Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no Inverno

Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no Inverno Guto Kuerten/Agência RBS
Guto Kuerten/Agência RBS
Além do combate à dor, atividade física melhora humor e qualidade de vida
Doença crônica que causa dores em todo o corpo pode se intensificar com a chegada do frio

Quem sofre de fibromialgia, dor musculoesquelética, já está habituado a responder à pergunta: "Onde dói?". Assim como os médicos já sabem a resposta: "Dói tudo, doutor!". Com a chegada da estação mais fria do ano, as dores, em geral nos tendões e articulações, podem ficar mais acentuadas. Por isso, a prática de atividade física é recomendada para evitar as dores.

Segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), a fibromialgia é uma dor muscular crônica que pode atingir diversas partes do corpo. Trata-se de uma patologia que aumenta a sensibilidade dos nervos, levando ao cérebro mais informação de dor do que o normal. A combinação entre a umidade e o frio, de acordo com a fisioterapeuta Mariana Schamas, pode piorar as dores pelo corpo devido aos ajustes fisiológicos que deixam o corpo mais sensível.

Não há uma causa específica para a doença, no entanto, pessoas ansiosas, assim como estresse e desequilíbrios hormonais, podem ser fatores de risco. No Brasil, ela está presente em cerca de 3% da população e acomete mais mulheres do que homens e costuma aparecer entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Segundo Mariana, além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

— É importante que a atividade seja feita com orientação de um profissional que conheça a doença e saiba como prevenir lesões.
Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no país. Embora ainda não tenha a cura para a fibromialgia, há muitas maneiras de atenuar seus efeitos. Especialistas ressaltam que para isso é necessário que medicina e paciente trabalhem juntos no combate da dor. Procurar o médico o quanto antes pode ser decisivo para definir e cuidar do quadro clínico. Para combater os sintomas, o paciente pode tomar medicamentos prescritos pelo profissional da saúde, como analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e antidepressivos.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário