Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mulheres que aumentam largura das saias ao longo de décadas têm maior risco de câncer de mama

Foto: Simone Marinho / Agência O Globo - Saias podem servir como
 ferramenta para monitar peso e risco de câncer de mama
Obesidade é um dos principais fatores causadores da doença
 
Rio - Mulheres que mudam o tamanho das saias ao menos uma vez por década até a menopausa têm mais chances de desenvolverem câncer de mama. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade College London, pode oferecer nova ferramenta para que o público feminino monitore o peso e a saúde.
 
A obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer, especialmente a gordura da cintura. No entanto, nenhum estudo até então tinha medido exatamente a proporção entre o aumento de peso e as chances de desenvolvimento da doença.

Leia também:

Batata frita tem substância cancerígena, ativada pela alta temperatura do óleo

Pesquisadores ligam obesidade à maior incidência de câncer de próstata

Obesas têm mais risco de ter câncer de mama agressivo

Estudo da Unicamp aponta relação entre obesidade e câncer de cólon

Oncologista explica por que a obesidade aumenta o risco de câncer

 
A nova pesquisa acompanhou por 36 meses mais de 90 mil mulheres entre 50 e 60 anos na Inglaterra. Durante o período, 1.090 delas desenvolveram câncer de mama. E foi dentro deste grupo que os cientistas puderam fazer a relação numérica entre peso e risco da doença.
 
De acordo com o estudo, aumento de uma unidade de tamanho da saia a cada 10 anos (por exemplo 12-14, em escala do Reino Unido) entre os 25 anos e a pós-menopausa eleva o risco de câncer de mama de 33%. Já se a largura da saia aumentar em duas unidades de tamanho a cada decênio, as chances sobem para 77%.
 
Os pesquisadores ressaltaram, no entanto, que o estudo teve algumas limitações, já que algumas mulheres não foram plenamente capazes de lembrar com precisão o tamanho da saia das décadas anteriores. Além disso, as próprias dimensões dos vestidos mudaram ao longo do tempo, dificultando a padronização da pesquisa.
 
Mas ainda sim o estudo oferece nova ferramenta para o controle do peso e risco de câncer para as próximas gerações, destacaram os cientistas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário