Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bolsa feminina pode provocar assimetrias da coluna

Reprodução: Bolsa feminina pode provocar assimetrias da coluna
Planeje o que irá levar junto ao corpo e evite causar lesões desnecessárias 

Quem nunca ouviu falar que uma mulher prevenida vale por duas? Muita gente segue à risca esse ditado popular e carrega de tudo na bolsa. Ter o guarda-chuva, blusa de frio, lanchinhos, estojo de maquiagem, itens de higiene pessoal, carteira, chaves sempre à mão, porém, pode machucar o ombro, a coluna cervical, torácica e até lombar.

Como as bolsas são carregadas em apenas um lado do corpo, podem provocar assimetrias da coluna, do ombro e até mesmo do quadril.

— As assimetrias são compensações para equilibrar os dois lados do corpo, causando lesões musculares e articulares. Diante disso, pode trazer danos aos pés, joelhos, quadris, ombros e até mesmo ao pescoço —, descreve o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral.

De acordo com o fisioterapeuta, essa compensação interna da coluna, é capaz de originar não apenas dores, mas também doenças. Entre os problemas mais frequentes estão a lombalgia e a cervicalgia, sendo que ambos podem evoluir para danos ainda maiores e resultar em desgaste dos discos intervertebrados.

Para evitar o desgaste da coluna, a dica é diminuir a quantidade de itens na bolsa e distribuir os itens do kit primeiros-socorros nos locais frequentados durante o dia:

— O fato de a bolsa ser grande não significa que é necessário carregar de tudo dentro. Deixe alguns objetos que costuma utilizar diariamente em um armário no trabalho ou em uma gaveta. Outra recomendação é revezar o uso da bolsa entre os ombros— , sugere Montenegro.

Veja outras dicas:
- Fique atenta à escolha da bolsa na hora da compra. Evite comprar aquelas que já possuem um material muito pesado.

- Alterne o peso da bolsa entre os ombros para melhorar o equilíbrio e a sustentação.

- Dê preferência ao uso de cosméticos de tamanhos menores, pois pesam menos e ainda economizam espaço na bolsa.

- Se for necessário carregar agendas e outros papeis, conte com o auxílio de uma pastinha. Evite colocar todos os itens na bolsa.

- Se for mochila, adicione os objetos mais pesados no bolsa principal da bolsa e os pequenos nos bolsos externos para equilibrar o peso.

- Dê preferência à bolsas com alça transversais, pois ajudam a distribuir melhor o peso.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário