Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Portugal: Exames enviados pela internet


A  partir do próximo ano os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão poder receber por e-mail os resultados dos exames médicos, como radiografias e tomografias, e das análises clínicas. Os médicos de família também vão poder aceder a esses resultados clínicos, não através de e-mail, mas sim através de aplicações informáticas próprias.

O vice-presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Fernando Mota, afirmou ao CM que por uma questão de segurança o envio dos dados clínicos por e-mail para os utentes do SNS terá de passar por um "processo complexo de autenticação".

Segundo Fernando Mota, os laboratórios dos hospitais públicos já dispõem de meios informáticos capazes de transmitir os dados. Contudo, para que esse envio seja feito para o endereço electrónico do utente, é necessário que os médicos "tenham assinatura electrónica", o que ainda não acontece.

Os exames também terão de ser certificados, através de um código, "e esses mecanismos é que garantem a segurança da transmissão dos dados", explicou Fernando Mota.

Actualmente, já há hospitais privados que entregam os resultados dos exames gravados num CD e há laboratórios privados de análises clínicas que enviam os resultados por via electrónica.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, afirmou estar "menos preocupado" com os eventuais problemas com o alargamento da prescrição electrónica aos exames de diagnóstico do que quando se tratou dos medicamentos, já que agora apenas estão envolvidos os médicos do Serviço Nacional de Saúde. "Trata-se de uma imposição do Estado a si próprio", afirmou José Manuel Silva.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário