Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Portugal: Aumenta espera por uma cirurgia

Ministro Paulo Macedo quer acabar com os erros detetados no setor convencionado
 
Os tempos de espera por uma cirurgia para tratamento de um tumor aumentaram nos últimos anos. A 31 de dezembro de 2012 os doentes de cancro esperavam 26 dias para serem operados, enquanto em 2010 o tempo de espera era mais curto, menos quatro dias (22 dias de espera), revela o Relatório da Atividade em Cirurgia Programada, do Sistema Integrado de Gestão dos Doentes Inscritos em Cirurgia (SIGIC).

Segundo o relatório, o número de doentes com tumor maligno inscritos para uma cirurgia era, no final de 2012, de 3524. Um quinto dos doentes de cancro (20,7%) esperava mais tempo do que o recomendado para ser operado.

Pedro Gomes, coordenador do SIGIC, afirmou ao CM que por vezes os tempos máximos de resposta são ultrapassados porque o número de doentes oncológicos tem "aumentado" e a complexidade dos tratamentos é maior. O cancro da próstata é o que apresenta o maior tempo de espera nos doentes operados, com 52 dias, mais três dias face a 2011.

O relatório foi divulgado no dia em que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou no Parlamento uma alteração ao sistema de convenções para "acabar com os excessos, erros e opacidade" que existem no setor.

Mais tarde, Macedo anunciou ter em análise medidas para "limitar o preço mínimo dos genéricos".
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário