Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 27 de março de 2014

Médico lista 5 dicas para afastar o risco de doenças no outono

Getty Images
Ar seco prejudica sistema respiratório e cardiovascular
Ar seco e queda de temperatura prejudicam o sistema respiratório e cardiovascular
 
Bom dia! O outono é uma estação de temperatura mais amena, mas é muito comum neste período você sentir uma leve indisposição e dificuldade para respirar. Sabe por quê? De acordo com o infectologista Ricardo Cantarim Inacio, do Hospital Santa Cruz de São Paulo, o ar mais seco e a queda de temperatura gradual dificultam a dispersão de partículas poluentes, que comprometem as trocas gasosas dos pulmões, prejudicando assim o sistema respiratório e cardiovascular.
 
Crianças, idosos e pacientes com doenças pulmonares estão classificados no grupo de risco, ou seja, são mais vulneráveis a quadros gripais. Segundo o médico, é importante estar atento a possíveis irritações nos olhos, por conta da secura e coceira, que podem indicar conjuntivite, comum durante o outono. Em casos de tosse e febre por mais de cinco dias, o ideal é procurar tratamento médico.
 
Para evitar os empecilhos da estação, Inacio lista cinco maneiras que podem ajudar a manter a saúde e aproveitar o outono da maneira certa.
 
1. Mantenha os níveis de hidratação do corpo. O consumo de líquidos é essencial, principalmente de água.
 
2. Evite longa permanência em locais fechados. A proliferação de alguns vírus é ainda maior nessa época do ano. É importante sempre deixar janelas abertas e permitir que o ar se renove.
 
3. Pratique a higienização a todo o momento. É imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar.
 
4. Mantenha uma alimentação balanceada, com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações.
 
5. A pele fica mais seca com a chegada do outono e isso pode acarretar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele. O ideal é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Banhos quentes também devem ser evitados, pois favorecem o processo de ressecamento da pele.

R7

Veja como prevenir e diagnosticar pedras nos rins e na vesícula

Foto: Reprodução
Pedras na vesícula
Cerca de 80% dos casos de cálculos renais são causados por falta da ingestão de água
 
As pedras nos rins e na vesícula provocam dores fortes nos pacientes e podem ter diversas causas, como fatores hereditários, excesso de álcool, sal até pouca água no organismo. O cálculo renal não é considerado uma doença, mas é um problema que pode levar ao infarto.
 
Segundo o especialista Paulo Egídio, sangue na urina, alteração no fluxo urinário, cólica e vômito são os principais sintomas das pedras nos rins. Porém, apenas um sintoma é suficiente para indicar o problema.
 
De acordo com o especialista, cerca de 80% dos casos de pedras nos rins é resultado da falta da ingestão de água. No Brasil, é estimado que a cada dez pessoas duas sofram com o problema.
 
— Ficar atento à cor da urina já ajuda a perceber se algo está errado. A urina tem que ter um tom amarelo claro ou branco, caso a cor esteja diferente procure um médico.
 
Para Egídio, dieta equilibrada com pouco sal muita água reduzem o risco de formar pedras nos rins significativamente.
 
R7

Mosquito da dengue traz nova ameaça

Mosquito da dengue traz nova ameaça Susi Padilha/Agencia RBS
Foto: Susi Padilha / Agencia RBS
O vírus provoca sintomas como febre e dores nas articulações
Originária na Tanzânia, a doença foi detectada no Caribe e pode chegar à América do Sul
 
Originário da Tanzânia e amplamente disseminado entre países africanos e asiáticos, o vírus chikungunya fez as primeiras vítimas em solo caribenho em dezembro e acendeu o sinal de alerta ao longo de toda a América do Sul.
 
Muito parecida com a dengue — o vetor de transmissão, o mosquito Aedes aegypti, inclusive, é o mesmo —, a doença também acarreta febre, dor de cabeça e fadiga. A grande diferença está nas dores articulares que podem acompanhar o paciente por meses. Nos casos mais agudos, essas dores se assemelham à artrite reumatoide e, em situações extremas, podem levar a deformidades.
 
Essa foi a primeira vez que o vírus foi transmitido no hemisfério ocidental de forma autóctone, ou seja, já contaminou os mosquitos locais. Os casos registrados anteriormente foram todos importados por meio de turistas picados em países em que a doença é endêmica.
 
No Brasil, foram identificadas em 2010 três situações dessa. Na época, os viajantes chegaram infectados da Indonésia e da Índia. Com o atual caso do Caribe e as condições favoráveis, especialistas cogitam a possibilidade de propagação para a América do Sul.
 
— Acho que no máximo em cinco anos ele estará aqui. Mas pode ser antes — admite Artur Timerman, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein e umas das principais autoridades no assunto.
 
Ciente do risco, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a implantação do sistema de vigilância e monitoramento da febre do chikungunya no país. Entre as ações adotadas, o órgão emitiu comunicado às secretarias estaduais e municipais de saúde alertando sobre as características e os sintomas da doença.
 
Segundo informações da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, um manual está sendo preparado para ser distribuído entre os profissionais da área. O material trará detalhamento completo das ações que devem ser adotadas com foco em prevenção e controle da doença.
 
— Uma equipe de médicos foi enviada à Ilha de Martinica para a atualização clínica no manejo de pacientes. Isso servirá para a capacitação dos profissionais da área de assistência no Brasil — informou a secretaria.
 
Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) das Secretarias estaduais de Saúde também serão capacitados com técnicas de diagnóstico a fim de servirem de apoio às ações de vigilância, controle e assistência.
 
O risco da Copa
Pedro Vasconcelos, chefe da seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas (IEC), informou que uma equipe de profissionais foi treinada e outra está sendo formada.
 
Tudo para que, assim que o vírus entrar no país, as ações de contenção sejam colocadas em prática.
 
— O risco de o vírus se disseminar existe. A chance aumenta com eventos como a Copa do Mundo, que vai atrair milhares de pessoas de vários locais para o Brasil, inclusive de áreas onde o micro-organismo já está circulando — observa Pedro.
 
O especialista lembra que os tipos 1, 2 e 3 do vírus da dengue entraram no país pelo Rio de Janeiro logo depois do período de carnaval, o que também aumenta o alerta. O IEC é o único laboratório da América Latina a ter o vírus chikungunya para a produção de antígeno e anticorpos utilizados no diagnóstico da patologia.
 
— Foi firmado um acordo entre o governo brasileiro e o dos Estados Unidos para que recebêssemos esse material e pudéssemos realizar a produção local. Dessa forma, não dependemos do fornecimento externo — observa Pedro Vasconcelos.
 
O antígeno e os anticorpos estão sendo elaborados.
 
— Hoje, a quantidade que temos vem sendo usada para treinamento. Vamos enviar material a alguns poucos laboratórios que são referência regional, mas a distribuição mais intensa ocorrerá à medida que os casos forem confirmados — afirma.
 
Correio Braziliense / Zero Hora

Marinar carne na cerveja pode reduzir seus efeitos prejudiciais


Marinar carne na cerveja pode reduzir seus efeitos prejudiciais Jonas Ramos/Especial
Foto: Jonas Ramos / Especial
Carne preparada em temperaturas muito altas, como no churrasco,
pode formar substâncias cancerígenas
Modo de preparo diminui formação de substâncias cancerígenas na carne
 
Cientistas da Universidade do Porto, de Portugal, descobriram uma forma de unir a carne e a cerveja que pode ajudar a reduzir riscos para a saúde: quando usada para marinar a carne, a cerveja pode diminuir a formação de substâncias potencialmente prejudiciais das carnes grelhadas. A pesquisa foi publicada no ACS ' Journal of Agricultural and Food Chemistry.
 
Os pesquisadores explicam que evidências anteriores mostram uma relação entre o consumo de carne grelhada e a alta incidência de câncer colorretal.
 
Quando a carne é preparada em temperaturas muito altas, como no churrasco, ela pode formar substâncias chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), consideradas cancerígenas e também encontradas na fumaça do cigarro e na exaustão do carro. Marinar a carne em cerveja pode reduzir os níveis de algumas substâncias cancerígenas na carne cozida, mas pouco ainda se sabe sobre como isso pode acontecer.
 
Os pesquisadores marinaram carne de porco em três tipo de cerveja (pilser, pilser sem álcool e escura), e depois grelham a carne no carvão, em altas temperaturas. A cerveja escura teve o efeito mais forte, reduzindo em mais da metade os níveis de oito hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
 
"Assim, a ingestão de carne marinada em cerveja pode ser uma estratégia para adequar os níveis de PAH", disseram os pesquisadores no texto do estudo.
 
Zero Hora

Infecções hospitalares matam 200 pessoas por dia nos Estados Unidos

Infecções hospitalares matam 200 pessoas por dia nos Estados Unidos Marcos Porto/Agencia RBS
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Muitas das infecções bacterianas podem ser prevenidas com
 o cumprimento de regras de higiene
De acordo com pesquisa, as infecções mais frequentes são pneumonia e as causadas por uma intervenção cirúrgica
 
Pessoas hospitalizadas nos Estados Unidos correm risco de contrair infecções associadas às condições sanitárias, que ainda matam cerca de 75 mil pacientes anualmente, informaram nesta quarta-feira autoridades americanas.
 
— Ainda que tenhamos tido avanços, todos os dias mais de 200 norte-americanos com infecções associadas às condições sanitárias morrem durante sua estadia no hospital — disse o diretor dos Centros Federais para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Tom Frieden.
 
Muitas das infecções bacterianas — que podem acarretar em complicações graves que vão de pneumonia a doenças do trato intestinal — poderiam ser prevenidas se os trabalhadores sanitários cumprissem regras de higiene banais, explicou Frieden.
 
— O cuidado médico mais avançado não funciona se os profissionais de saúde não prevenirem as infecções através de atitudes básicas como a lavagem frequente das mãos — afirma.
 
Os números, publicados no New England Journal of Medicine, foram retirados de uma pesquisa feita em 183 hospitais nos Estados Unidos, realizada em 2011. Durante o ano em questão, segundo a pesquisa conduzida pelo CDC, foram registradas 721,8 mil infecções em 648 mil pacientes hospitalizados. Destes, cerca de 75 mil morreram de infecções hospitalares.
 
As infecções mais frequentes foram pneumonia e as causadas por uma intervenção cirúrgica (ambas com 22%), seguidas das infecções gastrointestinais (17%), as do trato urinário (13%) e as da corrente sanguínea (10%).
 
Os agentes causadores destas infecções foram Clostridium difficile (12%), Staphylococcus aureus, incluindo Staphylococcus aureus resistente à meticilina ou SARM (11%), Klebsiella (10%), E. coli (9%), Enterococcus (9 %), e Pseudomonas (7%).
 
O estudo também mostra uma diminuição de 4% no número de infecções causadas por SARM e de 2% nas provocadas por Clostridium difficile entre 2011 e 2012.
 
— Tais acontecimentos representam milhares de vidas poupadas e a prevenção de sofrimento nos pacientes, que também se traduz em menores custos em todo os Estados Unidos — avaliou Patrick Conway, diretor médico dos serviços Medicare e Medicaid, sistema de saúde pública do país.
 
AFP  / Zero Hora

Exame de sangue pode detectar chance de crianças se tornarem obesas, dizem cientistas

Exame de sangue pode detectar chance de crianças se tornarem obesas, dizem cientistas Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Mutações genéticas aos cinco anos podem indicar nível de gordura do corporal na adolescência
 
Pesquisadores das universidades de Southampton, Exeter e Plymouth, na Inglaterra, descobriram que um simples exame de sangue pode ser capaz de prever os níveis de obesidade de crianças com até uma década de antecedência. Eles afirmam que a verificação de alterações específicas do DNA aos cinco anos de idade pode apontar a quantidade de gordura corporal que será acumulada aos 14.
 
O teste avalia o nível de modificações no gene PGC1a, o qual regula o armazenamento de gordura no organismo causado por metilação - mecanismo que permite que os genes sejam afetados pela exposição a fatores ambientais.
 
A equipe observou que um aumento de 10% nos níveis de metilação aos cinco anos foi associado a um índice de até 12% a mais de gordura aos 14 anos. Os resultados não tiveram relação com o sexo, a quantidade de atividade física praticada ou início da puberdade dos participantes. Os pesquisadores usaram 40 amostras de DNA de crianças a partir de cinco anos de idade, que foram acompanhadas até aos 14.
 
— As evidências que encontramos são mais uma prova de que o excesso de peso na infância não se deve apenas ao estilo de vida, mas pode envolver também processos importantes que controlam nossos genes— apontou o professor Graham Burdge.
 
Ele indicou ainda que isso pode ajudar a criar novos métodos para evitar que crianças desenvolvam o problema, podendo ser introduzidos antes delas começarem a ganhar peso.
 
— Apesar dessa esperança, é preciso ficar claro que nossos achados agora precisam ser testados em grupos maiores de crianças— salientou.
 
Zero Hora

Concurso Prefeitura de Cocalzinho de Goiás - GO

A Prefeitura de Cocalzinho de Goiás, no estado Goiás, anunciou a realização de concurso público, por meio do edital 01/2014, com intuito de prover 85 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 852,31 por jornada de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os seguintes cargos: Agente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Operacionais, Coveiro, Fiscal, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Tratorista, Técnico em Enfermagem e Vigia.
 
De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas do dia 31 de março a 22 de abril de 2014, pelo site www.infocol.com.br.
 
O candidato que não dispuser de acesso à internet para a realização da inscrição, o Poder Executivo Municipal de Cocalzinho de Goiás disponibilizará equipamento de informática, juntamente com um operador, na Biblioteca Municipal, situada na Avenida Três de Julho, Quadra 04 Lote 21, Setor Cidade Jardim e no Telecentro, situado na Subprefeitura, Área Especial nº 01 - Distrito Girassol.
 
A seleção constará de Prova Objetiva, Prova Prática e Prova de Capacidade Física. Segundo o cronograma do certame, a prova objetiva será aplicada na data prevista de 18 de maio de 2014.
 
A confirmação da data e horário de realização da Prova Objetiva e a lista dos candidatos com os locais e respectivos endereços de realização serão divulgados nos endereços eletrônicos: www.infocol.com.br e www.cocalzinho.go.gov.br, no dia 09 de maio de 2014, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta desse local, bem como o comparecimento na data e horário determinado.
 
O gabarito preliminar da Prova Objetiva será publicado em até dois dias após a aplicação da respectiva prova.

Concurso IPAJM - ES 2014

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo - IPAJM publicou edital nº. 001/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB, o certame oferece 20 vagas para cargos de  níveis médio e superior, por salários de até R$ 6.230,48, em carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Técnico médio/superior, Médico Perito Psiquiatra/Ortopedista, Contador e Advogado.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
A inscrição será efetuada até o dia 13 de abril de 2014 pelo site www.funcab.com.br e de forma presencial na Copiadora Alpha, situada à Rua Gonçalves Dias, n° 32, Centro, Vitória/ES, CEP: 29.010-130 em frente à Caixa Econômica Federal, ao lado da Ricardo Eletro, das 9h às 12h e 13h às 17h de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
 
A taxa de  inscrição é de:
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00 e 80,00.
 
O certame constará de prova objetiva e discursiva.
 
As provas estão previstas para 04 de maio de 2014, em local e horário que serão divulgados no site www.funcab.com.br, a partir de 28 de abril de 2014.
 
O gabarito será divulgado a partir das 12h do 2º dia útil após a data de realização da prova nos sites www.funcab.com.br e www.ipajm.es.gov.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Executivo, edição de 21 de março de 2014, pág. 2 a 8.

Concurso Prefeitura de Rodelas – BA 2014

Com a proposta de prover  78 vagas disponíveis a candidatos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Rodelas, no estado da Bahia, publicou o edital nº 01/2014 de concurso público. Os salários vão de R$ 724 a R$ 2.127, 26 em jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
O certame traz oportunidades para profissionais qualificados e graduados em  Motorista, Operador de Motobomba, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Pedreiro, Servente de Obras, Agente Comunitário de Saúde,  Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Raio, Professor Nível Médio, Engenheiro Civil, Pedagogo, Supervisor Educacional, Professor nas seguintes disciplinas: Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
 
As inscrições ficarão abertas até o dia 28 de Março de 2014, no horário das 09:00h ás 13:00h e das 14:00h às 17:00 horas, de forma presencial, no posto de inscrição, localizado na Praça Dr. José Alventino Lima, s/nº, Auditório do Extinto Fórum de Justiça, Centro - Rodelas/BA e no período de 31 de março a 11 de abril de 2014, para inscrições via internet, mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição, no site: www.planejarconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 40 e R$ 80, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
 
Os inscritos serão selecionados através de prova objetiva, com data de aplicação prevista para 18 de maio de 2014, além de Prova de Títulos, para o cargos de Professor e Prova Prática para os que vão disputar as vagas de Operador de Motobomba.
 
O resultado final com o nome de todos os aprovados constará no mesmo site da inscrição, em 12 de junho de 2014.
 
A validade do concurso será de dois anos, com possibilidades de nova prorrogação, pelo mesmo período.

Prefeitura de Muquém de São Francisco - BA abre processo seletivo

A Prefeitura de Muquém de São Francisco, no estado da Bahia, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, voltado ao provimento de 312 vagas temporárias de trabalho. O certame está sendo organizado pela empresa Consultte Projetos e Assessoria.
 
Podem participar da seleção profissionais de níveis fundamental, médio e superior. As oportunidades estão distribuídas entre as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais Escolares, Merendeira Escolar, Agente de Vigilância Escolar/ Vigia, Motorista classe C, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Inspetor de Alunos, Vigia, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educação, Agente de Fiscalização Sanitária, Almoxarife, Agente de Tributos, Técnico de Enfermagem, Professor Nível Especial, Professor N1/ Pedagogo, Professor para as disciplinas de Português, Matemática, Biologia, História, Geografia e de Educação Física, Coordenador Pedagógico N1, Assistente Social, Nutricionista e Psicólogo Educacional. Os salários são de até R$ 1.800,00, em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, de 27 de março até dia 14 de abril de 2014, no site da organizadora www.consulteconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas no município de Muquém do São Francisco/BA, na data prevista de 18 de maio de 2014, em horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da internet no endereço eletrônico www.consulteconcursos.com.br. O gabarito preliminar será publicado na data prevista de 19 de maio de 2014.

O certame terá validade de 12 meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Muquém do São Francisco-BA.

Concurso Prefeitura de Tefé - AM

No Estado do Amazonas, a Prefeitura de Tefé publicou edital de concurso público 001/2013, para preenchimento gradual de cargos efetivos. Sob coordenação técnica do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, o certame oferece 1.178 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.880,00.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar Ambiental, Cozinheiro, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Serviços Sociais, Agente de Trânsito, Fiscal de Edificações e Obras, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Mercados e Feiras, Fotógrafo, Guarda Municipal, Instrutor de Informática, Microscopistas, Motorista, Secretário Escolar, Técnico Administrativo, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico de Edificações e Obras, Técnico em Biodiagnóstico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Instrumentação Cirúrgica, Técnico em Mamografia, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Vigilante, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental e Elétrico), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Generalista, Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo e Professor.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no site www.concursoscopec.com.br, no período entre 31 de março até 14 de abril de 2014, observado o horário oficial de Manaus.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 75,00.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva e de títulos. A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, em local e horário que estarão designados no cartão de confirmação, disponível no site www.concursoscopec.com.br do dia 02 a 08 de maio de 2014.
 
O gabarito preliminar será divulgado no site www.concursoscopec.com.br, no máximo, até 24h após a realização das provas objetivas.
 
A documentação relativa à prova de títulos deverá ser entregue nos dias 07 e 08 de julho de 2014, das 8h às 12h e das 14h as 17h, na Escola de Educação Profissional José Marcio Ayres - CETAM situada na Rua Olavo Bilac, 341 – centro, município de Tefé/AM.
 
O resultado final dos classificados para cada cargo será disponibilizado no site www.concursoscopec.com.br, a partir do dia 06 de agosto de 2014.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 14 de março de 2014, pág. 65 a 107.

Concurso Prefeitura de Lagoa da Canoa - AL

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas, com o apoio da COPEVE/UFAL, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 105 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Analista de Sistemas, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetriz, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Gestor em Recursos Humanos, Médico Generalista, Médico Ginecologista, Médico para Pequenas Cirurgias, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiátrico, Médico Ultrassonografista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Cirurgião Buco-maxilar, Odontólogo Endondontista, Odontólogo para Pacientes Especiais, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista, Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Escriturário, Fiscal de Tributos, Monitor do CAPS, Oficineiro de Artesanato, Professor de 1º ao 5º Ano, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Telefonista, Agente da Guarda Municipal, Agente de Endemias, Agente de Portaria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Vigilância Escolar, Fiscal de Disciplina, Merendeira, Motorista – Habilitação B, Motorista – Habilitação D e Serviçal.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até 08 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Lan HouseK@juNet, situada na Rua Vicente Ferreira de Farias, n° 54, Centro, Lagoa da Canoa – Alagoas, no período entre 17 de março e 08 de abril de 2014 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h às 13h;

Provas
As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, na dara provável de 18 de maio de 2014, na cidade de Lagoa da Canoa, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na cidade de Lagoa da Canoa não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.
O concurso público para os cargos de Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor de 1º ao 5º Ano, será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Igaci - AL

A Prefeitura de Igaci, no estado de Alagoas, lançou edital n° 01/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 82 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.438,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES.
 
As chances são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Generalista PSF, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar e Operador de Máquinas.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br,  até 08 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O cartão de inscrição dos candidatos, cujas inscrições forem confirmadas via pagamento do Boleto Bancário ou por isenção, contendo informações referentes à data e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), estará disponível a partir do dia 13 de maio de 2014, no endereço eletrônico de inscrição.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 18 de maio de 2014, na cidade de Igaci, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Feira Grande - AL

A Prefeitura de Feira Grande, no estado de Alagoas, anunciou a realização de concurso público pelo edital nº 001/2014, com intuito de prover 102 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2 mil e jornada semanal de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Digitador, Escriturário, Inspetor Escolar, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Motorista (Categoria D).
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de março a 08 de abril de 2014, pelo no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90, dependendo do cargo.
 
De acordo com o edital, a seleção será constituída de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 18 de maio de 2014, na cidade de Feira Grande, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição.
 
O gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, serão divulgados no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014. Segundo o certame, o concurso também constará de prova de títulos, apenas para o cargo de Professor, e o resultado final será anunciado em 25 de julho deste ano.

Concurso UFAC 2014

A Universidade Federal do Acre (UFAC), através da empresa MSConcursos, publicou edital n° 01/2014 de concurso público para provimento de cargos Técnico-Administrativos em Educação. Serão providas 95 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.230,88.
 
A carga horária para os cargos será de 40 horas semanais, exceto para os cargos de Médico/Área e Médico Veterinário que será de 20 horas semanais. Os candidatos selecionados serão lotados no Campus de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
 
As vagas são para os empregos de Administrador de Edifícios, Auxiliar em Administração, Operador de Estação de Tratamento D'água e esgoto, Assistente em Administração, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Economia Doméstica, Técnico em Educação Física, Técnico em Eletrônica, Técnico em Laboratório/Área - Informática, Técnico em Laboratório/Área - Análises Clínicas, Técnico em Laboratório/Área - Anatomia e Necropsia, Técnico em Laboratório/Área - Medicina Veterinária, Técnico em Mecânica, Técnico em Radiologia, Técnico em Artes Gráficas e demais funções.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, até o dia 10 de abril de 2014, através dos sites www.msconcursos.com.br e www.ufac.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas/objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, conterão questões das áreas de conhecimento gerais e específicos, conforme estabelecido no quadro de provas.
 
A data prevista para a realização das provas é 18 de maio de 2014, no período matutino, das 8 às 12 horas. A classificação dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada nos sites www.msconcursos.com.br e www.ufac.br.
 
O gabarito preliminar e o caderno de provas serão publicados nos sites www.msconcursos.com.br e www.ufac.br, até 24h após a aplicação das provas.

O prazo de validade deste concurso público é de dois anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo da Universidade Federal do Acre.

Concurso Prefeitura de Itatiba - SP 2014

Com intuito de suprir as necessidades da Administração Municipal, a Prefeitura de Itatiba, estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público, por meio dos editais 01 e 02/2014. As oportunidades ofertam vencimentos de até R$ 3.545,78, por jornada de 20 a 44 horas semanais.
 
As chances são para Almoxarife, Cuidador Social, Orientador Social, Auxiliar de Odontologia, Desenhista, Fiscal de Obras, Técnico de Agrimensura, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Analista de Informática, Arquiteto, Auditor Fiscal de Rendas, Professor de Desenvolvimento Infantil, Calceteiro, Operador de Máquinas Pesadas, Pintor, Servente de Pedreiro, Carpinteiro, Eletricista de Autos, Mecânico de Manutenção, Motorista para Caminhão, Serralheiro, Instrutor Surdo, Instrutor de Informática e Professor Bilíngue.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, de 26 de março a 22 de abril de 2014, pelo site www.zambini.org.br. As taxas variam de R$ 20 a R$ 62,90.
 
A seleção será constituída de prova objetiva e prova prática. A prova objetiva será aplicada na data provável de 18 de maio de 2014, em locais que serão comunicados oportunamente, mediante publicação no Diário Oficial do Município, e no site www.zambini.org.br, bem como, serão enviados informativos pelo correio eletrônico (email), designado pelo candidato na ficha de inscrição.
 
O prazo de validade é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

CISNORDESTE - SC publica edital de processo seletivo

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CISNORDESTE/SC) publicou edital 0001, de 25 de março de 2014, destinado a realização de processo seletivo. A finalidade será a contratação por prazo determinado de três profissionais de níveis médio e superior, mais reserva técnica, para atender às necessidades temporárias durante o ano de 2014.
 
Cargos: Contador, Técnico em Contabilidade, Apoio Logístico, Assistente Administrativo e Auxiliar Administrativo. Para estes dois últimos cargos será formada apenas cadastro de reserva.
 
A remuneração pode chegar a R$ 2.417,85 por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. Para os contratados às vagas com carga horária semanal de 40 horas haverá ainda pagamento de auxílio alimentação, no valor de R$ 374,00.
 
As inscrições serão recebidas no período de 1º a 14 de abril de 2014, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, excetuados sábados, domingos e feriados, na sede do CISNORDESTE/SC, localizada na Rua Max Colin nº 1843, 1º andar, bairro América, CEP 89.204-635 - Joinville/SC.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
  • Ficha de inscrição ao processo seletivo, sem emendas ou rasuras, devidamente assinada;
  • Documento de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de estado civil;
  • Certidão de nascimento dos filhos com até 16 anos;
  • Atestado de capacidade e condições para o exercício da função, emitido a menos de 30 dias, caso o candidato tenha necessidades especiais;
  • Diplomas, certificados e/ou comprovantes de cursos que tenham relação com a vaga à qual pretende concorrer;
  • Comprovante da experiência profissional na área da vaga à qual pretende concorrer;
  • Título de eleitor e comprovante da última votação ou certidão da Justiça Eleitoral;
  • Comprovante de residência, emitido a menos de 90 dias;
  • Registro no órgão de classe competente, quando exigido como qualificação especial;
  • Curriculum Vitae, datado e assinado pelo candidato ou procurador.
O candidato será selecionado por meio do somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 25 de março de 2014, pág. 389 a 392.

Concurso Prefeitura de São Paulo 2014

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA e a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico – SF da Prefeitura do Município de São Paulo, abriram editais n° 001 e 002/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 198 vagas de trabalho, sendo 98 para Auditor Fiscal Tributário Municipal Classe I e 100 para Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas I Disciplina: Ciências Contábeis. A remuneração mensal do cargo é equivalente à jornada mensal que varia de 40 ou 44 horas semanais de trabalho.

As inscrições ficarão abertas através da Internet, no http://www.cetroconcursos.org.br, no período de 10 horas do dia 27 de março  às 14h do dia 11 de abril de 2014 (horário de Brasília) e, para candidatos que se declararem portadores de deficiência, as inscrições poderão ser efetuadas também no Posto da Cetro Concursos em funcionamento na E.E. Presidente Roosevelt - Rua São Joaquim, 320 – Bairro Liberdade - São Paulo – SP.

O concurso será executado, sob a responsabilidade da Cetro Concursos Públicos Consultoria e Administração, doravante denominada Cetro Concursos. O candidato deverá pagar a importância nos valores de R$ 48,00 e R$ 72,00.

A aplicação das Provas Objetivas e Dissertativa – Redação está prevista para os dias 11 e 18 de maio de 2014 e serão realizadas na Cidade de São Paulo – SP., sendo que as informações sobre horários e locais das provas serão divulgados oportunamente por meio do Edital de Convocação no Diário Oficial da Cidade – DOC.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração.
 
Todos os atos oficiais relativos ao concurso público serão publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo – DOC e no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br).
Para mais informações acesse os editais:
 

Concurso Prefeitura de Marechal Thaumaturgo - AC 2014

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Acre. A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo divulgou edital nº. 01/2014 de Concurso Público oferecendo 69 vagas em níveis médio e superior, por vencimento de até R$ 3.500,00 em regime de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Psicólogo e Professor.
 
Interessados deverão se inscrever até o dia 15 de abril de 2014, no horário das 08h às 17h, na sede da Câmara de Marechal Thaumaturgo, situada à Rua 5 de Novembro, s/nº, centro, no município de Marechal Thaumaturgo/AC. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
As provas serão aplicadas na sede do município, provavelmente no dia 27 de abril de 2014, a partir das 13h, na sede das Escolas Justiniano de Serpa e Elvira Ferreira Gomes.
 
O concurso público terá validade de dois anos, prorrogáveis, se for o caso, por até igual período, observados os princípios de oportunidade e conveniência da administração.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 26 de março de 2014, pág. 48 a 53.

Concurso Prefeitura de Corumbataí - SP 2014

A Prefeitura de Corumbataí, no estado de São Paulo, publicou editais de concurso público e processo seletivo, visando a contratação de profissionais nos cargos de Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista, Auxiliar de Odontologia, Encarregado de Departamento Pessoal e Professor de Ciências. A remuneração é de até R$ 4.992,03.
 
As inscrições podem ser realizadas até 04 de abril de 2014, por meio do site www.tsrconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 20 a R$ 30.

Os inscritos serão selecionados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 27 de abril de 2014, na Escola Municipal Profª. Maria de Lourdes, sito a Avenida 01, 512 – Centro – Corumbataí – São Paulo. A seleção também será constituída de prova de títulos.

Prefeitura de Piedade do Rio Grande - MG realiza processo seletivo

A Prefeitura de Piedade do Rio Grande, no estado de Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, publicou edital de Processo Seletivo n° 001/2014, para contratação de Agente Comunitário de Saúde que atenda no Programa de Saúde da Família (PSF).  São ofertadas 03 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de nível fundamental, por salário de R$ 724,00, em carga horária de 40h semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 31 de março a 11 de abril de 2014, na sede da Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande, Departamento de Pessoal, situada à Rua do Rosário, 220, Centro, Piedade do Rio Grande-MG, no horário de 08h as 11h e de 13h as 17h, exceto sábado e domingo e feriados.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 27 de abril de 2014 às 9h, na Escola Municipal Hildebrando Teixeira,  situada à Praça Dr. Antônio Batista do Nascimento – Centro Piedade do Rio Grande-MG.

Os gabaritos serão divulgados no dia 28 de abril de 2014, no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande.

Prefeitura de Camboriú - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Camboriú, no estado de Santa Catarina, publicou editais n°s 04, 05 e 06/2014 de Processo Seletivo, com o objetivo de preencher 70 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 745,30 a R$ 3.285,86, em jornadas de 10, 20 ou 40 horas por semana.

Serão reservados 5% do total de cada cargo vago para pessoas portadoras de deficiência.

As vagas são para os empregos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Telefonista, Motorista, Recepcionista, Farmacêutico, Pediatra Infectologista, Recepcionista, Assistente Social, Médico Psiquiatra ou Clínico com especialidade em saúde mental, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Técnico de Enfermagem, Assistente Social e Psicólogo.

As inscrições deverão ser realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698 - Centro – Camboriú/SC, até o dia 31 de março de 2014, no horário das 8h às 12h e 13h30 às 17h30.

De acordo com as informações, três fases serão realizadas para classificar os candidatos: entrevista coletiva, prova escrita e análise de currículo, previstas para serem realizadas nos dias 15 e 16 de abril de 2014.

O certame terá validade por um ano, com possibilidades de serem prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de João Monlevade – MG promove processo seletivo

A Administração Pública da cidade mineira de João Monlevade publicou por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros (26 de março de 2014, pág. 25 a 29), os editais de processo seletivo nº. 06 e 07/2014. A seleção destina-se ao preenchimento temporário de 03 vagas para execução das funções inerentes ao cargo de Médico da Estratégia de Saúde da Família e 03 Agentes Municipal de Trânsito.
Os candidatos aprovados atuarão nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos/SETTRAN de João Monlevade em regime de trabalho de 40 horas semanais e receberão subsídios de até R$ 8.172,39.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 02 de abril de 2014 para o cargo de Médico, no horário das 08h às 11h e 13h às 16h,  e de 27 de março a 03 de abril para Agente Municipal de Trânsito, levando a documentação exigida nos editais, aos seguintes locais:
 
Médico ESF: Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação de Atenção Primária, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº. 2640 sala 08 – bairro Belmonte – João Monlevade/MG;
 
Agente Municipal de Trânsito: Prefeitura Municipal de João Monlevade (Rua Geraldo Miranda, nº337, b. Carneirinhos, João Monlevade-MG, CEP: 35930-027).
 
A seleção constará de prova de títulos e entrevista. As entrevistas ao cargo de Agente Municipal de Trânsito serão realizadas na sede da Prefeitura de João Monlevade, a partir das 14:00 do dia 08 de abril de 2014.
 
Demais informações sobre datas deverão ser conferidas nos respectivos editais.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Bom Jesus da Penha - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Bom Jesus da Penha, no estado de Minas Gerais, abriu edital de Processo Seletivo n° 01/2014, destinado ao provimento de 05 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 2.500,00 em carga horária de 10 ou 20 horas semanais.

O certame será executado por meio da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda. As oportunidades são para os cargos de coordenador nasf, fisioterapeuta, nutricionista, professor de educação física e psicólogo.

As inscrições, no valor de R$ 20,00, deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, até o dia 27 de março de 2014.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 13 de abril de 2014, às 9h, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de avisos da Prefeitura e no endereço eletrônico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 14 de abril de 2014, às 14h.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

UEFS abre concurso público para professor

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) divulgou o edital 001/2014 sobre a abertura de inscrições para Concurso Público de Professores, que será realizado no período de 26 de março a 25 de abril de 2014.
 
As cinco oportunidades disponíveis estão distribuídas entre as seguintes áreas: Anestesiologia; Áudio Visual aplicado à Educação Musical/ Tecnologia da Informação aplicada à Educação Musical/ Música Digital/ Acústica Musical/ Estágio Supervisionado; Emergências; Ginecologia; Psicopatologia I e Psicopatologia II; Química Geral e Ensino em Química e Regência, Canto Coral, Técnica Vocal, Prática de Conjunto.
 
As inscrições podem ser feitas no site da UEFS (www.uefs.br), ao custo de R$ 100 de taxa de inscrição,  valor que será recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil S/A, mediante guia obtida via home page da UEFS.
 
A documentação também poderá ser postada por SEDEX ou entregue pessoalmente, ou através de procurador, no Prédio da Administração Superior, Coordenação de Seleção e Admissão – CSA, no Campus Universitário (Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil), devendo os candidatos seguirem os procedimentos do edital, que pode ser conferido na home page da UEFS.
 
A seleção, objeto deste Edital constará de Prova Escrita, Prova de Títulos e Aula Pública, a ser realizada em datas anunciadas no cronograma do edital, que consta na íntegra, no www.uefs.br.
 
O prazo de validade da Seleção será de, no máximo, dois anos.

Prefeitura de Leopoldina - MG divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou edital de chamamento nº. 002/2014, para contratação de 02 especialistas em Atendimento a Pessoas com Deficiência e Pessoa Idosa, 01 Especialista em Atendimento à Vítima de Violência, 01 Pedagogo, 02 Assistentes de Atendimento e orientador social, 01 Coordenador e 01 Orientador Socioeducativo. A remuneração pode chegar a R$ 1.423,93 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas de forma gratuita até o dia 11 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Rua Tiradentes, 112, Centro, no horário de 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
Para fins de inscrição será exigido dos candidatos a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
  • Currículo específico;
  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Comprovante de residência;
  • Declaração escolar, que comprove a habilitação/requisito necessário ao cargo;
  • Atestado de antecedentes criminais (emitido por meio do endereço eletrônico www.policiacivil.mg.gov.br);
  • Certidão Negativa Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (obtida mediante requerimento na Vara Criminal da Comarca de Leopoldina –MG).
A seleção constará da análise de currículo e entrevista.
 
A entrevista será realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Leopoldina-MG, entre os dias 14 de abril a 25 de Abril, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, localizado à Rua Tiradentes, nº 134, Centro.
 
O resultado do processo seletivo será publicado no site do Município www.leopoldina.mg.gov.br, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
O presente processo seletivo simplificado terá validade igual a 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Edital disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 26 de março de 2014, pág. 69 a 76.

Concurso Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP 2014

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba, no estado de São Paulo, divulgou editais n°s 15, 16, 17 e 18/2014 de concurso público, com objetivo de contratar 25 profissionais da área da saúde. Os certames serão executados pela empresa Cetro Concursos.
 
As chances são para os empregos de Enfermeiro, Oficial de Saúde, Técnico em Enfermagem e Técnico de Radiologia (níveis médio, técnico e superior).

A remuneração varia entre R$ 842,00 e R$ 1.464,83, de acordo com o cargo provido e jornada desempenhada, que pode ser de 20h ou 30 horas semanais.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.cetroconcursos.org.br, entre 31 de março e às 14h do dia 14 de abril de 2014, com o recolhimento das taxas nos valores de R$ 24,00 ou R$ 32,00, conforme a função escolhida.

O Edital de convocação que constará a relação dos candidatos que realizarão as provas será divulgado site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br) e no endereço eletrônico da Cetro Concursos www.cetroconcursos.org.br, na data provável de 28 de abril de 2014.

A prova será realizada na cidade de Sorocaba/SP na data prevista de 04 de maio de 2014, em locais e horários comunicados oportunamente no Edital de Convocação para a Prova Objetiva, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, no site www.imprensaoficial.com.br, e no endereço eletrônico da Cetro Concursos www.cetroconcursos.org.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

O gabarito provisório da prova objetiva e o caderno de prova, serão divulgados no endereço eletrônico da Cetro Concursos www.cetroconcursos.org.br, na data prevista de 05 de maio de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Um terço dos jovens brasileiros entre 14 e 25 anos não usa camisinha

Thinkstock/Getty Images
Muitas mulheres têm dificuldades para negociar o uso do preservativo
Além disso, 32% das jovens de 14 a 20 anos já ficaram grávidas, sendo que cerca de 13% tiveram a gravidez interrompida
 
Dados divulgados nesta quarta (26) pela Unifesp mostram que, apesar das constantes campanhas a favor do sexo seguro, 34,5% dos jovens de 15 a 25 anos não usam camisinha. 
 
Com um total de 1.742 entrevistados, distribuídos em diversas cidades brasileiras, a pesquisa também apontou que 32% das jovens entre 14 e 20 anos já ficaram grávidas, e 12,4% tiveram a gravidez interrompida, seja por aborto forçado ou natural. E, quando se trata de jovens de 20 a 25 anos, o número não mudou: 14,8% das gestações não foram concluídas.
 
Os dados fazem parte do Levantamento Nacional de Álcool de Drogas (Lenad) que também mostrou que 43% dos que estão na faixa etária entre 14 e 17 anos abusam da bebida e, entre os jovens de 14 a 25 anos, 36% declararam que perdem o controle semanalmente. É o que se chama de "beber em binge", termo que define a ‘bebedeira’, ou seja, beber mais de 4 (mulheres) e de 5 (homens) em um período de duas horas.
 
Além dos riscos à saúde que o álcool traz, muitos desses jovens arriscam a vida dirigindo alcoolizados. Dos garotos, pouco mais de um terço confessou já ter dirigido alcoolizado, e 26,8% dos jovens em geral já pegaram carona com alguém que tinha ultrapassado o limite alcoólico no sangue permitido por lei.
 
iG

Humor: De quem é este fêmur?

Ministro da Saúde diz que problema do SUS é focar doença e não cuidados básicos

Para Chioro, problema não é a falta de recurso, mas o seu uso: não adianta garantir cirurgia se não há consulta de rotina
 
O ministro Arthur Chioro afirmou nesta quarta (26) que a opção por um modelo de saúde centrado na doença deixou um grande déficit na atenção aos cuidados básicos de saúde. Para ele, embora os 25 anos do Sistema Único de Saúde tenha resultado em diversos avanços para o País, ainda há muito que fazer.
 
"Nosso problema não é a falta de recurso. Precisamos gastar de uma forma diferente. Temos dinheiro para pagar hemodiálise, mas não há recursos para a consulta de nefrologia", disse. Para Chioro, o Brasil precisa discutir se quer um sistema universal de saúde e quanto isso custa. 
 
O ministro participou nesta quarta da abertura do fórum a Saúde do Brasil, realizado pelo jornal Folha de S. Paulo. No evento, também foi divulgada a pesquisa DataFolha que mostrou que a saúde é a maior preocupação do brasileiro. Na pesquisa, o sistema de saúde foi avaliado como ruim ou péssimo por 56%.
 
Chioro listou desafios para a melhoria da saúde, sendo os mais importantes a modernização do SUS e o financiamento. “Precisamos trazer a garantia da universalidade do sistema de saúde associando mecanismos da gestão privada”, disse.
 
Entre os desafios citados pelo ministro estão: a necessidade de investimentos na atenção básica, questão do envelhecimento da população, prevenção de doenças, transtornos mentais, violência, necessidade de melhorar a gestão, complexo industrial da saúde, relação público privado, financiamento, modernização do funcionamento do SUS.
 
"O meu sonho é que o SUS legal cada vez mais se aproxime do SUS real, capaz de produzir mais vida e mais saúde", disse o ministro sobre o resultado da pesquisa.
 
iG

MG: Aprovado em 2º turno projeto que prevê letra legível em receita médica

Além disso, texto deve ter nome genérico das substâncias prescritas, sem a utilização de códigos ou abreviaturas e com o nome do profissional
 
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (26) em 2º turno o projeto de Lei (PL) 2.714/11, que determina letra legível em receitas médicas.
 
O texto aprovado não sofreu alterações em relação ao que foi votado em 1º turno.

A proposta prevê que a receita médica seja produzida com letra legível ou digitada, com o nome genérico das substâncias prescritas, sem a utilização de códigos ou abreviaturas, e com o nome do profissional, sua assinatura e seu número de registro no órgão de controle e regulamentação da profissão.
 
Além disso, o projeto assegura ainda o direito do usuário de conhecer a procedência das substâncias que compõem a formula, a sua origem e prazo de validade.

O Tempo

Imagem: Reprodução da internet

Marca-passo cerebral para epilepsia é aprovado nos EUA

Uma espécie de marca-passo cerebral, desenvolvido para tratar casos de epilepsia resistentes a remédios, acaba de ser aprovado pela FDA (agência que regulamenta o mercado de alimentos e medicamentos nos EUA).

O RNS System, produzido pela empresa americana Neuropace, faz parte de uma nova geração de neuroestimuladores inteligentes.

Implantado no crânio, o aparelho analisa a atividade elétrica do cérebro, identificando padrões anormais ligados a crises epiléticas e impedindo as convulsões.

A estimulação elétrica cerebral não é novidade no controle de doenças --um aparelho similar já é usado para tratar mal de Parkinson.

"A diferença é que o novo aparelho grava a atividade cerebral e só ativa a estimulação para inibir a descarga que vai gerar uma crise convulsiva no cérebro quando ele antevê a mudança de padrão de atividade", afirma Alessandra Gorgulho, neurocirurgiã e chefe clínico-científico do Hcor Neuro (núcleo de neurocirurgia do Hospital do Coração, em São Paulo).
 

Nos aparelho disponíveis atualmente, a estimulação é contínua. Um marca-passo desse tipo, implantado no peito e com um fio sob a pele, já é usado no Brasil para tratar a epilepsia.

Ainda não há previsão de uso desse novo neuroestimulador no país.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 50 milhões de pessoas sofram de epilepsia no mundo; destas, entre 20% e 30% possuem epilepsia crônica resistente a medicamentos.
 
Pessoas com epilepsia intratável frequentemente encontram dificuldades para se manter em empregos. Elas podem sofrer crises frequentes e, devido às quedas resultantes, lesões. A taxa de mortalidade desse grupo é de duas a três vezes mais altas do que a da população geral.

"Há muitas pessoas desesperadas pelo próximo tratamento", diz Janice Buelow, vicê-presidente de pesquisa da Epilepsy Foundation.

O aparelho, que requer uma troca de bateria a cada dois ou três anos, funciona apenas em pessoas nas quais as crises convulsivas iniciam-se em uma ou duas regiões no cérebro. Isso porque a estimulação elétrica atua precisamente nesses locais, impedindo que a crise se espalhe pelo cérebro.

Antes da instalação do aparelho, é necessário identificar os padrões específicos de convulsão de cada paciente. Inicia-se então um período de tentativa e erro, em que a intensidade da estimulação e o número de pulsos elétricos são alterados, tudo isso para analisar em quais condições o paciente experimenta menos convulsões.

"Ensinamos o aparelho a detectar padrões que representam as convulsões para cada pessoa", diz Christianne Heck, diretor médico do programa de epilepsia da Universidade do Sul da Califórnia.

A cirurgia para a implantação do aparelho requer dois dias no hospital

Gorgulho explica que o procedimento cirúrgico para o implante é considerado simples e não produz nenhuma modificação estrutural no cérebro. "O aparelho modifica apenas funções cerebrais por meio da estimulação elétrica".
 
Folhaonline / The New York Times

Edital de descarte de medicamentos fica aberto até 6 de abril

Serão implantados, em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, pelo menos 5.522 pontos de coleta nos próximos cinco anos 
 
  Os setores envolvidos na cadeia produtiva de medicamentos tem até o próximo dia 6 de abril para apresentarem proposta para o descarte de medicamentos. A medida vai permitir que a população possa descartar com segurança os medicamentos vencidos ou não utilizados que hoje não recebem uma destinação correta.
 
A data é o último prazo do edital de Acordo Setorial aberto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a logística reversa de medicamento. Isso significa implantar um sistema que permita que as sobras de medicamentos ou seus resíduos retornem a origem sem gerar danos ao meio ambiente ou à saúde.
 
O documento prevê metas específicas que incluem implantar a logística reversa de medicamento em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes em até cinco anos, com pelo menos 5.522 pontos de coleta sendo um ponto para cada 20.000 habitantes.
 
A proposta é resultado do trabalho realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que coordenou a discussão e elaboração da proposta com os órgãos de governo envolvidos, setor produtivo e sociedade civil. A Agência foi responsável pela coordenação do grupo que discutiu a proposta do edital. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Resíduos Solídos lançada em 2010 com a Lei 12.305/2010.
 
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Conselho de medicina e hospital apuram se médico indicou ácido como colírio

Foto: Reprodução
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu nesta segunda-feira, 24, uma sindicância para apurar a denúncia de que um médico da rede pública, em Rio Claro, receitou a um bebê de 11 meses com irritação nos olhos um ácido usado contra verruga, em vez de colírio. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e a Polícia Civil também apuram o caso.

O caso foi denunciado pela babá Lucilene Ribeiro de Souza, que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil após comprar o medicamento e perceber o suposto erro antes de usar na criança.

Segundo Lucilene, no dia 17 sua filha apresentou irritação nos olhos. Na Fundação de Saúde, o médico pediatra teria dito a ela que o bebê não tinha conjuntivite e receitou um colírio. Com a receita, ela foi até uma farmácia e comprou o produto indicado: Duofilm - medicamento à base de ácido salicílico e ácido láctico, que em contato com o olho pode provocar queimaduras.

A babá afirmou à polícia que estranhou o cheiro do produto e leu na bula que ele era indicado para verrugas. Em outra unidade de saúde, a bebê foi atendida por outra pediatra. Segundo Lucilene, a médica disse a ela que o colega pode ter confundido o nome e jogou fora a receita. Outros dois medicamentos, esses sim indicados para os olhos, têm nomes parecidos: Ecofilm e Lacrifilm.

A mãe do bebê voltou à farmácia, pediu uma cópia da receita e levou à polícia no dia seguinte. O Cremesp vai apurar a conduta do médico, que pode enfrentar um processo de conduta ética e pode até perder o registro. A pediatra que jogou a receita também será investigada.

Primeira Hora

Remédios com preço regulado vão subir até 5,68%

Foto: Reprodução
Índice foi definido pela Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED) nesta quarta-feira, 26, e deverá ser publicado hoje (27) no Diário Oficial da União
 
Brasília - Medicamentos com preços regulados pelo governo serão reajustados em até 5,68% a partir do dia 31 de março.
 
O índice foi definido pela Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED) nesta quarta-feira, 26, e deverá ser publicado amanhã (27) no Diário Oficial da União.
 
A CMED determina três faixas de reajustes de preços. Classes de medicamentos na faixa intermediária terão aumento de 3,35%. O menor índice autorizado será de 1,02%.
 
Com isso, a média ponderada das três faixas de medicamentos será de 3,53%. Os porcentuais haviam sido antecipados pelo jornal O Estado de S. Paulo no último dia 12.
 
O aumento é menor do que no ano passado. Em 2013, o reajuste autorizado variou entre 6,31% e 2,7%, com uma média ponderada de 4,59%. Os novos preços terão de ser mantidos até março de 2015.
 
As regras para reajuste valem para perto de 24 mil itens. Medicamentos de alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores determinados pela CMED, sendo que seus preços podem variar de acordo com a determinação do fabricante.
 
Estadão

UE aprova droga para diabetes da GSK usada 1 vez por semana

Paciente fazendo teste de glicemia para diabetes
Marcos Santos/USP Imagens
 GSK disse que espera lançar a albiglutide em diversos países na
Europa entre o terceiro e quarto trimestre deste ano
Medicamento recebeu uma recomendação positiva da Agência Europeia de Medicamentos em janeiro
 
São Paulo - A GlaxoSmithKline disse nesta quarta-feira que recebeu aprovação de comercialização na Europa para sua droga para diabetes administrada apenas uma vez por semana, a albiglutide, que a empresa comercializa como Eperzan.
 
O medicamento recebeu uma recomendação positiva da Agência Europeia de Medicamentos em janeiro.
 
A GSK disse que espera lançar a albiglutide em diversos países na Europa entre o terceiro e quarto trimestre deste ano.
 
A albiglutide está atualmente sendo revisada por reguladores dos Estados Unidos, que devem emitir sua opinião sobre a droga até 15 de abril.
 
A autorização da agência europeia para a albiglutide teve como base os resultados do programa Harmony, composto de oito estudos de estágio final, disse a companhia.
 
Reuters

Justiça define indenização a vítimas de soro contaminado

Foto: Reprodução
Decisão se refere a 15 famílias de vítimas contaminadas quando se tratavam no Hospital Santa Joana, no Recife
 
Recife - O Hospital Santa Joana e o Endomed Laboratório Farmacêutico Ltda - hoje chamado Frenesius KBI Brasil Ltda - foram condenados pela Justiça de Pernambuco a indenizar os pacientes que ficaram com sequelas e as famílias das vítimas que morreram depois do uso do soro Ringer Lactato, em 1997. A decisão, publicada nesta quarta-feira, 26, no Diário de Justiça Eletrônico, se refere a 15 famílias de vítimas contaminadas quando se tratavam no Hospital Santa Joana, no Recife.
 
O juiz Marcus Vinícius Nonato Rabelo Torres determinou indenizações - por danos morais - de R$ 150 mil para cada pessoa que sofreu alguma sequela e R$ 200 mil para cada um dos sucessores dos pacientes que morreram devido ao uso do soro contaminado. Famílias de nove destes pacientes, que morreram, também irão receber R$ 171 mil - divididos entre eles - por danos materiais. Os valores não estão corrigidos. São de 1999, quando as famílias deram entrada na ação judicial.
 
O uso do soro contaminado, fabricado pela Endomed, provocou complicações em 82 pacientes, que estavam distribuídos em sete hospitais do Recife. Trinta e sete deles morreram. As complicações foram registradas no pós-operatório.
 
Os hospitais Memorial São José, São Mateus, São Lucas e São Marcos já foram condenados anteriormente em ações semelhantes. Houve recurso e a maioria dos processos se encontra em segunda instância. O Santa Joana também poderá recorrer.
 
A sentença referente ao Santa Joana, proferida no último dia 20, cita análise de um lote do soro Ringer Lactato, realizada pela Fiocruz, que constatou "a existência de traços contaminantes (...) e uma provável associação entre a presença dos compostos e a ocorrência de agregação 'in vitro', esta última compatível com a sintomatologia clínica descrita e os estudos epidemiológicos".
 
Estadão

Os planos de saúde com mais reclamações em fevereiro

Unimed Rio lidera queixas entre operadoras de grande porte e Sosaúde é a campeã de reclamações entre as médias
 
São Paulo – A Unimed Rio foi a operadora de plano de saúde de grande porte com maior índice de reclamações em fevereiro, segundo o ranking mensal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
 
Entre as empresas de médio porte, a Sosaúde Assistência Médico Hospitalar foi a campeã de queixas.
 
Em fevereiro, a ANS anunciou a suspensão da venda de 111 planos de saúde de 47 operadoras por três meses (veja a lista). A medida faz parte do programa de monitoramento da garantia de atendimento dos planos de saúde, que a cada três meses suspende planos que descumpriram prazos para agendar consultas, exames e cirurgias e que negaram coberturas, segundo reclamações feitas pelos consumidores. 
 
No site da ANS, é divulgado o número de reclamações das operadoras nos últimos seis meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses. O índice mostra o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por 10 mil.
 
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições da lista apenas pelo maior número de beneficiários.
 
Confira nas tabelas a seguir as operadoras de médio e grande porte que ocuparam os 20 primeiros lugares do ranking de reclamações de fevereiro.

Operadoras de grande porte
Razão Social (Registro ANS)Reclamações  nos últimos seis mesesÍndice em fevereiro/14
1) UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO (393321)              4.639          7,37
2) CAMED OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE LTDA (416339)                282          4,24
3) UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO (301337)              1.531          3,25
4) CASA DE SAÚDE SÃO BERNARDO S/A (363766)                235          3,10
5) GREEN LINE SISTEMA DE SAÚDE S.A (325074)                778          3,02
6) ALLIANZ SAÚDE S/A (000515)                365          2,89
7) FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE (415405)                172          2,78
8) GOLDEN CROSS ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE LTDA (403911)             1.374          2,73
9) GEAP AUTOGESTÃO EM SAÚDE (323080)                664          1,87
10) PREVENT SENIOR PRIVATE OPERADORA DE SAÚDE LTDA (302147)                227          1,82
11) SANTAMALIA SAÚDE S/A (339245)                200          1,77
12) AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A. (326305)             6.052          1,72
13) AMICO SAÚDE LTDA (306622)             1.304          1,63
14) UNIMED SEGUROS SAÚDE S/A (000701)                485          1,61
15) SUL AMERICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE (006246)             1.816          1,59
16) UNIMED DO ESTADO DE SP - FEDERAÇÃO ESTADUAL DAS COOP. MÉDICAS (319996)                448          1,41
17) MARÍTIMA SAÚDE SEGUROS S/A (000477)                162          1,37
18) CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL (346659)                563          1,31
19) UNIMED DE FORTALEZA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA. (317144)                276          1,29
20) GRUPO HOSPITALAR DO RIO DE JANEIRO LTDA (309222)                216           1,27

Índice médio do setor em fevereiro: 1,04

Fonte: ANS