Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dengue: conheça maneiras simples de prevenir

O surto está ficando mais grave, mas prevenção está ao seu alcance
 
O verão costuma ser o período mais crítico para os surtos de dengue. O calor e o período de chuvas favorecem a transmissão da doença pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Principalmente nessa fase do ano, não dá para descuidar das pequenas atitudes que podem afastar de perto a doença, afinal a dengue mata.

Os principais sintomas da dengue são febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por cinco a sete dias. O paciente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e dores musculares, seguidas de erupções cutâneas três a quatro dias depois.
 
A seguir, veja como prevenir a reprodução do mosquito transmissor:
 
Garrafa - Foto: Getty ImagesEvite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas. O mosquito da dengue põe seus ovos em locais com água parada. Além disso, deixar depósitos como garrafas no seu quintal pode fazer com que, em dias de chuva, a água se acumule nesses locais e o mosquito comece a se criar.
                   
Planta - Foto: getty ImagesAs plantinhas podem ser inimigas da sua saúde, se não houver cuidado. Evite ter plantas aquáticas. Nas plantas normais, coloque também terra nos pratinhos das plantas, para evitar que a água fique parada.
 
 
Calha - Foto: Getty ImagesDesobstrua calhas e cubra a caixa d´água. Tais medidas não exigem uma reforma na sua casa, mas são capazes de evitar a dengue. As calhas são um perigo quase invisível, pois, quando entupidas, são um ótimo criadouro para o mosquito e que sequer podemos ver. Além disso, limpe também marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, para evitar o acúmulo de água.
 
Lixo - Foto: Getty ImagesTenha consciência em relação ao lixo. Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
 
 
 
Ralo - Foto: Getty ImagesOs ralos da sua casa podem representar um criadouro dos mosquitos. Nos ralos, jogue, a cada quinze dias, desinfetante nos ralos externos das edificações e, nos internos, pouco utilizados. Também evite guardar pneus velhos, que acumulam água com facilidade.
 
 
Fonte Minha Vida

Mulher de 58 anos engravida do neto para realizar sonho de filha estéril

Cathy Donnelly está no sexto mês de gestação e teme momento de entregar o bebê à filha
 
Cathy Donnelly, de 58 anos, está grávida de seis meses para realizar o sonho da filha Shannon Fischer. Há dois anos, a jovem tentava engravidar quando descobriu que não podia ter filhos por causa de um problema no útero. As informações são do Daily Mail.
 
— Quando cheguei em casa e contei que não poderia ter filhos, minha mãe não hesitou em me ajudar. Logo se ofereceu para ser a minha barriga de aluguel.
 
Cathy é mãe de três filhos e avó de seis netos. Agora, conforme ela conta, está a espera do sétimo neto/filho.
 
— Eu me senti mal por eles e apenas pensei que nove meses da minha vida seria a felicidade do casal para sempre.
 
Apesar da demonstração de amor, o ginecologista Dr. Michael Murray, especialista em fertilidade, diz que essa atitude é desaconselhada pela comunidade médica.
 
— A gravidez de mulheres mais velhas, acima de 45 anos, é mais arriscada. As complicações são mais comuns, entre elas, pressão alta, diabetes gestacional e parto prematuro. Nesse caso, uma amiga próxima ou irmã deveria atuar como transportadora gestacional.
 
Mesmo sabendo dos riscos, Cathy aceitou o desafio. Até o momento, ela não apresentou complicações, mas admite que a gravidez não tem sido fácil.
 
— A gestação nessa idade é um desafio. O tratamento envolveu uma forte dose de medicamentos para estimular a fertilidade e as pessoas me olham de forma preconceituosa e devem pensar “olha aquela senhora de idade grávida”.
 
Cathy também se preocupa em como vai se sentir depois de dar à luz.
 
— Tenho medo do momento de entregar o bebê.
 
Shannon diz que valoriza ainda mais a relação mãe-filha e planeja nomear o bebê de Zoey Hope Catherine.
 
Fonte R7

Menina de 11 anos tem terceiro braço nas costas

Segundo os médicos, o membro seria parte do irmão gêmeo que não “vingou”
 
Uma garota de 11 anos foi internada em um hospital de Pequim, na China, com um terceiro braço brotando de suas costas. O caso chamou a atenção do mundo médico após o professor Baogan Peng ter concedido uma entrevista à revista BMJ Relatos de Casos. As informações são do Daily Mail.
 
— Baseado em exames físicos e de imagem, descobrimos que a menina sofria de uma condição extremamente rara chamada “feto em feto”.
 
Segundo o médico, o terceiro braço seria parte de um gêmeo idêntico da menina que não conseguiu se desenvolver. Exames revelaram que a “grande massa” nas costas consistia de um peito e um braço com ombro e dois dedos.
 
Essa doença afeta apenas um a cada 5 milhões de nascimentos vivos. É uma condição em que parte do feto malformado é encontrada no corpo do irmão gêmeo. Em 80% dos casos, essas partes são encontradas no abdome, embora tenha havido relatos de que ocorram no crânio. No entanto, essa é a primeira vez que se tem relato de membro nas costas.
 
A jovem paciente também sofria de diastematomielia — distúrbio congênito em que a medula espinhal é dividida.
 
O professor Peng, que é especialista em cirurgia de coluna, disse que os médicos removeram com sucesso o gêmeo parasita.
 
Fonte R7

Açúcar deve ser consumido por diabético em caso de hipoglicemia

Se quadro não for tratado, a queda de glicose no sangue pode causar desmaios e até crise convulsiva
 
A hipoglicemia — queda de açúcar no sangue — é um dos principais medos de quem tem diabetes. O quadro é mais comum em pessoas com diabetes tipo 1 e se não tratado em tempo, pode desencadear desmaios e até crise convulsiva. O endócrino-pediatra Dr. Luis Eduardo Calliari, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, enumera os sinais que podem avisar a presença do quadro.
 
— A pessoa pode sentir tremor, irritabilidade, tontura, sonolência, suor frio nas mãos, fome e dor de cabeça. No caso de criança na escola, pode-se observar se ela está muito quieta nas aulas e de cabeça baixa.
 
De acordo com o médico, a hipoglicemia é causada por excesso de insulina, muitas horas em jejum ou exercício físico não programado. A dona de casa Elisângela da Silva Cardoso Paulino, de 38 anos, já passou por essa situação com a filha Stéfani da Silva Paulino, 12 anos, portadora de diabetes tipo 1 desde os quatro. Não à toa, ela adota algumas medidas preventivas.
 
— Procuro colocar sachês de mel, refrigerante e açúcar na bolsa da Stéfani. Além disso, minha filha sempre leva o medidor de glicose para onde ela for.
 
Quando o paciente começa a sentir os primeiros sinais de hipoglicemia é importante checar o valor da glicemia antes de tomar qualquer atitude. Caso esteja abaixo de 70 mg/dl, a nutricionista Kariane Krinas Bavison, da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), recomenda o consumo de 15 g a 20 g de carboidratos, o que representa um copo de suco de laranja ou refrigerante normal, três balas ou um sachê de glicose.
 
— Com o consumo do doce, espera-se que a glicemia suba após 10 a 20 minutos. Passado esse tempo, é importante monitorar a glicemia novamente para ter certeza de que houve o aumento esperado.
 
Caso isso não aconteça, a nutricionista Gisele Rossi Gouveia, também da SBD, orienta repetir o procedimento até que a glicemia se estabilize.
 
— O paciente consome novamente 15 g a 20 g de carboidratos e espera-se que com essa suplementação o valor da glicemia aumente em 50 mg/dl.
 
Em relação à alimentação dos diabéticos, não deveria haver muita diferença na rotina de pessoas sem a doença. A adoção de um cardápio saudável, rico em frutas e verduras e pobre em gorduras e sal, deveria ser prioridade para qualquer cidadão, conforme reforça o Dr. Calliari.
 
— Hábitos saudáveis previnem uma série de doenças, por isso todos deveriam priorizar uma alimentação balanceada. No caso dos diabéticos, vale deixar os alimentos que contêm açúcar fora do cardápio e priorizar os produtos dietéticos, além das frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras.
 
Fora isso, as nutricionistas lembram a importância de fracionar as refeições para evitar períodos prolongadas em jejum, o que aumenta o risco de hipoglicemia. A recomendação para o portador de diabetes, que também pode ser adotada pela população em geral, é comer a cada três horas.
 
Fonte R7

Laboratório faz de veneno de abelha um botox natural

Aminoácido presente no líquido melhora circulação e reduz rugas
 
Um laboratório de Tatuí, a 140 km de São Paulo, desenvolveu uma linha de cremes de beleza à base do veneno de abelhas produtoras de mel.
 
O produto, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e lançado comercialmente, funciona como um botox natural - a pele reage ao veneno aumentando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade.
 
De acordo com o pesquisador e apicultor Ciro Protta, sócio proprietário do laboratório, o princípio ativo do cosmético, que também contém pólen e mel, é a melitina, um aminoácido presente no veneno da abelha.
 
A substância "engana" a pele, transmitindo a sensação de uma picada de abelha e desencadeando uma reação ao veneno.
 
A circulação sanguínea melhora e as peles mortas são eliminadas, reduzindo as rugas.
 
Protta pesquisa as abelhas há mais de 20 anos e já desenvolveu outros produtos à base de mel, própolis e veneno, lançados comercialmente.
 
A obtenção do veneno sempre foi um problema: quando uma abelha ataca uma pessoa, ela perde o ferrão e acaba morrendo.
 
O pesquisador criou e patenteou um equipamento que permite a coleta do veneno sem matar as abelhas.
 
Trata-se de uma haste metálica levemente energizada e colocada na entrada da colmeia.
 
Quando a abelha pousa, leva um pequeno choque e reage com ferroadas, expelindo o veneno que escorre para um recipiente. Como não perde o ferrão, a abelha sai ilesa do ataque.
 
Fonte R7

Vício em crack acarreta prejuízos à sociabilidade do usuário

Mais barata que a cocaína, droga causa maior dependência e tem efeito menos duradouro
 
Derivado da cocaína, o crack leva ao vício de forma mais rápida e traz consigo prejuízos à inteligência e à sociabilidade do usuário. Segundo o psiquiatra Fernando Tomita, do Hospital Santa Edwiges, em Campinas, o foco do usuário passa ser o consumo da droga:
 
— Uma das características da dependência é você abrir mão das outras coisas para usar a droga. Você deixa de fazer outras atividades cotidianas para buscar e usar a substância. Começa a deslocar atividades, como trabalho e família, para se drogar. Usar a droga passa a ser mais importante do que qualquer outra coisa da vida.
 
O especialista lembra, no entanto, que nem todo mundo que é dependente de crack ou cocaína acaba vivendo nas ruas. Além disso, o portal do programa do governo federal "Crack, é Possível Vencer" explica que a droga foi inicialmente considerada “de rua”, mas hoje a realidade é outra. Se antes moradores de rua recorriam ao crack, por ser barato e inibir a fome, como medida paliativa, hoje ele se espalhou e atinge todas as camadas sociais.
 
Programa
Em parceria com Estados e municípios, o governo federal mantém o programa em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. No total, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014 investidos em ações que visam orientar a população, capacitar profissionais, ampliar atendimento aos usuários, além do combate ao tráfico de drogas.
 
Os cristais do crack utilizados em cachimbos são obtidos da mistura da cocaína em pó com água e bicarbonato. Mais barata que a cocaína, o crack causa maior dependência e seu efeito tem duração de 5 a 10 minutos, enquanto o da droga em pó que é inalada pode chegar a 45 minutos.
 
— O problema do crack é que ele vai para o cérebro muito mais rápido, tem efeito mais intenso e menos duradouro. Por isso provoca mais dependência, o que aumenta as chances problemas sociais em que as funções cotidianas são deixadas de lado em função do uso.
 
Pesquisa divulgada em setembro pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) mostrou que o País tem 2,6 milhões de usuários de crack e cocaína, sendo 1,3 milhão dependente. Deste total, 78% consomem a droga em pó, cheirando-a, 22% cheiram e fumam (em forma de crack ou oxi) e 5% consomem apenas através de cachimbos.
 
O uso vem se disseminando no Brasil. De todas as prefeituras do País, 98% disseram ter tido contato com o crack. Em relação às principais causas de mortes entre os usuários, 57% são vítimas de homicídio, 26% morrem por Aids, 9% por overdose, 4% por hepatite e 4% por afogamento.
 
Fonte R7

Única droga para tratar doença rara cistinose tem importação proibida

Síndrome provoca acúmulo de cistina nas células, formando cristais que afetam órgãos como rins, fígado e baço, além de músculos, olhos e cérebro
 
Crianças e adolescentes portadores de uma doença rara de origem genética conhecida como cistinose estão sem tratamento adequado em todo o Brasil porque o único medicamento capaz de retardar a progressão da síndrome teve sua importação proibida pelo Ministério da Saúde.
 
A doença provoca acúmulo de cistina nas células, formando cristais que afetam órgãos como rins, fígado e baço, além de músculos, olhos e cérebro, e causa uma degeneração que leva à morte.
 
Somente no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo cerca de 50 pacientes cadastrados estão sem receber as doses corretas porque o medicamento já está em falta. O remédio, à base de cisteamina e com marca comercial Cystagon, só é produzido no exterior e teve seu pedido de registro negado no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por não atender aos requisitos mínimos exigidos pelo órgão.
 
O fabricante, Orphan Europe, entrou com recurso, que se encontra em análise. Desde a edição da lei federal 12.401, de 28 de abril de 2011, que proibiu a importação de medicamentos sem o registro no órgão, o remédio está em falta — e o custo para cada paciente passa de R$ 3 mil mensais. As famílias de portadores que têm mais condições estão recorrendo à Justiça, mas a maioria das crianças é de famílias carentes.
 
 
A falta de registro na Anvisa pode impedir que os médicos façam a prescrição para instruir a ação judicial. Em novembro do ano passado, o HC alertou a Secretaria de Saúde de São Paulo para o risco de interrupção súbita no tratamento por conta da proibição da importação. Em janeiro, a secretaria encaminhou ofício ao presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, solicitando informações.
 
De acordo com a secretaria, o pedido ficou sem resposta. Contatada, a Anvisa informou que, mesmo com a lei federal, as secretarias de Saúde podem continuar importando os medicamentos destinados exclusivamente ao uso hospitalar, em caráter excepcional, desde que não sejam revendidos. A secretaria, porém, assegura que em nenhum momento recebeu orientação da Anvisa a respeito da possibilidade de importação do medicamento em "caráter excepcional".
 
O coordenador do Grupo de Suporte à Cistinose Nordeste do Brasil, João César Mota, estima em 150 o número de pacientes no País. A doença impõe um ritmo duro de cuidados a pais e portadores. A medicação precisa ser fornecida de seis em seis horas, mesmo durante a noite, e nem sempre é aceita pela criança. Também é preciso medir periodicamente a quantidade de cistina no organismo com a retirada de sangue ou do líquido medular. Como essa medição não é feita no Brasil, a amostra precisa ser mandada para um laboratório na Califórnia (EUA).
 
Fonte R7

ONU: a luta contra a desigualdade passa pelo acesso a sanitários

A eliminação das desigualdades pode começar em um lugar muito pouco considerado, os banheiros, segundo declarou nesta sexta-feira, em Genebra, a Relatora Especial das Nações Unidas encarregada do Direito Fundamental à Água Potável e Saneamento, Catarina de Albuquerque, por ocasião do Dia Mundial dos Banheiros.
 
Este dia, comemorado em 19 de novembro, busca chamar a atenção para os 2,5 bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso a banheiros.
 
"O acesso aos banheiros ilustra melhor do que todo o resto a desigualdade entre quem tem acesso e os que não têm", acrescentou Alburquerque.
 
"A cada dia, 7.500 pessoas, entre elas 5.000 crianças com menos de 5 anos, morrem em consequência de carecer de sanitários, alertou a especialista.
 
"Todos os anos, 272 milhões de dias de aula são perdidos por doenças vinculadas à falta de sanitários", recorda a encarregada, revelando ainda que mais de uma em cada três pessoas não têm acesso a sanitários.
 
"O acesso aos serviços sanitários é um dos principais Objetivos do Milênio e é visível que não será cumprido até 2015".
 
Segundo ela, um bilhão de pessoas fazem diariamente suas necessidades ao ar livre.
 
"Tente imaginar-se sem banheiro, sem trabalho, sem casa. Imagine-se tendo de fazer suas necessidades nas ruas de sua cidade; imagine-se tendo de encontrar a cada dia um lugar seguro. Imagine a insegurança e a indignidade desta situação, especialmente se você é uma mulher", afirmou Albuquerque.
 
O acesso a sanitários faz parte dos direits humanos básicos, e quem não se utiliza desse direito são marginalizados e excluídos da sociedade.
 
A portuguesa Catarina de Albuquerque é a primeira Relatora das Nações Unidas para o Direito Fundamental à Água Potável e Saneamento.
 
Foi nomeada em suas funções em 2008 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU.
 
Fonte R7

Nova técnica permite traçar 'retrato' de suspeitos a partir de DNA, afirmam cientistas israelenses

Método poderá agilizar a busca de suspeitos de crimes
 
Geneticistas israelenses desenvolveram um método que possibilita a identificação simultânea e rápida de várias características físicas de pessoas a partir de amostras de DNA.

O método, desenvolvido pelos cientistas Dany Berkovitz e Yoram Plotsky, poderá agilizar a busca de suspeitos de crimes, pois concentra vários exames em um só "chip genético" e possibilita a identificação muito mais rápida do tipo físico do dono do DNA.

"A partir de um fio de cabelo poderemos saber rapidamente se a pessoa é homem ou mulher, alta ou baixa, tem cabelos lisos ou crespos, qual é sua idade e cor de olhos, origem étnica e muitas outras características", afirmou Plotsky, que é diretor do laboratório Galil Genetic Analysis (GGA), no norte de Israel.

O cientista disse à BBC Brasil que hoje em dia já existem diversos exames que possibilitam a identificação dessas características, porém cada exame é feito separadamente e o processo pode durar várias semanas.

Com a nova técnica, exames que antes duravam semanas podem ser feitos em um dia e o custo do processo é "bem mais barato".

Integração
Segundo ele, o novo método possibilitará uma integração dos exames pois será criado um "chip" genético.

"Até hoje as amostras de DNA recolhidas eram comparadas com um banco de dados e se não houvesse compatibilidade explícita, não poderiam ser aproveitadas", afirmou Plotsky.

De acordo com o cientista, dentro de cerca de um ano o método poderá ser amplamente utilizado.

O método é fruto do trabalho conjunto do GGA com o Instituto Biotecnológico da Faculdade de Tel Hai.

De acordo com o professor de Genética Molecular de Tel Hai, Dany Berkovitz, o método "fornece instrumentos moleculares para dar pistas à policia".

— A partir de amostras de DNA, como fios de cabelo ou restos de saliva, poderá ser agilizada a identificação de quem esteve em um determinado momento, em um determinado lugar, e deixou a amostra no local.

De acordo com Berkovitz, "o chip genético possibilita a observação simultânea de vários pontos no genoma e o exame de alterações genéticas paralelamente".

A nova tecnologia possibilitará a rápida eliminação de várias possibilidades e tornará o trabalho da polícia mais eficaz, dizem os cientistas.

De acordo com os cientistas, o método se encontra em fase de validação e poderá ser comercializado dentro de um ano.
 
Fonte R7

Picada de aranha deforma braço de mulher

Natalie Hemme, de 31 anos, passou por cinco cirurgias para não amputar o membro
 
A britânica Natalie Hemme, de 31 anos, quase morreu depois de ter sido picada por uma aranha dentro de sua casa, no subúrbio do Reino Unido. As informações são do The Sun.
 
— Eu fui a uma clínica e o médico receitou antibióticos e analgésicos.
 
No entanto, em 48 horas seu braço começou a inchar e latejar. Assustado, o marido Michael, de 35 anos, chamou uma ambulância. Natalie também começou a vomitar pus verde e lutava para ficar de pé.
 
Quando chegou ao hospital, os médicos disseram que seus músculos e nervos estavam morrendo e virando séptico.
 
— Não podia acreditar que tudo isso havia acontecido por causa de uma aranha. Eu sentia tanta dor que os médicos cogitaram a hipótese de amputar o braço.
 
Por causa da picada, Natalie desenvolveu uma doença chamada de Síndrome Compartimental — que causa o aumento da pressão numa determinada região do corpo, reduzindo o fluxo sanguíneo dos músculos e órgãos e deixando o local com uma aparência horrível.
 
— Meu braço parecia um balão. Sinceramente, pensei que fosse morrer.
 
Para salvar o braço, Natalie foi submetida a cinco cirurgias. Felizmente, os médicos conseguiram reconstruir o membro com a carne de sua coxa.
 
— Eu não esperava voltar da sala de cirurgia com o meu braço.
 
A britânica ficou internada por três semanas e precisou realizar sessões de fisioterapia. Agora ela está de volta ao trabalho.
 
Fonte R7

Cansaço em excesso pode ser sintoma de fadiga adrenal

Já reparou como as pessoas hoje estão se queixando de cansaço? Estresse, acúmulo de funções em casa e no trabalho, falta de tempo ou dinheiro para lazer.
 
Os motivos que tiram nossa energia são muitos, mas eles podem esconder uma doença de difícil diagnóstico, a fadiga adrenal. Se você sente cansaço constante, dificuldade de levantar da cama, vontade de comer doces, pães e massas, não está conseguindo perder peso e não sente desejo sexual, pode estar sofrendo deste mal.
 
O distúrbio, derivado do estresse crônico, acontece quando passamos a vivenciar, durante muito tempo, problemas sem solução a curto prazo, situações que precisamos arrastar, as vezes por anos. Exemplos são problemas de saúde crônicos, crises financeiras, tensão no trabalho, no trânsito, entre outros.
 
Com o tempo, nossa imunidade começa a ser afetada e ficamos sujeitos a doenças. Mesmo que o que está causando o estresse não possa ser resolvido de forma imediata, há medidas que podem aliviar o quadro.
 
Como evitar o problema:
 
- Restringir alimentos refinados como pão, arroz, massas brancas, e dar preferência às versões integrais.
 
- Consumir alimentos que possuam ômega 3, como o salmão, linhaça, chia, chá verde, cacau, vegetais e frutas com alto teor de vitamina C como o caju, laranja, acerola.
 
- Não ficar muitas horas sem comer e nem sem dormir.
 
- Não usar café como remédio que, aliás, convém diminuir. E não se esqueça de relaxar.
 
Procure divertir-se e se desligar dos problemas.
 
Fonte R7

Você sabe qual o melhor dia para começar uma dieta?

Segunda-feira, além de ser o dia mundial da preguiça, também se estabeleceu como o melhor para começar uma dieta.
 
Se você é como a maioria e escolhe essa data para começar o regime, e ele não está dando certo, experimente iniciá-lo as sextas-feiras.
 
Cientistas acreditam que é no início do fim de semana que decisões como iniciar uma dieta ou parar de fumar deviam ser começadas.
 
Segundo eles, a força de vontade é maior nesses dias, e resistimos melhor às tentações. Existe uma explicação para isso.
 
Sob o ponto de vista fisiológico quando uma pessoa está mais satisfeita ela libera hormônios relacionados a esse sentimento e também a recompensa.
 
Segundo os ingleses, 57% das pessoas que conseguem parar de fumar ou emagrecer tomam a decisão na sexta-feira.
 
Como os dois primeiros dias são mais difíceis, se a pessoa está feliz, como é o caso do sábado e domingo, conseguirá mais facilmente manter as resoluções.
 
Fonte R7

Fazer exercícios para evitar doenças

A maioria das pessoas começa a praticar atividade física em busca de um corpo sarado. Mas, além de definir e fortalecer a musculatura, os exercícios ajudam a evitar doenças.
 
Com apenas 30 minutos por dia é possível diminuir em 50% as chances de contrair resfriado. Isso porque, segundo a revista American Journal of Medicine, a ginástica aumenta a circulação de glóbulos brancos, que combatem os germes invasores.
 
Outro mal que pode ser evitado com a prática de atividade física é a diabetes tipo 2. Pessoas que se exercitam tem pelo menos 58% de chance de desenvolver a doença. A depressão é igualmente aliviada com a prática continua de exercícios.
 
A atividade física, praticada três vezes por semana, surte o mesmo efeito que medicamentos prescritos contra a depressão média e moderada.
 
Tudo graças à liberação de endorfina no cérebro, hormônio associado ao prazer, que é liberado com a atividade física. Bastam só 30 minutos de exercícios para diminuir em 14% a chance de contrair doenças coronarianas e 30% o do câncer de mama.
 
Já o perigo de morte prematura fica reduzido em 19% e com atividades leves e moderadas como andar e correr.
 
Fonte R7

Mães que amamentam têm menos chances de se tornarem obesas

Além disso, o ato diminui o risco de câncer de mama, ovário e útero
 
Mais um bom estímulo para a mulher não deixar de amamentar seus filhos. Mães que amamentam terão menos chances de se tornarem obesas, segundo pesquisa realizada no Reino Unido e publicada no "International Journal of Obesity".
 
Depois de analisarem 740 mil mulheres na fase pós-menopausa os pesquisadores descobriram que a amamentação reduziu o Índice de Massa Corporal (IMC). A redução foi de 1% a cada seis meses de amamentação.
 
Foram levados em conta conhecidos fatores apontados como estimuladores da obesidade, como o fumo e a prática de atividade física. conhecidos por influenciar a obesidade, como o fumo e a prática de exercícios, entre outros.
 
A pesquisa integra o "Million Women Study", maior investigação sobre reprodução e estilo de vida que influenciam a saúde da mulher. As participantes têm em média 57,5 anos e tiveram pelo menos um filho e, dessas, 70% amamentaram por cerca de sete meses.
 
Além de aliviar a mãe do desconforto dos seios cheios e pesados de leite e ajudar a fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o ato de sucção do bebê promove no organismo materno a secreção do hormônio chamado prolactina, responsável pela produção de leite, reduzindo os riscos de câncer de mama, ovário e útero. Também protege a mulher contra osteoporose.
 
Fonte R7

Mulher aguarda cirurgia para voltar a enxergar depois que seu olho ‘explodiu’

Liz sofre de hidropisia, acúmulo incomum de fluído nas cavidades do corpo
 
Liz Hodgkinson, de 28 anos, que mora em Ruthin, Inglaterra, espera por uma cirurgia para voltar a enxergar depois que seu olho esquerdo "explodiu".
 
A mulher sofre de hidropisia, um acúmulo incomum de fluído nas cavidades do corpo. Sua córnea esquerda se dividiu, causando a saída do líquido óptico em torno do olho.
 
— Meu caso chamou tanta atenção que o problema foi até escrito em uma revista médica.
 
Liz espera por um procedimento no qual uma amostra da córnea humana será implantada na esperança de impedir que o tecido fino fique aberto a ponto de cegá-la, segundo o site Daily Mail.
 
A primeira vez que isso aconteceu, ela estava em uma aula de direção.
 
— Eu senti uma dor muito forte no meu olho. Eu não conseguia nem levantar a pálpebra, era impossível.
 
Enquanto aguarda a cirurgia, prevista para daqui a duas semanas, Liz enfaixa o olho e toma os seus remédios para não sentir dor. Apesar de ter certa dificuldade de retomar sua rotina e o trabalho, ela se diz muito otimista com o resultado que a operação irá lhe trazer.
 
Fonte R7

Amputação do pé amedronta diabéticos; entenda

 
De acordo com a OMS, a cada 30 segundos um paciente é submetido a esse procedimento
 
O descaso com o controle da glicemia é a principal causa de amputação não traumática dos membros inferiores. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), 85% desses casos decorrem de ulcerações (feridas) nos pés. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a cada 30 segundos ocorra uma amputação decorrente da neuropatia diabética — patologia que acomete os nervos causando falta de sensibilidade.
 
No entanto, a pessoa com diabetes que apresenta problemas nos pés não irá, necessariamente, amputá-lo, conforme explica o endocrinologista Dr. Domingos Malerbi, diretor da SBD.
 
— O diabético que não trata a doença pode desenvolver a neuropatia, especialmente nos membros inferiores. O paciente que não sente os pés corre mais risco de desenvolver feridas, muitas vezes, não cicatrizadas pelo descontrole glicêmico.
 
O médico acrescenta que se a neuropatia não for tratada adequadamente, o paciente pode até amputar o membro. Por isso, a prevenção primária, com aplicação de insulina e controle da glicemia, é fundamental.
 
— Esses e outros problemas só têm cura quando são detectados antes mesmo de os sintomas aparecerem. Tudo vai depender do controle da glicose.
 
Como identificar e tratar o problema
Ao contrário do que muitos pensam, nem todo o diabético terá problemas nos pés. O endocrinologista garante que esse quadro só será desenvolvido se o paciente não seguir o tratamento.
 
— Para que o diabético não desenvolva essas complicações, é necessário fazer um rigoroso controle da glicemia por meio de medicação, exercícios e alimentação saudável.
 
O pé diabético, também conhecido como pé neuroisquêmico, pode ser caracterizado por um leve problema até uma infecção, que pode atingir o osso e causar até uma necrose (gangrena). O diagnóstico é feito a partir de exames específicos, como testes de sensibilidade e circulação. Segundo o médico, a cura só ocorrerá quando o problema for detectado precocemente.
 
— A neuropatia dolorosa pode ser tratada à base de analgésicos. Mas se for somente a falta de sensibilidade, há medicamentos que auxiliam no aumento da oxigenação do nervo. Agora, se o problema for circulatório, a pessoa pode passar por procedimentos cirúrgicos, como o enxerto, que ajuda a levar o sangue à região onde ele não está chegando. Para deformidades, o melhor tratamento é o uso de calçados adequados, palmilhas ou até mesmo cirurgias corretivas.
 
Cuide melhor do seu pé
Confira as dicas do endocrinologista Dr. Domingos Malerbi e previna as complicações:
 
—Todo diabético deve controlar a glicemia e seguir o tratamento corretamente
 
— A higiene do pé diabético tem que ser diária, com sabão e água morna a 35º C
 
— Opte por lixar a unha e evite tirar a cutícula. Se precisar cortá-la, deixe os cantos e faça o corte reto
 
— Hidrate os pés com cremes, pois a pele do pé diabético tende a ficar seca e rachar
 
— Use meias de algodão, de preferência de cor clara, para o pé respirar melhor e evitar micose
 
— O calçado deve ter sola de borracha para deixar o calcanhar do pé estável. Evite sapatos com material de plástico e de pano
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Cascavel - PR

Foram divulgados os editais para realização de concurso público nº. 080/2012 e teste seletivo nº. 016/2012 da Prefeitura de Cascavel, Estado do Paraná. Os certames oferecem 780 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 12.679,08, lembrando que são reservadas 5% das vagas às pessoas com deficiência.

Cargos
Processo seletivo: Agente de Apoio;
Concurso: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Manutenção de Veículos, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Motorista I e II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro, Tratador de Animais, Zelador, Agente Administrativo, Agente Funerário, Atendente de Serviços em Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal, Monitor de Biblioteca, Professor, Professor de Educação Infantil, Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Saúde Bucal, Engenheiro (Cartográfico e Civil), Fonoaudiólogo e Médico (Generalista, Infectologista e Pediatra; Médico Veterinário e Terapeuta Ocupacional).
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas do dia 19 a 30 de novembro de 2012 através do site www.cascavel.pr.gov.br ou pessoalmente, no 1º andar da Prefeitura de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00 e 20,00;
Nível médio: R$ 20,00 e 30,00;
Nível superior: R$ 60,00 e 80,00.
 
Provas
A prova escrita para os cargos relacionados ao concurso público está prevista para ser realizada na data provável de 20 de janeiro de 2013. Já para os cargos relacionados ao teste seletivo serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012.
 
Os locais e horários das provas serão divulgados em edital, a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servi-dor/concursos-andamento.
 
Os candidatos aos cargos de Professor e Professor de Educação Infantil deverão apresentar os títulos no 1º andar da Prefeitura de Cascavel, situada à rua Paraná, nº 5.000, no mesmo período das inscrições, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h, em envelope aberto, sendo que após conferência da documentação, este será devidamente lacrado e assinado pelo candidato e pelo responsável do recebimento.
 
As datas, horários e locais de realização das provas práticas serão divulgados em edital a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos e do teste seletivo de 12 meses, a serem contados da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Editais

Concurso Prefeitura de Saudade do Iguaçu - PR

A Prefeitura de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, publicou edital N° 007/2012 de concurso público destinado ao provimento de 27 vagas e cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 5.245,10 e a carga horária será de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Médico Veterinário, Fisioterapeuta, Nutricionista, Médico, Psicólogo, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Assistente de Professor Ensino Infantil, Técnico Agropecuário, Técnico em Enfermagem, Vigilante Sanitário, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista, Mecânico de Manutenção, Vigilante e Professor.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas até o dia 23 de novembro de 2012, nas dependências da Prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu, na Rua Frei Vito Berscheid, 708, Centro, Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, mediante formulário próprio e pagamento do valor fixado para cada cargo, no horário das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, às 09:00h, no Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, em locais a serem informados posteriormente. O gabarito será divulgado na data prevista de 19 de dezembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da publicação do Edital de Homologação, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso UNIRIO 2012

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulga Edital n° 64/2012 para Concurso Público, objetivando o preenchimento de nove vagas para professores nível superior, adjunto e assistente. Com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais ou Dedicação Exclusiva, a remuneração dos efetivados poderá chegar até R$ 7.627,02.
 
Inscrição e taxa
Os interessados poderão se inscrever até o dia 14 de dezembro de 2012 através do endereço eletrônico www.stn.fazenda.gov.br. Os valores da taxa são de acordo o cargo escolhido:
 
Professor Assistente - DE - R$ 120,00
Professor Assistente - 40 horas - R$ 78,00
Professor Adjunto - DE - R$ 190,00
Professor Assistente – 40 horas - R$ 78,00

Provas

O concurso para a carreira de magistério superior abrangerá as seguintes provas que deverão ocorrer na seguinte ordem: prova escrita, didática, prática e de títulos.

Os programas e demais instruções complementares estarão à disposição dos interessados nos locais de inscrição e no site da UNIRIO (www.unirio.br).
 
O prazo de validade do concurso é de 1 (um) ano, podendo ser renovado por igual período.

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro abre vagas

Foi lançado edital de processo seletivo N° 271/2012 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual são disponibilizadas 15 vagas para Professor Temporário no Departamento de Medicina, campus Macaé.

De acordo com o edital, as oportunidades serão distribuídas entre os Setores de Bioquímica, Embriologia, Fisiologia, Clinica Médica, Gastroentologia, Nefrologia, Endocrinologia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, com o objetivo de atender a demanda do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 30 de novembro de 2012, nas respectivas secretarias e apresentar requerimento ao Diretor da Unidade; RG e CPF; e Curriculum Vitae documentado.

Haverá prova escrita, prova didática e prova prática para todos os participantes

Concurso SEPLAG - RJ 2012/2013

Com o objetivo de preencher 880 vagas, a SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, abriu inscrições para concurso público, com vistas ao provimento dos cargos de Analista Executivo (nível superior) e Assistente Executivo (nível médio). Confira o edital.
 
A maioria da vagas é para o cargo de Assistente Executivo de nível médio, com 800 vagas e salário de R$ 1.560,00. O restante das vagas é para Analista Executivo nas áreas de Psicologia (perfil 3) e Serviço Social, com registro ativo no respectivo Conselho da Classe (perfil 4), exceto para os perfis 1 e 2, que podem participar profissionais com qualquer área de formação superior. O salário oferecido para os quatro perfis de analista é R$ 2.481,07 (Vencimento-Base), acrescido de até R$ 744,32 de gratificação.
 
Profissionais que comprovarem ter pós-graduação latu sensu terão direito a Adicional de Qualificação no valor de R$ 210,00, ou R$ 420,00 se for Mestrado e R$ 840,00 se a formação for em nível de Doutorado.
 
No total de vagas, estão incluídas as reservadas a pessoas com deficiência, negros e índios. Os futuros executivos serão nomeados sob o regime estatutário, o que significa garantia de estabilidade profissional, e terão jornada de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições já começaram e devem ser feitas até 25 de novembro de 2012, pela internet, no endereço www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro).
 
A taxa de inscrição será de R$ 85,00 para o cargo de nível superior e R$ 60,00 para o cargo de nível médio.
 
Seleção
De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados através de provas objetivas e provas discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, sendo realizada provavelmente no dia 13 de janeiro de 2013 ou em qualquer dia da semana, inclusive em feriados.
 
Para o cargo de Analista Executivo, as provas objetiva e discursiva serão realizadas no mesmo dia e local, em 02 (dois) turnos, sendo o primeiro turno de 9h às 13h e o segundo de 14:30h às 16:30h. Já para o cargo de Assistente Executivo, as provas objetiva e discursiva serão realizadas no mesmo dia e local, em 01 (um) turno, das 9h às 13:30h.
 
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 15 de janeiro de 2013 e publicação do resultado final se dará no dia 27 de março de 2013.
 
Por fim, o prazo de validade do concurso público será de 1 (um) ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Miracema - RJ

A Prefeitura de Miracema, no estado do Rio de Janeiro, localizada a 271 km da capital, publicou edital Nº. 001/2012 de concurso público oferecendo 119 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 1.636,14, por jornada de trabalho de 18, 20, 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Médico, Psicólogo, Pedagogo, Professor, Arquivista, Técnico em Enfermagem, Técnico de Estradas, Técnico de Tributação, Técnico Desenhista de Projetos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Secretário Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Comunicação, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Material, Auxiliar de Saúde, Ajudante de Obras e Serviços, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Cantineiro Escolar, Carpinteiro, Gari, Marceneiro, Pintor, Servente Escolar e Vigia.

Inscrição

As inscrições serão realizadas das 14h do dia 12 às 23h59min do dia 25 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br ou de forma presencial na Central de Atendimento dos candidatos do IDECAN, localizada na Biblioteca Municipal Julieta Damasceno, na Praça do Estudante, s/nº, Centro (ao lado dos correios) - Miracema/RJ, das 09h00min às 16h00min exceto sábados, domingos e feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00 e 65,00;
Nível superior: R$ 65,00.

Prova

O concurso será constituído de prova objetiva e títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 16 de dezembro de 2012, em horário e local que serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro de 2012 no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Os títulos, acompanhados do formulário de envio devidamente preenchido e assinado, deverão ser entregues na data de realização das provas objetivas, na Coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma, onde haverá envelopes próprios à disposição dos candidatos interessados para entrega.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso ANP 2012-2013

Foi publicado edital n° 01/2012 para concurso público da Agência Nacional de Petróleo - ANP. Organizado pelo Cespe/UnB, o concurso, que estava autorizado desde abril, oferece 152 vagas e ainda formará cadastro reserva para os cargos de Analista Administrativo e Especialista, todos para o nível superior.
 
A inscrição poderá ser feita somente via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ANP_12, solicitada no período entre 10 horas do dia 29 de outubro de 2012 e 23 horas e 59 minutos do dia 19 novembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. Será necessário pagar uma taxa que pode variar de R$ 80,00 (Analista) a R$ 100,00 (Especialistas).

Cargos

Para o cargo de Analista Administrativo (áreas de I a V) poderão concorrer candidatos com formação superior em Arquivologia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Administração, Análise de sistemas, Ciência da computação, Processamento de dados, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Redes ou outro curso superior completo na área de Tecnologia da Informação. A remuneração inicial para este cargo de R$ 9.623,20, mas após a primeira avaliação de desempenho pode chegar a R$ 10.429,00, para jornada semanal de 40 horas.
 
Para disputar os cargos de Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e gás Natural (áreas I e II) o candidato deve ter curso superior na respectiva área (Geologia, Engenharia Geológica ou Geofísica).
 
Para Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, áreas I e VII, é preciso ter nível superior em qualquer área de formação. Para as demais áreas deste mesmo cargo, no entanto, será necessário ter formação superior em um dos seguintes cursos: Ciências Econômicas, Engenharia (Civil, Ambiental, de Produção, da Computação, de Sistemas, de Redes, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Naval, do Petróleo, de Minas, Química, Cartográfica), Biologia, Ciências Biológicas, Química Industrial, Oceanografia, Oceanologia, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática ou outro curso superior na área de Tecnologia da Informação.
 
Os especialistas contratados trabalharão 40 horas por semana e receberão R$ 10.019,20 iniciais, valor que pode chegar a R$ 11.374,00, após primeira avaliação de desempenho.

Seleção

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos, lembrando que para o cargo de Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural, todas as áreas, e para o cargo de Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, todas as áreas, haverá ainda uma segunda etapa, que será o Curso de Formação, a ser ministrado no Rio de Janeiro/RJ.
 
De acordo com o edital, as provas objetivas, discursiva e a avaliação de títulos serão realizadas nas 26 capitais das unidades da Federação, e no Distrito Federal, na data provável de 13 de janeiro de 2013, com duração de 5 horas. Já a perícia médica, para os candidatos que se declararem com deficiência, será realizada nos municípios do Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Manaus/ AM, São Paulo/SP e no Distrito Federal.
 
O concurso será válido por um ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, mas poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Extremoz - RN abre concurso público

A Prefeitura de Extremoz, Estado do Rio Grande do Norte, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 380 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.841,11 em carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor, Auxiliar de Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Vigilância Sanitária e Ambiental, Agente administrativo, Digitador, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Motorista e Agente Operacional de Serviços.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 06 de dezembro de 2012, no Posto de Atendimento instalado na Rua dos Coqueiros, 44, Conj. Alto Extremoz - Extremoz/RN (em frente à Sec. Mun. de Ação Social), no horário das 08:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 18:00 hs, ou através da internet, no site www.conpass.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 57,00, R$ 47,00 a R$ 37,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 13 de janeiro de 2013, em horário e local a serem definidos. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 14 de janeiro de 2013.
 
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Jaru - RO

A Prefeitura do Município de Jaru, Estado do Rondônia, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 237 vagas para cargos de todos os níveis de ensino. Os salários podem chegar até R$ 5.005,89, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Administrador de Empresa, Analista de Sistemas, Advogado, Analista de Meio Ambiente, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo Educacional, Professor e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço da Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes (www.valedobandeirantes.com.br), até o dia 20 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas objetivas deverão ser aplicadas, provavelmente, nos dias 22 e 23 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Boa Vista – RR

A Prefeitura de Boa Vista, Estado de Roraima, através da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, lançou edital n° 004/2012 de concurso público para o provimento de 1.134 vagas, além de 831 para cadastro de reserva, para cargos de técnico e analista municipal de níveis médio, técnico e superior.
 
Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 1.721,38, por carga horária de 25 a 40 horas semanais. O concurso público será executado pela Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal Roraima - UFRR.
 
A Inscrição será realizada das 9h do dia 14 de novembro de 2012 às 18h do dia 23 de novembro de 2012, podendo ser feitas por meio do site www.ajuri.org.br/concursos. O candidato deve preencher todos os dados solicitados, clicar em confirmar, imprimir o comprovante de inscrição e o boleto referente à taxa, que deverá ser paga até a data do encerramento das inscrições.
 
O valor da taxa é de R$ 60,00 para nível médio e técnico, e R$ 80,00 para ensino superior. O período de inscrição inicia às 9h do dia 14 de novembro e encerra-se às 18h do dia 23 de novembro de 2012.
 
Os cargos de técnico municipal compreendem as especialidades de assistente administrativo, cuidador escolar e técnico em contabilidade. Para analista municipal são oferecidas vagas de administrador, administrador hospitalar, analista de sistemas, bibliotecário, contador, economista e professor de educação básica (pedagogia e educação física).
 
A prova do nível médio e técnico será realizada no dia 15 de dezembro, das 8h às 12h. Os que concorrem às vagas de ensino superior farão prova no dia 16 de dezembro de 2012, das 8h às 12h.
 
Os locais da prova serão publicados no Diário Oficial do Município, fixados nos quadros de avisos da Fundação Ajuri e divulgados na internet no site da instituição responsável pela aplicação da prova.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado a partir da data de sua homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Joselândia - MA

A Prefeitura de Joselândia, Estado do Maranhão, publicou edital n° 001/2012 de concurso público com o objetivo de preencher 171 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será executado pelo Instituto Machado de Assis, tendo validade de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação.
 
Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00, mais gratificação, por carga horária de 20 a 40 horas semanais. Será reservado 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Tecnólogo em Radiologia, Psicólogo, Enfermeiro PSF, Enfermeiro Hospitalar, Médico PSF, Médico Clínico Geral Hospitalar, Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontólogo, Farmacêutico, Bioquímico, Biomédico, Veterinário, Pedagogo, Professor, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Odontológicos, Agente de Vigilância Sanitária, Agente Administrativo, Assistente de Informática, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, Vigia e Motorista Cat. "C", "D", "E" ou "AD".

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 06 de dezembro de 2012, através da internet, no site www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e de R$ 75,00 para cargos de nível superior.

Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:

- Primeira Etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos e/ou empregos Público.

- As Provas Objetivas serão de caráter eliminatório e classificatório.

- Segunda Etapa: Apresentação dos títulos, exclusivamente, para os cargos e/ou empregos públicos de Professor, de nível superior e médio (magistério) apenas de caráter classificatório.

Todas as provas ocorrerão na Cidade de Joselândia - MA. A prova objetiva, está prevista para o dia 16 de dezembro de 2012, no horário de 09:00 ás 12:00 h (Horário Local) para todos os cargos, tendo a duração de 03 (três) h, em locais e horários a serem divulgados. Os gabaritos referentes às provas objetivas serão divulgados em até 2 dias úteis após a realização das provas no site do Instituto Machado de Assis.

O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial dos Municípios, respeitando a ordem de classificação dos aprovados, divulgado pela Prefeitura Municipal de Joselândia - MA e no sítio eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até a data provável de 14 de Janeiro de 2013.

Edital / Publicações

Concurso CREMEB: Edital e Inscrição

Com a finalidade de preencher 3 vagas e formar cadastro reserva, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB, abriu inscrições para concurso público Nº. 001/2012. A seleção oferece salário que varia entre R$ 732,87 a R$ 1.355,12, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais. Confira o edital.

Cargos

Auxiliar de Apoio Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Técnico de Atividades de Suporte I.

Inscrições

As inscrições, no valor de R$ 45,00, serão realizadas das 13h00min do dia 26 de novembro às 23h59min do dia 20 de dezembro de 2012, no site www.idecan.org.br.
 
O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência deverá marcar a opção no link de inscrição e enviar o laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) até o dia 21 de dezembro de 2012, impreterivelmente, via SEDEX, para a sede do IDECAN – Rua José Augusto Abreu, n° 1000 – A, Bairro Augusto Abreu, Muriaé – MG, CEP: 36880-000.

Provas

As provas escritas objetivas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Barreiras, Jequié, Salvador e Teixeira de Freitas, com data inicialmente prevista para o dia 20 de janeiro de 2013, das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 16:30, em locais que serão divulgados no cartão de confirmação de inscrição (CCI), a partir do dia 13 de janeiro de 2013, através do site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site www.idecan.org.br, às 13h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso UTFPR - Campus de Pato Branco

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou edital N° 092/2012 de concurso público de provas e títulos, destinado ao provimento de 7 cargos da carreira do Magistério Superior, Classe Assistente, para atender o Campus Pato Branco. Os salários vão até R$ 7.627,02.

A inscrição, no valor de R$ 121,00, deverá ser efetuada pela internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 20 horas do dia 09 de dezembro de 2012.

O concurso constará das seguintes provas: Escrita, com leitura pública, de Desempenho Didático e de Títulos.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 19 de dezembro de 2012, às 09 horas, com sorteio do ponto às 08 horas, em local a ser informado quando da divulgação do ensalamento, a partir do dia 17 de dezembro de 2012.

O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

Prefeitura de Itaúba (MT) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 001/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Itaúba, estado do Mato Grosso. A seleção visa preencher 05 vagas de nível médio/técnico para o cargo de Técnico de Enfermagem, para atarem junto a Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Itaúba. A remuneração é de até R$ 800,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
São ofertadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas do dia 21 de novembro a 05 de dezembro de 2012, das 08:00h às 11:00h e das 13:30h às 16:00h, na Fundação Hospital de Saúde Municipal de Itaúba, localizada na Av. Tiradentes, Nº 295, Centro, em Itaúba-MT.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada na Escola Municipal Educandário Nossa Senhora Aparecida, Localizada à rua Bárbara Max, s/nº, Centro, no dia 09 de dezembro de 2012, das 08:00 às 12:00 horas.
 
A relação dos candidatos selecionados e classificados será publicada no site oficial do Município, no Jornal Oficial dos Municípios editado pela AMM – Associação Matogrossense dos Municípios, e nos órgãos públicos municipais.

Validade

O prazo de validade da seleção é de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 180 dias.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura e Câmara de Pimenteiras do Oeste - RO

A Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste, Estado de Rondônia, através do Instituto Exatus Ltda - ME, abriram edital N° 006/2012 de concurso público destinado ao provimento de 121 vagas. Do total de oportunidades, 84 são imediatas e 37 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 6.800,00, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas até às 21:59 horas do dia 03 de dezembro de 2012, através do endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo,R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de níveis médio e técnico, e R$ 70,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 16 de dezembro de 2012, com horário também previsto para iniciar às 8hs e terminar às 11hs (horário local) em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público.
 
Divulgação dos locais da prova escrita e Homologação das Inscrições, será no dia 10 de dezembro de 2012, será divulgado o Edital de Homologação das Inscrições, contendo os nomes de todos os inscritos, separados por cargo. No mesmo dia está previsto para ser divulgado o Ensalamento (locais de prova), (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), nos murais da Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
Os gabaritos com as respostas corretas estão previstos para serem divulgados no dia 16 de dezembro de 2012, após aplicação das provas, nos murais da Prefeitura e Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste, no mural do Instituto Exatus e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
Validade
A validade do concurso será de 02 anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração
 
Cargos do Concurso da Prefeitura e Câmara
Concurso Prefeitura de Pimenteiras do Oeste
Secretaria Municipal de Educação:
Professor Pedagogo - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Pedagogo – Cuidador, Professor Lic. Em Educação Física, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Supervisor Escolar, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Orientador Educacional, Técnico de Nível Superior – Nutricionista, Técnico de Nível Superior – Biblioteconomista, Agente Educacional – Monitor de Música, Técnico de Informática, Agente Administrativo, Agente de Serviços – Inspetor Educacional, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Merendeira, Agente de Vigilância, Agente Operacional I – Motorista Veículos Leves e Agente Operacional II – Motorista Veículos Pesados.
 
Vagas das outras Secretarias:
Técnico de Nível Superior – Contador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Controlador Geral do Município, Fisioterapeuta, Procurador Jurídico, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Agente de Gestão Pública –Técnico de Informática, Fiscal Municipal – Fiscal, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços – Cozinheira/Merendeira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviço Social – Sócio Educador, Agente de Vigilância, Agente Operacional I - Motorista de Veículos Leves,Agente Operacional II – Motorista de Veículos Pesados, Agente de Manutenção – Mecânico,Agente de Manutenção – Borracheiro, Agente de Manutenção – Eletricista, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Pneu, Agente de Infraestrutura I – Operador de Pá Carregadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Retroescavadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Esteiras e Agente de Infraestrutura II – Operador de Motoniveladora.

Vagas da Secretaria Municipal de Saúde:
Técnico de Nível Superior – Contador, Médico Veterinário, Odontólogo, Farmacêutico, Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Biomédico, Fonoaudiólogo, Especialista em Saúde – Médico Clínico Geral, Especialista em SaúdeI – Médico Ginecologista, Especialista em Saúde – Médico Pediatra, Agente Administrativo, Técnico de Saúde – Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde – Técnico de Radiologia, Técnico de Saúde – Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde – Técnico em Higiene Dental, Agente de Vigilância, Agente de Serviços – Cozinheira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional – Motorista de Veículos Leves e Agente Operacional – Motorista de Veículos Pesados.

Concurso Câmara de Pimenteiras do Oeste
Contador, Procurador Jurídico, Controlador Geral, Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Agente Operacional I – Motorista de Veículos Leves, Agente de Serviços – Zeladora e Agente de Vigilância – Vigia.

Edital / Publicações