Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Usar muito inseticida torna mosquito da dengue mais forte

Aedes se torna resistente ao produto
 
Rio - Não é novidade que a população deve ajudar no combate à dengue. Mas análise da Fiocruz alerta que ações equivocadas podem piorar o controle do mosquito Aedes aegypti.
 
O uso indiscriminado de inseticidas domésticos aumenta a resistência dos insetos aos produtos.
 
Em 2010, quando o vírus tipo 4 entrou no Brasil, em Boa Vista (Roraima), pesquisadores da Fiocruz acompanharam as ações do Ministério da Saúde para controlar o vetor da dengue.
 
Apesar dos esforços, o impacto foi pequeno. Um dos motivos, explica Denise Valle, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, foi a resistência aos inseticidas.
 
A chamada ‘razão de resistência’ dobrou após três meses e triplicou depois de seis meses. Ou seja, seria necessário usar uma concentração de produto três vezes maior para matar a mesma quantidade de mosquitos.
 

“Correr para o mercado e usar inseticidas não resolve a questão da dengue, pois elimina apenas os mosquitos suscetíveis, mas deixa os resistentes”, alerta. Segundo ela, o papel da população é remover os focos dos insetos e não deixar água parada para que se reproduzam, o que elimina futuros mosquitos resistentes ou não aos inseticidas. “O inseticida não pode ser a primeira ‘arma’, para não perder a eficácia”.

O Dia / Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário