Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Clinica Mayo descobre processo que faz câncer de pulmão crescer

352750 Celulas cancerigenas size 598 Cientistas pesquisam vacina para vários tipos de tumores
Alterações celulares que se acreditava acontecer apenas em estágios avançados da doença, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em momentos iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável

Alterações celulares que se acreditava acontecer apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais de câncer de pulmão, de uma forma incontrolável, afirmam pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida.

A descoberta, relatada na edição de 11 de julho do jornal Science Translational Medicine, representa um novo entendimento da extensão da transformação que ocorre no desenvolvimento do câncer de pulmão inicial – e provavelmente muitos outros tipos de tumores, dizem os cientistas. Esta descoberta também indica uma possível estratégia para interromper esse processo, conhecido como transição epitelial-mesenquimal (EMT – epithelial-mesenchymal transition).

De acordo com pesquisador em biologia celular do câncer, Derek Radisky, o estudo indica a EMT como uma etapa fundamental na progressão do câncer de pulmão, durante os estágios iniciais do desenvolvimento da doença.

Ele ressalta que as células normais reconhecem quando estão sendo divididas muito rapidamente e ativam programas que bloqueiam a divisão inadequada das células. Desta forma, foi descoberto que as células do câncer de pulmão em estágio inicial se desviam do processo EMT para se desviarem dos processos de controle da divisão celular descontrolada.

A descoberta pode oferecer uma nova maneira de prevenir a progressão para estados mais avançados do câncer, possivelmente por inibir o funcionamento de uma molécula em particular, afirma Radisky.

Como EMT é um processo bem conhecido de transição para estágios finais da doença e que ocorre em todas as espécies de tumores sólidos, os pesquisadores acreditam que o mesmo processo EMT que encontraram no câncer de pulmão em estágio avançado provavelmente ocorre também em outros tipos de câncer.

EMT é um processo biológico usado no desenvolvimento embrionário para permitir o desenvolvimento do corpo, que requer a capacidade das células e dos tecidos de se transformar de um tipo para outro e se desenvolver em uma maneira orquestrada. O câncer em estágio avançado usa o processo EMT para alterar as células do tumor para uma forma que pode migrar pelo sangue.

Radisky afirma que as lacunas no conhecimento sobre o câncer de pulmão não permitem desenvolver tratamentos específicos e mais eficazes. Esse estudo oferece novos e bons indícios para uma nova abordagem do tratamento do câncer de pulmão e, possivelmente de outros tipos de câncer, em estágio mais inicial possível”.

Entre os coautores do estudo estão pesquisadores da Clínica Mayo de Rochester, Minnesota; do Hospital Universitário Giessen e Marburg, na Alemanha; do Instituto do Câncer de Ontário, em Toronto; e da Universidade do Colorado, em Denver.

O estudo foi financiado por doações do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e pela Fundação James e Esther King.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário