Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estudo associa peso da mãe na gravidez a asma na adolescência

É possível que os filhos de mulheres que estão acima do peso ou obesas quando engravidam se tornem mais propensos a desenvolver asma na adolescência, mostra um novo estudo.

As descobertas, publicadas na revista "The Journal of Epidemiology & Community Health", podem indicar mais uma consequência das altas taxas de obesidade mundial. Os cientistas documentaram diversas complicações cuja possibilidade de ocorrência é maior nas mulheres que estavam obesas no período anterior a gravidez, entre eles, um risco maior de gravidez prematura.

O número total de casos de asma aumentou de forma significativa em todo o mundo desde os anos 1970. No último estudo, pesquisadores da Inglaterra e da Finlândia procuraram investigar se a tendência à obesidade participou desse aumento, focando aproximadamente 7.000 adolescentes nascidos no norte da Finlândia.

Os pesquisadores perguntaram às mães das crianças sobre o seu estilo de vida e histórico. Além disso, eles coletaram o histórico médico detalhado do pai e da mãe das crianças, incluindo registros médicos anteriores à gestação.

Os pesquisadores descobriram que, para os adolescentes nascidos de mães que estavam acima do peso ou obesas pouco antes de engravidar, a possibilidade de ter asma ou um histórico de dificuldade para respirar era 20% a 30% maior. Além disso, os adolescentes cujas mães tinham o maior peso antes de engravidar estavam aproximadamente 50 vezes mais propensos a ter um histórico de dificuldade severa em respirar.

Pesquisas anteriores mostravam que o excesso de peso durante a gestação podia aumentar os níveis de leptina, hormônio que se liga aos receptores do pulmão do feto.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário