Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Brasil desenvolve kit para diagnosticar agente causador de diarreia

Teste promete detectar de forma rápida a
causa da diarreia
Teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias
 
Um kit de diagnóstico que está sendo desenvolvido no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), em parceria com a empresa ColOff promete diagnosticar de forma rápida e barata se a diarreia é causada por bactérias, vírus ou parasitas.

O projeto é financiado pelo Programa Inova Saúde da Finep/MCTI (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), informa o Blog da Saúde, página eletrônica do portal do Ministério da Saúde. Terá custo de R$ 1,5 milhão e deve ser concluído em 2016, quando será entregue o protótipo do teste.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a diarreia mata cerca de 1,5 milhão de crianças por ano e é considerada uma das principais causas de mortalidade infantil.
 
"O diagnóstico da doença é demorado e pode custar até US$ 1 mil", afirmou o gerente de Inovação do LNBio, Rodrigo Guerra.

O teste funcionará de forma similar aos testes de gravidez vendidos em farmácias e poderá ser utilizado por agentes de saúde em qualquer lugar — até mesmo em áreas muito remotas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário