Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alimentos podem interferir na reabilitação pós-cirúrgica

Alho, aveia, gengibre e fontes proteicas são ricos em nutrientes

Depois de uma cirurgia, o organismo deve se adaptar à quantidade reduzida de energia, já que vem de um período de jejum. Para ajudar o corpo a se livrar do cansaço, e às vezes também da dor, é preciso introduzir maior quantidade de calorias e proteínas.

No entanto, a equipe de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta que a dieta deve ser elaborada conforme cada caso, pois as necessidades nutricionais após uma cirurgia variam de acordo com o tipo de procedimento.

As proteínas de origem animal podem ser encontradas no peixe, frango, carnes bovina, suína e de aves, leite de vaca ou de cabra, e todos os derivados lácteos, como queijo, iogurte, requeijão, creme de leite, etc. Já as proteínas de origem vegetal estão em feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja e derivados, como carne de soja, tofu e leite de soja.

A nutricionista Livia Yumi enumera alguns alimentos que costumam integrar as dietas de reabilitação e destaca a preferência por fontes naturais de nutrientes, em detrimento de alimentos enriquecidos por meio industrial.

— No caso do leite enriquecido com ômega 3, por exemplo, seria mais fácil e vantajoso o consumidor continuar ingerindo o leite convencional e optar pela fonte natural de ômega 3, que é o peixe — exemplifica.

Livia salienta que os alimentos são eficazes quando fazem parte de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, o que inclui exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool.

Confira a lista:
:: Alho — possui licina e componentes sulfurados voláteis. Tem ação terapêutica no tratamento de desconforto gastrointestinal, parasitoses, verminoses intestinais e dislipidemias, além de atividade anti-inflamatória e antiasmática.


:: Aveia — a betaglucana presente neste cereal auxilia na redução de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, reduz de forma significativa as concentrações de colesterol ruim e aumentar o colesterol benéfico.


:: Frutas cítricas — ricas em vitamina C, pectina, potássio, carotenoides e diversos terpenos, atuam na prevenção de várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Reduz o colesterol e controla a glicemia. Já a vitamina C tem papel importante na absorção do ferro, prevenindo anemia.


:: Gengibre — são várias as propriedades conferidas ao gengibre, como anti-inflamatória, antiemética, antinauseante e antibacteriana. Na área clínica é muito utilizado para amenizar os sintomas de vômitos e náuseas, principalmente nos pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia.



:: Oleaginosas — vários estudos demonstram uma relação inversa entre o consumo de oleaginosas e o desenvolvimento de doença cardiovascular. São fontes de proteína vegetal, fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos. São importantes antioxidantes, sendo o resveratrol o principal representante, presente na casca e na semente. O resveratrol captura os radicais livres e pode reduzir os riscos de doenças coronarianas, inibindo a agregação plaquetária nas artérias.


Fonte Zero Hora

Além de proteger o coração, alho pode ajudar na redução do colesterol

Pesquisas indicam que o alho brasileiro é ainda mais potente contra doenças

Um onipresente ingrediente da culinária brasileira tem ganhado cada vez mais espaço no rol de indicações dos médicos. Pesquisas comprovam que os efeitos benéficos do alho para a saúde vão além da redução do colesterol e da prevenção de ataques cardíacos: ele tem propriedades bactericida, antifúngica e antivirótica. Segundo especialistas, ele parece até exterminar bactérias resistentes a antibióticos, pelo menos em testes de laboratórios, pelo menos em testes de laboratório.

A maior parte de seu potencial contra doenças vem de seus compostos sulfúricos, que agem com antioxidantes, fornecendo muitos dos seus benefícios cardiovasculares.

Segundo constatação feita por pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as espécies brasileiras deste ingrediente são ainda mais potentes. Os estudos — feitos pela estatal e por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) — comprovaram que um composto ativo do alho nas espécies brasileiras, chamado alicina, pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

Os pesquisadores usaram duas espécies brasileiras e uma chinesa de alho para a realização do estudo. Substâncias químicas e físicas da hortaliça foram aplicadas em cobaias. Os resultados da pesquisa revelaram que a alicina do alho brasileiro teve efeitos benéficos em ratos que possuíam altas taxas de colesterol. Os efeitos do alho para os seres humanos ainda precisam ser aprofundados.

De acordo com o pesquisador Celso Moretti, a dosagem para pessoas ainda não foi definida porque a pesquisa em humanos é mais complexa. Para ele, o importando é o uso do alho brasileiro no trabalho.

— Já há estudos com pasta de alho que comprovaram efeitos similares, mas essa é a primeira vez que se trabalha com alho nacional. A gente quer mostrar que o alho nacional pode ser tão bom quanto ou melhor que o alho chinês — afirma.

Os benefícios da suplementação
Outro estudo — este publicado na revista Clinical Nutrition — demostrou os efeitos do extrato de alho no sistema imunológico, na incidência de gripes e resfriados. Foram avaliados 120 indivíduos de entre 21 e 50 anos, que receberam 2,5g de extrato de alho, em capsula, por dia. Após 45 dias de suplementação, os pesquisadores observaram o aumento da proliferação de alguns tipos de células de defesa, mas o extrato de alho não diminui a incidência de gripes e resfriados, apenas reduziu a gravidade dos sintomas (21%) e o número de dias com sintomas (61%), com isso houve menor impacto na capacidade de realizar tarefas cotidianas (58%).

Porém, são poucas as pessoas que utilizam o alho in natura no seu dia a dia. Um dos principais motivos é o cheiro forte que fica nas mãos após a sua manipulação. Uma das alternativas é a suplementação com as cápsulas de alho que já vêm desodorizadas, ou seja, não provocam mau hálito. Os benefícios para a saúde, segundo os especialistas, são os mesmos.

— Estudos realizados com alho e seus componentes tem demonstrado seu efeito sobre os níveis de colesterol HDL (o colesterol bom), no metabolismo dos carboidratos e lipídios, além de ter ação antibacteriana — explica a farmacêutica Silvana Montagna, da Stem Pharmaceutical, uma das empresas que fabricam a opção de cápsulas sem odor.

Curiosidades
- O alho teve suas propriedades antissépticas primeiro demonstradas pelo químico francês Louis Pasteur — e essas tiveram um largo uso durante a Primeira Guerra Mundial, em soldados feridos. Muito antes, os egípcios já davam alho para seus escravos.

- O hálito provocado pelo alho é culpa dos compostos sulfúricos, que também são responsáveis pela maioria dos seus poderes curativos.

- Seis ou mais dentes de alho por semana podem reduzir à metade o risco de câncer de cólon, estômago e próstata.

- O alho produz seus compostos químicos curativos apenas quando os dentes são picados, amassados, socados ou mastigados, ou quando é "atacado" de alguma forma, o que deflagra a quebra dos compostos sulfúricos dentro das células. Uma dica é picar ou socar o alho e deixar descansar por 10 minutos para liberar totalmente o seu potencial da cura.

- Quando for comprar o alho, verifique se seus bulbos estão macios e firmes.

- Guarde num recipiente aberto, em local fresco e bem ventilado, por até dois meses. Não coloque em geladeira.

Fonte: O Poder de Cura dos Alimentos (Reader's Digest, 2011), Embrapa e Agência Fapesp

Ingredientes-chave

:: Cobre

:: Ferro

:: Zinco

:: Magnésio

:: Germânio

:: Selênio

*O recomendado é o consumo de um dente de alho por dia

Fonte Zero Hora

Castanha-do-pará combate cáries, aponta estudo

Óleo extraído do fruto ajuda na prevenção da placa bacteriana

Sobram elogios quando o assunto é o óleo de castanha-do-pará. Cada vez mais procurado pelos seus efeitos na pele, na alimentação e no bem que faz para a saúde, o óleo, tipicamente brasileiro, acaba de ganhar mais um atributo: o de ser útil também para os dentes, ajudando na prevenção contra as doenças periodontais, como as cáries. A conclusão veio da PUC Minas, que publicou uma dissertação sobre os efeitos da adição da substância, comprovada em testes clínicos.

Cada vez mais usados na medicina, na cosmética e na indústria de alimentos, os óleos essenciais — líquidos gordurosos que não se misturam com a água e são obtidos de fonte mineral e vegetal — passaram a ganhar força no tratamento dentário. Por seus poderes de criar uma camada protetora nos dentes, protegendo-os de muitas doenças bucais, dão mais efetividade à higiene bucal.

— Em algumas regiões, a população carente tem acesso à castanha in natura e vai ao dentista dificilmente. Resolvi então fazer a pesquisa com óleo de castanha-do-pará. Se já há tantos óleos internacionais sendo usados, por que não um brasileiro? — questiona a autora da dissertação, Cíntia Filogônio.

A observação para a possível melhora na boca estava na diminuição do acúmulo de bactérias sobre a superfície do dente, as conhecidas placas bacterianas, fator determinante para a cárie.

— Em geral, esse acúmulo se dá onde a escovação não é bem feita. Há evidências suficientes de que a escovação dentária exerce efeito benéfico na prevenção de doenças bucais, mas a alta prevalência na população de cáries indica que a maioria das pessoas não consegue remover as bactérias suficientemente — acrescenta Cíntia, apontando que os óleos essenciais servirão como um auxílio a mais para a prevenção dos males da boca, "não devendo ser substituídos pela escovação".

Um problema de saúde mundial
:: Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie afeta de 60% a 90% de crianças em idade escolar e a maioria dos adultos do mundo. De acordo com pesquisadora, embora muitos agentes antimicrobianos possam parecer apropriados para o controle do biofilme, poucos têm demonstrado eficácia clínica.

:: Enxaguatórios, dentifrícios e outras soluções tópicas são veículos apropriados, mas, quando o enxaguatório ou gel é usado em conjunto com a escovação regular, usando-se dentifrício com flúor, por exemplo, o custo da associação é mais elevado do que o equivalente à formulação de um antibiofilme para a obtenção do mesmo benefício.

Fonte Zero Hora

Conheça os testes que devem ser feitos logo após o nascimento dos bebês

Tipagem sanguínea, teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha são primordiais

Testes que devem ser realizados logo após o nascimento dos bebês podem identificar precocemente uma série de doenças. A enfermeira Fabiana dos Reis, coordenadora da maternidade do hospital San Paolo, explica que existem quatros exames primordiais: tipagem sanguínea, teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha.

— O correto é que esses testes sejam realizados dentro das primeiras 48 horas de vida, porém há alguns casos específicos como os bebês prematuros que necessitam de internação em UTI. Para esses, os exames devem ser feitos posteriormente — destaca Fabiana.

Conheça os principais testes:
:: Tipagem sanguínea — realizado para identificar o tipo sanguíneo do recém-nascido, o sangue é colhido do cordão umbilical no ato do nascimento.

:: Teste do pezinho — conhecido também como triagem neonatal, esse teste rastreia alterações no metabolismo e pode detectar patologias como fenilcetonúria, fibrose cística e hipotireoidismo congênito.

:: Teste do olhinho — é um exame muito importante, pois com ele é possível descartar a hipótese de catarata e tumores na retina do bebê.

:: Teste da orelhinha — feito normalmente pela equipe de fonoaudiologia, esse teste é obrigatório e constata precocemente a ausência de audição juntamente com exames complementares. A detecção precoce é fundamental para que seja realizado um tratamento eficaz, aumentando as chances de reabilitação de fala e audição.

Fonte Zero Hora

Técnicas de memorização ajudam quem tem problemas de memória

Manter corpo e mente ativos pode ser ainda mais eficaz para a saúde do cérebro

Em 2030, mais de 65 milhões de pessoas no mundo terão alguma demência, segundo relatório divulgado este ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em um ambiente em que cada vez mais se lida com uma infinidade de informações, o hábito de recorrer à memória para se lembrar de telefones ou de nome de pessoas conhecidas é cada vez mais delegado à tecnologia. Diante disso, é comum ouvir queixas sobre esquecimentos repentinos e falta de atenção. Para contornar o problema, é importante estimular o cérebro. As técnicas de memorização podem ser uma opção.

Porém ainda não há consenso sobre a eficácia dos exercícios para turbinar a memória.

— O que a gente vê são propostas, mas ainda não deu tempo para ver os resultados. Mas qualquer coisa que faz as pessoas treinarem a memória já funciona — afirma o neurologista Ricardo Teixeira.

Para Fernando Elias José, psicólogo e especialista em cognição humana, é mais uma questão de autoconhecimento:

— Devemos testar para saber o que fica melhor na nossa rotina.

Para a coordenadora de desenvolvimento de material didático de língua portuguesa do Kumon, Any Queiroz, a memória é como uma enorme base de dados do cérebro.

— Aquilo que aprendemos, construímos e vivenciamos é armazenado e pode ser trazido à tona a partir de estruturas e estimulações cerebrais.

Mas quais seriam esses estímulos? Desde ler um livro novo ou fazer alguma outra atividade que exercite o cérebro já conta. Deve-se levar em consideração que a memória e as demais regiões do nosso cérebro reagem a determinados tipos de recompensa, ou seja, àquilo que causa prazer.

Pratique
De maneira geral, as técnicas de memorização consistem em uma série de exercícios com objetivos específicos. Além disso, para que tenha eficácia, é importante saber aquilo que se adapta a cada perfil. Entenda como funcionam alguns exercícios:

Imagens mentais
Essa técnica baseia-se na ideia da memória fotográfica. Para as pessoas que têm facilidade em decorar imagens, aconselha-se o recurso da informação estruturada, que provoque uma impressão forte na memória e obrigue a uma recordação exata.

Palavra-chave
A ideia dessa técnica é associar um tópico a cada palavra-chave, de modo que, ao lembrar esse termo, nos recordamos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria.

Técnica das iniciais
Muitas pessoas têm também maior facilidade de decorar um processo ou dados, como os elementos da tabela periódica, se esses formarem, com as suas iniciais, palavras fáceis de memorizar e com sentido.

Técnica dos números
Algumas pessoas têm uma maior facilidade em recordar números do que palavras, por exemplo, números de telefone. Para elas, a codificação de um conjunto de informações em números pode ser a forma mais fácil de adquirir todos esses dados de uma forma natural e duradoura.

Rimas e jogos
O ensino de crianças passa muitas vezes por rimas e jogos, que se tornam fáceis instrumentos de memorização. Por exemplo, certas rimas para decorar o nome dos meses e do número de dias que os compõem ou mesmo o ritmo que se imprime à tabuada para que se assemelhe a uma cantiga são formas de memorização mais fáceis de implementar.

Fonte: Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Por Zero Hora

Pacientes com mieloma múltiplo apelam por liberação de medicamento

Portadores da doença se mobilizam em blogs e redes sociais para acelerar aprovação do remédio

Pacientes com mieloma múltiplo — tipo de câncer que afeta a medula óssea — apelam para liberação de medicamento

Cada vez mais aumenta a importância das redes sociais na mobilização para provocar mudanças políticas. Em solo nacional, o poder da internet também é o ponto de apoio do grupo Direito de Viver — A Saga dos Pacientes com Mieloma Múltiplo, liderado pelo aposentado Raimundo Bruzzi. Só que, desta vez, a luta é para garantir o direito à vida. As armas são a página do Facebook Pacientes de Mieloma Múltiplo e o blog www.asagadospacientesmm.blogspot.com.br.

Toda a briga ocorre porque o mieloma múltiplo, câncer da medula óssea ainda incurável, é passível de controle graças à lenalidomida, droga que confere aos doentes sobrevida e qualidade vida. Apesar de aprovada em mais de 75 países, dos inúmeros estudos clínicos ao redor do mundo e de contar com o aval do Food and Drug Administration (FDA) e da European Medicines Agency (EMA), o registro do medicamento está emperrado na Anvisa há mais de quatro anos.

Bruzzi critica a morosidade da agência e chama a atenção para um problema grave de saúde pública.

— A droga só tem sido adquirida por vias judiciais. Os pacientes estão morrendo — afirma.

O mieloma múltiplo (MM) é a 2ª doença oncohematológica em incidência no mundo. Segundo a Fundação Internacional do Mieloma (IMF, em inglês), há mais de 700 mil novos casos por ano. Só nos Estados Unidos surgem 21 mil casos por ano. No Brasil, não há estatísticas exatas, mas segundo Angelo Maiolino, presidente da Associação Ítalo-Brasileira de Hematologia e diretor da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o problema é gravíssimo.

— Enquanto novas drogas são testadas, os pacientes brasileiros não têm acesso àquelas já consagradas para o tratamento deste câncer — diz.

Frustração nos consultórios
A médica gaúcha Rosane Bittencourt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participOou do Congresso da Sociedade Europeia de Hematologia, em Amsterdã (Holanda), que se encerrou no dia 17 de junho. Como especialista em mieloma múltiplo e síndromes mielodisplásicas, ela observou que houve uma consolidação de vários estudos sobre o melhor tratamento para os pacientes.

— Não há dúvida de que o tratamento deve incluir fármacos como bortezomibe e lenalidomida, que aumentam a sobrevida e melhoram a qualidade de vida — afirma.

Quando perguntada como se sente ao tratar pacientes que não têm acesso aos novos medicamentos, Rosane diz que "se sente frustrada e de mãos atadas". Apesar das restrições, ela fez questão de frisar que "essa situação encoraja os médicos a levar o conhecimento científico sobre as novas drogas a todas as autoridades, para que hajam avanços".

Fonte Zero Hora

Documentário que mostra a realidade obstétrica do país será lançado no segundo semestre de 2012

Filme pretende criar maior confiança no processo natural do parto

No segundo semestre de 2012 será finalizada a edição de O Renascimento do Parto, filme que mostra a cultura de um parto humanizado. Com pesquisa e roteiro de Érica de Paula, o documentário procura desmistificar o tema e resgatar o aspecto sagrado em torno do nascimento. A previsão de lançamento no circuito de festivais brasileiros e internacionais é para o segundo semestre deste ano. Zero Hora conversou com Érica, que além de roteirista também é psicóloga, acupunturista e doula. Confira a seguir a entrevista:

Podemos dizer que filme mostra uma realidade da minoria?
O filme retrata a grave realidade obstétrica brasileira, visto que somos o país campeão mundial de cesarianas (e cesarianas eletivas - de hora marcada), o que acarreta em péssimos índices maternos e perinatais. O documentário aborda: o histórico do parto (como era antigamente), a recente hospitalização do nascimento, a realidade atual, a indústria que está por trás do nascimento (os interesses financeiros dos hospitais, planos de saúde e dos médicos envolvidos na assistência ao parto), os problemas envolvidos com a cesariana desnecessária, a violência obstétrica que muitas mulheres sofrem na hora de parir, a medicina baseada em evidências científicas (em contraste com a medicina baseada apenas na experiência do médico), os mitos que envolvem o parto (cordão enrolado no pescoço...), etc.

Que tipo de relatos foram registrados?
O documentário traz inúmeros relatos de mulheres que passaram pelas mais diversas experiências (foram enganadas pelos seus médicos, fizeram cesárea, tiveram um parto normal traumatizante, tiveram um parto humanizado ou um parto domiciliar, etc) e traz uma discussão interessante sobre a diferença entre um parto vaginal, que pode ser traumático e cheio de intervenções, e um parto verdadeiramente humanizado, e sobre o parto domiciliar planejado, escolha que tem sido cada vez mais comum nos centros urbanos.

A proposta é fazer uma espécie de resgate de uma cultura que está se perdendo?
A proposta é desmistificar o tema e resgatar o aspecto sagrado em torno do nascimento. Pretendemos mostrar que o parto normal não precisa ser aquele parto que estamos acostumados a ver nos meios de comunicação, violento, cheio de intervenções desnecessárias, sem privacidade, etc. Atualmente, a mulher pensa que tem apenas duas opções: esse parto violento ou uma cesárea marcada, fria e asséptica. O filme pretende mostrar uma terceira opção, que é um parto verdadeiramente humanizado, em que a mulher é a protagonista de seu parto, podendo vivenciar esse momento como um lindo ritual de passagem ao lado das pessoas que ela escolheu e com muito respeito de toda a equipe.

O que se busca resgatar?
O resgate que buscamos não é de um parto como antigamente, quando não existiam recursos para lidar com emergências, pré natal, assistência digna, mas sim de poder juntar o melhor dos dois mundos: uma maior confiança no processo natural e na fisiologia do parto normal, e todo o conhecimento e tecnologia disponíveis atualmente, para serem utilizadas se necessário (seja numa cesárea, num parto humanizado hospitalar ou num parto domiciliar).

Qual foi o principal desafio da produção?
Acredito que o maior desafio seja trabalhar com um tema que vai contra uma grande indústria que foi criada por trás do nascimento (não necessariamente para gerar dinheiro, mas para sustentar a conveniência de um sistema). O fato de estarmos lidando com um assunto tão polêmico e fazendo duras críticas ao lobby médico e hospitalar dificultou inclusive que conseguíssemos recursos e patrocínios.

Dados técnicos

Érica de Paula: "Co-autora" do documentário, psicóloga, doula e acupunturista.

Autoria: Érica de Paula e Eduardo Chauvet

Direção: Eduardo Chauvet

Roteiro e pesquisa: Érica de Paula

Fonte Zero Hora

Saiba mais sobre:Micoses

Remédios antigos: Cetonax

    


Clinica Mayo descobre processo que faz câncer de pulmão crescer

352750 Celulas cancerigenas size 598 Cientistas pesquisam vacina para vários tipos de tumores
Alterações celulares que se acreditava acontecer apenas em estágios avançados da doença, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em momentos iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável

Alterações celulares que se acreditava acontecer apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais de câncer de pulmão, de uma forma incontrolável, afirmam pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida.

A descoberta, relatada na edição de 11 de julho do jornal Science Translational Medicine, representa um novo entendimento da extensão da transformação que ocorre no desenvolvimento do câncer de pulmão inicial – e provavelmente muitos outros tipos de tumores, dizem os cientistas. Esta descoberta também indica uma possível estratégia para interromper esse processo, conhecido como transição epitelial-mesenquimal (EMT – epithelial-mesenchymal transition).

De acordo com pesquisador em biologia celular do câncer, Derek Radisky, o estudo indica a EMT como uma etapa fundamental na progressão do câncer de pulmão, durante os estágios iniciais do desenvolvimento da doença.

Ele ressalta que as células normais reconhecem quando estão sendo divididas muito rapidamente e ativam programas que bloqueiam a divisão inadequada das células. Desta forma, foi descoberto que as células do câncer de pulmão em estágio inicial se desviam do processo EMT para se desviarem dos processos de controle da divisão celular descontrolada.

A descoberta pode oferecer uma nova maneira de prevenir a progressão para estados mais avançados do câncer, possivelmente por inibir o funcionamento de uma molécula em particular, afirma Radisky.

Como EMT é um processo bem conhecido de transição para estágios finais da doença e que ocorre em todas as espécies de tumores sólidos, os pesquisadores acreditam que o mesmo processo EMT que encontraram no câncer de pulmão em estágio avançado provavelmente ocorre também em outros tipos de câncer.

EMT é um processo biológico usado no desenvolvimento embrionário para permitir o desenvolvimento do corpo, que requer a capacidade das células e dos tecidos de se transformar de um tipo para outro e se desenvolver em uma maneira orquestrada. O câncer em estágio avançado usa o processo EMT para alterar as células do tumor para uma forma que pode migrar pelo sangue.

Radisky afirma que as lacunas no conhecimento sobre o câncer de pulmão não permitem desenvolver tratamentos específicos e mais eficazes. Esse estudo oferece novos e bons indícios para uma nova abordagem do tratamento do câncer de pulmão e, possivelmente de outros tipos de câncer, em estágio mais inicial possível”.

Entre os coautores do estudo estão pesquisadores da Clínica Mayo de Rochester, Minnesota; do Hospital Universitário Giessen e Marburg, na Alemanha; do Instituto do Câncer de Ontário, em Toronto; e da Universidade do Colorado, em Denver.

O estudo foi financiado por doações do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e pela Fundação James e Esther King.

Fonte SaudeWeb

Cremerj barra contratação de OSs pela prefeitura do Rio

Para o Conselho, só é permitida a contratação de OSs para a gestão de novas unidades, como define a Lei Municipal 5026/09, e o edital de licitação impugnado não deixa claro quais os limites das obrigações e transpasses

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) conseguiu provimento no mandado de segurança na Justiça Federal que proíbe a Prefeitura do Rio de Janeiro de licitar organizações sociais (OSs) para gerenciar unidades de saúde já existentes. Está impedida a contratação de OSs para gestão dos hospitais municipais Lourenço Jorge, Miguel Couto, Salgado Filho e Souza Aguiar, bem como dos postos de assistência médica (PAMs) do Irajá e de Del Castilho. O juiz Gustavo Arruda Macedo considerou ontem o pedido do Cremerj procedente.

Para o Conselho, só é permitida a contratação de OSs para a gestão de novas unidades, como define a Lei Municipal 5026/09, e o edital de licitação impugnado não deixa claro quais os limites das obrigações e transpasses. Na sentença, o juiz argumentou que a transferência da administração para entidades particulares sob o pretexto de maior eficiência “fragiliza demasiadamente o controle público típico de Estado e destoa dos princípios, regras constitucionais e da legislação atinente ao Sistema Único de Saúde”.

O mandado de segurança foi impetrado no início de 2011 para impedir que fosse realizado processo licitatório para contratação das OSs. Em fevereiro daquele ano, a liminar já tinha sido deferida pela justiça, suspendendo a realização do certame. “A sentença aponta que não há uma fiscalização satisfatória dos recursos públicos repassados às organizações sociais. Acreditamos que a melhor forma de gerenciar estas unidades é pela administração direta, oferecendo condições adequadas de trabalho e salários dignos aos médicos”, afirma a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araujo.

Fonte SaudeWeb

5% dos hospitais participam de ações da segurança em saúde, diz Vecina

De acordo com ele, segurança é o gerenciamento de riscos que provocam danos aos pacientes e o componente mais importante que os profissionais de saúde devem perseguir

Em sua participação no Safety Symposium, o superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês afirmou que atualmente cerca de 5% dos hospitais brasileiros estão participando de ações em prol da segurança em saúde. Outro problema é a falta de informações à sociedade a esse respeito.

O médico informa que há uma tendência de relacionar qualidade à quantidade. E ressalta que, na verdade, deve-se relacionar qualidade à repetição de um padrão. Para ele, segurança é o gerenciamento de riscos que provocam danos aos pacientes e o componente mais importante que os profissionais de saúde devem perseguir.

Vecina destaca que no final dos anos 1990 e início de 2000 vivemos o importante movimento das acreditações dos hospitais, um marco para a questão de serviços no Brasil e também no que tange a segurança. Entretanto, alerta que é preciso fazer mais.

Segundo o superintendente, praticamente não se tem dados de segurança e danos provocados em hospitais e na área de saúde como um todo. O Brasil possui, hoje, cerca de 700 hospitais, sendo 300 acreditados. Portanto, provavelmente esses dados existam, mas não são divulgados e não há previsão de políticas do governo neste sentido, diz Vecina.

O médico faz, ainda, a reflexão de que o risco está diretamente ligado à questão da gestão. “Para combater o erro, é preciso investir na informatização dos hospitais. Atualmente, apenas 15% da rede hospitalar em nosso país é informatizada e nenhum hospital brasileiro é 100% informatizado. É preciso mudar a visão de que investir em medidas de segurança é custo para a instituição, pois quem não se previne acaba gastando mais. Além disso, segundo ele, o erro tem que ser interpretado como ferramenta para implementar melhorias”.

O consultor de economia clínica na University Hospital Ulm, Franz Porzsolt, conta que esteve em alguns hospitais de São Paulo e se mostrou otimista com o cenário que encontrou. De acordo com Porzsolt, a segurança do paciente possui dois aspectos: a perspectiva do provedor da segurança e a da pessoa que é beneficiada. “É preciso parar de olhar o erro como atitude individual. Quando ele ocorre, não é o ser humano que falha, mas sim o sistema”, afirma.

O enfermeiro supervisor do Programa de Aprimoramento em Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar do HC-FMUSP, Dirceu Carrara, ressalta a importância dos enfermeiros para garantir a segurança nos procedimentos de saúde. Segundo ele, atualmente existem 1,5 milhão de enfermeiros no mercado, índice menor que o necessário para atender toda a demanda. Além deste déficit, Carrara alerta para a necessidade da criação de um modelo de gestão inspirado no que é adotado pela aviação mundial, onde todas as etapas seguem um protocolo regular e de rígido controle.

Investimentos na segurança dos processos, na capacitação de profissionais, na implementação de um sistema de ações informatizado para controlar as infecções, garantindo o uso seguro dos medicamentos, equipamentos médicos e práticas clínicas confiáveis são fundamentais neste sentido. A produção de pesquisas e dados científicos, além de uma comunicação franca com a sociedade a esse respeito, revelam-se um caminho urgente e necessário para garantir transparência e aproximar, ainda mais, a sociedade da causa médica para que, juntos, possamos nos aproximar da excelência no atendimento em saúde.

Fonte SaudeWeb

Saiba mais sobre: Artrite Reumatóide

Prefeitura Municipal de Caldas - MG

A Prefeitura Municipal de Caldas, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 82 vagas

Inscrições:
De 28 de agosto a 28 de setembro pelo www.libertas-mg
.com.br ou na Praça Paulino Figueiredo, s/nº, centro

Valor:
De R$ 45,00 a R$ 75,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.088,25

Provas:
Haverá provas objetivas, prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e prova de títulos para Professores, Instrutor de Esportes, Psicopedagogo, Supervisor Educacional, Inspetor Educacional e Psicólogo.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Operário, Auxiliar de Manutenção (Lavador e Borracheiro, Eletricista, Jardineiro e Soldador), Motorista, Operador de Máquina, Serviçal da Educação, Agente da Administração, Agente de Zoonose e Auxiliar de Enfermagem;
Médio - Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Agente Executivo Social, Fiscal de Tributos, Fiscal de Posturas e Obras, Técnico de Contabilidade, Técnico e Fiscal de Meio Ambiente, Assistente de Administração, Agente de Apoio a Políticas Sociais, Secretário Escolar, Auxiliar de Secretaria da Educação, Atendente de Alunos Especiais e Auxiliar de Biblioteca;
Superior - Professor de Educação, Professor de Educação Física, Instrutor de Esportes, Psicopedagogo, Supervisor Educacional, Inspetor Educacional, Psicólogo, Bioquímico, Enfermeiro Padrão, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Ortopedista, Pediatra, Dermatologista e Psiquiatra

Universidade Estadual de Maringá – PR - Até Hoje!

A Universidade Estadual de Maringá – PR realiza concurso para provimento de 4 vagas para Professor

Inscrições:
De 16 de abril a 16 de julho, pelo www.uem.br/concurso


Valor:
R$ 170,00.

Área:
Química Analítica (1), Química Orgânica (1) e Teoria Econômica: Microeconomia e Macroeconomia (2)

Remuneração:
R$ 10.397,94.

Provas:
Haverá prova de títulos, de arguição, didática e apresentação de trabalho científico, que serão realizadas de 2 de outubro a 1º de novembro

Universidade de Brasília - UnB/DF

A Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, realiza concurso para provimento de vaga para Professor Adjunto para a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV).

Inscrições:
Até 24 de agosto pelo www.cespe.unb.br


Valor:
R$ 190,68.

Remuneração:
R$ 7.627,02.

Receita Federal

A Receita Federal realiza concurso para provimento de 36 vagas para a Alfândega no Aeroporto Internacional de Viracopos (ALF/VCP), Campinas

Inscrições:
De 2 a 27 de julho, dno Protocolo da Alfândega, Rodovia Santos Dumont, km 66

Cargo:
Assistência Técnica – Perito (Engenharia Aeronáutica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica/Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Gemologia, Medicina Veterinária, Museologia e Obras de Arte e Química).

Prefeitura Municipal de Tiradentes – MG

A Prefeitura Municipal de Tiradentes – MG relaiza concurso para provimento de 30 vagas para o Programa de Saúde da Família (PSF), Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) e Administração.

Inscrições:
De 9 a 20 de julho pelo www.flavioandrade.com.
br ou no Fundo Municipal de Saúde (rua do Chafariz, nº. 10, Centro)

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 120,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 3.121,05

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde - PSF e Agente de Endemias;
Médio - Auxiliar de Consultório Oftalmológico, Auxiliar de Saúde Bucal - PSF e Técnico em Saúde Bucal - PSF;
Superior - Educador Físico - Nasf, Enfermeiro - PSF, Fisioterapeuta - Rede, Fisioterapeuta - Nasf, Fonoaudiólogo - Nasf, Médico - PSF, Cardiologista, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra e Nutricionista - Nasf e Psicólogo - Nasf

Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 18 vagas para Médico na especialidade de Clínica Médica. Os contratados atuarão na área de Medicina de Urgência e receberão o salário de R$ 2.235,16 em jornadas de 24 horas semanais, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.936,00.
As inscrições serão recebidas até 27 de julho de 2012, no horário das 10h às 16h, no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, sito à Rua Voluntários da Pátria, nº. 4.301, Mandaqui - Núcleo de Recrutamento e Seleção, da Gerência de Recursos Humanos.
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos.
O concurso terá a validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em DOE, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso Prefeitura de Tabuleiro - MG

No município de Tabuleiro, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura lançou edital n° 001/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento de 89 vagas nos cargos do Quadro Permanente. O concurso será executado pela empresa Imperial Assessoria Consultoria e Concursos Ltda.
Haverá vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.510,24, em carga horária de 25 a 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Coordenação, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Assistente Social, Agente de Prevenção e Combate á Endemias, Auxiliar de Serviço Público, Auxiliar de Obras, Dentista, Enfermeiro e demais cargos.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 hs do dia 03 de setembro às 19 hs do dia 03 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 200,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos

As provas eliminatórias objetivas serão realizadas no Município de Tabuleiro, na data prevista de 21 de outubro de 2012, em horário e local a serem divulgados posteriormente pela empresa Organizadora através do endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br, bem como no quadro de avisos da Prefeitura, conforme Cronograma do Concurso.
O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Bertópolis - MG

A Prefeitura de Bertópolis, Estado de Minas Gerais, através da empresa TR Assessoria Pública Ltda, lançou edital de concurso público n° 001/2012, destinado ao provimento de 87 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 4.900,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de arrecadação e tributação, auxiliar de contabilidade, auxiliar de distribuição em farmácia, auxiliar de enfermagem, auxiliar de registro e pagamento de pessoal, auxiliar de saúde, auxiliar de serviços gerais, digitador, entre outros.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio do site: www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto a 26 de setembro de 2012. A Prefeitura Municipal de Bertópolis também disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro comunitário de Bertópolis, situado à Rua Fabrício Mendes de Oliveira S/N – Centro - CEP 39875-000, no horário de 08:00 às 13:00h. As taxas variam de R$ 37,32 a R$ 100,00 de acordo com o nível de escolaridade.
Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, em horário definido conforme Edital de Convocação.
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Umburatiba (MG)

A Prefeitura de Umburatiba, Estado de Minas Gerais, publicou edital n° 001/2012 de concurso público de provas objetivas e práticas destinado ao provimento efetivo de 74 vagas. O concurso será executado através da empresa TR Assessoria Pública Ltda.
Serão distribuídas várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.400,00 em carga horária de 18 a 40 horas semanais. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
Cargos
As vagas são para os cargos de agente administrativo, assistente social, auxiliar de secretaria, auxiliar serviço público, enfermeiro, mecânico, motorista, nutricionista, operador de maquinas leve, operador de maquinas leve, patrolero, pedreiro, professor e técnico de enfermagem.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto e 26 de setembro de 2012. A Empresa Organizadora - MG também disponibilizará funcionário e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições na sede da Prefeitura Municipal de Umburatiba, situada Praça Tancredo Neves - Nº 219 - Centro, no horário de 08:00 às 13:00h.
As taxas variam de R$ 42,00 a R$ 72,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 21 de outubro de 2012, às 09:00 nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, conforme Edital de Convocação. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações

Concurso CRF - AC

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Acre (CRF-AC) publicou edital n° 01/2012 de concurso público para provimento de 04 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Adminstrativo e Motorista de níveis fundamental e médio.
O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. A remuneração varia de R$ 622,00 e R$ 845,00 mais benefícios.

Inscrições
A inscrição será realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de agosto de 2012.

Taxas
R$ 35,00 para o cargo de nível fundamental;
R$ 45,00 para os cargos de nível médio.

Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva será realizada na cidade de Rio Branco (AC), considerando o horário de Brasília, terão a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 19 de agosto de 2012, no turno da tarde. O gabarito será publicado na data prevista de 20 de agosto de 2012.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CRF - AC

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Acre (CRF-AC) publicou edital n° 01/2012 de concurso público para provimento de 04 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Adminstrativo e Motorista de níveis fundamental e médio.
O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. A remuneração varia de R$ 622,00 e R$ 845,00 mais benefícios.

Inscrições
A inscrição será realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de agosto de 2012.

Taxas
R$ 35,00 para o cargo de nível fundamental;
R$ 45,00 para os cargos de nível médio.

Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva será realizada na cidade de Rio Branco (AC), considerando o horário de Brasília, terão a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 19 de agosto de 2012, no turno da tarde. O gabarito será publicado na data prevista de 20 de agosto de 2012.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

UECE (CE) lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Ceará - UECE, lançou edital nº. 05/2012 de processo seletivo para professores de práticas médicas do Curso de Medicina, nos períodos letivos 2012.2 e 2013.1. As vagas ofertadas serão em número de 35 por semestre.
Os profissionais médicos receberão a Gratificação de Ensino de Práticas Médicas (GREPM), no valor de R$ 935,98 por mês.
As inscrições serão efetuadas do dia 23 de julho a 03 de agosto de 2012. Para concretizar sua inscrição, os candidatos deverão enviar juntamente com a ficha de inscrição, o modelo de Currículo devidamente preenchido e assinado, para o e-mail da Coordenação do Curso de Medicina - coordenacao.medicina@uece.br.
O processo seletivo será constituído de entrevista e análise de currículo. As datas e locais da entrevista serão divulgadas no site da Universidade Estadual do Ceará - www.uece.br.
O processo seletivo será válido por período letivo de 4 meses nas diversas áreas médicas.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo (n° 33/2012) para contratação por tempo determinado de 6 Médicos, na Especialidade de Oftalmologia.
Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico em jornada de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 840 de 31/12/97.
As inscrições serão realizadas no período de 16 de julho a 10 de agosto de 2012 das 8h das 14h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.
O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.
O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou edital n° 5/2012 de concurso público destinado ao provimento de 04 vagas para docentes junto as Faculdades de Direito, Farmácia, Medicina e Odontologia. O salário previsto é de R$ 3.482,77 para profissional designado a jornadas de 20h semanais e de R$ 11.755,05 para carga semanal de 40h em regime de Dedicação Exclusiva.
Serão ofertadas 04 vagas de Professor Titular para os Departamentos de Direito Econômico e do Trabalho, Produção e Controle de Medicamentos, Medicina Interna e de Odontologia Conservadora, com atuação prevista para as áreas de Direito Tributário, Produção e Controle de Medicamentos, Medicina Interna e de Periodontia.
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 6 a 20 de agosto de 2012, pelo endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br. As taxas variam de R$ 87,00 e R$ 293,00, conforme carga horária.
Todos os candidatos serão avaliados por meio de conferência, exame de títulos e trabalhos, defesa e arguição de memorial.

Processo seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou edital de processo seletivo 493/2012 com o objetivo de contratar 04 Professores Substitutos para a Faculdade de Medicina. A oportunidade é para atuar no Departamento de Pediatria em jornada de 20h semanais e com remuneração de R$ 1.711,80.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 27 de julho de 2012, na Secretaria do Departamento, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de análise curricular e entrevista dois dias após o encerramento das inscrições.
A validade do concurso será de seis meses, prorrogáveis por igual período.

Universidade Federal de São Carlos - SP abre vagas para professor

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Estado de São Paulo, publicou os editais n°s 167, 168, 169, 170, 171, 172 e 173/2012 de processo seletivo, com o objetivo de contratar 08 Professores Substitutos para os Departamentos de Engenharia de Produção e Gerontologia. A remuneração será de R$ 2.072,77 para quem possui apenas graduação e de R$ 3.137,18 para profissionais com mestrado.
Os postos de trabalho serão distribuídos entre as áreas de Gerontologia, Gestão da Qualidade, Economia e Finanças e Gerência da Produção com jornada de trabalho prevista para 20 e 40h semanais.
Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 16 e 27 de julho de 2012, pelo site www..ufscar.br. As taxas variam de R$ 52,00 a R$ 79,00.
Os processos seletivos terão validade de 01 ano, prorrogável por igual período.

UEL (PR) lança edital de processo seletivo

Terá início a partir do dia 23 de julho as inscrições para o processo seletivo 123/2012 – PRORH/TS da Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná. Serão selecionados 05 profissionais e formado cadastro reserva de nível superior para o cargo de Professor Colaborador.
A remuneração é de até R$ 4.807,76, para jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
As inscrições, no valor de R$ 47,53 ou R$ 137,36, deverão ser efetuadas no período de 23 a 27 de julho de 2012, nas secretarias de um dos seguintes departamentos (de acordo com a área de atuação docente pretendida):
Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias;
Departamento de Design do Centro de Educação, Comunicação e Artes;
Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil do Centro de Ciências da Saúde (Rua Pernambuco, 540);
Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas;
Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas;
Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas;
Departamento de Filosofia do Centro de Letras e Ciências Humanas e
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas.
O processo seletivo será constituído de prova didática e curriculum vitae, lembrando que o prazo de validade do resultado do teste seletivo será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São João do Oriente (MG)

A Prefeitura de São João do Oriente, município mineiro localizado a 270 km de Belo Horizonte, abriu concurso público com a finalidade de preencher 33 vagas. As oportunidades contemplam candidatos do ensino fundamental até o superior.
Cargos: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Adminstrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Coordenador do Cras, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista em Educação, Fiscal de Tributos, Gari, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máqinas Pesadas, Psicólogo, Secretária Escolar, Vigia e Zelador da Praça de Esportes.
O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 5.500,00, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
Inscrição: Os interessados deverão se inscrever do dia 19 de setembro de 18 de outubro de 2012, na sede da Prefeitura de São João do Oriente, situada à Praça 1º de março, nº 46, Centro, CEP 35146-000, São João do Oriente/MG ou através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo desejado.
Provas: As provas objetivas e práticas estão previstas para 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 19 de novembro de 2012. O gabarito da prova objetiva será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2012.
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Exames: Amniocentese e análise do líquido amniótico

Material a ser analisado: líquido amniótico.
 
Tempo necessário para obter o material do paciente: 45 a 60 minutos.
 
Finalidade: Diagnosticar anormalidades fetais, particularmente as características cromossômicas e anormalidades e desordens do desenvolvimento do sistema nervoso fetal.
  • Diagnosticar a doença hemolítica do recém nascido.
  •  
  • Determinar a maturidade fetal, principalmente a pulmonar. Identificar o sexo do feto, quando um ou ambos pais são portadores de patologias unidas ao sexo como a hemofilia.
  •  
  • Diagnosticar transtornos metabólicos como a mucopolisacaridose. Avaliar a saúde fetal descobrindo a presença de fezes ou sangue ou dosando níveis do estriol ou hormônios tireoideanos fetais.
 
O procedimento é freqüentemente recomendado para as mulheres com mais de 35 anos, naquelas que tenham tido abortos, ou quando existe uma historia familiar positiva para defeitos genéticos. Além disso, é utilizado em casos de gravidez de risco.
 
Só 10% das má formações são descobertas pela amniocentese. Muitos transtornos como as má formações congênitas do coração, fenda palatina ou o atraso de desenvolvimento mental não podem ser diagnosticadas pela prova.
 
Preparação previa: 12 horas de jejum. Exige-se consentimento escrito da paciente, a qual deve ser informada sobre os riscos.
 
Riscos: aborto espontâneo, lesão do feto ou da placenta.
 
Descrição do exame: Deve ser efetuado em uma clínica ou em um consultório médico, após a 16a semana da gravidez. Uma agulha estéril é inserida através da pele, músculo e útero, na cavidade amniótica. É dirigida até a parte posterior do pescoço do feto. A posição do feto é determinada por ultra-sonografia. São aspirados cerca de 10 cm3 de líquido amniótico com uma seringa.
 
Controla se posteriormente a freqüência respiratória, a pressão arterial e o pulso da paciente, bem como os batimentos cardíacos do feto a cada 15 minutos, durante 1 hora.
 
A paciente deverá ser orientada para observar a presença de dor abdominal ou contrações abdominais, câimbras, calafrios, controle da temperatura, sangramento vaginal. Controlar também se existe, ao término da prova, hiperatividade fetal ou intensa hipoatividade, devendo comunicar imediatamente qualquer alteração ao médico.
 
Resultados: Podem estar disponíveis dentro de alguns dias ou semanas.Os valores são determinados pela análise química do líquido extraído.
 
Valores normais: O líquido deve ser claro, com cromossomos normais e não deve conter bilirrubina, mecônio, bactérias ou acetilcolinesterase, ou mais de 2 mg/100ml de creatinina. Deve apresentar fosfatidilglicerol e glicose menor que 45 mg/100ml.
 
Confiabilidade dos resultados: boa.
 
Fatores que podem alterar os resultados:
Mononucleose infecciosa da mãe
  • Cirrose
  • Câncer
  • Teratoma
  • Tumor de mama
  • Carcinoma gástrico
  • Carcinoma pancreático
  • Tirosinemia hereditária da mãe
  • Sangue fetal no líquido extraído
  • Presença de fezes do feto no líquido
  • Falta de jejum prévio de 12 horas
 
Fonte boasaude.com.br

Pessoas que sofrem com ansiedade envelhecem mais depressa

Segundo pesquisa, a ansiedade e as fobias se tornaram agravantes para a condição de envelhecimento, pois foram associados aos telômeros de comprimento curto.

Os transtornos de ansiedade afetam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, em maior ou menor intensidade. Os principais sintomas desenvolvidos são: medo exagerado, preocupação excessiva, falta de controle sobre os pensamentos e tensão. Embora não tenha uma cura definitiva, a ansiedade pode ser controlada através de tratamentos.

Vários estudos já foram realizados a respeito da ansiedade e os especialistas descobriram que este fenômeno está associado a diferentes tipos de doenças, como os problemas cardíacos. Recentemente um estudo norte-americano também estabeleceu uma associação entre a ansiedade com o envelhecimento prematuro.

Ansiedade contribui com o envelhecimento
De acordo com um estudo desenvolvido pelo Hospital Brigham and Women, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, as pessoas que sofrem com os males da ansiedade envelhecem de forma mais rápida. Os resultados desta pesquisa foram publicados no periódico PLoS One na última quarta-feira (11).

Para comprovar a teoria, os pesquisadores norte-americanos coletaram e analisaram amostras do sangue de 5.243 mulheres, com idades entre 42 e 69 anos. Através deste procedimento, eles conseguiram avaliar o tamanho dos telômeros, uma estrutura do DNA ligada à qualidade de vida e longevidade. As participantes da pesquisa também responderam questionários com perguntas que avaliavam os níveis de ansiedade e episódio de fobia no último ano.

O telômero, situado na extremidade dos cromossomos, tem o seu tamanho reduzido cada vez que acontece uma divisão celular. Quanto menor a estrutura, maior a probabilidade de o indivíduo sofrer com as doenças associadas ao fato do organismo está envelhecendo. Com os resultados do estudo da Universidade de Harvard, a ansiedade e as fobias se tornaram agravantes para a condição de envelhecimento, pois foram associados aos telômeros de comprimento curto.

Segundo Olivia Okereke, que coordenou o estudo, os resultados servem de alerta para as pessoas que vivem a mercê da ansiedade e dos medos exagerados. Ela acredita que existe uma forte conexão entre o estresse psicológico e o envelhecimento precoce, pois o corpo também reage ao estado mental e de espírito. Apesar das descobertas, é necessário novas pesquisas para ter certeza de que a ansiedade causa o encurtamento dos telômeros.

A ansiedade, causadora de fobias, é capaz de acelerar o envelhecimento humano, afetando a qualidade de vida e as condições de saúde. Com o quadro de ansiedade deixando os telômeros mais curtos, aumentam as chances do indivíduo desenvolver doenças como demências e câncer.

Formas de prevenir a ansiedade
Para não sofrer com ansiedade crônica e, consequentemente, envelhecimento precoce, vale a pena adotar hábitos que contribuem com a prevenção da doença. Confira:

- Os especialistas recomendam combater os medos pequenos, aproximando-se deles aos poucos para superar o trauma antes que ele se intensifique;

- A alimentação também é importante para combater a ansiedade, por isso inclua frutas cítricas, bananas, laticínios, chocolate, peixe e espinafre na sua dieta. Estes alimentos são ricos em vitaminas e aminoácidos ;

- Pratique exercícios físicos regularmente;

- Deixe um período do dia reservado para relaxar;

- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína.

Fonte Mundo das Tribos

Sintomas iniciais do HIV

401566 vírus HIV Sintomas iniciais do HIVA contaminação pelo vírus HIV nem sempre é assintomática, como muita gente pensa. Confira alguns sinais e sintomas que surgem no início da infecção.

HIV é a sigla para o vírus da imunodeficiência humana, é um vírus infecto-contagioso que ataca o sistema imunológico do corpo. Como resultado, a habilidade natural do organismo para lutar contra várias infecções fica afetada de modo que as pessoas infectadas estão mais propensas a várias doenças.

Este vírus é transmitido de uma pessoa infectada para outras pessoas através de relações sexuais sem proteção, transfusões de sangue e partilha de seringas. Pode ser transmitido da mãe infectada para o filho recém-nascido durante o parto ou através da amamentação.

Alguns dos primeiros sinais da contaminação pelo HIV são bastante semelhantes à gripe, mas em geral dependem muito da fase de infecção e é denominada de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) em um período mais tardio.

Os primeiros sintomas do HIV em homens
A febre é um dos sinais mais precoces do HIV e pode surgir em breve período após a infecção, geralmente dentro de algumas semanas. A temperatura do corpo do paciente varia entre 37,5 e 38,5°C e é acompanhada por dor de cabeça, cuja intensidade pode ser de moderada a grave.

Gânglios linfáticos palpáveis e indolores é outro sintoma comum do HIV e podem estar presentes nas cadeias cervicais, axilares ou inguinais. A infecção reduz o nível de energia dos homens infectados, tanto que eles ficam cansados e fatigados com bastante facilidade. Manchas descoradas na superfície da pele são bastante comuns e geralmente desaparecem após 2 a 4 semanas.

Os primeiros sintomas do HIV em mulheres
Tal como os homens, as mulheres também têm febre e inflamação nos gânglios linfáticos nas fases iniciais do HIV. Além destes dois sintomas, existem alguns outros que são mais proeminentes nas mulheres. Uma deles são as infecções vaginais recorrentes, como verrugas genitais, úlceras ou infecções fúngicas.

Irregularidade no ciclo menstrual é bastante comum, assim como doença inflamatória pélvica, exames de Papanicolaou anormal, diarreia, perda de apetite, fadiga e suores noturnos. A maioria tende a perder peso de forma anormal, após a infecção.

Os primeiros sintomas do HIV em crianças
Em geral, a infecção pelo HIV progride a um ritmo muito mais rápido nas crianças do que em adultos. A primeira coisa que pode ser observada é a falta de crescimento e desenvolvimento adequados. Bebês demoram mais tempo para engatinhar ou andar e crianças pequenas têm dificuldade em ganhar peso e altura.

Inchaço abdominal anormal é uma outra característica que pode ser observada no corpo da criança e é o resultado da inflamação do fígado e baço. Toda a área abdominal é bastante sensível ao toque.

Como os adultos, os primeiros sinais de infecção pelo HIV são dor de garganta, febre, cefaleia, fadiga, dor no corpo e erupção cutânea. Devido ao fato de seu sistema imunológico ser bastante danificado, elas estão propensas a diferentes tipos de infecções como otite, sinusite ou infecção pulmonar.

Os primeiros sintomas da infecção pelo HIV são tão parecidos com outros quadros de infecção viral que geralmente é difícil distingui-los e algumas pessoas podem não apresentar quadro clínico algum, por isso, mediante a dúvida ou suspeita de exposição a situações de risco, é fundamental procurar auxílio médico.

A melhor maneira de se proteger do vírus da AIDS é evitando comportamentos de risco e situações onde há exposição com substâncias como sangue, secreção vaginal ou sêmen, que poderiam ser fontes de infecção.

Fonte Mundo das Tribos

Diferença entre gripe e resfriado

Quem nunca acordou sentindo o corpo cansado e o nariz escorrendo? Mas você sabe se está com gripe ou resfriado? Descubra aqui.
Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Quem nunca acordou sentindo o corpo cansado e o nariz escorrendo? Com certeza já nos sentimos assim. Tudo culpa da gripe! Da gripe ou do resfriado? Afinal, existe diferença? Tire suas dúvidas aqui!
Não, gripe não é a mesma coisa que resfriado, apesar de sintomas como congestão nasal, coriza e tosse serem comuns às duas doenças, elas se diferem quanto ao agente causador e a intensidade dos sintomas.
Resfriado
É uma infecção branda das vias aéreas que pode ser causada por diversos vírus diferentes, sendo o Rinovírus o mais comum. A transmissão é muito contagiosa e se dá por gotículas oriundas da tosse ou espirro do indivíduo infectado ou até mesmo pelo contato com mãos infectadas – frente a exposição ao vírus, a infecção pode ser facilitada por fatores emocionais, fadiga excessiva e processos alérgicos.
Os primeiros sintomas surgem, de forma gradual e evolutiva, após 24 horas do contato com o vírus e costumam durar por cerca de uma semana, período este que pode se estender, para até duas semanas.
O quadro clínico é mais localizado e os sintomas mais comuns são a rinorréia (nariz escorrendo), tosse e espirros, com o indivíduo podendo apresentar dor de garganta, geralmente, de curta duração e mais comuns nos primeiros dias.
A febre em adultos é rara e a ocorrência do resfriado é comum durante o decorrer do ano.
Gripe
É uma infecção respiratória aguda causada especificamente pelo vírus Influenza, mas que apresenta os mesmos modos de transmissão que o resfriado. O tempo de duração da doença é cerca de duas semanas e o paciente mantém-se contagioso por 7 dias ou 24 horas após a resolução da febre (diferentemente do resfriado, onde o paciente pode transmitir o vírus durante os 3 primeiros dias de sintomas).
Se comparada ao resfriado, apresenta um quadro clínico mais florido e repentino, ou seja, o indivíduo apresenta mais sintomas e estes geralmente são mais exacerbados e costumam surgir de forma súbita. Os sintomas são mais sistêmicos e não estão, necessariamente, localizadas apenas no nariz e garganta, sendo comuns febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, diminuição do apetite, dor de garganta e tosse.
Geralmente, ocorre como uma epidemia, no inverno e as complicações são mais frequentes e mais severas – a principal complicação é a pneumonia. O melhor meio de prevenção continua sendo a vacinação, a prevenção do contato com doentes e a higienização das mãos. É importante ressaltar que, apesar de aparentar ser uma doença sem muita importância, a gripe é responsável por milhares de mortes anualmente.
Caso você ainda tenha dúvida se está com gripe ou resfriado, fique atento a alguns sinais que podem significar gravidade da doença e não deixe de procurar um médico:

  • Alteração da consciência;
  • Pressão baixa;
  • Dificuldade para respirar e/ou dor no peito, durante a respiração;
  • Vômitos persistentes.
Fonte Mundo das Tribos

Alimentos que atuam contra ressaca

Agora chegou a pior parte: curar a bendita ressaca. Para isso é necessário agendar uma desintoxicação. Confira a seguir alguns alimentos que atuam contra a ressaca.

Agora chegou a pior parte: curar a bendita ressaca. Para isso é necessário agendar uma desintoxicação. Durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve de trabalhar dobrado. O estômago necessitou produzir suco gástrico; o fígado mais bile, além de ter que combater as toxinas contidas no álcool. O intestino precisou fabricar mais suco entérico e também ficou com a circulação mais lenta. Para reverter essa situação, confira a seguir alguns importantes alimentos que atuam contra a ressaca.

Leite: o alimento é riquíssimo em cálcio, que tranquiliza aquela irritação no estômago característica do dia seguinte à embriaguez. O alimento ainda é fonte de cisteína, um componente que rompe o acetaldeído, substância tóxica do álcool fabricada no fígado conforme seu organismo tenta processar a bebida.

Atum: as enzimas presentes nesse alimento vão acabar com aquela dor de cabeça terrível – e que agrava quanto mais tempo a toxina ficar no seu sangue. Um filé pequeno do peixe já produz efeitos, e é uma ótima opção para o almoço pós balada.

Pimenta caiena: É conhecida pela capacidade de ativar os núcleos de prazer do cérebro e excretar endorfinas. “Essas substâncias aumentam sua resistência à dor e aliviam a enxaqueca no dia seguinte”, diz Bruna Murta, nutricionista da rede de produtos naturais Mundo Verde.

Alecrim: A erva melhora a circulação sanguínea no cérebro, de modo que atenua a dor de cabeça. “Também é eficiente contra o estresse oxidativo – portanto útil para compensar os radicais livres produzidos pela bebida”, afirma Maria Luisa Belloto.

Canela: O álcool compromete o nível de glicose no sangue – por isso você fica tão cansado. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que a canela modula os picos de açúcar ligados ao consumo de álcool. E ainda contribui para atenuar as taxas de colesterol – presença certa nos quitutes que acompanham sua bebida.

Chocolate: O álcool atua diretamente no fígado, responsável pelo acúmulo e pela liberação de açúcar para o organismo. Com a ingestão exagerada, ocorre a hipoglicemia (queda de glicose no sangue). Consumir alimentos com alta concentração de açúcar, como o chocolate, ajuda a reverter o quadro e acelera a queima de álcool, simplificando a recuperação.

Repolho: O ácido fólico, contido no vegetal é importante para fabricar energia para o corpo. Ele ainda tem participação fundamental na produção das células vermelhas necessárias para reverter os detrimentos causados pelo álcool.

Mel: É o melhor para acabar com o cansaço. Fornece o sódio, o potássio e a frutose de que seu organismo necessita depois de uma bebedeira. Uma torrada integral com mel pela manhã, certamente, levantará seu esqueleto e fará você ficar pronto para outra.

Fonte Mundo das Tribos

MT monta rede de atendimento após casos de infecção em clínica de estética

Dois casos de infecção por micobactéria já foram confirmados e outros 22 apresentam sinais de infecção após procedimento estético

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Mato Grosso organizou uma rede de atendimento às pessoas que apresentaram infecção causada por um organismo denominado "micobacteria", após aplicação de enzima por via subcutânea (sob a pele) com finalidade estética em uma clínica da capital.

O Serviço de Controle de Infecção, em levantamento preliminar, já registrou dois casos confirmados laboratorialmente e vinte e dois episódios com sinais e sintomas de infecção.

Os atendimentos serão feitos no Hospital Regional Metropolitano de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. As 22 pessoas já com notificação no cadastro do estado vão ser comunicadas por telefone o dia do seu atendimento. Quem se submeteu ao procedimento na clínica e que necessita de informações e esclarecimentos, pode ligar para o Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde, pelo número 0800-647-1201. Alguns dos sinais e sintomas são: dor, vermelhidão, aparecimento de nódulos ou drenagem de secreção no local de aplicação.

A Saúde do Estado emitiu alerta para que a população, ao buscar qualquer serviço que envolva saúde, verifique se o estabelecimento tem o Alvará Sanitário atualizado, e que não realize quaisquer procedimentos invasivos (injeções ou aplicações, maquiagem definitiva e até tatuagens) em locais não credenciados pela Vigilância Sanitária.

Fonte isaude.net

A saúde mais perto de você

Alexandre Padilha, ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde

As pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidas, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que também são conhecidas como postos ou centros de saúde. Essas unidades estão perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem. Por isso, estamos investindo para que a população tenha cada vez mais uma assistência de qualidade e humanizada nessas unidades. Nossa meta é modernizar e qualificar o atendimento à população, com base na construção de novas e mais amplas unidades, além de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

A imagem daquele postinho acanhado, sem condições de trabalho, desconfortável para a população e sem atração para os médicos, tem que ser página virada no SUS. Sabemos que esse é um grande desafio. Mas o Brasil, ao ser o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes a aceitar a tarefa de levar saúde pública universal, integral e gratuita a toda sua população, não pode fugir desse desafio. Para iniciar esta caminhada, o Ministério da Saúde lançou a estratégia Saúde mais perto de você.

Estamos trabalhando em todo o país, em parceria com estados e municípios, para mudar a cara de quase 15 mil serviços de saúde presentes nos bairros: as novas UBS. São mais de 3 mil sendo construídas em novos terrenos ou bairros com maior concentração de pobreza; mais de 5 mil sendo ampliadas para terem consultórios, salas de procedimentos e recepção mais modernas e mais de 5 mil sendo totalmente reformadas para atenderem a novos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que a população já procura essas unidades nos bairros onde moram, em mais de 81% dos casos para o seu primeiro atendimento. A pesquisa revela também que a população aprova em 78% o atendimento recebido. Queremos, no entanto, que essas unidades tenham estrutura para resolver o problema de saúde das pessoas, para, com isso, reduzir o tempo de espera para o atendimento e tratamento.

Além de modernizar a estrutura das novas UBS, o ministério também investe em seus trabalhadores e trabalhadoras. Desde novembro do ano passado, 71% dos municípios brasileiros aderiram ao incentivo de qualidade do Saúde mais perto de você. O Ministério da Saúde, com universidades, está fazendo uma avaliação in loco da qualidade do atendimento dessas unidades. Estamos verificando a estrutura, o tempo de atendimento e realizando pesquisas com usuários.

É preciso levar médicos para mais perto da população se quisermos resolver, no tempo adequado, os problemas de saúde, sobretudo nas novas unidades localizadas nos bairros mais pobres das grandes cidades e no interior do país. Por isso, numa parceria com o Ministério da Educação, criamos novos incentivos para os médicos. Um deles é que todo médico que se formou, ou que tiver estudando com o empréstimo do financiamento estudantil, terá sua dívida abatida ao trabalhar nas novas unidades do SUS.

Outra opção para o médico que trabalhar por um ano nessas novas unidades, sob a supervisão do Ministério da Saúde e de uma faculdade de medicina, é ganhar pontos quando prestar a prova de especialidade médica. Além desses incentivos, foram abertas mais de 2,4 mil vagas para cursos de medicina, sendo a maioria no Norte e Nordeste e quase a totalidade no interior do país. Facilitar o acesso dos jovens do interior e dos bairros mais pobres aos cursos de medicina é um passo estruturante para termos médicos mais perto da população.

Investir no atendimento com qualidade mais perto de onde as pessoas vivem traz benefícios imediatos. Um exemplo é que, em 2011, com a Rede Cegonha, reduzimos em 21% os óbitos maternos comparados a 2010, alcançando uma marca histórica. Um dos principais motivos é porque ampliamos o acesso das gestantes ao pré-natal.

Outro exemplo é que, em 10 anos, o Brasil reduziu em 31% a mortalidade por doenças cardiovasculares e em 20% por doenças crônicas não transmissíveis, e a distribuição de remédio de graça para hipertensão e diabetes na Farmácia Popular, desde o ano passado, deverá reduzir ainda mais esses índices. Trabalhar a promoção da saúde também traz ótimos resultados. Até 2014, serão construídas 4 mil academias da saúde. Estudo do Ministério da Saúde aponta que, onde existe espaço público para prática da atividade física, as pessoas são mais ativas em até 30%. Tudo isso ajuda a comprovar que uma boa saúde começa mais perto de onde moramos, trabalhamos, estudamos e vivemos.

Fonte isaude.net