Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Portugal: Ordem chumba medicamentos

Foto Rui Miguel Pedrosa
Uma lista de 17 substâncias ativas compõem remédios que
vão ser de venda sem receita médica
Infarmed alega que os medicamentos a vender sem receita médica ainda estão em avaliação.

Três das 17 substâncias ativas que o Governo autorizou que possam ser medicamentos não sujeitos a receita médica, impondo a venda exclusiva nas farmácias e não nas parafarmácias, são um risco para os doentes por conterem um grau de toxicidade grave que pode causar a morte.
 
Os Colégios da Especialidade de Imunoalergologia e de Farmacologia Clínica da Ordem dos Médicos (OM) deram parecer negativo à mudança de classificação dos produtos.
 
A OM manifesta "total discordância com a inclusão da teofilina e da aminofilina, por se tratar de fármacos com uma margem terapêutica estreita e um potencial importante de toxicidade grave, por vezes resultando em morte".
 
Acrescenta que se pode criar " um perigoso precedente que pode colocar em risco a saúde dos doentes". Estes remédios destinam-se ao tratamento da asma brônquica e da doença pulmonar obstrutiva crónica.
 
Quanto à tansulosina, para tratar a hiperplasia benigna da próstata, a OM afirma que a venda sem controlo clínico é um risco que "contribuirá para a afluência às Urgências".´ Fonte do Infarmed explica ao Correio da Manhã que ainda está a avaliar quais os produtos a vender sem receita.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário