Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 15 de julho de 2014

Chás para pressão baixa

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Reprodução - Pressão baixa
A pressão baixa (hipotensão) ocorre quando os nutrientes e o oxigênio não são bem distribuídos pelas células do corpo, provocando sintomas como transpiração, enjoos, tonturas, fraqueza, alterações da visão e desmaio, principalmente nos dias mais quentes

Normalmente, a pressão baixa é uma consequência de algum outro problema no organismo, que deve ser investigado. 

Confira a seguir alguns chás que ajudam no tratamento: 

1. Chá de alecrim com erva-doce

Ingredientes:
- 1 colher de chá de erva-doce;
- 1 colher de chá de alecrim;
- 3 cravinhos ou cravos da índia (sem cabeça);
- 1 copo de água com cerca de 250 ml.

Modo de preparo:
Junte uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de alecrim e três cravinhos ou cravos da índia a um copo de água com 250 ml. Coloque tudo em uma panela em fogo brando e deixe ferver durante 5 a 10 minutos. Após isso, deixe a mistura descansar por 10 minutos. Coe e beba todos os dias, no período da noite, antes de dormir.

2. Chá de falso boldo 
O chá de falso boldo  (também conhecido como boldo-da-terra, boldo-de-jardim ou boldo-nacional), além de ser bastante usado para tratar a má digestão, possui propriedades que ajudam a aliviar os sintomas da pressão arterial baixa.

Ingredientes:
- 1 a 3 colheres de chá das folhas do falso boldo;
- 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:
Ferva a água e, após apagar o fogo, acrescente as folhas do falso boldo. Deixe tampado por alguns minutos. Tome de duas a três xícaras do chá no decorrer do dia.

Cuidados na ingestão deste chá:
Contraindicado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com pressão alta (hipertensão), obstrução das vias biliares, hepatites e pessoas que estejam utilizando medicação para o sistema nervoso central. Não pode ser tomado junto com metronidazol ou dissulfiram. Ter atenção com a quantidade de chá ingerida, pois, em doses elevados ou com uso contínuo, pode levar à irritação gástrica.

Outras dicas para aliviar os sintomas da pressão baixa
- É importante alimentar-se de três em três horas, para evitar grandes quedas nos níveis de açúcar no sangue;
- Aumentar bastante a ingestão de água;
- Ao sentir tonturas causadas pela pressão baixa, colocar as pernas para cima;
- Comer algo salgado (não precisa colocar sal embaixo da língua);
- Beber algo que tenha cafeína, como chá preto, chá mate ou café;
- Consultar um médico para saber a causa da pressão baixa. A pressão baixa pode ser causada por alimentação desregulada, distúrbio hormonal ou problema no coração.

remedio-caseiro.com

Sem custo, homens podem fazer exames clínicos na estação Sé do metrô

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Thinkstock - Falta de cuidados com a saúde é uma das principais causas de morte
No Dia do Homem, população poderá medir níveis de testosterona, glicemia e pressão arterial

Você já mediu seu nível de testosterona? Este e outros exames clínicos, como medição da glicemia, do IMC (Índice de Massa Corporal) e da pressão arterial serão oferecidos gratuitamente na estação Sé do metrô nesta terça hoje (15) e quarta-feira (16) para comemorar o Dia Nacional do Homem.

A iniciativa é da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) em parceria com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e tratamentos de doenças. 

Além dos exames, os participantes vão receber orientações sobre cuidados básicos com a saúde, entre eles a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Sabe-se que a falta de cuidados com a saúde é uma das principais causas de morte entre os homens.


Segundo o Ministério da Saúde, das mortes masculinas ocorridas no País em 2011, 175 mil foram causadas por doenças do aparelho circulatório; seguido de causas externas (crimes e acidentes de trânsito) com 119 mil mortes; câncer e tumores mataram 98 mil homens; e doenças do aparelho respiratório foram responsáveis por 66 mil mortes. 

Mutirão Saúde do Homem
Data: 15 e 16 de julho (3ª e 4ª feira)
Local: estação do metrô Sé
Horário: das 7h às 15h

R7

Exame de toque: 60% dos homens são diagnosticados com doenças em estágio avançado

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Getty Images -
Exame de toque deve ser realizado a partir dos 50 anos
Apesar do índice elevado, urologista afirma que preconceito está sendo combatido

Na semana em que se celebra o Dia do Homem (15), o Centro de Referência em Saúde do Homem chama a atenção do público masculino para os cuidados com a saúde da próstata.

Segundo o coordenador da unidade, Claudio Murta, cerca de 90% dos homens que vão ao consultório aceitam realizar o exame do toque retal indicado pelo médico especialista. O problema, alerta o médico, é que cerca de 60% desses pacientes já chegam com doenças em estágio avançado. 

Ele explica que, culturalmente, o homem não vai ao médico.

— Nos casos das doenças da próstata, na maioria dos casos, o paciente só vai, levado pela parceira ou familiares, quando já está com dor e dificuldades para urinar.

O exame do toque retal é realizado no consultório de forma rápida e indolor. A avaliação é realizada por um médico urologista e consiste em um dos principais métodos para detecção precoce do câncer de próstata, juntamente com o exame do PSA (Prova do Antígeno Prostático). Deve ser realizado, normalmente, a partir dos 50 anos de idade.

Para Murta, o problema do preconceito só atrapalha a prevenção de uma doença que é grave.

— Os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, com acompanhamento na infância, adolescência e vida adulta. Mais do que desmistificar o preconceito do exame do toque retal, é importante que o homem mantenha hábitos saudáveis para tratar a doença de forma menos agressiva, com mais chances de cura.

Seis passos para prevenção do câncer de próstata:
1) Não fumar

2) Controlar o peso

3) Praticar atividade física regular

4) Ingerir, pelo menos, três porções de tomate por semana

5) Consumir mais peixe: mais de duas porções por semana

6) Reduzir o consumo de carne vermelha. O ideal é comer menos de três porções por semana

R7

Dia Nacional do Homem: veja dicas para manter a higiene íntima em dia

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Getty Images
Outra doença que pode provocar cheiro ruim na região genital é o
câncer de pênis em fase avançada

Urologista alerta que odor ruim pode ser sinal de doença

Para muitos homens, exibir o corpo sarado, vestir roupas da moda e ter uma pele sem espinhas são suficientes para conquistar aquela gata. Realmente, o visual é importante, mas e se na hora H o cheiro da sua parte íntima estiver desagradável a ponto de a garota desistir da noitada?

Para evitar este tipo de transtorno, o urologista Sylvio Quadros, chefe do departamento de DST (Doença Sexualmente Transmissível) da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), dá dicas preciosas sobre higiene íntima masculina. Siga as orientações e comemore o Dia Nacional do Homem, lembrado nesta terça-feira (15) com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde, bem cheiroso e sem imprevistos. 

Segundo o médico, a falta de limpeza do pênis pode desencadear o mau cheiro, já que a glande, mais conhecida como cabeça do pênis, e o prepúcio (pele) contêm glândulas sebáceas. Como o próprio nome sugere, essas glândulas produzem oleosidade que tem como função proteger e hidratar. 

— Esse material que parece um sebo age contra microrganismos presentes nessa região. Entretanto, caso não seja frequentemente higienizado, o pênis passa a apresentar odor fétido característico, muito incomodativo.

Dessa forma, mais do que o tipo de sabonete para manter a higiene íntima em dia, o médico recomenda a lavagem mecânica.

— A cada banho é preciso expor adequadamente a glande [cabeça do pênis] e remover o material gorduroso que costuma ficar interposto entre ela e o prepúcio [pele].

Quadros avisa que qualquer sabonete é eficiente na higienização, “até mesmo sabão de coco”.

Durante a relação sexual é comum haver uma mistura de secreções produzidas tanto no pênis quanto na vagina. Além deste odor, o médico acrescenta a presença do sêmen, que também tem seu cheiro característico. 

— Esse fato por si só já explica a possibilidade de cheiros diferentes no pênis. O quadro pode piorar se a parceira apresentar alguma doença vaginal, sobretudo vaginose bacteriana.

Segundo Quadros, na maioria das vezes o cheiro ruim é sinal de higiene mal feita. Entretanto, os processos inflamatórios ou infecciosos do pênis também podem causar odor desagradável.

Algumas DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) podem refletir em mau cheiro, especialmente as que geram feridas no pênis, como o cancro mole. A gonorreia, com a sua clássica eliminação de pus abundante pela uretra sujando a cueca, também apresenta cheiro desagradável. 

Para driblar o desconforto, é fundamental fazer a higiene peniana logo após o ato sexual. Lembrando que a camisinha é essencial na prevenção de DST.

Embora mais comum em mulheres, o corrimento também pode incomodar o sexo masculino. Além do cheiro ruim, o líquido pode apresentar coloração esverdeada e quase sempre está vinculado a DST, como uretrite, ou a processos inflamatórios e infecciosos da uretra.

A coceira no pênis é outro sinal importante de que algo errado está acontecendo na região genital, desde micose até infestação por fungos ou leveduras. No entanto, o médico explica que o cheiro proveniente dessas situações “normalmente se deve a infecção secundária causada por microrganismos oportunistas”.

Outra doença que pode provocar cheiro ruim na região genital é o câncer de pênis em fase avançada. Segundo o especialista, “isso ocorre pela morte do tecido acometido pelo tumor, o que denominamos de necrobiose",

Dessa forma, qualquer anormalidade no pênis, mesmo odor fétido incaracterístico após as relações, deve acender o sinal vermelho de alerta. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar o problema da forma mais adequada possível, adverte o urologista.

R7

Mesmo com reclamações... Cresce oferta de planos de saúde individuais

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Reprodução
Segundo ANS, nos últimos cinco anos houve aumento de 9,7% na oferta de planos de assistência médica para pessoas físicas. Entidades de defesa do consumidor relativizam dados

Consumidores e entidades reclamam que é cada vez mais difícil contratar um plano de saúde individual. Apesar disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assegura que nos últimos cinco anos houve aumento de 9,7% na oferta desse tipo de plano de assistência médica, que tem a taxa máxima de reajuste determinada pela agência reguladora e representa pouco menos de 20% das contratações destes planos no Brasil.

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), especialista em saúde suplementar, Joana Cruz, defende que esse aumento deve ser visto com muito cuidado, pois as maiores empresas, que concentram a maioria dos beneficiários, não comercializam mais esses planos. “O aumento da oferta pode ter sido em pequenas empresas, as que ainda disponibilizam planos individuais, mas representam uma fatia muito pequena dos beneficiários de planos de saúde”, avaliou.

Para o diretor-presidente da Associação dos Usuários de Planos de Saúde do Estado de São Paulo, Flávio de Ávila, o aumento da oferta desses planos não foi percebido pelo consumidor. “Praticamente não existem mais planos individuais, e as operadoras que os têm em sua cartela, colocam dificuldades para comercializar”.

A legislação da saúde suplementar prevê que a ANS determine a taxa máxima de aumento da mensalidade para planos individuais. Porém, o aumento não é regrado para planos coletivos, nos quais o contrato com a operadora é feito através de uma pessoa jurídica, como empresa e sindicato. A justificativa da agência é de que são empresas lidando com empresas, o que aumenta o poder de barganha de quem está contratando o serviço.

No caso dos planos coletivos com menos de 30 beneficiários, as operadoras devem definir um único índice de reajuste para todas as pessoas jurídicas que contratam os planos. Outra diferença entre os planos individuais e coletivos é que, nos primeiros, a operadora só pode rescindir o contrato em casos específicos de atraso do pagamento, enquanto que nos coletivos, o contrato com a pessoa jurídica pode ser suspenso sem motivação.

As operadoras têm liberdade para atuar nos segmentos coletivo ou individual, sem obrigação de vender os dois tipos. Segundo a ANS, há no mercado 16.772 planos de assistência médica, sendo 12.076 coletivos e 4.696 individuais/familiares. A agência reguladora ressalta, por meio de sua assessoria de imprensa, que a operadora que tiver plano individual e negar a venda comete infração, e pode ser multada em R$ 50 mil.

Com as diferenças de regras de uma categoria para outra, o mercado percebeu aumento de 11% no número de beneficiários de planos coletivos, entre 2011 e 2013, quando o número chegou perto dos 40 milhões. No mesmo período, o número de beneficiários de planos individuais subiu só 3%, atingindo quase 10 milhões (9.988.349) de beneficiários.

Conforme a fatia do mercado dos planos coletivos aumentava, foram surgindo empresas administradoras de seguro, que podem ter, por exemplo, a responsabilidade de emitir boletos, de representar os beneficiários na negociação de aumentos de mensalidade com a operadora do plano. Podem, também, dependendo do que for acordado, absorver o risco da empresa, conselho, sindicato ou associação profissional contratante quanto a atraso ou não-pagamento de mensalidades, para evitar que os beneficiários sejam prejudicados.

Segundo a especialista Joana Cruz, as administradoras atuam muito na intermediação entre o consumidor que não tem um plano individual e nem uma ligação sindical, empresarial ou associativa, e uma operadora de planos coletivos, para que o proponente contratante se associe e passe a ter um plano de saúde. “Esse é um dos papeis da administradora, determinados pela ANS. Mas, caso a empresa induza o consumidor a se filiar a uma associação que não tem nada a ver com ele, isso é ilegal”, explicou.

Para José Cechin, diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar, que responde por operadoras responsáveis por 38% do mercado de planos de saúde, o aumento do número de planos coletivos no mercado já é percebido há cerca de dez anos, e se deve, entre outros fatores, ao aumento da demanda por planos empresariais, já que agora pequenas empresas também procuram pelo serviço para seus funcionários. “Temos que confiar na capacidade das duas partes negociarem”, defende, e diz que não há tendência de os planos individuais saírem do mercado.

Joana Cruz acredita que há, sim, risco de extinção dos planos individuais. Para evitar que isso aconteça, a advogada acredita que a ANS deveria colocar as mesmas regras para planos individuais e coletivos, pois só assim as empresas não teriam maior interesse em disponibilizar só os planos coletivos e os consumidores estariam protegidos.

Para os consumidores que estão buscando planos de saúde e só encontram os coletivos, a advogada aconselha que tomem cuidado com planos muito pequenos, como os que têm até 30 beneficiários. “Se for plano coletivo com poucas pessoas, significa que a empresa contratante vai ter pouco poder de barganha na hora do reajuste. Além disso, operadoras vão pensar muito mais antes de cancelar o contrato com grandes contratantes”, explica.

No caso de o consumidor achar que o reajuste foi muito alto ou se tiver o plano cancelado pela operadora, Joana indica que ele procure os direitos na Justiça. ”O Poder Judiciário tem se mostrado muito sensível às causas dos consumidores de planos de saúde”, concluiu.

Agência Brasil

ANS divulga lista dos adimplentes

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com Levantamento considera todas as operadoras que foram cobradas na história do ressarcimento ao SUS até maio de 2014

Como serviço de utilidade pública e medida de transparência, a ANS está informando o percentual de adimplência das operadoras de planos de saúde quanto ao ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo do ressarcimento é feito a partir da identificação de um beneficiário que tenha sido atendido no SUS em procedimento coberto por seu plano. A partir daí, a Agência notifica a operadora e cobra a restituição dos valores gastos pelo sistema público com esse paciente.

O levantamento considera todas as operadoras que foram cobradas na história do ressarcimento ao SUS até maio de 2014, o que corresponde a um total de 1.493. Entre as operadoras de pequeno porte (aquelas com até 20 mil beneficiários), 25% estão em dia com os pagamentos. Entre as de médio porte (entre 20 mil e 100 mil beneficiários), 16%. Entre as de grande porte (acima de 100 mil consumidores), são 20%.

Do total de 1.493 operadoras que constam na listagem, 835 estão com registro ativo na ANS atualmente. Deste conjunto de operadoras ativas, 46% possuem índice de adimplência entre 75% e 100%.

A listagem tem atualização periódica prevista.

Como é o cálculo 
A ANS informa que o cálculo do percentual de adimplência das operadoras é feito a partir da soma dos valores pagos e valores em parcelamento, divididos pelos valores cobrados relativos ao ressarcimento ao SUS. Não estão incluídos os valores relativos aos depósitos judiciais efetuados por operadoras que questionam judicialmente os débitos apontados.

Saúde Web

Concurso CERON - Centrais Elétricas de Rondônia

A Centrais Elétricas de Rondônia S.A. - CERON, concessionária de serviços públicos de energia elétrica, empresa controlada pela Centrais Elétricas Brasileiras S/A - ELETROBRÁS, abriu edital n° 01/2014 de concurso público, destinado a contratação imediata de 30 servidores, mais a formação de cadastro reserva para 680 profissionais de todos os níveis escolares.

O certame será organizado pela Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes - Noroeste Concursos.

Os cargos de nível superior podem ser disputados por profissionais das áreas de Engenharia Elétrica; Engenharia Civil; Direito; Comunicação Social; Ciências Contábeis; Arquivista; Serviço Social; Administração; Análise de Sistemas e Economia. Já os candidatos de nível médio podem assumir as funções operacionais de Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Telecomunicações; Suporte Administrativo; Eletricista, Motorista; Técnico em Segurança do Trabalho. Ainda há vaga de Eletricista Auxiliar, que pode ser ocupada por profissionais com grau de escolaridade fundamental. A remuneração oferecida pode chegar a até R$ 4.524,71

As inscrições serão recebidas no período de 07 de julho a 11 de agosto de 2014 e só poderão ser efetuadas pela internet, nos endereços eletrônicos www.noroesteconcursos.com.br e www.ceron.com.br.  A taxa de inscrição pode variar de R$ 40,00 a R$ 70,00.

O concurso público constará de Provas Objetiva para todos os cargos, além de Prova de Condicionamento Físico para alguns cargos. As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade de Porto Velho na data provável de 28 de setembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados posteriormente, por meio de Edital específico disponibilizado nos sites de inscrição, para consulta a partir do dia 27 de agosto de 2014.

Este concurso público terá validade de 01 ano, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

O edital completo e demais atualizações estão disponíveis no link: http://www.noroesteconcursos.com.br/?sub=concursos&id=253.

Prefeitura de Santa Rita do Trivelato - MT abre vagas em seletivo

Em Santa Rita do Trivelato, município localizado a 327 km da capital Mato-grossense, a prefeitura publicou o edital nº 001/2014 referente ao processo seletivo nº 002/2014, tendo como objetivo preencher 25 vagas, sendo 16 imediatas e 9 para cadastro reserva, em cargos de níveis fundamental e superior. O vencimento pode chegar a R$ 2.116,69 em regime de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
Motorista, operador de máquina escavadeira, serviços gerais, zeladora, professor (licenciatura plena em Pedagogia e Educação Física), merendeira, auxiliar de biblioteca e monitora de creche.

Inscrições
As inscrições serão recebidas nos períodos de 15 a 25 de julho de 2014, na Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, localizada na Avenida Flávio Luís, n°. 2.201, bairro Centro, Santa Rita do Trivelato - MT, das 09h00min às 11h00min e das 13h00min às 16h00min.

No ato da inscrição deverão ser entregues as cópias dos seguintes documentos: 
- CPF;
- RG;
- Título de Eleitor e último comprovante de votação (2012);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de Trabalho;
- PIS/PASEP;
- Documento militar (sexo masculino);
- Comprovante de Residência;
- Documento comprobatório de inscrição no respectivo Conselho, quando for o caso.

Provas
Além da etapa de inscrição e entrega e análise dos documentos, a seleção constará de provas teórica e prática, a serem realizadas na data provável de 03 de agosto de 2014, às 07h30min, na Escola Municipal Três de Novembro em Santa Rita do Trivelato/MT.

O resultado das provas será divulgado a partir do dia 06 de agosto de 2014, no mural da Prefeitura, no da Câmara Municipal e no site www.santaritadotrivelato.mt.gov.br.

O processo seletivo terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 14 de julho de 2014, pág. 113 a 115.

Concurso Prefeitura de Sul Brasil - SC

A Prefeitura Municipal de Sul Brasil, no estado de Santa Catarina, vai realizar, por intermédio da empresa Alternative Concursos Ltda., um concurso público destinado ao provimento de três vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, conforme anunciado no edital nº 002/2014. Os aprovados e convocados terão vencimentos que podem chegar a R$ 3.281,92, por jornadas de trabalho de 40 horas semanais. 

Serão disponibilizadas vagas para os cargos de mecânico, vigilante sanitário e enfermeiro.

As inscrições estarão abertas até 12 de agosto de 2014, através do endereço eletrônico: www.alternativeconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 55,00 para nível fundamental, R$ 75,00 para nível médio e R$ 105,00 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas a todos os candidatos na data prevista de 31 de agosto de 2014, das 9 horas às 12 horas, no Núcleo Escolar Paulo Freire, situado na Rua Presidente Juscelino, n.º 616,Centro, no Município de Sul Brasil. Os candidatos à função de mecânico serão submetidos ainda a uma prova prática, a ser realizada também no dia 31 de agosto, a partir das 13h, na sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Município de Sul Brasil (SC), sito à Rua Presidente Juscelino, S/N, Centro.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão disponibilizados a partir do dia 1º de setembro de 2014, no Mural Oficial do Município de Sul Brasil, em seu site oficial www.sulbrasil.sc.gov.br e no site www.alternativeconcursos.com.br.

A relação da classificação final por cargo será divulgada no dia 11 de setembro de 2014, através dos endereços eletrônicos: www.sulbrasil.sc.gov.br e www.alternativeconcursos.com.br.

O concurso será válido por dois anos, a contar da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Primavera de Rondônia - RO

A Prefeitura de Primavera de Rondônia, no Estado de Rondônia, divulgou o edital de concurso público nº 04/2014, que será executado pelo Instituto Exatus Ltda - ME. O certame prevê a ocupação 63 vagas, algumas para contratação imediata e outras para cadastro reserva, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade. 

As oportunidades são para os cargos de Médico, Farmacêutico/ Bioquímico, Professor, Psicólogo, Assistente Social, Assistente Jurídico, Auditor, Contador, Enfermeiro, entre outros. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 5.000,00, em jornadas de trabalho que vão de 20 a 40 horas por semana.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto de 2014, através do site www.institutoexatus.com, mediante o pagamento de taxa entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

A aplicação das provas escritas está prevista para o dia 31 de agosto de 2014. No dia 24 de agosto de 2014 está previsto para serem divulgados os locais de prova, contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas, no mural da Prefeitura Municipal de Primavera de Rondônia e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.

As provas práticas serão realizadas no dia 21 de setembro de 2014, em locais e horários que serão posteriormente definidos no edital de convocação. Se necessário poderão ser criados horários e locais alternativos para a aplicação das provas.

O gabarito preliminar com os resultados parcial da prova escrita está previsto para ser divulgado no dia 15 de setembro de 2014, no mural da Prefeitura Municipal de Primavera de Rondônia e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.

O certame é válido pelo período de dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Penha - SC

A Prefeitura de Penha, no Estado de Santa Catarina, lançou o concurso público de edital nº 01/2014. A finalidade é o provimento de 23 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que vão de R$ 724,00 a R$ 7.261,70. A execução do certame está a cargo da empresa Infinity Assessoria Pedagógica Ltda ME.

As oportunidades são para as funções de Médico Clínico Geral, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Agente Comunitário de Saúde. Serão destinadas às pessoas com deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

As inscrições podem ser feitas no período de 17 de julho a 17 de agosto de 2014, através do site www.infinityprovas.com.br. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 25,00 a R$ 50,00.  

A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 31 de agosto de 2014 em local e horário a ser definido no edital de homologação das inscrições. 

Os títulos, a serem entregues pelos candidatos para os cargos de nível superior, deverão ser apresentados no dia em que for ocorrer a aplicação da prova e no local da prova.

O gabarito preliminar será publicado no site www.infinityprovas.com.br e afixado no mural da Prefeitura Municipal de Penha provavelmente no dia 01 de Setembro de 2014.

O concurso público terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Jóia - RS

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Jóia publicou os editais nº. 001 de processo seletivo e 002/2014  de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob a coordenação técnica da Objetiva Concursos Ltda, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 16 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.292,67, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Ficam reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
Agente de Obras, Assistente Social, Atendente Odontológico, Biólogo, Contador, Eletricista, Engenheiro Civil, Fiscal Ambiental, Inspetor Tributário, Licenciador Ambiental, Médico, Monitor de Creche, Odontólogo, Operador de Máquinas Rodoviárias, Orientador Sócio Educativo, Procurador Jurídico, Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais, Professor de Ensino Fundamental Séries Finais (nas disciplinas de Ciências, Educação Física, História, Inglês, Matemática e Português), Técnico em Enfermagem, Veterinário, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Visitador do Programa Primeira Infância Melhor - PIM.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até às 23h59min do dia 27 de julho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 95,00.

Provas
O certame será composto de prova objetiva, prática e de títulos.

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 24 de agosto de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 09 de agosto de 2014.

Validade
O certame será válido por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Turvo - SP

A Prefeitura de São Pedro do Turvo, no estado de São Paulo, lançou os editais de processo seletivo nº 002 e 003/2014, destinados ao provimento de vagas para profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.833,12, por jornadas de trabalho de até 33 horas semanais. O certame será executado pela empresa Dux Concursos.

Serão disponibilizadas vagas para os cargos de odontólogo, auxiliar de consultório dentário (edital 002/2014) e professor da Educação Básica - PEB II Educação Física (edital 003/2014, salário de R$ 16,51 a hora/aula).

As inscrições estarão abertas até às 23 horas e 59 minutos do dia 27 de julho de 2014,  através do endereço eletrônico: www.duxconcursos.com.br.  A taxa de inscrição é de R$ 25,00 para todos os cargos.

Aos candidatos que não possuem acesso à internet, será disponibilizado computador para o acesso, através do Acessa São Paulo. O horário de atendimento é das 7 horas e 30 minutos às 11 horas e das 12 horas às 16 horas e 30 minutos, na Rua Antonio Guimarães Júnior, nº 170 – Centro (Terminal Rodoviário Prefeito Osmar Viana). O atendimento é feito apenas em dias úteis.

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos na data prevista de 3 de agosto de 2014.

Os processos seletivos possuem prazo de validade de 11 meses (edital 002/2014) a um ano (edital 003/2014), podendo ser prorrogados por igual período, a critério da administração.

Os editais estão disponíveis no endereço: http://www.duxconcursos.com.br/concurso-aberto.php, juntamente com demais atualizações.

Prefeitura de Montenegro - RS abre vagas em processo seletivo

A Prefeitura de Montenegro, cidade do estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, divulgou o edital nº c/02/2014 de processo seletivo, com objetivo de preencher 40 vagas e formar cadastro reserva para cargos de nível fundamental. A remuneração é de R$ 747,05, com carga horária de 40 semanais.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 10% das vagas. Já aos afrodescendentes ficam reservadas 12% das vagas.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

Inscrição
A inscrição, no valor de R$ 50,75, será realizada até às 23h59min, do dia 30 de julho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br ou pelo site www.montenegro.rs.gov.br.

Prova
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 31 de agosto de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian – Rua Treze de Maio, Nº 444 – Bairro Rui Barbosa – Montenegro/RS, o horário será divulgado a partir de 15 de agosto de 2014, quando da homologação das inscrições.

Validade
A validade do processo seletivo será de 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Prefeitura de Montenegro.

Concurso Prefeitura de Alto Alegre - RS

A Prefeitura de Alto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, abriu o concurso público, regido pelo edital nº 001/2014, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA. O certame propõe 10 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que vão de R$ 665,44 a R$ 1.936,81, por jornada de 12 a 40 horas por semana. 

As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo Auxiliar, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Ensino, Contador, Engenheiro Civil, Inspetor Veterinário e Procurador Jurídico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de agosto de 2014, através do site www.objetivas.com.br. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 80,00.

A aplicação da prova objetiva, para todos os cargos, está prevista para ser aplicada no dia 30 de agosto de 2014, no Município de Alto Alegre, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, a partir de 16 de agosto de 2014.

O Concurso terá validade por 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério do Município de Alto Alegre.

Concurso Prefeitura de Rio Bonito - RJ

A Prefeitura de Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014, com a proposta de preencher 511 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 724,00 a R$ 831,00 e as jornadas de trabalho variam de 16 a 40 horas semanais. A execução do certame está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP.

As oportunidades são para os cargos de Guarda Municipal, Auxiliar de Educação Especial, Professor, Técnico de Contabilidade, Programador, Supervisor Educacional, Analista de Sistemas, Contador, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Procurador, Terapeuta Ocupacional, entre outros.

Serão destinadas às pessoas com deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de agosto de 2014, através do site www.incp.org.br, e também podem ser feitas presencialmente, das 10h às 16h, no Antigo Fórum, Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 95 - Centro. Os valores das taxas de inscrição variam entre R$ 57,00, R$ 73,00 e R$ 95,00.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 14 de setembro de 2014, na cidade de Rio Bonito - RJ.

As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas será divulgado em seu comprovante de confirmação de inscrição, que poderá ser retirado no período de 03 a 04 setembro de 2014, das 10:00 as 16:00 horas, no Antigo Fórum, Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 95 - Centro, Rio Bonito - RJ, ou através do site www.incp.org.br.

O gabarito preliminar com os resultados da prova está previsto para ser divulgado no dia 16 de setembro de 2014, através do site www.incp.org.br.

O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Concurso Prefeitura de Abadia de Goiás – GO

A Prefeitura de Abadia de Goiás, no Estado de Goiás, lançou o edital de concurso público nº 001/2014. O certame propõe 93 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que vão de R$ 733,25 a R$ 2.500,00. A organizadora responsável é a Torres Advogados Associados Ltda.

As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista, Pedreiro, Vigilante, Agente de Endemias, Agente de Saúde, Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Biólogo, Enfermeiro, Professor, entre outros. As jornadas de trabalho variam entre 24, 30 e 40 horas por semana.

Serão destinadas às pessoas com deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

As inscrições deverão ser realizadas, no período de 18 de agosto a 05 de setembro de 2014, através do site www.torresadvogadosassociados.com.br ou solicitado no local das inscrições, cujo atendimento será das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, na Prefeitura Municipal de Abadia de Goiás – Avenida Francisco de Paiva Silva, s/n – APM - Jardim Nova Abadia. Os valores da taxa de inscrição vão de R$ 20,00 a R$ 75,00.

As provas teóricas e específicas, provavelmente serão aplicadas às 9h do dia 19 de outubro de 2014 e se encerrarão às 12h. O local das provas será afixado no Placar da Prefeitura Municipal de Abadia de Goiás-Go, em locais públicos e no site: www.torresadvogadosassociados.com.br.

Haverá prova de títulos para todos os cargos de Nível Superior.

O Gabarito Oficial está previsto para ser divulgado em até 3 dias úteis, após a realização das provas, afixado em local público e no Placar de Publicidade da Prefeitura e no site www.torresadvogadosassociados.com.br.

O prazo de validade do Concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado da data de sua publicação e da homologação e, a critério da Administração Municipal.

Concurso SAAE de Manhuaçu - MG

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Manhuaçu, no estado de Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, divulgou o edital de concurso público nº 001/2014, com a intenção de contratar 74 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 730,00 e R$ 3.432,61, por jornada desempenhada de 40 horas semanais.

As chances são para Ajudante Administrativo, Analista de Informática, Auxiliar de Laboratório, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Eletricista, Encanador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Fiscal, Mecânico, Motorista, Operador de ETA e ETE, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Pintor, Supervisor de Segurança, Vigia, Ajudante de Serviços e Auxiliar de Serviços Gerais.

As inscrições serão realizadas de 8 de setembro a 8 de outubro de 2014, por meio do site da organizadora do certame, www.jcmconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 140,00.

Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição, na Sede do SAAE – Manhuaçu, Rua Capitão Luiz Quintino de Souza, 7 – Bairro Santana, no período de 08 de setembro a 08 de outubro de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 08h as 11h e de 13h as 16h.

Todos os candidatos serão submetidos às provas escritas/objetivas que serão realizadas provavelmente em 09 de novembro de 2014. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva.

Os gabaritos das provas escritas/objetivas serão divulgados no dia 10 de novembro de 2014 no site www.jcmconcursos.com.br e na sede do SAAE – Manhuaçu.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Prefeitura de Hortolândia - SP oferece 245 vagas de estágio

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com A Prefeitura de Hortolândia, no estado de São Paulo, tornou público o edital de processo seletivo de estagiários, regido pelo nº 005/2014. O certame oferece 245 vagas para candidatos de níveis médio/técnico e superior. Os selecionados receberão uma Bolsa Auxílio que vai de R$ 500,00 a R$ 625,00, por jornada de 6 horas diária. 

As vagas de nível superior são nas áreas de Administração, Análise de Sistemas / Engenharia da Computação / Sistema da Informação / Ciências da Computação / Informática, Arquitetura, Biologia, Direito, Economia, Educação Física, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Engenharia (Civil, Ambiental e Florestal); Farmácia e Fonoaudiologia.

Já para candidatos de nível técnico, as oportunidades são os cursos de Administração, Edificações, Informática e Meio Ambiente e Saneamento. 

Serão destinadas aos estudantes com necessidades especiais 10% das vagas oferecidas.

As inscrições podem ser feitas no período de 15 a 22 de julho de 2014, pelo site  www.hortolandia.sp.gov.br/estagiários.

A aplicação das provas está prevista para o dia 27 de julho de 2014, às 09h30m na Emef Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim, situada à Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92– Remanso Campineiro - Hortolândia/SP.

A Prefeitura Municipal de Hortolândia divulgará no jornal oficial do município, provavelmente a partir de 1º de agosto de 2014, a pontuação total atribuída na prova e no site www.hortolandia.sp.gov.br.

O processo seletivo terá validade até 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, e se expirará quando do esgotamento de candidatos. 

Prefeitura de São José - SC lançou edital de processo seletivo

A Prefeitura de São José, no Estado de Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo n° 002/2014, tendo como objetivo o preenchimento de vagas em caráter temporário. Há oportunidades em cargos de níveis fundamental, médio/magistério e superior, por salários que variam entre R$ 845,40 e R$ 8.541,83.

Cargos
Fisioterapeuta, Médico da Família, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Búcal e Agente Comunitário de Saúde.

Benefícios
Será acrescido, ao vencimento, a gratificação de produtividade, no percentual de até 45% do vencimento-base, e, aos médicos especialistas, a gratificação pelo exercício de especialidade médica (GEEM).

Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada via internet, no endereço eletrônico da Prefeitura - www.pmsj.sc.gov.br, até às 16h00min do dia 30 de julho de 2014.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 50,00 e 60,00 (nível superior).

Prova
A prova escrita será realizada na data provável de 17 de agosto de 2014, com início às 14h00min e término às 18h00min, em local a ser divulgado no site www.pmsj.sc.gov.br, bem como no mural do átrio da sede administrativa do poder executivo municipal e na recepção da Secretaria de Saúde, a partir de 12 de agosto de 2014.

O gabarito será disponibilizado a partir das 13h00min do dia 18 de agosto de 2014, no site www.pmsj.sc.gov.br.

Validade
O processo seletivo terá a validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 14 de julho de 2014, pág. 657 a 662.

Empresa alemã desenvolve próteses ultrarrealistas de braços e pernas

Próteses têm detalhes como pelos, veias e tatuagens. Para empresa Stamos+Braun Prothesenwerk, cada prótese é 'obra de arte' 

Uma empresa alemã, inaugurada este ano, se especializou na criação de próteses de silicone ultrarrealistas. Entre as produtos desenvolvidos pela Stamos + Braun Prothesenwerk estão braços, pernas, dedos, mãos e pés.

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com  (Foto: AFP Photo/Matthias Hiekel)
Próteses criadas por empresa Stamos+Braun Prothesenwerk são ultrarrealistas (Foto: AFP Photo/Matthias Hiekel)
O nível de detalhamento é tão grande que as próteses têm pelos, veias e tatuagens. As próteses de braço, além de restaurarem a forma original do membro, também são capazes de realizar o movimento de abrir e fechar as mãos.

"Aqui, cada prótese é uma pequena obra de arte que fascina em particular pela combinação individual de formato e cores naturais", diz a apresentação da empresa.

G1

Pâncreas artificial, que será testado em 2016, é esperança para diabéticos

 Mulher usa protótipo de pâncreas bioartificial no Centro Europeu para o Estudo da Diabetes (CEED) (Foto: AFP Photo/Frederick Florin)
AFP Photo / Frederick Florin
Mulher usa protótipo de pâncreas bioartificial no Centro Europeu para o Estudo
 da Diabetes (CEED)

Projeto utiliza engenharia genética para produção de insulina. Células pancreáticas ficarão em 'bolso' do lado de fora do abdômen 

Um disco ultrafino de polímero, pouco maior do que um CD, implantado no abdômen poderia mudar a vida de milhões de diabéticos que dependem de insulina. O pâncreas bioartificial, desenvolvido por pesquisadores franceses, será testado pela primeira vez em humanos em 2016.

Com o dispositivo, os pacientes não terão mais de receber injeções diárias de insulina: o hormônio será fabricado naturalmente pelas células do pâncreas (obtidas por engenharia genética a partir de células-tronco), dispostas dentro do bolso artificial.

Este projeto, cuja aplicação em grande escala não deve ocorrer antes de 2020, "levanta muitas esperanças e expectativas" para 25 milhões de pessoas com diabetes do tipo 1 em todo o mundo, diz Séverine Sigrist, pesquisadora da start-up francesa Defymed, responsável pelo protótipo.

A ideia de um pâncreas bioartificial foi inspirada na técnica de transplante de células pancreáticas, destinadas a suprir a deficiência do pâncreas e fazer com que o organismo passe a fabricar a insulina por conta própria, regulando assim a quantidade de açúcar no sangue. O problema dessa técnica é que, com a escassez de células para transplante, ela só pode beneficiar uma pequena minoria de doentes. Ela também exige o tratamento com medicamentos imunossupressores, que trazem vários efeitos colaterais.

"Daí a ideia de projetar um tipo de uma pequena caixa dentro da qual seriam colocadas as células pancreáticas, para que elas fiquem abrigadas contra o ataque do sistema imunológico", diz Séverine.

O desafio foi projetar uma membrana semipermeável, que garanta tal proteção ao mesmo tempo em que permita a passagem da insulina e também dos açúcares, para que as células pancreáticas "saibam" o quanto de insulina devem produzir.

O disco de polímero será implantado no abdômen durante uma pequena cirurgia, e deve ser substituído a cada 4 ou 6 anos. No interior, as células pancreáticas serão renovadas, por meio de uma injeção subcutânea, a cada 6 ou 12 meses. Os pesquisadores observam que essa quantidade de injeções não tem nem comparação com o tanto de picadas que um paciente que depende de insulina tem que levar ao longo da vida.

20 anos de pesquisa
O desenvolvimento dessa membrana levou mais de 20 anos de pesquisa e 6 milhões de euros. O valor corresponde ao imenso potencial econômico da inovação, estimado em 4 bilhões de dólares.

Depois de testes em animais, um estudo com 16 voluntários deverá começar no fim de 2015 ou início de 2016, em Montpellier, no sul da França e em Oxford, no Reino Unido. Os primeiros resultados devem estar disponíveis no final de 2017.

Se for bem-sucedido, o tratamento poderá libertar os diabéticos do "fardo" que representa o tratamento diário com insulina, diz o médico Michel Pinget, diretor do Centro Europeu para o Estudos da Diabetes (CEED), que lidera o projeto em Estrasburgo.

"Quando você é diabético, gosta de toda novidade que possa melhorar o cotidiano", diz Éric Dehling, presidente da associação Insulib, que reúne mais de uma centenda de pacientes do leste da França. Para ele, as novas tecnologias, como as canetas e as bombas de insulina, já melhoraram a vida dos diabéticos. Mas o pâncreas bioartificial permite que eles sonhem com uma "qualidade de vida ainda melhor".

G1