Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Médica brasileira tem artigo publicado em revista científica

A Dra. Thaís Sabato, microbiologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, foi coautora de estudo sobre superbactéria

O New England Journal of Medicine, uma das publicações mais prestigiadas na área médica, contou com a participação da microbiologista Thaís Sabato, do laboratório carioca Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, como coautora de um artigo que descreve o primeiro caso brasileiro de infecção por uma superbactéria resistente a diversos antibióticos, como penicilina, meticilina e vancomicina, o Staphylococcus aureus vancomicina resistente (VRSA). A vancomicina é o antibiótico mais utilizado atualmente no país para tratamento de infecções graves pelo Staphylococcus aureus, e a resistência a esse antimicrobiano leva a dificuldades na disponibilidade de drogas efetivas no combate a infecção por esse germe.

O artigo chamado “Resistência à Vancomicina Transferida a um Stapylococcus Aureus Meticilino Resistente (MRSA) de Linhagem Comunitária”, publicado em abril deste ano, traz uma avaliação das características moleculares da bactéria e de como a resistência à vancomicina foi passada para a bactéria MRSA, até então resistente apenas à meticilina.

A pesquisa – resultado da parceria entre o Laboratório de Microbiologia do Hospital das Clínicas de São Paulo com a Universidade do Texas – foi possível graças à identificação da bactéria por meio da hemocultura de um paciente internado no Instituto de Psiquiatria.
 
“Este foi o primeiro caso também da América Latina e o primeiro isolado de VRSA presente em amostra de sangue no mundo. A bactéria possui uma característica molecular única, gerada com base em uma linhagem bacteriana de origem da comunidade, e não hospitalar. Por isso, representa grande preocupação epidemiológica para a saúde pública, no que diz respeito a infecções por bactérias multirresistentes, já que a vancomicina é a principal droga para o tratamento de infecções graves por esse tipo de bactéria nos ambientes hospitalares”, explicou a Dra. Thaís. Ainda segundo a microbiologista, o estudo demonstra “o compromisso do Sérgio Franco na detecção de bactérias com novos perfis de resistência a antibióticos usualmente utilizados na comunidade e nos hospitais, além da contribuição científica à comunidade médica mundial”.
 
Priscila Pais
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário