Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Micróbios resistentes a antibióticos viram ameaça global

Foto: Reprodução
A crescente resistência dos micróbios aos antibióticos se tornou uma ameaça em escala planetária, considerada muito séria pelas autoridades sanitárias que, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), multiplicam as advertências e os planos de ação.
 
Um novo sinal de alerta foi lançado nos Estados Unidos, onde o organismo federal da saúde (CDC, na sigla em inglês) estimou que a resistência das bactérias aos antibióticos provoca "pelo menos 23 mil mortes" a cada ano, quase tantas quanto as vítimas por armas de fogo.
 
"Se não ficarmos atentos a isso, muito em breve estaremos na primeira era de pós-antibióticos", na qual os medicamentos milagrosos do século XX não serão mais eficazes, advertiu em setembro passado, o diretor do CDC, Tom Frieden.
 
"É um grande problema!", declarou à AFP o professor Patrice Courvalin, que chefia o Centro Nacional de Referência da Resistência aos Antibióticos no renomado Instituto Pasteur de Paris.
 
"O problema não é só não poder mais tratar uma doença, mas ter de deixar para trás, de um dia para o outro, entre 20 e 30 anos de avanços médicos", explicou o cientista.
 
A descoberta dos antibióticos representou, entre 1930 e 1970, um avanço incrível materializado em uma maior expectativa de vida e em muitos êxitos cirúrgicos.
 
No Reino Unido, a principal conselheira governamental para a Saúde, Sally Davies, fala da resistência aos antibióticos como de uma ameaça global comparável ao terrorismo, ou ao aquecimento global.
 
No entanto, esse fenômeno é algo natural: o aparecimento, por meio de um processo de seleção, de cepas mutantes de bactérias que se tornaram "insensíveis" aos medicamentos.
 
As infecções não respondem mais aos medicamentos disponíveis, o que leva a doenças com tratamentos mais longos para sua eventual cura, um risco maior de contágio, mais custos econômicos e, sobretudo, um risco maior de mortalidade.

A tuberculose é a doença infecciosa mais emblemática no desafio provocado pela resistência aos medicamentos. Quase 5% dos casos recentes foram provocados por variações do bacilo de Koch "multirresistentes", insensíveis a dois antibióticos: a isoniazidia e a rifampicina.
 
Algo ainda mais grave: o aparecimento de uma tuberculose "ultrarresistente", também refratária aos antibióticos de último recurso. Esses casos já representam 10% dos de tuberculose resistente.
 
"Em algumas partes do mundo já não dispomos quase de antibióticos (eficazes)", alarma-se o professor de Microbiologia Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff (Gales), citando Índia, Paquistão, Sudeste Asiático e algumas regiões da América Latina.
 
As resistências microbianas não são exclusividade dos países pobres. A multiplicação, nos hospitais de países ricos, de infecções hospitalares entre pacientes com imunidade baixa, como as provocadas pelo "Staphylococcus aureus", é uma prova disto.
 
Para a OMS, o uso "inapropriado" de antimicrobianos é a primeira causa de resistência: nos países pobres, porque às vezes as doses administradas são muito fracas e, ao contrário, nos ricos, porque podem ser excessivas.
 
A França, por exemplo, é o terceiro consumidor europeu de antibióticos, após ter sido o primeiro durante muito tempo. O hábito de muitos médicos de receitá-los inutilmente para combater doenças de origem viral recuou, mas 20% dos medicamentos que ocupam as prateleiras das farmácias do território francês são antibióticos.
 
Também é uma realidade que nas fazendas do mundo ocidental a metade dos medicamentos antimicrobianos é destinada aos animais de criação para aumentar seu rendimento em carne. "Essas práticas contribuem para aumentar a resistência a organismos como as salmonelas, que podem ser transmitidos ao ser humano", destacou a OMS.
 
A OMS vem desenvolvendo desde 2001 uma "estratégia" para limitar e controlar as resistências em nível mundial.
 
Nos Estados Unidos, a agência que regula os produtos sanitários e os alimentos, a FDA (na sigla em inglês), busca convencer a indústria farmacêutica a eliminar "alguns" antibióticos usados na criação de gado.
 
Na Europa, a Comissão Europeia implantou em 2011 um plano contra a resistência, que tem como um dos objetivos estimular a pesquisa sobre o tema. Mas, segundo o especialista Olivier Patey, "os grandes laboratórios não estão motivados" a desenvolver produtos desse tipo.
 
A "fagoterapia", que usa vírus para matar bactérias específicas, poderia ser a grande solução para o programa europeu anti-resistência.
 
Bruxelas financiou em 2013 um primeiro projeto, denominado "Phagoburn", para testar dois produtos à base de "vírus bacteriófagos" contra bactérias resistentes, presentes nos ferimentos de pacientes com grandes queimaduras.
 
AFP / R7

Está com os pés rachados? Saiba como se livrar do problema

ThinkStock
Uma das explicações para o ressecamento dos pés é andar
descalço e com sandália sem amortecimento
Hidratação com cremes a base de vaselina são os mais indicados para melhorar
 
Você acordou hoje e ao colocar os sapatos para sair de casa ficou chateada com a rachadura em seus pés? Fique calma! O incomodo dos pés ressecados e rachados pode ser resolvido com um pouco de dedicação.
 
Qual o tratamento correto? De acordo com a dermatologista Juliana Gumieiro, a indicação é a hidratação com cremes a base de vaselina, ureia e lanolina.
 
— Se mesmo com esses produtos o problema persistir é preciso usar outros tipos de tratamento com a ajuda de um especialista. Uma dica bem legal é ao hidratar os pés antes de dormir e colocar uma meia para que o produto fixe e deixe os pés mais macios. Além disso, fazer uso de palmilhas de silicone é eficaz, pois, ela age na prevenção.
 
Uma das explicações para o ressecamento dos pés é andar descalço e com sandália sem amortecimento.
 
— A pele dos pés sofre com os atritos dos sapatos, seguida da falta de hidratação, o que deixa a pele grossa e tendendo a rachar, em especial nos dedos e calcanhar. Além disso, o impacto dos pés contra o chão estimulam o espessamento da pele no intuito de proteger as articulações. Por isso, o ideal seria usar sapatos com sistema de amortecimento de impactos associado a hidratantes específicos.
 
De acordo com a especialista, dentre os calçados sem salto que contribuem para que os dedos e a sola dos pés fiquem grossos e ressecados, as rasteirinhas e calçados sem nenhum tipo de salto provocam mais atrito nos calcanhares. Além disso, algumas doenças também provocam as rachaduras, como problemas vasculares, micoses, psoríase e algumas alterações genéticas.
 
— Tem pessoas que possuem ferimentos e rachaduras que levam ao sangramento e predispõe infecções bacterianas.

R7

Aplicativos: MyFitnessPal

1 de 8Perca peso com o MyFitnessPal, o contador de calorias para Windows Phone mais rápido e fácil de usar. Com o maior banco de dados de alimentos de qualquer contador de calorias para Windows Phone (mais de 3 milhões de alimentos), e com registros rapidíssimos de alimentos e exercícios, nós vamos ajudá-lo a perder aquelas libras a mais! Não há aplicativo de dieta melhor - ponto final.

Gratuito
instalar                
 
Distribuidor
MyFitnessPal, LLC
 
Peso do arquivo
4 MB            
 
Última atualização
31/12/2013            
 
Versão
2.1.1.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5

Aplicativos necessários
- contatos

- identidade do telefone

- captura fixa e de vídeo

- microfone

- serviços de dados

- serviço de notificação de push

- controle por voz

- HD720P (720x1280)

- WVGA (480x800)

- WXGA (768x1280)

- câmera

O que é isso?                    

Idiomas suportados (5)
Deutsch English español français português (Brasil)

               

Mudança em estilo de vida pode prevenir aborto natural, diz pesquisa

Foto: Reprodução
Mais de um quarto dos abortos espontâneos ocorridos pela primeira vez poderia ser prevenido por uma combinação de mudanças no estilo de vida, sugere uma pesquisa realizada na Dinamarca.
 
Os cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, constataram que mulheres a partir de 30 anos que consumiam álcool com frequência e trabalhavam à noite durante a gravidez tinham maiores chances de sofrer abortos espontâneos.
 
O estudo, que analisou 91.247 mulheres, disse ainda que levantar mais de 20 kg por dia durante a gestação e estar abaixo ou acima do peso ideal também aumenta o risco de aborto espontâneo.
 
O aborto espontâneo atinge milhares de mulheres ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que uma a cada dez grávidas perca o bebê nos primeiros meses de gravidez.
 
Prevenção
Os pesquisadores concluíram que somente uma redução dos fatores de risco poderia prevenir os abortos espontâneos.
 
O estudo foi publicado na revista científica International Journal of Obstetrics and Gynaecology.
 
'A principal mensagem de nossa pesquisa é que os abortos naturais podem ser prevenidos', diz Anne-Marie Nybo Andersen, pesquisadora-sênior da Universidade de Copenhague.
 
Segundo ela, a pesquisa mostra a relativa importância do estilo de vida na incidência de aborto natural, em detrimento de fatores específicos, como a ingestão de determinados medicamentos.
 
Andersen afirma que, como as descobertas vieram da análise de uma população, elas podem ser aproveitadas por grupos diversos - desde casais a pessoas responsáveis por políticas de maternidade, regulações trabalhistas e apoio a gravidez precoce.
 
'Todo mundo, jovens homens e mulheres, assim como aqueles que têm responsabilidades políticas, devem ter em mente que a gravidez acima dos 30 anos implica um risco elevado de aborto natural', acrescenta.
 
Recomendação médica
O estudo analisou gravidezes ocorridas na Dinamarca entre 1996 e 2002. Os pesquisadores constataram que 3,5% das mulheres sofreram aborto espontâneo.
 
Os pesquisadores analisaram possíveis conexões entre os abortos naturais e o estilo de vida das grávidas ao coletar dados por meio de entrevistas telefônicas feitas pelo computador.
 
'Esse estudo é muito interessante em termos de abrangência da população', afirmou Caroline Overton, porta-voz da Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, associação britânica que reúne profissionais da ginecologia e obstetrícia.
 
Segundo ela, mulheres que queiram engravidar devem ter uma dieta balanceada, assegurar que não estão 'muito magras' ou 'com sobrepeso', parar de fumar e pedirem a seus parceiros para fazerem o mesmo.
 
BBC Brasil / R7

Perca quilinhos extras com suco de maçã e salsão

ThinkStock
Especialista diz que suco de maçã com salsão é um ótimo remédio
 caseiro para emagrecer
Chefe de cozinha dá receita para quem quer perder gordura
 
Exagerou na alimentação no jantar de ontem ou acordou com disposição para perder os quilinhos extras? Você sabia que os sucos detox ajudam a eliminar a gordurinha indesejada?
 
De acordo com a chefe Lourdes Bottura, do Grupo Badebec, o suco de ser tomado como a primeira refeição do dia, antes dos exercícios físicos ou para se refrescar e se hidratar.
 
Uma das bebidas recomendadas pela especialista é a base de maça.
 
— O suco de maçã com salsão é um ótimo remédio caseiro para emagrecer. Ele é muito rico em pectina, um tipo de fibra que forma um gel no estômago, diminuindo e controlando o apetite. Além deste efeito, a pectina também regula o trânsito intestinal, ajudando o organismo a libertar toxinas.
 
Veja a receita suco refrescante de maça e salsão:
 
Ingredientes:
— 1 maçã sem casca e sementes, cortada em cubo
— ½ xícara de chá de salsão cortado em cubo
— 250 ml de água de coco
— 50 ml de suco de limão
— 1 xícara de chá de gelo
— Opcional: 1 colher de sopa rasa de açúcar
 
Preparo: Coloque no liquidificador a maçã, o salsão, a água de coco e o suco de limão e bata bem. Acrescente o gelo e bata para incorporar todos os ingredientes. Sirva em taças decoradas com um talo de salsão.
 
R7

Instituto Oswaldo Cruz fornece kit de teste rápido para Aids

ThinkStock
O site da Fundação Oswaldo Cruz informa que os testes estão
sendo conduzidos por representantes de 40 ONGs
Instituto de Tecnologia entregou 2.600 testes de reativos para diagnóstico
 
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde apresentou, em reunião realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, o projeto Viva Melhor Sabendo, que está implementando o teste rápido por fluido oral para Aids.
 
Para a execução do projeto, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entregou 26.600 testes de reativos para diagnóstico do HIV — que fazem a detecção em cerca de 20 minutos.
 
O site da Fundação Oswaldo Cruz informa que os testes estão sendo conduzidos por representantes de 40 ONGs capacitadas pelo D-DST a realizar o procedimento.
 
R7

Prefeitura de Iaras – SP abre processo seletivo

Com o objetivo de preencher 36 vagas de trabalho disponíveis a profissionais de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Iaras, no estado de São Paulo, publicou o edital nº 001/2014 de Processo Seletivo, oferecendo salários entre R$ 700,00 e R$ 2.800.
 
Cargos
As vagas oferecidas são para os seguintes cargos: Cozinheira/Merendeira, Tratorista, Assessor de Imprensa, Auxiliar do CRAS, Monitor (artesanato, costura, dança, doce de leite, rasteirinha, judô, música, transporte escolar), pajem Casa Abrigo, Atendente de Programa Bolsa Família, Projetista, Pajem de Creche CI, Coordenador de Futebol, Monitor de Atividade Recreativa, Fonoaudióloga, Psicóloga, Assistente Social, Farmacêutico,  Nutricionista, Tutor (Administração, Tutor para Ciências Contábeis, Letras Português, Inglês, Pedagogia, Serviço Social, Pós Graduação) e Professor de Natação. A jornada de trabalho poderá variar de 04 a 40 horas por semana.
 
Inscrições
Quem tiver qualificação para assumir uma das vagas citada acima, pode acessar o site www.consesp.com.br, até 25 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 30 (nível fundamental), R$ 35 (nível médio) e R$ 55 (nível superior).
 
Seleção
Os candidatos serão selecionados através de Provas Objetivas, Práticas e Avaliação de Títulos. As Provas Objetivas serão aplicadas nada data provável de 16 de março de 2014, em local e horário a serem comunicados, oportunamente, pelo www.consesp.com.br.
 
O gabarito oficial e o caderno da prova objetiva serão disponibilizados no www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova, permanecendo no site por dois dias.
 
Passarão por valoração de títulos candidatos aos cargos de Monitor de atividade recreativa e Tutor (Administração, Tutor para Ciências Contábeis, Letras Português, Inglês, Pedagogia, Serviço Social, Pós Graduação) e Professor de Natação.
 
Candidatos ao cargo de Tratorista passarão por Prova Prática, a ser realizada no mesmo dia da Prova Objetiva, provavelmente em 16 de março de 2014.
 
Validade
A validade do Processo Seletivo será de um ano, contando a partir da homologação do resultado.

Prefeitura de Pontalinda – SP abre vagas

Por meio do edital de Processo Seletivo nº 01/2014, a Prefeitura de Pontalinda, no estado de São Paulo, pretende formar cadastro de reserva em cargos temporários voltados para os níveis fundamental, médio/técnico e superior. As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Técnico em Enfermagem, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II nas disciplinas Arte, Educação Física e Atendimento Educacional Especializado.  
 
Os salários vão de R$ 977,88 a R$ 1.532,76, em jornada de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.personacapacitacao.com.br, no período de 17 de fevereiro até às 22h de 26 de fevereiro de 2014. A taxa é de R$ 25 ou R$ 50, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
 
Os candidatos serão selecionados apenas por uma Prova Objetiva, a qual será aplicada provavelmente em 09 de março de 2014, às 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Geraldo Hortêncio Trindade”, situada na Rua França nº 1190, Conjunto Habitacional José Cardoso Pereira, Pontalinda/SP.
 
O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no dia seguinte ao da realização da prova, também no www.personacapacitacao.com.br. O resultado final (lista de classificação) será conhecido, de acordo com o cronograma previsto, em 18 de março de 2014.
 
O candidato aprovado será contratado pelo prazo de até um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Cianorte – PR

A Prefeitura de Cianorte, no estado do Paraná, tornou público os editais nº 001 e 002/2014 de concurso público, para comunicar a necessidade de preencher 32 vagas de trabalho e formar cadastro de reserva em todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 793,21 a R$ 11.495,83, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Vagas
As oportunidades são para profissionais qualificados em Agente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Agente Fiscal, Arquiteto, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços I (masculino), Carpinteiro, Contador, Enfermeiro, Instrutor Técnico Esportivo, Jornalista, Médico (Clínico Geral, Pediatria, Radiologia), Motorista, Operador de Equipamento Rodoviário, Pedreiro, Professor, Técnico em Contabilidade, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário e Técnico em Higiene Dental.
 
Inscrições
As inscrições somente podem ser feitas pela internet, nos sites www.fauel.org.br (organizadora do certame) e www.cianorte.pr.gov.br (portal da Prefeitura), no período de 20 de fevereiro a 13 de março de 2014. A taxa de inscrição varia de R$ 15 a R$ 80, de acordo com o cargo escolhido.
 
Avaliações
Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva (todos os cargos), Prática e Avaliação de Títulos (alguns cargos). A Prova Objetiva está agendada para a data provável de 06 de abril de 2014, na cidade de Cianorte, em local e horário a serem informados oportunamente em 02 de abril pelo www.fauel.org.br. Gabaritos serão divulgados em 07 de abril de 2014.
 
A prova prática será realizada, provavelmente, em 04 de maio de 2014, em local e hora que serão infirmados com antecedência.
 
Validade
O prazo de validade dos certames será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Prefeitura de Boraceia – SP abre concurso

A Administração Pública de Boraceia, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público, para anunciar que preencherá 11 vagas de trabalho disponíveis para profissionais de nível alfabetizado, fundamental, médio e superior. A jornada de trabalho dos futuros contratados será de 10, 30, 40 ou 44 hora semanais, por salários entre R$ 825,00 e R$ 2.093,00.
 
As vagas disponíveis são para os cargos de Educador Físico, Professor de Inglês, Médico Pediatra, Auxiliar de Dentista, Escriturário e Cuidador de Crianças, Adolescentes e Jovens, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Pedreiro, Serviços Gerais e Auxiliar de Serviços (Leves).
 
As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2014, no site da organizadora (www.milconsultoria.com.br), mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 18 a R$ 43,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 16 de março de 2014, das 9h às 12h, na Escola de Educação Municipal de Boracéia, localizada na Rua Joaquim Luiz Nunes, nº 595, Centro–Boracéia/SP. Também haverá aplicação de Prova Prática.
 
O gabarito das provas objetivas será publicado em 19 de março de 2014, às 18h, no sítio de inscrição, bem como, em tempo oportuno, será informada a lista com o nome dos aprovados.
 
O edital completo está disponível no site da organizadora.

Concurso Prefeitura de Paranacity - PR

A Prefeitura de Paranacity, no estado do Paraná, abriu edital n° 007/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 16 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.600,00 em carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais.

O concurso público será executado pelo FADCT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri.

As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate Endemias Masculino, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, até 05 de março de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas de inscrição variam de R$ 40,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e serão aplicadas na data provável de 30 de março de 2014, na cidade de Paranacity-Pr. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na Internet, no endereço www.fadct.org.br, a partir da data provável de 25 de março de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19 horas do primeiro dia útil subseqüente a realização da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso URBAM de São José dos Campos - SP

A Urbanizadora Municipal S.A (URBAM) de São José dos Campos, no estado de São Paulo, lançou os editais 02 e 03/2014 de concurso público, para o preenchimento de três vagas aos cargos de Médico do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho. A remuneração é de até R$ 4.644,79 por jornada de 10 a 40 horas semanais.
 
Para concorrer ao cargo de Técnico em Segurança do Trabalho, além de ter nível médio com curso profissionalizante, o candidato deve possuir carteira de habilitação categoria B e experiência mínima de 06 meses.
 
A inscrição deverá ser efetuada no período de 18 a 25 de fevereiro de 2014, pelo site www.urbam.com.br. O candidato que não tiver acesso próprio a internet poderá efetivar sua inscrição por meio de espaços públicos denominados "Espaço Ponto Com", disponíveis na cidade de São José dos Campos. A taxa de inscrição é de R$ 20 ou R$ 40, de acordo com o cargo.
 
A seleção constará de avaliação psicológica/entrevista e prova escrita. Para 0 cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, a prova escrita será aplicada na data provável de 16 de março de 2014 e para Médico do Trabalho, a avaliação escrita será na data prevista de 09 de março de 2014.
 
A validade será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

CISVER - MG realiza processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes - CISVER, no município de São João del-Rei, em Minas Gerais, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda, divulgou edital de processo seletivo n° 001/2014, com o fito de ocupar 12 vagas nos cargos de médico neurologista, médico psiquiatra, psicólogo, auxiliar administrativo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo e técnico administrativo (níveis médio e superior), com salários de até R$ 3.098,85 em carga horária de 10 a 40h semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 50,00 a R$ 100,00, serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 18 de fevereiro até às 22 horas do dia 28 de fevereiro de 2014.

Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição, na Sede do CISVER na Av. Leite de Castro, nº 1344 - São João Del Rei-MG, de 18 a 28 de fevereiro de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, das 8h as 11h e 13h30 as 17h.

Os candidatos serão submetidos às provas escritas/objetivas, que serão realizadas no dia 16 de março de 2014. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva.

Os gabaritos das provas escritas/objetivas serão divulgados no dia 16 de março de 2014, após a aplicação das provas, no site www.jcmconcursos.com.br e na sede do CISVER. A divulgação do resultado final será na data prevista de 31 de março de 2014.

O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Cotriguaçu (MT) publica edital de processo seletivo

No município mato-grossense de Cotriguaçu, a Prefeitura publicou o edital 001/2014, que estabelece a abertura do processo seletivo. A finalidade é o preenchimento de 106 vagas de trabalho, sendo 44 imediatas e 62 para cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 2.554,23 em regime de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Professor, Merendeira/Zeladora, Apoio Operacional, Agente de Recreação, Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Agente de Combate a Dengue, Técnico Administrativo Educacional, Instrutor de Informática, Auxiliar Administrativo, Serviços Gerais, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Psicólogo, Técnico Agrícola, Enfermeiro, Motorista, Agente Administrativo, Agente de Recreação, Tratorista, Mecânico, Veterinário, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Pedreiro, Operador de Trator Esteira, Operador de PC, Office-boy, Farmacêutico/Bioquímico, Odontólogo e Auxiliar de Consultório Odontológico.
 
Inscrição
As datas das inscrições foram alteradas e devem ser realizadas de 24 a 28 de fevereiro e nos dias 06 e 07 de março de 2014, no horário das 08h às 11h, na Prefeitura de Cotriguaçu, localizada na Avenida 20 de Dezembro, 725 - Centro. A taxa de inscrição cobrada é de R$ 10,00 (Nível fundamental), R$ 15,00 (Nível médio) ou R$ 20,00 (Nível superior).
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
  • Cópia do Documento de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Comprovante de Escolaridade compatível ao cargo a que vai concorrer;
  • CNH na categoria compatível ao carro a que vai concorrer;
  • Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.
Prova
O certame será composto de prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 16 de março de 2014, no horário das 09h às 11h, em local a ser divulgado. A prova prática será realizada logo após o termino da prova objetiva, na sede da Prefeitura Municipal.
 
O contrato será por prazo determinado de até 12 meses prorrogáveis por igual período, a critério da Administração.
 
Edital publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 30 de janeiro de 2014, pág. 167 a 178. O edital com a alteração das datas do certame encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 17 de fevereiro de 2014, pág. 40.

Concurso Prefeitura de Votorantim - SP

A Prefeitura de Votorantim, no estado de São Paulo, promove concurso público regido pelo edital n° 001/2014, destinado ao provimento de 13 vagas para os cargos de Médico Clínico Geral, Médico Pediatra Plantonista e Médico Plantonista. Os salários são de R$ 51,97 por hora trabalhada.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições, com taxa no valor de R$ 45, serão realizadas até 28 de fevereiro de 2014, pelo site www.integribrasil.com.br.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva, que será realizada na data provável de 16 de março de 2014, em locais e horários divulgados com no mínimo 05 dias de antecedência, através de edital a ser publicado no Jornal Oficial do Município de Votorantim, pelos sites www.integribrasil.com.br/ www.votorantim.sp.gov.br ou por afixação nos locais de praxe da Prefeitura de Votorantim.
 
O gabarito oficial deverá ser divulgado a partir das 13h do dia seguinte da aplicação da prova objetiva.
 
O certame, para todos os efeitos, terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Pontes e Lacerda (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Pontes e Lacerda, no Estado de Mato Grosso, publicou extrato do edital de processo seletivo nº. 02/2014. O certame destina-se ao provimento de 47 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 5.273,38 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Médico, Professor (Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil, Ciências Biológicas, História, Língua Portuguesa e Matemática) e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão recebidas no período das 08 horas do dia 20 de fevereiro até às 23 horas do dia 27 de fevereiro de 2014 (horário local), por meio do site www.concursosfaperp.com.br.
 
Para candidatos sem acesso à internet, a Faperp disponibilizará, gratuitamente, durante o período de inscrições, de segunda-feira a sexta-feira, em dias úteis, das 9 às 20 horas, pontos de acesso à internet, no On-line – Escritório Virtual e Informática, situado à Rua Vera Lúcia, nº 1309 – A, Centro – Pontes e Lacerda/MT.
 
Prova
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 09 de março de 2014.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 17 de fevereiro de 2014, pág. 268 a 270.

Prefeitura de Descanso - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Descanso, no estado de Santa Catarina, auxiliada pela organizadora AMEOSC, publicou edital de processo seletivo n° 01/2014, destinado ao provimento de 12 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem ser de até R$ 3.454,80, por jornada de 36, 40 ou 44 horas semanais.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Motorista - Categoria C, Motorista - Categoria D, Operador de Equipamentos Rodoviários, Carpinteiro, Pedreiro e Agente Comunitário de Saúde ;
- Nível Médio: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Telefonista e Vigilante Ambiental;
- Nível Superior - Enfermeiro, Farmacêutico, Médico ESF e Odontólogo.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 18 de março de 2014, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, junto a Prefeitura Municipal, sito à Avenida Marechal Deodoro, nº 146, nesta cidade de Descanso(SC).

Taxas
Cargos com exigência de Nível Superior - R$ 40,00;
Cargos com exigência de Nível Médio - R$ 30,00;
Cargos com exigência de Nível Fundamental - R$ 20,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas a todos os candidatos no dia 22 de março 2014, das 08h30 às 11 horas, nas dependências da Escola de 1° Grau Getúlio Vargas, localizada à Rua Vereador José Santore, n° 50, no conjunto habitacional Antônio Rech, na cidade de Descanso, Estado de Santa Catarina, podendo ser transferido em parte e/ou total para outro local, dependendo do número de candidatos inscritos.

O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 24 de março de 2014, a partir das 16h. Já o resultado final será divulgado na data prevista de 10 de abril de 2014, a partir das 16h.

Validade
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa - BA abre 204 vagas pelo REDA

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia, por meio da empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA, lançou edital de processo seletivo n° 001/2014, sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, visando oferecer 204 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 724,00 a R$ 1.296,00, em carga horária de 40h semanais.
 
As oportunidades são para os empregos de Auxiliares operacionais, Interpretes de libras, Motorista, Nutricionista, Professor, Secretário escolar, Fonoaudiólogo e Psicólogo.
 
As inscrições ficarão abertas até  28 de fevereiro de 2014, através do site: www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 ou R$ 40,00 de acordo com a função escolhida.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 30 de março de 2014, e os locais de realização serão divulgados através de Edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e também no www.srconcursosepesquisas.com.br, portal da organizadora do concurso.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 31 de março de 2014. Já o resultado final do certame será divulgado  provavelmente em 05 de abril de 2014.
 
O prazo de validade do certame, para efeito de nomeação, será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, se consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Concurso Prefeitura de Gonçalves - MG

A Prefeitura de Gonçalves, no estado de Minas Gerais, abriu edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 21 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.182,85. A organização do certame é de responsabilidade da CONSESP.
 
As chances são para os empregos de Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Calceteiro, Oficial Especializado II (Pedreiro), Agente de Administração I (Auxiliar Administrativo), Auxiliar de Saúde e Assistência Social, Monitor Escolar, Técnico de Enfermagem, Recepcionista, Professor I e Professor II - (Professor de Música).
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período alterado de 16 de abril a 18 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 35 a R$ 55 de acordo com a função escolhida.
 
As provas escritas ficam remarcadas para o dia 22 de junho de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 (três) dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).
 
A validade do concurso público será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Amaporã - PR 2014

A Prefeitura de Amaporã, estado do Paraná, lançou os editais 06 e 07/2014 de concurso público, para o preenchimento de 27 vagas em diversos cargos de todos os níveis de escolaridade. Os certames serão executados através da empresa KLC Concursos e a remuneração é de até R$ 11.262,09.
 
Cargos
Agente de Apoio Educacional, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Dentista, Cozinheiro, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas Pesadas, Professor, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Recepcionista, Servente de Limpeza Pública, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Tratorista, Zelador, Zelador de Cemitério, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde e Auxiliar de Enfermagem.
Inscrições e Taxas
As inscrições estão abertas no período de 17 de fevereiro a 06 de março de 2014, pelo site www.klcconcursos.com.br, respeitando-se para fins de recolhimento da taxa, o horário bancário. As taxas variam entre R$ 50 e R$ 100.
 
Provas e Gabaritos
O Concurso Público será de provas objetivas, títulos e prova prática. As provas serão realizadas na data prevista de 06 de abril de 2014, em horário e local que serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições. O gabarito oficial e a prova objetiva serão divulgados no primeiro dia útil após a realização da avaliação.
 
Validade
A validade do concurso público será de até dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio do Jardim - SP

Foi publicado o edital nº 01/2014, de concurso público, da Prefeitura de Santo Antônio do Jardim, estado de São Paulo. O concurso público será  realizado sob a  responsabilidade  técnica e operacional da empresa SR – Concursos. A remuneração é de R$ 3.156,68, por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas oferecidas são para os cargos de Servente, Mecânico, Auxiliar de Gabinete Odontológico, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Escriturário, Fiscal, Professor de Música, Professor Educação Básica I, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Ginecologista, Médico Plantonista, Médico Veterinário, Professor de Educação Básica II (Inglês e Educação Física) e Nutricionista.
 
Para participar desse concurso, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição no período de 17 a 28 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura Municipal, situado na Rua Presidente Álvares Florence, nº 373, Santo Antônio do Jardim SP, bem como no site www.srconcursos.com.br. As taxas são de R$ 20 a R$ 50.
 
O concurso será realizado por meio de prova objetiva e prova prática. As provas objetivas serão realizadas no dia 16 de março de 2014, na EMEF “Romualdo de Souza Brito”, sita à Praça João Pessoa, 147 – Centro (de fronte à Praça da Matriz).

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a contar da data de publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, atendendo a conveniência e o interesse do serviço público, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Bom Jesus do Oeste - SC

A Prefeitura de Bom Jesus do Oeste, no Estado de Santa Catarina, publicou extrato do edital n° 001/2014 de concurso público. O certame que será executado pela empresa Exito Projetos, Assessoria e Consultoria Ltda, oferece 22 vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior. Salário chega a R$ 8.053,22.
 
Cargos: Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Telefonista, Agente de saúde, Auxiliar Administrativo, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de consultório dentário, Médico, Assistente Social, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Auxiliar de Ensino, Professor de Educação Física, Professor de Ecologia, Agente de Informática, Agente de biblioteca escolar, Professor de Ensino Fundamental.
 
As inscrições serão realizadas no período de 21 de fevereiro a 23 de março de 2014, pela internet, no site www.exitoprojetos.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 55 a R$ 105, sendo que doador de sangue será isento de pagar a taxa.
 
Haverá prova objetiva para todos os cargos e prática para alguns. A prova objetiva será aplicada na data provável de 06 de abril de 2014, às 8h30, nas dependências da Escola Municipal Professor Albano Borre, Avenida Cristo Rei, 180–Centro,Bom Jesus do Oeste SC.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC, telefone (49) 3363-0200.
 
O extrato do edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 14 de fevereiro de 2014, pág. 108. A retificação do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 18 de fevereiro de 2014, pág. 22.

Concurso Prefeitura de Pilar do Sul - SP

No município de Pilar do Sul, distante 142 km da capital, São Paulo, a Prefeitura liberou o edital nº 001/2014 de concurso público, oferecendo 28 vagas em todos os níveis de escolaridade, e para diversos cargos. A remuneração é de até R$ 3.112,80, em carga horária de 20 a 44 horas semanais ou plantões de 12 horas, dependendo do cargo.
 
Há chances para cargos como Operador de máquinas, Pedreiro, Agente de controle de vetores e zoonoses, Auxiliar de desenvolvimento da educação básica, Eletricista, Médicos, entre outros.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa Integri Brasil e as inscrições ficarão abertas exclusivamente através da internet, por meio do endereço eletrônico www.integribrasil.com.br, até 04 de março de 2014. A taxa varia de R$ 18 a R$ 40.
 
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 30 de março de 2014, no município de Pilar do Sul/SP. Os candidatos serão convocados em locais e horários a serem comunicados por meio de publicação no Jornal Diário de Sorocaba e afixados nos locais de praxe do Paço Municipal, localizado na Rua Tenente Almeida, 265, Centro - CEP: 18185-000 – Pilar do Sul – estado de São Paulo. A seleção também constará de prova prática.
 
A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O edital completo e seus anexos estão no site da organizadora.

Prefeitura de Xaxim (SC) abre processo seletivo

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Xaxim publicou os editais nº. 001 e 002/2014 de processo seletivo para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da ASSCON-PP - Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eirelli, o certame pretende recompor parte do quadro temporário de servidores, ofertando 5 vagas de níveis fundamental e superior, por salários de até R$ 2.264,87, por carga horária de 40 horas semanais.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Combate a Endemias, Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista e Educador Físico.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 03 de março de 2014, somente via internet, pelo site www.assconpp.com.br.
 
Taxas
Para os cargos de Ensino Superior: R$ 60,00 e 80,00;
Para os cargos de Ensino Fundamental: R$ 30,00.
 
Provas
O certame será realizado por meio de prova objetiva e de títulos.
 
As provas escritas e a entrega dos títulos estão previstas para 09 de março de 2014, na Escola Básica Municipal Dom Bosco, situada na Av. Luiz Lunardi, 278, Bairro Centro, em Xaxim/SC, com início às 8h30 e término às 11h30, horário oficial de Brasília/DF).
 
O gabarito será divulgado a partir das 19h do dia 09 de março de 2014, nos sites www.assconpp.com.br e www.xaxim.sc.gov.br.
Validade
O processo seletivo terá validade de 1 ano, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, caso houver interesse da Administração Municipal.

Prefeitura de Osasco - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 009/2014, de processo seletivo, para o preenchimento de 52 vagas para Médico (Anestesista, Ginecologista, Neonatologista e Pediatra). A remuneração de R$ 2.674,14.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 21 de fevereiro de 2014, das 8h às 16h, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, localizado na Rua da Saudade, 62, Bela Vista. 
 
O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista Técnica. O resultado da seleção pública será informado na Imprensa Oficial do Município de Osasco - IOMO.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação.
 
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 14 de fevereiro de 2014, a partir da página 20.

Concurso Prefeitura de Cocalinho - MT 2014

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Cocalinho, estado do Mato Grosso, lançou edital nº 001/2014 de concurso público, visando prover 70 profissionais em cargos efetivos do quadro permanente da Prefeitura Municipal.
 
Entre os requisitos para contratação, é preciso ter ensino fundamental, médio e superior e os aprovados receberão subsídios de até R$ 8.500,00 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.

Cargos
Assistente Social, Bioquímico/Biomédico, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Fisioterapeuta, Gestor Hospitalar, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor, Psicólogo, Auxiliar Administrativo, Agente Sanitário, Apoio Administrativo Educacional - Vigilância, Técnico (Enfermagem, Radiologia e Saúde Buca), Agente de Serviços Urbanos, Mecânico em Manutenção, Apoio Administrativo Educacional - Transporte e Operador de Máquinas Pesadas.

Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas pelo site www.sydcon.com.br, no período de 22 de fevereiro a 20 de março de 2014.
 
A taxa de  inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Provas
O processo seletivo constará de prova objetiva, prática e de títulos.
 
Os títulos deverão ser entregues em fotocópias autenticadas por cartório de notas ou pelo responsável pelo protocolo, acompanhada do original e protocolados até o dia 21 de março de 2014, contendo a identificação do candidato e seu número de inscrição.
 
As provas objetivas e práticas serão aplicadas na data provável de 13 de abril de 2014, em horários e locais a serem divulgados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, no site www.sydcon.com.br e no jornal oficial do Município, disponível no endereço eletrônico www.amm.org.br, a partir do dia 02 de abril de 2014.
 
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, no site www.sydcon.com.br, a partir das 17h do dia seguinte ao da aplicação das provas.
 
O julgamento da prova de títulos será realizado provavelmente no dia 25 de abril de 2014, na Prefeitura de Cocalinho - MT.

Validade
O concurso público terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Rio Negro - PR realiza processo seletivo

A Prefeitura de Rio Negro, município localizado a 109 km da capital do estado do Paraná, recebe inscrições para o processo seletivo regido pelo edital nº 005/2014, no qual são ofertadas 02 vagas para Médico Clínico Geral e Odontólogo. O salário pode chegar a R$ 12.176,61 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas de forma gratuita na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro, até 21 de fevereiro de 2014. A seleção será realizada através de prova de títulos.
 
O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado por meio de publicação em jornal oficial do município, assim como nos sites www.rionegro.pr.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amp.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 17 de fevereiro de 2014.

Prefeitura de São Gabriel do Oeste - MS abre processo seletivo

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, no estado de Mato Grosso do Sul, divulgou edital de processo seletivo nº 001/2014/SEMAS, destinado ao provimento de uma vaga no cargo de Psicólogo, para a Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
A remuneração é de R$ 3.115,87, por carga horária de 40 horas semanais.
 
Serão considerados inscritos os candidatos que enviarem currículos para o email: semas@saogabriel.ms.gov.br, cujo recebimento será confirmado pela SEMAS por resposta para o e-mail utilizado para envio, até o dia 24 de fevereiro de 2.014. O candidato pode obter outras informações sobre este Processo Seletivo na Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
O processo seletivo consiste em análise curricular eliminatória e classificatória.
 
O certame tem validade até o dia 31 de dezembro de 2014, que pode ser prorrogada por mais um ano.

Projeto quer ampliar cuidados com a saúde em escolas públicas

Substitutivo inclui medidas de saúde populacional nas escolas, incluindo avaliações clínica, nutricional, oftalmológica e psicossocial
 
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vota, em decisão terminativa, nesta terça-feira (18), substitutivo da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto de autoria do então deputado Lobbe Neto, que institui a Política Nacional de Saúde na Escola (Pense). A finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes e ampliar os cuidados à rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção de agravos à saúde e de promoção e atenção à saúde.
 
O projeto original obrigava o poder público a oferecer anualmente aos alunos do ensino fundamental das redes públicas de ensino a realização de exames de acuidade visual e auditiva. Para justificar o projeto — oriundo de sugestão apresentada pela estudante Martha Ramires de Souza na primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, realizado pela Câmara dos Deputados em 2004 — o autor sustenta que a identificação tempestiva dos problemas de visão e audição tem efeito positivo na vida escolar dos alunos beneficiados.
 
Entre os objetivos da nova Política Nacional de Saúde na Escola estão o reforço à prevenção de agravos à saúde; a articulação de ações integradas com o Sistema Único de Saúde (SUS); e a comunicação entre escolas e serviços de saúde.
 
Com relação às ações, o substitutivo, aprovado pela CAS no final de 2012, ampliou o rol de medidas que devem ser realizadas pelo poder público em parceria com as comunidades e com a escola. Prevê que os alunos terão de passar por avaliações clínica, nutricional; oftalmológica; da saúde e higiene bucal; auditiva; psicossocial. Entre as medidas também estão atualização e controle do calendário vacinal e prevenção do uso de drogas.
 
Segundo o relator, Cícero Lucena (PSDB-SE), a detecção e a correção de problemas de visão no período apontado pela proposta original são adequadas e oportunas. No entanto, o rastreamento de problemas auditivos deve privilegiar as crianças de grupos de risco, preferencialmente no período neonatal ou, o mais tardar, até os 4 anos de idade. Uma medida em tais moldes deveria alcançar, majoritariamente, as crianças que frequentam creches, fugindo, assim, ao limitado escopo do projeto. Para ele, o substitutivo traz uma política que permeia toda a educação básica.
 
SaudeWeb

Anvisa interdita 11 produtos

Confira medida, nome, lote, fabricante e motivo das suspensões
 
A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (17/02), a interdição cautelar do lote 118212 do medicamento Solução de Cloreto de Sódio a 0,9%, fabricado pela empresa JP Indústria Farmacêutica.
 
O lote apresentou resultado insatisfatório no teor de Cloreto de Sódio. Interdições cautelares vigoram pelo prazo de 90 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial da União.
 
Recolhimento voluntário
A Anvisa também deu publicidade ao recolhimento voluntário do lote TML103 do medicamento Haldol 5mg (haloperidol), comprimido, fabricado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica.
 
O fabricante informou que houve um desvio de rotulagem no lote em questão.
 
Outras suspensões
A Anvisa também realizou a suspensão de diversos produtos.
 
Confira na tabela abaixo a medida, nome, lote, fabricante e motivo das suspensões:

MedidaNome do ProdutoLote(s)FabricanteMotivo
Suspensão da distribuição, comércio e uso.
RESOLUÇÃO – RE N° 488, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
Álcool Etílico 70% (p/p) – Antisséptico Quality.M17433Vic Pharma Indústria e Comércio Ltda.O lote apresentou qualidade insatisfatória.
Suspensão da distribuição, comércio e uso
RESOLUÇÃO – RE Nº 489, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
Equipo Bureta para administração endovenosa.
(fab. 10/07/2012; val. 09/07/2017).
KLB5-120710AImportado pela empresa TKL Importação e Exportação de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda.O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto.
Suspensão da distribuição, comércio e uso.
RESOLUÇÃO – RE N° 490, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
 
Todos os produtos para saúde.
Nuclemed S. P. Materiais Médicos e Hospitalares Eirieli.A empresa fabricava produtos para a saúde sem possuir Autorização e Funcionamento (AFE) e registro/notificação dos produtos.
Suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, comércio e uso.
RESOLUÇÃO – RE N° 491, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014

 
Todos os produtos saneantes.New Limp Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza.A empresa fabricava saneantes sem possuir Autorização de Funcionamento (AFE) e registro ou notificação de saneantes.
Suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso.
RESOLUÇÃO – RE Nº 492, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
 
Todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária.Analítica Química Indústria e Comércio Ltda.A empresa não possui licença sanitária nem Autorização de Funcionamento de Empresas.
Suspensão da distribuição, comércio e uso
RESOLUÇÃO – RE Nº 493, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
Equipo Macrogotas para infusão intravenosa – Descarpack.NEMA035Importado pela empresa Descarpack Descartáveis do Brasil Ltda.Foi constatado a presença de um corpo estranho no lote. A tampa protetora da conexão macho estava desconectada.
Suspensão de todas as propagandas que atribuam propriedades não estabelecidas pela Legislação Sanitária.
RESOLUÇÃO – RE Nº 495, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
Kit Água da vida fonte da Juventude.Processadora Industrial e Comercial de Águas Oceânicas (Água da Vida)Não é permitido o uso de alegações de propriedade funcional e/ou de saúde para tal alimento, levando em conta que tal divulgação induz o consumidor a engano com relação à verdadeira natureza desse alimento.
 
Proibição da distribuição e comercialização.
RESOLUÇÃO – RE Nº 572, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
Alimento para Atletas, marca Isofast-MHP.Todos os lotes.Fabricado pela empresa Maximum human Performance Inc.
Importado pela empresa Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda.
Distribuído pela empresa Nutrition
Import Comércio Atacadista de Suplementos Ltda.
O produto apresentou BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadra em nenhuma das classificações descritas na RDC nº 18, de 27 de abril de
2010.
 
Proibição da distribuição e comercialização.
RESOLUÇÃO – RE Nº 573, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
 
Suplemento de Cafeína para atletas, marca Alert 8-hour-MHP.Todos os lotes.O produto contem taurina em sua composição.
Proibição da distribuição e comercialização.
RESOLUÇÃO – RE N° 574, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014

 
Carnivor.Todos os lotesFabricado pela empresa MuscleMeds e distribuído pela empresa Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda.O produto apresentou teores de Vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e as substâncias Glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), Ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos.
 
Proibição da distribuição e comercialização.
RESOLUÇÃO – RE N° 575, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014
 
Probolic-SR-MHPTodos os lotesFabricado pela empresa Maximum Human Performance Inc.
Importado pela empresa Commar Comércio Internacional Ltda.
Distribuído por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda.
O produto possui ácido linoleico conjugado (CLA), substância não considerada segura para uso em alimentos.
A rotulagem original consta que o produto possui aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que não devem ser indicados para atletas.

Fonte: Anvisa

Fenam cria canal de denúncia para médicos

Espaço deve conter informações sobre falta de condições de trabalho, de higiene, manutenção em equipamentos ou remédios, filas de espera de pacientes, pagamentos em atraso, entre outros
 
No espaço “Observatório da Saúde” serão publicadas denúncias dos médicos sobre a falta de condições de trabalho em instituições hospitalares.
 
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) cria espaço de denúncia para médicos por meio da ferramenta “Observatório da Saúde”, na qual devem ser publicadas informações sobre a falta de condições de trabalho em instituições hospitalares, falta de higiene, manutenção em equipamentos ou remédios, além de filas de espera de pacientes, pagamentos em atraso, entre outros.
 
De acordo com o presidente da federação, Geraldo Ferreira, este é um novo canal de diálogo da Fenam, e as denúncias serão encaminhadas aos órgãos competentes. “A grande realidade que vivemos é de sucateamento da rede pública. São difíceis as condições de trabalho e o poder público pouco faz para resolver. Não vamos ficar apenas nas redes sociais. Precisamos ter essas informações nas mãos para também denunciarmos à mídia a realidade que vivemos”, afirmou.
 
No novo espaço, o médico deve preencher um formulário com a descrição do problema e anexa fotos ou vídeos. A identidade do denunciante é protegida. A entidade médica garante o anonimato de quem realizar a publicação.
 
O material será encaminhado para os sindicatos de base para apuração. Com a averiguação, a denúncia será publicada no site da Fenam e divulgada à imprensa. O conteúdo também fará parte de um banco de dados estatísticos sobre o problema da saúde pública.
 
O Ministério Público também será acionado para que sejam tomadas as medidas necessárias para solucionar os fatos ou minimizar o caos vivido diariamente nos plantões. O órgão também poderá, por meio de inquéritos e ações judiciais, responsabilizar as autoridades omissas que permitem a existência de cenários como os que violam os direitos dos pacientes e dos trabalhadores da saúde.
 
Fonte: Com informações do Fenam
 
SaudeWeb

Anahp estima impacto financeiro da redução da jornada da enfermagem

Mudança na lei acarretaria prejuízos financeiros e a necessidade de 235 mil novos postos de trabalho. Confira as projeções da entidade  
 
O Governo Federal pode ter um impacto financeiro na Saúde equivalente a R$ 600 milhões, os estados a R$ 700 milhões e os municípios seriam os mais afetados, com R$ 1,7 bilhão, se o Projeto de Lei que reduz a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem for aprovado.
 
A constatação foi divulgada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que ainda estima o impacto também para as instituições privadas, que alcançariam a cifra de R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões e R$ 3,1 bilhões para instituições com e sem fins lucrativos, respectivamente.
 
Isto porque com a redução, segundo estimativas feitas pela Anahp a partir da RAIS (Relação Anual de Informações do Ministério do Trabalho e Emprego), 235 mil novos postos precisariam ser criados, sendo 189 mil de auxiliares e técnicos de enfermagem e 46 mil de enfermeiros. Considerando apenas salários e encargos para novas contratações, os custos podem chegar a R$ 8,6 bilhões por ano.
 
Atualmente, a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem não pode exceder 44 horas semanais. O projeto de Lei n° 2.295/00 modifica a Lei 7.498/86 e reduz a carga horária dos enfermeiros e técnicos para 30 horas semanais.
 
“A medida afetaria, ainda, a assistência direta ao paciente, o custo da prestação de serviços nos âmbitos público e privado, além de estimular as múltiplas jornadas de trabalho, que prejudicam o desempenho do profissional e coloca em risco a vida de pacientes”, afirmou em comunicado.
 
*A visão do Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal)
 
SaudeWeb

Prevenção da obesidade infantil passa pelo controle do apetite, revela estudo

Prevenção da obesidade infantil passa pelo controle do apetite, revela estudo Stock Images/Stock Images
Foto: Stock Images
Porções adequadas nas refeições e poucas guloseimas para os
pequenos são alguns conselhos dirigidos aos pais
Ganho de peso estaria relacionado à saciedade e ao poder de atração dos alimentos
 
Ter um grande apetite está ligado ao crescimento infantil de forma acelerada e a uma predisposição genética para a obesidade, de acordo com dois artigos publicados no JAMA Pediatrics.
 
O primeiro estudo constatou que o ganho de peso está relacionado a dois aspectos-chave referentes ao apetite, ou seja, a menor capacidade de resposta de saciedade e a maior capacidade de atração dos alimentos (aumento da vontade de comer devido ao cheiro, por exemplo). Além disso, os textos também revelam que as crianças com maior apetite crescem mais rapidamente até a idade de 15 meses, tendendo à obesidade.
 
Os autores usaram dados de gêmeos não-idênticos do mesmo sexo nascidos no Reino Unido em 2007. Quando testadas, as crianças selecionadas apresentaram respostas diferentes aos três meses de idade, e após o período de crescimento até os 15 meses, os resultados foram comparados. Aqueles que eram mais sensíveis à comida ou demonstraram menor à saciedade cresceram mais rápido que seus irmãos gêmeos.
 
— A obesidade é um problema importante na saúde da criança. Identificar os fatores que promovem ou protegem contra o ganho de peso poderia ajudar a reconhecer alvos para a intervenção e prevenção de obesidade no futuro. Estes resultados são extremamente poderosos porque estávamos comparando as crianças da mesma idade e do mesmo sexo crescendo na mesma família, a fim de revelar o papel que o apetite desempenha no crescimento infantil— diz a professora Jane Wardle.
 
O segundo estudo lança luz sobre o caminho que o apetite, especialmente a baixa capacidade de resposta à saciedade, funciona como um dos mecanismos por detrás da predisposição genética para a obesidade.
 
Os pesquisadores acessaram dados de 2.258 crianças de 10 anos de idade nascidos no Reino Unido entre 1994 e 1996. A equipe criou um escore de risco de obesidade poligênica para cada criança para estimar a sua suscetibilidade genética para a obesidade. As pontuações mais altas indicaram maior predisposição genética para a obesidade. Os números foram examinados para determinar a correlação com a capacidade de resposta das crianças à saciedade e à adiposidade (gordura corporal).
 
— Como esperado, verificou-se que as crianças com uma pontuação maior eram mais propensas a ter uma cintura e IMC maiores. Isto sugere que a sensibilidade à saciedade poderia ser alvo de intervenções farmacológicas e comportamentais para prevenir ou tratar a obesidade. Por exemplo, poderiam ser ensinadas técnicas que possam melhorar os seus sinais na criança ao comer. Outra abordagem poderia ser a de proporcionar aconselhamento para os pais e as crianças sobre o tamanho das porções adequadas, limitando o acesso a guloseimas fora das refeições— afirma a médica Clare Llewellyn.
 
Zero Hora

Pesquisadores criam dispositivo para evitar problemas renais em cateterismos

Pesquisadores criam dispositivo para evitar problemas renais em cateterismos Divulgação/Divulgação
Aparelho controla a quantidade de soro que é injetado para hidratar os pacientes e ajudar na eliminação do contraste
 
O cateterismo cardíaco, exame indicado para fazer o diagnóstico da existência de obstruções nas artérias do coração, pode provocar algumas consequências por conta do uso necessário de contraste para a realização do procedimento.
 
A mais frequente delas é o comprometimento da função renal dos pacientes. A chamada Nefropatia Induzida por Contraste (NIC) ocorre em aproximadamente 3% dos pacientes submetidos ao exame. A incidência sobe para cerca de 15% em pessoas que apresentam algum fator de risco prévio, como diabetes e doença renal pré-existente.
 
Apesar de ser transitória na grande maioria dos casos, a nefropatia por contraste pode causar danos renais crônicos. Para evitar a sua ocorrência, a principal medida recomendada é fazer uma hidratação adequada nos pacientes com soro antes, durante e depois do exame, buscando eliminar rapidamente o contraste do organismo. O desafio é conseguir medir o volume exato de soro necessário para cada paciente para ter sucesso na prevenção sem os riscos que uma dose elevada de hidratação pode trazer.
 
Visando reduzir os índices de NIC, o doutor em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela UFRGS e integrante da equipe do Centro de Diagnóstico e Tratamento Intervencionista do Hospital São Lucas da PUC Vitor Gomes está à frente de uma pesquisa inédita no Brasil, realizada na instituição, que usa um dispositivo denominado RenalGuard. O aparelho faz o balanço exato e em tempo real entre o volume de soro aplicado no paciente e sua saída através do fluxo urinário, tornando o controle da quantidade de soro injetado muito mais eficaz.
 
Iniciada em 2013 e prevista para encerrar em 2015, a pesquisa vai englobar 180 pacientes com maior risco de desenvolver NIC submetidos ao cateterismo cardíaco. Destes, 90 terão a aplicação de soro monitorada pelo RenalGuard e os resultados de sua função renal serão comparados com os outros 90 pacientes que receberão a hidratação padrão. Até o momento, 89 pacientes já foram incluídos.
 
— Há muita esperança nesse novo dispositivo, mas temos que esperar o final da pesquisa para avaliar o real benefício que ele pode trazer na prevenção da NIC. Além de diminuir a incidência da nefropatia por contraste, acreditamos que o tempo de internação após o exame possa ser diminuído, uma vez que hidratação será feita de uma maneira mais efetiva e em menor tempo — afirmou Gomes.
 
Zero Hora

Estrias são as cicatrizes mais temidas no universo feminino

Estrias são as cicatrizes mais temidas no universo feminino Divulgação/Ver Descrição
Foto: Divulgação
Procedimentos amenizam a aparência das cicatrizes, mas
não as eliminam
Dermatologista aborda causas, prevenção e tratamentos para o problema
 
Fase de crescimento, gravidez e efeito sanfona são alguns dos fatores responsáveis pelas estrias, uma das maiores preocupações estéticas femininas. Com o aspecto de riscos brancos ou avermelhados, elas são cicatrizes lineares e atróficas que diminuem a espessura e coloração da pele.
 
Fatores genéticos e hormonais estão envolvidos no seu aparecimento, e em algumas fases da vida se tornam as vilãs mais temidas. O dermatologista Rodrigo Motta esclarece as principais dúvidas sobre o tema.
 
_ As estrias surgem quando as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, rompem-se e acabam formando cicatrizes. Isso ocorre quando a pele sofre um estiramento rápido e não consegue adaptar-se à nova forma_ explica o médico.
 
Tipos de estrias
_ As rubras são as mais novas e têm essa coloração, pois ainda existe um conjunto de vasos sanguíneos adequado na área. Se forem tratadas rapidamente, podem apresentar ótimos resultados, já que existem nutrientes suficientes para a regeneração da fibra_ diz Motta.
 
Caso não sejam cuidadas, as estrias avermelhadas evoluem para albas, que são mais profundas, não vascularizadas e têm aparência de pele envelhecida. Nesses casos, só é possível recuperar aproximadamente 70% da pele atingida.
 
Tratamento
Por serem cicatrizes, as estrias não desaparecem totalmente. Porém, existem procedimentos que amenizam a aparência e o resultado varia de acordo com o tipo de tratamento e de estria. Cremes a base de ácidos, peelings, microdermoabrasão, fototerapia e laser de CO2 fracionado são algumas opções.
 
Além da manutenção do peso, uma alimentação saudável com ingestão de líquidos e a hidratação da pele são ações fundamentais para a prevenção das cicatrizes.
 
_ O uso de hidratantes adequados são importantíssimos para manter a pele hidratada e melhorar a sua elasticidade. Um exemplo são os óleos de amêndoas. Eles impedem a perda de água e aumentam a penetração das substâncias hidratantes na pele_ relata o dermatologista. 
 
Zero Hora