Teste identifica o vírus pela saliva. Militantes defendem importância do aconselhamento, antes e depois da descoberta do HIV
Aprovado na semana passada, nos Estados Unidos, o teste OraQuick é capaz de identificar o vírus HIV pela saliva. Mesmo sem previsão de chegada ao Brasil, ativistas já estão receosos que a empresa americana tente investir no mercado brasileiro. Na reunião do Fórum de ONGs/Aids do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (13), militantes criticaram o novo modelo de teste.
O presidente do Fórum, Rodrigo Pinheiro, defendeu a importância do aconselhamento, antes e depois da descoberta do vírus. " O OraQuick disponibiliza um telefone de call center, mas não acredito que isto seja suficiente" , afirma. " Quando uma pessoa descobre que está com o vírus da aids, ela deve receber uma atenção especial e ser encaminhada para um serviço especializado para receber o atendimento adequado e o tratamento, quando necessário" , completa.
Rodrigo disse ter receio do investimento da empresa norte-americana no Brasil e já alertou os representantes das ONGs para não cederem, caso a empresa faça alguma proposta. " Aqui, eles não devem querer vender o teste em farmácias como é feito nos Estados Unidos, pois vai ser muito caro. Eles provavelmente irão procurar as programas governamentais para comercializar o teste" , diz.
O presidente do Fórum acredita que a solução para o país é investir nos testes rápidos, que são mais econômicos e eficientes.
Preservativos
Outro assunto abordado na reunião foi a isenção do ICMS para preservativos. Em audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família do dia 5 de julho, em Brasília, o Ministério da Saúde e as ONGs de DST/aids questionaram se esta isenção é realmente efetiva para os consumidores.
Os fabricantes de preservativos afirmam que há sim uma redução no valor do produto comercializado. Já o Ministério da Saúde alega que precisa ter condições de monitorar os custos e receitas das empresas e, assim, ter garantias de que o desconto estaria sendo repassado para o consumidor final.
Rodrigo, que esteve no debate em Brasília, contou que os fabricantes afirmam que o consumo do produto ficou estabilizado nos últimos cinco anos porque o governo aumentou o volume de preservativos distribuídos gratuitamente. Isto significa que a população teria parado de comprar camisinhas por recebê-las de graça.
Entretanto, o presidente do Fórum afirma não ter informações de que a população teve mais acesso a estes preservativos gratuitos, e pediu para que os outros ativistas observem como a população tem se protegido das DST/aids e que tragam estas conclusões na próxima reunião do Fórum, em agosto.
Fonte isaude.net
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