Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alimentos podem interferir na reabilitação pós-cirúrgica

Alho, aveia, gengibre e fontes proteicas são ricos em nutrientes

Depois de uma cirurgia, o organismo deve se adaptar à quantidade reduzida de energia, já que vem de um período de jejum. Para ajudar o corpo a se livrar do cansaço, e às vezes também da dor, é preciso introduzir maior quantidade de calorias e proteínas.

No entanto, a equipe de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta que a dieta deve ser elaborada conforme cada caso, pois as necessidades nutricionais após uma cirurgia variam de acordo com o tipo de procedimento.

As proteínas de origem animal podem ser encontradas no peixe, frango, carnes bovina, suína e de aves, leite de vaca ou de cabra, e todos os derivados lácteos, como queijo, iogurte, requeijão, creme de leite, etc. Já as proteínas de origem vegetal estão em feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja e derivados, como carne de soja, tofu e leite de soja.

A nutricionista Livia Yumi enumera alguns alimentos que costumam integrar as dietas de reabilitação e destaca a preferência por fontes naturais de nutrientes, em detrimento de alimentos enriquecidos por meio industrial.

— No caso do leite enriquecido com ômega 3, por exemplo, seria mais fácil e vantajoso o consumidor continuar ingerindo o leite convencional e optar pela fonte natural de ômega 3, que é o peixe — exemplifica.

Livia salienta que os alimentos são eficazes quando fazem parte de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, o que inclui exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool.

Confira a lista:
:: Alho — possui licina e componentes sulfurados voláteis. Tem ação terapêutica no tratamento de desconforto gastrointestinal, parasitoses, verminoses intestinais e dislipidemias, além de atividade anti-inflamatória e antiasmática.


:: Aveia — a betaglucana presente neste cereal auxilia na redução de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, reduz de forma significativa as concentrações de colesterol ruim e aumentar o colesterol benéfico.


:: Frutas cítricas — ricas em vitamina C, pectina, potássio, carotenoides e diversos terpenos, atuam na prevenção de várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Reduz o colesterol e controla a glicemia. Já a vitamina C tem papel importante na absorção do ferro, prevenindo anemia.


:: Gengibre — são várias as propriedades conferidas ao gengibre, como anti-inflamatória, antiemética, antinauseante e antibacteriana. Na área clínica é muito utilizado para amenizar os sintomas de vômitos e náuseas, principalmente nos pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia.



:: Oleaginosas — vários estudos demonstram uma relação inversa entre o consumo de oleaginosas e o desenvolvimento de doença cardiovascular. São fontes de proteína vegetal, fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos. São importantes antioxidantes, sendo o resveratrol o principal representante, presente na casca e na semente. O resveratrol captura os radicais livres e pode reduzir os riscos de doenças coronarianas, inibindo a agregação plaquetária nas artérias.


Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário