Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rio já registra nos quatro primeiros meses do ano mais da metade de todos os casos de dengue de 2011

Rio de Janeiro – O número de casos de dengue no município do Rio nos quatro primeiros meses do ano já chega a 75% de todas as notificações de 2011, quando foram registrados 78.861 casos da doença. De acordo com o balanço divulgado ontem (2) pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de infectados na capital fluminense, de janeiro a abril, está em 59.435 casos. Desse total, 945 foram registrados somente na semana passada.

“A gente está trabalhando com muita seriedade e cautela. A nossa expectativa é que no mês de maio, o número de casos comece a cair, isso porque as ocorrências de casos de dengue historicamente estão relacionadas às condições climáticas. Nós continuamos com o alerta máximo sobre o estado de epidemia na cidade”, disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Márcio Garcia.

Ele espera "que com a chegada do outono, o número de casos apresente queda, já que o alto índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se dá principalmente no verão".

O balanço aponta ainda, que os bairros de Bangu, Realengo e Campo Grande, na zona oeste da cidade, são os que mais registraram casos da doença na última semana, com 745 notificações, depois vem Madureira e adjacências com 55 casos.

Na semana passada, a secretaria confirmou uma nova epidemia de dengue na cidade. Ao todo já foram registradas 13 mortes em consequência da doença no estado, sendo 12 na capital fluminense e uma em Niterói, na região metropolitana do Rio. No mesmo período de 2001, 34 pessoas morreram. Já nas duas últimas epidemias, a doença matou na capital fluminense 62 pessoas, em 2002, e 140, em 2008.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, durante as dezessete semanas epidemiológicas de 2012, de 1º de janeiro a 28 de abril, foram notificados 76.064 casos suspeitos de dengue no estado do Rio. Os números não incluem o município do Rio de Janeiro, que divulga o seu balanço semanal separadamente.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário