Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aprenda algumas dicas para se dar bem no frio

Sopas e chocolate quente são ótimas pedidas durante o inverno / Shutterstock
Sopas e chocolate quente são ótimas pedidas durante o inverno
Especialistas dão algumas dicas para você não encontrar problemas durante a estação mais fria do ano
 
No frio, além de comer mais, consumimos alimentos mais calóricos. A nutricionista, Narayana Reinehr, explica que isso acontece porque o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.

"O corpo tende a gastar mais energia para manter a temperatura ideal, o que faz com que sintamos mais fome. Além disso, o tecido adiposo é o responsável por proteger a pele do frio, o que cria predisposição ao ganho de peso", explica. A dica é consumir alimentos quentes, como sopas e chás.

Chocolates personalizados, diets e sem lactose
Para inovar e atingir um nicho de mercado cada vez mais em ascensão, a chef brasiliense, Cristina Barros, aposta na criação de chocolates personalizados, além de opções diets e sem lactose. Entre as novidades, estão brigadeiros gourmets, cheese cakes, cup cakes e diversas sobremesas em versões com chocolates brasileiro e belga.

Dança
Com ritmos latinos, o Zumba Fitness mistura a dança e a ginástica de forma divertida. De acordo com Sávia Cristina Cardoso, professora de Zumba, além da alta queima de calorias, a modalidade ajuda a melhorar a coordenação motora e o bem estar físico e mental.

"Zumba é festa. As pessoas se divertem enquanto se exercitam, o que torna a prática menos maçante do que outras atividades físicas".

Evite dores reumáticas no frio
Durante o período de inverno, com duração de junho a setembro, é comum que as pessoas passem a se queixar com mais frequência de dores nas articulações e, assim, se autodiagnosticarem com "reumatismo", termo usado para designar doenças que afetam as articulações e músculos, e que se caracteriza por dores e restrições dos movimentos.

Mas seria o frio o causador de doenças autoimunes ou é apenas a percepção de dor que fica mais aguçada durante essa época do ano?

De acordo com a fisioterapeuta, Angela Lepesqueur, representante da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRC) no Distrito Federal, o frio pode não ocasionar, mas pode agravar as dores de origem muscular ou reumáticas.

"Durante períodos de baixa temperatura, existe um aumento das contraturas musculares, e isto faz com que as pessoas criem mais tensões e, consequentemente, sintam mais dores", explica a especialista em coluna vertebral.

Além disso, Angela destacou que, no inverno, as pessoas tendem a ficar menos ativas, o que também pode intensificar a sensação de dor.

"A diminuição ou falta da prática de atividades físicas pode aumentar o enrijecimento articular e, assim, diminuir a produção de liquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações", ressaltou.
 
Fonte Viva Bem

Exames: Hemoglobina glicada

glicada.jpgExame para diagnóstico de diabetes mede concentração de glicose no sangue
 
O que é hemoglobina glicada
Hemoglobina (Hb) é uma proteína presente em nossas hemácias (glóbulos vermelhos). A função da hemoglobina é transportar oxigênio no sistema circulatório. Denomina-se hemoglobina glicada (HbA1c) a fração da hemoglobina que se liga a glicose. Durante o período de vida da hemácia - 90 dias em média - a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período ou sofrer aumentos ocasionais, haverá necessariamente um aumento nos níveis de hemoglobina glicada. Dessa forma, o exame de hemoglobina glicada consegue mostrar uma média das concentrações de hemoglobina em nosso sangue durante aproximadamente 60 dias - não podemos dizer que são durante todos os 90 dias porque a hemácia pode não ter ficado viva todo esse tempo.
 
O exame de hemoglobina glicada é um importante aliado da glicemia de jejum, um exame que mede as concentrações de glicose no sangue do paciente apenas no período da coleta. No entanto, os resultados podem oscilar dependendo de alguns fatores, como prática de atividade física ou medicações que o paciente ministra. Além disso, alguns indivíduos podem apresentar a glicemia de jejum normal e ter picos hiperglicêmicos em outros períodos. Por isso o exame de hemoglobina glicada é importante - ele mostra a concentração média de glicose no sangue de uma pessoa durante um longo período. 
 
Outros nomes:
Hemoglobina glicosilada, Hb A1c                                 

Quando o exame é pedido:
A hemoglobina glicada serve para diagnosticar a acompanhar o diabetes, em conjunto com os exames de curva glicêmica e glicemia de jejum. As principais doenças envolvidas na dosagem de glicose são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2, mas a hemoglobina glicada pode ser indicada pelo seu médico mesmo que você não tenha sintomas definidos, apenas como parte do check-up de uma consulta - principalmente porque o diabetes pode permanecer assintomático por muito tempo. Em alguns casos, a hemoglobina glicada pode ser pedida para fazer o diagnóstico de anemia ou baixas contagens de hemoglobina. Raramente o médico pedirá o exame para fazer o diagnóstico de uma hipoglicemia, mas pode acontecer.
 
Alguns sintomas ou condições que podem levar seu médico a pedir o exame de glicemia de jejum para uma investigação mais profunda são: 
  • Exame de glicemia de jejum acima do normal
  • Urinar várias vezes ao dia
  • - Sede intensa
  • Perda de peso apesar da ingestão de alimentos
  • Glicemia fora do jejum maior que 200mg/dl
  • Desidratação
  • Tonturas
  • Mal estar (em crianças pode se manifestar como uma dor abdominal)
  • Fome intensa
  • Náusea - Desmaios ou comas
  • Troca da dosagem ou do medicamento para tratamento do diabetes
  • Parente direto com diabetes. 
Quem pode fazer esse exame?
Não existem contraindicações para a realização do exame de hemoglobina glicada, podendo ser feito por qualquer pessoa que tenha indicação médica.
 
Pré-requisitos para fazer o exame:
Não há nenhum tipo de preparação para fazer o exame de hemoglobina glicada, sendo necessário apenas ir ao laboratório e fazer a coleta.
 
Como é feita a glicemia de jejum:
É colhida em laboratório uma amostra de sangue, que é analisada por meio de equipamentos automatizados. Os resultados são obtidos em cerca de uma hora.
 
Possíveis complicações e riscos:
Os riscos envolvidos no exame de hemoglobina glicada são aqueles inerentes a todos os exames de sangue, como hematomas ou lesões decorrentes de uma veia mal puncionada ou uma coleta difícil. Qualquer sintoma anormal, como tonturas ou hemorragias, devem ser comunicados ao médico. 
 
Periodicidade do exame:
Pessoas sadias deve fazer a hemoglobina glicada anualmente ou bianualmente, em seu check-up médico. Pessoas com diabetes devem ter um controle mais rigoroso, variando a frequência entre três a seis meses, conforme o caso.
 
O que significa o resultado do exame?
Os valores da hemoglobina glicada irão indicar se você está ou não com hiperglicemia, iniciando uma investigação para o diabetes. Apenas laboratórios padronizados pelo National Glycohemoglobin Standardization Program podem ser utilizados para o diagnóstico de diabetes.
 
Valores normais da hemoglobina glicada:
  • Para as pessoas sadias: entre 4,5% e 5,7%
  • Para pacientes com diabetes: abaixo de 7%
O que significam resultados anormais:
  • Entre 5,7% e 6,4% é considerado anormal próximo do limite
  • Maior ou igual a 6,5% é considerado consistente para diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda o uso da dosagem de hemoglobina glicada também como critério de diagnóstico de diabetes mellitus nas seguintes condições: HbA1c maior de 6,5% confirmada em outra ocasião (dois testes alterados) ou uma dosagem de HbA1c associada a glicemia de jejum maior que 200 mg/dl na presença de sintomas de diabetes.
 
O que deve ser considerado no resultado do exame?
Os valores da hemoglobina glicada devem ser sempre individualizados pelo médico, levando-se em conta fatores como idade, tempo de diabetes, presença de complicações crônicas e risco de hipoglicemias. Algumas condições que podem apresentar valores acima ou abaixo do recomendado conforme interpretação do médico: 
  • Estudos como o Diabetes Control na Complications Trial e United Kingdom Prospective Trial mostram que a manutenção da hemoglobina glicada em valores normais ou próximos ao normal (abaixo de 7%) pode reduzir o risco de complicações cardiovasculares em pacientes com diabetes. No entanto, pessoas que tem diabetes há muito tempo ou que não tem um controle glicêmico rígido podem ter valores normais menos rígidos (abaixo de 8%)
  • Crianças menores de sete anos ou idosos em idade avançada também podem ter tolerância para os valores, conforme interpretação do médico
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas em estágio avançado ou com doenças que influenciem diretamente na qualidade de vida também podem apresentar valores normais um pouco acima dos 6%
  • Algumas pesquisas apontam que diferentes etnias podem apresentar resultados diferentes, como os africanos e asiáticos, que tendem a obter valores um pouco acima daqueles obtidos por indivíduos caucasianos
  • Pessoas que têm algum tipo de anemia podem apresentar uma dosagem alterada devido a anomalias na hemoglobina, indicando valores mais baixos do que o normal.
Gestantes podem fazer?
A hemoglobina glicada é um parâmetro de controle crônico do diabetes. Como a incidência do diabetes gestacional é maior após a 24ª semana de gestação, e a gestação dura em média 40 semanas, a hemoglobina glicada não é um exame importante para esta fase, já que mostra as dosagens de glicemia por um longo período. Durante a gestação se controla o diabetes crônico com dosagens diárias de glicemia capilar, usando um glicosímetro. Controle ultrassonográfico para avaliação do tamanho do feto e exames de curva glicêmica também fazem parte da rotina laboratorial na gravidez. 
 
Fontes consultadas:
- Endocrinologista Cleide Sabino, do Laboratório Pasteur

- Patologista Clínico Hélio Magarinos Torres Filho, Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - regional Rio de Janeiro, e diretor médico do Laboratório Richet

- Endocrinologista Milena Teles, do Fleury Medicina e Saúde
 
Fonte Minha Vida

Pessoas com enxaqueca sofrem preconceito significativo, diz estudo

mulher tomando comprimidos - Foto Getty Images
Quem abusa de analgésicos para se livrar da dor, ou seja,
toma mais de um comprimido por semana corre o risco
de alimentar a própria dor
Doença incapacitante nem sempre é levada a sério pelos colegas
 
Aqueles que sofrem com enxaqueca precisam lidar não só com a dor, que pode ser incapacitante, mas também com o estigma de que a doença não é grave o suficiente. É o que mostra um novo estudo desenvolvido por um pesquisador da University of Vermont College of Medicine (EUA). O trabalho foi financiado pelo Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde e será apresentado dia 30 de junho no Congresso Internacional de Cefaleia, em Boston.

O autor entrevistou 765 pessoas online. Todas eram residentes nos Estados Unidos, com uma idade média de 28 anos. Os participantes assistiram pequenas vinhetas que apresentavam pessoas com asma, ataques de pânico, epilepsia e enxaqueca, e depois respondiam a um questionário que avaliava o estigma das doenças mostradas. Segundo o autor, as perguntas apenas fornecem insights sobre como alguém quer ser associado com aquela pessoa. Por exemplo, os entrevistados respondiam se estavam dispostos a trabalhar com alguém com uma das quatro condições, ou o quão confortável seria convidá-los para um jantar.

A pontuação mais baixa de estigma foi para aqueles com asma, e as pontuações para enxaqueca, ataque de pânico e epilepsia foram bastante próximas. Segundo o pesquisador, os resultados para enxaqueca são um resultado inesperado, se comparados com condições como epilepsia e ataque de pânico. Uma explicação apontada pelo pesquisador é que pode ser difícil para quem não tem enxaqueca entender o quão grave uma dor de cabeça pode ser. Ele afirma que muitas pessoas experimentam dores de cabeça não-enxaqueca ao longo da vida, e por isso acabam por não considerar o problema incapacitante.

O trabalho mostra também que aqueles que não sofrem de enxaqueca pensam simplesmente que quem sofre do problema não está tratando seus sintomas corretamente, e fazendo alarde acerca de um problema que todos têm. Além disso, a enxaqueca surge de forma imprevisível, tornando mais difícil para o paciente marcar compromissos e mantê-los - e algumas pessoas podem interpretar isso como falta de consideração.

Evite seis hábitos para prevenir a enxaqueca
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e, dentre esses, 75% são mulheres. "Muitas podem ser as causas da enxaqueca, desde problemas tensionais, normalmente associados ao estresse, até resultantes de tumores, aneurismas, medicamentos fortes e até ressaca", ensina a especialista. Quem sofre com a dor insuportável sabe o quanto é difícil ficar simplesmente esperando que ela passe. Mas, para além dos vários tratamentos para o problema, existem alguns hábitos que quem quer se livrar de vez da enxaqueca, deve abandonar.
 
Confira a lista abaixo:  
 
mulher tomando comprimidos - Foto Getty ImagesAbuso de analgésicos
Quem abusa de analgésicos para se livrar da dor, ou seja, toma mais de um comprimido por semana corre o risco de alimentar a própria dor. "O analgésico bloqueia todos os mecanismos de defesa natural para combate da dor de cabeça. O uso prolongado e indiscriminado desse tipo de medicamento faz com que o corpo fique dependente do medicamento", explica a neurologista Claudia Klein, especialista do Minha Vida.

Em outras palavras, o organismo fica viciado a tal ponto que passa a "produzir" a dor para que o analgésico precise agir. Além disso, o analgésico também impede a produção de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, agravando a dor depois de certo tempo. "Muitas pessoas costumam tomar o analgésico ao menor sinal de dor e, assim, esquecem de tratar o problema. É preciso buscar tratamentos reais com medicação indicada o médico especialista", aconselha Claudia Klein.  
 
grãos de café, chocolate e canela em pau - Foto Getty ImagesMá alimentação
De acordo com a neurologista, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca, como, por exemplo, o aspartame, condimentados, leite e derivados, alimentos cítricos, chocolate e café. "Esses alimentos contêm substâncias que interagem com a bioquímica cerebral do organismo, alterando a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormônio ligado à enxaqueca", explica Claudia Klein. Além disso, a especialista afirma que pior do que o consumo desses alimentos, é ficar em jejum por tempo prolongado - mais de 4 horas sem comer - ou ter uma alimentação baseada em frituras e doces, por isso, ter um cardápio equilibrado e controlado é uma ótima medida preventiva.  
 
mulher fumando - Foto Getty ImagesTabagismo
Que fumar é uma bomba para o organismo, todo mundo já sabe. A novidade é que, além de todos os males, a nicotina ainda é associada à alteração da circulação sanguínea e enrijecimento dos vasos sanguíneos, o que, segunda a neurologista Claudia Klein, também pode acabar provocando a enxaqueca. Além disso, um recente estudo norueguês publicado pela revista médica Neurology avaliou seis mil estudantes e descobriu que o tabagismo, associado ao sobrepeso e ao sedentarismo, triplica as chances de jovens desenvolverem enxaqueca. Os autores disseram não ter ficado claro se esses fatores do estilo de vida provocam a cefaleia ou se eles agem mais como desencadeadores em jovens já vulneráveis. Pelo sim, pelo não, é melhor prevenir e ficar longe do cigarro.  
 
homem dormindo no sofá - Foto Getty ImagesSer sedentário
Um dos grandes males da população, o sedentarismo afeta em muitos aspectos a qualidade de vida. Além de contribuir para o surgimento de obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, o sedentarismo é uma porta aberta para a enxaqueca.

Uma pesquisa conduzida na Suécia demonstrou que pessoas que se envolvem em um programa de atividades aeróbicas apresentam queda significativa na frequência e intensidade das dores de cabeça crônicas e enxaqueca. O programa de treinamento aplicado na pesquisa consistia em treino de 40 minutos de bicicleta ergométrica praticada três vezes por semana.

"A pessoa que sofre de enxaqueca já tem uma produção baixa de serotonina, e os exercícios físicos estimulam a produção desse hormônio. Se a pessoa não fizer nenhum tipo de atividade que compense essa baixa, vai ser difícil reverter o quadro", explica a neurologista Claudia Klein. 
 
caneca de cerveja - Foto Getty ImagesConsumir álcool
Como a enxaqueca é um problema de origem vascular, cuja dor é provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser uma opção ruim para quem lida com o problema. A especialista Claudia Klein explica: "As bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso provocam dilatação dos vasos do corpo e do cérebro, o que acaba acentuando o incômodo da enxaqueca." 
 
homem gritando ao telefone - Foto Getty ImagesSe render ao estresse
Tudo o que gera estresse e desequilíbrio para o organismo pode agravar a enxaqueca de quem já tem predisposição. Trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais podem ser uma porta aberta para a dor incômoda. Quem sofre com os dramas do estresse, deve procurar tratamento. Buscar métodos, como massagem e acupuntura, e dar mais valor ao momentos de lazer e relaxamento são atitudes importantes. "A acupuntura é bem eficiente, pois provoca microestímulos que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio de forma natural", garante a neurologista Claudia Klein. 
 
Fonte Minha Vida

Morre 40ª vítima da gripe aviária H7N9 em Xangai

Os especialistas temem uma mutação do vírus, que o tornaria
 facilmente transmissível entre humanos e poderia provocar
 uma terrível pandemia
Homem que morreu era marido de outra vítima do H7N9 e estava hospitalizado desde abril
 
Uma nova morte causada pelo vírus da gripe aviária H7N9 foi registrada pelas autoridades de Xangai, elevando o número de vítimas fatais causadas pela doença para 40.
 
Com 56 anos de idade, o homem que morreu era marido de outra vítima do H7N9 e estava hospitalizado desde abril. O casal de Xangai era considerado um dos raros casos de contaminação na mesma família.
 
Porém, ainda não há nenhuma prova de transmissão do vírus de um ser humano para outro, de acordo com as autoridades de saúde chinesas e da Organização Mundial da Saúde.
 
Os especialistas temem uma mutação do vírus, que o tornaria facilmente transmissível entre humanos e poderia provocar uma terrível pandemia.
 
Em maio, a AFP teve acesso exclusivo à filha do casal morto, que voltou da França para Xangai, onde fazia um doutorado em química na Universidade Paul Sabatier de Toulouse, no sudoeste francês. Kelly Gu chegou um dia depois para confirmar a identidade da mãe e acompanhar o estado de saúde do pai.
 
Ela disse que sua mãe, doente há cinco dias, foi hospitalizada duas vezes, quando o governo anunciou a aparição do H7N9.
 
Um dia depois, quando sua febre subiu e ela teve dificuldades para respirar, foi consultada pelo hospital Huashan, um dos melhores de Xangai. Mas o médico mandou que ela voltasse para casa e prescreveu três dias de descanso. Dois dias depois, a mulher morreu.
 
No fim de maio, a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar registrou 131 casos confirmados de infecção pelo H7N9, detectado no ser humano pela primeira vez no inverno passado (no Hemisfério Norte), na China.
 
Segundo um estudo publicado esta semana pela revista The Lancet, 36% dos pacientes contaminados pelo vírus H7N9 morreram, contra 60% dos infectados pelo outro vírus da gripe aviária, o H5N1.
 
Fonte AFP

Mulher fica com seios "achatados" depois de colocar silicone

Ao fazer exames, ela contou sua "prótese estava rodada"
Caso aconteceu no Rio de Janeiro; auxiliar convive com dores sem dinheiro para nova cirurgia
 
Uma mulher de 35 anos de idade, do Rio de Janeiro, ficou com os seios deformados após colocar prótese de silicone.
 
De acordo com a auxiliar administrativa, após fazer uma cirurgia de redução de estômago e emagrecer quase 50 kg, em julho de 2011, ela resolveu fazer uma plástica na barriga e aumentar as mamas.
 
Porém, pouco tempo depois, percebeu que seu seio esquerdo estava "chapado". Ao fazer exames, ela contou sua "prótese estava rodada". Sete meses, sua mama esquerda apresentou o mesmo problema.
 
Porém, pouco tempo depois, percebeu que seu seio esquerdo estava "chapado". Ao fazer exames, ela contou que sua "prótese estava rodada". Sete meses depois, sua mama esquerda apresentou o mesmo problema.

Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Identificada molécula que reduz nível de gordura circulante no sangue

Hiperlipidemia é uma condição com altos níveis de gorduras
circulantes no sangue e é conhecido fator de risco para diversas
 doenças cardiovasculares e metabólicas
Descoberta abre caminho para a criação de novos tratamentos para o colesterol elevado que imitem a ação de miR-30c
 
Pesquisadores do SUNY Downstate Medical Center, nos EUA, identificaram uma molécula que reduz os níveis de gorduras circulantes no sangue.
 
A descoberta pode abrir caminho para a criação de novos tratamentos para o colesterol elevado.
 
A equipe, liderada por M. Mahmood Hussain, demonstrou que uma molécula de RNA regulatório interfere com a produção de lipoproteínas e, em um modelo de rato, reduz a hiperlipidemia e aterosclerose.
 
Hiperlipidemia é uma condição com altos níveis de gorduras circulantes no sangue e é conhecido fator de risco para diversas doenças cardiovasculares e metabólicas. Embora a dieta ocidental contribua muitas vezes para níveis elevados de lípidos, tais como colesterol e triglicéridos, o excesso de produção de lipoproteínas próprias do corpo pode conduzir à hiperlipidemia, independente da ingestão de alimentos.
 
 
"Níveis elevados de lipídios plasmáticos e de lipoproteínas são um fator de risco para aterosclerose e diminuir os níveis de lipídios plasmáticos é um objetivo nacional. Enquanto medicamentos atuais e mudanças na dieta podem ser eficazes, a doença cardiovascular permanece a principal causa de morte nos Estados Unidos, e outras abordagens para diminuir os níveis de lipídeos são necessários", afirma Hussain.
 
Baseados no fato de que o "excesso de produção de lipoproteínas, processo que é dependente da proteína de transferência de triglicerídeos microssomal (MTP), pode contribuir para a hiperlipidemia, Hussain e seus colegas demonstram que microRNA-30c (miR-30c), um regulador genético, interage com MTP e induz a sua degradação, levando a reduções na atividade de MTP, na produção de lipoproteínas, lipídios plasmáticos e aterosclerose.
 
Esta molécula também reduz a síntese de lipídios independentemente do MTP, evitando assim complicações associadas com drogas terapêuticas destinadas a reduzir a produção de lipoproteína.
 
Os autores concluem que uma medicação que imita a ação de miR-30c no organismo pode ser potencialmente eficaz na redução da hiperlipidemia em seres humanos.
 
Fonte isaude.net

Autismo altera conexões cerebrais e afeta habilidades sensoriais das crianças

Aarti Nair, líder do estudo
Foto: San Diego State University
Aarti Nair, líder do estudo
Pesquisa sugere que danos causados pelo autismo infantil ultrapassam áreas das habilidades sociais e de comunicação
 
Cientistas da San Diego State University, nos EUA, descobriram que o autismo em crianças afeta não só as habilidades sociais, mas também uma ampla gama de habilidades sensoriais e motoras.
 
A equipe identificou que a conectividade entre o tálamo, estrutura profunda do cérebro fundamental para as funções sensoriais e motoras, e o córtex cerebral, camada externa do cérebro, é prejudicada em crianças com transtornos do espectro do autismo (ASD).
 
Segundo a líder da pesquisa Aarti Nair, o estudo é o primeiro de seu tipo, combinando técnicas de imagem anatômicos e funcionais de ressonância magnética (fMRI) e tensor de difusão (DTI) a examinar as conexões entre o córtex cerebral e o tálamo.
 
Nair e seus colegas analisaram mais de 50 crianças, ambas com e sem autismo.

Comunicação cerebral
O tálamo é uma estrutura fundamental do cérebro para muitas funções, tais como visão, audição, controle de movimento e atenção. Nas crianças com autismo, as vias que ligam o córtex cerebral e o tálamo são afetadas, o que indica que estas duas partes do cérebro não se comunicam bem umas com as outras.
 
"Esse comprometimento da conectividade sugere que o autismo não é simplesmente uma doença de habilidades sociais e de comunicação, mas também afeta uma ampla gama de sistemas sensoriais e motores", afirmam os autores.
 
Embora os resultados apresentados neste estudo sejam novos, são consistentes com a evidência crescente de anormalidades motoras e sensoriais no autismo. Eles sugerem que os critérios de diagnóstico para o autismo, que enfatizam o prejuízo social e comunicativo, podem deixar de considerar o amplo espectro de problemas que crianças com autismo experimentam.
 
Fonte isaude.net

Dispositivo evita cirurgias secundárias em mulheres que passaram por mastectomia

Dispositivo aplica uma película de adesivo para o tecido da mama antes de ser cortado para exame
Foto: Will Kirk/JHU
Dispositivo aplica uma película de adesivo para o tecido
 da mama antes de ser cortado para exame
Técnica cria amostra de tecido da mama que pode ser examinada 20 minutos após a remoção, eliminando a necessidade de nova operação
 
Estudantes da Johns Hopkins University, nos EUA, desenvolveram um dispositivo capaz de evitar cirurgias secundárias em mulheres que passaram por mastectomia.
 
Quando um tumor da mama é detectado, muitas mulheres optam pela cirurgia para remover o tecido doente, preservando a mama. No entanto, durante este procedimento, o médico não pode saber imediatamente se todo o tecido canceroso foi removido.
 
Devido a esse atraso, uma em cada cinco destas mulheres deve retornar para uma segunda cirurgia para remover o câncer restante. Estas operações aumentam os custos de saúde e podem levar a atrasos no recebimento de outros tratamentos, como radioterapia e quimioterapia.
 
O novo dispositivo permite aos patologistas inspecionar rapidamente o tecido mamário extirpado em 20 minutos, enquanto a paciente ainda está na sala de cirurgia. Se a inspeção indica que o tumor não foi completamente removido, em seguida, o tecido adicional pode ser removido durante a mesma operação. Eliminar a necessidade de uma segunda operação pode também evitar a ansiedade adicional que estas pacientes enfrentam.
 
O aparelho ainda está em fase de protótipo, mas os estudantes dizem que seu objetivo é dar aos pacientes com câncer de mama a mesma revisão rápida que normalmente ocorre quando os tumores são removidos em outras partes do corpo.
 
"Nós conversamos com os cirurgiões de câncer de mama. Eles nos disseram que estão desesperados por algo que irá permitir remover o tumor em sua totalidade, pela primeira vez, de modo que o paciente não tenha que voltar para uma segunda cirurgia", afirma o estudante Hector Neira.
 
Até agora, o sistema foi testado em amostras de tecido de animais e humanos da mama derivadas de um banco de tecidos, mas ainda não foi usado em pacientes.
 
Quando a maioria do tumor é removida, tais como no fígado, a equipe pode rapidamente congelar o tecido e retirar uma fatia fina para exame microscópico. Se o patologista vê células cancerígenas na borda ou na margem de uma amostra, o cirurgião é aconselhado a remover mais tecido do paciente.
 
No entanto, o tecido mamário representa um problema: ele possui um alto teor de gordura e não congela bem, fazendo com que as amostras se desmanchem, mudem de forma e se tornem inadequadas para uma rápida revisão. Em vez disso, o tecido da mama deve ser analisado em um processo mais demorado que requer que o paciente volte à sala de operações, se a primeira cirurgia deixar células cancerosas para trás.
 
O novo dispositivo aplica uma película de adesivo no tecido da mama antes de o mesmo ser cortado.
 
A película mantém o tecido delicado junto, evitando danos nas amostras durante o processo de corte.
 
O resultado, segundo os alunos, é uma amostra que pode ser claramente revista por um patologista, dentro de 20 minutos após a remoção, eliminando a necessidade de uma segunda operação.
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Cidade Ocidental - GO

A Prefeitura de Cidade Ocidental, Goiás, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 30 de junho de 2013, pelo www.ibeg.org.br.

Valor:
R$ 14,00 a R$ 34,00

Cargos e vagas:
Nível Superior: Assistente Social (14), Biólogo (2), Engenheiro-Agrônomo (2), Engenheiro de Trânsito (2), Professor Nível III (1º ao 5º ano e EJA) - Pedagogia (108), Professor Nível III (6º ao 9º ano e EJA) - Matemática (7), Professor Nível III (6º ao 9º ano e EJA) - História (10), Professor Nível III (6º ao 9º ano) - Geografia (1), Professor Nível III (6º ao 9º ano e EJA) - Ciências (10), Professor Nível III (6º ao 9º ano) - Educação Física (2), Professor Nível III (6º ao 9º ano e EJA) - Letras/ Língua Portuguesa (6), Professor Nível III (1º ao 5º ano) - Educação Física (15), Professor Nível III (1º ao 5º ano) - Letras/ Inglês (8), Psicólogo (1);

 Nível Médio: Agente Administrativo (20), Almoxarife (2), Fiscal de Vigilância Ambiental (2), Técnico Agropecuário (1), Técnico em Orçamento e Finanças (2), Topógrafo (1);

 Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Administrativos (15), Auxiliar de Serviços Operacionais (30), Guarda Patrimonial (180), Lubrificador (50), Merendeira (1), Motorista de Veículos Pesados (1), Pedreiro (1), Serralheiro (1);

 Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (40).

Provas:
Haverá Prova de títulos e Experiência Profissional

Prefeitura de Campos Novos - SC

A Prefeitura de Campos Novos, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento de vagas para Médico Comunitário Clínico Geral da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Inscrições:
Até 15 de julho na Secretaria da AMPLASC, rua São João Batista, nº. 347, centro, Campos Novos

Valor:
R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 14.171,00

Provas:
Prova escrita: 11 de agosto

Prefeitura de Acrelândia - AC

A Prefeitura de Acrelândia, Acre, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 28 de Junho de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde de Acrelândia, rua Geraldo Barbosa, nº 0485

Cargos:
NASF: Nutricionista (1), Pediatra (1);
PSF - João Daniel Damasceno - Altina: Médico Clínico Geral (1);
PSF - Redenção: Odontólogo (1);
Redenção: Auxiliar Saúde Bucal (1);
Secretaria de Saúde: Enfermeiro (3);
Unidade Mista: Técnico de Raio X (1).

Remuneração:
R$ 700,00 a R$ 6.000,00

Seleção:
Haverá analise curricular e entrevista

O Governo de Pernambuco realiza seleção para preenchimento temporário de 107 vagas para a Secretaria de Administração e a Secretaria de Saúde

A Coordenadoria do CONDERG - Hospital Regional de Divinolândia, São Paulo, realiza concurso para preenchimento das vagas e formação de cadastro reserva.

Inscrições:
1º a 20 de julho, pelo www.conderg.org.br

Cargos:
Analista Administrativo (CR), Analista de Sistemas (CR), Assistente Social (CR), Auxiliar de Manutenção (CR), Auxiliar de Serviços Farmácia/Almoxarifado (CR), Auxiliar de Serviços (08), Caldeireiro (CR), Copeira (CR), Costureira (CR), Cozinheira (CR), Dentista (CR), Enfermeiro (CR), Escriturário (CR), Estoquista (CR), Farmacêutico (CR), Fisioterapeuta (CR), Fonoaudiólogo (CR), Instrumentador Cirúrgico (CR), Médico Auditor (01), Médico do Trabalho (01); Monitor (CR), Motorista (01), Nutricionista (CR), Pedagoga (CR), Psicólogo (CR), Recepcionista (CR), Técnico em Contabilidade (CR), Técnico em Enfermagem (06), Técnico em Imobilização Ortopédica (CR), Técnico em Radiologia (CR), Técnico em Segurança do Trabalho (CR), Telefonista (CR), Terapeuta Ocupacional (CR).

Remuneração:
R$ 788,22 a R$ 3.400,00.

Provas:
Haverá prova objetiva e prova de títulos

Concurso Governo de Pernambuco (III)

O Governo de Pernambuco realiza seleção para preenchimento temporário de 107 vagas para a Secretaria de Administração e a Secretaria de Saúde

Inscrições:
Até 10 de julho de 2013.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Apoiador Técnico Administrativo e Financeiro (1), Coordenador Pedagógico (1), Coordenador de Área Técnica - Atenção à Saúde (3), Coordenador de Área Técnica - Vigilância em Saúde (1), Coordenador de Área Técnica - Apoio Diagnóstico (1), Coordenador de Área Estratégica I (1), Coordenador de Área Estratégica II (1), Supervisor de Ensino Técnico - Nível Central (44), Supervisor de Ensino Técnico - GERES II (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES III (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES IV (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES V (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES VI (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES VII (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES VIII (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES IX (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES X (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES XI (1), Supervisor de Ensino Técnico - GERES XII (1);

 Nível Médio: Apoio Administrativo de Área de Materiais (12),Apoio Administrativo de Área Financeira (8), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Nível Central (5), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES II (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES III (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES IV (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES V (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES VI (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES VII (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES VIII (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES IX (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES X (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES XI (1), Apoio Administrativo da Área de Recursos Humanos Avançado - GERES XII (1), Apoio Administrativo da Área de Informática (2), Apoio Administrativo da Área de Secretaria Escolar (5).

Remuneração:
R$ 1.200,00 a R$ 4.500,00

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP realiza seleção para preenchimento de vaga no Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemocentro

Inscrições:
28 de junho de 2013, no Setor de Hemonúcleo de Taubaté, na Rua Joaquim Távora, s/nº, Centro, Taubaté - SP

Cargo:
Enfermeiro

Remuneração:
R$ 3.030,57

Provas:
Haverá Prova Objetiva e/ou Dissertativa; e Entrevista

Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste - CONSAMU/PR

O Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste (CONSAMU), Paraná, realiza concurso para o preenchimento de 274 vagas para Cascavel, Toledo, Corbélia, Nova Aurora, Jesuítas, Quedas do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Guaraniaçu, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Guairá, Palotina, Assis Chateaubriand, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon.

Inscrições:
Até 10 de julho de 2013 pelo www.saber.srv.br

Valor:
R$ 20,00 a R$ 60,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Zelador;

 Ensino Médio - Agente Administrativo, Motorista Socorrista, Rádio Operador, Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Telefonista) e Técnico em Informática;

 Ensino Superior - Analista de Recursos Humanos, Assessor Jurídico, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico.

Remuneração:
R$ 7.200,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Escola de Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realiza seleção para preenchimento de 107 vagas

Inscrições:
Até 10 de julho de 2013, na Praça Oswaldo Cruz, s/nº., Boa Vista, Recife-PE, CEP 50.070-550

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Centro de Educação Técnico Profissional - RO

O Centro de Educação Técnico Profissional realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 8 de julho, no Centro de Educação Técnico Profissional de Área da Saúde (Rua Rafael Vaz e Silva, nº 3047, Liberdade). Em Rolim de Moura, na V Gerência Regional de Saúde - GRS (Avenida Vinte e Cinco de Agosto, nº 5642, Centro

Cargos:
Enfermeiro (1), Psicólogo (3) e Pedagogo (1).

Remuneração:
R$ 29,00 a R$ 55,00 hora aula.

Seleção:
Haverá Análise de Currículo e Títulos.

Centro de Atenção Integral à Saúde de Lins - SP

O Centro de Atenção Integral à Saúde de Lins - SP realiza seleção para preenchimento de 2 vagas

Inscrições:
27 de junho a 08 de julho de 2013, na Gerência de Atenção Integral à Saúde do CAIS, Estrada Lins - Guaiçara, km 04

Cargo:
Médico: Psiquiatria.

Remuneração:
A partir de R$ 2.650,00

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Prefeitura de Bandeirante (SC) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Bandeirante, no estado de Santa Catarina, por meio da empresa AMEOSC, lançou edital de processo seletivo N° 002/2013, com o objetivo de preencher 01 vaga no cargo de médico, com salário de R$ 16.500 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 100,00, estarão abertas até o dia 23 de Julho de 2013, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, sito a Avenida Santo Antônio, centro de Bandeirante – SC, no setor de Recursos Humanos.

As provas serão aplicadas a todos os candidatos, provavelmente, no dia 27 de Julho 2013, das 08h30min às 11horas, nas dependências da Escola Municipal Bandeirante, localizada na Rodovia SC 492, km 10, no município de Bandeirante (SC). A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 29 de julho de 2013, a partir das 16 horas.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Paulo Lopes (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Paulo Lopes, no Estado de Santa Catarina, abre processo seletivo nº. 007/2013, destinado à contratação emergencial de médico ESF (1), auxiliar de consultório dentário (1) e agente comunitário de saúde (2). A remuneração é de ate R$ 7.240,22 acrescido de auxilio alimentação no valor de R$ 200,00 e insalubridade no valor mensal de 20% do valor do salário mínimo para os cargos de médico e Auxiliar de Consultório Dentário.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 10 de julho de 2013, das 08h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Lopes, situada na Rua José Pereira da Silva, s/n° - Centro, em Paulo Lopes/SC.
 
O processo seletivo será composto de análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, depois de finalizadas as inscrições na página oficial da Prefeitura de Paulo Lopes - www.paulolopes.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Nepomuceno - MG

A Prefeitura de Nepomuceno, no estado de Minas Gerais, publicou edital Nº 01/2013 de concurso público, com o intuito de selecionar e contratar 88 novos servidores. As oportunidades são para profissionais em todos os níveis de escolaridade, dando direito à remuneração de até R$ 7.385,31, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Analista Técnico de Políticas Públicas I e III, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro de Saúde da Família, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clinico Geral, Médico (Saúde da Família, Ginecologista, Oftalmologista, Ortopedista e Pediatra, Psiquiatra), Nutricionista, Psicólogo, Professor Educação Física PEB I, Professor Educação Infantil e Ensino Fundamental PEB I, Supervisor Educacional, Procurador Municipal, Analista Técnico de Políticas Públicas II, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Civil, Médico Veterinário, Agente de Desenvolvimento, Fiscal de Tributação, Monitor de Creche, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar de Projetos Esportivos, Auxiliar de Programas Sociais, Atendente de Farmácia Básica, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar Odontológico, Agente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem de Saúde da Família, Agente Social, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Transporte Escolar, Fiscal de Posturas e Obras, Instrutor de Programas Sociais, Oficial de Administração, Porteiro, Atendente para Abastecimento de Veículos Municipais, Auxiliar Serviço Educacional, Artífice de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Eletricista, Eletricista de Autos, Jardineiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Motosserra, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Servente de Obras e Vigilante.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas das 14 horas do dia 28 de agosto às 23h59min do dia 19 de setembro de 2013, no site www.consulplan.net, ou via presencial, na Central de Atendimento ao candidato da Consulplan, localizada na Casa da Cultura Maria Nadir Pimenta Toneli, localizada na Rua Osório Ribeiro, nº 199, Centro, Nepomuceno/MG. A taxa varia de R$ 25 a R$ 50.
 
Seleção e Validade 
De acordo com o edital, o concurso será composto de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos; avaliação de títulos, somente para os cargos de nível superior; provas práticas, apenas para os candidatos que concorrem aos cargos de Artífice de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Eletricista, Eletricista de Autos, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas, Oficial de Administração, Operador de Motosserra, Pedreiro, Pintor e Serralheiro; além de comprovação de requisitos e exames médicos, após homologação do resultado final. 
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de outubro de 2013. O local de realização da prova escrita será divulgado a partir do dia 14 de outubro, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.consulplan.net. Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na internet, no site da organizadora do certame, às 16 horas do primeiro dia útil após realização da avaliação.
 
A validade do concurso é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Petrolina - PE

Em Petrolina, Pernambuco, a Prefeitura abriu edital N° 01/2013 de processo seletivo visando preencher 289 vagas de estágio para candidatos de níveis médio e superior. Os estagiários selecionados receberão o pagamento mensal de Bolsa Auxílio no valor de R$ 410 para nível superior e R$ 364 para nível técnico ou médio.
 
Este processo seletivo destina-se ao preenchimento de 34 vagas para estudantes do curso Normal Médio (magistério), 15 vagas para estudantes do curso Técnico (edificações eletrotécnica e informática) e 240 vagas para estudantes de Nível Superior, mais Cadastro de Reserva.
 
O candidato fará sua inscrição via internet, através do endereço eletrônico www.facape.br, até as 20h do dia 18 de julho de 2013. As taxas para os cargos de nível médio é de R$ 20 e para os cargos de nível superior R$ 30.
 
O cartão de inscrição estará disponível para impressão a partir das 20 horas do dia 25 de julho de 2013, somente no site da FACAPE (www.facape.br).
 
Este processo seletivo será composto de uma Única Etapa de caráter Classificatória e Eliminatória, que será uma prova escrita constituída de um teste objetivo com 30 questões do tipo múltipla escolha, cada uma com 5 (cinco) alternativas indicadas pelas letras de 'A' a 'E', das quais somente uma corresponderá à resposta certa para a questão, devendo o candidato marcar na Folha de Resposta a letra correspondente à alternativa que julgar correta.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 28 de julho de 2013, na FACAPE - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina. A FACAPE poderá definir outros locais para aplicação da prova objetiva o que, se ocorrer, será divulgado no site da FACAPE e no Cartão de Inscrição do candidato.
 
O resultado será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Petrolina, www.petrolina.pe.gov.br e no site da FACAPE, no www.facape.br, no dia 05 de agosto de 2013.
 
A prazo de validade do processo seletivo será de um ano podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de São Carlos - SP abre vagas para estagiários

A Prefeitura de São Carlos, no estado de São Paulo, lançou o edital Nº 14/2013 para seleção de 08 estagiários de nível superior. A bolsa estágio é de R$ 545, acrescida de R$ 98 de auxílio transporte, por carga horária de 20 horas semanais.
 
Podem concorrer estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Nutrição e Publicidade e Propaganda.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até 02 de agosto de 2013, na sede do CIEE, situada à Rua São Sebastião, 1810 - São Carlos, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
 
Seleção
O processo seletivo consistirá de Análise do Histórico Escolar, além de Provas Objetivas e Redação. As provas objetivas serão realizadas na cidade de São Carlos, provavelmente no dia 25 de agosto de 2013, em locais e horários a serem comunicados por meio de publicação no Diário Oficial do Município (www.saocarlos.sp.gov.br).
 
O resultado final será publicado no dia 17 de setembro de 2013.

Ufersa (RN) abre seleção para professores

A Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) lançou edital nº 32/2013 para informar sobre a realização de processo seletivo que visa contratar 12 professores substitutos. A remuneração pode chegar a R$ 4.649,65, por jornada de 40 horas semanais.
 
São oferecidas oportunidades nas seguintes áreas e disciplinas: Química Geral, Química Aplicada à Engenharia e seus Laboratórios, Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Análise e Expressão Textual, Ética e Legislação, Filosofia e Educação, História e Educação, Sociologia e Educação, Comercialização de Produtos Agroindustriais,  Comércio Exterior, Teoria Econômica, Economia Aplicada, Fundamentos de Filosofia, Filosofia da Ciência e Metodologia Científica, Direito Público e Direito Privado, Mecânica dos solos I, Mecânica dos solos II, Obras em terra, Microbiologia Geral, Microbiologia para Ecólogos, Ecologia de Micro-organismos e Biotecnologia Vegetal e Biotecnologia.
 
As inscrições podem ser feitas até 08 de julho de 2013, pelo site www.ufersa.edu.br/concursos. A taxa de inscrição é de R$ 67.
 
O concurso constará de constará de Prova de Aptidão Didática e do Exame de Títulos. O sorteio da ordem de apresentação e o sorteio dos pontos para as Provas de Aptidão Didáticas terão início às 08 horas do dia 17 de julho de 2013, em local a ser divulgado no site da Ufersa. 
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, a contar da homologação do respectivo resultado, prorrogável por igual período. 

Concurso UFVJM (MG)

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais, divulgou editais de concurso público destinados ao provimento de 15 vagas para Professor Assistente, no campus do Mucuri, e 02 vagas para o campus de Diamantina. Podem concorrer profissionais com mestrado ou doutorado e o salário pode chegar a R$ 8.049,77.

As inscrições ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2013, nos seguintes endereços:
 
- Setor de Recursos Humanos - Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo, Teófilo Otoni – MG.
 
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) - Rodovia MGT 367- km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba, Diamantina - MG

Todos os participantes farão prova escrita, didática, prática, defesa de linha de pesquisa e prova de títulos. O período de realização das provas  será informado e divulgado no site institucional (www.ufvjm.edu.br), com prazo mínimo de dez dias úteis de antecedência.
 
O concurso será válido por 12 meses, contado a partir da data de publicação da homologação  no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Miraselva - PR tem inscrições prorrogadas

O Município de Miraselva, localizado a 352 km da capital do estado do Paraná, lançou edital de concurso publico nº 001/2013 que visa a formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, para recompor parte do quadro de servidores da Prefeitura. O regime de trabalho para todos os cargos varia de 20 a 44 horas semanais, com salários de até R$ 1.734,00. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário II, Agente de Saúde, Recepcionista, Motorista III, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais (feminino e masculino), Eletricista, Cozinheira e Educador Social.
 
Inscrição
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas no site www.duxconcursos.com.br, até às 23:59h do dia 10 de julho de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 35,00 (nível médio) e R$ 40,00 (nível superior).
 
Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, através do Telecentro e Infocentro localizado na Avenida Dona Madelena s/n – Prédio do Museu.
 
Prova
O concurso será composto de prova de conhecimentos gerais/específicos (escrita), prática e exame médico. A prova escrita está prevista para 11 de agosto de 2013, das 9h às 12h, em local a ser divulgado através de edital. O gabarito será divulgado no dia seguinte a realização da prova escrita.
A prova prática será realizada na data provável de 1º de setembro de 2013.
 
O resultado final será divulgado provavelmente no dia 06 de setembro de 2013, no site de inscrição.
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência da prefeitura.

UFPI publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou edital N° 05/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 12 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nível D I. Desse total, duas oportunidades serão para pessoas com deficiência.
 
A remuneração será de R$ 3.594,57 e será acrescida de retribuição por titulação de R$ 496,08, R$ 1.871,98 e/ou de R$ 4.455,20, de acordo com o caso.
 
As vagas são para as áreas de Informática, Inglês, História, Português e de Enfermagem em jornada de 40h semanais, sob regime de Dedicação Exclusiva.
 
A inscrição será realizada de 27 de junho a 19 de julho  de 2013, no Protocolo Geral da UFPI, situado em frente ao bloco SG-7 do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga, em Teresina - PI, CEP 64.049-550, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h30min às 12h e de 14h às 17h30min, nos dias úteis.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 89,00 para os candidatos portadores de Graduação; de R$ 102,00 para os candidatos portadores de Especialização; de R$ 136,00 para os candidatos portadores de mestrado e de R$ 201,00 para os candidatos portadores de doutorado.
 
O concurso será realizado no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI, em datas, locais e horários que serão divulgados no sítio eletrônico da Universidade (www.ufpi.br).
 
De acordo com o edital, haverá prova escrita em 15 de setembro de 2013, às 8h30 e prova didática, ambas de caráter eliminatório e, por fim, prova de títulos, de caráter classificatório, a partir de 18 de setembro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Universidade Federal do Acre

A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio da Subprefeitura do Campus Floresta, torna pública a seleção de estagiários remunerados para preenchimento de vagas em caráter de cadastro reserva. A bolsa auxílio é de R$ 364, acrescida de R$ 132, referente ao auxílio transporte.
 
As vagas serão destinadas a alunos dos cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado dos seguintes cursos: Enfermagem, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Letras (Português, Inglês e Espanhol), Pedagogia, Direito, Comunicação Social, Formação Docente para Indígenas e Licenciatura em Matemática.
 
As inscrições serão recebidas no período de 1º a 03 de julho de 2013, na Subprefeitura do Campus Floresta – Cruzeiro do Sul, Universidade Federal do Acre – UFAC.
 
A seleção será composta de Análise da Documentação, Prova Objetiva, Entrevista e Análise dos Currículos.
 
O contrato terá vigência de um ano, prorrogável por igual período.

Prefeitura de São João do Oeste - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de São João do Oeste, no estado de Santa Catarina, lançou edital Nº 003/2013 de processo seletivo para contratação de 01 Médico Clínico Geral – PSF. A remuneração é de R$ 8.549,80 por jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas no período de 1º a 05 de julho de 2013, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, nas dependências do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São João do Oeste – SC.
 
A seleção será constituída de Prova de Experiência Profissional e Títulos. O processo seletivo terá validade de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período. 

EUA fecham 1.600 páginas na web que vendiam medicamentos falsos

Os remédios vendidos eram falsos ou não tinham marca, e
procediam de Índia ou Cingapura, segundo a promotoria
Sites ofereciam Viagra e Avandaryl (diabetes), entre outros. Remédios procediam de Índia e Cingapura.
 
As autoridades americanas fecharam mais de 1.600 páginas web que vendiam medicamentos falsos ou sem etiqueta, incluindo o célebre Viagra, para disfunção erétil, informou nesta quinta-feira (27) a promotoria do Colorado, encarregada do caso.
 
"Acredito que foi a maior apreensão de domínios da Internet em apenas uma operação" realizada nos Estados Unidos, disse à AFP Jeffrey Dorschner, porta-voz da promotoria.
 
Os 1.677 sites fechados afirmavam falsamente estar hospedados no Canadá e alguns informavam pertencer a conhecidas redes de farmácias dos EUA, usando, inclusive, seus nomes nos endereços web.
 
Os remédios vendidos eram falsos ou não tinham marca, e procediam de Índia ou Cingapura, segundo a promotoria.
 
Entre os remédios oferecidos livremente nos sites estavam Avandaryl (diabetes), Celebrex (anti-inflamatório), Clozapine (esquizofrenia) e os populares Levitra e Viagra (disfunção erétil).
 
"É perigoso encomendar um medicamento restrito em um site que não exige receita médica", destacou o promotor John Walsh, um dos integrantes da operação "Pangea VI".
 
Fonte G1

Fecundação in vitro que usa DNA de 3ª pessoa tem aval do Reino Unido

Método usa DNA de doadora para evitar que mães transfiram doenças. Governo britânico deu 'sinal verde' ao processo que autoriza procedimento.
 
O governo britânico deu "sinal verde" ao processo que poderá autorizar um novo tratamento de fecundação “in vitro”, considerado revolucionário e controverso, que utiliza o DNA de uma terceira pessoa com o objetivo de impedir o surgimento de enfermidades mitocondriais.

O procedimento, chamado de transferência mitocondrial, utiliza um pedaço do DNA de uma doadora saudável para evitar que mães transfiram para seus bebês doenças genéticas. A metodologia pioneira foi desenvolvida por cientistas da Universidade Newcastle e tem como alvo combater doenças provocadas por falhas em mitocôndrias, que são pequenos produtores de energia presentes nas células humanas.
 
Distúrbios mitocondriais podem afetar partes do corpo que mais necessitam de energia, como o coração, cérebro e músculos. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, uma a cada 6.500 pessoas nasce com alguma doença mitocondrial.
 
O governo espera que a elaboração de uma lei até o fim deste ano contribua para que o tratamento passe a ser oferecido aos casais britânicos em um período máximo de dois anos, o que tornaria o Reino Unido como o primeiro país no mundo a aplicar a técnica.
 
No entanto, o teste tem sido criticado por alguns grupos que acreditam que há um risco de se criar “bebês projetados" ou a possível criação deliberada de embriões como “fonte de peças de reposição”.
 
O projeto de regulamentação do procedimento está previsto para ficar pronto no segundo semestre deste ano. Ele deve ser debatido no Parlamento britânico no próximo ano. A previsão é que, até o fim de 2014, os médicos serão capazes de pedir autorização ao governo para oferecer o procedimento no sistema de saúde do país.
 
Fonte G1

Estressados correm mais risco de sofrer ataque cardíaco, diz pesquisa

Globo News - estresse (Foto: Globo News)
Foto: Globo News
Estresse pode aumentar o risco de ataque do coração, diz estudo
Estudo foi realizado com mais de 7 mil trabalhadores britânicos. Capacidade de enfrentar estresse difere entre as pessoas, dizem cientistas.
 
As pessoas que se sentem estressadas correm duas vezes mais riscos do que o resto da população de sofrer um ataque cardícado, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira (27). "A conclusão é que não se deve ignorar as queixas dos pacientes sobre o impacto do estresse na saúde" porque podem indicar um aumento do risco de doenças cardíacas, afirmou Hermann Nabi, chefe de equipe do Instituto de Pesquisa Médica francês (Inserm), que atuou no estudo.
 
A pesquisa foi realizada por cientistas franceses, ingleses e finlandeses com um total de 7.268 trabalhadores britânicos no âmbito de um programa que estuda os fatores sociais da saúde criado em 1985, na Grã-Bretanha, chamado Whitehall Study.
 
As pessoas que no começo do estudo disseram se sentir "muito afetadas" ou "extremamente afetadas" pelo estresse tiveram risco 2,12 vezes maior do que o restante de morrer de parada cardíaca.
 
Os participantes também foram consultados sobre outros fatores que podem afetar a saúde, como tabagismo, álcool, alimentação, idade ou situação socioeconômica.
 
Os cientistas descobriram que a associação entre o risco de ataque do coração e a percepção do estresse se manteve mesmo com o fim de outros fatores de risco, tanto biológicos (hipertensão ou diabetes) quanto psicológicos ou de comportamento (tabagismo ou álcool).
 
A capacidade de enfrentar o estresse é muito diferente entre as pessoas, em função de seu círculo pessoal e familiar, lembraram os autores do estudo, publicado na semana passada na revista médica "European Heart Journal".
 
Segundo um estudo feito em 2012 pela fundação europeia para a melhoria das condições de vida e de trabalho, cerca de 20% dos funcionários europeus acreditam que sua saúde é afetada por problemas de estresse no trabalho.

Fonte G1

Remédio para déficit de atenção pode combater vício em cocaína, diz estudo

Segundo pesquisas a Ritalina pode ajudar a combater o vício
 em cocaína e melhorar as funções cerebrais de pessoas
afetadas pelo vício na droga
Ritalina pode ajudar a melhorar função cerebral de viciados, diz pesquisa. Cientistas apontam que resultados ainda são preliminares.
 
Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos sugere que o remédio ritalina, cuja substância ativa é o cloridrato de metilfenidato, pode ajudar a combater o vício em cocaína e melhorar as funções cerebrais de pessoas afetadas pelo vício na droga. A medicação em geral é indicada para tratar transtornos de déficit de atenção, principalmente em crianças.
 
Publicada na edição online da revista científica "Jama Psychiatry" desta semana, a pesquisa foi realizada por cientistas da Escola de Medicina Icahn do Hospital Monte Sinai, em Nova York.
 
O estudo indica que a ritalina alterou conexões em certas áreas cerebrais que determinam o auto-controle e o desejo em pessoas viciadas em cocaína. "Administrada oralmente, a medicação aumenta a dopamina no cérebro de maneira similar à cocaína, mas sem as propriedades altamente viciantes", disse a professra de psiquiatria Rita Goldstein ao site do hospital.
 
Foram recrutados 18 voluntários viciados em cocaína que receberam doses de ritalina ou de placebo sem que soubessem quais deles estariam tomando o remédio. Os pesquisadores usaram ressonância magnética para monitorar conexões em certas regiões cerebrais conhecidas por atuarem no vício.
 
A ressonância foi realizada antes e durante o pico do efeito do medicamento. A gravidade do vício de cada voluntário também foi levada em conta, para ver se isso teria alguma implicação nos resultados.
 
A ritalina diminuiu a atividade cerebral entre áreas do cérebro que são conhecidas por terem ligação com a formação do comportamento compulsivo pela busca das drogas e pelo desejo. A ressonância também mostrou que a ritalina fortaleceu as conexões cerebrais entre regiões envolvidas com o controle das emoções e de certos tipos de comportamento - ligações cerebrais que em geral são identificadas como "rompidas" em casos de vício em cocaína.
 
"Os benefícios da ritalina foram identificados após a aplicação de apenas uma dose", disse Rita. "Este é um estudo preliminar, mas as descobertas animam a continuar com mais pesquisas no tema."
 
Fonte G1

Bélgica debate estender direito à eutanásia a crianças

Quatro dos cinco partidos da coalização belga apresentaram o projeto (Foto: BBC)
Foto: BBC
Quatro dos cinco partidos da coalização belga apresentaram
o projeto
O senado belga está debatendo a questão, que foi apresentada por representantes de quatro dos cinco partidos de coalizão governista.
 
O Senado belga está debatendo uma proposta de lei que estenderia aos menores de idade o direito de solicitar eutanásia, legalizada para os adultos em 2002.
 
A proposta foi apresentada pelos líderes de quatro dos cinco partidos que formam o governo de coalizão - os socialistas PS e SPA e os liberais MR e Open VLD - sendo que os dois maiores partidos da oposição, Ecolo e Groen, já expressaram seu apoio, o que garantiria a aprovação da ideia.
 
A Bélgica é um dos poucos países do mundo que autoriza a morte assistida, junto com Suíça, Luxemburgo e Holanda - este último o único onde o direito se aplica também a menores de idade, apesar de nenhum caso ter sido registrado até hoje.
 
O objetivo da proposta é "atender as crianças que se encontram em uma situação médica sem solução, que enfrentam um sofrimento físico ou psíquico constante e insuportável", explicou ao jornal La Libre Belgique o senador socialista Philippe Mahoux, um dos autores do texto, que também participou da elaboração da lei de 2002 sobre o direito à eutanásia.
 
Capacidade de discernimento
Os senadores preferiram não determinar uma idade a partir da qual uma criança poderia solicitar o procedimento.
 
Caberia a um pedopsiquiatra (psiquiatra de crianças) ou a um psicólogo julgar sua capacidade de discernimento e atestar que o paciente é consciente das consequências de seu pedido antes de aprová-lo.
 
"Todos os especialistas pediátricos consultados (para a elaboração da proposta) insistiram sobre a extraordinária maturidade que as crianças tendem a adquirir quando enfrentam uma doença letal", afirmou Mahoux, médico de formação.
 
No entanto, durante os debates no Senado, Dominique Biarent, chefe da unidade de tratamento intensivo do Hospital Universitário Infantil Rainha Fabiola, chamou atenção para o fato de que 'até os 7 ou 8 anos de idade as crianças não compreendem o caráter definitivo da morte'.
 
Também seria necessário a autorização dos pais do paciente.
 
Controvérsia
A ampliação da lei conta com o apoio da Associação pelo Direito a uma Morte Digna e do Centro pela Igualdade de Oportunidades e pela Luta Contra o Racismo, mas é duramente criticada pela Igreja católica belga.
 
"É estranho que os menores de idade sejam considerados legalmente incapacitados para certos atos, como casar-se, mas de repente sejam suficientemente maduros para pedir que os matem", ressaltou em um comunicado o arcebispo André-Joseph Léonard, presidente da Confederação Episcopal da Bélgica.
 
Os religiosos defendem que, em lugar de estudar ampliar o direito à eutanásia, os legisladores belgas deveriam analisar como o sistema público de saúde poderia cuidar melhor dos portadores de doenças incuráveis.
 
"Hoje em dia dispomos de cuidados paliativos eficientes e, em caso de intenso sofrimento, podemos apelar à sedação como último recurso", afirmou Léonard.
 
A proposta em trâmite também prevê um acompanhamento psicológico por tempo indefinido para os pais de uma criança que receba eventualmente a eutanásia.
 
O Senado ainda não determinou a data de votação, mas os autores do texto querem que ocorra antes do início das férias parlamentares, dia 26 de julho.
 
Fonte G1

Médicos da Índia fazem reparação do crânio de menina hidrocefálica

Médicos realizam cirurgia de reparação do crânio de menina indiana com um ano de idade, que nasceu com hidrocefalia (Foto: Prakash Singh/AFP)
Foto: Prakash Singh/AFP
Médicos realizam cirurgia de reparação do crânio de menina
indiana com um ano de idade, que nasceu com hidrocefalia
Cirurgia aconteceu nesta quinta-feira nas proximidades de Nova Déli. Garota de um ano de idade é portadora de um raro distúrbio.
 
Médicos indianos anunciaram nesta quinta-feira (27) que tiveram sucesso na segunda etapa da reconstrução do crânio de uma menina de um ano, portadora de um raro distúrbio que praticamente dobrava o tamanho de sua cabeça.
 
A cirurgia de quatro horas no crânio de Roona Begum aconteceu em um hospital perto de Nova Déli, onde, no mês passado, os cirurgiões drenaram o fluido que havia no interior da cabeça da menina. "A cirurgia de hoje foi a maior realizada em termos de remodelação da cabeça. Penso que saiu bem", afirmou o neurocirurgião Sandeep Vaishya.
 
Roona nasceu com hidrocefalia, doença que provoca acúmulo de fluido no cérebro. A enfermidade fez com que sua cabeça virasse uma circunferência de 94 centímetros, pressionando o cérebro e impossibilitando a menina de sentar ou engatinhar. A operação foi realizada em um hospital dirigido pela organização privada Fortis Healthcare Group.
 
A cirurgiã plástica Rashmi Taneja, que trabalhou com Vaishya na operação, disse que nunca havia enfrentado um caso como o de Roona. Os médicos fizeram pequenos orifícios nos ossos separados do crânio em consequência da pressão do fluido, os aproximaram e juntaram, para garantir que os tecidos do interior ficassem completamente cobertos pelos ossos.
 
Roona vive em um vilarejo com seus pais, que são muito pobres para pagar o tratamento. A operação foi financiada com doações internacionais, incluindo US$ 57 mil arrecadados por dois estudantes noruegueses em uma campanha pela internet.
 
Fonte G1