Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Remédios antigos: Tamarine

Como espantar a alergia de dentro de casa

Anote a lista de dicas para exterminar os vilões que causam tosses e espirros

Controlar o ambiente onde você mora para mantê-lo livre de agentes que causam alergia pode reduzir em até 40% as chances de ter problemas respiratórios. A afirmação é de Marcello Bossois, alergista e imunologista e Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia. Os maiores causadores de espirros, tosses e coceiras típicas da alergia estão presentes dentro de casa, como ácaros, a poeira, o mofo e até alguns tipos de fungos. Anote algumas dicas para se livrar deles:

- O quarto de dormir requer uma atenção especial. Forre colchões e travesseiros com material impermeável. Passamos cerca de um terço da vida na cama e depositamos nela pele descamada, o alimento preferido dos ácaros.

- Se tiver alergia crônica, retire do quarto as cortinas de pano, carpetes, tapetes, cadeiras ou poltronas de tecido e bichos de pelúcia. Evite até a presença de plantas no ambiente de dormir.

- O acúmulo de jornais e revistas facilita a produção de poeira e ajuda o surgimento de mofo, o que deve ser evitado.

- Na hora da faxina evite o uso das vassouras, que levantam a poeira pelo ar. Prefira o aspirador de pó.

- Para lavar roupas, dê preferência ao sabão de coco líquido, em pó ou em barra.

Fonte Zero Hora

Concentração da saúde privada é previsível

Tanto na indústria de planos de saúde como na de serviços hospitalares, a tendência é a mesma, dizem especialistas

O exercício de futurologia é ingrato, frequentemente presenciamos gafes monumentais cometidas por formadores de opinião bem intencionados, esquecidos de “combinar com os russos” os destinos do amanhã. Não obstante, a história econômica nos permite apontar possibilidades a partir da identificação de eventos em curso, comparando-as com experiências anteriores.

A indústria da saúde, ou complexo industrial da saúde, é uma definição recente entre nós; ainda há torcer de narizes quando se compara a saúde a uma atividade industrial. Não há, porém, como vê-la de outra forma em tempos de produção em massa para atingir a totalidade da população, o que não significa abrir mão da qualidade, da ética, do respeito ao consumidor e da humanização; ao contrário, essa é uma tendência verificada em outras indústrias já maduras, a se acentuar no âmbito da saúde com mais transparência, mais conformidade (compliance) relativamente às regras, políticas e códigos de ética das empresas.

E isso se dará mais por pressão dos consumidores e seus órgãos de defesa do que necessariamente por conscientização dos ofertantes, pois há que se superar a ideia de que, para atender em grandes volumes, há que se reduzir o custo e atender mal; significará também saltar do modelo fordista para a produção flexível.

Sim, atender em grandes volumes, pois atenção à saúde será crescentemente desejo de consumo. A emergente classe C, resultado do aumento da massa salarial dos últimos oito anos, se em um primeiro momento de acesso ao consumo aceitou produtos/serviços de menor qualidade, rapidamente aprendeu a distinguir qualidade de quantidade. Resulta da ampliação da cidadania, a se acentuar nas próximas décadas, como consequência da consolidação da nossa jovem democracia.

No plano privado, é previsível a concentração, tanto na indústria de planos de saúde como na de serviços hospitalares; o número de partícipes seguirá diminuindo até atingir o limite máximo admissível pelos órgãos de defesa da concorrência; é a lógica do capital, visando diminuir riscos e adquirir peso político para enfrentar a regulamentação.

Adicionalmente, pressões para admitir a participação do capital internacional na prestação direta de serviços de saúde devem aumentar; hoje ela já se faz presente de forma dissimulada ou indireta em várias redes de hospitais e em administradoras de planos de saúde, conhecida pelo mercado e tolerada pelo governo, apesar da lei.

O amadurecimento da indústria exigirá melhor educação da força de trabalho, em especial no plano da gestão; hoje há poucos mestres e doutores em cargos diretivos na saúde em comparação a outras indústrias consolidadas. Da mesma forma, a fé inabalável em gurus e práticas que não deram certo em outros países, com ruinosos efeitos em suas economias, mas ainda alardeados em congressos e feiras, deverá dar lugar a práticas econômicas e de gestão baseadas em evidências e conhecimentos locais.

Enfim, um futuro de muito trabalho — falta muito chão a percorrer para a construção de uma Nação, mas vamos na direção certa, o “complexo de vira-lata” citado por Nelson Rodrigues: “..a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”. Dando lugar a um sentimento de orgulho, de que podemos fazer bem feito.

*Maria Cristina Amorim
Economista, professora
titular da PUC-SP

*Eduardo Perillo
Médico, mestre em administração, doutor em história econômica

Fonte SaudeWeb

Sigilo nas redes também depende dos profissionais de saúde

Para evitar a exposição desnecessária das instituições de saúde e manter o sigilo sobre informações do paciente, hospitais e laboratórios devem prestar atenção também nas redes sociais

Criada na década de 60 com o objetivo de descentralizar a dados e compartilhá-los com diversos computadores, a internet só se popularizou e ganhou a forma como a vemos hoje no início dos anos 90. Segundo pesquisadores, desde os anos 90 até meados de 2010, a humanidade gerou mais informação que em toda sua história.

Em 2011, segundo um relatório divulgado pela Pingdom, empresa de monitoramento de sites, o número de usuários da rede chegou a 2,1 bilhões. Nas redes sociais, como o facebook, o número de usuários já beira um bilhão e no Twitter o número de usuários registrados até o final de 2011 somava 250 milhões.

O alto número de usuários, tanto na rede social fundada por Mark Zuckerberg, quanto no microblog, fizeram delas os principais canais de comunicação de empresas de diferentes setores da economia com seu público, e no segmento de saúde não seria diferente.

Atualmente é comum encontrarmos hospitais, laboratórios e profissionais de saúde com perfis nas redes sociais compartilhando informação, discutindo casos e divulgando a própria marca.

Para ilustrar essa evolução tecnológica, a advogada especialista em direito digital e sócia do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, Sandra Tomazi, dá como exemplo a Receita Federal, que deixou de aceitar declarações de imposto de renda e também o processo eleitoral brasileiro, que desde 2000, passou a ser totalmente eletrônico. “A saúde também passou por inovações e mudanças em sua estrutura. A prefeitura de Feira de Santana (BA), por exemplo, implantou um sistema de saúde integrado nas clínicas municipais. Além de melhorar o atendimento, também permitiu que a secretaria de saúde gerasse dados estratégicos para traçar o perfil dos profissionais adequados para o atendimento e estratégias de prevenção”, completa a advogada.

Outra grande evolução destacada por Sandra na TI em saúde é o prontuário eletrônico do paciente (PEP), que é considerado um documento com validade legal, e possui diversas vantagens sobre o papel. “O prontuário em papel nos traz uma série de limitações, como danos físicos, enquanto os dados eletrônicos contam com planos de redundância, além disso, o papel ocupa espaço, e quanto mais papel, menos leitos no hospital, pois o prontuário é um documento e precisa ser guardado por um determinado período pela instituição.”

O PEP no Brasil é regulado pelo CFM, pela resolução 1821/2007 e conta com a autenticação por meio da certificação digital e parametrização de segurança da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Sbis).

Segurança
Aliada a estas diretrizes e regulamentações, Sandra destaca a importância da segurança dos dados, principalmente nesse momento onde informações são compartilhadas instantaneamente por meio das redes sociais. “O benefício dessas redes é a colaboração, compartilhamento e disseminação da informação direcionadas às temáticas de saúde e bem estar. É importante não confundir liberdade de expressão com vazamento de informação, como o caso de blogs e portais que discutem casos clínicos.”

Para evitar qualquer tipo de problema com vazamento de informação ou exposição desnecessária da entidade, a advogada orienta as instituições de saúde a tomarem algumas providências para se prevenirem.

• Não associar conteúdo pessoal ou de opinião pessoal as atividades profissionais.
• Não publicar informações de rotinas de trabalho.
• Não publicar informações confidenciais.
• Não praticar ofensas a outros membros da instituição.

Fonte SaudeWeb

Toshiba vai abrir fábrica de equipamentos médicos no País

Decisão segue a tendência já percebida pelas concorrentes globais. Tanto a GE como a Siemens Healthcare expandiram seus negócios no ramo de equipamentos hospitalares no Brasil

A Toshiba Medical, braço de equipamentos hospitalares do grupo japonês, vai inaugurar uma fábrica de aparelhos de diagnóstico por imagem em Campinas (SP) até o fim deste ano. O objetivo da empresa é também desenvolver localmente softwares complementares aos equipamentos. Será uma mudança no modelo de negócio no País, que hoje se resume a uma estrutura comercial e é totalmente baseado em importações. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

O valor do investimento não foi revelado pelo grupo japonês. Inicialmente, por causa das limitações de fornecimento de componentes locais, a tendência é que o índice de nacionalização da unidade seja baixo. A produção local de equipamentos de ultrassom e raio X não deverá se concentrar em produtos de última geração, já que a demanda brasileira, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda é maior para máquinas de diagnósticos básicos.

O braço de tecnologia para a área médica da Toshiba surgiu a partir de uma empresa fundada nos anos 1930. O grupo incorporou o negócio em 1948.

Tendência
A decisão da Toshiba pela fabricação local segue uma tendência já percebida por concorrentes globais na área de cuidados com a saúde. A GE inaugurou uma unidade de produção de raio X e ultrassom na cidade de Contagem (MG), em 2010. O investimento previsto pelo braço de cuidados com a saúde da GE para a unidade é de US$ 50 milhões em dez anos. A empresa também trabalha na nacionalização dos equipamentos de outras unidades de montagem que possui no Brasil.

A Siemens Healthcare, subsidiária da multinacional alemã, também expandiu sua atuação no ramo de equipamentos hospitalares no País. No ano passado, anunciou a instalação uma linha de montagem, também dedicada à área de diagnóstico por imagem, em Joinville (SC), onde já tem um centro de distribuição dedicado ao segmento.

O mercado brasileiro de equipamentos para a saúde, que ainda se concentra em instrumentos, acessórios e aparelhos de baixa tecnologia, cresceu 17% no ano passado, chegando perto da marca de R$ 10 bilhões de faturamento, de acordo com informações da Abimo, associação que congrega fabricantes de equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares no País.

A expectativa dos fabricantes é atender à necessária renovação das instalações dos hospitais públicos. ‘O Brasil tem cerca de 5 mil mamógrafos em instituições públicas. Praticamente mais da metade já tem mais de dez anos de uso. Sem dúvida, existe uma demanda reprimida’, diz o vice-presidente da Abimo, Paulo Henrique Fraccaro.

Fonte SaudeWeb

Automedicação não!

ANS disponibiliza resultados do Monitoramento Assistencial

Objetivo é padronizar os parâmetros utilizados para classificar o risco assistencial das operadoras e dar transparência aos critérios adotados na condução do processo de Visita Técnica Assistencial

A partir desta quarta-feira, (02), as operadoras de planos privados de saúde já podem consultar o Prontuário de Resultados do Monitoramento Assistencial referente ao processamento de março/2012.

O objetivo do monitoramento é padronizar os parâmetros utilizados para classificar o risco assistencial das operadoras e dar transparência aos critérios adotados na condução do processo de Visita Técnica Assistencial.

A metodologia, aplicada desde junho/2011, avalia trimestralmente as operadoras através de um conjunto de 21 indicadores sendo que as demandas por negativa de cobertura (NIPs) têm um peso significativo na composição da nota final da operadora.

As operadoras poderão ser classificadas em quatro faixas de risco que variam de acordo com a nota final obtida.

Status                     Faixa de Risco Assistencial
VerdeBaixo
Amarelo                 Pré-moderado
Laranja                  Moderado
Vermelho           Alto                         


O resultado do processamento de março/12 mostra que 72,44% das operadoras médico-hospitalares ativas apresentam baixo risco assistencial (status verde); 9,22% apresentam risco assistencial pré-moderado (status amarelo); 9,68% encontram-se na faixa de risco moderado e 8,66% encontram-se na faixa de risco alto.

As operadoras com risco pré-moderado são acompanhadas pela ANS. As operadoras com risco moderado que se enquadrarem nos critérios estabelecidos serão selecionadas para Visita Técnica Assistencial e as demais são objeto de monitoramento remoto. As operadoras classificadas com risco alto (status vermelho) são analisadas quanto ao seu enquadramento nos critérios de plano de recuperação ou Direção Técnica.

No segmento exclusivamente odontológico 82,25% das operadoras ativas apresentam baixo risco assistencial (status verde); 1,17% apresentam risco assistencial pré-moderado (status amarelo); 4,44% encontram-se na faixa de risco moderado e 12,15% encontram-se na faixa de risco alto. As condutas adotadas são as mesmas do segmento Medico- Hospitalar.

Fonte SaudeWeb

Setor de farmácias critica venda de remédios em supermercado

O Brasil já tem um dos mais altos índices de automedicação do mundo
Para as entidades, o número de vítimas de intoxicações e efeitos adversos de medicamentos não recomendados pode aumentar perigosamente

O setor de farmácias e drogarias reagiu negativamente à aprovação feita pelo Senado, de uma medida provisória que libera a venda de remédios que não precisam de receita em supermercados, armazéns e empórios. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o presidente da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias), Sérgio Mena Barreto, a medida é um grave risco à saúde do consumidor. E ressalta que se os supermercados querem vender remédios, eles podem abrir farmácias.

Para o bioeticista da Universidade de Brasília, Volnei Garrafa, a aprovação da venda de remédios fora da farmácia é um “retrocesso”. Ele diz que em países com sistema de saúde rigoroso, como alguns na Europa, as vendas são nas farmácias, que contam com farmacêuticos o tempo todo.

Para ele, a medida foi “importada” de países como os EUA, que permitem a venda de medicamentos sem prescrição em supermercados.

Na opinião do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, a liberação representa uma “irresponsabilidade”. Jorge João afirma que o Brasil já tem um dos mais altos índices de automedicação do mundo. Com certeza, essa medida só irá agravar esse quadro.

Segundo ele, a quantidade de vítimas de intoxicações e efeitos adversos de medicamentos não recomendados pode aumentar perigosamente.

Fonte SaudeWeb

Consumo de sucos de fruta pode causar obesidade e hipertensão

Bebidas de maçã e de pêra são as que mais fazem mal à saúde

Encontrar pessoas que pensam em ganhar saúde, trocando o velho e manjado açúcar pela moderna frutose é muito comum. Mas, mesmo que isso pareça estranho, trocar o açúcar por frutose pode ser um erro. Há muitos anos tenho orientado meus pacientes a reduzir o consumo de frutas, especialmente em sucos naturais, que necessitam de uma grande quantidade de frutas para encher um copo.

O açúcar que contem a frutose causa obesidade, hipertensão, diabetes e outros problemas. O dr. Richard Johnson, da Universidade do Colorado, EUA, autor do livro Sugar Fix, afirma que suco de fruta é tão prejudicial à saúde quanto bebidas à base de cola, como os tão temidos refrigerantes.

Por isso, substituir açúcar por frutose não é uma boa troca. Frutose aumenta os níveis de ácido úrico no sangue. Quando esse ácido é encontrado acima de 5 mg/dl na corrente sanguínea, é preciso ficar atento, por que isso pode ser um forte indício de futuros casos de hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal e obesidade. Reduza o consumo de frutose, especialmente se já tiver esses problemas ou estiver acima do peso. O cuidado também deve ser tomado com crianças que muitas vezes substituem a água por sucos.

Mas o consumo não exagerado de frutas, principalmente as ricas em vitamina C, é aceitável. Frutas ricas em vitamina C são poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose. Sucos de laranja ou grapefruit, por exemplo, são os melhores para consumo por serem ricos nesse tipo de vitamina. Do outro lado da tabela encontramos os sucos de pêra e maçã, que são ricos em frutose e pobres em vitamina C.

Antes de comprar produtos ditos mais saudáveis, leia sempre os rótulos de sucos industrializados e evite os de alta concentração de frutose de xarope de milho. Essas medidas podem ajudar você a ter uma alimentação mais saudável.

Fonte Minha Vida

Tendinite: inflamação nos tendões provoca dor e dificuldade dos movimentos

Sobrecarga e esforços repetitivos são as principais causas da doença



Fonte Minha Vida

Hábitos típicos da depressão podem piorar o quadro da doença

Isolamento social e pensamentos negativos afundam ainda mais o depressivo

A depressão está longe de ser um mal menor - pelo contrário, é uma doença séria que exige acompanhamento médico. A importância do tratamento foi reforçada com a divulgação do estudo "Health in Brazil" (Saúde no Brasil), publicado no periódico científico Lancet, no último dia 9 de maio. Um dos dados mais alarmantes dessa extensa pesquisa é o de que as doenças psiquiátricas, incluindo a depressão, têm diminuído a expectativa de vida do brasileiro mais do que doenças cardiovasculares, que ocupam o segundo lugar no ranking. Aparentemente silenciosa, a depressão é responsável por 19% dos anos a menos - junto a outros distúrbios psíquicos, como psicose e abuso do álcool -, enquanto problemas cardiovasculares foram responsabilizados por 13% desse retrocesso.

De acordo como a pesquisa, 18 a 30% dos brasileiros já apresentaram sintomas de depressão. Além disso, 10,4% dos moradores adultos da região metropolitana de São Paulo sofrem com a doença. Não é fácil lidar com a depressão, ainda mais quando sabemos que, em geral, o comportamento do paciente costuma enterrá-lo ainda mais no quadro. "O 'slogan' dele é 'não vejo saída, não tem solução'", explica a psicóloga e escritora Olga Tessari, de São Paulo. Confira a seguir quais são os hábitos mais nocivos ao tratamento da doença.

1. Isolamento social
É um dos principais comportamentos nocivos e pode variar de acordo com o nível da depressão. A psicóloga Aridinéa Vacchiano, do Rio de Janeiro, diz que, em casos de depressão leve, ainda há algum envolvimento e até mesmo vontade de superação. Em nível moderado, existe mais dificuldade em suportar a pressão, o que compromete o rendimento de sua produção e a clareza da percepção. Isso facilita o isolamento. Já na depressão severa, o depressivo pode sofrer até mesmo de amnésia e ilusões, chegando ao isolamento total.

Nesse último estado, o ciclo de pensamentos negativos se torna constante, podendo levar a pessoa até mesmo ao suicídio. Aqui, familiares e amigos são fundamentais para resolverem algo que está fora do alcance das mãos do depressivo: sua recuperação. O convívio social tem papel importantíssimo, já que tornará menos frequente essas ideias ruins.

A dica da psicóloga Olga Tessari é chamar a pessoa para fazer coisas que a agradem. Brigas frequentes em casa ou a obrigação de ter que fazer algo que não gosta diminui ainda mais a autoestima do portador da depressão, piorando o quadro da doença.

Ao mesmo tempo, a ajuda médica jamais deve ser esquecida. "A depressão provoca desequilíbrio na produção de algumas substâncias e precisa de medicação para restabelecer essa produção, alem de terapia, que tratará das causas da doença", esclarece Olga.

2. Compulsão por álcool e comidas gordurosas
Quando o depressivo não encontra solução de seus problemas em lugar algum, ele pode recorrer à garrafa de álcool mais próxima, com a promessa de fugir da realidade por alguns instantes. Segundo a neuropsicóloga Evelyn Vinocur, do Rio de Janeiro, o álcool é um grande depressor do sistema nervoso central (SNC), que leva o consumidor ao estado de euforia inicial com relaxamento. No entanto, depois que o efeito passa, a sensação de que nada tem solução retorna.

Outro comportamento perigoso é a compulsão alimentar, que também aparece como tentativa de escapar do sofrimento e suprir necessidades afetivas, seja com doces, refrigerantes, frituras ou outros alimentos gordurosos. "É uma carência, mas, como essa forma de substituir o afeto não é preenchida emocionalmente, a pessoa repete a compulsão, que passa a ser um círculo vicioso", conta a psicóloga Aridinéa Vacchiano.

3. Automedicação com antidepressivos e ansiolíticos
Embora a medicação seja tarja preta, ou seja, altamente restrita, são comuns os casos de auto-medicação entre depressivos. Os comprimidos - antidepressivos, fórmulas para emagrecer e calmantes -, podem vir de familiares, vizinhos, ou até mesmo de uma compra ilegal. "Alguns ingerem em torno de 20 a 40 comprimidos de uma só vez, em uma tentativa impensada de parar de sofrer", exemplifica a neuropiscóloga Evelyn Vinocur. Atitudes como essa, segundo a psicóloga Olga Tessari, podem piorar o quadro de prostração do depressivo.

Antidepressivos também podem ter efeitos devastadores em pessoas que apresentam quadro de depressão bipolar. Essa depressão representa uma fase característica do portador do transtorno bipolar, que varia entre a fase de euforia e a de depressão, conta o psiquiatra Max Fabiani, da Clínica Conviver, de São Paulo.

Evelyn completa, dizendo que a medicação pode causar a chamada "virada maníaca", onde, segundo Fabiani, o paciente tem uma drástica mudança de estado. "Nestes casos, o uso do antidepressivo só pode ser feito junto com um estabilizador de humor ou antipsicóticos de última geração", adiciona a neuropsicóloga.

4. Abandono do tratamento
Mesmo depois de procurar o tratamento médico, a batalha não está vencida. Isso porque, explica o psiquiatra Max Fabiani, a perda de ânimo é tamanha que até a medicação pode ser abandonada. Outro desestímulo é a mudança frequente de medicações que acontece no começo do tratamento. Quando isso acontece, os sintomas voltam ainda mais fortes. Em casos de depressão leve a moderada, o quadro de isolamento social piora e a pessoa tende a se tornar mais irritadiça.

"O abandono é muito complicado, pode agravar ainda mais o quadro e, nisso, angústia se torna tão forte que a pessoa realmente quer se matar", alerta Fabiani. Ele conta que, em sua experiência em clínicas psiquiátricas, pôde observar que o suicídio é, de fato, recorrente em pacientes que abandonam o tratamento.

A ajuda que pode ser dada por quem está próximo ao depressivo nada tem a ver com estímulos como "Força, não se deixe dominar!" ou "Saia dessa cama!". "É um distúrbio grave e sério, e o tratamento deve ser incentivado", justifica o psiquiatra. Segundo ele, o que pode ser feito é o acompanhamento nas consultas, de forma que a pessoa se sinta estimulada a continuar o tratamento.

5. Sedentarismo
A atividade física é uma importante arma contra qualquer tipo de desânimo, já que estimula a produção de substâncias ligadas à felicidade, a serotonina e dopamina. O grande problema, em casos de depressão, é tirar o doente de seu estado letárgico.

O depressivo, como explica a psicóloga Olga Tessari, está prostrado, sem vontade de fazer nada. "O corpo fica cansado, as 'pernas parecem chumbo', e a vontade de deitar e ficar em casa aumenta", adiciona a neuropsicóloga Evelyn Vinocur. Portanto, para que o depressivo pratique alguma atividade física, ele precisará de ajuda médica ou um incentivo emocional.

6. Você mesmo
O pior inimigo do depressivo pode ser ele mesmo. Pensamentos como "não adianta" ou "não tem solução" não irão parar sozinhos. Pelo contrário, aumentarão, conforme a pessoa se afunda na depressão. Por isso, mesmo que o doente não assuma essa maneira que se sente, é importante que familiares e amigos estejam atentos aos seus sintomas.

"Uma série de sinais fazem você perceber se a pessoa não está bem, antes da depressão propriamente dita. Se ela anda irritada, foge de muita alegria, evita o contato social, reclama muito e tem dificuldade pra acordar de manhã, são sinais de que tem algo errado", enumera a psicóloga Olga Tessari. Insatisfação, insônia, alteração do apetite, falta de energia, fadiga, diminuição do desejo sexual, lentidão ou agitação excessiva, perda ou ganho de peso são outros indicativos que apontam para a depressão, segundo a psicóloga Aridinéa Vacchiano.

Você desconfia que algum querido seu esteja com depressão? Ajude-o! Faça-o rir, leve-o pra passear, incentive o tratamento. E o mais importante: não o julgue. "Tão logo ele melhore, ele vai ser o primeiro a querer sair e curtir a vida", conclui a psicóloga Evelyn Vinocur.

Fonte Minha Vida

Uso de analgésicos sem receita aumenta chances de câncer no rim

Automedicação mata por volta de 20 mil pessoas por ano no Brasil

O uso prolongado de analgésicos anti-inflamatórios sem consulta médica pode aumentar em até 50% o risco de câncer no rim, diz um estudo feito em conjunto por cientistas da Universidade de Harvard e da Oregon Health and Science University's (EUA). Segundo os pesquisadores, tanto homens quanto mulheres sofrem o mesmo risco.

Durante o estudo, foram analisados os históricos médicos de mais 77 mil mulheres e 50 mil homens, que já haviam usado analgésicos. A pesquisa observou que as pessoas que usavam constantemente, por mais de 16 anos, analgésicos chamados de nosteroidais, também conhecidos pela sigla NSAID, tinham em média 51% mais chances de desenvolver câncer de rim.

Os cientistas não sabem ao certo por que isso ocorre, mas garantem que o uso de analgésicos é totalmente seguro se for seguida a prescrição médica, e que pessoas que estão usando esse tipo de remédio sob aconselhamento de um profissional não devem interromper o tratamento. Para eles, o real problema é que os pacientes acham que a automedicação com analgésicos não traz efeitos colaterais.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem por ano no país vítimas da automedicação. A maior incidência de problemas relacionados à prática está ligada à intoxicação e às reações de hipersensibilidade ou alergia.

Perda de audição
Além do aumento nas chances de câncer, o uso indiscriminado de analgésicos pode prejudicar outras funções do corpo. Um estudo recente, publicado no American Journal of Medicine, concluiu que o uso regular de alguns tipos de analgésicos, como a aspirina e o acetaminofen (substância que compõe analgésicos como o Tylenol) pode provocar a perda parcial e, em casos extremos, total da audição em homens, especialmente naqueles com idade inferior a 60 anos. Para chegar a esses resultados, a pesquisa acompanhou 26 mil homens ingleses, durante 18 anos.

Para investigar a relação entre uso de analgésicos e a perda auditiva, os pesquisadores definiram como uso regular o hábito de tomar medicamentos pelo menos duas vezes por semana. As conclusões foram que em relação à aspirina, o risco de perder a audição é 33% maior em homens com menos de 59 anos de idade. Entretanto, o mesmo risco não foi observado nos homens acima de 60 anos. Muitos desses homens consomem aspirina regularmente para prevenir doenças cardiovasculares, tendo em vista que essa substância é considerada um anticoagulante do sangue.

De acordo com o otorrinolaringologista Luciano Neves, os ouvidos são realmente muito sensíveis e há remédios que podem apresentar substâncias ototóxicas (que atacam e degeneram as células ciliadas do ouvido, responsáveis por criar os impulsos nervosos lidos pelo cérebro como sons). Além dos analgésicos, antibióticos são inimigos do ouvido e o médico recomenda: "só utilize medicamentos recomendados pelo seu médico e, caso sinta o ouvido tampado ou com ruído, entre em contato com um especialista para saber se você pode cortar o medicamento", diz o médico.

Fonte Minha Vida

Automedicação: Você está exagerando no uso de remédios?

A simples automedicação para dor de cabeça pode detonar a sua saúde

O Supremo Tribunal Federal aprovou uma medida provisória, no dia 25 de abril, que libera a venda de remédios que não precisam de receita médica em supermercados, armazéns e empórios. O médico imunologista Mauro Martins Teixeira, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) alerta para os perigos desse projeto. "Vejo essa decisão com muito receio, já que a disparidade socioeducacional brasileira é muito grande, o que aumenta as chances de erros ao se automedicar."

O especialista chama atenção ainda para as estatísticas dos Estados Unidos - onde remédios sem prescrição são vendidos em supermercados -, que indicam que as maiores taxas de morte por envenenamento acontecem por uso abusivo do paracetamol, medicação que não precisa de receita.

Fonte Minha Vida

Até que ponto o computador é o culpado pelos seus problemas de visão?

Se você está procurando a causa da irritação nos olhos, o suspeito óbvio pode não ser o culpado

Recentemente, o cofundador do Twitter, Christopher Isaac "Biz" Stone enviou uma mensagem para aqueles que ficam navegando pela "sua rede social" por horas a fio: "Isto não é saudável." Stone diz que as pessoas devem visitar o seu site, que é muito popular, mas não devem dedicar suas vidas a ele. Além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente da tela do computador, olhando para ela, a afirmação de Stone carrega mais peso: os nossos olhos podem ser prejudicados também.

Alguns especialistas concordam, mas dizem que a tela do computador pode não ser realmente o causador do dano. Embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os usuários de computador, muitas vezes, se queixam de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focalizar. Esses sintomas, no entanto, não são causados pela tela do computador em si, mas sim pelas condições que cercam a tela do computador.

É preciso prestar atenção na iluminação inapropriada do ambiente onde o computador está localizado, na colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo na escolha inapropriada dos móveis que abrigam o computador, o que pode causar os sintomas acima mencionados, depois de olharmos para a tela do computador durante um longo tempo.

Cansaço muscular
Nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo. Quando eles se tornam fatigados, os olhos podem se sentir desconfortáveis, podem surgir dores e a visão pode começar a ficar borrada.

Mas se a sua profissão exige que você olhe para a tela do computador durante grande parte do dia, existem medidas que podem prevenir a irritação dos olhos. A cada 20 minutos de trabalho, você deve desviar o seu olhar da tela para um objeto a 20 metros de distância por 20 segundos.

O tamanho da tela do computador também é algo muito importante. Telas de LCD podem causar menos fadiga ocular do que as telas mais antigas. E ajustar o tamanho do texto para conseguir mais conforto visual também pode ajudar.

Fonte Minha Vida

Propagandas antigas: Anti-Epilético Braga

Funcionários do Hospital das Clínicas vão aderir à greve dos servidores da saúde nesta quinta-feira

Segundo sindicato, cerca de 30% dos funcionários devem manter serviços essenciais

Os funcionários do HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo decidiram aderir à greve dos servidores públicos da saúde a partir das 7h desta quinta-feira (3). Parte da categoria está paralisada desde o último dia 13 em protesto por aumento salarial e melhores condições de trabalho.

De acordo com o SindSaude (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo), os funcionários vão se reunir na manhã desta quinta-feira em frente ao prédio dos ambulatórios com carros de som e panfletos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (2), em uma assembleia de funcionários na praça Central do HC.

Ainda segundo a entidade, a paralisação está prevista para todos os setores do hospital, mas cerca de 30% dos funcionários devem ser escaladas para manter os serviços essenciais, como triagens, consultas em caráter de urgência e emergências médicas.

O SindSaúde informou ainda que haverá uma nova assembleia na próxima terça-feira (8).

Fonte R7

Problemas da vida sedentária

Fumo, sedentarismo e bebidas alcoólicas aumentam o risco de derrame

Cientistas aconselham exercícios físicos e alimentos saudáveis

Fumo, falta de atividade física e alimentação desequilibrada são os principais fatores de risco para o derrame. A conclusão é de um estudo liderado pela Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha. O derrame acontece quando há o rompimento de uma artéria que irriga o cérebro. Isso faz com que se dê a interrupção do fluxo de oxigênio para o cérebro, podendo danificar certos órgãos do corpo. O sangramento dessa artéria rompida também aumenta a pressão sanguínea dentro do crânio e danificando o cérebro.

Os sintomas do derrame são dores de cabeça repentinas, tontura, problemas de visão, vômito e paralisia de um lado do corpo. Os cientistas envolvidos na pesquisa aconselham não só a prática de atividades físicas como exercícios aeróbios que facilitam a queima de gordura e a circulação do sangue. A ingestão de alimentos saudáveis também é fundamental. Frutas e verduras devem ser consumidas em até cinco porções por dia.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Santo Expedito do Sul – RS

Está aberto mais um concurso público no Estado do Rio Grande do Sul, desta vez, trata-se do município de Santo Expedito do Sul, que dista 390 km até a capital estadual. O concurso público visa o preenchimento de 34 vagas para cargos que exigem os níveis fundamental, médio e superior. As vagas de acordo os cargos são as seguintes:
Nível Fundamental:
Agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, borracheiro, motorista, operador de máquinas e equipamentos rodoviários, servente de escola, vigilante.
Nível Médio e Técnico:
Auxiliar de creche, educadores sociais, fiscal, oficial administrativo, técnico agrícola, tesoureiro.
Nível Superior:
Assistente Social, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Oficial de Controle Interno, Operador do SIM, Psicólogo.
Salário:
Os vencimentos serão subordinados ao cargo que se exerce e variam entre as cifras de R$ 635,00 a R$ 2.680,00. A jornada de trabalho varia entre 12 e 40 horas semanal.
Inscrições:
As inscrições poderão ser efetuadas através do site da organizadora no endereço eletrônico: http://www.pontuaconcursos.com.br/. O prazo para a realização das inscrições compreende os dias 01 a 05 de maio de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para nível fundamental de R$ 40,00 para nível médio e de R$ 100,00 para nível superior.
Provas:
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva de caráter eliminatório e classificação que conterá questões de múltipla escolha. A data prevista para que estas provas sejam aplicadas é o dia 27 de maio de 2012. O local e horário da realização das provas será divulgado por intermédio de editais a serem disponibilizados no site da organizadora e no mural da prefeitura. Haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e prova prática para cargos de operador de máquinas e motorista.
Gabarito:
Os resultados parciais do gabarito serão divulgados no primeiro dia útil após a prestação das provas. O gabarito estará disponível através do site da organizadora e no mural da prefeitura.
Validade:
Este concurso será válido durante 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Capinzal - SC

A Prefeitura de Capinzal, localizada 442 km da capital, Santa Catarina, publicou edital para realização de concurso público visando preencher 57 vagas mais formação de cadastro de reserva de servidores em caráter efetivo do quadro  permanente de pessoal do poder executivo municipal. O salário é de até R$ 5.500,00 e carga horária de 10, 20 e 40 horas semanais.
Serão reservadas 5% das vagas para os candidatos portadores de necessidades especiais, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que o candidato seja portador.
Cargos: Agente de Serviços Gerais, Agente de Trânsito e de Defesa Civil, Auditor Fiscal Tributário, Bibliotecário, Biólogo, Controlador Interno, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Informática, Técnico Agrícola, Fiscal de Obras e Posturas, Motorista de Ônibus do Transporte Coletivo, Auxiliar de Contabilidade, Tesoureiro, Fonoaudiólogo, Contador, Engenheiro Civil e Professor.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 25 de maio de 2012 (inclusive aos sábados) no andar térreo do Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, sito à Rua Carmelo Zocolli, 155 - centro, Capinzal/SC.
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental e médio) e R$ 50,00 (nível superior).

Prova

As provas objetiva serão realizadas na Escola Municipal Viver e Conhecer, sito à Rua Grácia Gramazzio Pereira de Lima, Capinzal/SC, na data provável de 10 de junho de 2012 cujos horários serão divulgados após a homologação das inscrições, no mural público do centro administrativo municipal e através do site http://www.capinzal.sc.gov.br/.
O gabarito oficial referente à prova objetiva será divulgado a partir das 9:00h do primeiro dia útil subsequente à realização da referida prova no endereço eletrônico http://www.capinzal.sc.gov.br/ e no mural público do centro administrativo municipal.
As provas práticas serão realizadas, provavelmente, no dia 13 de junho de 2012, com início às 8:00h, sendo que nesta data e horário os candidatos deverão se apresentar na Secretaria de Infraestrutura, localizada no Acesso Cidade Alta, 1909 - Bairro São Cristóvão, Capinzal/SC para encaminhamentos.

Validade

A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da administração municipal.

Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT) abre processo seletivo

Encontra-se em aberto o período de inscrições para o processo seletivo que provê vagas no quadro de funcionários da prefeitura do município de Chapada dos Guimarães, Estado do Mato Grosso. As vagas destinam-se ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, sendo que às vagas oferecidas totaliza o número de 14 contratações efetivas, segundo regimento da CLT. Destas vagas, 05% reservam-se aos portadores de necessidades especiais. O vencimento inicial é de R$ 622,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial diretamente nas instalações da Biblioteca Municipal, sita a Rua Quinco Caldas, s/n, Centro, Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, no período que compreende os dias 02 a 18 de maio de 2012.
Todos os interessados deverão realizar prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório a realizar-se na data de 27 de maio de 2012 a partir das 08 horas nas dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato, sita à Rua Antônio Militão, número 103, bairro Santa Cruz, Chapada dos Guimarães.
Os resultados parciais serão divulgados no dia 29 de maio de 2012 através de editais afixados na prefeitura e no endereço eletrônico: http://www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br/. Haverá ainda prova de entrevista individual a realizar-se no dia 06 de junho de 2012 nas instalações da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Santo Antônio, nº 166, Bairro Centro.
A validade deste processo seletivo será de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso UFTM 2012

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está com inscrições abertas para o concurso público 37/2012. O objetivo é a contratação de 23 profissionais para o cargo técnico-administrativo em Educação de níveis fundamental, médio e superior. Salários vão até R$ 2.989,33.
Cargos
-Ensino Fundamental: Auxiliar em Administração;
-Ensino Médio: Técnico de Laboratório na área de Histotecnologia e Técnico em Eletricidade;
-Ensino Superior: Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Geólogo, Odontólogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo com formação em Ciências Exatas.
Inscrições e Taxas
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico: (http://www.uftm.edu.br/, até o dia 20 de maio de 2012.
A taxa de inscrição será de R$ 60,00 para cargos de nível de classificação C, R$ 70,00 para cargos de nível de classificação D e R$ 80,00 para cargos de nível de classificação E.
Provas, Gabaritos e validade
As provas serão aplicadas nas datas previstas de 03 e 17 de junho de 2012. As informações de realização das provas estarão disponíveis no site oficial da UFTM (http://www.uftm.edu.br/. Os gabaritos serão publicados nas datas previstas de 03 e 17 de junho de 2012, a partir das 17h.
O concurso terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Videira - SC

Foi divulgado edital Nº. 001/2012  para realização de concurso público da Prefeitura de Videira, Estado de Santa Catarina. O concurso de Videira destina-se ao preenchimento de 180 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 660,11 e R$ 3.419,64, com carga horária de 40 horas semanais.
Serão reservadas vagas aos candidatos com necessidades especiais, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores, na proporção de 5% das vagas previstas.
Cargos
Advogado, Agente Administrativo, Agente de Pavimentação Pública, Agente Social, Analista de Atividades Turísticas e Culturais, Analista de Recursos Humanos, Arquiteto e Urbanista, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional, Bibliotecário, Bioquímico Farmacêutico, Borracheiro, Carpinteiro, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Especialista em Museologia, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos Municipais, Fisioterapeuta, Instrutor de Capoeira, Instrutor de Dança, Instrutor de Teatro, Marceneiro, Monitor de Oficina de Violino, Monitor de Oficina de Violoncelo, Motorista, Operador de Máquinas e Equipamentos para Obras de Pavimentação, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira, Escavadeira Hidráulica e Pá Carregadeira, Operador de Trator Esteira, Operador de Trator de Pneus, Máquinas de Varrição e Capina Mecânica, Pedreiro, Pintor Letrista, Professor, Soldador Mecânico, Técnico de Agrimensura, Técnico Eletricista, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Vigilância Sanitária e Técnico em Enfermagem.
Inscrição
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico http://www.intelectussc.com.br/, até o dia 28 de maio de 2012.
Para os candidatos que não possuem acesso a internet será disponibilizado um posto de atendimento situado na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, na Rua Campos Novos, nº 135, bairro Matriz de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 60,00.
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva, prova de aptidão física e prova prática.
A prova  objetiva está prevista para 10 de junho de 2012, em local e horário a serem divulgados juntamente com a homologação das inscrições, a partir do dia 08 de junho de 2012.
O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização das provas  objetivas, a partir das 21:00h, no site da Prefeitura de Videira - http://www.videira.sc.gov.br/ e no site da Empresa Intelectus - http://www.intelectussc.com.br/.
A prova de aptidão física e prática serão realizadas na data provável de 17 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 15 de junho de 2012.
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, a partir da data de publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério da administração pública municipal de Videira.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Travesseiro - RS

A Prefeitura de Travesseiro, Estado do Rio Grande do Sul, abre inscrições para preenchimento de 02 vagas nos cargos de Farmacêutico e Monitor de Educação Infantil.

O salário oferecido aos aprovados variam de R$ 1.184,00 a R$ 2.368,00, em jornadas de 30 e 40 horas semanais.

As inscrições serão recebidas até o dia 11 de maio de 2012, na Prefeitura Municipal, durante o horário de expediente da mesma, das 08:00h às 11:30h e 13:30 às 17:00 h. O Candidato poderá imprimir a ficha de inscrição, disponível no site: www.travesseiro.rs.gov.br preenchê-la e anexar cópia do documento de identificação e comprovante do pagamento da taxa de inscrição para ser entregue na Prefeitura Municipal de Travesseiro.

A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para o cargo de Monitor de Educação Infantil e de R$ 100,00 para o cargo de Farmacêutico.

As Provas Escritas de todos os Empregos serão realizadas na data provável de 26 de maio de 2012, nos horários especificados no item 1.1 deste edital e nos locais definidos através de Edital, por ocasião da homologação das inscrições, devendo os candidatos estar no local 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para seu início, munidos da Ficha de Inscrição e documento de identificação com foto, e caneta azul ou preta, vedado o ingresso na sala para a realização da prova, quem não portar dos documentos acima relacionados.

O prazo de validade da seleção será de até 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Narandiba – SP abre Processo Seletivo

Encontra-se em aberto o período de inscrições para o processo seletivo que provê vagas no quadro de funcionários da prefeitura do município de Narandiba, Estado de São Paulo. As vagas destinam-se ao preenchimento de cadastro reserva em diversas áreas de atuação, sendo que o nível de instrução para às vagas oferecidas abrangem fundamental, médio e superior. O vencimento inicial varia de acordo o cargo e a maioria é estipulada por hora de trabalho ou plantão.
As vagas disponíveis são para os cargos de atendente, cirurgião dentista, fisioterapeuta, médico, médico plantonista, monitor de costura, motorista.
As inscrições poderão ser realizadas pela internet no endereço eletrônico: http://www.cematconcurso.com.br/. Haverá a opção de inscriçãopresencial diretamente nas instalações do ACESSA SÃO PAULO, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, localizado à Rua Vereador Antônio Camilo Nogueira, nº 438, na cidade de Narandiba, São Paulo. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 45,00. O período para se inscrever encerra-se no dia 11 de maio de 2012.
Todos os interessados deverão realizar prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório a realizar-se na data de 27 de maio de 2012, domingo, a partir das 09 horas nas dependências da Escola Municipal vereador Edson de Oliveira Garcia, sita à Avenida Francisco Rodrigues de Lima, nº 31, Centro.
Os resultados parciais serão divulgados no primeiro dia útil após a aplicação das provas através de editais afixados na prefeitura e no endereço eletrônico: http://www.cematconcurso.com.br/.
A validade deste processo seletivo será de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Lindóia do Sul - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Lindóia do Sul, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou extrato do edital Nº. 6/2012 para realização de processo seletivo. A seleção é destinada ao preenchimento de vagas para Agente Comunitário de Saúde da Estratégica Saúde da Família - ESF, junto à Unidade de Saúde do Município de Lindóia do Sul/SC.

As inscrições estarão abertas nos dias 03 e 04 de maio de 2012, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, na recepção do Centro Administrativo, situado na Rua Tamandaré, 98, centro, Lindóia do Sul/SC.
As vagas são para suprir a necessidade do Programa Saúde da Família - PSF, na micro-área 08.
Maiores informações na Prefeitura de Lindóia do Sul/SC.

Concurso Prefeitura e Câmara de Cordeiro (RJ)

A Prefeitura e Câmara de Cordeiro, Estado do Rio de Janeiro, através da execução técnica - administrativa do Instituto Nacional de Concurso Público - INCP, divulgou edital N° 01/2012 de concurso público para provimento de 40 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.800,00, por carga horária de 20 e 40h semanais.
Cargos da Prefeitura
Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Médico ESF, Enfermeiro ESF, Dentista ESF, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Médico Ortopedista, Médico Ginecologista, Médico Generalista, Médico Pediatra e Médico Cardiologista.

Cargos da Câmara
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo e Técnico de Contabilidade.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 16 de maio de 2012, no site www.incp.org.br, ou na Câmara Municipal de Cordeiro, Av. Presidente Vargas, 42, Centro Cordeiro/RJ, das 10 às 16 horas (exceto sábados, domingos e feriados).  As taxas variam de R$ 39,00 R$ 42,00 e R$ 57,00.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas na data prevista de 03 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados, no endereço eletrônico http://www.incp.org.br/. Os gabaritos serão publicados provavelmente no dia 04 de junho de 2012.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério do chefe do poder executivo e do legislativo, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não nomeados.

Edital / Publicações

UEM divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Maringá - UEM, Estado do Paraná, lança edital Nº. 105/2012-PRH de processo seletivo para contratações temporárias na função de Médico, nas seguintes áreas de atuação: Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Diagnóstico por Imagem, Ginecologia e Obstetrícia, Neurocirurgia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Terapia Intensiva Neonatal e Terapia Intensiva Pediátrica para atender ao excepcional interesse público. São ofertadas 26 vagas com salário de até R$ 3.398,98.
As inscrições, no valor de R$ 47,00, serão realizadas no período compreendido entre à s 8 horas do dia 15 até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de maio de 2012, somente via internet, no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
A ficha de inscrição é documento de apresentação obrigatória e deverá ser entregue anexa aos títulos apresentados pelo candidato para a avaliação de currículo e títulos.
Os títulos deverão ser entregues no período de 15 a 28 de maio de 2012, exceto sábado e domingo, no horário das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30, na Divisão de Recrutamento e Seleção, no bloco 104, sala 28 no câmpus Universitário, Avenida Colombo, nº 5790, CEP: 87020-900, Maringá-PR.
No dia 05 de junho de 2012 o resultado da avaliação de currículo e títulos será disponibilizado no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
O resultado final será divulgado no dia 12 de junho de 2012, no endereço eletrônico - www.uem.br/concurso e no mural da Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, localizada na Av. Colombo, 5790, bloco 104, Maringá-PR.
A validade do processo seletivo será de 12 meses, a serem contados da data de publicação do resultado final no suplemento de concursos do Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Presidente Nereu (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, através da Exata GG, lançou edital para realização de processo seletivo promovendo 02 vagas mais formação de cadastro reserva de nível médio e superior . Os salários vão até R$ 5.155,65, em carga horária de 20 e 40h semanais.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas presencialmente ou via Correios, na Prefeitura Municipal de Presidente Nereu, sito à Praça Leão Dehon, 50, Centro, Município de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, no horário das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 16 de maio de 2012.

Taxas
- R$ 50,00, para os candidatos aos cargos de Odontólogo e Professor;
- R$ 30,00, para os candidatos ao cargo de Técnico em Enfermagem.
Provas
As provas serão realizadas nas dependências da Escola Municipal Vereador Jaime Gilli, sita à Rua Roberto Jungklaus, Centro, Município de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, no dia 17 de junho de 2012, iniciando às 09h e terão duração de 03 (três) horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma.
Gabaritos

O gabarito provisório será divulgado 01 dia após a realização das provas e o resultado de classificação final será divulgado no prazo máximo de 30 dias contados da data de realização das provas, ambos publicados no mural de publicações e no site da Prefeitura Municipal de Presidente Nereu.
Validade

O prazo de validade do processo seletivo simplificado N.º 002/2012 será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

FUNESA - SE abre processo seletivo

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) abre processo de seleção simplificado para contratação de Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e odontólogos especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, que deverão trabalhar nas unidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

As inscrições devem ser feitas no período de 2 a 7 de maio de 2012. Para os ASBs são duas vagas para Propriá,  quatro para Tobias Barreto e uma para o município de Boquim. Para odontólogos a seleção é para formação de cadastro de reserva.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar formulário constante do anexo II do Edital devidamente preenchido e assinado, e cópia simples (acompanhada dos originais) dos documentos constantes no Edital.

O processo seletivo ocorrerá por meio de análise de currículo. Os critérios de avaliação pontuarão: experiência na área e qualificação técnica à vaga ou a inserção no cadastro que pleiteia, conforme anexo IV do Edital. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de maio de 2012.
O prazo de validade deste processo seletivo será de 12 meses, contados da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

Informações adicionais referentes ao presente processo seletivo poderão ser obtidas no site http://www.funesa.se.gov.br/ ou http://www.ses.se.gov.br/, ou em horário comercial através dos telefones (79) 3205-6416/ 6423.

Auxiliar de Saúde Bucal

Para o cargo de ASB os interessados deverão se inscrever diretamente na unidade do CEO que pleiteia a vaga. É necessário que os candidatos tenham o ensino médio ou técnico equivalente, reconhecido pelo Ministério da Educação, acrescido de curso de auxiliar de saúde bucal (antigo auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dentária), reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). Além disso, é desejável que os candidatos morem nos respectivos municípios ou em localidades próximas.

Odontólogo especialista

No caso dos odontólogos especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, as inscrições devem ser feitas na sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), situada na avenida Carlos Burlamarqui, 514, centro de Aracaju. É necessário que os candidatos tenham diploma, devidamente registrado, de curso superior de graduação em Odontologia, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura, e especialização em Bucomaxilofacial e registro no conselho de classe (CRO).

Endereços para inscrição:

Cirurgião bucomaxiolofacial
ETSUS - Avenida Carlos Burlamarqui, 514, centro – Aracaju

Auxiliares de Saúde Bucal (ASB)
CEO de Propriá - Avenida Juvêncio de Brito, S/N, Bairro Remanso - Propriá
CEO de Tobias Barreto – Rua Itabaianinha, nº 789, Bairro Santos Dumont - Tobias Barreto
CEO de Boquim - Av. Joaquim Macedo nº07, Centro – Boquim

Prefeitura de Tefé (AM) abre processo seletivo

A Prefeitura de Tefé, Estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Saúde, avisa a todos os interessados que já se encontram abertas as inscrições do processo seletivo para admissão de profissionais de nível fundamental, médio/técnico e superior, a fim de suprir o quadro de pessoal em regime de  contratação temporária e cadastro de reserva para atuação nos Programas de Saúde, criados pelo Ministério da Saúde e implementados pelo município.
Ficam reservadas 5% do total das vagas aos portadores de necessidades especiais.
As inscrições serão realizadas, gratuitamente, até o dia 07 de maio de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Marechal Deodoro. nº.667, bairro Centro, município de Tefé,  das 08:00hs às 12:00 e das 14:00hs às 17:00hs.
O processo seletivo será constituído de análise de curriculum vitae e títulos.
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado, a critério da administração, uma única vez por igual período

Prefeitura de Iguaraçu - PR lança edital de concurso público

Estão abertas as inscrições para concurso público (edital n° 001/2012) da Prefeitura de Iguaraçu, no Estado do Paraná. O certame prevê 04 cargos de níveis médio/técnico e superior, sendo a faixa salarial oferecida entre R$ 724,35 e R$ 1.721,80, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As chances são para os cargos de Almoxarife, Enfermeiro, Instrutor de Projetos e Técnico em Contabilidade.

As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração com firma reconhecida em cartório) na sede da Prefeitura do Município de Iguaraçu, sito à Rua Otávio Pedro da Silva, 294, centro, até o dia 16 de maio de 2012 (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário das 08:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo.

A prova escrita será aplicada no dia 03 de Junho de 2012, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 04 de maio de 2012, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Iguaraçu, disponibilizado no Site (http://www.klcconcursos.com.br/) e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

A validade do Concurso Público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Serra - ES abre vagas para Médicos

A Prefeitura de Serra, Estado do Espírito Santo, divulgou edital de processo seletivo destinado a formação do cadastro de reserva (CR) e a Contratação Temporária de 27 vagas de profissionais Médicos. Os salários são de até R$ 8.893,80, mais auxílio alimentação mensal no valor de R$ 250,00, em carga horária de 20 a 40h semanais.
As inscrições serão realizadas até o dia 04 de maio de 2012, no site http://www.app.serra.es.gov.br/.
A seleção será realizada em etapa única, que é a prova de títulos. A divulgação do resultado parcial ocorrerá até 14 de maio de 2012 e será publicado no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra, http://app.serra.es.gov.br/ no link concursos Edital nº.002/2012, contendo a listagem dos candidatos deferidos e indeferidos, bem como o período para Recursos à Comissão sobre o seu resultado.
O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Inês - PR

Com objetivo de preencher 18 vagas e cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, a Prefeitura de Santa Inês, cidade do Estado do Paraná, publicou o mais recente edital n° 001/2012 de concurso público.

Há oportunidades para os cargos de assistente social, fisioterapeuta, gari, lixeiro, médico, pedreiro, professor educação infantil, psicólogo, servente de pedreiro, técnico em cadastro e técnico em contabilidade.

Os salários propostos variam entre R$ 622,00 e R$ 5.790,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração) na sede da APMI de Santa Inês, sito a Rua General Osório, s/n, centro, até o dia 11 de maio de 2012, no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo, R$ 40,00 para cargo que exige o ensino fundamental, R$ 50,00 para cargo que exige o ensino médio/técnico e  R$ 100,00 para cargo que exige o ensino superior.

As provas serão aplicadas no dia 20 de maio de 2012, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 22 de maio de 2012, a partir das 13h00min., através de edital afixado na Prefeitura Municipal de Santa Inês, publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município e disponibilizado na página da empresa KLC – CONSULTORIA EM GESTÃO PÚBLICA LTDA (http://www.klcconcursos.com.br/).

A validade do Concurso Público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Barra do Piraí – RJ abre Processo Seletivo

A prefeitura do município carioca de Barra do Piraí está com processo seletivo em aberto com a finalidade de preencher 24 vagas de trabalho para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.
Cargos: Farmacêutico gerente, farmacêutico corresponsável, assistente de gestão, auxiliar de gestão, auxiliar de serviços gerais.
Salários: de R$ 630,00 e R$ 1.660,55 e jornada de 40 horas semanais.
Inscrições: por intermédio do endereço eletrônico http://www.ibam-concursos.org.br/, no período de 07 a 18 de maio de 2012. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 para o cargo de Farmacêutico Gerente e Farmacêutico Corresponsável, de R$ 50,00 para assistente de gestão e auxiliar de gestão e de R$ 25,00 para auxiliar de serviços gerais.
Prova:  será objetiva de caráter eliminatório e classificatório, agendada para 10 de junho de 2012. O local e horário para prestação da prova serão divulgados posteriormente.
Gabarito: disponibilizados a partir do primeiro dia útil após a aplicação das mesmas.
Validade do Processo Seletivo: de um  ano, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito de Barra do Piraí.

Edital / Publicações

UFAL abre inscrições para processo seletivo

Publicados os editais 038, 039 e 040/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 06 vagas para Professor na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. As seis oportunidade disponíveis são para Professor Visitante (Substituto, Adjunto ou Auxiliar) nas área de Geociências, Cálculo diferencial e integral - Álgebra Linear, Métodos Quantitativos, Histologia e Embriologia e Patologia. 
A jornada de trabalho dos contratados será de 40 horas e a remuneração poderá variar entre R$ 2.265,78 e R$ 7.333,67.

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos através do site http://www.copeve.ufal.br/, até às 17h do dia 09 de maio de 2012. As taxas serão de R$ 45,00 (Substituto e Temporário) e R$ 183,34 (Visitante).

As provas terão início em data provável de 22 de maio de 2012. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas será divulgado no site http://www.copeve.ufal.br/.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, sem prorrogação, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Itanhangá (MT) abre processo seletivo

O Município  de Itanhangá, localizado a 475 km da capital, Cuiabá, Estado do Mato Grosso, lançou edital de concurso publico que visa preencher 61 vagas em todos os níveis de escolaridade. O regime de trabalho para todos os cargos é de 20 a 40 horas semanais. A remuneração é de até R$ 11.449,00.
Das vagas oferecidas, 10% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Cargos: Assistente Social, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Professor, Agente Administrativo, Almoxarife, Arquivista de Documentos, Atendente de Biblioteca, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Controladoria, Fiscal Tributário, Monitor de Creche, Técnico Administrativo Educacional, Técnico de Enfermagem, Técnico em Operação e Monitoramento de Computadores, Técnico em Vigilância Sanitária, Topógrafo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Ambulância, Recepcionista, Telefonista, Auxilar de Serviços Gerais, Borracheiro, Eletricista, Gari, Guarda de Patrimônio, Lubrificador/Lavador, Mecânico de Máquinas e Veículos Leves/Pesados, Operador de Máquinas, Operador de Motoniveladora e Operador de Retro Escavadeira/Pá Carregadeira.
Inscrição: As inscrições serão realizadas até o dia 15 de maio de 2012, no site http://www.prismaconsultoria.net/ ou via presencial na sala de inclusão digital, Av. Rio Grande do Sul, s/n, centro de Itanhangá - MT, das 7h00min as 11h00min e das 13h00min às 17h00min (exceto sábados, domingos e feriados).
As taxas de inscrições são de R$ 30,00 e 40,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e R$ 80,00 (nível superior).
Prova: As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 03 de junho de 2012 no período matutino, das 0800h às 1100h, nas seguintes escolas: na Escola Municipal Paulo Freire, Rua Santo Antonio, s/nº, centro de  Itanhangá-MT, ou na Escola Estadual Bromildo Lawisch - Rua Primavera – s/nº, Bairro: Centro, Itanhangá-MT.
A  prova prática poderá ser realizada no mesmo dia de realização da prova objetiva.
Validade: O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério do Poder Executivo.

Edital / Publicações

Processo Seletivo Prefeitura de Vitória - ES

Com intenção de contratar profissionais de nível superior, a Prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo, abriu inscrições para processo seletivo. São oferecidas vagas para Cirurgões Dentistas com salários de até R$ 3.180,76, para jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Ficam reservadas 5% do total das vagas disponibilizadas para contratação temporária na função a ser ocupada, para os candidatos com deficiência, cujas atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência.
As inscrições serão realizadas no período de 08 a 10 de maio de 2012, na Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde (próximo ao Hospital São Lucas), situado na Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1.185, Forte São João/Beira Mar - Vitória/ES, das 09:00 às 17:00 horas.
O certame terá validade de 18 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério do Município.
Todas as informações oficiais serão publicadas em jornal local - coluna do Poder Executivo e divulgadas no site do Município - http://www.vitoria.es.gov.br/.

CRP 16ª Região (ES) abre processo seletivo

O Conselho Regional de Psicologia - 16ª Região - Espírito Santo – CRP16-ES, lançou processo seletivo com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidas 7 vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 747,00 e R$ 2.408,80, com carga horária de 40 horas semanais.
Aos portadores de necessidades especiais serão reservadas 5% das vagas na presente seleção pública, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a sua deficiência.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo, Assistente de Cobrança, Assistente de Compras, Assistente de Diretoria, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro e Psicólogo Técnico de Orientação, Fiscalização e Ética.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas até o dia 08 de junho de 2012, através do site http://www.quadrix.org.br/.
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 55,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Vitória (ES), considerando o horário local, preferencialmente no período vespertino, com data prevista para o dia 17 de junho de 2012 em locais que serão divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br/, e na confirmação de inscrição que será disponibilizada em 14 de junho de 2012.
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br/, no mesmo dia de realização da prova objetiva, a partir das 21 horas.

Validade

O processo seletivo será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Maripá – PR

Acaba de ser lançado edital que torna público a realização de concurso para provimentos de vagas no quadro de servidores do município de Maripá, Estado do Paraná. Estão disponíveis 08 vagas para cargos que abrangem os níveis fundamental, médio e superior.
Cargos: Agente comunitário de saúde, auxiliar de odontólogo, auxiliar de serviços gerais, médico generalista (20 e 40hs), médico ginecologista/obstetra (20 e 40hs), médico pediatra (20 e 40hs), vigia.
Vencimentos: oscilam entre as cifras de R$ 782,72 e R$ 9.282,56.
Inscrições: diretamente através do endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/, no período de 02 a 16 de maio de 2012 e mediante o pagamento de taxa entre R$ 30,00 e R$ 80,00, a depender do cargo.
Provas: os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório a serem realizadas em data, local e horário a ser divulgado no site da organizadora. Após a realização das provas serão divulgados os gabaritos, também no site.
Validade: será de dois anos, todavia, poderá sofrer prorrogação, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações