Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sangue nas fezes é sinal de alerta e deve ser investigado por um médico

Médicos tiraram dúvidas ainda sobre sinais da hemorroida e fissura anal
 
O seu intestino funciona normalmente? Ou você tem percebido alguma mudança nos últimos tempos? Já percebeu a presença de sangue nas fezes?
 
Nesse caso, é importante procurar um médico para avaliar se esse sangue é sinal de hemorroida, fissura anal ou até uma doença mais grave, como o câncer colorretal, como explicaram os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Averbach no Bem Estar.
 
iNTESTINO  (Foto: Arte/G1)
 
É preciso avaliar ainda se o paciente sente dor ao ir no banheiro, se o sangue pinga no vaso ou molha o papel. Se a resposta for positiva, pode ser que seja hemorroida ou fissura anal; mas se a resposta for negativa, pode ser um sinal de câncer ou outro tipo de doença mais importante.
 
A tonalidade e a cor do sangue, que pode variar de vermelho mais claro até quase preto, pode também ser um indicativo.
 
Quando o problema acontece em uma parte mais alta do corpo, como uma úlcera, por exemplo, o sangue fica mais escuro, é digerido e sai junto com as fezes; mas se o sangue está na parte final do intestino, como no caso de câncer ou fissura anal, ele pode vir mais claro porque não foi digerido.
 
Seja qual for o tipo, é fundamental buscar ajuda médica e não ignorar o sintoma, como fez o aposentado Antonio Niyama, de 59 anos - depois de ignorar o sangue nas fezes e as alterações no funcionamento do intestino, ele descobriu que estava com câncer no cólon, mas conseguiu se recuperar.
 
Porém, existem casos em que o sangue fica escondido no meio das fezes e o paciente pode não perceber - por isso, a recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que pacientes sem fatores de risco e com mais de 50 anos façam anualmente o exame de sangue oculto nas fezes e, caso seja detectado, os médicos pedem a colonoscopia para ver o intestino por dentro.
 
Dessa maneira, é possível fazer o diagnóstico precoce da doença. Pessoas com idade avançada, casos de câncer na família ou síndromes hereditárias de intestino devem se preocupar um pouco mais já que o risco é maior.
 
Hemorroidas
A repórter Daiana Garbin foi às ruas saber o que as pessoas acham sobre hemorroida - alguns acham que ficar muito tempo sentado pode causar o problema, outros acham que sentar em um lugar onde alguém com hemorroida sentou pode contrair a doença e há ainda quem ache que a pimenta é uma das causas.
 
No estúdio, o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui explicou que tudo isso é um mito e que, na verdade, o ressecamento das fezes é o que causa a  hemorroida e também a fissura anal, que é uma ferida causada pelo trauma na hora de evacuar. Isso acontece porque as fezes endurecidas acabam danificando mais o ânus e o reto porque saem com mais dificuldade. Por isso, a recomendação é ingerir bastante água para manter a digestão saudável e evitar esses problemas. No caso da hemorroida, o médico explicou ainda que o tratamento nem sempre é cirúrgico.
 
Além da ingestão de água, para o intestino funcionar melhor, é importante ainda consumir alimentos ricos em fibras e também usar um apoio, como um banquinho, na hora de sentar no vaso, como explicou o cirurgião Fábio Atui.
 
Se nada disso funcionar e o intestino continuar preso, é preciso procurar a ajuda de um médico.
 
G1

Peixes têm pouca gordura saturada e fazem bem para a saúde do coração

Sardinha, filhote e pescada amarela estão entre os que mais têm ômega 3
 
O peixe é uma proteína de excelente qualidade com o benefício ainda de ser uma carne magra. Comparado à carne bovina, suína e ao frango, é o que tem o menor teor de gordura saturada e, por isso, traz muitos benefícios para o coração, como explicou o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni no Bem Estar.
 
Outra vantagem dos peixes é que eles têm ômega 3, uma gordura boa que ajuda até mesmo na prevenção de doenças cardiovasculares. No Brasil, os tipos que mais têm essa substância são a sardinha, o peixe filhote e a pescada amarela, como mostrou o cardiologista Daniel Magnoni. No caso da sardinha, existem três maneiras de consumo: em óleo, que tem gorduras boas; na água, que tem menos calorias; e no molho de tomate, rica em fibras e antioxidantes.
 
Para quem está de dieta, optar pela sardinha em óleo ou até mesmo pelo atum é uma maneira de ingerir gordura poli-insaturada (se for óleo de soja) e monoinsaturada (se for óleo de oliva), que também fazem bem para a saúde, se consumidas na quantidade adequada.
 
Peixe vale este (Foto: Arte/G1)
 
Já o salmão, um dos tipos mais consumidos no país, não tem a mesma quantidade de ômega 3 da sardinha, por exemplo, já que é uma truta criada em cativeiro e colorida artificialmente – alguns criadores dão ração enriquecida com ômega 3, mas não tem a mesma absorção, segundo o médico.
 
No hemisfério norte, por outro lado, o salmão tem muito ômega 3 porque se alimenta de um outro peixe azul que ingere uma alga específica com grande quantidade dessa gordura. Os esquimós, por exemplo, comem esse salmão e apresentam maiores benefícios à saúde.
 
É preciso tomar cuidado com a forma de preparo – os empanados e fritos, apesar de serem os mais irresistíveis, são os mais nocivos à saúde já que levam farinha, ovo e muita gordura. Além disso, as frituras geralmente são muito calóricas – um filé de peixe de 120 gramas, por exemplo, chega a ter 360 calorias.
 
Por isso, os grelhados, assados e cozidos são as melhores opções e, além de serem mais saudáveis, podem ser saborosos.
 
Nas preparações feitas pelo chefe de cozinha, o limão foi muito utilizado – muita gente acha que o limão faz a gordura derreter dentro e fora do corpo, mas como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, isso é um mito.
 
Como tirar a espinha?
Muita gente sofre na hora de comer peixe por causa da espinha – no entanto, é possível vencer essa luta e saborear o prato sem sofrimento.
 
Na reportagem da Carla Modena, a dona de restaurante Teresa Pires Morgado ensinou um passo a passo para separar a espinha – primeiro, ela faz um corte na parte de cima, da cabeça até o rabo, para abrir a pele; depois, faz um corte leve, como se fosse cortar o rabo, mas sem aprofundar a faca; em seguida, ela passa a faca como se fosse fatiar o peixe ao meio. Então, a espinha se desprende e sai junto com a cabeça.
 
De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, se a pessoa engole a espinha, ela geralmente passa pelos órgãos em uma posição vertical e sai nas fezes sem nenhum dano.
 
Mas há o risco, mesmo pequeno, de ocorrer a perfuração de algum órgão, geralmente o esôfago ou intestino, e causar uma infecção – nesses casos, o tratamento é cirúrgico.
 
Por isso, o paciente que engole uma espinha mais dura deve procurar um médico para fazer uma endoscopia, principalmente se sentir algum desconforto logo depois. Se for uma espinha pequena, mais mole, só é preciso buscar ajuda se houver algum incômodo.
 
G1

Carne de porco pode apresentar calorias e colesterol em baixas quantidades

Evite o colesterol - Foto: Getty ImagesCompare as carnes suínas com as peças de boi e de frango e faça escolhas mais saudáveis
 
A carne de porco já foi tão vilanizada, que até na Bíblia seu consumo era proibido, pelo menos no Antigo Testamento. Apesar de no texto sagrado as alegações serem místicas, o real motivo era a quantidade de doenças que esse alimento poderia passar. Por sorte, isso hoje é passado. "A carne de porco hoje passa por rigorosos processos de produção e higiene. Com o cruzamento genético, associado a esse controle sanitário, ela voltou a ter seu lugar de destaque no grupo das proteínas", explica a nutricionista Nicole Trevisan, da ADJ Diabetes Brasil.

Isso foi aliado à nova alimentação dos suínos, que mudou para melhor. "Eles anteriormente eram alimentados com restos de comida, e agora recebem ração equilibrada, com quantidades adequadas de macronutrientes, e em certas marcas até há a presença de antioxidantes e sequestradores de toxinas", explica Israel Adolfo, nutricionista do esporte de São Paulo. Mas para garantir tudo isso, é preciso verificar sempre a procedência do alimento, inclusive o carimbo da vigilância sanitária.

A carne suína hoje é uma boa opção de carne vermelha. Apesar da cor clara, ela entra nessa categoria por causa da concentração de hemoglobina, que mesmo sendo menor do que no tipo bovino, ainda é considerada alta. Pena que o estigma de inimiga da saúde ainda continue... Religiosos ou não, muitos ainda acreditam que a carne suína é rica em gorduras e colesterol, características que agora fazem parte do passado desse alimento - desde que você saiba escolher os cortes mais saudáveis e capriche no modo de preparo. O lombo de porco, por exemplo, apresenta menos quantidade de colesterol que o filé de frango. Se você ainda não está convencido, comparamos essa iguaria com as carnes de boi e frango, para que ela possa finalmente ser absolvida na inquisição da cozinha.
 
Confira:
 
Ótima fonte de proteínas
Nesse primeiro quesito, a carne de porco é campeã, mas principalmente pela qualidade. "Estudos mostram que a carne suína possui maior conteúdo de aminoácidos essenciais (aqueles que nosso corpo não produz), como por exemplo, leucina, lisina e valina. Estes aminoácidos podem auxiliar o organismo na manutenção do sistema imunológico", explica Karina Valentim, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição. Porém, quando o assunto é quantidade, o lombo assado perde apenas para o peito de frango assado, enquanto o primeiro tem 28 gramas a cada 100 g de carne, o segundo apresenta 31 g para a mesma quantidade. Já a alcatra, nessa categoria, apresenta o valor 27 gramas, apenas um pouco a menos.                     
 
Porco também pode ter cortes magros
É claro que em todos os tópicos, tudo depende do tipo de corte. E alguns tipos de carne suína são bem pouco calóricos, por incrível que pareça para muita gente. Vamos aos números: a bisteca suína apresenta 164 kcal a cada 100 gramas do alimento. Já o corte bovino mais magro é o contrafilé sem gordura, que apresenta 131 kcal na mesma quantidade. Porém, a alcatra já tem muito mais energia: 234 kcal. O frango, no entanto, ganha de todas, o peito sem pele é a carne menos calórica de todas, com 119 kcal a cada 100 gramas. Vale ressaltar que esses valores calóricos não consideram o modo de preparo do alimento, portanto a melhor forma de garantir que o corte suíno fique mais saudável à mesa são as preparações assadas, grelhadas e cozidas. Evite as versões fritas, que aumentam o valor calórico da carne. Quando é feita com óleo, por exemplo, a bisteca de porco soma 311 kcal, um aumento considerável. E nem todos os cortes do porco são liberados. O toucinho, por exemplo, contém 593 kcal a cada 100 gramas. 
 
Colesterol: evite os cortes mais gordos
De acordo com a nutricionista Karina Valentim, alguns cortes de carne de porco lideram o ranking quando o assunto é menos colesterol. O lombo suíno está empatado com o filé-mignon bovino, ambos apresentam 55 mg de colesterol a cada 100 gramas de carne. Logo em seguida vem o filé de frango sem pele, com 59 mg, assim como o contrafilé sem gordura. "Porém, o teor de colesterol da costela suína e do toucinho é maior que todos os cortes de carne bovina, sendo assim, estes cortes não seriam indicados para o consumo cotidiano", alerta a especialista. Já no quesito gorduras, a carne de frango é que as possui em menor quantidade. 
 
Composição nutricional
No caso de nutrientes como vitaminas e minerais, o porco também apresenta mais vantagens. "A carne suína possui maior teor de vitamina B1 (tiamina), vitamina B3 (niacina) e vitamina B8 (biotina) comparada à carne bovina", aponta a nutricionista Karina. Por outro lado, a carne bovina tem teores maiores de vitamina B12, aquela que só encontramos em fontes animais, e o frango é rico em vitamina B5. Na questão mineral, a carne de boi tem mais zinco, ferro e potássio, seguida pela carne de porco e só depois a de frango. 
 
Maciez e preparo
Não importa o tipo da carne, todas elas devem ser feitas preferencialmente cozidas, assadas ou grelhadas. Porém, o nutricionista Israel Adolfo considera a suína a carne de preparação mais difícil. "A carne que precisa de melhor cozimento é a de porco, por isto considero a de preparo mais complicado", explica o especialista. Já a maciez varia não só entre os cortes, mas também de animal para animal, mesmo que sejam da mesma espécie. Karina ensina um truque para qualquer uma delas: "para deixar o grelhado mais suculento recomenda-se que não aperte a carne na panela, deixe selar de um lado, vire e deixe selar do outro, para que a carne não perca seu suco interior e fique macia". 
 
 
Ingestão em excesso
As proteínas quando consumidas em quantidades muito grandes podem trazem problemas ao organismo, de acordo com Nicole Trevisan. Mas entre os três tipos de carne, a mais perigosa acaba sendo a proveniente do boi. "Estudos mostram que as carnes bovinas possuem maior teor de gordura intrínseca quando comparada a outras carnes. O consumo desta gordura está associado a um maior risco de doenças cardíacas", explica Karine Valentim. Mas ela mesma alerta que no lugar de cortá-la de vez do cardápio, o ideal é limpar bem as peças e tirar toda a gordura antes do preparo. 
 
Consumo recomendado
Para Israel Adolfo, é muito importante consumir carne, já que ela será fonte de proteínas de alta qualidade e vitaminas como a B12. Mas o consumo deve ser distribuído ao longo da semana. "As carnes bovinas e suínas, por apresentarem um teor de gordura maior, devem ser consumidas no máximo de 3 vezes na semana. Nos outros dias é importante que se faça um rodízio, alternando o consumo de peixes, frangos e ovos, como fonte proteica", ensina a nutricionista Karina. 
 
Minha Vida

Entenda a relação entre alimentos integrais e o ganho de peso

Alguns produtos ricos em fibras podem ter grandes quantidades de açúcar refinado, sal ou gordura
 
Por Amanda Epifânio Pereira
 
A obesidade tem sido um tema central em publicações relacionadas à saúde. De fato, sua magnitude merece espaço. O excesso de peso tem sido fortemente relacionado a diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. Mudanças no estilo de vida com maior atividade física e cuidados com a alimentação são armas poderosas no combate ao que se considera o mal do século. 
 
As fibras são fortes aliadas nesse processo. É consenso em toda literatura médica os benefícios do consumo de fibra no controle do peso. Vários mecanismos podem estar associados a esse benefício. Entre eles o poder de proporcionar saciedade dos alimentos ricos em fibra, isso porque as fibras, principalmente as solúveis, aumentam a viscosidade das dietas tornando a digestão mais lenta. Esse processo também pode gerar o aumento da secreção de alguns hormônios relacionados à saciedade. Além disso, as fibras da dieta podem impor uma barreira mecânica à absorção de macronutrientes como as gorduras e carboidratos no intestino ajudando a controlar a glicemia e o colesterol. 
 
Com tantos benefícios, o uso das fibras passou a ser uma arma da indústria de alimentos para enriquecer seus produtos e melhorar suas imagens. É possível encontrar bebidas gaseificadas, água, requeijão, salgadinhos, bolachas, sucos e uma infinidade de produtos enriquecidos com fibras.
 
Por traz do apelo de produto integral ou rico em fibra, o que estamos encontrando é uma variedade de produtos ricos em açúcar ou sal e gordura, muita gordura. E o inevitável acontece: ganho de peso! O consumo de alguns produtos com rótulos de integrais está contribuindo para obesidade. Um verdadeiro paradoxo!  
 
Há outra questão muito relevante para o aumento do peso a partir do consumo desses alimentos. Refere-se ao fato de que produtos com alegações de saúde são consumidos em quantidades elevadas. Tanto produtos industrializados, principalmente as bolachas, como alimentos minimamente processados como arroz integral e massas.
 
O fato de ser integral funciona como um aval para consumo exagerado. E é justamente o inverso que pode trazer benefícios à saúde. Como a fibra aumenta a saciedade, o esperado seria que as pessoas comessem menos desses produtos e não mais. 
 
A saciedade é um mecanismo extremamente complexo e muitas vezes o consumo de fibra não é capaz de diminuir a fome e ajudar com emagrecimento. Mesmo assim, alimentos ricos no nutriente continuam fazendo parte da recomendação de saúde.
 
 O único modo de garantir a presença de fibras na dieta e tirar algum proveito desse nutriente é consumi-la em todas as refeições, todos os dias. É possível alcançar a recomendação ideal de fibras consumindo pelo menos quatros tipos de frutas, duas porções de legumes e verduras, duas porções de grãos e três porções cereais integrais como pão e arroz. As porções devem ser ajustadas individualmente para que os resultados alcançados sejam realmente positivos. 
 
Quanto aos produtos industrializados, o consumidor deve ficar atendo para não cair em armadilhas minuciosamente articuladas pela indústria de alimentos. Ter fibras ou ser integral não deve ser o único critério para escolher determinado alimento. É preciso ser pobre em gordura, sal e açúcar e a quantidade dever ser igual ou superior a 2 gramas de fibras em de 30 g de alimentos. 
 
Minha Vida

Deixe a pele do bebê livre de problemas no verão

Como cuidar da pele do bebê no verão?Brotoejas e dermatites são comuns, mas manter a pele fresquinha é o segredo
 
No verão, é comum que o bebê sofra com brotoejas, alergias, dermatites e pequenas inflamações na pele, além das tão temidas picadas de inseto.
 
Segundo o pediatra Francisco Lembo, do Hospital Samaritano, em São Paulo, boa parte desses problemas acontece por causa do excesso de suor do bebê, devido ao calor.
 
"É importante deixá-lo sempre fresquinho para a que a pele consiga respirar", afirma.
 
Confira as dicas de pediatras abaixo e mantenha-o longe dos problemas de pele mais comuns no verão:
 
Evite roupas em excesso
Muitas vezes, os pais não percebem que estão colocando roupas demais nos pequenos por não entenderem como funcionam as sensações térmicas. "Muitas vezes, o bebê precisa apenas de uma peça a mais de roupa que o adulto, e sempre com tecidos leves no verão", diz a pediatra Camila Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Um bom sinal de que a criança está passando calor é o suor na nuca ou as bolinhas no seu corpo. "Suar, chorar, ficar irritado ou empipocar pode ser sinal de que ele está com calor", afirma a médica.                     
 
Prefira roupas de algodão
O pediatra Francisco Lembo conta que muitos tipos tecidos não deixam a pele respirar - como náilon e poliéster - , o que pode gerar problemas de pele no bebê. "O melhor tecido é o algodão puro, que deixa a pele transpirar sem reter suor", recomenda.  
 
Só de fraldas
Se a temperatura estiver muito alta, o bebê pode se sentir mais aliviado ao ficar durante o dia sem roupas - só de fraldas. "Essa medida refresca a sua pele se estiver muito calor, evitando alergias e problemas", explica o pediatra Francisco Lembo.  
 
Mantenha o bebê em ambiente ventilado

No verão, nada de manter o bebê em locais fechados. "Quanto mais arejado e fresquinho a criança estiver, menos chances de ter doenças de pele clássicas do calor, como brotoejas que acontecem no bebê que transpira muito", justifica a pediatra Camila Reibscheid. 
 
Banhe-o com frequência
Com o calor, a pele do bebê pede mais de um banho ao dia. "O banho deve ser morno e não se deve esfregar a pele do bebê, já que o intuito é apenas refrescar a pele", ensina Francisco Lembo. A pediatra Camila também recomenda o uso de sabonete apenas em um dos banhos do dia. "Se usado todas as vezes, o sabão tirar a camada de gordura responsável pela proteção da pele", justifica.  
 
Invista em pomadas protetoras
Uma das doenças de pele mais comuns para o bebê nessa época do ano é a dermatite de fraldas. Segundo Lembo, ela acontece porque a pele entra em contato com xixi e fezes - e o efeito é potencializado com o calor que acaba ficando dentro das fraldas. Por isso, é importante passar uma pomada protetora em cada troca. "A pomada evitará que as fezes e o xixi irritem a pele", esclarece. Outra dica é deixar o pequeno 10 minutos livre de fraldas ou com elas abertas, para permitir uma ventilação. "Para evitar acidentes, procure deixa-lo sem fraldas logo depois da troca", ensina Camila.
 
Contra insetos, proteção física
As picadas de inseto podem causar alergias, e o problema é ainda maior em bebês recém-nascidos, já que sua pele é mais sensível. No entanto, não é recomendada a utilização de repelentes químicos na pele dos pequenos. "O repelente é arriscado, pois ele pode ser absorvido pela pele do bebê, levando até mesmo a anemia e intoxicações", alerta Francisco Lembo. Por isso, o pediatra indica protetores físicos, como mosquiteiros. 
 
Não se esqueça do filtro solar
Médicos recomendam que o bebê recém-nascido não use protetor solar por ter a pele ainda muito sensível a produtos. Mas, depois de alguns meses, o filtro solar se faz muito necessário. "A pele do bebê é extremamente sensível e o protetor solar evita lesões, como queimaduras", diz a pediatra do Hospital São Luiz.   
 
Mantenha-o hidratado
Bebês que não são alimentados apenas com aleitamento materno devem ter reforço na hidratação, seja com água ou sucos. Segundo o pediatra Francisco Lembo, a hidratação vem de dentro. "Ao ingerir bastante líquido, a pele do bebê fica mais hidratada, evitando que as glândulas presentes na pele fiquem obstruídas e facilitem o desenvolvimento de doenças", esclarece o médico.   
 
Minha Vida

Veja dicas úteis para melhorar a limpeza dos dentes e higiene bucal

Não tenha pressa na higienização. O processo de limpeza deve demorar no mínimo dois minutos
Evite problemas de saúde e mantenha o sorriso sempre saudável

A prevenção é a maneira mais econômica de manter a saúde bucal. Uma boa escovação reduz significativamente o risco do desenvolvimento de cáries e do mau hálito. Por isso, elencamos as principais técnicas para a correta higienização dos dentes. 

Veja as dicas a seguir:

- Prefira escovas de cerdas macias e cabeça pequena, para não machucar a gengiva e alcançar os dentes no final da boca

- O ideal é escovar os dentes ao menos três vezes por dia: ao acordar, depois do almoço e antes de dormir

- Use produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor

- O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, até mesmo  entre os últimos. É importante que ele entre um ou dois milímetros na gengiva. É nesse local que a placa bacternian se acumula com maior facilidade

- À noite a limpeza deve ser mais caprichada, pois como produzimos menos saliva, há um aumento na proliferação de bactérias

- Não tenha pressa na higienização. O processo de limpeza deve demorar no mínimo dois minutos

- Substitua a escova dental a cada três ou quatro meses. Caso fique doente, com gripe ou resfriado, troque antes, pois há risco de nova infecção devido aos germes que aderem às cerdas da escova
 
- Visite seu dentista regularmente. Só ele poderá identificar possíveis problemas e indicar o melhor tratamento

R7

Dentistas ilegais e sem formação atendem clientes nas ruas do Paquistão

Reprodução / BBC
Serviços odontológicos são oferecidos ilegalmente nas ruas de Islamabad
Serviço é usado por pessoas que não têm acesso à saúde do país
 
Mais de 13 mil autônomos sem formação — que atuam ilegalmente oferecendo serviços odontológicos — estão atendendo clientes em consultórios improvisados nas ruas do Paquistão. O serviço é usado por pessoas que não têm acesso à saúde do país.
 
Estatísticas recentes apontam que 78% da população não tem acesso a atendimento básico de saúde. Um dos informais que conversou com a BBC é Nooruddin, em Islamabad. Ele atende pessoas em uma ponte que passa por cima de um velho e sujo trilho de trem.
 
No chão, ao seu lado, está um cobertor sujo, com uma broca enferrujada, garrafas com líquidos turvos e vários dentes. Noorudin trabalha aqui há 20 anos, oferecendo soluções rápidas para problemas odontológicos. Ele não possui qualquer tipo de qualificação profissional, mas seus clientes não reclamam.
 
O Paquistão não possui um sistema público de saúde abrangente, o que faz com que a população precise arcar com seus próprios custos no setor. Menos de 1% do PIB do país é gasto em saúde — equivalente a menos de 4% do orçamento do governo.
 
Desigualdade
A Associação Paquistanesa de Dentistas afirma que esse tipo de atividade é muito comum nas ruas e becos das cidades do país.
 
As autoridades já tentaram realizar diversas operações de combate à atividade clandestina. Mas existe grande demanda pelo serviço, sobretudo em vizinhanças pobres e favelas.
 
Nooruddin diz qe "se você é rico e chique, vá a um dentista formado no exterior. Eu sou o médico dos pobres, e eu sou tudo que eles têm".
 
A desigualdade entre ricos e pobres — cada vez maior no Paquistão — fica evidente com uma visita ao consultório de última geração do dentista Anees-ur-Rehman, também em Islamabad.
 
A sala de espera — decorada com arte moderna — está lotada de pacientes, vários vestidos com marcas de grife. Em um país onde mais de um terço da população vive abaixo da linha da pobreza, o polimento de dentes custa cerca de R$ 400,00 (US$ 200).
 
Os dentistas profissionais dizem que o alto custo de serviços odontológicos no país é justificado pela necessidade de importação de equipamentos caros, além do tratamento personalizado.
 
Uma cadeira de dentista custa o mesmo preço de um carro de luxo — como os diversos que estão estacionados em frente ao consultório de Rehman.
 
Para Ahmed, paquistanês de 60 anos, a única alternativa são os autônomos ilegais. Ele sustenta uma família de seis pessoas vendendo legumes e verduras nas ruas do país.
 
Ele tem diabetes e seus dentes estão apodrecendo. Ele precisa urgentemente de uma dentadura nova. Alguns hospitais do governo conseguem oferecer tratamento gratuito, mas o acesso é limitado a poucos. Ele acabou conseguindo o que queria na rua, de forma clandestina.
 
— Eu me consultei com um médico e ele pediu cerca de R$ 60 (3 mil rúpias). Este cara estava me pedindo R$ 5 (250 rúpias). Quando eu disse que não teria dinheiro, ele me disse: 'ok, então pague R$ 3,50 (200 rúpias)'.
 
BBC Brasil/R7

Mãe usa Internet para fazer diagnóstico de filha com síndrome rara

Reprodução / BBC
Jayne Hughes descobriu síndrome rara da filha pela Internet
Cansada dos diagnósticos inconclusivos, mãe busca nas redes informações sobre doença
 
A britânica Jayne Hughes passou décadas tentando descobrir a doença que acometia sua filha, Amy. Aos 22 anos, a jovem mede cerca de 1,20 metro, altura equivalente à de uma menina com menos da metade da sua idade.
 
Além da baixa estatura, ela também tem dificuldades na fala e apresenta sinais de demência.
 
Cansada dos diagnósticos inconclusivos, Jayne tomou uma decisão considerada para muitos médicos precipitada, mas que, ao final, se provou útil: buscou na Internet casos semelhantes aos de suas filhas.

Navegando na rede, ela se deparou com imagens de outras crianças com olhos profundos e feições semelhantes às da jovem. As características sugeriam se tratar de uma doença raríssima: a síndrome de Cockayne.
 
— Quando eu encontrei a síndrome de Cockayne na internet, havia algumas fotos de crianças e todas se pareciam com ela. Então eu imprimi as fotos e quando meu pai apareceu, falei: 'Dê uma olhada nisso'. Ele perguntou quando eu havia tirado aquelas fotos de Amy e eu disse que não eram dela. Foi naquele ponto que eu pensei: é isso, definitivamente é isso que ela tem.
 
Jayne brinca que apenas recentemente aprendeu os comandos de 'copiar' e 'colar', mas tem na Internet um aliado poderoso, sem o qual seu martírio não teria fim.
 
— Eu não conseguia descansar ou dormir, não conseguia cuidar do meu outro filho. Sem a internet eu estaria perdida.
 
Agradecida pela ajuda da rede, ela decidiu criar um site Amy and Friends (Amy e amigos, em tradução livre), que apoia 1.500 outros jovens pelo mundo afetados pela mesma síndrome.
 
'Cibercondria'
Como Jayne, milhares de pessoas estão recorrendo à internet em busca de diagnósticos para transtornos e doenças.
 
A prática cresceu tão fortemente nos últimos anos que médicos já alertam para seus riscos, especialmente entre aqueles que, mesmo sem nenhum sintoma aparente, passam horas conectados à rede para buscar curas para doenças que não têm.
 
O transtorno já tem nome: cibercondria, a 'hipocondria virtual', segundo psiquiatras do centro de saúde mental da fundação Imperial College Healthcare de Londres, que gerencia cinco hospitais na capital britânica.
 
Para o professor Peter Tyer, "quatro em cada cinco pacientes com hipocondria passam horas na Internet".
 
Segundo ele, a cibercondria está em alta. Uma pesquisa desenvolvida por Tyer sobre o assunto foi recentemente publicada na revista médica Lancet.
 
Mas há uma boa notícia: o problema pode ser tratado efetivamente com terapia.
 
— Uma das primeiras coisas que fazemos no tratamento é pedir para os pacientes pararem de navegar pela Internet. Outra coisa é sugerir que eles façam diários. Via de regra, as anotações mostram que toda vez que eles usam a Internet, a sua ansiedade aumenta. O problema é que a Internet contém todo o conhecimento que você precisa ter - mas não oferece nenhuma avaliação disso.
 
Reação dos médicos
É consenso que a tecnologia pode ajudar a resolver grandes problemas de saúde. Mas a forma como ela vem sendo utilizada é motivo de preocupação da maioria dos médicos.
 
Christian Jessen — clínico-geral, apresentador de TV e usuário voraz da rede social Twitter — estima que dois terços de seus 30 mil tuítes foram respostas a questões sobre a saúde de usuários.
 
Um exemplo recente, lembra ele, foi o de uma pessoa que não conseguia marcar uma consulta médica para desobstruir seus ouvidos.
 
— Eu o aconselhei a usar azeite como remédio. O azeite é antibactericida, antisséptico, e tem poucas contra-indicações.
 
Mas Jessen prefere ser cauteloso: ele sempre retuíta a pergunta original e se recusa a dar sua opinião médica com base em fotos que as pessoas lhe enviam. Ele considera a Internet uma forma moderna e sucinta de ajudar as pessoas.
 
— Quando comecei a fazer isso (responder a usuários no Twitter), houve uma reação negativa da comunidade médica. Eles alegavam que eu não devia interagir com pessoas que eu nunca vi e tampouco dar recomendações médicas. Mas não é diferente de você estar em uma festa, quando você anuncia que você é médico. A primeira coisa que as pessoas fazem é contar a você todo o seu histórico médico e pedir um diagnóstico. É exatamente a mesma coisa.
 
Ele diz, no entanto, que embora a tecnologia possa agilizar a descoberta e o tratamento de doenças, nada substitui uma consulta anual com o médico de confiança.
 
Perigo
Um site respeitado, foca nas histórias dos pacientes. A página é cuidadosamente pesquisa por acadêmicos. Nela, as pessoas falam francamente sobre suas condições especiais.
 
Engenheiro de formação, o professor Stuart Jessup foi recrutado por meio do Twitter para participar da empreitada. Ele percorre a Inglaterra para aumentar a conscientização das pessoas sobre a depressão.
 
A professora Sue Ziebland, da Universidade de Oxford, passou 15 anos examinando como os pacientes usam a Internet, incluindo pessoas com câncer.
 
Segundo ela, "um dos homens que entrevistamos deixou de frequentar a biblioteca pública perto de sua casa para buscar informações sobre grupos de apoio na Internet".
 
— Uma das primeiras coisas que ele achou foi a página de uma associação voltada para o tipo de câncer que ele tinha. Ali, ele descobriu que sua expectativa de vida dificilmente passaria de cinco anos. Ele ficou tão aterrorizado que desligou o computador imediatamente. Nesse caso específico, a informação era correta, mas talvez não deveria estar na página principal da associação.
 
Depois de por muito tempo ver a Internet como uma ameaça, Ziebland diz que os médicos passaram a discutir os diagnósticos com seus pacientes durante as consultas. No entanto, médicos alertam para os perigos de diagnósticos imprecisos na rede.
 
BBc Brasil/R7

Concurso Prefeitura de São Benedito do Rio Preto - MA

Com oferta de 257 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, no estado do Maranhão, lançou edital nº. 001/2013 para realização de concurso público.
 
Cargos: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico-Cirurgião, Veterinário, Nutricionista, Tecnólogo em Radiologia Médica, Terapeuta Ocupacional, Professor (Anos Iniciais, Matemática, Geografia, Ciências, Ed. Física, Inglês, Português, História e Revisor de Braille), Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Digitador, Fiscal Ambiental, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Guarda Municipal, Tradutor-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais-Libras, Revisor, ledor, transcritor Braille, Técnico (Agrícola, Enfermagem, Informática e Radiologia), Auxiliar Operacional de Serviços Diversos (A.O.S.D.), Eletricista, Motorista D e Vigia.
 
Os aprovados trabalharão em regime de 20 ou 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 2.712,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As inscrições serão efetuadas no site www.institutomachadodeassis.com.br, até às 23h59min do dia 09 de janeiro de 2014, horário local.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 45,00;
Nível médio: R$ 55,00;
Nível superior: R$ 90,00.

A prova objetiva está prevista para 19 de janeiro de 2014, no horário das 8h às 12h, em locais que serão divulgados a partir do dia 09 de janeiro de 2014 no site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
Os gabaritos preliminares serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas objetivas, por meio do site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
A validade do concurso público será de 01 ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de São Benedito do Rio Preto.

Concurso Prefeitura de Paraibano - MA

A Prefeitura de Paraibano, no estado do Maranhão, auxiliada pelo Instituto Machado de Assis, publicou edital de concurso público n° 001/2013, destinado ao provimento de 139 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 678,00 e R$ 4.000,00, por jornadas de 20o ou 40 horas por semana.

- Nível Fundamental/Técnico: Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Eletricista, Encanador e Operador de Máquinas Pesadas;

- Nível Médio/Técnico: Entrevistador Cadastral, Agente Administrativo, Cuidador de Creche, Motorista, Agente de Portaria, Instrutor de Informática, Digitador, Recepcionista, Técnico Agropecuário, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem , Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia e Técnico em Laboratório;

- Nível Superior: Professor de 1º ao 5º ano, Professor Infantil de Creche, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Ciências, Coordenador Pedagógico, Psicólogo, Administrador, Engenheiro Civil, Nutricionista, Procurador do Município, Enfermeiro, Médico PSF, Dentista, Assistente Social, Médico Plantonista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Bioquímico, Educador Físico e Químico.

A inscrição será realizada www.institutomachadodeassis.com.br, até às 23h59min do dia 20 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 40 a R$ 90, de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 04 horas, de acordo com o número de candidatos inscritos, podendo ser realizada nos dois turnos, e está prevista para o dia 26 de janeiro de 2014, no horário de 9h00min às 13h00min. Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas.

O concurso terá validade inicial de dois anos.

UFRB abre concursos para professor

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que está com inscrições abertas para concursos públicos visando à contratação de pessoal do magistério superior. A oferta é de mais de 60 vagas para atuação nos Centros de Ensino localizados nas cidades de Feira de Santana, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
 
Inscrições
Os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 90,00 e preencher o Requerimento de Inscrição disponível no site de concursos da UFRB (www.ufrb.edu.br/concursos). As inscrições estarão abertas até o dia 06 de janeiro de 2014
 
Vagas por edital
O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas, oferece 02 vagas para professor adjunto A e 17 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 08/2013. As jornadas de trabalho variam de 20h a dedicação exclusiva.
 
No Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, conforme o edital 09/2013, as oportunidades são para graduados em Música e em qualquer área do conhecimento. São 16 vagas para professor Adjunto A, em regime de dedicação exclusiva.
 
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, dispõe de 04 vagas para professor adjunto A e 12 vagas para professor assistente A, de acordo com o edital nº 11/2013. Os candidatos aprovados atuarão em regime de dedicação exclusiva. 
 
Edital nº 10/2013: este edital destina vagas para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, que preencherá 07 vagas para professor adjunto A, 01 vaga para professor assistente A e 10 vagas para professor auxiliar. As chances são para as áreas de Saúde Coletiva, Ciências Básicas da Saúde e Prática de Cuidado. Mas atenção: os interessados em participar deste certame têm até o dia 20 de dezembro de 2013 para efetuar inscrição.
 
O prazo de validade dos concursos será de um ano, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Acompanhe os editais dos certames (nºs 08, 09, 10 e 11/2013) no site de Concursos da UFRB.

Prefeitura de Alagoinhas - BA realiza processo seletivo

A Prefeitura de Alagoinhas, no estado da Bahia, lançou edital de processo seletivo/2013, para cadastro de reserva, para, quando necessário, atender a necessidade Temporária de Excepcional Interesse Público, no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e Assistência Social sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.
 
O prazo de validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, contado a partir da data de homologação do resultado final.
 
Cargos
Serão providas 443 vagas para profissionais de níveis médio e superior e os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 8.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Advogado, Assistente Social, Contador, Coordenador, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psiquiatra, Técnico de Nível Médio, Orientador Social, Facilitador, Professor, Motorista Categoria “D”, Médico, Condutor Socorrista, Radioperador, TARMS - Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, Técnico em Enfermagem Motociclista, Técnico em Enfermagem SAMU, Assistente Social – NASF, Cirurgião Dentista, Educador físico - NASF, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança de Trabalho - CEREST e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, bem como na Biblioteca Maria Feijó, localizada na Praça Ruy Barbosa, SN, Centro – Alagoinhas – BA, no período de 06 a 17 de janeiro de 2014.

Taxas de Inscrição
- Cargos de Nível Superior – R$ 80,00;
- Cargos de Professores – R$ 60,00;
- Cargos de Nível Médio e Técnico – R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas no município de Alagoinhas, na data prevista de 16 de fevereiro de 2014 (domingo), podendo ser aplicada em dois turnos. O candidato deverá a partir do dia 04 de fevereiro de 2014, obter informações quanto ao local da prova.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado no site da PLANEJAR até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova.

UEAP publica edital de processo seletivo

Foi divulgado pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP) o edital de processo seletivo nº. 042/2013, com o propósito de contratar 17 Professores Formadores do PARFOR. Os novos professores receberão bolsa de R$ 1.300,00 (Professor Formador I) ou de R$ 1.100,00 (Professor Formador II).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de janeiro de 2014, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 na UEAP, na Coordenação Geral do PARFOR, Campus I, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Macapá - AP. A taxa de inscrição será de R$ 70,00.

O certame será por meio de análise curricular realizada por Banca Examinadora, devidamente homologada pela Comissão Organizadora, obedecendo os critérios de titulação acadêmica e atividades ligadas ao Ensino Superior.

A validade do certame é de 01 ano, contado da publicação da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período no interesse e conveniência da UEAP.

Concurso Prefeitura de Japurá - AM

A Prefeitura de Japurá, no estado do Amazonas, lançou edital de concurso público nº. 01/2013, destinado ao preenchimento de 598 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 681,00 a R$ 8.000,00 por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Merendeira, Vigia, Auxiliar Administrativo, Eletricista Geral, Motorista de Veículos Pesados, Motorista Fluvial, Operador de Máquinas Pesadas, Agente Administrativo, Fiscal (Meio Ambiente, Obras/Postura, Tributos e Vigilância Sanitária), Guarda Municipal, Professor (Educação Infantil, Educação Física e Ensino Fundamental), Técnico (Enfermagem, Agrícola, Saúde Bucal, Laboratório, Piscicultura e Informática), Advogado, Bioquímico Farmacêutico, Contador, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro (Civil e Pesca) e Nutricionista.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no período das 9h do dia 11 de dezembro de 2013 às 21h do dia 02 de janeiro de 2014, através do site www.iq.org.br e/ou de forma presencial no posto de inscrição do Instituto Qualicon, localizado na Rua Amâncio Barbosa, S/N, próximo da Câmara Municipal, Centro – Japurá/AM.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00(nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva e avaliação psicológica.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente nos dias 25 e 26 de janeiro de 2014, em locais e horários que serão divulgados oportunamente, podendo também ser consultados pelo site www.iq.org.br, a partir de 16 de janeiro de 2014. Os gabaritos serão divulgados a partir das 10 horas do dia 27 de janeiro de 2014.
 
A avaliação psicológica para o cargo de guarda municipal será realizada na data provável de 09 de março de 2014, em local e horário a serem comunicados por meio da convocação para avaliação psicológica, a partir do dia 20 de fevereiro de 2014.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, à critério da Prefeitura de Japurá, ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Ipixuna - AM publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ipixuna, no estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, abriu edital de processo seletivo n° 01/2013, com a intenção de ocupar 157 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.000,00.
 
Oportunidades
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal, Motorista de Veículo Pesado, Motorista Fluvial, Operador de Máquina Pesada, Jardineiro, Operador de Sistema Hidráulico, Agente Social, Microscopista, Artífice nas funções de Carpinteiro, Pedreiro e Pintor, Gari, Auxiliar de Pedreiro, Auxiliar de Carpinteiro, Costureira, Merendeira, Fiscal Ambiental, Coveiro, Encanador, Eletricista, Músico, Vigia e Copeiro;

Nível Médio/Técnico: Técnico Agropecuário e Técnico Ambiental;

Nível Superior: Assistente Social e Contador.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, localizada na Avenida Varcy Herculano, Nº 248 - Centro, no período de 06 a 10 de janeiro de 2014, das 08h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O certame será realizado em uma única etapa, a ocorrer no período do dia 03 ao dia 07 de fevereiro de 2014.
 
O resultado oficial do Processo Seletivo Simplificado será publicado no Diário Oficial dos Municípios e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Ipixuna/Am.
 
O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados a partir da data da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Universidade Federal do Acre promove processo seletivo

A Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou edital n° 031/2013 - PROGRAD de processo seletivo, para ocupação do cargo de Professor Temporário e Substituto, para contratação conforme a necessidade da instituição, por até 24 meses, visando o preenchimento de vagas em caráter emergencial nos Centros dos Campi de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Há 15 vagas para profissionais de nível superior, por vencimentos que vão até R$ 4.649,65 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais. A todas as remunerações adicionam-se valores relativos ao Auxílio-Alimentação.

A inscrição será realizada nas secretarias dos Centros responsáveis pelas vagas, do dia 02 de janeiro ao dia 08 de janeiro de 2014, observado o horário de funcionamento do respectivo Centro.

Campus Sede (Rio Branco)
Centro de Educação, Letras e Artes – CELA: Campus Universitário, Bloco Professora Francisca Corina, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC;

Centro de Ciência Exatas e Tecnológicas – CCET: Campus Universitário, Bloco Governador Joaquim Falcão Macedo, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC;

Centro de Ciências Biológicas e da Natureza – CCBN: Campus Universitário, Bloco Professora Elda Moreira, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC;

Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD: Campus Universitário, Bloco Francisco Bacurau, BR 364, km 04 – Distrito Industrial, Rio Branco/AC.

Campus Floresta (Cruzeiro do Sul)
Centro Multidisciplinar - CMULTI: Estrada do Canela Fina, Km 12, Gleba formoso, Lote 245, Colônia São Francisco os quais serão responsáveis pela condução do processo seletivo.

As provas ocorrerão no período de 13 a 21 de janeiro de 2014 (excetuados sábados e domingos). Os Centros definirão os elementos de julgamentos, os horários e os locais das suas dependências para realização dos exames que serão publicados pela Comissão Geral do Processo Seletivo, no dia 9 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.ufac.br.

O prazo de validade do certame será de 12 meses, contados da publicação do seu resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Prefeitura de Rodrigues Alves - AC promove processo seletivo

O Município de Rodrigues Alves, no Acre, por meio do Diário Oficial do Estado (de 27 de dezembro de 2013, pág. 286 a 287), publicou extrato do edital nº. 001/2013 de concurso público, objetivando o provimento de vários cargos de níveis fundamental, médio e superior do quadro especial dos servidores da Educação, Administração e Assistência Social da Prefeitura de Rodrigues Alves/AC.
 
Cargos
Professor Licenciatura Plena Pedagogia, Psicólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social, Fiscal de Tributo, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais e Gari.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 06 a 10 de janeiro de 2014, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h, dias úteis, no Parque Municipal de Rodrigues Alves- Ac. A taxa de  inscrição é de R$ 35,00 (nível fundamental e médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
Prova
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e análise do curriculum vitae.

Prefeitura de São Domingos - SC publica edital de processo seletivo

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de São Domingos, publicou os editais nº. 002 e 003/2013 de processo seletivo. Os certames, que serão organizados pela empresa Objetiva Concursos, oferecem 04 vagas, além de cadastro de reserva, para cargos em todos os níveis de escolaridade.
 
As oportunidades são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem e Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Educação Física e Inglês). O salário é de até R$ 1.353,70, por jornada de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 14 de janeiro de 2014, no site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 nível médio e de R$ 50,00 para nível superior.
 
Conforme consta no edital, o processo seletivo será composto de prova objetiva, que será realizada no dia 28 de janeiro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.
 
Haverá prova de títulos, de caráter classificatório e os candidatos deverão apresentar seus títulos junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, durante o período de inscrição, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até 14 de janeiro de 2014, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, juntamente com o comprovante de pagamento do boleto bancário para concorrer às vagas.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 ano, prorrogável, uma única vez, por igual período.
 
Maiores informações poderão ser obtidas no mural público municipal e nos sites www.objetivas.com.br e www.saodomingos.sc.gov.br, a partir da data de abertura das inscrições.

Prefeitura de Piratuba - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piratuba, no estado de Santa Catarina, abriu edital de processo seletivo n° 04/2013, para o preenchimento de 72 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 14.329,05, em carga horária de 10 a 40 horas semanais. O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa APRENDER.COM.
 
Cargos
As vagas são para os empregos de Agente de Serviços Gerais (22); Agente de Edificação e Manutenção (2); Motorista (5); Médicos: Pediatra (1), Ginecologista (1), Generalista (3); Auxiliar Administrativo (CRAS) (2); Operador de Máquinas Pesada - Categoria I (3); Psicólogo (CRAS) (2); Técnico em Contabilidade (1); Técnico em Enfermagem (2); Fisioterapeuta (1); Médico-Veterinário (1); Professores de: Educação Infantil (2), Anos Iniciais (9), Matemática (1), Inglês (2), Artes (3), Ciências (2); Facilitador Biblioteca (2); Monitor de Laboratório de: Ciências (1) e Matemática (1); Fonoaudiólogo (1); e Facilitador Informática Educacional (2).
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de janeiro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação e Esporte do Município de Piratuba, situada na Avenida 18 de Fevereiro, nº 65, no horário das 7h30 às 11h30.
 
Taxas
- Taxa para nível superior: R$ 50,00;
- Taxa para nível médio e técnico: R$ 30,00;
- Taxa para os demais: R$ 20,00.
 
Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 25 de janeiro de 2014, às 08h30, no Prédio da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, situado na Rua Boa Vista, nº 400. O candidato deverá estar no local 30 minutos antes do início das provas.
 
Gabaritos
O gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova no Mural da Municipalidade, na Secretaria Municipal de Educação e Esporte e no site www.aprendersc.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do certame é de 01 ano, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.

Concurso COCEL - PR 2014

A Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), no estado do Paraná, através da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR), lançou editais de concurso público nº. 001/2013 e 002/2013, destinados ao provimento de 02 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos de todos os níveis de ensino. A remuneração é de até R$ 6.242,02.
 
Taxas
- Nível Fundamental: Auxiliar Administrativo I e Auxiliar de Serviços Gerais I;

- Nível Médio: Eletricista I, Leiturista I, Assistente Administrativo I e Motorista I;

- Nível Técnico: Técnico Contábil I, Técnico em Eletrotécnica I, Técnico em Informática I, Técnico em Segurança do Trabalho I e Operador/ Controlador de Serviços I;

- Nível Superior: Advogado Júnior, Contador Júnior e Engenheiro Eletricista Júnior.
 
Inscrições
Os candidatos devem efetuar sua inscrição até às 23h59 do dia 20 de janeiro de 2014, nos endereços eletrônicos www.funtefpr.org.br ou www.cocel.com.br.
 
Taxas
A taxa de inscrição é de R$ 45,00 para concorrer às funções de nível fundamental, de R$ 60,00 para médio, de R$ 75,00 para técnico e de R$ 98,00 para superior.
 
Provas
A prova será realizada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos das questões objetivas serão divulgados a partir das 20 horas de 23 de fevereiro de 2014 pela internet, nos endereços eletrônicos www.funtefpr.org.br ou www.cocel.com.br. Já o resultado final do concurso será divulgado na data provável de 21 de março de 2014.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, mas poderão ser prorrogados por igual período.

EBSERH abre concursos para Hospitais do Amazonas e Mato Grosso

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) abriu novos concursos para a contratação de 631 profissionais que atuarão nos Hospitais Universitários Getúlio Vargas (HUGV) e Júlio Muller (HUJM), ambos vinculados às Universidades Federais do Amazonas (UFAM) e do Mato Grosso (UFMT), respectivamente.
 
Para o HUGV são oferecidas 282 vagas com salário de R$ 6.495, sendo 50 de nível superior em 32 especialidades médicas (edital 02/2013); 180 vagas de níveis médio e superior na área assistencial, com salário de até R$ 7.774,00 (edital 03/2013); e 52 vagas de níveis superior e médio para a área administrativa (edital 04/2013), também com salário máximo de até R$ 7.774,00.
 
Para o HUJM, a oferta é de 349 vagas, sendo 93 de nível superior em 36 especialidades médicas, 225 vagas de níveis médio e superior na área assistencial e 31 vagas de níveis superior e médio para a área administrativa. Todos os cargos terão a formação de cadastro de reserva.
 
Os candidatos podem conferir a lista de cargos acessando os anexos de cada edital.
 
As inscrições para os concurso do HUGV estarão abertas de 03 de janeiro a 17 de fevereiro de 2014, por meio do site http://www.iades.com.br, ao custo de R$ 36 ou de R$ 56. Já as inscrições para o certame do HUJM serão informadas quando forem liberados os editais, a partir de 30/12.
 
As provas para os cargos do HUGV serão aplicadas no dia 23 de março de 2014, em Manaus - AM. Ainda serão realizadas a fase de Avaliação de Títulos e Experiência Profissional.
 
 
Editais - HUJM: http://www.institutoaocp.org.br (disponível a partir de 30/12).

Prefeitura de Santa Mercedes - SP retifica edital e reabre inscrições

A Prefeitura de Santa Mercedes, no estado de São Paulo, lançou o edital 04/2013, de processo seletivo, destinado ao provimento de 01 vaga para o cargo de Médico da Família. A remuneração é de R$ 7.278,72, por carga horária de 40 horas semanais. A organização, aplicação e correção dos certames serão de responsabilidade da CONSESP.
 
As inscrições foram reabertas e serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, no período de 28 de dezembro de 2013 a 08 de janeiro de 2014. A taxa é de R$ 48,50. 
 
As provas serão realizadas no dia 19 de janeiro de 2014, às 9h, “E.M. Presidente Castelo Branco”, Rua Marechal Floriano Peixoto, 01 – Santa Mercedes – SP. O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.

Concurso Prefeitura de Santana do Deserto - MG

A Prefeitura de Santana do Deserto, no estado de Minas Gerais, por meio da empresa IDECAN, abriu editais de concurso público e processo seletivo n°001/2013, com a intenção de preencher 35 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.520,72 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (09), Atendente de Consultório Dentário - PSF (1), Auxiliar de Serviços Escolares (1), Auxiliar de Serviços Internos e Externos (3), Motorista (1) e Operário (2);

- Nível Médio: Técnico de Higiene Dentária PSF (1), Agente Administrativo (1), Atendente de Saúde (1), Auxiliar Administrativo CRAS (1), Auxiliar de Secretaria Escolar (1), Auxiliar de Enfermagem PSF (1), Orientador Social CRAS (1) e Vigilante Sanitário (1);

- Nível Superior: Dentista PSF (1), Enfermeiro PSF (1), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta PSF (1), Fisioterapeuta (1), Médico (2), Médico PSF (1), Psicólogo CRAS, Professor II de Geografia (1), Português (1) e Assistente Social CRAS (1).
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via internet de 14h do dia 27 de fevereiro às 23h59min do dia 31 de março de 2014, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Já as inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada na Prefeitura Municipal de Santana do Deserto /MG na Praça Mauro Roquete Pinto nº 1, Centro, Santana do Deserto - MG, no período entre 27 de fevereiro e 31 de março de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h30 as 11h e de 13h as 17h, excepcionalmente no primeiro dia a inscrição se iniciará às 14h00min
 
Provas e Gabaritos
A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada na cidade de Santana do Deserto/MG, com data inicialmente prevista para o dia 27 de abril de 2014 (domingo), com duração de 3 horas para sua realização, em turno único, no horário compreendido entre 14h e 17, horário oficial de Brasília.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).
 
Validade
A validade do certame é de 1 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Corbélia - PR

A Prefeitura de Corbélia, no estado do Paraná, publicou edital nº 003/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 84 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido aos futuros contratados pode chegar a R$ 7.196,22, em regime de 20 ou 40 horas semanais.
 
São oferecidas vagas para os cargos de Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico/ Bioquímico, Fonoaudiólogo, Gari, Médico, Médico Veterinário, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Professor, Técnico em Enfermagem e Técnico em Higiene Dental.
 
A inscrição poderá ser efetuada a partir das 10 horas do dia 06 de janeiro até às 23hs59min do dia 23 de janeiro de 2014, somente via internet, nos endereços eletrônicos www.fauel.org.br e www.corbélia.pr.gov.br .
 
A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 80,00, de acordo com o cargo oferecido.
 
A Prova Objetiva será realizada na cidade de Corbélia, Estado do Paraná, na data de 09 de fevereiro de 2014 , em local e horário a serem divulgados em Edital Específico.
 
A Prova Prática será realizada na data provável de 02 de março de 2014, em local e horário estabelecido no Edital.
 
O Concurso Público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Lei proíbe produtos em forma de cigarro para crianças

Nova lei entra em vigor 180 dias após a sua publicação
 
A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição e a propaganda de produtos nacionais e importados, de qualquer natureza, bem como embalagens, destinados ao público infanto-juvenil, reproduzindo a forma de cigarros e similares.
 
O descumprimento da lei, diz o texto, sujeita o infrator às penas de apreensão do produto e multa de R$ 10,00 por embalagem apreendida.
 
A multa poderá ser duplicada em cada reincidência.
 
A nova lei entra em vigor 180 dias após a sua publicação.
 
Estadão

Italiana que sobreviveu com medicamentos testados em camundongos desafia defensores dos animais

Reprodução/Facebook
Caterina tem uma doença respiratória e é estudante de veterinária
Caterina fez post polêmico no Facebook e precisou ir à TV para se explicar
 
Uma mulher italiana que declarou em um post na internet que devia sua vida a medicamentos desenvolvidos com testes de laboratório em camundongos foi a televisão nacional para responder a abuso de militantes dos direitos dos animais.
 
Caterina Simonsen, de 25 anos, recebeu insultos e polêmica, que políticos apressaram-se a condenar, depois de postar no Facebook uma defesa sobre testes em animais.
 
"Sem eles, eu teria morrido quando eu tinha nove anos", escreveu Caterina, cuja história tem dominado os jornais italianos e reportagens de televisão.
 
Um ativista anti-vivissecção respondeu no Facebook.

— Você pode morrer amanhã. Eu não sacrificaria meu peixinho dourado por você.

Outro comentou:

— Se você tivesse morrido quando criança, ninguém teria dado a mínima.
 
Chocada com o tom das mensagens, Caterina, que tem uma doença respiratória e precisa usar tubos de oxigênio, fez um vídeo que foi transmitido repetidamente em mídia nacional neste domingo (29).

"Eu quero ter um diploma para que eu possa ajudar a salvar os animais", disse ela, falando enquanto usava uma máscara de oxigênio. Ela tem vários cães e está estudando para ser veterinária na Universidade de Bolonha.
 
"Recebi mensagens dizendo que a vida de 10 ratos são mais importantes do que a minha. Eu não sei em que planeta essas pessoas vivem e quem os criou", disse ela, aos prantos.

— Estou viva graças aos médicos, aos medicamentos e aos animais que tiveram que ser sacrificados.

A mãe dela disse a um jornal italiano que recebeu mensagens de apoio no Facebook e no Twitter de todo o mundo, incluindo um de Matteo Renzi, o líder de centro-esquerda popular, amplamente esperado para ser um futuro primeiro-ministro.
 
Copyright Thomson Reuters 2012

Joanete: saiba como se livrar do problema nos pés

Podendo aparecer em qualquer faixa etária, a deformação no pé tende a progredir com
o tempo. “Há pessoas que podem ter
o joanete aos 20 anos, como também ele pode aparecer aos 60”, afirma o
especialistaO ortopedista Dr.Fabio dos Santos, especialista em pé do Hospital São Luiz, explica as causas e consequências da deformidade
 
O joanete é uma deformidade que ocorre na estrutura dos ossos e na articulação entre o pé e o dedão e tem causa genética. “O osso do dedo começa a se desencaixar”, afirma o ortopedista Dr. Fabio dos Santos, especialista em pé do Hospital São Luiz, São Paulo.
 
Podendo aparecer em qualquer faixa etária, a deformação no pé tende a progredir com o tempo. “Há pessoas que podem ter o joanete aos 20 anos, como também ele pode aparecer aos 60”, afirma o especialista .
 
Além de genético, o joanete também pode ser causado pelo uso constante de calçados apertados. O ortopedista lembra que a deformidade é mais frequente em mulheres devido ao uso de sapatos de salto alto e bico fino. “O salto faz com que todo o peso do corpo fique sustentado inadequadamente no pé. Assim, o osso desvia para a região externa do membro" .
 
Ao contrário do que muita gente pensa, homens também podem apresentar o problema tanto pela genética como pelo uso de calçados apertados, como as chuteiras.
 
Geralmente, as pessoas com joanete costumam sentir muitas dores. A região fica saliente, avermelhada e o dedão do pé pressiona os dedos ao lado.
 
Aos primeiros sinais de joanetes, é importante procurar o médico para que a deformação não progrida. “Se não tratado, o joanete pode causar desequilíbrio físico porque prejudica a sustentação do pé. Com o tempo, os dedos começam a se encavalar”, explica o ortopedista.
 
Geralmente, para diagnosticar o grau do problema os médicos sugerem a realização de raio-X. Já a ressonância magnética pode trazer mais detalhes e, até mesmo, detectar outras patologias.
 
Segundo o especialista em pés, o tratamento inclui fisioterapia e uso de calçados que não apertem os dedos.
 
Outra dica do ortopedista que contribui na proteção da deformação é usar espuma para o pé, separador de dedos ou almofadas de feltro.
 
Em casos mais complicados, o tratamento é cirúrgico. O procedimento realinha o dedo e remove a saliência do pé. Apesar de ser eficaz, o especialista admite que é um pouco dolorido. “Como na cirurgia abrimos a região para colocar implantes, a pessoa não pode colocar o pé no chão durante um mês".
 
O médico avisa que a cirurgia do joanete não garante resolução total do problema. “A deformação pode voltar futuramente”.
 
Diabéticos com joanete precisam redobrar os cuidados com os pés, já que a doença inibe a sensibilidade do membro. “Uma técnica bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos é a de ‘perfuração’ na região saliente do pé. Ele trata o joanete e evita cortes, já que o diabetes dificulta a cicatrização”, explica o especialista.
 
Por fim, o ortopedista ressalta que há formas de prevenir a deformidade: “mulheres devem usar salto com 2 ou 3 centímetros e optar por calçados com a ponta mais larga e arredondada" .
 
R7

Joanete é herdado geneticamente, sugere estudo

Wikicommons
Aparecimento de joanetes não é provocado por uso de sapatos
Segundo pesquisa, sapatos ajudam a piorar o problema, mas não são seus causadores

Um estudo conduzido nos Estados Unidos constatou que o risco de desenvolver joanetes — espécie de calo na parte externa do dedão do pé — está ligado à genética dos pacientes e não aos sapatos.
 
O Framingham Foot Study colheu dados de 1.370 adultos e observou a tendência de a deformidade estar ligada a um histórico familiar.
 
Segundo os autores do estudo, a descoberta indica que as pessoas podem ter uma predisposição genética à formação dos joanetes.
 
Os podólogos britânicos afirmam que o estudo embasa a visão de que os sapatos ajudam a piorar o problema, mas não seus causadores.
 
O principal sinal do joanete ocorre quando o dedão 'aponta' em direção aos outros dedos do pé, forçando o osso para fora, o primeiro metatarso. Essa mudança no formato do pé pode causar inchaço e dor.
 
As mulheres apresentam maior incidência da patologia, o que alimentou a visão de que os culpados pelos joanetes eram sapatos de saltos alto ou outros tipos de calçados pouco confortáveis.
 
Mas embora o seu uso possa exacerbar os sintomas — porque tais calçados friccionam os joanetes e causam dor ou bolhas — estão longe de serem os causadores do problema.
 
Formato do pé
O estudo, conduzido entre 2002 e 2008, colheu depoimentos de pessoas com reclamações constantes nos pés, incluindo joanetes e dedos do pé em martelo, e observaram a incidência das mesmas condições em seus familiares próximos.
 
O resultado comprovou a tese de que há uma correlação entre a genética e o aparecimento de joanetes, em homens e mulheres de todas as idades, mas particularmente em mulheres.
 
Segundo Marian T. Hannan, responsável pelo estudo, 'as novas descobertas destacam a importância de aprofundar o nosso entendimento do que causa uma maior susceptibilidade à essas condições podológicas, uma vez que o conhecimento dos motivos levam em última análise à profilaxia'.
 
Para o especialista Richard Handford, da entidade britânica Society of Chiropodists and Podiatrists, os pacientes que sofrem com os joanetes precisam ter maior cautela com a escolha dos sapatos.
 
— Trata-se de uma deformidade do osso. Portanto, pacientes que apresentam tais condições não devem tentar enfiar qualquer sapato nos pés custe o que custar. Acima de tudo, é preciso usar um sapato confortável.

BBC Brasil/R7