Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cérebros de idosos é mais lento por excesso de informação, diz pesquisa

Uma nova pesquisa baseada em testes de computador sugere que o cérebro dos idosos é mais lento por causa do excesso de informação acumulado ao longo dos anos.
 
O estudo contradiz a opinião de parte da comunidade médica para quem as conexões cerebrais são prejudicadas com o avanço da idade. A pesquisa foi publicada na revista científica Journal of Topics in Cognitive Science.
       
Para os cientistas, o cérebro dos mais velhos funciona como se fosse um 'disco rígido de computador' que, repleto de dados, demora mais tempo para acessar suas informações.
 
Segundo eles, essa lentidão não está associada a um declínio do processo cognitivo.
 
'O cérebro humano funciona mais devagar com a idade', afirmou Michael Ramscar, responsável pelo estudo, 'mas somente porque nós acumulamos mais informação com o passar do tempo'.
 
'Os cérebros das pessoas mais velhas não ficam mais fracos. Pelo contrário, eles simplesmente sabem mais', acrescentou.
 
Testes de computador
Para comprovar a tese, a equipe liderada por Ramscar, da Universidade de Tübingen, na Alemanha, programou um computador para ler uma certa quantidade de dados por dia, bem como aprender novas palavras e comandos.
 
Quando os pesquisadores instruíram o computador a 'processar' uma grande quantidade de dados, sua performance nos testes cognitivos se assemelhou a de um adulto.
 
Mas à medida que o computador foi exposto a novas palavras e comandos, sua performance se assemelhou a de um homem mais velho.
 
Os cientistas concluíram, então, que a maior lentidão da máquina não estava associada a uma eventual redução de sua capacidade de processamento. Na verdade, a 'experiência' acumulada - ou seja, a necessidade de aprender novos comandos e ler novas palavras - acabou por ampliar o banco de dados do computador, o que lhe obrigou a processar mais dados, o que, consequentemente, demandava mais tempo.
 
'Imagine alguém que saiba as datas de aniversário de duas pessoas diferentes e consiga lembrar-se delas de maneira quase perfeita.'
 
'Você realmente diria que essa pessoa (que se lembra do aniversário de duas pessoas) tem memória melhor do que outra que sabe o aniversário de 2 mil pessoas, mas só consegue dizer a data certa uma vez a cada dez tentativas?', questionou Ramscar.
 
Teste cognitivo
O estudo fornece uma série de explicações sobre por que, à luz de todas as informações adicionais que o cérebro precisa processar, os cérebros dos mais velhos são mais lentos e mais 'esquecidos' do que os cérebros mais jovens.
 
Para os cientistas responsáveis pela pesquisa, alguns testes cognitivos que são usados para analisar a capacidade mental favorecem erradamente pessoas mais jovens.
 
Eles citam um conhecido teste de cognição, por exemplo, que requer dos envolvidos lembrar-se de um par de palavras não relacionadas, como 'gravata' e 'biscoito'.
 
Estudos realizados anteriormente mostram que os jovens têm melhor
 
desempenho nesse teste, mas cientistas acreditam que os mais velhos apresentam dificuldades em lembrar-se de pares de palavras não relacionados - como 'gravata' e 'biscoito' - porque eles aprenderam que essas palavras não estão associadas.
 
Para o professor Harald Baayen, que lidera o grupo de pesquisa Alexander von Humboldt Quantitative Linguistics, onde a pesquisa foi feita, 'o fato de que os mais velhos acham difícil memorizar pares de palavras não relacionados do que jovens adultos demonstra simplesmente que os mais velhos têm um melhor entendimento da linguagem'.
 
'Eles têm de fazer mais esforço para aprender pares de palavras não associados porque, diferentemente dos mais jovens, eles sabem muito mais sobre os critérios de associação entre palavras'.
 
Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, isso explica, por exemplo, por que pessoas mais velhas têm maior dificuldade de lembrar os nomes das pessoas.
 
BBC Brasil

Ar condicionado: o vilão da respiração neste verão

ar-condicionado-vilao-veraoO verão é um época muito aguardada por todos, mas é também uma das mais quentes do ano, pelo que, o uso do ar condicionado acaba se tornando quase que obrigatório em muitas regiões.

Apesar do benefício proporcionado pelo ar condicionado no que diz respeito à amenização dos efeitos do calor, o fato é que o uso desse tipo de aparelho também pode representar alguns riscos à saúde e o motivo é justamente o ar fresco e seco que o mesmo produz.

Na sequência você poderá entender melhor quais são os riscos associados ao uso do ar condicionado, bem como os cuidados que devem ser tomados para amenizar os riscos em relação à saúde
 
Os riscos do ar condicionado
A exposição ao ar condicionado é capaz de produzir ressecamento em regiões específicas das vias aéreas e dos pulmões, tornando o corpo mais vulnerável à doenças. Um exemplo é que o ar costuma ressecar a mucosa nasal que é revestida com cílios vibrantes cuja função é expelir fungos, bactérias e vírus que porventura possam tentar entrar no organismo através da respiração, uma vez ressecada, a mucosa nasal acaba perdendo a eficiência nesse tipo de proteção, tornando a pessoa vulnerável à contração de infecções e outras patologias.

Além do ressecamento das vias nasais, o aparelho, por vezes, não consegue reter todas as impurezas durante o processamento do ar, o que acaba comprometendo a saúde do ambiente no qual o mesmo está inserido.

Como evitar riscos com o uso do ar condicionado?
O mais recomendável é evitar a todo custo a exposição excessiva a ambientes com ar condicionado, entretanto, caso isso não seja possível, recomenda-se que o aparelho seja limpo periodicamente, tanto na parte dos filtros quanto nos ductos internos. Além dos cuidados com o aparelho, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, para que o corpo consiga se manter hidratado por mais tempo.

Clickgratis

Frutas vermelhas, vinho tinto e chocolate ajudam a evitar a diabetes tipo dois

Consumo de chocolate meio amargo ajuda no controle da insulina
Consumo de alimentos ricos em flavonoides ajudam a regular a insulina do corpo
 
Pesquisadores britânicos analisaram os hábitos alimentares de mais de duas mil mulheres saudáveis e descobriram que a luta da diabetes tipo dois, vai além de evitar o consumo exagerado de açúcar.
 
De acordo com estudos, alguns alimentos podem proteger o corpo da doença.
 
A recomendação é para que sejam consumidos produtos com alta concentração de flavonoides, que são antioxidantes que controlam os níveis de insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose no corpo.
 
Alimentos como o morango, vinho tinto e chocolate amargo são ricos em flavonoides e são recomendados no combate à diabetes.
 
Além disso, alimentos com altos níveis dessa substância ajudam a evitar inflamações crônicas, que podem levar à diabetes.
  
R7

Escovas elétricas e sônicas são boas opções para manter a higiene bucal em dia

Escova de dentes sônica proporciona melhor higiene bucal
Entre os benefícios, elas limpam partes da boca onde a escova convencional não alcança
 
Cada vez mais populares no Brasil, as escovas elétricas e sônicas têm se tornado a opção de muitas pessoas para manter a saúde bucal.
 
Dentre os principais benefícios dessas escovas estão à praticidade e a limpeza de partes da boca onde a escova convencional não consegue alcançar.
 
Criadas nos anos 60, essas escovas são caracterizadas pelo movimento de giro da cabeça, variando entre 2500 e 7000 rotações por minuto no caso das elétricas e de 30 mil a 40 mil nas sônicas.
 
Segundo o cirurgião-dentista Pedro Augusto Benatti, especialista em periodontia e ortodontia, algumas evidências sugerem que a escova de dente sônica alcança e limpa algumas regiões que as escovas elétricas e manuais não conseguem. Isso acontece devido à vibração intensa, que direciona fluídos da boca (saliva, água e pasta de dente) nas áreas entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.
 
Apesar de todos os avanços na área odontológica, as escovas manuais não ficaram pra trás. Nos dias de hoje, devido às novas formas e desenhos, as escovas manuais já atendem as necessidades das pessoas, pois conseguem limpar entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.
 
R7

Brasileiros fazem mais sexo oral e masturbação que a média mundial, aponta pesquisa

Brasileiros são "calientes" e gostam de ter mais atividades
durante as relações sexuais, revela pesquisa
Estudo sobre comportamento sexual envolveu 29 mil pessoas de 37 países
 
O sexo ainda é um assunto tabu para boa parte da população, mas uma pesquisa sobre comportamento sexual mostra que os brasileiros são "calientes" e gostam de ter mais atividades durante as relações sexuais, além da penetração. O estudo Durex Global Sex Survey comparou os dados do Brasil com os de outros 36 países, totalizando 29 mil pessoas. Foram entrevistados 1.004 homens e mulheres brasileiros entre 18 e 65 anos. 
 
Em relação a indivíduos de outras nacionalidades, 50% dos brasileiros recebem sexo oral (contra 33%, no resultado global) e 48% fazem sexo oral (contra 32%). Quando o quesito é masturbação, 36% dizem receber o estímulo (contra 22%) e 34% masturbam o parceiro (contra 21%). O estudo também mostrou que 22% dos brasileiros costumam receber ou fazer massagens sensuais (contra 16%) e 15% fazem ou recebem sexo anal (contra 8%).
 
Para a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do Prosex (Programa de Estudos em Sexualidade) da USP (Universidade de São Paulo), os dados demonstram que a qualidade do sexo é importante para a população.
 
— Os resultados evidenciam que uma vida sexual ativa e bem resolvida é valorizada pelo brasileiro. Cada vez mais a população relaciona sexo com educação e saúde.
 
Sobre o uso de apetrechos, a pesquisa revelou que o brasileiro perde para a média global, ou seja, 17% no país recorrem a artigos para melhorar o sexo, contra 22% do resultado global.
 
— Mas esse resultado mostra uma evolução: há dez anos a proporção era de 2% ou 4%.
 
Sexo no primeiro encontro
Enquanto a maioria (61%) das mulheres brasileiras reprova o sexo no primeiro encontro, 58% dos homens acham esta atitude aceitável. A boa notícia é que o Brasil foi o país campeão no uso de camisinha na primeira relação, ou seja, 66% garantiram fazer sexo seguro, seguido da Grécia (65,5%) e Coreia do Sul (62,8%). Já os países que menos usam o preservativo são Nova Zelândia (32,6%), República Checa (30,4%) e Indonésia (27,6%).
 
Em geral, a principal preocupação de usar o preservativo é com as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez, sendo que nos dois casos os homens se declararam mais preocupados que as mulheres. Segundo Carmita, a má notícia é que a maioria das pessoas deixa a camisinha de lado quando está em um relacionamento estável.
 
— Relação estável supõe exclusividade, o que nem sempre acontece. Além disso, 34% dos que dizem não usar o preservativo no primeiro encontro não é um número baixo.
 
A sexóloga reforça a necessidade de campanhas contínuas que atinjam todas as faixas etárias.
 
— Todos os dias alguém inicia a vida sexual no país, por isso as campanhas não podem ser sazonais. Além disso, muitos jovens ainda acreditam que a pílula previne doenças.
 
Para 70% dos homens e 53% das mulheres, satisfazer o parceiro é o principal objetivo da relação sexual.
 
R7

Energéticos podem fazer tão mal quanto droga, alerta especialista

Bebida tem grande quantidade de açúcar e cafeína
Grande quantidade de açúcar e cafeína pode provocar dificuldades na concentração
 
As bebidas energéticas podem ser tão prejudiciais quanto às drogas e devem ser banidos das escolas. A declaração foi dada ao Daily Mail desta segunda-feira (20) pelo especialista em saúde e assessor do governo da Inglaterra, John Vincent.
 
— A quantidade de açúcar e cafeína nessas bebidas é, em nossa opinião, tão grande e faz tão mal que parecem que estamos permitindo drogas nas escolas. Eles têm um efeito extremamente prejudicial na capacidade de concentração.
 
Segundo a publicação, este tipo de bebida mistura o açúcar e cafeína em grandes quantidades tornam as crianças hiperativas e difícil de controlar.
 
Uma lata de 500 ml, por exemplo, contêm o equivalente a mais de 13 colheres de chá de açúcar e de 160 mg de cafeína — o que é aproximadamente o mesmo que em quatro latas de cola.
 
De acordo com relatos de professores e alunos, o uso da bebida por crianças e adolescentes podem provocar tremores e tonturas.
 
A jurada do programa X Factor juiz Sharon Osbourne declarou recentemente que as o energético foi que provocou a convulsão sofrida por sua filha Kelly ano passado. A jovem passou cinco dias no hospital depois de ter uma convulsão e colapso.
 
R7

Mulheres trocam mais de dietas que de parceiros

Mulheres trocam mais de dieta do que de parceiros
Em média, elas têm 8 companheiros enquanto passam por 16 dietas
 
Ao longo da vida, a maioria das mulheres costuma trocar mais de dietas que de companheiros amorosos. Uma pesquisa da empresa de produtos dietéticos britânica Forza Supplements aponta que as mulheres têm, em média, oito companheiros, enquanto passam por 16 dietas.
 
Os regime costumam ter duração média de um mês, sendo que 27% das entrevistadas disseram desistir de uma dieta depois de apenas uma semana.
 
A principal razão de desistência é a "falta de força de vontade", seguida pelos "deslizes" cometidos nas noites fora com os amigos, que se tornam cada vez mais frequentes, a ponto de acabar com a dieta.
 
O principal motivo que as leva a seguir uma dieta rigorosa é a vontade de ficar mais bonita e se sentir mais sexy. Apenas 1% das entrevistadas disse que entram em dieta para agradar o parceiro.
 
Os esforços parecem ser premiados. Entre as mulheres que responderam à pesquisa, 92% disseram que tinham perdido peso depois da dieta e 87% disseram que continuam contando calorias mesmo depois de ter atingido o peso ideal.
 
Outro fato interessante apontado pela pesquisa mostra que, ao contrário do que se pensa, a faixa etária mais "consciente" sobre os regimes não é a de jovens, mas sim de senhoras de uma certa idade.
 
Quase 80% das entrevistadas disseram que começaram a fazer cada vez mais dietas com a chegada da idade.
 
R7

Concurso Prefeitura de Dionísio Cerqueira - SC

A Prefeitura de Dionísio Cerqueira, no estado de Santa Catarina, publicou os editais 001/2014 de concurso público e 001 e 002/2014 de processo seletivo. Os certames tem como objetivo preencher mais de 80 vagas e formar cadastro reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 797,93 a R$ 4.975,00.
 
Cargos
Concurso: Fiscal de obras/Posturas, Fonoaudiólogo, Secretário Executivo do CMAS, Odontólogo, Vigia, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar (Consultório Dentário, Serviços Gerais e Administrativo), Monitor (Creche e Casa Lar), Fiscal (Nota de produtor rural/movimento econômico e Tributos), Gari, Assistente Social, Psicólogo, Técnico (Agropecuário, Enfermagem).
 
Processo seletivo: Analista de Informática, Enfermeira (Padrão Assistencial e Obstétrica), Farmacêutico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Escritório, Motorista, Técnico em Radiologia, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Veterinário, Engenheiro Agrônomo, Monitor de Creche, Fiscal de Nota de produtor rural/movimento econômico, Fiscal (Inspeção Sanitária, Tributos e Obras/Posturas), Auxiliar Administrativo, Técnico (Administrativo, Educacional, Informática, Agropecuário, Radiologia e Enfermagem), Operador de Máquinas, Auxiliar de Consultório Dentário, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Farmacêutico, Agente Comunitário de Saúde, Advogado, Agente de Combate às Epidemias, Coordenador, Cozinheira, Educador Social I/II, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Psiquiatra, Professor (Artes e Educação Física) e Terapeuta Ocupacional.
 
Ficam reservadas 5% da vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
   
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de fevereiro de 2014, das 07:30h às 12:30h na Prefeitura de Dionísio Cerqueira – SC.
 
Taxa:
Nível fundamental: R$ 50,00;

Nível médio: R$ 70,00;

Nível superior: R$ 100,00.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia legível, recente e em bom estado de Documento de Identidade;
  • Cópia do Título de Eleitor com comprovante da ultima eleição ou justificativa da Justiça Eleitoral;
  • Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia da Prova de quitação com o Serviço Militar (quando homem);
  • Carteira Nacional de Habilitação para os cargos de Motorista e Operador;
  • Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição.
Provas
A prova objetiva será aplicada na data provável de 22 de fevereiro de 2014, das 08h30min às 11h30min, nas dependências da Escola Municipal Castro Alves, situada na Avenida Prefeito Adelino Mangini, 410, na cidade de Dionísio Cerqueira- SC. No mesmo da prova objetiva será aplicada prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas, a partir das 13:00 na Garagem do parque de Máquinas da Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 14 horas do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
Os editais estão disponíveis no endereço http://ameosc.actconcursos.com.br/

Prefeitura de Camboriú (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Camboriú, em Santa Catarina, lançou os editais 01, 02 e 03/2014, com objetivo de prover 100 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para profissionais da área de Saúde. Os vencimentos para os cargos podem chegar a R$ 7.452,99 por jornada semanal de 40 ou 44 horas, dependendo da função. 
 
As vagas são para Farmacêutico Gerente, Farmacêutico Co-Responsável, Auxiliar de Gestão, Assistente de Gestão, Motorista Socorrista, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Médico, Recepcionista e Auxiliar de Consultório Dentário. 
 
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698, Centro – Camboriú/SC, até 31 de janeiro de 2014.
 
A seleção constará de prova escrita, entrevista coletiva e análise de currículo. As fases avaliativas serão realizadas nas datas previstas de 12 e 13 de fevereiro de 2014, na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, Rua Matias Faqueti s/n – Centro – Camboriú – SC.
 
Os processos seletivos terão validade de 01 ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, de acordo com a necessidade do poder público.

Concurso Prefeitura de Caibi - SC

A Prefeitura de Caibi, no estado de Santa Catarina, através da empresa NW Classifica, divulgou edital de concurso público nº 001/2014, com o objetivo de ocupar 12 vagas para cargos de todos os níveis de ensino, por salários de até R$ 9.000,00 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Gerais e Técnico em Administração.

Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.nwclassifica.com.br, até o dia 07 de fevereiro de 2014. Para os candidatos que não dispuserem de acesso a Internet, a Prefeitura Municipal de Caibi (SC) disponibilizará local com acesso à internet, até o dia 07 de fevereiro de 2014, das 13:30 às 17:00 horas, na  Biblioteca Publica Municipal na rua Salgado Filho, centro, nº 686, no Município de Caibi, Santa Catarina.

Taxas
Ensino Superior - R$ 150,00;
Ensino Médio - R$ 90,00;
Ensino Fundamental - R$ 50,00.

Provas
A prova escrita/objetiva será aplicada a todos os candidatos, independente do cargo/função, provavelmente, no dia 16 de fevereiro de 2014, das 09h às 12h, nas dependências da Escola Reunida Municipal Pedro Ivo Campos, Rua das Palmeiras, nº 520, Caibi (SC). Os cadernos de provas estarão disponíveis no site do Município (www.caibi.sc.gov.br), bem como na página da empresa contratada www.nwclassifica.com.br, no dia seguinte ao de realização das mesmas.

A prova prática será realizada no dia 16 de fevereiro de 2014, tendo como local de encontro o Parque de Máquinas, situado na Rua São Domingos, nº. 713, centro, no município de Caibi/SC, para demonstração de habilidades práticas junto a veículos, máquinas e equipamentos, quando proceder-se-á entre os candidatos presentes, por sorteio, a ordem de início do teste prático.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contando da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Abelardo Luz – SC abre vagas

A Prefeitura de Abelardo Luz, em Santa Catarina, abriu as inscrições para o processo seletivo regido pelo edital nº 01/2014. O objetivo é ocupar as 59 vagas de emprego imediatas, mais a formação de cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os rendimentos chegam a R$ 11.913,28 em jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Vagas
As oportunidades são para Agente de Identificação, Agente de Limpeza, Copa e Cozinha, Eletricista, Fiscal de Obras e Posturas, Pedreiro/Carpinteiro, Médico Veterinário, Assistente Social, Psicólogo, Monitor (Artes, Dança e Música), dentre outras.
 
Inscrições
As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2014, pelo site www.concursosss1.com.br. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 25 a R$ 50, de acordo com a escolaridade do candidato.
 
Avaliações
A prova escrita, que deve ser aplicada a todos os inscritos, terá data de aplicação provável em 23 de fevereiro de 2014. Também haverá Prova Prática e de Títulos para alguns cargos.
 
Validade
O Processo Seletivo terá validade por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

EBSERH abre concurso para o Hospital Universitário da UFS

Grande oportunidade na área da saúde em âmbito federal, para lotação no estado de Sergipe. Profissionais interessados em atuar no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU - UFS) podem conferir os editais publicados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a finalidade de preencher 1.214 vagas.
 
De acordo com a Ebserh, a contratação dos profissionais permitirá ao hospital a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados, em decorrência da falta de pessoal e a ampliação dos serviços de saúde prestados à população.
 
Para a área médica (edital nº 02/2013,  são 220 vagas em nível superior, divididas em 48 especialidades, com oferta salarial de R$ 6.495,00. Na área assistencial (edital nº 03/2013), são 851 vagas de níveis médio e superior, com salário de até R$ 7.774,00. Por fim, para a área administrativa (edital nº 04/2013) são 143 vagas, também de níveis superior e médio, para remuneração também de até R$ 7.774,00. Todos os editais ainda prevêm a formação de cadastro de reserva. Veja a lista completa de cargos nos anexos dos respectivos editais.
 
O prazo para as inscrições é das 8h do dia 07 de janeiro de 2014 às 23h59min do dia 13 de fevereiro, de acordo com o horário de Brasília (DF) e devem ser feitas no endereço eletrônico do Instituto AOCP (http://www.institutoaocp.org.br/), organizadora responsável pelo certame.
 
Presencialmente, as inscrições poderão ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no mesmo período, na Click Informática, situada na Rua Porto da Folha, 20 - Bairro Suíça, Aracaju (SE).
 
A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 50,00 e para os de nível médio é de R$ 30,00.
 
As provas estão agendadas para 16 de março de 2014, a acontecerem em Aracaju, devendo o Instituto AOCP divulgar o local definitivo, a sala e o horário a partir de 28 de fevereiro de 2014. Os inscritos nos certames ainda participarão da avaliação de títulos e experiência profissional, a depender do cargo pretendido.
 

Concurso Prefeitura de Criciúma (SC)

A Prefeitura de Criciúma, estado de Santa Catarina, abriu os editais 01, 02 e 03/2014, de concurso público, com objetivo de prover 622 vagas para profissionais com níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.669,84.
 
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal em Vigilância Sanitária, Médico em várias especialidades, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar em Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Professor, Agente Comunitário de Saúde, Artesão, Higienizador, Motorista e Agente de Combate à Endemias. 
 
As inscrições serão realizadas no período de 20 de janeiro a 06 de março de 2014, pelo site http://concursocriciuma2014.fepese.org.br. As taxas são de R$ 30 a R$ 150. 
 
A seleção será composta de prova escrita, que será realizada na data prevista de 30 de março de 2014, em locais que serão informados no endereço eletrônico do concurso http://concursocriciuma2014.fepese.org.br, na data provável de 27 de março de 2014.
 
O prazo de validade do presente concurso é de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério do Poder Executivo. 

Prefeitura de Santa Carmem - MT divulga edital de processo seletivo

Com a finalidade de preencher 18 vagas imediatas de trabalho, a Prefeitura de Santa Carmem, município localizado a 540 km da capital do Mato Grosso, Campo Grande, divulgou edital de processo seletivo nº 001/2014. São ofertadas vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 2.753,55, para jornada de 30 ou 40 horas semanais de trabalho.
 
Cargos
Agente de Manutenção Urbanística, Agente de Vigilância/Manutenção, Apoio Educacional/Serviços Gerais,  Agente de Combate às Endemias, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Psicólogo, Nutricionista e Professor (Educação Física, Ensino Fundamental I a IV, Inglês, Filosofia e Matemática).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 27 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura de Santa Carmem, situada na Avenida Santos Dumont nº 491 – Centro, no seguinte horário: das 07h às 13h.
 
Documentação necessária para inscrição:
Cédula de Identidade ou outro documento com foto que tenha validade como Identidade civil (CNH, CRM, etc.) e CPF - Cadastro de Pessoa Física.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, na Escola Municipal Selvino Damian Preve, localizada na Rua Tamandaré nº 649, com início às 08h e término às 12h.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2014, através de edital publicado no quadro mural da Prefeitura Municipal.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado, a critério e necessidade da administração.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 20 de janeiro de 2014, pág. 97 a 99.

Concurso MAPA 2014 - Edital e Inscrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abre a partir de 03 de fevereiro as inscrições para o concurso público de edital 01/2014, com oferta de 796 vagas de emprego, 46 delas reservadas a pessoas com deficiência. Serão providos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os novos servidores do MAPA farão jus a remuneração que varia entre R$ 2.818,02 e R$ 12.539,38, para uma carga horária de 40 horas semanais. 
 
Cargos
As vagas são para Engenheiro Agrônomo (80), Farmacêutico (13), Químico (22), Veterinário (110), Zootecnista (07), Agente de Atividades Agropecuárias (50), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100), Auxiliar de Laboratório (70), Técnico de Laboratório (184), Administrador (25), Agente Administrativo (110), Bibliotecário (02), Contador (06), Economista (04), Engenheiro (Civil ou Elétrico, 03 vagas), Geógrafo (03), Psicólogo (02) e Técnico de Contabilidade (05). 
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, na página da organizadora Consulplan (www.consulplan.net), no período de 3 de fevereiro a 6 de março de 2014. O valor da taxa de inscrição será de R$ 38,50 para o cargo de nível fundamental, R$ 50 para nível médio e técnico e de R$ 71 para os cargos de nível superior, lembrando que será possível realizar mais de uma inscrição, desde que seja para cargos e turnos distintos.
 
Seleção
O edital prevê a aplicação de prova objetiva e prova discursiva, para todos os cargos, além da avaliação de títulos apenas para os candidatos que concorrem às vagas de nível superior com opção de lotação nas vagas para as unidades do LANAGRO - Laboratório Nacional Agropecuário. 
 
As provas serão realizadas nas 27 capitais, na data prevista de 04 de maio de 2014, em locais e horários que serão divulgados a partir de 28 de abril deste ano. Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados pela Consulplan a partir das 16 horas do dia subsequente ao da realização das provas escritas. 
 
O prazo de validade do concurso MAPA será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.
 
O edital completo e todas as atualizações do concurso podem ser encontrados na página da Consulplan (http://www.consulplan.net/concursosInterna.aspx?k=/C2P/J/d4s0=)

Concurso Prefeitura de Nova Petrópolis - RS

A Prefeitura de Nova Petrópolis, no estado do Rio Grande do Sul, abriu edital de concurso público n° 001/2014, para provimento de cargos efetivos do quadro geral dos servidores públicos municipais, com a execução técnico-administrativa da empresa Energia Essencial Concursos Ltda.

O concurso oferece 144 vagas, sendo 110 imediatas e 34 para cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 8.395,61 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

Serão asseguradas aos candidatos PPD 10% das vagas, por cargo, então existentes e das futuras, até extinta a validade do concurso, para o cargo pretendido.

As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde; Agente Tributário; Arquiteto; Auxiliar de Desenvolvimento Infantil; Auxiliar de Serviços Gerais; Eletricista; Enfermeiro; Engenheiro Civil; Farmacêutico/Bioquímico; Fiscal Ambiental; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Mecânico; Médico Clínico Geral - 20h; Médico Clínico Geral - 40h; Médico Geral Comunitário - 40h; Médico Ginecologista – 20h; Médico Pediatra – 20h; Médico Psiquiatra – 40h; Monitor Educacional - Educação; Motoristas; Operadores de Máquinas; Operários; Pedagogo – 44h; Professor Educação Física; Professor Informática; Professor Inglês; Professor Música; Recepcionista; Supervisor Escolar; Técnico em Enfermagem; Terapeuta Ocupacional e Tesoureiro.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 31 de janeiro de 2014, através do site www.energiaessencial.com. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas na data prevista de 16 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados.

A validade do concurso público será de até dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período pelo Poder Público Municipal.

Concurso COREN - RS 2014

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul abre concurso público nº. 001/2014, para o preenchimento de 21 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os aprovados receberão subsídios de até R$ 4.601,25, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As vagas previstas neste certame são para provimento dos candidatos na sede do COREN/RS, em Porto Alegre, para todos os empregos deste Edital, exceto para o emprego de Assistente Administrativo que terá provimento de vagas também para as subseções do COREN/RS, considerando as cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana.
 
Cargos
Assistente Administrativo, Assistente de Fiscalização, Assistente Técnico em Contabilidade, Assistente Técnico em Tecnologia da Informação, Advogado, Analista de Sistemas, Contador, Comunicador Social, Gestor de Pessoas, Gestor de Qualidade (Enfermeiro), Programador, Web designer e Secretário Executivo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 16 de fevereiro de 2014,  por meio do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível médio e técnico – R$ 50,00;

Nível superior – R$ 90,00.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva, dissertativa e títulos.
 
As provas objetivas e dissertativas serão realizadas provavelmente 23 de março de 2014, das 14h às 18h, em locais disponíveis no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos após o término das inscrições.
 
A partir do dia 24 de março de 2014, será divulgado o gabarito preliminar.
 
A documentação das provas de títulos, deverá ser entregue ou enviada do dia 05 a 08 de maio de 2014, pessoalmente ou por SEDEX e A.R. (aviso de recebimento), no endereço da Fundação La Salle, Av. Getúlio Vargas, 5558, sala 105, Bairro Centro, Canoas, RS, CEP 92010-012. Em caso de envio da documentação por SEDEX e A.R., a data de postagem deverá ser até o penúltimo dia útil da data limite para entrega.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da publicação do edital de encerramento com a homologação da classificação final dos candidatos aprovados por emprego, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do COREN/RS.

Prefeitura de Orleans - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Orleans, no Estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo nº. 001/2014, destinado ao provimento de 01 vaga para o cargo de Médico Veterinário. A remuneração pode chegar a R$ 2.060,51 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 19 de fevereiro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 17h30, no Departamento de Gestão Pessoas, localizado na Rua XV de Novembro, 282, Centro, Orleans/SC.
 
Para realizar sua inscrição, o candidato deverá apresentar cópia da cédula de identidade e CPF e informar no Requerimento de Inscrição o Nome do Candidato, número de seu CPF, Identidade, ou Carteira expedida pelo Órgão fiscalizador da profissão no qual se acha inscrito, ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, informar o respectivo Cargo e apresentar 01 fotografia 3x4.

Prova
O processo seletivo constará de prova escrita, a ser realizada na data provável de 22 de fevereiro de 2014, das 09h às 11h, no Centro Administrativo, sito na Praça Celso Ramos nº192 – Centro, Orleans/SC.
 
O gabarito será disponibilizado no site www.orleans.sc.gov.br, a partir das 18 horas do dia 24 de fevereiro de 2014 no mural da Prefeitura de Orleans.
 
O edital encontra-se disponível no site - orleans.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Passagem Franca - MA

A Prefeitura de Passagem Franca, Estado do Maranhão, por meio do Instituto Machado de Assis, abriu edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 183 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.400,00.
 
As oportunidades são para os empregos de Coordenador Pedagógico, Vigia, Professor, Auxiliar Administrativo, Psicólogo, Assistente Social, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Consultório, Motorista “D” e demais cargos.

As inscrições serão efetuadas até ás 23h59min do dia 06 de fevereiro de 2014, através do site www.institutomachadodeassis.com.br, com pagamento até o dia 07 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão aplicadas na data prevista de Passagem Franca, provavelmente, no dia 16 de fevereiro de 2014, no horário de 8h às 12h, em locais e a serem divulgados.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por 01 ano, a critério da Administração Pública Municipal de Passagem Franca.

Concurso Prefeitura de Chapadinha - MA

A Prefeitura de Chapadinha, no estado do Maranhão, através do Instituto Machado de Assis, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 224 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 2.172,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Neste certame será respeitado 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As chances são para os cargos de Agente de Trânsito, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Enfermeiro, Especialista em Educação, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Professor, Motorista Categoria D, Odontólogo e demais cargos.

A inscrição será realizada até o dia 20 de fevereiro de 2014, por meio do site www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com a função escolhida.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Chapadinha, na data prevista de 16 de março de 2014, no horário de 8h  às 12h e de 14h às 18h. O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de março de 2014, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação de sua homologação.

Concurso IFTO 2014: vagas para professor

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou o edital 121/2013, destinado à contratação de Professor do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.  Os salários previstos são da ordem de R$ 3.594,57 a R$8.049,77 , variando conforme a titulação apresentada pelo docente, por jornada de 20 ou 40 horas. 
 
As 44 vagas disponibilizadas suprirão a demanda de professores nos campus de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o site http://seletivos.ifto.edu.br, até 06 de fevereiro de 2014. Será cobrado o valor de R$ 120, referente ao pagamento da taxa de participação.
 
O concurso será realizado em 03 fases, sendo a 1ª  de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, a 2ª Desempenho Didático Pedagógico e a 3ª de Títulos. A Prova Escrita está prevista para ser  realizada no dia 16 de março de 2014, em local, data e hora que serão disponibilizados na data provável do dia 10 de março de 2014, no site http://seletivos.ifto.edu.br.
 
O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Campo Alegre - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campo Alegre, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 002/2014 de processo seletivo, destinado à contratação temporária de 03 Médicos Plantonista e 01 Auxiliar de Serviços Gerais.
 
Os aprovados ao cargo de Médico receberá remuneração de até R$ 34,58 a hora normal, acrescido de R$ 12,10 de adicional noturno, mais 40% de gratificação especial médica. Já os aprovados ao cargo de Agente Operacional receberá salário de R$ 724,00 mais R$ 130,00 de vale alimentação.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de janeiro de 2014, na Prefeitura de Campo Alegre, situada à Rua Cel. Bueno Franco, nº. 292, Bairro Centro, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de pessoa física – CPF;
  • Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos e/ou guarda/tutela;
  • Certidão de Quitação eleitoral (www.tse.gov.br) ou Comprovante de Votação da última eleição;
  • Certificado Militar;
  • Comprovação do nível de escolaridade exigido;
  • Registro do Conselho Regional e Habilitação exigida para o exercício do cargo;
  • Documentos hábeis para a contagem de tempo de serviço, se houver, comprovando experiência profissional no nível/função para a qual se inscreveu mediante fotocópia da Carteira de Trabalho ou Certidão Expedida por Repartição Pública.
De acordo com o edital, os critérios de classificação do processo seletivo serão de tempo de serviço do candidato na área. A lista do resultado final será divulgada no quadro de avisos da Prefeitura de Campo Alegre/SC e publicado na imprensa.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 22 de janeiro de 2014, pág. 31 a 33.

Vagas de estágio na Prefeitura de Tremembé - SP

A Prefeitura de Tremembé, no estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), lançou edital de processo seletivo nº. 01/2014, para preenchimento de vagas de estagiários, através de formação de cadastro de reserva.
 
O valor da bolsa é de R$ 340,00 para níveis médio e técnico em quatro horas diárias e R$ 580,00 para nível superior em seis horas, além de R$ 70,00 de auxílio transporte por mês.

Para graduandos de nível superior, há oportunidades nos seguintes cursos: Administração e correlatos, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Serviço Social, Farmácia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Informática (Ciência da Computação, Computação Aplicada, Engenharia da Computação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Pedagogia, Jornalismo, Psicologia, Direito e Ciências Contábeis.

Já na área técnica estão disponíveis os cursos de Técnico em Administração, Técnico em Turismo e Técnico em Recursos Humanos. Também há oportunidades para alunos do ensino médio.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site do CIEE www.ciee.org.br, até às 16h do dia 29 de janeiro de 2014.


 
Os candidatos serão avaliados por provas objetivas com 20 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, estão previstas para serem realizadas no dia 2 de fevereiro de 2014.

O certame valerá até 31 de dezembro de 2014, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Lagoa do Mato - MA

A Prefeitura de Lagoa do Mato, estado do Maranhão, disponibilizou o edital 01/2014, de concurso público, com intuito de preencher 102 vagas de trabalho. Os profissionais contratados serão remunerados com valores de até R$ 1.100, por jornada de 20 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo, A.O.S.D, Vigia, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Motorista, Professor, Digitador e Merendeira.
 
As oportunidades são para níveis fundamental, médio e superior e as inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.fundacaomadrejuliana.org.br, até 06 de fevereiro de 2014, observado o horário de Brasília. As taxas variam R$ 35 a R$ 70. 
 
A seleção será composta de prova objetiva, que será realizada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, das 8h às 12h, no Município de Lagoa do Mato/MA. A documentação da Prova de Títulos deverá ser entregue na Prefeitura Municipal de Lagoa do Mato – MA, Praça 10 de Novembro – S/N – CENTRO, CEP: 65683-000 – Lagoa do Mato – MA. 
 
O concurso público terá validade de 01 ano, sendo permitida a sua prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP

A Prefeitura de Águas de Santa Bárbara, no estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, publicou edital de concurso público n°01/2014, destinado ao provimento de 10 vagas para os cargos de agrônomo, fisioterapeuta, médico (que podem trabalhar tanto 20 quanto 40 horas semanais).

Todos os candidatos devem ter nível superior, em suas respectivas áreas, por salários de até R$ 5.275,17, podendo trabalhar entre 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados poderão fazer suas inscrições através do site www.omconsultoria.com.br, até o dia 27 de janeiro de 2014, horário de Brasília. A taxa é de R$ 50,00 para todas as funções.

A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita com pelo menos 5 dias de antecedência da avaliação. A Classificação Final e a Especial (se houver) serão divulgadas no Resultado Final, publicada na imprensa escrita, afixada no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Santa Ernestina - SP

A Prefeitura de Santa Ernestina, no estado de São Paulo, lançou edital n° 001/2014, de concurso público, com cargos que oferecem vencimentos de até R$ 3.900,00, em carga horária de 10 a 44 horas semanais.
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Copeiro, Coveiro, Cozinheira, Lavrador e Lubrificador, Lixeiro, Mecânico, Merendeira, Motorista, Escriturário, Técnico em Enfermage, Oficial de Apoio Administrativo, Dentista, Farmacêutico, Psicólogo, Médico, Professor, dentre outras funções.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 09 de fevereiro de 2014, pelo site www.gerencialconcursos.com.br. As taxas são de R$ 30, R$ 40 e R$ 50. 
 
O concurso público constará de provas objetivas, provas de análise e avaliação de títulos (quando houver previsão) e provas práticas (quando houver previsão). As provas objetivas realizar-se-ão em locais e horários a serem divulgados oportunamente no jornal de publicação dos atos oficiais do Município de Santa Ernestina/SP e em caráter informativo pelo site www.gerencialconcursos.com.br.
 
O processo seletivo terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Santa Ernestina/SP.

Prefeitura de Imaruí - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Imaruí, no estado de Santa Catarina, abriu edital n° 02/2014 de processo seletivo, em caráter temporário, para preenchimento de vagas de professores, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, instrutores de LIBRAS e Braile, agente educador, auxiliar de serviços gerais e motorista, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

O certame oferece 85 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.614,64, em carga horária de 10 a 40 horas semanais. O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Company Learning.

Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.companylearning.com.br, solicitada no período entre o dia 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será aplicada na data prevista de 09 de fevereiro de 2014, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, localizado na rua Antônio Bintercourt Capanema, s/n, Centro no município de Imaruí/SC.

A prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Motorista, será realizada no dia 09 de fevereiro de 2014, na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, localizada na Rua Antônio Bittencourt Capanema, s/n, Centro, município de Imaruí/SC, a partir das 14h.

Este processo seletivo terá validade para o ano letivo de 2014, podendo ser prorrogado a critério da Administração Pública municipal, diante da comprovação da necessidade pública e/ou enquanto esta perdurar, desde que devidamente fundamentada e motivada.

Vencendo o terror à ressonância

Vencendo o terror à ressonância Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Sintomas típicos de uma crise de pânico são desencadeados em cerca de 5 a 10% dos pacientes
 
A sala é levemente fria, silenciosa e pouco iluminada. Nela, apenas uma cama, alguns equipamentos e um estreito túnel. Em poucos minutos, você estará dentro dele, imóvel, por cerca de meia hora. A simpatia dos médicos e profissionais que o acompanham pode aliviar um pouco a tensão do momento. Abordam assuntos aleatórios enquanto lhe deitam na cama, imobilizam sua cabeça e inserem tampões em seus ouvidos. Os barulhos serão altos, alerta a enfermeira. Assim que deixam a sala, as luzes se apagam e você se vê sozinho, parado, com os olhos voltados para o teto.
 
Para a maioria, a cena acima descrita não passa de um simples e indolor exame de ressonância magnética. Para a professora Ana Claudia Lutz, 45 anos, poderia fazer parte de um filme de terror.
 
Conforme a cama se movimenta para dentro do túnel, suas mãos começam a suar, o coração dispara e a respiração fica ofegante. O desespero é tamanho que ela não consegue permanecer imóvel.
 
Levanta-se e sai correndo da sala, com a sensação de que está prestes a desmaiar. Os sintomas, típicos de uma crise de pânico, são desencadeados em cerca de 5 a 10% das pessoas que realizam este e outros tipos de exames de imagem. São os claustrofóbicos - aqueles que têm fobia a lugares fechados. Para eles, as crises têm data, hora e local para ocorrer. Conforme o médico Bruno Hochhegger, radiologista do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, as reações ocorrem pelo tempo em que o paciente necessita permanecer dentro do equipamento, estreito e escuro:
 
- Esta fobia pode desencadear uma série de alterações clínicas de ordem psíquica, como intensa ansiedade e senso de opressão, e de ordem somática, que ocorre devido a uma descarga de adrenalina.
 
Ela provoca a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, sudorese, secura na boca, tensão muscular, vertigens, distúrbios gastrointestinais e até movimentos involuntários.
 
Em situações extremas, as reações são tão intensas que podem até causar desmaios, comenta o especialista. E o curioso é que, na maior parte dos casos, os pacientes não sabem que possuem a fobia. Chegam tranquilos para realizar o exame, e na hora em que a cama começa a se direcionar para dentro do túnel, são surpreendidos pela crise de ansiedade.
 
- Cerca de 90% dos pacientes não sabem que têm essa fobia. Por isso, nossa rotina é sempre fazer uma entrevista e um teste. Eles respondem a um questionário sobre suas vidas e entram no equipamento com um marcador na mão. Assim que começam a se sentir mal, apertam o botão e a máquina para.
 
Sedação é indicada para  exames imprescindíveis
Ainda que a melhor forma de tratar a fobia seja por meio de uma abordagem psicológica, nos casos em que o exame é imprescindível e precisa ser realizado sem demora, a indicação é sedar os pacientes, explica Bruno.
 
Foi esta a solução encontrada pela professora Ana Claudia para seguir monitorando o coágulo que tem no cérebro:
 
- Tenho de fazer o exame de seis em seis meses. Como tive essa crise na primeira vez e não consegui de jeito nenhum ficar dentro da máquina, cada vez que vou realizá-lo, sou sedada antes. Dessa forma fico mais tranquila, e os médicos podem me avaliar da melhor forma.
 
Assim como ela, uma média de seis pacientes dos cem que realizam o exame diariamente no Hospital Santa Casa são sedados. Enquanto alguns conseguem se tranquilizar com um calmante, outros precisam de anestesia geral para permanecer os 30 minutos imóvel dentro do temido túnel.
 
Equipamentos menos assustadores
A fobia ao aparelho de ressonância magnética, que está no topo da lista da síndrome do pânico em exames, motivou empresas, hospitais e cientistas a desenvolverem equipamentos cada vez menos assustadores aos pacientes. Além de reduzir o barulho e deixar o túnel mais curto e amplo, alguns locais também passaram a investir em ambientes mais claros, quentes e aconchegantes. Em determinados hospitais, é possível inclusive escutar música e observar um céu estrelado enquanto o exame é realizado. 
 
Fazem sucesso entre os pacientes fóbicos aqueles que são denominados "Ressonância Magnética de Campo Aberto". Neles, o paciente pode realizar o exame em um local menos estreito, o que reduz a sensação de sufocamento. É preciso discutir com o médico a possibilidade de substituir o procedimento tradicional por este tipo de equipamento, já que a definição da imagem é menor, alerta o radiologista Bruno Hochhegger.
 
- Também foram desenvolvidos aparelhos com maior espaço para o paciente, que têm uma definição de imagem muito boa, mas ainda não são tão difundidos devido aos seus custos - explica.
 
Até que as novidades satisfaçam por completo os mais temerosos, a solução é dialogar com o médico e buscar a melhor solução para o bem-estar do paciente e a eficácia dos exames.
 
Dicas para espantar o medo
Assim como o medo do exame de ressonância magnética, outros muito comuns como de animais, de altura, de elevador são chamados fobias, e costumam paralisar. Outro tipo de medo bastante comum é o do julgamento do outro, que é o centro da fobia social. A dica para espantar anseios como estes, segundo a psicóloga Martha Ludwig, é, primeiramente, o enfrentamento:
 
- Quanto mais a gente evita o medo, mais a gente reforça ele, maior ele fica.
 
Outra estratégia para fazer uma ressonância sem ficar suando frio é usar técnicas de respiração diafragmática e relaxamento. A dica é não fazer a respiração somente quando está no local, mas sempre que pensa no exame.
 
Zero Hora

Conheça dicas para evitar o inchaço nas pernas no verão

Conheça dicas para evitar o inchaço nas pernas no verão Eduardo Carneiro/Divulgação
Foto: Eduardo Carneiro / Divulgação
Permanecer longos períodos sem movimentar os membros inferiores contribui para o aparecimento de edemas
 
Inchaços nas pernas são muito comuns em gestantes ou durante o ciclo menstrual e estão relacionados às alterações hormonais. Mas o problema, no entanto, não ocorre apenas nesses dois períodos. Uma das queixas mais corriqueiras entre o público feminino durante o verão é, justamente, o agravamento de edemas - nome dado ao inchaço localizado em alguma região do corpo - nas pernas, tornozelos e pés.

O processo de inchaço nos membros inferiores durante a estação acontece devido a uma vasodilatação.

- Para manter a temperatura corpórea os vasos de dilatam fazendo com que haja um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Com isso, prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e, por consequência, dificulta o seu retorno - explica o angiologista, Dr. Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Permanecer muito tempo em pé ou sentado pode contribuir para o comprometimento da circulação sanguínea nos membros durante a estação mais quente do ano. É o que descreve o especialista:
 
- A falta de movimentação dificulta o bombeamento de sangue das pernas para o coração, trazendo o inchaço, formigamento e sensação de peso nas pernas. No caso de quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se a cada hora para caminhar e assim ativar a circulação - diz o médico.
 
Como evitar e tratar
A mudança de hábitos alimentares é a primeira medida a ser tomada por quem pretende melhorar os problemas de inchaço na região das pernas. Para isto, deve-se evitar a ingestão de produtos industrializados que são ricos em sódio - principal agravador da retenção de líquidos no corpo - e aderir a alimentos com funcionalidades diuréticas como abacaxi, melão, abóbora, pepino e alface que vão ajudar a eliminar o excesso de líquidos pela urina.

O Dr. Elwing orienta que para aliviar o edema, basta colocar as pernas elevadas no final do dia com o auxílio de dois travesseiros. A recomendação é permanecer por 30 minutos que favorecerá o fluxo de sangue.
 
- As meias de compressão elástica também são recomendadas. Isto porque, elas têm a função de comprimir a musculatura da panturrilha e, desta forma, melhoram o retorno venoso aumentando a circulação na região - afirma o especialista.

Mas se o edema apresentar-se com frequência, sendo presente já no momento em que o indivíduo acorda pela manhã, o angiologista aconselha buscar a orientação médica para que indique o tratamento adequado para o problema.
 
- O inchaço dos membros inferiores pode indicar problemas cardíacos e renais. Por este motivo, o ideal é recorrer a um especialista o quanto antes, especialmente em casos de que há histórico familiar de trombose. Nestes episódios é necessário o uso de medicamentos com anticoagulante - alerta o Dr. Ary.

Confira outras dicas para evitar o surgimento de edemas nas pernas:

- Mantenha o controle do peso em dia;

- Faça atividades físicas sob-recomendação médica;

- Evite o uso de salto muito alto diariamente. Para quem usa por conta do trabalho, oscile entre as alturas de saltos para não comprometer a circulação;

- Diminua a quantidade de sal nos alimentos;

- Evite alimentos embutidos, congelados e enlatados que são ricos em sódio;

- Beba 2l de água todos os dias;

- Aumente o consumo de frutas e verduras.
 
Zero Hora

Especialista indica cinco atitudes para garantir uma gestação saudável

Especialista indica cinco atitudes para garantir uma gestação saudável Wong Mei Teng/stock.xchng
Futuras mães precisam estar atentas ao seu peso e eliminar
alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde
Hábitos preparatórios contribuem para uma gravidez tranquila
 
Para quem decide engravidar, a fase preparatória é fundamental para garantir a saúde do bebê e afastar quaisquer tipos de complicações durante o período de gestação. Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, é aconselhável que as mulheres tomem uma série de cuidados ao planejar a gravidez.
 
— A paciente deve fazer alguns exames como hemograma, ultrassonografia e a verificação da pressão arterial para avaliar suas condições físicas. Além disso, ela deve informar sobre as medicações que está administrando, já que algumas podem ser perigosas para o bebê — afirma.
 
As futuras mães também precisam estar atentas ao seu peso e eliminar alguns hábitos que podem ser prejudiciais à saúde.
 
— Largar vícios como cigarro e bebidas alcoólicas, bem como colocar todas as vacinas em dia, é importante. Será necessário a realização de uma dieta caso a mulher esteja acima do seu peso normal — explica a ginecologista.
 
Já aquelas que pretendem realizar outra tentativa para engravidar após terem enfrentado abortos ou gravidez de risco, devem fazer exames específicos para diagnosticar as causas das perturbações e tratá-las.
 
Confira a seguir as principais orientações da especialista para assegurar uma gravidez saudável:
 
1) Cuide da alimentação
Algumas mulheres precisam receber uma dose extra de vitaminas para que seu bebê se desenvolva normalmente, por isso muitos médicos recomendam a ingestão de ácido fólico na prevenção de doenças congênitas. A especialista recomenda tomar 400 mcg (0,4 mg) três meses antes de começar as tentativas para engravidar. Outros alimentos ricos nesta vitamina são verduras escuras (couve, escarola, espinafre), batata, feijão, lentilha, ervilha, ovo, salmão, carne vermelha, laranja, limão e tangerina.
 
2) Pratique exercícios
Além de ajudar a manter o peso, os exercícios físicos trazem benefícios para a mulher e o bebê ao evitar dores lombares, auxiliar no trabalho de parto e reduzir o risco de doenças graves como o diabetes gestacional e hipertensão.
 
3) Vá ao dentista
Verifique a situação da sua saúde bucal. As mudanças hormonais decorrentes da gravidez podem deixar os dentes e gengivas mais sensíveis. Portanto, visite seu dentista e faça um check-up para evitar problemas posteriores.
 
4) Evite infecções
Contrair qualquer tipo de infecção pode prejudicar a saúde do bebê. Nesse caso, verifique se os alimentos na sua geladeira são mantidos a menos de 4ºC e fique atenta ao preparo das refeições, com lavagem adequada de frutas e verduras.
 
5) Conheça o histórico familiar de doenças
Investigue se existem casos na sua família de doenças como síndrome de Down, anemia falciforme, fibrose cística, defeitos congênitos ou problemas de coagulação do sangue. Essa pesquisa ajuda a avaliar a possibilidade do seu bebê desenvolver algum tipo de anormalidades. Se você descobriu que está grávida, procure o seu ginecologista o quanto antes para iniciar o pré-natal e seguir com uma gestação tranquila e saudável.
 
Zero Hora

Primeiro minuto de vida é determinante para a saúde do bebê

Primeiro minuto de vida é determinante para a saúde do bebê Milan Jurek/stock.xchng
Foto: Milan Jurek / stock.xchng
Uma em cada dez crianças precisa de ajuda para respirar ao nascer
 
O primeiro minuto de vida de uma criança já exige um cuidado especial dos médicos: um em cada dez bebês precisa de ajuda pra respirar de forma correta ao nascer, segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Dentre os prematuros, o índice do chamado "minuto de ouro" chega a seis em cada dez.
 
No Brasil, cerca de 300 mil recém-nascidos por ano necessitam de auxílio para que o pulmão se encha de ar e para que o coração e a circulação sanguínea, inclusive a que se dirige ao cérebro, se adaptem a funcionar sem a placenta, fazendo a transição para a vida fora do útero com qualidade.
 
— Temos que fazer o recém-nascido respirar, seja espontaneamente ou com ação do pediatra. Caso contrário, as consequências e riscos aumentam, pois a resposta é melhor no primeiro minuto — ressalta o o pediatra Marcelo Pavese Porto.
 
Quando esses processos não são estabelecidos rapidamente, as consequências podem ser desde pequenas deficiências no aprendizado escolar até sequelas neurológicas graves. Apesar de não ser possível saber durante a gravidez se o bebê vai precisar de ajuda para respirar ao nascer, é preciso atenção aos grupos de risco.
 
— Existem situações em que o risco é maior, como as crianças que têm alguma má-formação detectada no pré-natal ou os bebês prematuros. Em qualquer caso, um bom pré-natal ajuda o médico a prever mais condições especiais antes do parto — explica o pediatra.
 
Para estarem preparadas para situações adversas, as famílias podem buscar informações sobre a estrutura da maternidade nesses casos. É importante exigir a presença de um pediatra na sala de parto, para que ele possa ajudar a criança com rapidez e qualidade.
 
Zero Hora

Sociedade de urologia critica aval a novo tratamento para próstata aumentada

Foto: Reprodução
A Sociedade Brasileira de Urologia questiona o parecer aprovado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) que dá sinal verde para o uso de uma técnica menos invasiva para tratar o aumento benigno da próstata (hiperplasia)
 
Para a entidade, faltam estudos que comprovem a eficácia e a segurança da técnica. Assim, ela deveria ser mantida com caráter experimental, usada apenas dentro de protocolos de pesquisa.
 
"É um tratamento que pode dar um bom resultado no futuro. Só discordamos de se dizer que é uma nova opção de tratamento. Não temos estudo de longo prazo, não sabemos o que vai acontecer com esse tratamento", afirma Carlos Corradi, presidente da sociedade de urologia.
 
Para ele, se largamente usada sem o respaldo científico adequado, a técnica pode trazer malefícios aos pacientes. O CFM afirma que o parecer está mantido e que chamou a entidade que reúne os urologistas para debater o tema.
 
A embolização das artérias da próstata consiste no uso de um pequeno tubo que, guiado por aparelho que emite raio X, entra pela virilha e passa por vasos sanguíneos até a próstata. No local, é liberada uma substância que obstrui parte do fluxo de sangue, levando à diminuição da próstata.
 
A técnica vem sendo usada desde 2008 por médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, dentro de protocolos de pesquisa. Os dados obtidos desde então foram apresentados pelo grupo paulista ao CFM, para que a técnica fosse chancelada e tivesse o uso ampliado para outros centros do Brasil.
 
O parecer aprovado pelo conselho, no final do ano passado, reconheceu benefícios nessa técnica e aprovou seu uso desde que cumpridos determinados requisitos.
 
Alguns deles são a necessidade de acompanhamento dos resultados pelo CFM por cinco anos, a obrigatoriedade de que o procedimento seja feito apenas por médico com capacitação e credenciamento específicos para a embolização e a definição de que a técnica não deve ser a primeira opção de tratamento.
 
Segundo o parecer, deve haver a avaliação do paciente por um urologista, mas o procedimento deve ser feito por médico com formação em radiologia intervencionista.
 
A técnica deverá ser liberada em definitivo por resolução do CFM a ser aprovada até março.
 
Miguel Srougi, professor titular de urologia da USP e um dos envolvidos no desenvolvimento da técnica, diz que há bons resultados até aqui.
 
"Temos dados clínicos mostrando que os doentes passam pelo procedimento sem complicações, que eles melhoram. Não temos interesse em promover um método que seja falso." Segundo Srougi, as críticas vêm de "indivíduos que ignoram os dados científicos" recolhidos pelo grupo de São Paulo.
 
Folhaonline

Medo excessivo e prolongado de ir à escola pode ser fobia

Foto: Reprodução
O início das aulas para Beatriz Koh, 8, foi mais custoso que o de outras crianças de sua idade. "Ela chegava da escola chorando", conta o pai, Eduardo Koh, empresário. "A Bibi tinha dificuldade para fazer amigos e demorou para se adaptar."
 
Beatriz passou por um período descrito popularmente como fobia escolar, medo excessivo de ir ou permanecer na escola capaz de provocar crises de choro, náuseas, tonturas, dores de cabeça e suor excessivo em alguns alunos.
 
Um dos primeiros artigos sobre o assunto, "School Phobia And Its Treatment" ("A fobia escolar e o seu tratamento"), publicado no "British Journal of Medical Psychology", em 1964, mostrou que a fobia escolar é caracterizada como ansiedade de separação, ou seja, dificuldade da criança de se adaptar a um novo espaço sem a presença do vínculo familiar do qual é dependente –a mãe, na maior parte dos casos.
 
É por esse motivo que esse tipo de fobia se diferencia de outras mais conhecidas, como a de elevador e de altura.
 
A Associação Americana de Depressão e Ansiedade estima que a ansiedade de separação acometa 5% das crianças em idade escolar.
 
"Nos casos mais graves, o aluno apresenta forte dependência da figura materna", explica Ana Olmos, psicoterapeuta especializada em avaliação neuropsicológica infantil. "A falta de autonomia pode atrasar a formação de novos vínculos e a criança se sente excluída, o que é um gatilho para fobia", diz.
 
Bullying e problemas na família como agressões e separações podem agravar ou iniciar o transtorno.
 
Preocupação normal
A ansiedade, porém, se dá em vários níveis e nem sempre é preocupante. Segundo terapeutas e educadores, alguma dificuldade no começo da vida escolar é comum. "Há uma dificuldade inicial de convivência com os outros na escola", diz Ascânio João Sedrez, diretor do Colégio Marista Arquidiocesano, na Vila Mariana. "São muitos os desafios dessa fase".
 
A maioria das crianças se adapta em uma semana, aproximadamente –período em que alguns colégios permitem que os pais permaneçam na escola, mas em salas separadas para não interromper a transição.
 
"Mas quando essa ansiedade perdura por algumas séries é necessário analisar se há um transtorno mais grave", afirma Mônica Miotto Bertolini, coordenadora pedagógica do Colégio São Judas Tadeu, no bairro do Cambuci. "Já tivemos uma aluna com síndrome de pânico associado a esse medo", diz.
 
Nessas circunstâncias, a transferência para um colégio especializado pode ser indicada para a superação do transtorno. "As crianças se adaptam mais facilmente quando encontram outros colegas na mesma situação", explica Elizabeth Polity, terapeuta familiar e coordenadora do Colégio Winnicott, no Jardim Paulista.
 
É o caso da Nathália Silveira Dias, 13. Após frequentar quatro escolas e receber diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ela só conseguiu se adaptar em uma escola específica. "Ela se sentiu muito excluída", lembra a mãe Renata Silveira Dias, dona de casa. "Hoje ela se reconhece nos outros alunos."
 
Caso a avaliação médica descarte transtornos associados, a ansiedade de separação pode ser tratada com terapia cognitivo comportamental. Nela, a criança aprende a substituir hábitos de dependência por outros que a habilite a enfrentar os desafios do novo espaço coletivo.
 
Editoria de Arte/Folhapress
 
A terapia familiar também pode ajudar a desatar vínculos de dependência. "Com a terapia, a Beatriz passou a estabelecer novas relações e hoje ela é líder nas brincadeiras", diz o pai.

Folhaonline