Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Juventude brasileira já é vítima da hipertensão

Especialista em ortomolecular alerta sobre cuidados com a alimentação

No Brasil, houve um aumento de casos de hipertensão entre crianças e adolescentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), 30% dos brasileiros sofrem de hipertensão, sendo os jovens 3% deste grupo. A alimentação inapropriada - produtos industrializados, junk food e o sedentarismo são fatores que levam à doença. De acordo com cardiologista e professor ortomolecular Dr. Marcos Natividade, pais e jovens devem cuidar da alimentação como forma de prevenir e combater a hipertensão e doenças cardiovasculares.

"A substituição dos alimentos naturais por alimentos industrializados, ricos em sal e gordura, serve como 'porta de entrada' para hipertensão arterial. Os jovens precisam controlar esses fatores de risco. Também precisamos lembrar que os alimentos de hoje não possuem mais as mesmas quantidades de nutrientes que tinham na época dos nossos avós. Por isso, em muitos casos, a reposição de nutrientes é essencial para reequilibrar o organismo", afirma Dr. Marcos Natividade.

Os alimentos naturais e a comida caseira ainda são a melhor opção àqueles que desejam levar uma vida saudável, evitando que a hipertensão proporcione o surgimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo: derrames e infarto do miocárdio.

O Tratamento Ortomolecular busca equilibrar a ação dos nutrientes no corpo através do uso das moléculas corretas. Ou seja, quando o organismo recebe, armazena e distribui de maneira ajustada os nutrientes - aminoácidos, minerais, vitaminas, ganhando autodefesa contra o ataque de doenças. Na ausência de nutrientes ou caso não haja uma boa absorção, os efeitos são contrários e o organismo se torna "presa fácil".

"Para sabermos como está o paciente, utilizamos exames especializados, como a Avaliação Funcional onde é possível diagnosticar a causa da hipertensão e os tradicionais como de sangue, colesterol, entre outros. Com o resultado dos exames inicia-se o tratamento ancorado na tríade: reposição de nutrientes, mudança de hábitos alimentares e atividades físicas", explica Dr. Marcos Natividade.

A eficácia do tratamento depende, em grande parte, do esforço do paciente. "O tratamento ortomolecular não é milagroso", brinca o médico. "As melhoras podem ser notadas após uma semana, desde que haja comprometimento do paciente e acompanhamento médico especializado."

Fonte Minha Vida

Menos sal é igual a mais sabor e saúde

Rico em sódio, esse alimento causa hipertensão e retém líquidos no corpo

Você já parou para pensar no quanto consome de sal por dia? Se ainda não, é melhor começar a verificar o quanto coloca desse ingrediente na suas refeições. Isso porque o sal é rico em sódio e, apesar de ser uma substância essencial para manter o equilíbrio de líquidos no corpo e ajudar na transmissão de impulsos nervosos e no relaxamento muscular, faz mal se você consumi-lo em excesso.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é não exceder seis gramas (pouco mais de uma colher de chá) ao dia e nessa quantidade já devem estar inclusos o sal dos alimentos industrializados, ou seja, é bem pouquinho mesmo. Os perigos de salgar demais a comida você entende a seguir. 

Hipertensão
A relação entre o consumo excessivo de sódio e o aumento da pressão arterial é velha conhecida da ciência. Mas um novo estudo da Universidade Estadual de Campinas estabeleceu uma ligação ainda mais forte. A questão é que quanto maior o consumo de sal, mais alterados ficam as funções da artéria carótida, como a elasticidade e a rigidez. Isso prova que o excesso de sódio pode sozinho aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

A explicação é simples: o sal retém água no corpo, fator que desequilibra a concentração de plasma sanguíneo. E, como acaba existindo maior volume de líquido no sangue, o coração bate mais acelerado: o motivo da hipertensão.

Pesquisas internacionais também reforçam essa ligação. Em um trabalho da Universidade Harvard, 2.400 pessoas reduziram o consumo de sal de cerca de dez para seis gramas diários. A prevalência de doenças cardíacas caiu e veio a conclusão de que diminuir a quantidade do tempero garante uma proteção 25% maior ao coração. 

Peso extra
Apenas um grama de sal retém cerca de 200 mililitros de água no nosso corpo. Para voltar ao normal e mandar embora o excesso dessa substância, o organismo precisa de até três dias. Sabe o que acontece nesse período? Quando você subir na balança, ela vai apontar alguns quilinhos a mais. Agora, se o abuso de sal durar mais tempo, o peso extra vai seguir você por mais dias também. Por isso, mesmo fazendo regime, você vai sentir que o corte de calorias não tem resolvido muita coisa.

A questão dos quilinhos a mais não para por aí: quem consome com frequência pratos mais salgados têm uma tendência maior a ingerir mais calorias. Seja por causa do refrigerante ou suco docinho para aplacar o sabor salgado na boca ou até mesmo porque a comida fica mais saborosa e aí se torna uma missão impossível não repetir o prato, certo? 

Problemas respiratórios
Poucas pessoas sabem dessa consequência, mas as pitadas excessivas de sal e crises de asma (entre as pessoas que já têm a doença) estão intimamente ligadas. A pesquisa concluiu que o sódio em excesso favorece o broncoespasmo, uma condição na qual a musculatura dos brônquios fica contraída, o que dificulta a respiração. Quando há abuso crônico, a tendência é que os brônquios fiquem nessa situação constantemente. 

Para reduzir o consumo de sal
Evite sempre que puder comer embutidos (como salsicha, mortadela e cia.), salgadinhos (do tipo industrializado) e temperos prontos (molhos e até o pozinho do macarrão instantâneo). Esses alimentos têm muito sódio, às vezes o total que você precisa ingerir no dia está em apenas um desses alimentos. Escolha um dia da semana para comer embutido, por exemplo, e depois maneire.

Quando temperar saladas dê preferência a azeite e ervas secas, por exemplo. Se possível, até retire o saleiro da mesa porque, às vezes, a comida está boa, mas pelo vício colocamos sal sem perceber. 

Compre sal marinho ou sal light em vez do sal tradicional. O primeiro tem outros nutrientes que fazem bem ao organismo e o segundo, por levar cloreto de potássio, tem teor de sódio menor. Se você almoça fora com frequência, não tempere a salada com sal. Isso porque você não faz ideia do quanto de sal eles colocam na comida.

A princípio, você pode estranhar a falta de sal no dia a dia, isso porque esse tempero vicia o paladar. Mas, aos poucos, conforme o organismo desintoxicar do excesso de sódio, você vai sentir melhor o sabor dos alimentos. Sem contar o tanto que fará bem à sua saúde e da sua família. É um hábito que vale muito a pena.  

Fonte Minha Vida

Soja e proteínas do leite podem reduzir a pressão sanguínea

Substituir carboidratos por eles reduz riscos de derrame e ataque cardíaco

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association revelou que substituir parte dos carboidratos da dieta por produtos à base de soja ou por proteínas do leite pode diminuir a pressão arterial. A análise foi financiada pelo National Heart, Lung and Blood Institute, nos Estados Unidos.

A pesquisa contou com a colaboração de 352 pessoas com indícios de hipertensão ou hipertensão moderada. Cada uma delas, então, alternou a ingestão de suplementos de proteínas da soja, proteínas do leite ou carboidratos refinados. A ingestão de cada suplemento era feita duas vezes por semana durante oito semanas, seguida de suspensão durante três semanas para, em seguida, iniciar o uso de outro suplemento.

Os resultados mostraram que o período de uso dos suplementos de carboidratos não apontou nenhuma mudança na pressão sanguínea. Entretanto, o risco de ter um derrame diminuiu em 6% para aqueles que estavam consumindo os suplementos de soja e proteínas do leite. Além disso, esses mesmos participantes apresentaram 4% menos chances de ter um ataque cardíaco.

Esta é a análise com maior embasamento sobre os benefícios da substituição de carboidratos por soja e proteínas de baixa caloria. Ela também é a primeira a comparar os efeitos desses alimentos em hipertensos.

Previna a hipertensão
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. Essa complicação pode desencadear males que envolvem o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral. Entretanto, há hábitos de vida que implicam em pequenas mudanças que estão totalmente ao alcance e podem blindar seu organismo. Confira dicas para afastar essa doença silenciosa:
1. Aposte nas caminhadas: atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

2. Reduza o sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. Além disso, hoje existe uma boa substituição: o sal diet pode ser útil na dieta do hipertenso, substituindo parte do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio - e nisso, ele é duplamente benéfico, por reduzir o sódio e por adicionar potássio, sendo esse último um elemento muito importante na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial.

3. Beba com moderação: a redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial, porém não é necessária a abstinência. Para não passar da conta, a recomendação é a seguinte: a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente com 50% de álcool). Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados.

4. Apague o cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde a longo prazo. Isso ocorre porque a nicotina do cigarro aumenta a pressão arterial - o que não significa que fumar cigarros com baixos teores de nicotina diminua consideravelmente o risco de doenças cardíacas.

5. Monitore seu coração: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz. No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem medir a pressão arterial. Quem já possui a doença deve ir medi-la a cada mês e ir ao médico a cada seis meses para verificar a medicação que está tomando.

Fonte Minha Vida

Emprego: entrevistas em inglês assustam, mas são cada vez mais comuns

Entrevistas em inglês não guardam segredo algum e são como entrevistas comuns. Mas, nessa hora, nem adianta enrolar

Você já sabe como se comportar em uma entrevista, tem ótimas qualificações, um currículo alinhado à vaga e sua comunicação interpessoal é tão efetiva que ganha confiança e acredita que já conseguiu a oportunidade. De repente, você ouve: how is your english?

Para quem não está preparado, se deparar com uma entrevista em inglês pode ser o mesmo que encarar obstáculos intransponíveis. E o resultado não é tão animador: cai a confiança, vem o desânimo, você trava e não consegue emitir uma palavra sequer em outra língua. E a vaga que parecia tão perto de ser sua, começa a se distanciar.

Entrevistas em inglês não guardam segredo algum. De maneira geral, elas são como entrevistas comuns, com o diferencial de que além das qualificações, habilidades e competências, sua capacidade de falar outra língua também está sendo avaliada.

Nessa hora quem sabe, sabe, quem não sabe, não sabe. E não adianta tentar enrolar. “Você precisa ser o mais honesto possível”, reforça uma das sócias da consultoria especializada em recrutamento, seleção e avaliação de executivos Transition RH Luciana Torres. Para ela, quem é sincero e se encaixa no perfil da vaga tem grandes chances de continuar no processo de seleção, ainda que não saiba inglês.

O que não significa que o profissional deve esperar que seu currículo e experiência supram a sua deficiência na língua estrangeira. “O Brasil está despontando, os investimentos estão vindo pra cá, as empresas multinacionais estão vindo pra cá, então é preciso estudar inglês, que já é básico para qualquer carreira”, avalia Luciana.

E agora?
Quando participam de processos seletivos de grandes empresas, é comum que os candidatos saibam que irão fazer uma entrevista em inglês. E por mais que se conheça a língua, um treinamento pode ajudar a melhorar a performance. “O inglês formal demais já demonstra que o candidato não sabe falar fluentemente”, alerta um dos sócios da Plan Idiomas, especializada em inglês corporativo e treinamento para entrevistas em inglês, Faust Maurer.

De acordo com ele, quando uma empresa realiza uma entrevista em inglês, é porque a chance de o candidato ter de manter contato com profissionais e gestores de outro país é grande. “O candidato tem de saber falar ao telefone, ou seja, ele tem de ter uma boa compreensão oral”, avalia Maurer. E de nada adianta pedir para que o entrevistador fale mais devagar. “Você tem de acompanhar o ritmo. Mas isso é uma questão de treinamento”, avalia.

Para além do treinamento, uma entrevista em inglês não difere de uma em português. “A maioria dessas entrevistas é um grande bate papo”, afirma a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos Thais Pontin. “Elas ocorrem para as empresas sentirem qual o nível de inglês do candidato, se ele consegue estruturar sentenças e frases”, avalia.

“De maneira geral, o entrevistador pregunta sobre a escolaridade e a experiência. Além disso, ele deve atentar para a utilização correta das formas verbais da língua”, alertar Maurer. “Mas a primeira coisa é o candidato conhecer bem a empresa”. Para o especialista, é importante durante esse processo saber falar de si mesmo. “Falar as qualificações e os defeitos em inglês é o grande diferencial do candidato”, diz.

Já para o curso!
Para Luciana, da Transition RH, estudar as questões e ir treinado para a entrevista não adianta muita coisa. “As perguntas dependerão do cargo a que você está se candidatando e da cultura da empresa”, afirma. “Não adianta ter estudado porque trata-se de uma conversa e as perguntas são feitas de acordo com o ritmo da entrevista”, considera.

E não adianta treinar apenas para a entrevista, principalmente para uma oportunidade em que o inglês é fundamental para o trabalho. “Se o profissional não tem inglês, ele não consegue se sustentar no emprego”, afirma Thais, da Ricardo Xavier. Para os especialistas, para quem quer se dar bem no mercado e nas entrevistas em inglês só existe um caminho: estudar.

Carta de agradecimento pode ajudar a participar de futuras entrevistas de emprego

Segundo especialista, iniciativa mostra para o recrutador que a pessoa permanece interessada pela vaga e pela empresa

Uma carta de agradecimento bem feita pode ajudar um candidato a participar de futuras entrevistas de emprego em uma empresa. A dica é do especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

Segundo ele, a iniciativa mostra para o recrutador que a pessoa permanece interessada pela vaga oferecida e pela empresa de maneira geral.

“O ideal é sempre dirigir claramente à pessoa que o entrevistou e à empresa, que certamente têm desafios a solucionar através da contratação de um profissional para a vaga a qual se candidatou. Com isso, mostra-se preocupação com a companhia e ainda deixa um caminho aberto para futuras oportunidades de trabalho”, diz o especialista.

Dicas
Ainda na opinião de Abrileri, ao agradecer a participação em um processo seletivo, é preciso mostrar que continuará desenvolvendo as qualidades e que ficará muito feliz, caso sejam dadas novas oportunidades.

Entretanto, não é somente quando há não aprovação que o candidato pode enviar uma carta de agradecimento. Enquanto espera a resposta de um processo seletivo ou mesmo quando já foi aprovado, a medida também é válida.

No primeiro caso, explica, o candidato deve agradecer a oportunidade de ter participado da seleção, mostrar-se confiante, mas sem arrogância, e enfatizar que pode ser útil, sem se estender. Para a conclusão, basta dizer que aguarda a resposta, agradecendo cordialmente ao final.

Já na segunda hipótese, o profissional deve se mostrar grato pela confiança depositada e confiante por si mesmo.

Concisão
Independentemente do caso, Abrileri ressalta a importância de o candidato manter uma comunicação concisa e personalizada ao máximo.

Além disso, diz ele, é essencial ser educado e cordial na mensagem.

Côco

O coco- da-baía é uma palmeira abundante neste País,principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singular beleza. A palmeira ocupa lugar preponderante na literatura botânica.Em folhas de palmeira os fenícios faziam sua escrita. Folhas de palmeira coroavam as musas outrora representadas pelos escritores e escultores.Para os astrólogos egípcios, a folhas da palmeira era o emblema de sua ciência.desde os tempos mais remotos, os triunfos são simbolizados pelas palmas, as ¨palmas da vitória¨. E quem não sabe da triunfal entrada de Jesus em Jerusalém, quando o povo lhe saiu ao encontro, com ramos de palmeiras ?

Utilidades Medicinais

Apetite, falta de - Tomar água de coco algumas horas antes da refeição Não usar outros alimentos nos intervalos da alimentação.

Artrite - Os artríticos devem beber regularmente água de coco.

Asma - Tomar de manhã e à noite duas ou três colheres de sopa do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar uma xícara de chá de agrião(decocto).Usar leite de coco natural, caseiro, não adoçado. Não usar o industrializado.

Calmante - Tomar água de coco em abundância.

Cárie dentária,para prevenir - Comer freqüentemente coco,mastigando bem. Não usar açúcar.

Disenteria - tomar duas xícaras de leite de coco natural por dia, sem açúcar.

Enjôo - Tomar água de coco aos goles. Recomenda-se especialmente em viagens marítimas. Aconselha - se levar alguns cocos verdes.

Respiratórias, vias, doenças das - Tomar o infuso das flores do coqueiro com mel.

Verminoses - Mastigar bem e deglutir em jejum, pela manhã, uma colher de sopa de coco ralado, fresco.

Fonte agrobyte.com

Cateterismo cardíaco

O que é
O cateterismo não é propriamente um exame e sim um procedimento que facilita a realização de exames cardíacos (como a cineangiocoronariografia e a ventriculografia). Trata-se de um procedimento invasivo que consiste em introduzir um tubo maleável – o cateter – até o coração, através de uma artéria (em geral da região da virilha). Uma vez posicionado no local desejado, o cateter permite a administração de injeções de contraste para identificar a existência de placas de gordura nas artérias ou qualquer outra anormalidade na região.

Para que serve

Permite averiguar se as artérias coronárias estão ou não obstruídas, parcial ou totalmente (cineangiocoronariografia). É utilizado também para avaliação da pressão e do conteúdo do oxigênio do sangue no átrio e nos ventrículos do coração (ventriculografia). Serve também para avaliação de doença valvular e congênita do coração.

Como é feito

Com o paciente anestesiado (anestesia local ou geral de curta duração, a critério médico) e deitado em uma maca o médico introduz o cateter por alguma artéria periférica do corpo, conduz o tubo até o local desejado, injeta o contraste e realiza uma série de exames de raio X com o paciente em diferentes posições.

Preparo

É necessário jejum prévio de pelo menos seis horas e o paciente deve vir acompanhado.

O resultado se dá por meio de laudo com a interpretação do médico, baseada nas imagens obtidas durante o cateterismo

Fonte IG

Diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para controle da esclerose múltipla

No Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, médico afirma que se iniciado na primeira crise, tratamento permite qualidade de vida para o paciente


Nesta terça-feira, 30 de agosto, comemorou-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, data de reforço da importância do diagnóstico e do tratamento precoces da doença que atinge mais de 2,5 milhões de pessoas. Apesar de o diagnóstico da EM não ser simples, pois, de acordo com o médico Roberto Carneiro de Oliveira, os sintomas são semelhantes aos de outras patologias neurológicas, detectá-la precocemente contribui para o bom andamento do tratamento.

—  O diagnóstico precoce está ligado ao tratamento precoce, o que permite reduzir a incidência de sequelas — explica.

Segundo o médico, quando iniciado ainda na primeira crise, o tratamento permite uma grande melhora na qualidade de vida do paciente no futuro.

— Tendo em vista que cerca de 76% dos pacientes que apresentam o primeiro surto terá novas crises ao longo da vida, tratar precocemente a esclerose múltipla (EM) permite melhor controle sobre a evolução da doença, com menos surtos e com episódios de menor intensidade — explica.

Impacto do diagnósticoNo entanto, o impacto inicial do diagnóstico pode gerar apreensão. Uma pesquisa realizada pela Bayer HealthCare Pharmaceuticals com 650 pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla em 12 países, entre eles o Brasil, demonstrou que oito entre dez pessoas se sentiram ansiosas e confusas no momento da descoberta, sendo os maiores medos destes pacientes ficarem inválidos (65%) e se tornarem um peso para a família (61%). Em relação à carreira, cerca de 60% dos entrevistados ficaram preocupados com a capacidade de executar o trabalho.

O diagnóstico positivo da doença também pode gerar inquietações quanto à vida afetiva conforme a pesquisa. Entre os pacientes casados ou que namoravam, a preocupação era saber se o parceiro se tornaria um “cuidador” (45%) e se teria que assumir as suas responsabilidades (42%). Mais da metade dos entrevistados disseram que o parceiro foi sua maior fonte de apoio emocional (55%), seguido pelos amigos.

A esclerose múltiplaAs causas da EM ainda são pouco conhecidas, mas estudos recentes sugerem a existência de uma predisposição genética, associada à influência de fatores ambientais. A doença acomete jovens adultos na faixa etária de 20 a 40 anos, com maior incidência entre as mulheres.

No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que mais de 30 mil pessoas sejam portadores da doença, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.

A esclerose múltipla afeta o sistema nervoso central, com ativação de elementos do sistema imunológico do paciente contra suas próprias estruturas. Entre os sintomas mais frequentes, estão fraqueza muscular, rigidez, dores articulares e descoordenação motora. O doente perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigamentos. Em alguns casos, a doença pode provocar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária e alterações visuais. Existe uma escala de 0 a 10 para classificar a gravidade da doença.

Os medicamentos que podem modificar o seu curso são chamados imunomoduladores. Eles reduzem os surtos e retardam a evolução da incapacidade neurológica.

Fonte Zero Hora

Cerca de 70% de crianças envolvidas com bullying sofrem castigos em casa

Como forma de diminuir os índices de violência, os pesquisadores sugeriram a reforma legal


Cerca de 70% das crianças e adolescentes envolvidos com o chamado bullying - violência física ou psicológica ocorrida repetidas vezes no colégio - sofrem algum tipo de castigo corporal em casa. É o que mostra uma pesquisa feita com 239 alunos de ensino fundamental do Estado de São Paulo, e divulgada nesta terça-feira pela pesquisadora Lúcia Cavalcanti Williams, da Universidade Federal de São Carlos.

Do total de entrevistados, 44% haviam apanhado de cinto da mãe e 20,9% do pai. A pesquisa mostra, ainda, que 24,3% haviam levado, da mãe, tapas no rosto e 13,4%, do pai.

— As nossas famílias são extremamente violentas. Depois, a gente se espanta de o Brasil ter índices de violência tão altos — disse a pesquisadora.

Segundo ela, meninos que sofrem com violência severa em casa têm oito vezes mais chances de se tornar vítimas ou autores de bullying.

— O castigo corporal é o método disciplinar mais antigo do planeta. Mas não torna as crianças obedientes a curto prazo, não promove a cooperação a longo prazo ou a internalização de valores morais, nem reduz a agressão ou o comportamento antissocial — explicou.

Para a secretária executiva da rede "Não Bata, Eduque", Ângela Goulart, a violência está banalizada na sociedade.

— Existem pais que cometem a violência sem saber. Acham que certas maneiras de bater, como a palmada, são aceitáveis — disse.

Como forma de diminuir os índices de violência contra crianças e adolescentes em casa, os pesquisadores sugeriram a reforma legal, com a criação de leis que proíbam esse tipo de violência, a divulgação de campanhas nacionais e a participação infantil, com crianças sendo encorajadas a falar sobre assuntos que lhes afetem.

Fonte Zero Hora

Pesquisadores brasileiros desenvolvem curativo para dermatites à base de açaí

O produto ainda deve ser testado antes da aplicação em humanos

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), associado à USP, criou um dispositivo para tratar queimaduras e dermatites utilizando óleo de açaí. A fruta é rica em Ômega 3 e anti-oxidantes, que aceleram o processo de regeneração da pele.

— A ideia inicial era unir os benefícios do óleo açaí com os hidrogéis PVP [hidrogéis de polivinilpirrolidona], que são os curativos que apresentam bons resultados em casos como queimaduras — relata Ana Carolina Henriques Ribeiro Machado, pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do dispositivo.

O hidrogel de PVP é rico em água e hidrata ferimentos e tecidos ressecados.

O curativo ainda está em fase de testes. O principal desafio da pesquisa foi unir o óleo de açaí ao PVP, cuja composição é 90% de água em forma gelatinosa. As moléculas insolúveis de água e óleo foram unidas com o uso de radiação controlada.

— Constatamos que os anti-oxidantes presentes protegeram a composição de ácidos graxos do óleo de açaí, o que certamente também acontecerá na pele, ressaltando os benefícios do açaí — afirma Ana Carolina.

A pesquisa foi orientada pelo professor Ademar Benévolo Lugão, diretor do Ipen, e ainda aguarda mais testes in vitro e in vivo para sua implementação em humanos. Os pesquisadores garantem que o produto tem grande potencial de mercado e custo reduzido.

Fonte Zero Hora

Descoberto novo medicamento que reduz risco de AVC

Pesquisa foi encomendada por laboratórios americanos e apresentada ontem no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia em Paris

Um estudo encomendado pelos laboratórios americanos Bristol-Myers Squibb (BMS) e Pfizer revelou que uma nova molécula é eficiente na redução da frequência de acidentes vasculares cerebrais (AVC). A pesquisa foi feita com 18.201 pacientes e demonstrou a superioridade do novo medicamento sobre o tratamento de referência normalmente utilizado nos pacientes que sofrem de fibrilação arterial.

O estudo da fase III (a última antes da solicitação da comercialização do medicamento) revelou que para estes pacientes o apixaban seria o primeiro anticoagulante que reduz significativamente o risco de morte em função do problema, segundo o comunicado dos laboratórios.

Os pacientes que tomaram o novo remédio apresentaram uma probabilidade inferior a 21% de padecer de um AVC em relação aos pacientes tratados com warfarin. Além disso, tiveram 31% menos probabilidades de sofrer com uma hemorragia importante e risco 11% menor de morrer.

Os resultados foram apresentados ontem durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia em Paris e publicados no jornal especializado New England Journal of Medicine.

O estudo, realizado em 1.034 hospitais de 39 países, foi coordenado pelo Duke Clinical Research Institute (Carolina do norte, sul dos Estados Unidos) e pelo Uppsala Clinical Research Institute (Suécia). Segundo os autores, 5 milhões de americanos e 6 milhões de habitantes da União Europeia sofrem de fibrilação arterial, a forma mais comum de perturbação do ritmo cardíaco, o que os coloca na categoria de risco de sofrer AVC.

Fonte Zero Hora

Especialistas incentivam consumo de cogumelos comestíveis no Brasil

Cogumelos são ricos em proteínas, vitaminas, carboidratos, sais minerais e fibras


Especialistas de cinco países — Argentina, Brasil, China, Coreia do Sul e Holanda — participam do 6º Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil, de hoje até a próxima quinta-feira, em Brasília. O objetivo é trocar experiências científicas sobre o cultivo de cogumelos comestíveis, assim como mostrar os benefícios desse alimento.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arailde Urben, atualmente, o consumo dos cogumelos comestíveis no Brasil por habitante é cerca de 160 gramas por ano, enquanto na China chega a 10 quilos.

— A nossa meta é aumentar [o consumo], pois os cogumelos têm quantidade de proteínas quase equivalente à da carne, além de serem ricos em vitaminas, carboidratos, sais minerais, fibras e ter baixo teor de gordura. O simpósio será uma ótima oportunidade para divulgar a importância dos cogumelos comestíveis para a nutrição humana e incentivar o seu consumo pela população brasileira — disse.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Fungicultura (SBF), com o apoio institucional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O encontro conta com a presença de profissionais formados ou graduandos e pós-graduandos dos cursos de agronomia, ciências biológicas, engenharia florestal, biotecnologia, genética e nutrição, além de produtores rurais, extensionistas e empresários.

Fonte Zero Hora

Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste – SC 2011

Foi publicado edital de concurso público N°. 002/2011 da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina. O concurso de São Miguel do Oeste visa oferecer 77 novas vagas na secretaria de educação (magistério) e de saúde. Do total de vagas, 10% são reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais.

As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. O salário oferecido é de até R$ 2.288,50, além de abono, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições estarão abertas até 27 de setembro de 2011, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 horas, junto a Secretaria Municipal de Educação, sito a rua Rui Barbosa, 337, centro de São Miguel do Oeste/SC.

A taxa de inscrição é de:
R$ 35,00 para nível fundamental;
R$ 55,00 para nível médio;
R$ 80,00 para nível superior.

As provas escrita/objetiva serão aplicada a todos os candidatos, independente do cargo/função, no dia 09 de outubro de 2011, das 08:30 às 11:30 horas, nas dependências da ESCOLA ESTADUAL SÃO MIGUEL e no COLÉGIO LA SALLE PEPERI ambos na Rua

La Salle, Centro, São Miguel do Oeste, SC.

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de outubro de 2011.

O Concurso Público terá validade por 2 anos , a contar da data de publicação e homologação do resultado final, prorrogável nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Massaranduba lança edital de processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da prefeitura de Massaranduba, Estado da Paraíba. O processo seletivo de Massaranduba oferece 08 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. O vencimento é de até R$ 8.130,05.

Cargos do Concurso Massaranduba
Servente, Técnico em Enfermagem e Médico.

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 12 de Setembro de 2011, pessoalmente, no Setor de Pessoal da Prefeitura de Massaranduba, localizada na Rua 11 de Novembro, nº 2765, Centro, no Município de Massaranduba, das 8h e 30m às 11h e das 13h e às 16h 30min, durante os dias úteis.

Não será cobrada inscrição.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 17 de setembro de 2011, na Casa da Juventude Diego Petry, situada à rua 25 de julho, ao lado da Rodoviária de Massaranduba com início às 09h00min e término às 12h00min.

O gabarito será divulgado no dia 21 de setembro de 2011.

O processo seletivo de Massaranduba terá validade de 06 meses, a partir da data de sua homologação, podendo sua lista classificatória, ser prorrogada por igual período por expressa determinação do órgão competente.

Prefeitura de São Bento do Sul lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina, publicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de vagas. O processo de São Bento do Sul oferece 53 vagas em cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias de nível fundamental. O salário é de R$ 579,33.

As inscrições serão realizadas até às 23h59min do dia 05 de setembro de 2011, no site www.sociesc.org.br/concursos, no horário oficial de Brasília.
A taxa de inscrição será de R$ 25,00.

A aplicação das provas está prevista para o dia 18 de setembro de 2011 em horário e local a ser divulgado. O candidato deverá consultar a partir do dia 14 de setembro de 2011 no “site” www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas.

O gabarito preliminar das provas, será publicado no “site” www.sociesc.org.br/concursos em até 24 horas após o horário do término das mesmas.

O Processo Seletivo de São Bento do Sul terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital Concurso de São Bento do Sul

Concurso Jaraguá do Sul 2011 Edital e Inscrição

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, Estado de Santa Catarina, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de Jaraguá do Sul é destinado ao provimento de 258 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 753,15 a R$ 6.477,13, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.

Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Agente Comunitário de Saúde (09), Auxiliar de Serviços (20), Merendeira (30) e Servente (30).

Quem tem o ensino médio as chances são para Auxiliar de Sala (50), Secretário de Unidade Escolar (04) e Técnico de Enfermagem (04).

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Fonoaudiólogo (01), Geólogo (01), Intérprete (Libras) (01), Médicos (16), Orientador Educacional (03), Pedagogo (01), Professores (85) e Psicólogo (03).

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min do dia 12 de setembro de 2011, pela internet, no site www.sociesc.org.br/concursos horário oficial de Brasília.

A taxa de inscrição é de:
R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cargos de nível de ensino fundamental;
R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de nível de ensino médio;
R$ 80,00 (oitenta reais) para os cargos de nível de ensino superior.

A aplicação das provas está prevista para o dia 16 de outubro de 2011. O candidato deverá consultar a partir do dia 10 de outubro de 2011, no “site” www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas.

O Gabarito Preliminar das provas objetivas serão publicados no “site” www.sociesc.org.br/concursos da Sociesc em até 24 horas após o horário do término das mesmas.

O Concurso Público de Jaraguá do Sul terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São José do Jacuri 2011

A Prefeitura de São José do Jacuri, Estado de Minas Gerais, lançou edital para realização de concurso público. O concurso de São José do Jacuri é destinado ao provimento de 59 vagas, em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 1.040,00, com carga horária de 24 a 44h semanais de acordo com o cargo.

Serão reservados 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever no cargo de Vigia, Tratorista, Serviçal, Recepcionista, Porteiro, Pedreiro, Operador de Máquinas, Motorista, Jardineiro, Gari, Eletricista, Carpinteiro, Auxiliar de Transporte Escolar, Auxiliar de Pedreiro e Ajudante de Serviços Gerais.

Quem tem o ensino médio as chances são para Assistente Administrativo, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar Administrativo, Atendente, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário, Professor P-I, Secretário(a) Escolar, Telefonista, Técnico em Laboratório e Técnico em Farmácia.

Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Professor P-II, Orientador Educacional/Supervisor Pedagógico e Engenheiro.

Inscrições
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico http://www.seapconcursos.com.br/ – das 08:30 h do dia 17 de outubro até o dia 17 de novembro de 2011, às 21:00 h.

A taxa de inscrição é de:
R$ 40,00, para nível fundamental;
R$ 40,00 e 50,00, nível médio
R$ 70,00, nível superior.

Provas
As provas escritas serão realizadas no dia 11 de dezembro de 2011, os locais e horários serão divulgados na Prefeitura de São José do Jacuri e no site http://www.seapconcursos.com.br/.

O gabarito será publicado no dia 12 de dezembro de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura de São José do Jacuri e através do site http://www.seapconcursos.com.br/.

Validade
O prazo de validade do concurso de São José do Jacuri será de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Hospital Regional de Nova Andradina lança edital de processo seletivo

O Hospital Regional de Nova Andradina, Estado do Mato Grosso do Sul, lançou edital de inscrição para realização de processo seletivo. As 05 vagas oferecidas no Hospital Regional de Nova Andradina são para os cargos de níveis fundamental e médio, com remuneração de até R$ 585,53, por carga horária de 44h semanais.

Cargos
Assistente Administrativo (Faturamento), Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Serviços Diversos (Zeladoria).

As inscrições para o Processo Seletivo serão recebidas no dia 09 de setembro de 2011, no horário das 08:00 horas às 13:00 horas, no Hospital Regional de Nova Andradina, na Avenida Eulenir de Oliveira Lima, 71 – Bairro Durval Andrade Filho, Nova Andradina.

O processo seletivo envolverá as seguintes etapas:
a) inscrição, mediante preenchimento da Ficha.
b) avaliação curricular, com base nas informações prestadas.
c) avaliação dos títulos, considerando os comprovantes de capacitação e experiência apontados.

O processo seletivo tem validade por um ano, contado da data de publicação deste Edital.

Concurso Prefeitura de Caiuá – SP 2011

A Prefeitura de Caiuá, Estado de São Paulo, através do Instituto Athenas S/S Ltda, abre concurso público para provimento de cargos. O concurso de Caiuá oferece 16 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido é de R$ 565,00 a R$ 1.283,27.


Serão disponibilizadas 16 vagas para preenchimento imediato em cargos de Inspetor de Escola, Merendeira, Nutricionista e Professores.

Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 08 e 09 de Setembro de 2011, de forma presencial, na Secretaria de Educação, localizada na Avenida Antônio Marinho, nº. 135, no Município e Comarca de Caiuá, das 9h00min as 11h00min e das 13h00min as 17h00min.

Já as inscrições via internet serão realizadas no endereço eletrônico no site http://www.institutoathenas.com.br/, até o dia 11 de setembro de 2011.

A taxa de inscrição varia entre R$ 25,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

A seleção dos Candidatos, se efetivará mediante Processo específico que constará de Provas escritas em forma de testes, com questões de múltipla escolha, versando sobre Conhecimentos específico pedagógicos.

As provas serão realizadas em data, local e horários constantes do Edital de Convocação a ser devidamente publicado após o término das inscrições.

O Concurso Público terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de 02 anos, contados a partir da data da publicação da Homologação oficial do resultado final, publicado e divulgado no mural do Paço Público Municipal, podendo inclusive o prazo ser prorrogado, a critério da Administração Pública Municipal de Caiuá, por até 02 anos, desde que exista interesse público para tanto.

Concursos São Paulo > Concurso Prefeitura de Cajati 2011

A Prefeitura de Cajati, Estado de São Paulo, publicou edital de inscrição para concurso público. O concurso de Cajati oferece 19 vagas mais cadastro de reserva em cargos de agente comunitário de saúde e médicos de nível fundamental e superior, com salário de até R$ 10.320,00. O concurso será realizado através da Empresa APTA Assessoria e Consultoria.

As inscrições serão realizadas até o dia 09 de setembro de 2011, exclusivamente pela internet, através dos sites http://www.aptarp.com.br/ e http://www.cajati.sp.gov.br/.

A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 para nível fundamental e R$ 50,00 para nível superior.

As provas objetivas estão previstas para realizar-se no dia 25 de setembro de 2011, sendo que a confirmação oficial sobre a data, horário e local da realização das Provas Objetivas será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições através do Edital de Convocação para Provas Objetivas, a ser afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Cajati e divulgados nos sites da Prefeitura Municipal de Cajati (http://www.cajati.sp.gov.br/), da empresa APTA Assessoria e Consultoria Ltda. (http://www.aptarp.com.br/) e no “Jornal Gazeta SP”, que publica os atos oficiais do município.

O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado e publicado no site da Prefeitura Municipal de Cajati http://www.cajati.sp.gov.br/, no site da empresa APTA Assessoria e Consultoria Ltda. http://www.aptarp.com.br/ e no “Jornal Gazeta SP”, que publica os atos oficiais do município.

O concurso de Cajati terá validade de 02 anos contado da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Bom Jesus dos Perdões – SP 2011

Abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões, Estado de São Paulo, para preenchimento de 57 vagas. As oportunidades são para candidatos de níveis alfabetizado, fundamental, médio/técnico e superior. O salário é de até R$ 1.820,03.

Nível Alfabetizado – Auxiliar de Serviços, Coveiro, Encanador, Lubrificador, Mecânico, Merendeira, Operador de Máquinas (CNH “D” ou “E”) e Servente;

Nível Fundamental – Eletricista, Motorista (CNH “D” ou “E”) e Padeiro;

Nível Médio – Auxiliar de Farmácia e Almoxarifado, Escriturário, Fiscal, Leiturista de Hidrômetro, Inspetor de Alunos e para Auxiliar de Odontologia a função exige o curso técnico.

Nível Superior – Médico Plantonista, Médico Ginecologista, Profº Educação Básica III- Artes.

Os requisitos para os Médicos Especialistas preveem que o candidato além da graduação superior obrigatória deverá também ser possuidor do Registro junto ao CRM, ter Residência Médica ou Título de Especialização, a ser comprovada quando da contratação.

A remuneração do Médico Plantonista será de R$ 39,87 p/hora para os plantões Diurnos e R$ 45,33 p/hora para os plantões Noturnos.

As inscrições ficarão abertas até 16 de setembro de 2011, exclusivamente através da internet, no site http://www.integribrasil.com.br/.

A taxa de inscrição é de:
R$ 25,00 para nível alfabetizado e fundamental;
R$ 30,00 para nível médio;
R$ 45,00 para nível superior.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 16 de outubro de 2011, na cidade de Bom Jesus dos Perdões, em local a ser divulgado oportunamente. Excepcionalmente poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de lugares para a realização das provas.

O Gabarito Oficial estará disponível no site http://www.integribrasil.com.br/ em até 02 (dois) dias úteis após a aplicação das respectivas provas, bem como o Caderno de Questões que ficará disponível no site durante o prazo de recurso.

O concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação que será publicada no Jornal Imprensa da Estancia de Atibaia pela Internet nos endereços http://www.integribrasil.com.br/ e http://www.bjperdoes.sp.gov.br/ e ainda afixado no quadro de avisos da Prefeitura do Município de Bom Jesus dos Perdões.

» Edital Concurso de Bom Jesus dos Perdões

Prefeitura de Barretos abre processo seletivo

A cidade paulista de Barretos acaba de abrir edital para processo seletivo público com o objetivo de contratar 126 profissionais para atuarem na área da saúde. As contratações serão em regime temporário e os salários serão de até R$ 6.071,07, por uma jornada de 40 horas semanais.

Serão reservadas 10% das vagas a pessoas Deficientes.

Cargos
Auxiliar de Inspeção Sanitária, Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente de Saúde Pública e Agente de Controle de Vetores.

Inscrição
Os interessados poderão se inscrever tanto presencialmente (Secretaria Municipal de Saúde de Barretos, na Av. Ibirapuera nº 177, Bairro Ibirapuera), quanto pela internet, através do site da organizadora FEB (Fundação Educacional de Barretos) http://www.unifeb.edu.br/. O período de inscrições se encerra no dia 02 de setembro de 2011.

As taxas de inscrições são de:
Nível Fundamental: 50,00;
Nível médio: 60,00;e
Nível Superior: 70,00.

Prova
A avaliação do processo será constituída por prova objetiva de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos e prova prática. A data da aplicação da prova objetiva será 02 de outubro de 2011.

O local e o horário serão comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para a Prova Objetiva a ser publicado em jornal de circulação local, e através de lista a ser afixada no local público de costume da Prefeitura de Barretos, na Fundação Educacional de Barretos – FEB e na Secretaria Municipal de Saúde e através da Internet nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.unifeb.edu.br/ e http://www.barretos.sp.gov.br/.

O processo seletivo terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período se convier à Administração Municipal. Para efeitos de contagem da vigência do processo, será considerada a data da publicação do resultado final.

Concurso Araraquara 2011: Prefeitura publica edital

A Prefeitura de Araraquara, Estado de São Paulo, divulgou edital de inscrição para realização de concurso público. O concurso de Araraquara oferece 23 vagas de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 9.084,03.

Serão reservadas 10% das vagas oferecidas por emprego para os candidatos portadores de deficiência.
Candidatos que tem o Ensino Médio podem concorrer aos cargos de Técnico em Enfermagem do trabalho, Rádio Operador, Técnico em Imobilização Ortopédica e Técnico em Prótese Dentária.
Quem tem o Ensino superior podem disputar as vagas de Procurador Municipal, Médico e Auditor Fiscal.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 23 de agosto a 08 de setembro de 2011, no site http://www.ibamsp-concursos.org.br/ e do dia 30 de agosto a 09 de setembro de 2011 (exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), das 9 às 16 horas, no Posto de Atendimento do IBAM instalado no andar térreo da Prefeitura de Araraquara, sito à Rua São Bento, 840, Centro.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 16 de outubro de 2011 e serão realizadas na cidade de Araraquara-SP.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgados no dia 04 de outubro de 2.011 através de Edital de Convocação para as provas objetivas a serem publicadas no Jornal Folha da Cidade, nos sites do IBAM http://www.ibamsp-concursos.org.br/ e da Prefeitura http://www.araraquara.sp.gov.br/.

O prazo de validade do Concurso de Araraquara é de 02 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Amparo – SP 2011

A Prefeitura de Amparo, Estado de São Paulo, lançou 02 editais para realização de concurso público. O concurso de Amparo é destinado ao provimento de 17 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. Os salários são de até R$ 2.252,96.

Cargos
Agente de Manutenção, Oficial de Controle Animal, Agente Administrativo, Agente Fiscal de Saneamento, Assistente Social, Educador de Creche, Professor, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 02 de setembro de 2011, das 9h00 às 16h00, na Sala de Capacitação I da Prefeitura de Amparo, localizada à Av. Bernardino de Campos, 705 – Centro – Amparo – SP ou no site: http://www.amparo.sp.gov.br/ até às 18 horas (horário de Brasília).

As taxas de inscrições são de:
Nível Fundamental: 10,00;
Nível Médio: 30,00;e
Nível Superior: 50,00.

As Provas Objetivas serão realizadas no dia 25 de setembro de 2011, exceto para os cargos de Agente de Manutenção e Oficial de Controle Animal que serão realizadas no dia 02 de outubro de 2011, em horários e locais a serem divulgados oportunamente pela Comissão Organizadora e Examinadora do Concurso Público, no Jornal Oficial do Município, no Quadro de Avisos do Paço Municipal e nos sites: http://www.amparo.sp.gov.br/ e http://www.gsaconcursos.com.br/.

A validade do concurso de Amparo será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades e conveniência da Prefeitura Municipal de Amparo.

Prefeitura de Adamantina abre vagas para estagiários

A Prefeitura do Município de Adamantina -SP abre inscrições para processo seletivo para admissão de estagiários no período de 25 de agosto a 02 de setembro de 2011.

Poderão inscrever-se ao processo seletivo os alunos devidamente matriculados na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), que comprovem freqüência efetiva no curso superior a partir do primeiro termo até o penúltimo termo.

As inscrições são para os seguintes cursos: administração, ciência da computação, ciências biológicas, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, direito, educação física, enfermagem, engenharia de alimentos, engenharia ambiental, farmácia, fisioterapia, geografia, gerontologia, história, letras, matemática, medicina veterinária, nutrição, pedagogia, psicologia, serviço social, tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas e terapia ocupacional.

Os aprovados serão distribuídos nos departamentos da Prefeitura, de acordo com a necessidade de cada Secretaria Municipal. O estagiário aprovado receberá, mensalmente, como contraprestação, o valor correspondente a R$ 436,00 (quatrocentos e trinta e seis reais) para jornada de 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

As inscrições poderão ser efetuadas no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, localizado na Rua Osvaldo Cruz, 255, em frente ao Paço Municipal, das 09 às 16 horas.