Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de julho de 2012

MG vai investir R$30 milhões no setor de saúde para receber a Copa do Mundo

Câmara Temática da Saúde para a Copa discutiu ações necessárias para atender turistas e população em Belo Horizonte

Para elaborar um plano de atuação em Assistência e Vigilância em Saúde e definir uma metodologia de ação para o sistema de saúde pública para a competição em Minas Gerais, a Câmara Temática da Saúde para a Copa de 2014 se reuniu, nesta semana, na sede da Associação Médica, no centro de Belo Horizonte. O estado terá investimento de aproximadamente R$30 milhões no setor de saúde para receber o evento.

Segundo o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, o grande desafio da Câmara Temática é preparar as cidades sedes para o evento com ações que repercutirão no futuro. " A Copa é uma oportunidade de crescimento e melhoria em diversos setores da sociedade. As 12 cidades sedes foram contempladas com investimentos que visam garantir segurança para turista que se deslocará pelo país durante os eventos e, ao mesmo tempo, fortalecer a rede de atenção à urgência e emergência" , explicou.

Welfane Cordeiro, coordenador mineiro de saúde para a Copa, explicou que, dentre as ações previstas, estão o aprimoramento da infraestrutura da rede assistencial. " Trabalhamos na elaboração de um plano para organização do funcionamento dessas estruturas durante o período do evento. Isso envolve investir em melhorias das unidades como Pronto Socorro (PS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e centrais de regulação" , afirmou.

Regulação das urgências
A unificação das ações planejadas pela Câmara é fundamental para o sucesso do país na Copa do Mundo, mas de acordo com o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, cada cidade tem sua característica, que deve ser levada em consideração em todo o planejamento. " Precisamos avaliar as condições de cada cidade que, de acordo com a região, oferecerá riscos diferentes para os turistas. Por exemplo, em Salvador chove muito. Com isso, é preciso pensar em que ações a central de urgência e emergência deste estado vai operacionalizar, em quais riscos as pessoas estarão expostas" , disse.

Para Adriano Massuda, as reuniões mostram que a regulação das emergências é necessária para que o Brasil possa sediar eventos de grande porte. " Nós vamos receber grandes eventos até o Mundial em 2014. Vamos receber o encontro de jovens com o Papa, em 2013, a Copa das Confederações, também em 2013, e por isso o sistema de saúde precisa crescer. Quando pensamos na Câmara Temática, pensamos no fortalecimento do SUS" , avalia.

Parceria internacional
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais estiveram, neste mês, na França, onde firmaram um acordo de cooperação internacional com a Associação dos SAMU de France e Assistance Publique Hôpitaux de Paris. " Eles vão nos ajudar com o desenvolvimento da legislação sanitária e a capacitação do SAMU. Vão prestar consultoria in loco, na compra dos equipamentos, e assessoria durante a Copa do Mundo" , comenta Welfane Cordeiro, coordenador de urgência e emergência da SES/MG.

A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades-sede. Entre os objetivos da Câmara, estão o de coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas articulando e apoiando essas ações com os municípios-sedes.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário