Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estrias são as cicatrizes mais temidas no universo feminino

Estrias são as cicatrizes mais temidas no universo feminino Divulgação/Ver Descrição
Foto: Divulgação
Procedimentos amenizam a aparência das cicatrizes, mas
não as eliminam
Dermatologista aborda causas, prevenção e tratamentos para o problema
 
Fase de crescimento, gravidez e efeito sanfona são alguns dos fatores responsáveis pelas estrias, uma das maiores preocupações estéticas femininas. Com o aspecto de riscos brancos ou avermelhados, elas são cicatrizes lineares e atróficas que diminuem a espessura e coloração da pele.
 
Fatores genéticos e hormonais estão envolvidos no seu aparecimento, e em algumas fases da vida se tornam as vilãs mais temidas. O dermatologista Rodrigo Motta esclarece as principais dúvidas sobre o tema.
 
_ As estrias surgem quando as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, rompem-se e acabam formando cicatrizes. Isso ocorre quando a pele sofre um estiramento rápido e não consegue adaptar-se à nova forma_ explica o médico.
 
Tipos de estrias
_ As rubras são as mais novas e têm essa coloração, pois ainda existe um conjunto de vasos sanguíneos adequado na área. Se forem tratadas rapidamente, podem apresentar ótimos resultados, já que existem nutrientes suficientes para a regeneração da fibra_ diz Motta.
 
Caso não sejam cuidadas, as estrias avermelhadas evoluem para albas, que são mais profundas, não vascularizadas e têm aparência de pele envelhecida. Nesses casos, só é possível recuperar aproximadamente 70% da pele atingida.
 
Tratamento
Por serem cicatrizes, as estrias não desaparecem totalmente. Porém, existem procedimentos que amenizam a aparência e o resultado varia de acordo com o tipo de tratamento e de estria. Cremes a base de ácidos, peelings, microdermoabrasão, fototerapia e laser de CO2 fracionado são algumas opções.
 
Além da manutenção do peso, uma alimentação saudável com ingestão de líquidos e a hidratação da pele são ações fundamentais para a prevenção das cicatrizes.
 
_ O uso de hidratantes adequados são importantíssimos para manter a pele hidratada e melhorar a sua elasticidade. Um exemplo são os óleos de amêndoas. Eles impedem a perda de água e aumentam a penetração das substâncias hidratantes na pele_ relata o dermatologista. 
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário