Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Calêndula – Benefícios, propriedades e modos de uso

Calêndula – Benefícios, propriedades e modos de uso
Calendula officinallis
A planta medicinal conhecida como calêndula, bem-me-quer mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária possui nome científico Calendula officinallis
 
A calêndula possui propriedades e benefícios medicinais e, para este fim, pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados.
 
A planta da família das Asteraceae possui como componentes os óleos essenciais, glicosídeos amargos e flavonoides e as partes utilizadas para o preparo do chá são as sementes, folhas, flores, mas o óleo essencial também possui benefícios.
 
Benefícios e propriedades
A planta possui propriedades benéficas no tratamento de úlceras gastroduodenais, abscessos do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriados e úlceras gastrointestinais. A planta pode ser usada ainda como antiabortiva e, quando usada externamente pode ser útil no tratamento de acne, assadura, vermelhidão na pele, feridas, fissuras de mama, foliculite, frieira, fungo, queimaduras – suaves de sol –, rachaduras, varizes, veias dilatadas e verrugas, além de ajudar a clarear manchas na pele.
 
A planta age como anti-inflamatório, antisséptico, desinfetante, cicatrizante e hemostático quando usada de forma externa. Internamente, age como sudorífico, diurético, depurativo do sangue e imunoestimulante.
 
Modo de uso
 
Como preparar o chá?
Para preparar o chá, você vai precisar de:
 
– 1 litro de água

– 1 colher de sopa de calêndula
 
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo, e então aguarde alcançar fervura. Quando isso acontecer, apague o fogo, coloque a erva e tampe, deixando descansar até amornar. Em seguida, coe e consuma. Quando associado à losna, o chá pode ajudar ainda no tratamento de azia, gases e má digestão.
 
Cataplasma – Como fazer?
Amasse as folhas e flores da calêndula em um pano ou gaze limpos e coloque em cima da ferida, mancha ou acne, deixando atuar por 30 minutos. Em seguida enxágue. Repita o procedimento até o desaparecimento dos sintomas.
 
Para o uso interno, use o chá conforme a receita demonstrada acima. Para uso externo, use a pomada ou creme de calêndula aplicando em contusões, queimaduras leves, micoses vaginais, hematomas, furúnculos, picadas de inseto e, além disso, ajuda na cicatrização de feridas de diabéticos. Mas atenção: a pomada não deve ser aplicada em feridas abertas, somente em hematomas.
 
Contraindicações e efeitos colaterais
A calêndula é contraindicada para mulheres em período de gestação. Não foram encontrados efeitos colaterais da calêndula.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário