vespertino, com duração total de 4 horas, nas cidades mineiras de Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.

Os locais e os horários das realizações das provas serão disponibilizados no Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP) no site da FUNCAB na data prevista de 24 de novembro de 2014. O gabarito será divulgado em até 2 dias após sua realização.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Os editais estão disponíveis nos links abaixo, juntamente com outras atualizações:

http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=271

http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=270

Concurso Prefeitura de Colinas - RS

A Prefeitura de Colinas, no Estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa Schnorr Contabilidade, Informática e Assessoria LTDA, abriu o edital nº 295/2014 de concurso público, sob o Regime Jurídico, visando empregar cinco profissionais de níveis fundamental e médio de ensino.

As vagas são para agente comunitário de saúde, monitor escolar, pedreiro, operário especializado e servente geral, por remunerações de R$ 854,57 até R$ 1.398,38, de acordo com a função exercida e jornadas de 40 a 44 horas semanais.

A taxa de inscrição custa R$ 55,49 e os interessados terão até o dia 15 de agosto de 2014 para se inscreverem pelo site www.schnorr.com.br. ou www.colinasrs.com.br. O atendimento também ocorre na sede da Prefeitura, das 9h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h00. Serão reservadas 10% das vagas a portares de necessidades especiais.

A prova está prevista para acontecer no dia 30 de agosto de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, situada à Rua Fernando Ferrari, s/n. Sua aplicação acontecerá em dois períodos, manhã, às 8h30 para os cargos de agente, monitor e pedreiro e tarde, às 13h30 para operário e servente.

O gabarito será publicado após as 18h do dia 31 de agosto de 2014 e o resultado será divulgado até o final do expediente do dia 17 de setembro de 2014.

As informações referentes a esse concurso podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.schnorr.com.br.

O certame terá validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração.

Aberto Concurso na Prefeitura de Miraguaí - RS

A Prefeitura de Miraguaí, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou o edital de concurso público regido pelo nº 001/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame propõe 07 vagas imediatas, mais cadastro de reservas, por salários que vão de R$ 591,30 a R$ 2.651,49, por jornadas de 20, 36 ou 40 horas semanais, de acordo o cargo pretendido.

As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Atendente de Biblioteca, Atendente de EMEI - Creche, Auxiliar de Inspeção Sanitária, Carpinteiro, Controlador Interno, Costureira, Engenheiro Civil, Fiscal Tributário, Gari, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor, entre outros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto de 2014, através do site www.objetivas.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 66,40.

A prova objetiva provavelmente será aplicada no dia 21 de setembro de 2014, em local e horário a serem informados no edital de homologação das inscrições, divulgado no site www.objetivas.com.br.

Os candidatos ao cargo de professor serão submetidos também à prova de títulos, desde que aprovados na prova objetiva. Após a divulgação de notas da prova objetiva, os candidatos deverão apresentar os títulos para concorrer a esta etapa.

O Concurso que será de responsabilidade da empresa Objetiva Concursos terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais igual período, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Cidade Ocidental - GO (II)

A Prefeitura de Cidade Ocidental, no estado de Goiás, através do Instituto Cidades - IC, vai realizar um grande concurso público, regido pelo edital n° 001/2014. Ao todo, são 1.400 vagas, sendo 350 imediatas e 1.050 para cadastro de reserva, voltadas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários ofertados podem chegar a R$ 4.000,00, já a jornada varia de 30 ou 40 horas semanais, a depender do cargo. Do total de vagas, 5 % são destinadas para candidatos com necessidades especiais.

Dentre as vagas disponíveis, estão algumas nas funções de agente administrativo, almoxarife, analista de sistemas, assistente social, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços administrativos, entre outras.

As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até as 23h59min do dia 07 de setembro de 2014. As taxas variam de R$ 27,00 a R$ 29,00 de acordo com o emprego escolhido.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizado pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, até o dia 05 de setembro de 2014, na Sede da Prefeitura: SQ 10, Qd. 08, Área Especial, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cidade Ocidental, em Goiás, com data prevista para o dia 19 de outubro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.

O caderno de prova será disponibilizado para os candidatos no site do Instituto Cidades: www.institutocidades.org.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas.

O prazo de validade deste certame será de 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura da Cidade Ocidental - GO

Foi publicado edital nº 002/2014 referente ao concurso público da Prefeitura da Cidade Ocidental, no estado de Goiás, o qual será realizado por meio do Instituto Cidades - IC. O certame é destinado ao provimento de 601 vagas, das quais 148 são para contratações imediatas e 453 para formação de cadastro de reserva, com chances para profissionais com ensino fundamental e superior. Os salários previstos são entre R$ 724,00 a R$ 782,43, respectivamente, em jornadas de 20 ou 40 horas semanais.

No nível superior, os postos são para orientador educacional nível III, professor nível III - AEE, ciências, educação artística, educação física, geografia, história, espanhol, inglês conversação, matemática e português.

Já para o nível fundamental, há vagas nas funções de agente comunitário de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE). 

Inscrições
As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até 07 de setembro de 2014.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizado pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, a partir do dia 04 de agosto a 05 de setembro de 2014, na sede da Prefeitura: SQ 10, Qd. 08, Área Especial, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

A taxa de participação custará R$ 27,50 ( nível fundamental) e R$ 28,50 (nível superior).

Provas 
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Cidade Ocidental, no estado do Goiás, com data prevista para o dia 26 de outubro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.

Haverá avaliação de prova de títulos de caráter classificatório e participarão somente os candidatos que concorrerem aos cargos de NÍVEL SUPERIOR.

A Prova Oral será de caráter classificatório e participarão somente os candidatos que concorrerem ao cargo de PROFESSOR NÍVEL III – INGLÊS -CONVERSAÇÃO.

O prazo de validade deste certame será de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período.

Prefeitura de Osasco - SP lança edital de processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, lançou edital Nº 044/2014 de processo seletivo para contratação por prazo determinado de 2 Médicos Psiquiatra Diarista, 05 Médicos Ginecologista Diarista e 05 Médicos Cardiologista Plantonista. A jornada de trabalho do aprovado será de 12 e 20 horas semanais e salário de até R$ 4.200,00.

As inscrições serão realizadas de forma gratuita, até o dia 08 de agosto de 2014, no horário das 09 às 16 horas, no DARH - Departamento de Administração de Recursos Humanos, situado à Rua da Saudade, 62 Bela Vista - Osasco - SP.
Documentação necessária para inscrição:

Documento de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação);

Certificado de Escolaridade(Diploma);

Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos;

Carteira de Trabalho e Previdência Social Profissional das páginas;
- da página com foto;
- da qualificação civil;
- das páginas correspondentes aos registros do contrato de trabalho;

CRM e Certificado de Especialização,quando for o caso.

O processo seletivo se dará através de Avaliação de Documentos e Entrevista técnica de caráter eliminatório.
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 1º de agosto de 2014, pág. 39 a 41.

Prefeitura de Osasco - SP abre processo seletivo (Somente Hoje)

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, divulgou o edital de processo seletivo regido pelo nº 042/2014, para contratação por prazo determinado de 1 Fonoaudiólogo. O vencimento é de até R$ 3.553,83, por jornada semanal de 30 horas.

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, apenas no dia 05 de agosto de 2014, no horário das 09 às 16 horas, no DARH - Departamento de Administração de Recursos Humanos, situado à Rua da Saudade, 62 Bela Vista - Osasco - SP.

O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista técnica.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação.

O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 1º de agosto de 2014, pág. 44 a 46.

Prefeitura de Arco-Íris - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Arco-Íris, no estado de São Paulo, divulgou o edital de processo seletivo regido pelo nº 03/2014. Com oportunidades para candidatos de níveis médio e superior, o certame propõe 03 vagas para contratações imediatas, por remunerações que vão R$ 724,00 a R$ 1.990,61, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Coordenador Telecentro, Dentista e Monitor (Informática).     

As inscrições serão aceitas até o dia 08 de agosto de 2014, das 9h às 11h e das 13h às 16h, no telecentro municipal (ao lado do núcleo de saúde), centro, ou através do site www.cematconcurso.com.br.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 45,00 nível médio e de R$ 50,00 nível superior.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 17 de agosto de 2014, na Escola Estadual Auda Malta, localizada à Rua José Demori, nº 104, das 9h, na cidade de Arco-Íris - SP.

O gabarito e os resultados serão divulgados no site www.cematconcurso.com.br.

O certame que será executado pela empresa CEMAT terá validade pelo período de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Concurso Prefeitura de Rio Bonito - RJ prorroga inscrição

A Prefeitura de Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, com a proposta de preencher 511 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 724,00 a R$ 831,00 e as jornadas de trabalho variam de 16 a 40 horas semanais. A execução do certame está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP.

As oportunidades são para os cargos de Guarda Municipal, Auxiliar de Educação Especial, Professor, Técnico de Contabilidade, Programador, Supervisor Educacional, Analista de Sistemas, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Procurador, Terapeuta Ocupacional, entre outros.

Serão destinadas às pessoas com deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

As inscrições foram prorrogadas até 12 de agosto de 2014, através do site www.incp.org.br, e também podem ser feitas presencialmente, das 10h às 16h, no Antigo Fórum, Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 95 - Centro. Os valores das taxas de inscrição variam entre R$ 57,00, R$ 73,00 e R$ 95,00.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 14 de setembro de 2014, na cidade de Rio Bonito - RJ.

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas será divulgado em seu comprovante de confirmação de inscrição, que poderá ser retirado no período de 03 a 04 setembro de 2014, das 10:00 as 16:00 horas, no Antigo Fórum, Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 95 - Centro, Rio Bonito - RJ, ou através do site www.incp.org.br.

O gabarito preliminar com os resultados da prova está previsto para ser divulgado no dia 16 de setembro de 2014, através do site www.incp.org.br.

O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados. 

Prefeitura de Bilac - SP prorroga inscrições

A Prefeitura de Bilac, no estado de São Paulo, divulgou dois editais, sendo um de concurso público e outro de processo seletivo, ambos regidos pelo nº 02/2014. No primeiro, é ofertada uma vaga para médico com especialização em Ginecologia/Obstetrícia. O salário do profissional contratado será de R$ 3.433,62, por jornada semanal de 10 horas.

Já o segundo oferta uma vaga imediata no cargo de professor coordenador de Educação Física (esporte social), cuja remuneração é de R$ 950,00, pelo cumprimento de 20 horas por semana. Os candidatos a essa vaga deverão ser graduados em licenciatura plena em Educação Física e possuir registro no Conselho Regional de Classe.

Ainda sobre o processo seletivo, haverá a formação de cadastro reserva para as funções de Professor I - especialização em Pré-Escola e Professor III - Educação Física, com salários de R$ 1.504,06 e R$ 1.804,89, respectivamente, e carga horária de 25 ou 30 horas, nesta ordem.

O dois certames ficarão sob responsabilidade da empresa Aplicativa Serviço de Apoio e Gestão Administrativa. Em ambos os casos, as inscrições foram prorrogadas até o dia 08 de agosto de 2014 e podem ser feitas através do site www.aplicativaassessoria.net. Os valores das taxas é de R$ 40,00 para candidatos à vaga de professor e R$ 50,00, para interessados na função de médico. 

A aplicação das provas também será em nova data, para todos os cargos, está prevista para o dia 17 de agosto de 2014, na E.M.E.I.F. General Lima Figueiredo, Rua Olavo Bilac, 746, Centro - Bilac, com a abertura dos portões as 09h e fechamento as 09h15min. 

As convocações e resultados serão divulgados no quadro de avisos na sede da prefeitura, em jornal de circulação no município, nos endereços eletrônicos www.bilac.sp.gov.br e www.aplicativaassessoria.net. 

O prazo de validade tanto do processo seletivo quanto do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação dos certames.

Concurso Prefeitura de João Ramalho - SP

A Prefeitura de João Ramalho, no Estado de São Paulo, em parceria com a empresa Cemat Concursos, lançou o edital nº 02/2014 de concurso público destinado a formação de cadastro de reserva, mais recrutamento efetivo de dois candidatos com níveis fundamental e médio de ensino.

As vagas disponíveis são para auxiliar de serviços gerais e merendeira, com taxa de inscrição de R$ 35,00 e para auxiliar de consultório dentário e auxiliar operacional, ambas com taxa de inscrição de R$ 45,00. A remuneração oferecida é de R$ 843,38 a R$ 966,76, por jornadas de trabalho de 40 ou 44 horas semanais. 

Para garantir a participação no concurso, o candidato terá que efetuar inscrição até 13 de agosto de 2014, somente pela internet, no endereço eletrônico da Cemat: www.cematec.com.br.

O programa “Acessa São Paulo”, situado à Rua Paulo de Azevedo, nº 320, disponibiliza computadores no período de 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, para que candidatos que não possuem acesso a internet possam fazer suas inscrições.

A prova será aplicada provavelmente em 24 de agosto de 2014, às 9h, no EMEFEI “Professor Geraldinho de Moraes”, situado à Rua Francisco, nº 264, no Centro. O gabarito será conhecido no prazo de três dias úteis, a contar da data da divulgação.
As informações relativas ao concurso poderão ser obtidas na Prefeitura e pelo site da Cemat.

O certame terá a validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir e a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Lagoa Vermelha - RS anuncia processo seletivo (II)

A Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital de processo seletivo n° 002/2014, com o objetivo de ocupar uma vaga na função de Agente de Combate às Endemias (nível fundamental completo). O salário oferecido é de R$ 793,51, por regime de 40 horas semanais.

O certame será realizado sob a execução técnico administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda e as inscrições via Internet poderão ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 74,08.

A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 12 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, anunciada a partir de 12 de setembro de 2014.

O certame terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério da Prefeitura municipal de Lagoa Vermelha/RS.

Concurso Prefeitura de Lagoa Vermelha - RS

A Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, publicou o edital nº. 002/2014 para a realização de concurso público. O certame a ser executado pela empresa Objetiva Concursos LTDA, oferece 78 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por vencimentos de até R$ 3.096,62. A jornada de trabalho pode ser de 20 ou 40 horas semanais.

Às pessoas com deficiência para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% das vagas para cada cargo do total das vagas oferecidas.

Cargos
Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Atendente de Creche, Auditor Fiscal Municipal, Eletricista, Engenheiro (Civil e Agrônomo), Veterinário, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Professor, Merendeira, Servente Zelador e Topógrafo.

Inscrição
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 31 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 74,08 (nível fundamental), R$ 92,60 (nível médio) e R$ 138,90 (nível superior).

Prova
O concurso será composto de prova objetiva, prática e títulos.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 12 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 12 de setembro de 2014.

A prova prática poderá ser aplicada na mesma data da prova objetiva ou em data a ser informada por edital.

Validade
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Lagoa Vermelha.

Concurso Prefeitura de Monte Carmelo - MG

A Prefeitura de Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público de provas e títulos para provimento de cargos vagos no quadro de pessoal permanente do Município. O certame será realizado por meio da Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP.

Serão disponibilizadas 129 vagas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos podem chegar a R$ 7.205,20 e a carga horária varia, a depender da função, de 20 a 40 horas semanais. Serão asseguradas 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiência.

Os profissionais contratados assumirão os cargos de advogado, assistente social, agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de serviços de limpeza, cantineira, contador, cuidador de residência terapêutica, enfermeiro de saúde pública, enfermeiro plantonista, farmacêutico, fiscal de obras, fiscal de tributos, médico em diversas especilaidades, entre outros.

A inscrição deverá ser efetuada no período de 06 de outubro a 19 de outubro de 2014, no endereço eletrônico da FESP www.fespmg.edu.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 de acordo com a função escolhida.

Os inscritos farão provas provavelmente no dia 26 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados posteriormente no site www.fespmg.edu.br e nos quadros de avisos da Prefeitura.

A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada somente aos candidatos de nível superior. Os candidatos deverão entregar os títulos pessoalmente, ou postar via SEDEX com AR (Aviso de Recebimento), no período de 06 de outubro de 2014 a 19 de outubro de 2014, cópia dos títulos, devidamente autenticada, em envelope com os dados de identificação, para o seguinte endereço:

Praça Getúlio Vargas, 272, Centro; Monte Carmelo - MG. A correspondência deve ser endereçada à Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos - Prefeitura Municipal de Monte Carmelo.

O horário de atendimento é sempre das 8h às 17h (para os candidatos que optarem por entregar pessoalmente).

A divulgação dos gabaritos das provas objetivas será na data provável de 27 de outubro de 2014, às 17 horas, por meio do site www.fespmg.edu.br e quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Monte Carmelo.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no Inverno

Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no Inverno Guto Kuerten/Agência RBS
Guto Kuerten/Agência RBS
Além do combate à dor, atividade física melhora humor e qualidade de vida
Doença crônica que causa dores em todo o corpo pode se intensificar com a chegada do frio

Quem sofre de fibromialgia, dor musculoesquelética, já está habituado a responder à pergunta: "Onde dói?". Assim como os médicos já sabem a resposta: "Dói tudo, doutor!". Com a chegada da estação mais fria do ano, as dores, em geral nos tendões e articulações, podem ficar mais acentuadas. Por isso, a prática de atividade física é recomendada para evitar as dores.

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), a fibromialgia é uma dor muscular crônica que pode atingir diversas partes do corpo. Trata-se de uma patologia que aumenta a sensibilidade dos nervos, levando ao cérebro mais informação de dor do que o normal. A combinação entre a umidade e o frio, de acordo com a fisioterapeuta Mariana Schamas, pode piorar as dores pelo corpo devido aos ajustes fisiológicos que deixam o corpo mais sensível.

Não há uma causa específica para a doença, no entanto, pessoas ansiosas, assim como estresse e desequilíbrios hormonais, podem ser fatores de risco. No Brasil, ela está presente em cerca de 3% da população e acomete mais mulheres do que homens e costuma aparecer entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Segundo Mariana, além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

— É importante que a atividade seja feita com orientação de um profissional que conheça a doença e saiba como prevenir lesões.
Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no país. Embora ainda não tenha a cura para a fibromialgia, há muitas maneiras de atenuar seus efeitos. Especialistas ressaltam que para isso é necessário que medicina e paciente trabalhem juntos no combate da dor. Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico. Para combater os sintomas, o paciente pode tomar medicamentos prescritos pelo profissional da saúde, como analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e antidepressivos.

Zero Hora