Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

25 de Setembro: Dia Internacional do Farmacêutico

Epidemia de febre chikungunya não está descartada, diz ministro da Saúde

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Arthur Chioro não descartou surto da doença
Na terça-feira, foram confirmados 14 casos da doença em Feira de Santana (BA)
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu nesta quarta-feira (24), em Brasília, que há a possibilidade de uma epidemia do vírus chikungunya no País. Chioro explicou que a doença não tem a mesma gravidade da dengue hemorrágica, mas deve ser combatida com a mesma intensidade.
 
Na terça-feira (23) foram confirmados 14 casos da doença em Feira de Santana (BA). O ministro informou que equipes do MS (Ministério da Saúde) foram deslocadas para o Oiapoque e para Feira de Santana para auxiliar nas ações de combate e controle à doença.  
 
― A gente ainda não consegue saber a dimensão do número de casos nem a velocidade de propagação da doença, mas nós não podemos descartar a possibilidade [de epidemia].  
 
Segundo o ministro, desde 2012 o MS estabeleceu um plano de contingência por causa do progresso da doença na América Latina e em outros países. A medida básica de prevenção da febre chikungunya é o combate aos mosquitos transmissores. As mesmas ações que previnem a dengue são capazes de prevenir também a febre chikungunya.
 
― Nós trabalhamos com as secretarias estaduais e municipais por uma forte intensificação a partir de dezembro das nossas ações de prevenção e controle do vetor, no caso o mosquito Aedes.
 
Assim como a dengue, a chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictos. Os sintomas da doença são parecidos com a da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações. 
 
R7

Evento Gratuito: Instituto promove encontro sobre o câncer ginecológico em SP

Evento acontece neste sábado, das 9h às 15h e é gratuito
 
Interessados em saber mais informações e saber como lidar com o diagnóstico de cânceres ginecológicos terão a oportunidade de esclarecer suas principais dúvidas no próximo sábado (27) no Golden Tulip Plaza, em São Paulo, local onde acontecerá o I Encontro Vivendo com o Câncer Ginecológico.
 
De acordo com a onco-psicóloga Luciana Holtz, o evento, que acontece das 9h às 15h e é gratuito, irá abordar os diferentes tipos de câncer ginecológico (colo de útero, ovário, endométrio, vulva e vagina) e discutirá questões prioritárias para quem está enfrentando o diagnóstico da doença.
 
― Queremos reiterar às pacientes que elas não estão sozinhas, apresentando novidades em tratamentos e orientações sobre qualidade de vida, entre outros assuntos.
 
Serviço: 
I Encontro Vivendo com o Câncer Ginecológico
Data: 27 de setembro de 2014
Horário: 9h às 15h
Local: Golden Tulip Park Plaza, à Alameda Lorena, 360 – Jardins, São Paulo (SP)
Inscrições: pelo telefone (11) 3053-6917, ou e-mail: eventos@oncoguia.org.br
 
R7

Hospital das Clínicas de SP dá palestras gratuitas sobre transtornos neuropsiquiátricos

Instituto abordará temas como fobias e depressão
 
Interessados em saber um pouco mais sobre os tratamentos e causas de transtornos neuropsiquiátricos poderão comparecer ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP nesta sexta-feira (26), onde especialistas estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas sobre o tema. O evento é gratuito.
 
Com o objetivo de informar as pessoas sobre os transtornos neuropsiquiátricos, as palestras acontecerão das 8h30 às 17h e discutirão temas bastante presentes na sociedade, como fobias, jogo patológico, dependência tecnológica, psicoses, esquizofrenia, anorexia, bulimia, compulsão alimentar, dependência química, automutilação, transtornos do sono, suicídio, amor e ciúme patológico.
 
As palestras também irão falar de formas de treinar a memória, saúde mental e justiça, psicoterapia de luto, saúde emocional da mulher; transtornos dismórficos (feiura imaginária), saúde mental no trabalho, técnicas de relaxamento e meditação na ansiedade e depressão, entre muitos outros.
 
Para participarem, as pessoas deverão se inscrever pelo site www.ipqhc.org.br/palestra, e-mail eventos.ipq@hc.fm.usp.br ou pelos telefones (11) 2661-6520 e (11) 2661-7288.
 
R7

Entenda a relação entre aspirina e prevenção do câncer

Ácido acetilsalicílico pode causar hemorragias gastrointestinais e alterações da função renal
 
Por Dr. Artur Malzyner
 
Dados do último congresso da União Internacional Contra o Câncer (UICC) dão conta de que pelo menos 1/3 das neoplasias seriam passíveis de prevenção. Medidas simples como mudança de hábitos de vida, controle da obesidade, redução do consumo de álcool, do tabagismo e da exposição a substâncias tóxicas, assim como a vacinação contra o HPV e contra as hepatites, poderiam ter um impacto marcante na redução do número de casos novos.
 
A prevenção cirúrgica pode ser aplicada em poucos casos, e há dados sólidos de prevenção farmacológica apenas para câncer de mama.
 
 A aspirina, nome comercial do ácido acetil salicílico, é um anti-inflamatório não esteroidal que age bloqueando um grupo de enzimas chamadas ciclo-oxigenases. As substâncias desse grupo têm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas (tratam a febre).
 
Na evolução dos pólipos intestinais existe interferência de ciclo-oxigenase 2 no processo. Desta forma, cogitou-se que o uso de anti-inflamatórios poderia reduzir a formação de pólipos. De fato isso foi comprovado, mas no estudo clínico, a mesma magnitude de benefício na prevenção dos pólipos foi contrabalanceada por casos de hemorragia digestiva alta.
 
A partir daí tentou-se substituir o ácido acetilsalicílico por medicamentos de segunda geração, específicos para inibir a Cox-2, como foi o caso do Viox. Mas, também de forma imprevista, houve um aumento na mortalidade por doenças cardiovasculares.
 

 
Desta forma, nenhum anti-inflamatório é indicado para uso como prevenção do câncer.
 
O uso crônico de anti-inflamatórios é muito problemático. Ele causa gastrites e úlceras gástricas, alterações da coagulação sanguínea (impedem a ação das plaquetas) e alterações da função renal. Ou seja, podem fazer mais mal do que bem.
 
Usamos anti-inflamatórios de forma crônica para algumas doenças reumatológicas (artrites) e como forma de diminuir o risco de fenômenos tromboembólicos e doença isquêmica coronariana em pacientes de risco.
 
Até o momento não há comprovação de que nenhum desses dois grupos se beneficie de uma maior proteção contra o câncer.
 
* Artigo escrito em parceria com o Dr. Ricardo Caponero, oncologista da Clionco
 
Minha Vida

Novas suspeitas de H1N1 deixam estado em alerta

 Foto: David Greedy/AFP: Teste de vacina contra H1N1: baixa imunidade da
população pode explicar alta taxa de letalidade
População tem baixa imunidade ao vírus da gripe, que provocou duas mortes este ano
 
Rio - A Secretaria de Saúde de Petrópolis, na Região Serrana, confirmou ontem o registro de dois casos de suspeita de gripe H1N1. Os pacientes — um adulto de 46 anos e uma criança — não tiveram a identidade revelada. Ambos estão internados e passam bem. O material coletado dos pacientes foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio, e o resultado dos exames deve sair em até 12 dias. No sábado, o município confirmou que a gripe foi a causa da morte de Celeste Pacheco Vogel dos Santos, de 48 anos.
 
Em agosto, em Araruama outra mulher, que não foi identificada, também morreu devido à contaminação com o vírus H1N1.
 
A taxa de letalidade do vírus preocupa especialistas. Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA), órgão da Secretaria estadual de Saúde, entre os dias 1º de janeiro e 20 de setembro foram registrados onze casos de gripe H1N1 no estado, com dois óbitos — Celeste e a mulher de Araruama. Em 2013, foram contabilizados 42 casos. Nove foram fatais.
 
— Há muitos tipos de vírus circulando pela cidade, então, no caso do H1N1, pode haver subnotificação — explica Fernando Portela Câmara, virologista da UFRJ. — Além disso, a população tem pouca imunidade a esta gripe, porque nunca vimos uma transmissão maciça. Sem ela, não tivemos a oportunidade de criar uma barreira de defesa em nosso organismo. A combinação destes elementos explica o alto número de mortes.

Leia também:

Veja como uma gripe comum pode se tornar perigosa

Perguntas e respostas sobre vacina contra a gripe 

Vacina da gripe reduz risco de parto prematuro

Vacina da gripe reduz risco de ataque cardíaco e AVC

Australianos descobrem maneira de prever novas cepas do vírus da gripe

 
Novas formas de transmissão
Além do contato com secreções de pessoas contaminadas, o H1N1 pode ser transmitido por vias menos conhecidas.
 
— É um vírus traiçoeiro porque alguém pode ser infectado apertando o botão do elevador, ou segurando o corrimão da escada, depois do toque desses objetos por uma pessoa que já é portadora do H1N1 — alerta.
 
A queda nas temperaturas nos últimos dias explicaria o desenvolvimento de sintomas da gripe, como febre alta, coriza, tosse e dor no coro.
 
Para o superintendente da SVEA, Alexandre Chieppe, os casos de grupe H1N1 provocam grande alarde, mas não são mais graves do que os demais casos de vírus influenza.
— A evolução da gripe H1N1 está mais relacionada às características individuais dos pacientes do que ao vírus — avalia.
 
Por isso, de acordo com Chieppe, o protocolo de atendimento aos pacientes com sintomas de gripe é o mesmo em todos os casos. Os suspeitos de contaminação passam por uma avaliação médica e podem receber remédios antitérmicos ou antivirais.
 
A SVEA ressalta que a melhor forma de prevenir a gripe é ficar atento às regras básicas de higiene, como cobrir a boca com um lenço ou com as mãos ao espirrar ou tossir. Além disso, o órgão recomenda evitar longas permanências em ambientes fechados e sem ventilação.
 
O Globo

Mulheres que aumentam largura das saias ao longo de décadas têm maior risco de câncer de mama

Foto: Simone Marinho / Agência O Globo - Saias podem servir como
 ferramenta para monitar peso e risco de câncer de mama
Obesidade é um dos principais fatores causadores da doença
 
Rio - Mulheres que mudam o tamanho das saias ao menos uma vez por década até a menopausa têm mais chances de desenvolverem câncer de mama. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade College London, pode oferecer nova ferramenta para que o público feminino monitore o peso e a saúde.
 
A obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer, especialmente a gordura da cintura. No entanto, nenhum estudo até então tinha medido exatamente a proporção entre o aumento de peso e as chances de desenvolvimento da doença.

Leia também:

Batata frita tem substância cancerígena, ativada pela alta temperatura do óleo

Pesquisadores ligam obesidade à maior incidência de câncer de próstata

Obesas têm mais risco de ter câncer de mama agressivo

Estudo da Unicamp aponta relação entre obesidade e câncer de cólon

Oncologista explica por que a obesidade aumenta o risco de câncer

 
A nova pesquisa acompanhou por 36 meses mais de 90 mil mulheres entre 50 e 60 anos na Inglaterra. Durante o período, 1.090 delas desenvolveram câncer de mama. E foi dentro deste grupo que os cientistas puderam fazer a relação numérica entre peso e risco da doença.
 
De acordo com o estudo, aumento de uma unidade de tamanho da saia a cada 10 anos (por exemplo 12-14, em escala do Reino Unido) entre os 25 anos e a pós-menopausa eleva o risco de câncer de mama de 33%. Já se a largura da saia aumentar em duas unidades de tamanho a cada decênio, as chances sobem para 77%.
 
Os pesquisadores ressaltaram, no entanto, que o estudo teve algumas limitações, já que algumas mulheres não foram plenamente capazes de lembrar com precisão o tamanho da saia das décadas anteriores. Além disso, as próprias dimensões dos vestidos mudaram ao longo do tempo, dificultando a padronização da pesquisa.
 
Mas ainda sim o estudo oferece nova ferramenta para o controle do peso e risco de câncer para as próximas gerações, destacaram os cientistas.

O Globo

Humor: Essa questão deve ser abordada de forma científica!

Estudo revela envolvimento do óxido nítrico no processo alérgico

Linfócito: Wikimedia -  Gás produzido pelo organismo
favorece diferenciação de  linfócitos do subtipo Th9, que
 produzem uma citocina capaz de agravar a resposta inflamatória
Um estudo publicado na revista Nature Communications descreveu o mecanismo pelo qual o óxido nítrico – gás sintetizado naturalmente por células do endotélio, por células de defesa como macrófagos e por alguns tipos de neurônios – contribui para o agravamento das respostas alérgicas
 
Segundo os autores, o óxido nítrico favorece a diferenciação de um tipo específico de célula de defesa – o linfócito T helper 9 (Th9) – responsável por secretar uma substância conhecida como interleucina-9 (IL-9), envolvida em processos alérgicos. Dados da literatura científica indicam que pacientes asmáticos apresentam níveis elevados dessa citocina nos pulmões.
 
A investigação foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, e da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Os experimentos no Brasil foram realizados no âmbito do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.
 
“Descobrimos essa relação entre o óxido nítrico e a IL-9 por acidente, durante meu pós-doutorado em Glasgow. Na época, investigávamos o papel do óxido nítrico na diferenciação de células Th17, um outro subtipo de linfócito envolvido em doenças autoimunes”, contou Sandra Yasuyo Fukada, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, e uma das autoras do artigo.
 
Estudos in vitro realizados pelo grupo na época demonstraram que o óxido nítrico era capaz de inibir a diferenciação das células Th17.
 
“Em seguida, utilizando animais deficientes para uma das enzimas que sintetiza o óxido nítrico – a NOS2 –, testamos o efeito desse gás sobre o desenvolvimento de encefalomielite experimental autoimune (EAE). Observamos que, na ausência de óxido nítrico, os animais apresentaram um quadro mais grave da doença”, explicou Fukada.
 
O trabalho anterior, segundo a pesquisadora, destacou o óxido nítrico como um potencial regulador endógeno capaz de controlar complicações em doenças como a esclerose múltipla (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/13949). Na tentativa de compreender melhor o efeito do óxido nítrico nos linfócitos Th17, o grupo realizou experimentos de análise da expressão gênica em larga escala nessas células.
“Os resultados evidenciaram uma expressão reduzida de genes envolvidos com o padrão Th17 e, de maneira interessante, aumento de expressão de IL-9”, contou Paula Barbim Donate, pós-doutoranda da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e coautora do artigo.
 
No trabalho atual, que contou com a colaboração de Donate e de Daniele Carvalho Nascimento, da FMRP-USP, os pesquisadores decidiram investigar o papel do óxido nítrico na diferenciação de células Th9.
 
Por meio de ensaios in vitro, os pesquisadores observaram que, na presença de uma molécula doadora de óxido nítrico – a NOC-18 –, a diferenciação de linfócitos T CD4 em Th9 era potencializada e mantida.
 
“Dependendo das condições do meio de cultura, a célula T CD4 pode se diferenciar em subtipos específicos de linfócitos. Nós utilizamos condições apropriadas para que ela se diferenciasse em Th9. Quando adicionamos a NOC-18, a porcentagem de TCD4 que polarizaram para Th9 aumentou de 28% para 70,2%”, contou Fukada.
 
O grupo de pesquisa também descreveu o mecanismo intracelular pelo qual o óxido nítrico atua, que envolve a ativação de determinados fatores de transcrição essenciais para a polarização de Th9, como p53, STAT-5 e IRF-4, além de aumento nos níveis de interleucina-2 (IL-2).
 
Modelo animal
O passo seguinte foi verificar a relevância biológica da descoberta feita in vitro. Utilizando um modelo animal de processo inflamatório alérgico pulmonar, os pesquisadores avaliaram se a molécula doadora de óxido nítrico aumentaria a liberação de IL-9 e se isso se refletiria em uma resposta inflamatória mais exacerbada – o que de fato ocorreu.
 
No grupo de animais que desenvolveu o processo alérgico induzido, o doador de óxido nítrico aumentou os níveis de IL-9 e quantidade de eosinófilos – tipo de célula de defesa considerada um marcador de alergia – no lavado broncoalveolar. Esse exame consiste em injetar soro fisiológico no pulmão para a retirada e análise das células do órgão.
 
O aumento de IL-9 foi acompanhado de um quadro alérgico mais exacerbado, evidenciado por maior presença de muco e de células inflamatórias nas análises histológicas do pulmão. Os pesquisadores conseguiram melhorar as condições alérgicas nos animais tratando-os com um anticorpo anti-IL-9. A neutralização desta citocina reverteu o efeito do doador de óxido nítrico.
 
“Esses dados mostram que, de fato, há uma relação entre o óxido nítrico, o aumento nos níveis de IL-9 e uma resposta inflamatória mais exacerbada no pulmão. E o anticorpo anti-IL-9 protegeu os animais”, disse Fukada.
 
Embora já exista um ensaio clínico de fase 2 para avaliar a eficácia de um medicamento contra a asma capaz de inibir a IL-9, o papel do óxido nítrico nesse processo ainda era desconhecido.
 
“Nosso grupo encontrou a ligação entre esses dois pontos e descreveu o mecanismo intracelular envolvido na ação do óxido nítrico sobre o aumento de IL-9”, destacou Nascimento.
 
O artigo Nitric oxide enhances Th9 cell differentiation and airway inflammation (doi: 10.1038/ncomms5575), pode ser lido em www.nature.com/ncomms/2014/140807/ncomms5575/full/ncomms5575.html.

Agência FAPESP

Concurso Prefeitura de Cerqueira César - SP tem inscrições prorrogadas

Em virtude da grande procura pelas vagas ofertadas, a Prefeitura de Cerqueira César, no estado de São Paulo, resolveu prorrogar o período de inscrição para o concurso público n° 001/2014, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora DUX Concursos Públicos. Os interessados podem garantir a participação até 29 de setembro de 2014, através do site da organizadora: www.duxconcursos.com.br.
 
Há 43 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, distribuídas nos cargos de agente administrativo, agente de controle de vetores, arquiteto, assistente social, atendente de farmácia, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar/técnico em enfermagem, dentista (PSF), docente I e III, enfermeiro (PSF), engenheiro civil, escriturário, médico (clínico geral. ginecologista, ortopedista, pediatra, psiquiatra e urologista), motorista, operário, psicólogo, responsável técnico pelo DAE, secretário de escola e servidor geral. 
 
Os salários são compatíveis com a atividade e a carga horária desempenhada, podendo chegar a R$ 7.750,00, a depender da função.
 
O valor da taxa de inscrição é de:
- R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental completo; 

- R$ 40,00 para as funções de nível médio completo e incompleto/técnico, superior incompleto;

- R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
 
Devido à ampliação do prazo de inscrição, a data da prova também foi adiada, ficando o exame escrito a ser realizado provavelmente em 16 de novembro de 2014, na cidade de Cerqueira Cesar- SP, nos locais divulgados através de edital. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de novembro de 2014.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência do Município, ou antes, desse prazo, se todos os candidatos classificados tiverem sido convocados.

Prefeitura de Araçatuba - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Araçatuba, no estado de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo n° 02/2014, para o preenchimento de cinco vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS), função que exige do candidato ao menos o nível fundamental. O salário dos contratados será de R$ 1.014,00 para o cumprimento de 40 horas semanais. Será concedido, nos termos da Legislação Municipal vigente, vale-alimentação no valor de R$ 235,00.

Serão reservadas 2% das vagas oferecidas às pessoas com deficiência.

As inscrições serão realizadas nas Unidades de Saúde das regiões que o candidato está se inscrevendo, até o dia 3 de outubro de 2014, das 8h às 11h30, nos seguintes endereços:

- Região XVII – Zona Rural – Assentamentos – Rua São Paulo, 62 – Bairro Engenheiro Taveira;

- Região XVIII – Zona Rural Sul – Bairro Prata - Rua Maria Guerra Ricoboni, S/Nº, Bairro Jacutinga - Rua Ângelo D´Pólio, S/Nº e Bairro Água Limpa - Estrada Vicinal Àgua Limpa, S/N.

Os candidatos deverão efetuar o pagamento da importância referente à taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas, até 06 de outubro de 2014.

O processo seletivo será composto de duas fases, sendo elas: prova objetiva e curso de formação inicial e continuada. A primeira está previstas para 26 de outubro de 2014.

O edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de aplicação das mesmas será publicado na data provável de 12 de outubro de 2014, no Diário Oficial do Município, no mural do Paço Municipal e no sítio da Prefeitura Municipal de Araçatuba: www.aracatuba.sp.gov.br.

O processo seletivo terá prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso CONSIRJ de Jales - SP

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Jales - CONSIRJ, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 02/2014, visando o preenchimento de 18 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 813,06 a R$ 1.880,63, mais 20% de insalubridade de acordo com o cargo pretendido. A carga horária mínima a ser desempenhada é de 30 horas e a máxima é de 40 horas semanais.
 
Os cargos previstos são de artesão, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, educador com pedagogia, psicólogo, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional e segurança.
 
As inscrições serão aceitas através do site www.concursospublica.com.br, até o dia 30 de setembro de 2014. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 23,50 e 53,50.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 19 de outubro de 2014, na Escola Dr. Euphly Jalles, localizada à Rua Dois, nº 2714, Centro, em Jales–SP, em horário oportunamente divulgados.
 
O gabarito oficial provavelmente será divulgado a partir das 20h, do mesmo dia de aplicação da prova, no site www.concursospublica.com.br e permanecerá até as 16:30min do dia 21 de outubro de 2014.
 
O concurso público, que será executado pela empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda, terá validade pelo período de 02 anos, contados a partir da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Concurso CISA - Penápolis - SP

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, com sede em Penápolis, no estado de São Paulo, publicou edital referente ao concurso público n° 001/2014, cuja finalidade é preencher 10 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva para  convocações futuras. A chance contempla profissionais de níveis fundamental, médio e superior, os quais receberão salários de até R$ 3.283,78 por mês. A jornada de trabalho varia de acordo com a função a ser desempenhada, podendo ser mínima de 20 e máxima de 40 horas por semana.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As vagas disponíveis são nos seguintes cargos: auxiliar serviços gerais, auxiliar de administração, auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, médico (cardiologista, cirurgião geral, dermatologista, endoscopista, gastroenterologista, neurologista, ortopedista, proctologista, psiquiatra e reumatologista).

As inscrições, nos valores de R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00,  serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 11 de outubro de 2014.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 9 de novembro de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, além de ser publicado em jornal com circulação no município e no site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.
 
A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração do Concurso.

Concurso Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins

Por meio do Instituto Vicente Nelson (IVIN) a Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins lançou o edital nº 001/2014 de concurso público, destinado ao preenchimento de 69 vagas a cargos de todos os níveis de ensino.
 
O município oferece oportunidades para agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, gari, mecânico de veículos e máquinas pesadas, merendeira, vigia, agente de vigilância em saúde, assistente administrativo, auxiliar de consultório dentário, fiscal de tributos e obras, motorista de veículos leves e de pesados, operador de máquinas pesadas I e II, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em vigilância em saúde, assistente social, enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, professor educação básica (ensino infantil/séries iniciais), professor de educação física, psicólogo e veterinário.
 
Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 724,00 a R$ 5.834,34, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas via endereço eletrônico: www.ivin.com.br, de 25 de setembro a 14 de outubro de 2014, com taxas de R$ 40,00 para nível fundamental, de R$ 60,00 para nível médio e de R$ 90,00 para nível superior.
 
O concurso será composto de prova objetiva e de avaliação de títulos.
 
De acordo com o cronograma do edital, a prova objetiva será aplicada no dia 9 de novembro de 2014. O gabarito também é aguardado para o dia 9. Os títulos deverão ser entregues entre os dias 27 e 28 de novembro de 2014. O resultado final será publicado na data provável de 17 de dezembro de 2014.
 
As datas estão sujeitas a alterações, sendo assim cabe ao candidato estar atualizado sobre as etapas do concurso, que serão disponibilizadas no mural e no site da organizadora e no mural da Prefeitura.
 
A validade do concurso será de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães - BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia, lançou o edital de concurso público nº 001/2014, cujo objetivo é ocupar 343 vagas, além de formar cadastro de reservas, em cargos que contemplam candidatos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.
 
Com remunerações que vão de R$ 776,17 a R$ 3.376,15, em jornadas de 20, 24 e 40 horas semanais, de acordo com a vaga pleiteada, as chances são para os seguintes profissionais: advogado, analista de laboratório, assistente social, auditor fiscal, enfermeiro, farmacêutico, odontólogo, professor, agente de inspeção, condutor socorrista - Samu, técnico em informática, técnico em radiologia, motorista, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições podem ser feitas no período de 25 de setembro a 10 de outubro de 2014, através do site www.concepcaoconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 90,00, conforme o nível de exigência do cargo escolhido.
 
Provas
A prova objetiva será realizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, provavelmente no dia 23 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 10 de novembro de 2014, no site www.concepcaoconcursos.com.br.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 24 de novembro de 2014, também no site da organizadora do certame.
 
Os candidatos às vagas de professor que forem habilitados na prova objetiva serão submetidos à prova didática, que constará de uma aula prática, prevista para acontecer entre os dias 06 e 07 de dezembro de 2014.
 
O resultado final do concurso será divulgado no dia 17 de dezembro de 2014.
 
O Concurso Público será executado pela Concepção Consultoria Técnica Especializada LTDA.
 
Validade
O concurso público terá validade de um ano, contado a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Luís Eduardo Magalhães/BA.

Prefeitura de Igaratá - SP divulga edital de concurso público

A Prefeitura de Igaratá, no estado de São Paulo, por meio da empresa Conrio Concursos Públicos e Assessoria, divulgou o edital nº 011/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 66 vagas, mais formação de cadastro de reserva. A chance contempla candidatos de todos os níveis de ensino.
 
Oportunidades
 
Ensino Fundamental Incompleto e Completo - Agente Comunitário de Saúde (05 e CR) e Agente de Combate a Endemias (02), Braçal (10) e Motorista CNH categoria “D”  (10).

Nível Médio/Técnico - Auxiliar de Enfermagem (01), Fiscal de Serviços Gerais (01), Monitor Escolar (15), Técnico em Segurança do Trabalho (01) e Tesoureiro (01).

Nível Superior - Professor de Educação Básica I - Ensino Fundamental e Infantil (05), Assistente Social (01), Auxiliar de Desenvolvimento Pedagógico (05), Controlador de Patrimônio (01), Enfermeiro (01), Médico Veterinário (01), Psicólogo (01), Professor de Educação Basica II - Arte (03), Professor de Educação Basica II - Física (CR), Professor de Educação Basica II - Geografia (CR), Professor de Educação Basica II - Língua Inglesa (01), Professor de Educação Basica II - Matemática (CR), Professor de Educação Basica II - Ciências (CR), Professor de Educação Basica II - História (CR) e Professor de Educação Basica II - Língua Portuguesa (01).
 
São oferecidas remunerações de R$ 10,59 por hora/aula a R$ 2.220,40, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Inscrição
Quem tiver interesse deverá se candidatar até o dia 14 de outubro de 2014, através do endereço eletrônico www.conrio.com.br. O custo é de R$ 40,00, para nível fundamental; R$ 45,00, para nível médio; e de R$ 50,00, para nível superior.
 
Como critério de aprovação serão aplicadas prova objetiva, redação e análise de títulos. As provas estão previstas para 16 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado em breve.
 
O caderno de provas estará disponível no site da organizadora. O resultado final será homologado e publicado em jornal de circulação regional.
 
Todas as informações inerentes ao concurso serão disponibilizadas no site da organizadora.
 
Validade
A validade do concurso corresponde a dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado mais uma vez, a critério da Prefeitura.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre processo seletivo na Saúde

A Prefeitura de Santa Barbara, em Minas Gerais, divulgou o edital de processo seletivo nº 016/14, cujo objetivo é a contratação, em caráter temporário, de um médico psiquiatra para atuar no município em regime de 8 horas por semana. A remuneração prevista é de R$ 3.038,14. 
 
As inscrições serão aceitas até o dia 07 de outubro de 2014, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/nº, Centro, Santa Bárbara - MG.
 
O candidato será selecionado através de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O processo seletivo será válido pelo período de um ano.
 

Concurso Prefeitura de Pouso Alegre - MG

Com o objetivo de preencher 54 vagas, a Prefeitura de Pouso Alegre, em Minas Gerais, abriu edital de concurso público n° 001/2014. Profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior podem participar do certame. Os aprovados receberão salários que podem chegar até R$ 8.924,54.
 
As chances são para os empregos de motorista, cuidador social, orientador social, advogado CREAS, farmacêutico, médico (clínico geral, pediatra e médico ESF).

Só serão aceitas as inscrições realizadas a partir das 10h do dia 25 de novembro de 2014 até as 23h59min do dia 08 de janeiro de 2015, através do site www.imam.org.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 100,00, a depender do cargo escolhido.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através do seu procurador, comparecer, durante o período de inscrição, ao Posto de Informações localizado na Praça João Pinheiro, nº194, Centro, Pouso Alegre-MG, no horário de 9h às 12h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

As provas serão aplicadas na cidade de Pouso Alegre, provavelmente nos dias 28 de fevereiro e/ou 01 de março de 2015. O dia, horário e local serão definidos e informados no cartão de inscrição.
 
Havendo alteração nas datas prováveis os candidatos serão avisados com a devida antecedência, por meio do Cartão de Inscrição, publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.pousoalegre.mg.org.br e www.imam.org.br, além da imprensa escrita e falada.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, se for de interesse do Executivo Municipal.

Prefeitura de São Pedro do Iguaçu - PR abre Processo Seletivo

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado do Paraná. A Prefeitura de São Pedro do Iguaçu divulgou edital nº 02/2014, visando a contratação temporária de um auxiliar de cirurgião dentista. O aprovado receberá subsídio de R$ 802,53 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas pessoalmente na Prefeitura de São Pedro do Iguaçu, situada à Rua Niterói, nº 121, centro de São Pedro do Iguaçu, até o dia 29 de setembro de 2014, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Seleção
Este certame será constituído de prova objetiva e exame médico pré-admissional.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 12 de outubro de 2014, em locais e horários a serem publicados no edital de homologação das inscrições.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado, a partir das 9h do dia 1 de setembro de 2014, no site www.saopedrodoiguacu.pr.gov.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 meses.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, edição de 24 de setembro de 2014.

Prefeitura de Camaragibe (PE) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital nº. 001/2014 para a realização de processo seletivo, da Prefeitura de Camaragibe, no estado de Pernambuco. O certame visa a contratação de 54 profissionais para implementação de ações do Programa Federal ESF. As chances são para Médico Generalista, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de serviços Gerais, ASB e Motorista, por salários que variam de R$ 1.183,94 a R$ 6.551,80 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Interessados, deverão se inscrever gratuitamente nos dias 29 e 30 de setembro de 2014, no horário das 08:00 às 16:00, no Teatro Municipal Bianor Mendonça Monteiro, localizado na Rua Pierre Collier, s/nº- Vila da Fábrica.

A seleção será realizada em etapa única, denominada avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório.
 
O resultado será divulgado e homologado no Diário Oficial dos Municípios e no site da Prefeitura de Camaragibe www.camaragibe.pe.gov.br, na data provável de 10 de outubro de 2014.

O processo seletivo terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogada por igual período, a partir da data de homologação do resultado final.
 
O edital encontra-se disponível do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, edição de 24 de setembro de 2014.

Prefeitura de Palmeira - SC retifica edital e prorroga inscrições

A Prefeitura de Palmeira, no estado de Santa Catarina, tornou público mais um edital, desta vez de processo seletivo, sob o nº 002/2014. Com oportunidades para candidatos de nível fundamental, o certame visa o preenchimento de 11 vagas para contratações imediatas, por salário de R$ 1.014,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
São oferecidas vagas nas funções de Agente comunitário de saúde e Agente de combate às endemias.
O certame, que será executado pela empresa  Objetiva Concursos LTDA, estará recebendo as inscrições até o dia 09 de outubro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br., pelo site www.objetivas.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada em 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados no edital de homologação das inscrições, previsto para ser publicado em 19 de setembro de 2014.
 
O processo seletivo terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério do Município.

Prefeitura de Pindamonhangaba - SP abre vagas para estagiários

A Prefeitura de Pindamonhangaba, São Paulo, através do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, abriu edital de processo seletivo 01/2014, destinado ao provimento de 185 vagas e formação de cadastro de reserva para estagiários. As jornadas serão de 04 horas diárias e as bolsas, de R$ 420,42 e R$ 472,44, com acréscimo de auxílio transporte de R$ 30,00.
 
Podem concorrer os estudantes matriculados no ensino médio; técnico em Administração, Informática, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Contabilidade; e nível superior nos três últimos anos de: Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Comunicação Social - Rádio/ TV e Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física, Engenharia Agronômica/ Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, História, Pedagogia, Recursos Humanos e Serviço Social.
 
As inscrições foram prorrogadas e podem feitas por meio do  formulário disponível em www.ciee.org.br, até às 16h do dia 31 de outubro de 2014. Não há taxas.
 
Para efetuar a inscrição, o candidato que não tiver acesso a computador, poderá utilizar os equipamentos disponíveis em locais públicos para acesso a internet ou comparecer pessoalmente no CIEE de Taubaté, localizado na Rua Dr. Pedro Costa, 270 – Centro – Taubaté / SP, horário das 9h00 às 16h00 de segunda à sexta-feira, até às 16h00 do dia 31 de Outubro de 2014.
 
O processo seletivo classificará os candidatos, levando-se em consideração os pontos obtidos nos testes, que serão aplicados no dia 09 de Novembro de 2014, na Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba, situada à Rua Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3344, Campo Alegre – Pindamonhangaba / SP, com duração de no máximo 1h (uma hora).
 
A prova objetiva para os cursos de nível técnico e superior será composta por 20 (vinte) questões, sendo 13 questões de Língua Portuguesa, 7 questões de Conhecimentos Gerais.

O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos interpostos, e a prova será corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo. O Gabarito Oficial será divulgado no dia 14 de Novembro de 2014 sem horário definido, no site (www.ciee.org.br).
 
A classificação final (pontuação total atribuída na prova) será divulgada a partir do dia 25 de Novembro de 2014 no site da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba: www.pindamonhangaba.sp.gov.br, no site do CIEE: www.ciee.org.br e pessoalmente no Centro de Integração Empresa Escola - CIEE de Taubaté situado à Rua Dr. Pedro Costa, 270 – Centro – Taubaté/SP.

O processo seletivo tem validade até 31 de dezembro de 2014 ou esgotamento de candidatos.

Vagas de estágio na CAGEPA

Por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) lançou edital de processo seletivo, destinado à formação de cadastro de reserva de estudantes de cursos técnico profissionalizante e de cursos de nível superior.
 
Serão admitidos estudantes do curso de administração, automação industrial, biologia, biomedicina, ciências contábeis, comunicação social (jornalismo), direito, enfermagem, engenharia (ambiental, civil, elétrica e mecânica), informática, química, química industrial, serviço social, tecnologia em geoprocessamento e técnicos nas áreas de contabilidade, edificações, eletrônica, eletromecânica, eletrotécnica, informática, mecânica e segurança do trabalho.
 
É oferecida bolsa auxilio de R$ 650,00, mais R$ 90,00 de auxílio transporte. O estágio tem duração de um ano, podendo ser prorrogado ou rescindido por ambas as partes. Os estudantes irão estagiar nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Guarabira e Ccajazeiras.
 
As inscrições serão aceitas até as 17h00 do dia 29 de setembro de 2014, via endereço eletrônico: wwwciee.org. br. Não haverá recolhimento de taxa.
 
A aplicação da prova provavelmente será no dia 19 de outubro de 2014, às 9h00, em locais a serem confirmados. O gabarito está previsto para ser disponibilizado no dia 20 de outubro e o resultado oficial no dia 7 de novembro de 2014.
 
Todas as informações referentes ao processo seletivo estarão disponíveis no site do CIEE.
 
O processo seletivo terá a validade de um ano, contado da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Verificar e-mail do trabalho em casa faz mal para a saúde, diz pesquisa

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Verificar o seu e-mail do trabalho em casa ou atender uma chamada de seu chefe no fim de semana pode ser prejudicial à saúde, alerta estudo publicado na revista Chronobiology International
 
Os pesquisadores da Sociedade do Trabalho, Indústria e Pesquisas Psicológicas Organizacionais da Alemanha afirmaram que o tempo de lazer é essencial na recuperação do corpo.
 
Segundo o jornal Daily Mail, o estudo foi feito com 57 mil pessoas e constatou que mais da metade delas trabalhava fora dos seus horários normais — uma tendência impulsionada pela facilidade de acesso a documentos do trabalho em smartphones. Aqueles que trabalharam em casa durante a noite e nos fins de semana eram mais propensos a relatar insônia, dores de cabeça, fadiga, ansiedade e problemas no estômago.

Confira nove problemas que a falta de sono provoca à saúde

 
Os cientistas disseram que os avanços tecnológicos criaram uma cultura "always-on" (sempre ligado, em inglês), o que aumenta a pressão para que as pessoas estejam constantemente disponíveis para trabalhar.

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga


— As empresas devem começar a pensar em como podem minimizar o trabalho extra de seus funcionários. Muitas vezes precisa começar no topo, com os patrões assumindo a liderança para tentar mudar a cultura do escritório — diz a principal autora do estudo, a médica Anna Arlinghaus.

Zero Hora

Seis hábitos de vida que podem atrapalhar o desempenho sexual

Dieta adequada, exercícios físicos e redução do estresse podem ser aliados do sexo
 
Escolhas de estilo de vida saudáveis, como uma boa dieta, exercícios e redução do estresse podem melhorar significativamente o desempenho sexual de homens e mulheres. O portal Medical Daily listou seis hábitos que podem, silenciosamente, diminuir o desejo.
 

Confira:
 
1. Beber
Ao mesmo tempo que o álcool é a porta de entrada para confraternizar, reduzindo inibições, pode também prejudicar a performance sexual. Doses moderadas de bebida ajudam no desejo. Mas o exagero pode inibir ereções e prejudicar a lubrificação da vagina.

Leia também:

10 mitos sobre impotência masculina

Disfunção erétil

Diabetes pode causar impotência sexual

Remédio contra impotência é o mais falsificado do País

Infertilidade, impotência sexual e perda dos dentes. Veja 10 doenças causadas pelo cigarro

Sete tratamentos para disfunção erétil que melhoram sua vida sexual

Quando a esposa é íntima dos amigos do marido, crescem as chances de impotência
 
2. Má Postura
As pessoas gastam uma média de nove horas por dia com telas de computadores, smartphones e televisores. Isso pode colocar em risco não só a sua coluna vertebral, mas também o desejo sexual. Um recente estudo publicado na revista Health Psychology disse que a má postura pode ocasionar uma respiração superficial, o que agrava os sentimentos de estresse e diminui os níveis de energia, afetando a libido.

3. Sobrepeso
O excesso de peso tem sido associado a complicações cardiovasculares, baixa autoestima e insatisfação com o próprio corpo. Isso pode afetar o desejo sexual do ponto de vista psicológico. Na parte física, também acarreta diversos problemas que agravam o desempenho sexual.
 
4. Dentes malcuidados
De acordo com uma pesquisa da American Academy of Periodontology, os homens que sofrem com a doença da gengiva são mais propensos a ter disfunção erétil. Ter uma boa escovação e usar fio dental são boas alternativa para prevenir o problema.
 
5. Fumar
O cigarro pode ocasionar o estreitamento das artérias — o que provoca a obstrução do fluxo de sangue para o pênis. Em 2006, um estudo publicado no BJU International afirmou que os homens com disfunção erétil tinham duas vezes mais probabilidade de ser ex-fumantes. As descobertas sugerem que os homens que fumam levam mais tempo para se excitar.
 
6. Estresse
Quando você está estressado, o corpo produz mais cortisol, um hormônio que pode provocar efeitos negativos sobre o peso, a pressão arterial, o colesterol e o sono. O estresse pode ser uma causa psicológica para diminuir o desejo sexual, principalmente nas mulheres, de acordo com a Clínica Mayo.

Zero Hora

Câncer na Retina: Retinoblastoma

Diagnóstico precoce é fundamental para a cura
Cerca de 400 crianças são diagnosticadas anualmente com retinoblastoma no Brasil, câncer na retina que pode cegar
 
Normalmente é o médico quem descobre se algo está errado no corpo de alguém. No caso de Nilda Alves de Oliveira, mãe de Luan Alves de Oliveira, hoje com sete anos, foi a fotógrafa quem sinalizou que algo não andava bem na saúde do pequeno. Quando levado ao médico, foi diagnosticado com câncer nos olhos. O retinoblastoma, tumor na retina, afeta cerca de 400 crianças por ano no Brasil, de recém-nascidos a cinco anos de idade.
 
 O câncer, se diagnosticado precocemente, tem índice de cura de 90%.

Brilho diferente em olho leva a diagnóstico de câncer em bebê

 
Quando Luan tinha apenas cinco meses, a mãe resolveu contratar um pacote de fotos em um estúdio. Levou o bebê para ser fotografado e, quando voltou para pegar as fotos já impressas, a fotógrafa fez o alerta: Luan deveria ser levado ao pediatra com urgência, pois o fundo do olho do bebê estava branco, em vez da cor natural, que seria o vermelho-sangue.
 
"Eu comentei que achava que era porque ele tinha chorado, estava com sono. A fotógrafa disse: 'Não, normalmente essa mancha é um problema'", conta Nilda.

Entenda a importância de exames de visão em crianças


Fotografia: uma das formas de diagnosticar a doença
De fato, uma foto pode dizer muito sobre a saúde dos olhos de uma criança. O oncologista Sidnei Epelman, presidente da Tucca (associação para crianças e adolescentes com câncer), explica que essa é uma das formas que se diagnostica em casa que há um tumor.
 
No entanto, é preciso diagnosticar um câncer antes mesmo de ele ser vísivel assim. No caso de Luan, o câncer não estava no estágio avançado, mas também não estava na sua etapa inicial.

Poluição do ar causada pelo tráfego aumenta risco de câncer infantil

 
Nilda conta que, depois do alerta da fotógrafa, levou o filho ao pediatra da própria cidade, Nova Serrana (MG), que já indicou imediatamente que ela encaminhasse Luan a um especialista de oncologia, já que o caso era grave.
 
Na Santa Casa de Belo Horizonte, Luan começou a ser tratado. "O médico disse: mãezinha, não se assuste, descobrimos o câncer cedo. Se fosse mais tarde, talvez não tivesse mais jeito'. Então eu entreguei para Deus", conta Nilda.

Sol em excesso pode causar câncer nos olhos

 
A mãe de Luan conta que o médico alertou sobre a possibilidade de retirar o olho do garoto, para impedir a progressão do câncer. No começo do tratamento, no entanto, optaram por fazer quimioterapia. O problema não foi resolvido e Luan, na época então com um ano e dez meses, foi submetido à cirurgia de extração do olho afetado.
 
A mãe ficou apreensiva sobre a possibilidade do câncer ter atingido o outro olho. Epelman explica que normalmente a doença se desenvolve em um olho só. Em casos de problemas hereditários, pode atingir os dois também.

Câncer na retina costuma se manifestar nos primeiros anos de vida

 
O caso de Luan, embora Nilda comente que não havia pessoas na família que tivessem tido esse tipo de câncer, aconteceu nos dois olhos. Os médicos descobriram um início do câncer no outro olho, que anteriormente não estava afetado. Luan começou um tratamento a cada três semanas, e, na luta contra a lesão, foi encaminhado para São Paulo. 
 
Com apoio da Tucca, o garoto, com cinco anos na época, ia esporadicamente para São Paulo, para um tratamento mais agressivo. E o tumor desapareceu.
 
Por precaução, Luan faz acompanhamento trimestral em São Paulo e Belo Horizonte. Hoje com sete anos, a mãe comenta que ele nunca reclamou da doença que teve. 
 
De fato, o oncologista explica que o retinoblastoma não provoca dor, mesmo durante o tratamento. O câncer, se não tratado, pode evoluir, sair do olho e causar problemas mais sérios ainda do que a perda de visão.
 
O diagnóstico precoce é a solução para o sucesso do tratamento da maioria dos tipos de câncer. No caso do câncer da retina, não é diferente. Epelman explica que, ainda no nascimento, é preciso fazer o exame de fundo de olho, para ver se a criança não nasceu com câncer. Depois disso, nas visitas regulares com o pediatra, é imprescindível que ele avalie o fundo de olho, um exame que pode ser feito com um oftalmoscópio, aparelho simples que identifica se há algum problema.
 
O presidente da Tucca explica que o olho é uma espécie de "santuário", assim como o cérebro. Por causa disso, os medicamentos comuns têm dificuldade de atingir essa região, mas ele comenta que, no caso da quimioterapia, o mecanismo é diferente e a ação local felizmente traz bons resultados.
 
iG

Transplantes crescem 84%

Rondon Vellozo / MS
Ministério da Saúde lançou campanha ontem
Balanço de procedimentos entre 2003 e 2013 foi feito ontem, em evento sobre doações de órgãos
 
O número de transplantes de órgãos no Brasil cresceu 84% de 2003 a 2013. A evolução foi anunciada ontem pelo Ministério da Saúde, em lançamento de campanha publicitária que pretende estimular a doação. O evento integrou a semana de comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no próximo sábado.
 
A meta do governo federal é estimular as famílias a autorizarem os transplantes. Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes, o número de doadores, que era de 1.350 em 2008, subiu para 2.562 no ano passado. Apesar do avanço, 44,3% dos parentes ainda não permitem que os procedimentos sejam feitos.
 
“Podemos dobrar o número de doadores efetivos se as famílias estiverem conectadas com o desejo do doador”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltando que entre 2003 e 2013 a lista de espera por um órgão caiu 42% em todo país. Ainda assim, 37.736 pessoas aguardam pela cirurgia.
 
Em Minas, são mais de 2.000 pacientes na fila, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
 
Em tom otimista, o ministro Chioro destacou que foi possível zerar a fila de espera para o transplante de córnea dos Estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Em Mina, 161 pessoas esperavam pelo órgão até agosto.
 
“Ao fim de 2014, vamos atingir 14 doadores por milhão de população (pmp), que é o índice usado na Europa”, afirmou Eder Murari, presidente do Sistema Nacional de Transplantes. Esta meta ainda está distante do objetivo de 15 doadores efetivos pmp previsto em 2007 para 2014. “No ano que vem, vamos aumentar o índice para entre 15 a 19 doadores pmp”, disse.

Leia também:

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Tire suas dúvidas sobre a doação de órgãos

Transplantes

Sem mistérios: doação de medula óssea é simples e pode salvar vidas

Doação de sêmen pode contornar problemas como a infertilidade masculina

 
Homenagens
Em meio ao reforço da necessidade das famílias permitirem a doação dos órgãos de seus parentes falecidos, o Ministério da Saúde homenageou algumas pessoas que ajudaram a salvar a vida de outras. Uma delas é Arlita Andrade, viúva de Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes que foi morto após ser atingido por um explosivo durante manifestação no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano. Ele teve rins, fígado e córneas doados para cinco pessoas.
 
“Ele era mais velho que eu 16 anos, e a gente combinou que os órgãos de quem fosse (morresse) primeiro poderiam ser doados. Acho que meu Santiago, lá de cima, pensa que ainda está vivo em uma pessoa. Eu não fiquei triste, fiquei feliz. Essas pessoas (transplantadas) carregam dentro delas um pedaço do meu amor. Por que a gente não dá oportunidade para outras pessoas viverem e serem felizes também?”, questionou, bastante emocionada.
 
dificuldade. Por causa de um acidente, o artista plástico Paulo César Cavalcante, 58, precisou ser submetido a um transplante de fígado há quatro anos, depois de sete anos de espera. O procedimento foi feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em Belo Horizonte, porque em Brasília (DF) ainda não havia equipes para fazer a cirurgia na época.
 
“Os familiares do doador precisam se conscientizar que o intervalo entre a morte do doador e o transporte precisa ser muito curto”.
 
Campanha
Com o tema “Sua Família é a sua Voz”, a campanha do governo terá 120 mil cartazes e 470 mil folders. Vão ser veiculados propagandas na TV, rádio, jornais e revistas
 
O Tempo