Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ONU: a luta contra a desigualdade passa pelo acesso a sanitários

A eliminação das desigualdades pode começar em um lugar muito pouco considerado, os banheiros, segundo declarou nesta sexta-feira, em Genebra, a Relatora Especial das Nações Unidas encarregada do Direito Fundamental à Água Potável e Saneamento, Catarina de Albuquerque, por ocasião do Dia Mundial dos Banheiros.
 
Este dia, comemorado em 19 de novembro, busca chamar a atenção para os 2,5 bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso a banheiros.
 
"O acesso aos banheiros ilustra melhor do que todo o resto a desigualdade entre quem tem acesso e os que não têm", acrescentou Alburquerque.
 
"A cada dia, 7.500 pessoas, entre elas 5.000 crianças com menos de 5 anos, morrem em consequência de carecer de sanitários, alertou a especialista.
 
"Todos os anos, 272 milhões de dias de aula são perdidos por doenças vinculadas à falta de sanitários", recorda a encarregada, revelando ainda que mais de uma em cada três pessoas não têm acesso a sanitários.
 
"O acesso aos serviços sanitários é um dos principais Objetivos do Milênio e é visível que não será cumprido até 2015".
 
Segundo ela, um bilhão de pessoas fazem diariamente suas necessidades ao ar livre.
 
"Tente imaginar-se sem banheiro, sem trabalho, sem casa. Imagine-se tendo de fazer suas necessidades nas ruas de sua cidade; imagine-se tendo de encontrar a cada dia um lugar seguro. Imagine a insegurança e a indignidade desta situação, especialmente se você é uma mulher", afirmou Albuquerque.
 
O acesso a sanitários faz parte dos direits humanos básicos, e quem não se utiliza desse direito são marginalizados e excluídos da sociedade.
 
A portuguesa Catarina de Albuquerque é a primeira Relatora das Nações Unidas para o Direito Fundamental à Água Potável e Saneamento.
 
Foi nomeada em suas funções em 2008 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário