Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Saiba o que fazer para aliviar a conjuntivite alérgica

universo-jatoba-conjuntivite3
Thinkstock
A primavera é a estação das flores, mas também das conjuntivites alérgicas. Os sintomas são aqueles velhos conhecidos, principalmente coceira e incômodo
 
A boa notícia é que a inflamação da conjuntiva do tipo alérgica não é contagiosa, ao contrário da viral.
 
O oftalmologista Richard Yudi Hida, chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo e diretor técnico do Banco de Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica que a conjuntivite alérgica é comum, porque “nesta estação do ano, acontece a liberação dos pólens pelas flores. De manhã, eles ficam mais acumulados no ar e, ao longo do dia, se espalham”.
 
Além da grande quantidade de pólens no ambiente, a época é marcada por tempo seco, o que agrava ainda mais a situação. De forma geral, os sintomas variam entre a conjuntivite alérgica e a adenoviral. Na primeira, a coceira é constante. Já na segunda, não há necessariamente quadros de prurido, mas de olho vermelho, irritação e fácil transmissão entre os olhos. É comum a pessoa pegar em uma vista primeiro e depois passar para a outra.

Independentemente dos sintomas, Hida ressalta que é necessário passar em um oftalmologista, já que o tratamento é completamente diferente, dependendo do tipo da inflamação. “O que é possível fazer em casa é uma compressa com água mineral gelada, até que a pessoa procure um especialista. O que não se pode fazer é pingar colírios, porque isso pode piorar o processo de melhora”.
 
O procedimento, que visa dar conforto aos olhos, é simples:
 
1. Pegue uma toalha limpa
 
2. Coloque água gelada na toalha – do filtro ou mineral
 
3. Não use soro fisiológico, porque contém sódio e pode causar assadura na pele
 
4. Não use água boricada, porque é tóxica para a pele
 
5. Depois de colocar a água mineral ou filtrada na toalha, feche os olhos e a encoste encima dos olhos fechados

Infelizmente, pessoas alérgicas já nascem com a predisposição, por isso, evitar a conjuntivite do gênero é mais difícil. No entanto, é possível tomar alguns cuidados para não pegar a conjuntivite viral. “É importante fazer a higienização de objetos que ficam constantemente em contato com as mãos, como celulares e teclados de computadores.
 
Além disso, é preciso lavar as mãos constantemente e não passá-las nos olhos”, enumera o oftalmologista.
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário