Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

85% dos municípios brasileiros sofrem com falta de oftalmologistas, segundo Censo Oftalmológico

Resultado da desigualdade são 33 mil crianças cegas e 2,5 milhões
de brasileiros com doenças de visão por causas evitáveis
Documento aponta que população fica desassistida mesmo com índice de especialistas superior ao recomendado pela OMS
 
Rio - Dados do Censo Oftalmológico deste ano apontaram que a concentração de profissionais em determinadas regiões, especialmente nas capitais do Sul e Sudeste, deixa quase um quarto da população desassistida, uma vez que 85% dos municípios brasileiros carecem de oftalmologistas. O resultado da desigualdade são 33 mil crianças cegas e 2,5 milhões de brasileiros com doenças de visão por causas evitáveis.
 
Ao mesmo tempo, o relatório, realizado pelo Conselho Brasileiro de Ofatlmologia (CBO), apontou que o país tem um especialista para cada 11.604 pessoas, índice bastante superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de debater estratégias para contornar essa má distribuição e ampliar o acesso à assistência oftalmológica, o CBO promove, no dia 3 de dezembro, no Senado Federal, o Seminário Mais Acesso à Saúde Ocular.
 
O Conselho protocolou junto ao Ministério da Saúde o projeto Mais Acesso à Saúde Ocular, documento que aponta 15 ações, entre as quais a inserção do oftalmologista na atenção primária. Além do contingente já existente, a mão de obra necessária viria dos residentes, que, em vez de cumprirem como clínicos gerais os dois anos de trabalho obrigatório no SUS, atuariam com oftalmologia básica.
 
- Pretendemos levar para a rede pública os 17 mil oftalmologistas brasileiros e a imensa quantidade de equipamentos disponíveis no país. Isso aumentará exponencialmente o número de atendimentos e facilitará a formação de novos especialistas - esclareceu Marcos Ávila, coordenador do evento e ex-presidente do CBO.
 
O déficit de atendimento não só causa efeitos diretos na saúde, mas também exerce um significativo prejuízo social, segundo o presidente do CBO, Milton Ruiz. Os erros de refração — miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo — respondem por 20% dos episódios de baixo rendimento escolar, favorecendo a evasão dos alunos e dificultando a maior qualificação profissional.
 
- Precisamos proporcionar o acesso a exames e avaliações que permitam a prevenção e correção de enfermidades oftalmológicas desde os primeiros anos de vida. Médicos não faltam, precisamos levá-los às áreas prioritárias - afirmou.
 
Para incentivar esses profissionais a migrarem para a periferia e áreas rurais, o CBO sugere instituir planos de carreiras federais, que incluem remuneração diferenciada, ajuda de custo para moradia e deslocamento e bolsa supervisão ou tutoria para os que acompanharem residentes.
 
Já aos médicos que ficam receosos em ficarem desatualizados por estarem no interior, Ávila informa que serão realizados programas de atualização mensal em educação médica.
 
- Serão grupos de estudo que terão aulas de 15 em 15 dias. Durante um ano eles teriam em torno de 24 aulas à distância. Qualquer médico poderia participar, é só se credenciar no Sistema Único de Saúde (SUS) - explicou.
 
O Globo

Fiocruz alerta que controle da dengue precisa ser revisto

Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo: No verão de 2013, vírus tipo 4
foi o mais frequente no país, causando epidemias em diversas regiões
Estudo mostrou que medidas recomendadas não foram suficientes para conter a disseminação do vírus tipo 4 detectado em Boa Vista, Roraima, em 2010
 
Rio - Com o verão, pancadas de chuva e alta temperatura são motivos conhecidos para redobrar a atenção em relação à dengue, principalmente diante dos novos dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, que revelaram que 135 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias da doença. Além disso, um estudo realizado pela Fiocruz e publicado no Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a necessidade de mudança nas estratégias de controle da dengue.
 
O artigo apontou que as medidas recomendadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue não foram suficientes para conter a disseminação do vírus tipo 4, detectado na cidade de Boa Vista, em Roraima, em 2010.
 
- Analisamos uma situação em que todas as ações foram realizadas de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, que segue as recomendações da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e da OMS. Mesmo assim, o impacto sobre a infestação de mosquitos Aedes aegypti foi pequeno - afirma Denise Valle, pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus da Fiocruz e uma das autoras do trabalho. - Esse é um exemplo contundente de que é preciso refletir sobre quais são as melhores práticas de controle.
 
O grande perigo da disseminação do vírus tipo 4 era, segundo Valle, que, na época do estudo, já circulavam os três sorotipos do vírus da dengue no Brasil. Todos causam a mesma doença, mas são percebidos de forma diferente pelo sistema imune. Assim, quando uma pessoa é infectada por um deles, fica protegida em futuros contatos com aquele mesmo sorotipo. No entanto, a mesma ainda pode ter dengue, caso seja infectada por outro sorotipo. Nesse contexto, se o sorotipo 4 se espalhasse, toda a população do Brasil estaria suscetível e uma grande epidemia poderia ocorrer, colocou a pesquisadora.
 
Vistorias para eliminar criadouros das formas imaturas do inseto foram realizadas em todas as casas de 22 dos 31 distritos da cidade, recobrindo uma área onde estão concentrados 75% da população. Ao todo, 56.837 imóveis foram inspecionados por agentes de saúde. Os profissionais removeram objetos que poderiam acumular água e aplicaram larvicidas, produtos químicos para matar as larvas do mosquito nos reservatórios que não poderiam ser eliminados. O trabalho foi acompanhado, ainda, pelo uso de carros para pulverizar inseticida nas ruas, com o objetivo de matar os mosquitos adultos. Mesmo com todos esforços, o índice de infestação calculado pelo LIRAa caiu apenas 0,33 pontos percentuais, de 1,7% para 1,37%, permanecendo acima do 1% considerado perigoso pela OMS.
 
A principal mudança após as ações foi, portanto, negativa: o aumento da resistência dos mosquitos aos inseticidas, conforme observaram os pesquisadores. A chamada “razão de resistência” dobrou após três meses e triplicou após seis meses. Assim, um semestre após as ações de combate ao mosquito terem sido intensificadas, seria necessário usar uma concentração de inseticida três vezes maior para matar a mesma quantidade de mosquitos.
 
- Isso ocorreu por muitas questões. Uma é que tem muita confusão do controle do vetor e o controle químico do vetor. O controle do vetor é diminuir a quantidade do mosquito e o meio mais eficaz é o controle mecânico, ou seja, simplesmente eliminar as fontes que podem servir de criadouros, não dando a chance de virar adulto. Já o controle químico é feito pelo uso de inseticida e dá a falsa sensação de proteção, eliminando somente aqueles que não têm resistência e criando vantagem para os que têm - explica e complementa que é “muito mais difícil cuidar do adulto do que da larva, que está circunscrita em um determinado espaço”.
 
Menos de um ano após a identificação em Boa Vista, já havia registro de casos do sorotipo 4 em nove estados e, em 2012, alcançou 22 das 27 unidades da federação, segundo dados do Ministério da Saúde. No verão de 2013, este foi o vírus mais frequente no país, causando epidemias em diversas regiões.
 
Infográfico de resultados do estudo
 
 
Para Valle, o mais importante é que haja uma mudança de conduta, ou seja, é preciso tirar a responsabilidade do inseticida e apostar mais no controle do vetor. Além disso, a pesquisadora sugere que se compartilhe o compromisso do agente de saúde com a sociedade toda.
 
- Assim como escovamos os dentes todo dia e não só quando temos cárie, temos que fazer a prevenção do mosquito semanalmente. De ovo para adulto leva de sete a dez dias, se cada um fizer sua parte podemos diminuir o número de criadouros da larva - conclui.
 
Outra preocupação crescente é o vírus chikungunya, transmitido pelo Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus. Até o dia 25 de outubro, 828 casos de infecção foram registrados no Brasil - desses, 299 são casos autóctones.
 
Mesmo Pernambuco não tendo registrado nenhum caso em solo de transmissão do vírus, o Estado confirmou dois pacientes com a doença. Para conter a transmissão e atender aos pacientes infectados pelo chikungunya e pela dengue, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) elaborou o Plano de Contingência da Chikungunya e da Dengue 2015, lançado ontem. Ao todo, serão investidos mais de R$ 6,6 milhões na compra de materiais, insumos e na capacitação de 5,1 mil profissionais.
 
- Os casos suspeitos de febre chikungunya são de notificação imediata, que deve ser feita pelo município ao Estado em até 24 horas a partir da suspeita inicial. Além de prestar a assistência necessária ao paciente, o município deverá realizar o bloqueio de transmissão de novos casos, por meio de tratamento focal com larvicidas e perifocal com bombas costais, iniciando no quarteirão de ocorrência do caso e continuando nos quarteirões adjacentes num raio de 300 metros - afirma a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya, Claudenice Pontes.
 
O Plano de Contingência está focado em quatro eixos: vigilância dos casos e controle do vetor; assistência ao paciente; comunicação social, para ampla divulgação sobre as doenças; e gestão integrada do plano, para monitoramento de todas as ações estaduais e municipais.
 
O Globo

Mulheres em cargos de chefia são mais depressivas que homens, diz estudo

Sintomas de depressão crescem entre mulheres em altos
 cargos e diminui entre homens
Estudo da Universidade do Texas mostra que as líderes têm de lidar com estereótipos e resistência dos subordinados
 
Rio - Mulheres em cargos de chefia são mais propensas a desenvolver sintomas de depressão do que os homens na mesma posição. Esta é a principal conclusão de um estudo feito por cientistas da Universidade do Texas e publicado na "Journal of Health and Social Behaviour".
 
A pesquisa ouviu por telefone 2,8 mil pessoas, sendo 1,5 mil do sexo feminino, no período entre 1993 e 2004. Ao longo desta década, todos os entrevistados estavam com idades entre 54 e 64 anos.
 
No estudo, os participantes foram perguntados sobre sua autoridade no trabalho e sobre o número de dias na semana anterior em que sentiam sintomas depressivos, tais como tristeza e pensar a própria vida é um fracasso.
 
Quando o trabalho incluiu contratação, demissão e influência na remuneração, as mulheres em posições de chefia apresentaram uma taxa 9% maior de sintomas depressivos do que as mulheres sem autoridade. Enquanto isso, os homens em altas posições hierárquicas tiveram uma diminuição da taxa em 10% em relação a outros sem grandes poderes no trabalho.
 
Os cientistas também disseram que os homens costumavam decidir com mais frequência que as mulheres o início e o término o trabalho, e eram menos frequentemente monitorados por seus subordinados.
 
Em entrevista à BBC, a pesquisadora-chefe Tetyana Pudrovska disse que, mesmo com mais instrução, mulheres em cargos de chefia têm pior saúde mental:
 
- As chefes do sexo feminino também devem lidar com tensão interpessoal, interações sociais negativas, estereótipos, preconceitos, isolamento social, bem como a resistência dos subordinados, colegas e superiores – afirmou Pudrovska.
 
Já a cientista Ruth Sealy, da City University de Londres, disse que as mulheres são muitas vezes "aprisionadas" pela noção de gênero de um bom líder.
 
- Quando as mulheres adotam comportamentos tradicionalmente masculinos como líderes, elas são criticadas por serem pouco femininas, mas seus colegas não acreditam que as mulheres são boas líderes quando adotam apenas características femininas - acrescentou.

O Globo

O método anticoncepcional que custa apenas um dólar

Uma das vantagens do dispositivo é que ele já vem pronto
 para ser usado e não precisa ser preparado em uma seringa
Um acordo fechado recentemente vai disponibilizar para mulheres dos 69 países mais pobres do mundo injeções de anticoncepcionais que custam apenas US$ 1 (cerca de R$ 2,57)
 
O dispositivo é chamado de injeção mas não se encaixa totalmente nesta categoria. Possui uma pequena agulha, e não a tradicional seringa, e é de fácil aplicação.
 
O acordo para disponibilizar este método contraceptivo em tantos países foi fechado pela Fundação Gates (do fundador da Microsoft, Bill Gates), a companhia farmacêutica Pfizer e a Fundação Para Investimento na Infância.
 
O dispositivo já foi usado para combater a hepatite B na Indonésia. E Burkina Faso foi o primeiro país a usar a injeção como método anticoncepcional.
 
Praticidade
O novo anticoncepcional foi batizado de Sayana Press e uma das pacientes a provar o dispositivo em Burkina Faso foi Soré Neimatou, de 20 anos, em uma clínica da capital, Ouagadougou.
 
"Tenho um namorado, mas não quero engravidar. Primeiro, quero casar", disse.
 
Neimatou nunca tinha usado anticoncepcionais antes e, ao ser apresentada com várias opções, acabou escolhendo este novo método.
 
Uma das vantagens do dispositivo é que ele já vem pronto para ser usado e não precisa ser preparado em uma seringa.
 
O remédio pode ser injetado de forma simples, basta apertar uma válvula. Com uma dose, uma jovem como Neimatou ficará protegida durante três meses.
 
O anticoncepcional usa um dispositivo de aplicação chamado Uniject e, por isso, não há risco de uma dose mal aplicada. Como não é possível usar mais de uma vez, também não há o risco de infecção ao compartilhar agulhas.
 
A simplicidade do dispositivo também é um aliado para enfermeiras e profissionais de saúde, pois o treinamento para a aplicação em pacientes é mais rápido.
 
Kadidia Diallo, uma das parteiras que lida diretamente com jovens como Neimatou, afirma que o Sayana têm mais chances de ser aceito por adolescentes de zonas rurais.
 
"Normalmente, com a seringa teríamos que aplicar na nádega, ou no alto da perna, mas com este, você aplica no braço", disse.
 
"Isto é uma vantagem para mulheres que vivem no interior. Muitas mulheres não vêm para tomar injeções se tiverem que levantar os vestidos, mas este (método) é mais discreto", acrescentou.
 
Testes
Nos primeiros testes as mulheres participantes relataram menos dor no local onde o anticoncepcional foi aplicado, em comparação com as injeções tradicionais.
 
Rahimata Tiendrébéogo, de 18 anos, usou o Sayana. Ela quer ir para a universidade para estudar inglês e conta que já viu muitas de suas amigas ficarem grávidas, principalmente as mais pobres.
 
"Não é bom para as mulheres terem bebês tão jovens, pois elas são estudantes... elas não têm recursos para criar uma criança. Sou independente e quero ser uma mulher responsável", disse.
 
A falta de anticoncepcionais em países da África Subsaariana ainda é um grande problema.
 
Quase um quarto das mulheres em idade fértil em Burkina Faso afirmam que gostariam de fazer um planejamento familiar e engravidar apenas quando quiserem. Em média, as mulheres do país têm seis filhos.
 
Apesar de a proporção de mulheres usando anticoncepcionais na África ter dobrado nas últimas duas décadas, atingindo 26% da população, é muito mais difícil para as mulheres mais pobres, sem escolaridade ou que vivem em regiões rurais conseguir acesso a estes métodos.
 
A OMS estima que 222 milhões de mulheres em países em desenvolvimento gostariam de adiar ou evitar uma gravidez mas, atualmente, não usam nenhum método anticoncepcional.
 
Anticoncepcionais injetáveis são populares entre mulheres de países em desenvolvimento, onde o risco de morte devido a uma gravidez é de quase um em cada 15 casos.
 
Próximos países
Os próximos países que devem começar a usar o Sayana serão Níger, Senegal e Uganda.
 
O lançamento do anticoncepcional ocorre depois de muitos anos de trabalho na Path, a organização responsável pelo projeto do dispositivo, e do investimento de doadores internacionais.
 
"Burkina Faso foi um de quatro países identificados para esta introdução (do Sayana), este programa piloto inicial", disse Sara Tifft, porta-voz da Path.
 
Justine Greening, secretária de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, que apoia o projeto, afirmou que o "acesso a métodos de planejamento familiar modernos, seguros e confiáveis é vital".
 
"Sem a possibilidade de escolher por ela mesma quando ter filhos e quantos deve ter, a mulher perde a oportunidade de participar de maneira completa na sociedade", afirmou.

BBC Brasil / Terra

Conheça as características de uma menstruação saudável

Pequenos detalhes mostram como anda a saúde íntima da mulher
 
Por Dra. Bárbara Murayama
 
O ciclo menstrual normal resulta de um sistema de ação complexa que envolve as seguintes glândulas: hipotálamo, hipófise, ovários, além do útero e está ligado à fertilidade da mulher. Quando ocorre a menstruação, os óvulos não fecundados são eliminados, e recomeça o processo de produzir novos, para que uma nova tentativa de fecundação ocorra. 
 
Duração e quantidade
Um ciclo menstrual adulto médio dura normalmente 28 dias, variando de 24 a 35 dias. O sangramento em si dura em média de 4 a 6 dias. A perda média de sangue durante cada período menstrual é de 30 ml, o limite superior do normal é de 80 ml, mas isso é extremamente difícil de medir, como podem imaginar. O ideal é ficar atento caso haja uma quantidade exagerada de sangue, por exemplo. Nesse caso, menstruações muito abundantes podem causar anemia, já que há uma grande perda de sangue.
 
Características do sangue
Em geral, nos primeiros e últimos dias do período menstrual o sangue normalmente pode ser mais marrom, como uma borra de café. No final, principalmente, a coloração tende a ser mais escura, um tom vinho. No meio do período, costuma ser vermelho vivo e se sair em grande quantidade, podem aparecer coágulos.
 
Meninas que menstruam muito pouco, seja naturalmente ou por usarem algum tipo de anticoncepcional, podem ter a menstruação apenas dessa cor mais amarronzada, sem que isso seja nenhum problema. Se sempre houver coágulos, pode ser que esteja sangrando mais do que deveria, e nesse caso, o recomendado é que procure sua ginecologista para avaliação.
 
Referente ao odor, a menstruação tem um cheiro característico que mistura o sangue com o da vagina, que é causado pela flora normal. Quando ele muda, pode significar alguma alteração nessas bactérias que habitam a vagina.
 
Motivos para alterações
O uso de anticoncepcionais pode mudar as características da menstruação, em geral para menor quantidade de sangue e menos dias menstruada, além de regular as datas em que a menstruação vai ocorrer. Mas, de qualquer forma, o anticoncepcional deve ser uma indicação do seu médico, pois para escolher o remédio ideal, varia de cada organismo e cada problema abordado.  
 
Perturbações do ciclo menstrual - como ausência da menstruação, ou diminuição dela, por exemplo - pode ser resultado de condições que afetam o hipotálamo, hipófise, os ovários, o útero ou a vagina.
 
Isso ocorre porque esses órgãos e glândulas normalmente seguem uma sequência de eventos, uma vez por mês, que ajuda a preparar o corpo para a gravidez. Dois hormônios, o folículo-estimulante (FSH) e o luteinizante (LH), são feitos pela glândula hipófise. Dois outros hormônios, estrogênio e progesterona, são feitos pelos ovários. 
 
E se eu parei de menstruar?
Essa condição é chamada de amenorreia, e existem dois tipos. A do tipo primária ocorre quando a mulher nunca menstruou. Algumas das causas mais comuns de amenorreia primária incluem condições que estão presentes ao nascimento, mas pode não ser notadas até a puberdade, como anormalidades dos órgãos reprodutivos (por exemplo, se o útero não está presente ou foi desenvolvido de forma anormal).
 
Já a amenorreia secundária ocorre quando a pessoa menstruava e para por mais de 3 meses espontaneamente. Gravidez é o diagnóstico mais comum de amenorreia secundária, mas outras causas comuns incluem condições ovarianas, como a síndrome do ovário policístico e insuficiência ovariana (menopausa precoce). 
 
Muitas das condições que causam amenorreia primária ou secundária também podem levar uma mulher a ovular de forma irregular. Isso pode provocar sangramento em pequena quantidade e ainda sem periodicidade regular. Portanto é sempre importante procurar seu médico a qualquer alteração menstrual.                             
 
Minha Vida

Escolha do clínico geral leva em conta sua personalidade e doenças relacionadas

O médico precisa te ouvir tempo suficiente para você expor
sua queixa
Veja o que levar em consideração na hora de decidir qual médico irá cuidar da sua saúde como um todo
 
Com poucas exceções, ir ao médico não configura atividade de lazer. A visita tem uma finalidade que provavelmente envolve a preservação e/ou a restauração de seu bem-estar e autonomia. Sob esta ótica, você deveria pensar no médico como um instrumento para uma tarefa. Se você escolher o instrumento adequado, a tarefa facilita, se não, você está comprando um problema. No entanto, além de usá-lo como um instrumento, é importante ter um bom relacionamento com seu médico - afinal, em que outra circunstância, sóbrio(a), você abriria sua vida a um completo estranho? Permitiria que ele te tocasse? Ou aceitaria recomendações como: "tome esta droga potencialmente tóxica" ou "submeta-se a este procedimento"? Como então escolher o médico mais adequado?    
 
Este artigo visa discutir alguns aspectos desta complexa interação, para que você possa melhorar suas chances de escolher a pessoa mais apropriada para ser seu médico e, por conseguinte, estabelecer com ele uma relação boa, eficiente e produtiva. 
 
Clínico geral ou especialista?
Um dito popular afirma que "10 especialistas não fazem um clínico geral". Será que isto é verdade? Para entender como isto te afeta, vamos comparar os dois. Via de regra, o clínico geral se concentra em um tipo de paciente que o especialista raramente vê: aquele que está saudável e/ou aquele cuja saúde não está desproporcionalmente comprometida pela disfunção de um órgão ou sistema em particular. Por isso, este médico aprende a avaliar as sutilezas dos diversos sistemas operando em conjunto, e manobra para atingir um equilíbrio entre eles, preservando uns e estimulando outros.

Já o paciente típico do especialista - como cardiologistas, neurologistas, endocrinologistas e etc. - é aquele cuja disfunção de um determinado órgão ou sistema afeta a sua saúde de forma limitante. a tarefa do especialista é conseguir obter daquele órgão ou sistema específico o máximo rendimento e longevidade possíveis. Para isso, ele foca naquele único órgão deficiente, com avaliações especializadas mais detalhadas e intervenções mais complexas, refinadas e específicas. Apesar de eficientes com seu órgão alvo, de modo geral, especialistas não estão confortáveis lidando com outros órgãos e tendem a evitar fazê-lo, de modo que se o paciente for a cinco especialistas, não é incomum ele receber prescrições para cinco remédios, nem todos compatíveis entre si. Muitas vezes cai para o clínico geral a tarefa de coordenar estas múltiplas abordagens, suspendendo alguns e compatibilizando outros.
                           
Portanto, seguindo nossa linha de escolher o instrumento mais apropriado para a tarefa, uma abordagem racional na escolha do profissional seria: se você é saudável ou sua queixa não envolve limitações importantes baseadas num órgão ou sistema em particular (ou você não tem certeza disso), você estará melhor sob um clínico geral. Se este puder resolver seu problema, o fará de modo mais abrangente, simples, barato e menos incômodo. Entretanto, se ele julgar ser caso para um especialista, você já irá melhor recomendado.
                            
Por outro lado, se você já possui um diagnóstico estabelecido e/ou sua queixa envolve esse diagnóstico, você provavelmente se beneficiará mais de uma visita a um especialista que dispõe da experiência e meios para fazer um acompanhamento mais focado e tratar sua condição específica de um modo mais direcionado. Se você tiver diversos diagnósticos que demandam vários especialistas, talvez você precise do clínico geral para mediar a cooperação entre eles.                            
 
Quem pode ser meu médico?
Na minha opinião, o mínimo para qualquer prospectivo médico merecer seu crédito seria: saber tudo sobre tudo, ser impecavelmente pontual e cortês, estar sempre disponível a qualquer hora do dia, da noite, do ano, em qualquer lugar ou situação, possuir paciência inesgotável por tempo ilimitado para administrar todo e qualquer detalhe de qualquer mínima aflição, respondendo sempre de forma clara, completa, eficaz e precisa a toda e qualquer demanda, real ou imaginária, com taxa de acerto de 100% e não menos importante, fazê-lo sempre de graça, motivado apenas pelo seu amor ao semelhante. Médicos assim são fáceis de encontrar. Eles costumam circular em Igrejas e são imediatamente reconhecíveis por estarem pregados a uma cruz.

O objetivo desta ironia é marcar que a despeito dos mitos e seriados de TV, o relacionamento entre médico e paciente é essencialmente uma relação entre dois seres humanos distintos, sujeitos a falhas e cheios de manias. É uma troca baseada num tripé que compreende expectativa, empatia e profissionalismo:    
 
Expectativa
A expectativa é de responsabilidade do paciente, e reúne os elementos que o motivam a buscar o médico. Ela provavelmente inclui uma preocupação com o seu bem-estar e autonomia, e presume que o médico está capacitado e disposto a acolher suas aflições e administrá-las, justificadas por força de sua vocação, caráter, estudo, treinamento e atitude. Também aqui podemos levar em conta características pessoais, como a preferência por uma abordagem mais objetiva e científica, ou mais "espiritual" e holística, que tornam um profissional mais apetecível que outro para cada pessoa. 
 
Empatia
A empatia é involuntária, e como tal você não escolhe: é simplesmente gostar ou não de determinada pessoa. No primeiro caso, a relação flui natural e agradavelmente. No segundo, a manutenção da relação só se justifica se o ganho superar o esforço - e ainda assim, talvez seja melhor buscar outro profissional mais compatível, pois a base da relação médico-paciente é a confiança, e é muito difícil confiar em alguém que você não gosta. Mudando para um médico de seu agrado, é possível você tenha menos resistência a aceitar suas recomendações e segui-las, tornando o acompanhamento mais eficaz. 
 
Profissionalismo
Esse é o componente mais previsível e objetivo do tripé, pois não é opcional e prevê que o médico siga o código de ética médica. Ele congrega tudo que você tem o direito de esperar de um médico como integridade, sigilo, isenção de conflitos de interesse, ética, honestidade, proficiência, coerência, correção, entre outros. Note que não constam aqui características pessoais como simpatia, carisma ou comunicabilidade. Como você, o médico é humano, essas características são distribuídas desigual e aleatoriamente entre a humanidade e ele nem sempre é beneficiado com uma cota adequada. Cabe a você julgar, se juntando expectativa e empatia, o pacote te basta. 
 
Escolhendo o médico
Filosofia a parte, na prática, você escolherá seu médico pela sonoridade do nome no livrinho do convênio, pela conveniência do horário e/ou local da consulta, pela foto ou, com sorte, pela indicação de um conhecido. Isso é ruim? Veja bem, se você não tem nenhum dado a respeito dele, este método parece tão bom quanto qualquer outro e te permite julgá-lo após a primeira consulta. Para poder fazê-lo, seguem alguns pontos de reflexão.
                           
Quem é você e o que você quer?
Como colocado acima, a expectativa é responsabilidade sua então, como avaliar sua consulta segundo este critério? Sócrates respondeu esta pergunta há 2500 anos: conhece-te a ti mesmo. É óbvio que se você gostou da consulta, as perguntas a seguir não são necessárias, mas se você estiver em dúvida, talvez ajudem:
  • Você gosta de objetividade ou prefere espontaneidade?
  • Te incomoda divagar sobre um assunto?
  • Você prefere receber instruções? Ou ir lidando com as coisas à medida em que acontecem?
  • Você vai ao médico para resolver um problema? Ou para procurar/validar opções de estilo de vida?
  • Você gosta de chás, ervas e terapias alternativas? Ou não suporta falar disto?.
Estas perguntas tencionam estabelecer dois grupos polares: aqueles que vão para o médico para investigar e resolver uma queixa, e aqueles que querem saber se o chá que eles receberam da vizinha realmente ativa os Chakras, melhorando o fluxo das energias cósmicas. Não há nada de errado com nenhuma destas concepções, e todos estamos em algum ponto deste espectro, mas não adianta nos enganarmos: o médico que satisfaz o primeiro soa como um ditador robótico para o segundo, e o médico adequado para o segundo parece um charlatão para o primeiro. Moral da história: defina quem você é e procure aquele profissional que te ofereça a proporção correta dos dois. 
 
Como foi a consulta?
 
Alguns elementos nos ajudam a avaliar se o serviço oferecido está na qualidade desejável:                   
 
Tempo: o médico precisa te ouvir tempo suficiente para você expor sua queixa. No entanto, isto não quer dizer que ele tem de ouvir você reclamar de sua sogra por três horas. Lembre-se, o médico é um instrumento para pesquisa de problemas e indicação de tratamentos e só, portanto, a queixa precisa ser medicamente relevante, e esse julgamento cabe a ele fazer, assim como o direito de conduzir a consulta do modo que achar mais adequado.
 
Coerência: certeza é um luxo raro em medicina, por isso, médicos trabalham com hipóteses e probabilidades, mas estas obrigatoriamente precisam fazer sentido. Então seja cético: se o médico falar algo que te soa absurdo ou então não conseguir explicar as razões de um diagnóstico ou conduta, isso não é um bom sinal. Igualmente, "não sei, vou procurar me informar" é uma resposta totalmente aceitável que costuma indicar integridade e honestidade.
 
Soberba: na medicina, nada é simples, frequentemente as coisas não são o que parecem e ninguém sabe tudo. Então, desconfie do médico que desdenha de seus colegas, não admite discussão de seu diagnóstico e conduta ou não permite que você busque outra opinião. No geral, você está melhor com um médico que coopera que com um que se afirma capaz de resolver qualquer situação sozinho.
 
Personalidade: o médico não precisa ser simpático, mas precisa respeitar sua pessoa e opiniões, mesmo que não concorde. Não se esqueça, ele está te prestando um serviço e não o contrário. Na contrapartida, não havendo risco iminente de morte, o médico não é obrigado a fazer algo com que não concorde. Se a discordância chegar a este ponto, é recomendável trocar de profissional.
 
Bem, é claro que estes pontos não encerram o assunto, e nem era essa a intenção, mas espero que após ler o artigo, você se sinta melhor capacitado(a) a julgar a pessoa que te atendeu e o serviço que recebeu de um modo mais objetivo, para assim, poder decidir de forma livre e esclarecida, se deve ou não delegar a ele suas necessidades médicas.
 
Minha Vida

Ressonância Magnética de última geração evita biópsia e diminuiu a sensação de claustrofobia

O avanço da medicina diagnóstica ocorre quase simultaneamente ao surgimento de novas tecnologias
 
Com o custo de R$ 4,5 milhões, a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI) é a primeira no Rio de Janeiro a adquirir um novo equipamento de Ressonância Magnética de última geração, o modelo Optima MR 450w para sua unidade do Leblon. O suprassumo tecnológico possui o diâmetro do tubo maior, almofadas anatômicas e emite menos ruídos, reduzindo assim, o desconforto – principalmente para os pacientes que têm ansiedade e sensação de claustrofobia durante o exame. Além disso, o aparelho captura imagens mais nítidas, em menos tempo e evita biópsias para investigação de doenças hepáticas, por exemplo.
 
“Aparelhos de ressonância magnética típicos fazem um barulho muito alto, o que pode aumentar a ansiedade do paciente. Um ambiente com menos barulho reduz a ansiedade durante a aquisição das imagens e diminuiu o tempo do exame”, explicou Emerson Gasparetto, diretor médico da CDPI.
 
Mas a maior vantagem da máquina é a oferta de ferramentas específicas de diagnóstico, como a elastografia - que permite a avaliação de fibrose hepática (cirrose), por exemplo, sem a necessidade de submeter o paciente à biópsia. Em outras palavras, podemos agora por imagem avaliar e quantificar o grau de infiltração de alguns tecidos por gordura, ferro, entre outras substâncias, o que antes só era possível através de biópsia (procedimento invasivo e com risco). Com a nova ressonância, o paciente não precisa sequer usar contraste venoso e não recebe nenhum tipo de radiação.
 
O exame é coberto por alguns planos de saúde e o equipamento tem capacidade para realizar até 800 testes por mês.
 
Juliana Xavier
Assessoria de Imprensa

Deixar de comer açúcar é a única maneira de prevenir o diabetes tipo 2?

Outros hábitos alimentares e mudanças no estilo de vida também ajudam a evitar e controlar a doença
 
Por Dr. Roberto Navarro Sousa Nilo
 
Recentemente foi publicado uma pesquisa, efetuada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que concluiu que o brasileiro não relaciona atividade física, cuidados com a alimentação, o sedentarismo e cuidados gerais com a saúde como formas de prevenir o desenvolvimento do diabetes do tipo 2. Isto é bem alarmante, visto que a palavra-chave para não desenvolver a diabetes do tipo 2 é a prevenção.
                           
Em geral corrigir a dieta, controlar o peso e se tornar mais ativo contribui para prevenir ou adiar o aparecimento do diabetes tipo 2 em quase 60% dos casos, o que comprova que é de extrema importância os cuidados com hábitos e estilo de vida. 

Alimentar-se bem é essencial para controlar e prevenir a doença. Montar um bom plano alimentar, orientado por um profissional da saúde, é parte fundamental da prevenção e do tratamento, visto que muitos acreditam que somente contendo os doces e o açúcar conseguirão controlar ou prevenir o diabetes. 

A dieta recomendada para pacientes com diabetes deve ser rica em nutrientes, adequada em fibras, pobre em gorduras saturadas e hidrogenadas e moderada em calorias. Estas orientações também são parâmetro para a dieta de qualquer pessoa que queira se manter saudável.                             
 
Alimentos que aumentam o risco de diabetes tipo 2
Alimentos com alta carga e índice glicêmico fazem com que os níveis circulantes de glicose fiquem altos, sobrecarregando o pâncreas que precisa produzir mais insulina. 
                           
Alguns alimentos fazem disparar as taxas de açúcar no sangue, pois a glicose disponível neles é rapidamente digerida e entra na circulação. O açúcar é um alimento que representa o maior exemplo de carboidrato de alto índice glicêmico e alta carga glicêmica, mas não é o único. Existem muitos representantes que escondem seus perigos, o que é o caso, por exemplo, dos produtos feitos com a farinha branca refinada, como pães, biscoitos e bolos, arroz branco, batata inglesa cozida, entre outros. 
                           
Observar o índice glicêmico e a carga glicêmica dos alimentos que fazem parte do seu cotidiano é uma estratégia fundamental para quem quer prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e não apenas evitar o consumo de açúcar e doces. 
                           
Veja alguns exemplos que vale manter a distância:             
 
- Refrigerantes comuns
 
- Molhos prontos (catchup ,molhos para saladas, etc.)
 
- Sucos industrializados
 
- Frituras em geral
 
- Embutidos
 
- Salgadinhos industrializados
 
- Alimentos confeccionados com farinha branca refinada (pães, bolos, biscoitos e bolachas)
 
- Cortes gordurosos de carnes
 
O sedentarismo e o diabetes
Pessoas que estão com o colesterol alto, hipertensão arterial, histórico familiar e acima do peso, principalmente se forem obeso, correm mais riscos de desenvolver o diabetes tipo 2. 
                           
O sedentarismo também é um grande fator de risco, se o indivíduo apresentar histórico familiar, mas conservar um peso saudável e for uma pessoa ativa, as chances de desenvolvimento do diabetes tipo 2 diminuem. Caso contrário, se for obesa e sedentária as chances de desenvolvimento da doença são bem maiores.                             
 
Desmistificando
A desinformação contribui para o aumento do risco do desencadeamento do diabetes tipo 2. Leia, informe-se e pesquise, mas principalmente, mantenha em mente que a adoção de um estilo de vida saudável, peso adequado, prática constante da atividade física e uma alimentação equilibrada sempre serão indicadas. Estes hábitos são considerados pela ciência os maiores protetores da nossa saúde. 
 
Minha Vida

Prefeitura de Guaraciaba do Norte - CE

A Prefeitura de Guaraciaba do Norte está com inscrições abertas para concurso público com 149 vagas. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os cadastros devem ser feitos até o dia 30 de novembro, no site da Consulpam, ou na Central do Concurso, que fica localizada na Avenida Furtado, s/nº, no Centro de Guaraciaba do Norte.

As vagas estão distribuídas para os cargos de auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, agente de trânsito, assistente social, cozinheira, educador físico, fisioterapeuta, médico, motorista, vigia, operador de máquina, professor, psicólogo, técnico agrícola e técnico em enfermagem, dentre outros cargos.

Os candidatos podem pedir a isenção da taxa de inscrição até esta quinta-feira (6). A valor da taxa de registro varia de R$ 50,00 a R$ 150,00. As remunerações variam de R$ 724,00 a R$ 8.500,00. As provas estão marcadas para serem aplicadas no dia 21 de dezembro de 2014, conforme o edital do concurso.

Concurso Prefeitura de Ivaté - PR

Sob a organização da empresa Ruffo Concursos, a Prefeitura de Ivaté, no Paraná, realizará um concurso público voltado à admissão de 41 profissionais de todos os níveis de escolaridade. É o que consta no edital nº 001/2014 recém publicado pelo órgão.
 
Serão contratados agente administrativo, assistente social, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, educador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, fisioterapeuta, gari, inspetor sanitário, instrutor musical, merendeira, motorista na categoria "D ou E", pedreiro, pintor, professor, psicólogo, tratorista, zelador, agente comunitário de saúde, agente de combate as endemias e médico clínico geral. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 725,46 a R$ 10.085,76, em cumprimento a jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições, realizadas somente através do site www.ruffoconcursos.com.br, terminarão no dia 19 de dezembro de 2014. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00 a R$ 150,00, conforme cargo pleiteado.
 
O concurso será composto por prova objetiva, análise de títulos e prova prática. A prova objetiva está programada para ser aplicada no dia 8 de fevereiro de 2015, com duração de três horas. O local e o horário de realização da mesma serão informados posteriormente, através de edital. O resultado será divulgado em até 15 dias, após a realização da prova.
O concurso público será válido por dois anos, a contar da publicação do resultado oficial final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Cubatão - SP

Foi publicado o edital de concurso público nº 01/2014 da Prefeitura de Cubatão, no estado de São Paulo, que será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, com o objetivo preencher 89 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Os aprovados receberão salários de até R$ 1.302,51 e benefícios oferecidos vigentes.
 
Aos candidatos negros e afrodescendentes ficam asseguradas 20% das vagas oferecidas neste concurso público.
 
Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site www.ibamsp-concursos.org.br, no período entre as 9h do dia 21 de novembro e as 23h59 do dia 11 de dezembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 43,00.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 11 de janeiro de 2015, em horários e locais que serão divulgados através de edital de convocação para as provas, o qual será publicado a partir do dia 23 de dezembro de 2014, no site da Prefeitura de Cubatão – www.cubatao.sp.gov.br, no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM – www.ibamsp-concursos.org.br e por meio de informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Prefeitura de Cubatão.

Concurso DHS de Pompéia - SP

Através da empresa Cemat Assessoria Administrativa LTDA., o Departamento de Higiene e Saúde (DHS) do município de Pompeia, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 01/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 24 vagas mais formação de cadastro de reserva. As chances são para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
Será contratado agente comunitário de saúde, agente de saneamento, atendente, auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de enfermagem, dentista, enfermeiro, escriturário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, veterinário, motorista de ambulância, motorista, nutricionista, operador de microcomputador, psicólogo, servente e técnico de enfermagem. Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 724,81 a R$ 2.675,63, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 01 de dezembro de 2014, pelo site da CEMAT: www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 7,24 a R$ 26,75.
 
O concurso será composto por provas escrita, prática e avaliação de títulos. As provas serão aplicadas na E.M.E.F. de Pompeia, situada à Rua Deputado Romeiro Pereira, nº 150, Centro, provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em dois turnos: pela manhã, com início as 8h30; e à tarde, a partir das 13h.
 
Os títulos poderão ser entregues no dia da prova ou enviados por Sedex, com destino à CEMAT, situada à Rua João Becão, nº 444, Centro, Júlio Mesquita, SP, CEP: 17550-000, até o dia 01 de dezembro de 2014. As informações referentes ao concurso serão publicadas no site da organizadora.
 
O concurso público será válido por dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez por período semelhante, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Santa Lúcia - PR

A Prefeitura de Santa Lúcia, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com objetivo de preencher 30 vagas em cargos de ensino fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 724,00 a R$ 2.910,25, e a carga horária a ser desempenhada varia entre 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas são para advogado, agente administrativo, assistente social, auxiliar (administrativo, serviços gerais, serviços de saúde), enfermeiro, gari, farmacêutico, médico, médico veterinário, motorista, engenheiro civil, fonoaudiólogo, operador de máquinas, técnico de enfermagem, psicólogo, professor e técnico em agropecuária.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de dezembro de 2014, através do site www.saber.srv.br.
 
O valor da taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 40,00, ensino médio é de R$ 80,00, e ensino superior é de R$ 120,00.
 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 18 de janeiro de 2015, em local e horário a ser divulgado antecipadamente.
 
O Concurso Público, que será executado pelo Instituto Saber, terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final. Ao término desse prazo, o concurso poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Estrela Dalva - MG promove processo seletivo

A Prefeitura de Estrela Dalva, no estado de Minas Gerais, divulgou o edital de processo seletivo nº 02/2014, no qual disponibiliza 07 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações previstas variam de R$ 724,00 a R$ 4.148,90, por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas previstas são para os cargos de auxiliar administrativo, assistente social, coordenador, enfermeiro, médico, odontólogo e psicólogo.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 24 de novembro a 24 de dezembro de 2014, através do site www.magnusconcursos.com.br, ou na Sede da Prefeitura de Estrela Dalva, situada à Rua Lauro Barbosa, nº 254, Centro. O atendimento é disponibilizado das 12h às 18h.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 1º de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados através do site www.magnusconcursos.com.br.
 
O processo seletivo será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados e terá validade pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Rio Negrinho - SC

A Prefeitura de Rio Negrinho, no estado de Santa Catarina, através da empresa Consesp, divulgou dois editais de concurso público (nº 001 e 002/2014), que juntos dispõem de 195 vagas imediatas mais cadastro reserva destinadas a candidatos de ensino fundamental, médio/técnico e superior. O salário para os contratados pode chegar até R$ 9.422,77, em jornadas que vão de 20 a 44 horas semanais.
 
Entre as funções a serem preenchidas estão as de auxiliar de serviços gerais, mecânico, motorista, operador de máquinas pesadas, pedreiro, vigia, técnico em enfermagem, arquiteto, enfermeiro, médico, engenheiro civil, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, professores.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de dezembro de 2014, através do site www.consesp.com.br. O valor da taxa de varia de R$ 20,00 a R$ 100,00.
 
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva, prática e de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem informados.
 
A validade deste concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Tramandaí - RS

A Prefeitura de Tramandaí, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital de concurso público nº 511/2014, com objetivo de contratar 160 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 4.248,22, em jornada de trabalho de 20, 30, 40 e 44 semanais.
 
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada cargo.
 
Cargos: Vigia, Topógrafo, Tesoureiro, Telefonista, Técnico (Informática, Contabilidade e Multifinalitário), Soldador, Servente, Psicólogo Organizacional, Psicólogo, Professor, Procurador Jurídico, Pedreiro, Operário, Operador de Máquina Pesada/Leve, Oficial (Patrimônio e Administrativo), Odontólogo, Motorista, Monitor de Ônibus Escolar, Médico (Urologista, Traumatologista/Ortopedista, Psiquiatra, Pediatra Plantonista, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Neurologista, Ecografista, Clínico Geral Plantonista e Cardiologista), Monitor, Mecânico de Máquina Pesada/Leve, Lavadeira, Intérprete Educacional, Instalador Hidráulico, Guarda Municipal, Gestor Público, Engenheiro Civil, Eletricista, Educador Social, Cozinheiro, Contador, Carpinteiro, Auxiliar (Topografia, Classe e Administrativo), Assistente Administrativo, Assessor Administrativo, Arquiteto, Analista de Sistemas e Ajudante de Cozinha.
 
As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 07 de dezembro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Níveis fundamental e médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
A seleção dos candidatos será através de provas objetivas, práticas, títulos e esforço físico.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 18 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 19 de dezembro de 2014.
 
Os títulos serão entregues pelo próprio candidato, junto à Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal, situada na Avenida da Igreja, n.º 346, no município de Tramandaí/RS, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.
 
A validade do concurso público será de dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura de Tramandaí.

Concurso Prefeitura de Coité do Nóia - AL

No Estado de Alagoas, a Prefeitura de Coité do Nóia publicou edital Nº. 001/2014  de concurso público para provimento de cargos do seu quadro de servidores. Sob coordenação técnica da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Alagoas – FEPESA, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 94 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.108,42, para carga horária de 20 0 40h semanais.
 
Para as pessoas portadoras de deficiência, serão reservadas 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no período de validade do concurso público, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo.
 
Cargos: Agente Administrativo; Almoxarife; Analista de Controle Interno; Agente de Vigilância Escolar; Assistente Administrativo Educacional; Assistente de Controle Interno; Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Enfermagem; Digitador; Eletricista, Engenheiro Civil; Fisioterapeuta; Gari; Jardineiro; Motorista; Educador Físico; Professor “A” do 1º ao 5º ano; Professor de Educação Infantil; Auxiliar de Educação Infantil; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Ciências; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Educação Física; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Arte; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Geografia; Professor “B” do 6º ao 9º ano – História; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Língua Estrangeira (Inglês); Professor “B” do 6º ao 9º ano – Matemática; Professor “B” do 6º ao 9º ano – Ensino Religioso; Secretário Escolar; Supervisor Escolar; Tratorista e Vigilante.
 
As inscrições serão realizadas por meio do site www.fepesa.org, até às 23h59min do dia 18 de dezembro de 2014 (Horário Local).
 
O boleto bancário será emitido com o valor da taxa de inscrição de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio/técnico) e R$ 80,00 (nível superior).
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 11 de janeiro de 2015, das 07h00min às 18h, no município de Coité do Nóia - AL, podendo, a critério da Fundação realizadora do concurso e da demanda, serem também aplicadas nos municípios vizinhos, incluindo Maceió.
 
O concurso terá prazo de validade de dois anos, contados da data de sua homologação e prorrogável por mais dois anos, a critério da administração da Prefeitura de Coité do Nóia - AL.

Prefeitura de Água Boa - MT promove seleção

A Prefeitura de Água Boa, no estado de Mato Grosso, divulgou o extrato do edital n° 001/2014 de processo seletivo 004/2014, com o intuito de contratar 212 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, para suprir vagas de servidores efetivos afastados em auxilio doença, salário maternidade, férias, tratar de assuntos particulares (nos termos da lei), cedidos a outro órgão, e licença prêmio, suprir vagas especificas para trabalho na zona rural e indígena do município e outros casos.
 
Os aprovados farão jus a remuneração de até R$ 16.241,89, por jornada de 20, 30 e 40 horas semanais de trabalho.
 
Cargos: Motorista, Vigia, Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Assistente Social, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, entre outros.
 
A inscrição será recebida na sede da Prefeitura de Água Boa, situada na Avenida Planalto, nº 410 Bairro Centro, de 24 de novembro a 03 de dezembro de 2014, das 08h às 11h e das 14h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 15,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Documentações necessárias para inscrição (originais e cópias):
  • Carteira de identidade/RG (frente e verso) ou Carteira de Trabalho, não sendo aceitos cartões de protocolo;
  • CPF;
  • Comprovante de escolaridade exigida para o cargo pretendido;
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou declaração de residência);
  • Comprovante de Títulos- (especialização -se tiver);
  • Comprovação de certificados de cursos (devidamente organizados - válidos os de 2012 até data da inscrição) conforme o caso;
  • Comprovação de tempo de serviço da Prefeitura Municipal de Água Boa (junto à Gerencia de Pessoal, nos casos de contrato por compra direta e licitação deverá solicitar junto a secretaria pela qual fora contratado, até);
  • Comprovação de registro profissional (se o cargo exigir);
  • CNH para os cargos que exigir;
  • Certidão negativa de débito com o município (retirar no setor de tributos).
A seleção para os cargos de que tratam este edital se dará através de prova objetiva e análise dos documentos.
 
Os documentos originais (títulos) deverão ser apresentados juntamente com as cópias que deverão ser entregues, respectivamente, somente no ato da inscrição.
 
A prova objetiva está prevista para 14 de dezembro de 2014, no horário das 08h às 9h (horário de local), nas Escolas Municipais e órgãos Municipais de Água Boa. O local de realização da prova objetiva será divulgado até o dia 08 de dezembro de 2014 na sede da Prefeitura (Mural), na porta de entrada da Prefeitura Municipal, na sede da Câmara Municipal e site oficial: www.aguaboa.mt.gov.br, e rádios.
 
O edital encontra-se disponível no site www.aguaboa.mt.gov.br.

Concurso Prefeitura de Campinas - SP

Lançado edital nº 08/2014 de concurso público da Prefeitura de Campinas, em São Paulo, que sob a organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), prevê a contratação de 100 técnicos em enfermagem (geral).
 
Podem participar interessados com curso técnico em enfermagem e registro no COREN. A jornada será de 36 horas semanais, pela remuneração de R$ 2.835,16, mais auxílio refeição/alimentação de R$ 680,00 e vale transporte opcional.
 
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 17 de dezembro de 2014, via endereço eletrônico: www.ibfc.org.br. Será cobrada taxa de R$ 55,00.
 
A classificação será feita mediante realização de prova objetiva e avaliação psicológica. Estima-se que a prova será aplicada no dia 18 de janeiro de 2015. O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia da prova. Os aprovados nessa etapa passarão por avaliação psicológica, prevista para ocorrer no dia 1º de março de 2015.
 
O resultado é aguardado para o dia 30 de março de 2015 e a homologação para o dia 9 de abril de 2015.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação da homologação no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso CRO - RS

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul - CRO/RS, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, visando a contratação de 14 profissionais de ensino médio, mais o cadastro de reservas. O salário previsto para os contratados vai de R$ 1.377,44 a R$ 2.974,20.
 
As chances são para os cargos de agente administrativo e fiscal, a carga horária a ser cumprida é de 40 horas semanais, para todos os cargos.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro de 2014, através do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 21 de janeiro de 2015, em local e horário a serem informados.
 
O concurso público, que será executado pela Fundação La Salle, terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério CRO/RS. 

Concurso Prefeitura de Patos - PB

A Prefeitura de Patos, no estado da Paraíba, reabriu o edital n° 001/2014 de processo seletivo para contratação temporária nos cargos de Educador Artístico, Enfermeiro Classe II, Farmacêutico - NASF, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Monitor de Acompanhamento de Usuários Especiais dos CAPS'S, Socorrista - SAMU e Técnico Auxiliar de Regulação Médica- TARM - SAMU, com vistas a suprir carências existentes na área de saúde.
 
O processo seletivo será assessorado pela GR Consultoria e Assessoria com sede na Rua João Cordeiro nº 1545, Fortaleza - Ceará. Serão providas mais de 100 vagas para profissionais de todos os níveis de ensino e os salários vão até R$ 2.500,00.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.grserv.com.br, até o dia 03 de dezembro de 2014. As taxas variam de R$ 70,00, R$ 80,00 e R$ 100,00.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 21 de dezembro de 2014, em locais a serem divulgados com antecedência. Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 (setenta e duas) horas após a realização da prova no site www.grserv.com.br.
 
O certame terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Bela Vista do Toldo - SC

Na Prefeitura de Bela Vista do Toldo, estado de Santa Catarina, foram publicados os editais Nº. 001 e 002/2014, informando sobre a realização de concurso público, que visa o preenchimento de 82 vagas em cargo de níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 8.444,80 em regime de trabalho de 15, 20, 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Escolar, Auxiliar de Odontologia, Fiscal de Obras/ Tributos, Monitor (Creche), Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Vigilância Sanitária, Advogado Municipal, Assistente Social, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico (Clinico Geral, Ginecologista e Pediatra), Monitor de Educação Especial, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Professor (Artes, Ciências, Educação Física, Educação Infantil/anos iniciais, Ensino Religioso, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Música e Sala Multifuncional) e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico www.iobv.org.br, até às 12 horas do dia 19 de dezembro de 2014.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Para os candidatos que não possuem internet, haverá uma central de atendimento na Prefeitura de Bela Vista do Toldo, localizada à Rua Estanislau Schumann, 839, com atendimento das 8h00min às 14h00min.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para 25 de janeiro de 2015, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 19 de janeiro de 2015, nos sites www.iobv.org.br e www.pmbvt.sc.gov.br, em edital próprio de convocação.
 
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.org.br no dia seguinte ao da realização da prova, juntamente com as provas que estarão disponíveis na área restrita do candidato.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal de Bela Vista do Toldo – SC.

Benefícios da couve que você provavelmente não conhecia

Além de ser uma verdura saborosa, a couve pode trazer uma série de benefícios para a saúde
 
Ela pode ajudar a melhorar o humor, regular os hormônios, e equilibrar o colesterol, sendo ainda um excelente alimento detox.
 
A seguir você poderá conferir de forma mais abrangente alguns dos principais benefícios da mesma.
 
Confira:
 
1. Melhora o humor
Em função de sua riqueza em magnésio ela ajuda também a melhorar o humor, aliviando ainda a tensão, o nervosismo, a ansiedade, e até mesmo a insônia. Não obstante, a substância encontrada nas folhas da verdura auxilia na formação de serotonina, que é quem contribui com a sensação de bem estar do corpo.
 
2. Reduz o envelhecimento precoce
A vitamina C encontrada nas folhas da couve, ajuda a reduzir consideravelmente os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. Além disso, ela também auxilia na cicatrização de feridas, combatendo também resfriados e tosses.
 
3. Proteção para o corpo
Por possui ação desintoxicante, a couve aumenta o poder do sistema digestivo em eliminar as toxinas presentes no organismo, o que inclui até mesmo aquelas consideradas cancerígenas.
 
4. Reduz riscos na gravidez
Por ser rica em ácido fólico, que é configurar importante vitamina do complexo B, capaz de aumentar as possibilidades de se ter uma boa gestação e um parto saudável.
 
5. Combate a úlcera
A glutamina e lecitina presentes na couve, por sua vez, proporciona proteção ao organismo contra gastrite e úlceras.
 
6. Fortalecimento dos ossos
Por ser rica em cálcio e magnésio, a couve auxilia no fortalecimento dos ossos, sendo, portanto, excelente na prevenção da osteoporose.

7. Faz bem para pele
Rica em glicosinolatos, a verdura também é um fotoquímico natural que age auxiliando na eliminação de substância toxicas que contribuem para o surgimento das acnes sobre a pele.

8. Elimina enxaqueca
Com sua alta concentração de clorofila e magnésio, ela pode proporcionar também o relaxamento muscular, auxiliando assim na prevenção de enxaquecas e dores de cabeça.

9. Mantém a boa forma
Segundo pesquisas, uma xícara de chá de couve possui apenas 36 calorias, e zero de gordura, configurando-se assim ótima opção para quem deseja manter o peso.
 
Essa mesma quantidade possui ainda 20% de fibras, o que proporciona a sensação de saciedade e auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo também a celulite graças à sua ação anti-inflamatória.
 
Uma dica bastante válida para o consumo da verdura é cozinhá-la no vapor, assim ela conservará boa parte de seus nutrientes. Vale ressaltar, no entanto, que quanto mais tempo ela ficar cozinhando, menor será a quantidade de nutrientes presentes na mesma.
 
Click Grátis

Álcool danifica área do cérebro responsável pelo autocontrole, aponta pesquisa

Reprodução/Daily Mail: Álcool pode afetar
permanentemente áreas que controlam comportamentos
Pesquisadores afirmaram que essa pode ser a causa das dificuldades para parar de beber
 
Cientistas acreditam que descobriram a causa de alcoólatras não conseguirem parar de beber. De acordo com o estudo da Harvard Medical School, dos Estados Unidos, as bebidas alcoólicas danificam a parte do cérebro encarregada do autocontrole e, quanto mais a pessoa a consome, menos autocontrole terá.  
 
De acordo com as informações divulgadas pelo site DailyMail, as varreduras do cérebro realizadas em alcoólatras mostraram que a massa branca dos lobos frontais do cérebro foram altamente danificadas pelo consumo das bebidas.
 
Segundo a professora da Harvard Medical School Catherine Fortier, os lobos frontais são o centro de integração para todas as outras áreas do cérebro que são encarregadas de características comportamentais, como o autocontrole, julgamento e aprendizagem.
 
― Com a deterioração dessa parte do cérebro, o paciente fica sem o controle do seus impulsos e, sem isso, ele não consegue parar de beber.
 
O estudo envolveu 31 alcoólatras abstinentes com uma média de 25 anos de uso excessivo do álcool e cerca de cinco anos de sobriedade, e 20 indivíduos do grupo controle não alcoólicos. Constatou-se que o abuso de álcool interrompe os caminhos que permitem que as diferentes partes do cérebro se comuniquem de maneira eficaz.
 
― Quanto mais tempo você abusar de álcool, maiores são suas chances de danos permanentes. Então, se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda para parar de beber, faça-o agora.
 
R7