Com confirmação de caso, restrições impostas pelo governo do país à exportação de derivados de aves é estendida
Mais uma fazenda foi atingida pela gripe aviária na Holanda, gerando a extensão, por mais três dias, das restrições impostas pelo governo holandês às exportações de produtos derivados de aves.
Altamente contagioso, o vírus H5N8 é um risco para as aves, mas não para a saúde humana. Ele é diferente do H5N1, que causou a morte de quase 400 pessoas em 15 países na última década.
A fazenda, que fica no povoado de Langeraar, região central da Holanda, foi isolada num raio de 10 quilômetros e teve 43 mil frangos sacrificados. Outras propriedades da região estão sendo vistoriadas.
Essa é a segunda fazenda atingida pelo vírus no país – a primeira foi registrada no fim de semana, em Hekendorf, gerando o abatimento de 150 mil frangos.
Conheça os 10 vírus mais perigosos do mundo
Além da Holanda, o Reino Unido e a Alemanha apresentaram casos da doença neste mês. Em Yorkshire, no norte da Inglaterra, a gripe aviária foi detectada numa fazenda de criação de patos. A área foi isolada e 6 mil aves foram sacrificadas. No nordeste da Alemanha, a doença provocou o sacrifício de 30 mil perus.
O diretor da Organização Mundial da Saúde Animal, Bernard Vallat, acredita que há ligação entre os casos detectados na Europa com os apresentados na Coreia do Sul e no Japão no início do ano. “Aves selvagens, que migraram da Ásia para a Europa, podem ter sido o vetor de transmissão do vírus”, disse ele. O diretor enfatizou que se as medidas de controle forem tomadas rapidamente, é possível conter o vírus.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário