Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Fazer xixi após a relação sexual pode diminuir o risco de infecção urinária

Bem Estar desta quinta-feira (20) falou sobre a saúde íntima da mulher. Programa explicou ainda riscos para a saúde de fazer xixi na rua; entenda
 
Poucas mulheres gostam de falar sobre o assunto, mas a grande maioria delas sente ou já sentiu ardência ou dor na região genital. Entre as principais causas desse desconforto, está a infecção urinária, mais comum nelas por causa do tamanho da uretra feminina, menor que o da uretra masculina, o que facilita a chegada da bactérias na bexiga, como explicaram o ginecologista José Bento e o urologista Leonardo Lima Borges no Bem Estar desta quinta-feira (20).
 
Uma das maneiras de diminuir o risco de infecção é fazer xixi logo após a relação sexual, para "lavar" a uretra e eliminar as bactérias que possam ter entrado. Segundo os médicos, segurar o xixi por muito tempo é um fator de risco para infecção, assim como a baixa imunidade, o atrito na relação sexual e a gravidez.
 
Fora esses fatores, a infecção urinária pode ser provocada ainda por outras infecções, como a candidíase, por exemplo.
 
Causada por fungos, ela acontece quando a mulher está fraca ou usa biquíni ou roupas molhadas por muito tempo, como explicou a infectologista Rosana Richtmann na reportagem da Daiana Garbin.
 
Assim como a infecção urinária, ela também pode causar ardência na região genital e, por isso, em qualquer caso de incômodo, é fundamental procurar um médico.
 
sistema urinário (Foto: Arte/G1)
 
Em relação à dor na relação sexual, o ginecologista José Bento explica que ela pode acontecer na entrada ou no fundo da vagina.
 
Se for na entrada, por ser que seja uma inflamação do músculo do períneo, a contração inconsciente do períneo durante a relação, infecção genital ou a bartolinite, inflamação em glândulas na região vaginal. Já se a dor for no fundo da vagina, pode ser sintoma de endometriose, mioma, cisto no ovário ou ferida no colo do útero.
 
No início da vida sexual, inclusive, quando a frequência das relações geralmente é maior, pode ser que essas infecções sejam ainda mais comuns. Seja como for, é fundamental procurar um médico para investigar já que a relação sexual deve ser um momento de prazer e não de dor, como alertou o ginecologista.
 
Arte Infecção Urinária (Foto: Arte/G1)
 
Incontinência urinária
Os médicos falaram também sobre esse problema, que ocorre por causa da fraqueza do músculo perineal, no assoalho pélvico. Fora a flacidez do períneo, a incontinência pode acontecer também após múltiplos partos, após cirurgia de próstata nos homens e menopausa nas mulheres.
 
Por isso, as mulheres com mais de 40 anos devem fazer exercícios perineais de fortalecimento para evitar essa perda de urina. Se mesmo assim não resolver, pode ser que precise ser feita uma cirurgia para colocar uma rede pequena para levantar a uretra.
 
iNCONTINENCIA URINARIA (Foto: Arte/G1)
 
Qual o risco de fazer xixi na rua?
Se você está com vontade de urinar, mas não tem banheiro por perto, é melhor procurar um do que usar a rua.
 
Nessa época de Carnaval, principalmente, existem muitos homens que aproveitam muros e esquinas de todo o país para fazer xixi.
 
Segundo o ginecologista José Bento, o xixi humano é estéril e, em geral, não tem bactéria. Mas em algumas situações, ele pode dar problemas – de acordo com uma pesquisa feita no Rio de Janeiro, a água do chuveirinho de dez praias está contaminada por amônia e fosfato, substâncias presentes na urina humana. Quando esses dois compostos ficam na água por muito tempo, eles favorecem a proliferação de bactérias, que vão se desenvolvendo ali.
 
Ou seja, quando outras pessoas vão tomar banho na praia, podem receber essa água contaminada e ter riscos à saúde.
 
No entanto, se o chuveirinho recebe água tratada e não do poço, claro que o problema não acontece – por isso, a dica é sempre procurar saber de onde vem a água antes de tomar uma ducha na praia, como alertaram os médicos
 
G1

Estudo aponta que imunoterapia cura leucemia em 88% dos casos

Abordagem consiste em usar próprio sistema imunológico contra câncer. Pesquisa foi publicada esta semana na 'Science Translational Medicine'
 
Uma nova abordagem para tratar a leucemia, que consiste em usar o próprio sistema imunológico para matar as células cancerígenas, conseguiu resultados positivos contra a doença em 88% dos adultos afetados e submetidos ao procedimento, de acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira (19) na revista "Science Translational Medicine".
 
O relatório traz novas e boas notícias para o florescente campo da imunoterapia contra o câncer, que usa o que alguns descrevem como uma "droga vivente" e foi considerado pela revista "Science" como o maior avanço de 2013.
 
O último teste foi feito com 16 pessoas com um tipo de câncer no sangue conhecido como leucemia linfoblástica aguda (LLA). Mil e quatrocentas pessoas morrem de LLA nos Estados Unidos todos os anos e, embora seja um dos tipos de câncer mais tratáveis, os pacientes frequentemente se tornam resistentes à quimioterapia e sofrem recaídas da doença.
 
Neste estudo, entre 14 e 167 pacientes tiveram uma remissão completa, depois que suas células T foram modificadas para se concentrar na erradicação do câncer.
 
A idade média dos pacientes foi de 50 anos e todos estavam à beira da morte quando ingressaram no teste, uma vez que a doença tinha voltado ou eles tinham percebido que a quimioterapia não funcionava mais.
 
A maior remissão tem dois anos de duração, disse o autor Renier Brentjens, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.
 
Sem este tratamento, só 30% dos pacientes que sofreram recaída da doença responderiam à quimioterapia, segundo estimativas dos pesquisadores.
 
Educar as células T
O processo supõe remover algumas das células T dos pacientes e alterá-las com um gel para que reconheçam uma proteína - conhecida como CD19 - nas células cancerígenas e atacá-las. As células T sozinhas conseguem atacar outros invasores nocivos ao corpo humano, mas permitiriam que o câncer cresça de forma ininterrupta.
 
"Basicamente o que fazemos é reeducar as células T no laboratório, com terapia genética, para reconhecer e matar células com tumores", disse Brentjens, acrescentando que após 15 anos de trabalhos, esta tecnologia "parece realmente funcionar em pacientes com este tipo de câncer".
 
No ano passado, sua equipe divulgou os primeiros resultados promissores em cinco pacientes adultos, curados após fazer o tratamento. O pesquisador avaliou que entre 60 e 80 pessoas nos Estados Unidos ingressaram desde então nos testes experimentais do novo tratamento, também estudado na Europa.
 
Não é acaso
Em dezembro de 2013, especialistas de vários centros americanos onde se realizam testes apresentaram suas descobertas no encontro anual da Sociedade Americana de Hematologia, inclusive a Universidade da Pensilvânia.
 
Brentjens explicou que outros centros de pesquisa conseguiram taxas de remissão similares em seus estudos até o momento, "demonstrando que isto não é um acaso". "Este é um fenômeno real", que pode se tornar uma "reviravolta paradigmática na forma como nos aproximamos do tratamento do câncer", disse o especialista.
 
Os cientistas tentam agora averiguar porque o tratamento funciona em todos os pacientes e identificar células receptivas de tipos de câncer específicos que poderiam fazer com que, no futuro, a técnica servisse para remover outros tipos de tumores.
 
A terapia continua sendo cara (100 mil dólares por pessoa), embora os especialistas acreditem que o preço diminuirá uma vez que as empresas farmacêuticas se envolvam mais e a técnica se expanda.
 
G1

Infarto: saiba quais são os cuidados com os primeiros socorros

Foto: Reprodução
Reconheça os sintomas e entenda como é feita a massagem cardíaca
 
Em uma bela manhã de domingo, Henrique Luiz, na época com 44 anos, acorda de manhã com o braço dormente. Henrique fumava cerca de dois maços de cigarro com filtro vermelho por dia, tinha uma dieta rica em fast food e estava fazendo hora extra frequentemente, em seu cargo como consultor de informações gerenciais em um banco.
 
"Levantei oito horas da manhã e achei estranho, porque costumo acordar mais tarde. Pensei que o braço estava dormente porque tinha dormido em cima dele", diz. Sem se preocupar, nosso personagem vai tomar café da manhã, fuma um cigarro, toma banho e... Nada do braço melhorar.
 
"Comecei a suspeitar que pudesse ser algo mais grave e fui a um pronto socorro, fiz os exames e descobri que estava infartando", conta. Ele então foi encaminhado para UTI, onde ficou dez dias internado. "Foi um coágulo que caminhou pelo meu corpo e foi parar em uma veia do coração, causando 80% de entupimento", afirma. Dois cateterismos e três anos de medicamentos - um anticoagulante e outro para reduzir o batimento cardíaco - Henrique mudou sua vida. Hoje ele pratica diversos esportes, como patins e bicicleta, e mudou drasticamente a alimentação, passando do fast food para refeições mais leves. "Um prato que passei a gostar muito depois do infarto foi sushi."

As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% dos óbitos no Brasil. Dentre estas, o infarto agudo do miocárdio é a causa principal - e os riscos aumentam quanto mais demorado o tempo entre o início dos sintomas e o atendimento final. Henrique Luiz reconheceu os sintomas e procurou um hospital antes que o problema tomasse gravidade, fator essencial para a plena recuperação do paciente.

"O ataque cardíaco acontece quando existe obstrução total da artéria coronária (vasos que irrigam os músculos cardíacos) ou o sofrimento do músculo é tão intenso que as células começam a morrer", afirma o cardiologista Bruno Valdigem, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. "Os fatores de risco para o infarto são obesidade, hipertensão, colesterol alto, estresse, diabetes ou infartos anteriores, sendo que homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo problema", completa Bruno.
 
Veja como reconhecer um infarto e tomar os procedimentos adequados:
 
Reconheça os sintomas
Os sintomas típicos do infarto incluem dor no perto, como uma sensação de aperto, de forte intensidade, sem fatores de melhora e ou/piora, com irradiação para braço esquerdo e pescoço. Geralmente dura mais de 30 minutos e pode vir acompanhado de mal estar geral, náuseas e vômitos. "As mulheres e os pacientes diabéticos podem apresentar, de forma mais frequente, sintomas atípicos como falta de ar, cansaço desproporcional ao esforço e dor tipo queimação no estômago", afirma o cardiologista Bruno Valdigem, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

Segundo o especialista, em homens a dor e aperto no peito ou queimação são muito comuns. Em mulheres, as dores podem assumir aspecto de pontadas, facadas, queimação ou aperto, entre outras.
 
Confira a lista de sinais para suspeitar de infarto:

- Dor mantida desde a mandíbula até o umbigo
- Geralmente uma dor estranha, impossível de localizar com a ponta do dedo
- Normalmente dura mais que 20 minutos
- Costuma ter início após estresse emocional ou físico
- Pacientes diabéticos ou hipertensos tem maior chance de infartar
- Fraqueza intensa e súbita
- Falta de ar de início súbito
 
Chame a emergência
Quando o paciente está infartando, as células do coração começam a morrer. "Ao acionar rapidamente o serviço de emergência, iniciando o tratamento, reduzimos a quantidade de músculo cardíaco acometido", lembra o cardiologista Alberto Fonseca, do Hospital do Coração do Brasil. Além disso, o indivíduo pode sofrer de arritmias na fase aguda do infarto, que se não forem tratadas podem levar à morte súbita.

Segundo o cardiologista Bruno, o diagnóstico do infarto nem sempre é fácil. "Isso porque outras doenças como dissecção da aorta e embolia pulmonar, podem simular infarto - e precisam ser tratadas com urgência", diz. Dessa forma, ao menor sinal dos sintomas, devemos chamar a ambulância ou encaminhar o paciente a um hospital, o que for mais rápido.
 
Deixe a pessoa confortável
"Ao nos depararmos com uma pessoa com suspeita de infarto, devemos posicioná-la de forma confortável, de preferência sentada ou até deitada, afrouxando as suas roupas na tentativa de aliviar a sensação de falta de ar", afirma o cardiologista Rogério Andalaft, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso também pode ajudar a tentativa de manter a pessoa calma e consciente.
 
Ministrando medicamentos
Caso você tenha comprimidos de ácido acetilsalicílico infantil em lugar de fácil acesso, é importante dar o medicamento. "Ele ajuda a dissolver o coágulo de sangue que, junto com placas de gordura, estão obstruindo a artéria", explica o cardiologista Alberto. Devem ser administrados três comprimidos de 100mg o mais rápido possível para o paciente, que deverá mastigá-los antes de engolir, para acelerar a absorção da medicação. Entretanto, essa preocupação deve ser adotada em pessoas que estão com manifestações menos graves do problema e têm condições de tomar a medicação. O mais importante, acima de tudo, é encaminhar ao hospital.
 
Cheque o nível de consciência da pessoa constantemente
"Ao se deparar com um paciente caído, não devemos movimentá-lo antes de certificar que não houve trauma craniano ou medular", alerta o cardiologista Alberto. Se o paciente apresentar sinais de escoriações ou machucados, evite manipulá-lo. No entanto, é de extrema importância tentar deixá-lo acordado, conversando com ele e verificando se está lúcido. "Tente acalmá-lo, informando que o socorro já está a caminho e dê os três comprimidos de ácido acetilsalicílico se a dor no peito persistir", lembra. 
 
Desfibrilador automático
Ao reconhecer uma pessoa desacordada, sem movimentos respiratórios ou com um padrão de respiração irregular, a primeira coisa a fazer é chamar pela pessoa batendo nos ombros dela ou chamando por seu nome. "Percebendo que ela não responde e ou não respira você deve imediatamente chamar o serviço de urgência e se houver disponibilidade no local peça um desfibrilador automático", afirma o cardiologista Rogério. Segundo o especialista, esses aparelhos salvam vidas e são de fácil operação por leigos ou profissionais.

Ao chegar o desfibrilador interrompa o que estiver fazendo, ligue o aparelho, cole as pás adesivas no peito do indivíduo e siga as instruções faladas pelo desfibrilador. "No caso de paciente que está molhado ou em ambientes molhado, deverá ser seco e levado rapidamente para um local seguro", diz. Em pacientes com grande quantidade de pelos no tórax, siga as orientações presente no desfibrilador automático para raspá-los. "Existe uma lâmina de barbear dentro da sacola dos desfibriladores." Só pare as compressões quando o aparelho mandar ou quando a pessoa voltar a responder.
 
Massagem cardíaca
Caso a pessoa esteja desacordada e você não tem um desfibrilador automático por perto, inicie os procedimentos de reanimação cardíaca enquanto a emergência não chega. "Muitas pessoas deixam de atender pessoas em parada cardíaca pois não querem realizar respiração boca a boca, no entanto, desde 2010 a American Heart Association afirma que socorristas leigos não precisam realizar tal procedimento", diz o cardiologista Rogério. Dessa forma, a reanimação cardíaca envolve apenas compressões no peito. Siga o passo a passo:

- Com as mãos espalmadas e cruzadas, pressione o tórax exatamente no centro do peito, entre os dois mamilos.

- É preciso comprimir forte, rápido e deixar o tórax relaxar entre as compressões. A American Heart Association disponibiliza um vídeo mostrando que é possível sincronizar o intervalo das compressões com a música Stayin' Alive, da banda Bee Gees: http://www.youtube.com/watch?v=n5hP4DIBCEE
 
Cursos
Existem cursos no Brasil para não profissionais que podem ensinar você a lidar melhor com estas situações de urgência, mesmo que você não seja um médico, enfermeiro ou outra pessoa da área de saúde. Para isso procure um centro formador em hospitais próximos de sua cidade.
 
Minha Vida

Acordou com a TPM atacada? Saiba como aliviar os sintomas


Getty Images
Exercício físico ajuda a combater a TPM
Tensão Pré-Menstrual atinge cerca de 80% das mulheres 
 
Você acordou e já percebeu que está com a TPM (Tensão Pré-Menstrual) atacada? Então, antes de brigar com o marido, discutir com o chefe ou chorar sem parar, saiba que o problema que atinge cerca de 80% das mulheres tem solução.
 
Para combater o desconforto logo no início da manhã, a dica da professora de educação física da academia Contours, Juliana Carvalho, é recorrer aos exercícios aeróbicos, alongamentos e os abdominais.
 
— Nesse período, o treino deve ser agradável e dinâmico. Um circuito de 30 minutos traz resultados rápidos e eficazes, porque aumenta a circulação linfática, elimina o excesso de líquidos, controla o peso, melhora a postura, alivia as dores, promove sensação de bem-estar e tranquilidade, além de ser rápido e seguro.
 
Entre os exercícios aeróbicos, a professora indica bike, jump, corda, dança.
 
— Mas, para quem treina constantemente, os exercícios de força, como musculação também podem ser realizados, desde que em baixa intensidade.
 
Para o alívio das cólicas, comuns nesta fase do mês, Juliana recomenda os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas porque “estimulam e facilitam o fluxo menstrual”.
 
— Os alongamentos também ajudam no alívio das dores na lombar e nas pernas. Outra dica de Juliana é realizar treinos com intensidade mais leve, já que “nessa fase, devido a fatores fisiológicos a mulher reduz a capacidade de concentração e aumenta a sensação de fadiga muscular (como se o músculo ficasse mais sensível)”.
 
E, por último, a boa notícia é que o exercício ajuda a mulher a controlar a compulsão por doces.
— O exercício físico produz endorfinas de forma muito mais saudável, a mulher não terá aquela compulsão por chocolates.

R7

Sofre com prisão de ventre? Alimentação saudável é a solução

Thinkstock
Verduras e frutas são essenciais para ajudar na prisão de ventre
Cereais integrais também ajudam na luta contra intestino preso, afirma médica
 
Você tem problema de intestino preso? Sente aquela sensação ruim de ter a barriga inchada por causa do problema? Calma! Saiba que pode melhorar com uma simples atitude: adotar alimentação saudável.
 
De acordo com a proctologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Sonia Time, entre as principais causas do intestino preso estão na dieta pobre em fibras e líquidos, associado ao sedentarismo.
 
A médica indica que a pessoa coma verduras, como rúcula, repolho, brócolis, espinafre, escarola, almeirão, couve, cenoura, abóbora, morango, vagem e ervilha torta. Além de frutas, como abacaxi, mamão, manga, laranja, morgote, ameixa, melão, melancia, caqui, kiwi, maçã, banana caturra e pera - são alguns exemplos.
 
Cereais integrais também são ótima opção. As fibras podem ser encontradas na aveia, pão integral, macarrão integral e arroz integral. Para a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Rosângela Teodorovicz as leguminosas também são boas fontes de fibra.
 
— O feijão, ervilha, soja, lentilha também devem estar presentes na alimentação diária.
 
De acordo com a especialista, uma outra opção para incluir linhaça, quinoa, farelo de trigo ou amaranto ao iogurte, ao mingau de aveia ou ainda uma vitamina de frutas, na comida.
 
— Importante lembrar, que além de uma alimentação rica em fibras, é necessário a ingestão de cerca de dois litros de água ao dia, e ou outros líquidos como, por exemplo, o chá de ervas sem açúcar e sucos naturais sem açúcar para regularizar o funcionamento intestinal.
 
Fique longe!
Sonia ainda afirma que os alimentos que contribuem para a prisão de ventre, são os refinados e industrializados.
 
— Ingerir poucas frutas, verduras e cereais integrais, bem como, uma ingestão mínima, ou quase insignificante de água podem agravar ou desencadear a doença.

R7

Alcoolismo é a principal causa de afastamento do trabalho por transtorno mental

Foto: Reprodução
São Paulo teve o maior número de pedidos de auxílio doença por causa do consumo abusivo do álcool
 
Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apontam que o alcoolismo é o principal motivo de pedidos de auxílio-doença por transtornos mentais e comportamentais por uso de substância psicoativa. O número de pessoas que precisaram parar de trabalhar e pediram o auxílio devido ao uso abusivo do álcool teve um aumento de 19% nos últimos quatro anos, ao passar de 12.055, em 2009, para 14.420, em 2013.
 
Os dados mostram que os auxílios-doença concedidos as pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas passaram de 143,4 mil. Cocaína é a segunda droga responsável pelos auxílios concedidos (8.541), seguido de uso de maconha e haxixe (312) e alucinógenos (165).
 
São Paulo teve o maior número de pedidos em 2013 por uso abusivo do álcool, com 4.375 auxílios-doença concedidos, seguido de Minas Gerais, com 2.333. Integrante do Cress-SP (Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo), o assistente social Fábio Alexandre Gomes ressalta que o aumento é extremamente superficial, visto que boa parte da população não contribui para o INSS e por isso não tem direito a esse benefício.
 
— O impacto do álcool hoje na vida das pessoas é muito maior. Muitos casos inclusive de uso abusivo do álcool estão associados com a situação de desemprego. E a juventude tem iniciado experiências cada vez mais cedo. Tenho casos frequentes de crianças fazendo uso abusivo de álcool a partir dos oito anos. Estou acompanhando um menino que hoje, com dez anos de idade, usa crack, mas a porta de entrada foi o álcool.
 
Ele também relata aumento sensível de mulheres que não aderem ao tratamento, fruto de preconceito social.
 
— Na minha experiência como assistente, este consumo abusivo está ligado principalmente a relações de violência, sobretudo, amorosas. E geralmente o consumo é de cachaça.
 
Ele criticou a concentração de políticas públicas dirigidas a substâncias ilícitas, quando o álcool é uma das substâncias lícitas cada vez mais usadas por adolescentes e mulheres, independentes da classe social. Gomes ressalta que faltam campanhas que falem do impacto do álcool na gravidez.
 
— O consumo do álcool durante a gestação é algo que não se discute muito. Muitas gestantes pensam 'ah está muito calor vou tomar só um copinho', sem saberem o impacto que isso tem na formação das crianças.
 
Há 24 anos sem beber uma gota de álcool, o vendedor autônomo João Souza, 54 anos, morador do Rio de Janeiro, acredita que largar o vício sem ajuda profissional é “praticamente impossível” e afirma que não existe cura para a doença.
 
— A família é muito importante, mas sozinha não dá conta se não houver apoio profissional. A questão não é moral, é bioquímica, de estrutura e só com muito tratamento. Procurei o AA (Alcoólicos Anônimos) e vou lá até hoje, faço a manutenção, porque preciso.
 
O auxílio-doença é um direito de todo trabalhador segurado pelo INSS, que não perde o emprego ao se ausentar. Para pedir o auxílio-doença por uso abusivo de droga, o solicitante deve ter pelo menos 12 meses de contribuição e comprovar, por meio de perícia médica, a dependência da droga que o incapacita de exercer o trabalho. A valor do benefício varia de acordo com o valor recolhido pela Previdência Social.
 
Segundo a assistente social Andresa Lopes dos Santos, também integrante do Cress-SP, o benefício é um grande avanço para o trabalhador brasileiro, pois assegura a manutenção financeira da família, mantém o vínculo do trabalhador no emprego, que pode se tratar enquanto estiver de licença.
 
— É importante um trabalho para dar o suporte à família e ao dependente do álcool, que muitas vezes sustenta a família poderá fazer um tratamento.
 
R7

Empresa promove recall de protetor solar

Foto: Reprodução
A Frajo Internacional de Cosméticos S/A, distribuidora do protetor solar Australian Gold, comunicou nesta quinta-feira, 20, a substituição ou reembolso do produto SPF 30 Plus Spray Gel Clear (237ml), devido a uma adulteração na data de validade dos lotes de números: 01288 e 00601.
 
No início de dezembro, a associação de consumidores Proteste pediu o recall de todos os protetores Australian Gold cujas datas de validade tinham sido alteradas, com a entrega de filtros solares com correta indicação da data de expiração ou a devolução do valor pago, conforme a escolha do consumidor.

O problema, segundo informa o site da Proteste, foi detectado após a realização de teste comparativo em 10 marcas de protetores e bloqueadores solares da linha "Família" com FPS 30, dentre os quais o Plus Gel Spray Australian Gold.
 
No comunicado, a empresa informa que a utilização deste produto após as datas de validade corretas pode não oferecer o nível de proteção solar esperado, por isso devem ter o seu uso suspenso após as validades originais a cima mencionadas.
 
Para as orientações de substituição ou reembolso do valor pago, a empresa disponibiliza o telefone 0800-7733450.

Agência Estado

Humor: É proibido...

Quer aguentar o pique do Carnaval? Aposte em alimentos saudáveis e água

EstadãoConteúdo
Para aguentar a folia, é necessário tomar água e fazer
refeição equilibrada
Nutricionista dá dicas para se preparar para a folia que começa na semana que vem
 
Você já planejou como vai curtir o Carnaval? Desfilar em escolas de samba, correr atrás do trio elétrico ou acompanhar os blocos de rua exigem do corpo. Por isso, fique atento e comece a se preparar desde já.
 
Segundo a nutricionista da Mixirica Julie Maida, nas vésperas da folia é necessário hidratar-se e ingerir os alimentos saudáveis.
 
De acordo com ela, o ideal é fazer uma reposição de líquidos com água de coco ou suco de frutas, para repor os minerais e vitaminas perdidos. Além disso, fazer uma refeição completa, leve e equilibrada, além, é claro,  boa noite de sono.
 
— A refeição deve ter todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas e gorduras, de preferência, monoinsaturadas e polinsaturadas. Saladas, legumes, lanches integrais e carnes magras são ótimas opções.
 
R7

Droga em testes pode dar a cegos capacidade de 'ver' luz

Um medicamento ainda em fase de testes poderá dar a cegos a capacidade de perceber a luz.
 
Estruturas da retina conhecidas como cones e bastonetes são responsáveis pela reação à luz, mas estas estruturas podem ser afetadas e destruídas por doenças.
 
Um estudo dos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sugere que uma droga poderá dar a estas células no olho o poder de responder rapidamente à luz.
 
O olho é formado por camadas que incluem os bastonetes e cones.
 
Outras camadas mantêm os bastonetes e cones vivos, além de passar os sinais elétricos produzidos pelas células sensíveis à luz para o cérebro.
 
Os cientistas se concentraram em um tipo de neurônio presente no olho, as células ganglionares da retina.
 
Eles desenvolveram um composto químico, chamado Denaq, que muda de forma em resposta à luz. Esta mudança de forma altera a química da célula nervosa e o resultado são sinais elétricos enviados ao cérebro.
 
O estudo foi publicado na revista especializada Neuron.
 
Até certo ponto
Os testes mostraram que, ao injetar o Denaq nos olhos de camundongos cegos, os cientistas restauraram parcialmente a visão dos animais. Ocorreram mudanças no comportamento mas não foi possível determinar o quanto os camundongos estavam enxergando.
 
O efeito da droga acabou rapidamente, mas os camundongos ainda conseguiam detectar a luz uma semana depois da aplicação.
 
'São necessários mais testes em mamíferos maiores para avaliar a segurança do Denaq no curto e no longo prazo. Serão necessários vários anos, mas se a segurança puder ser estabelecida, estes compostos poderão finalmente ser úteis para restaurar a sensibilidade à luz em humanos cegos', disse Richard Kramer, um dos pesquisadores.
 
'Ainda precisamos ver o quão perto vão chegar de restabelecer a visão normal', acrescentou.
 
Os cientistas esperam que a droga possa, no futuro, ajudar no tratamento de doenças como a retinite pigmentosa e degeneração macular relacionada à idade.
 
Para Astrid Limb, do Instituto de Oftalmologia do University College de Londres, o conceito do Denaq 'é muito interessante, poder estimular as células que restam' na retina.
 
'Mas, ainda é preciso muito trabalho antes de esta pesquisa ser aplicada em humanos', afirmou.
 
De acordo com ela, a duração do efeito da droga é outra questão que precisa ser resolvida.
 
A pesquisa dos cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley é mais uma de uma série de estudos que visa restaurar a visão em casos de cegueira, junto com pesquisas com células-tronco e manipulação de DNA para corrigir problemas genéticos que levem à perda da visão.

BBC Brasil / R7

Prefeitura de Rio Negro - PR realiza processo seletivo

Prefeitura de Rio Negro, município localizado a 109 km da capital do estado do Paraná, recebe inscrições para o processo seletivo regido pelo edital nº 005/2014, no qual são ofertadas 02 vagas para Médico Clínico Geral e Odontólogo. O salário pode chegar a R$ 12.176,61 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas de forma gratuita na Secretaria Municipal de Saúde (prédio da antiga Maternidade), situada na Praça João Pessoa nº. 131 Centro, até 21 de fevereiro de 2014. A seleção será realizada através de prova de títulos.
 
O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado por meio de publicação em jornal oficial do município, assim como nos sites www.rionegro.pr.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amp.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná, de 17 de fevereiro de 2014.

Prefeitura de Osasco - SP promove processo seletivo

A Prefeitura de Osasco, no estado de São Paulo, lançou o edital nº 009/2014, de processo seletivo, para o preenchimento de 52 vagas para Médico (Anestesista, Ginecologista, Neonatologista e Pediatra). A remuneração de R$ 2.674,14.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 21 de fevereiro de 2014, das 8h às 16h, no Departamento de Administração de Recursos Humanos, localizado na Rua da Saudade, 62, Bela Vista. 
 
O processo seletivo se dará por meio de Avaliação de Documentos e Entrevista Técnica. O resultado da seleção pública será informado na Imprensa Oficial do Município de Osasco - IOMO.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação.
 
O edital está publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco, edição de 14 de fevereiro de 2014, a partir da página 20.

Processo Seletivo Prefeitura de Brazópolis - MG

A Prefeitura de Brazópolis, no estado de Minas Gerais, publicou o edital 01/2014, de processo seletivo, destinado ao provimento de 17 vagas para níveis fundamental e superior. As oportunidades são para Agente Comunitário de Saúde, Dentista, Enfermeiro e Médico, por remuneração de até R$ 6.250. 
 
As inscrições podem ser realizadas no período até 20 de março de 2014, pelo site www.imam.org.br. O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente ao Posto de Informação, localizado na Rua Dona Ana Chaves, 218, Centro - Brazópolis-MG. As taxas variam de R$ 27 a R$ 100. 
 
O processo seletivo constará de prova objetiva, prova de títulos e curso introdutório de formação inicial e continuada. As provas serão aplicadas na cidade de Brazópolis, provavelmente nos dias 26 e/ou 27 de abril de 2014. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.
 
O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Processo Seletivo Conselho Regional de Odontologia - PE

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO/PE) avaliou a carência de fiscais na região para atender os 13.500 profissionais cadastrados. Com intuito de melhor atender a essa demanda, o órgão anunciou a realização de processo seletivo 01/2014 para contratação de 08 profissionais. A remuneração é de R$ 2. 172 por jornada semanal de 20 horas.
 
Para concorrer, os interessados devem ter formação como cirurgiões-dentistas. As inscrições, com valor de R$ 36,71, poderão ser realizadas na Sede do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, localizado na Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 2930 - Rosarinho - Recife, até 25 de fevereiro de 2014.
 
O processo seletivo será composto de prova objetiva e curso de formação de fiscais. De acordo com o edital, a aplicação da prova está prevista para 09 de março de 2014.
 
A contratação se dará por prazo determinado de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Corupá - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Corupá, no estado de Santa Catarina, promove processo seletivo por meio do edital nº 01/2014, tendo como objetivo a formação de cadastro reserva para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 3.709,74, por jornada de trabalho de 10, 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Os aprovados receberão adicional de auxílio alimentação para carga horária acima de 30 horas R$ 286,00, de 20 horas a 29 horas R$ 143,00 e de 10 horas a 19 horas R$ 71,50.
 
Cargos: Médico Ginecologista, Técnico (Enfermagem e Segurança do Trabalho), Agente (Epidemiológico e Comunitário) .
 
As inscrições serão recebidas até o dia 28 de fevereiro de 2014, no horário compreendido, das 8 às 12 horas, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá.
 
Documentação a ser apresenta e/ou entregue no ato da inscrição:
  • Apresentar fotocópia da Cédula de Identidade (frente e verso);
  • Apresentar fotocópia do CPF;
  • Apresentar fotocópia do Comprovante de Residência (Conta de água, Telefone ou Luz), ou o candidato deverá apresentar como prova para comprovar a residência;
  • Apresentar fotocópia do Comprovante de Escolaridade;
  • Apresentar declaração de tempo de serviço para os cargos de ensino superior;
  • Fornecer com exatidão todos os demais dados necessários para o preenchimento da ficha de inscrição.
A prova será realizada na data provável de 7 de março de 2014, com início às 9 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Corupá – ACIAC, situada à Rua Jorge Lacerda, 387, Centro, Corupá.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital na íntegra encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 19 de fevereiro de 2014, pág. 136 a 138.

Concurso Petrobras 2014 - Edital e Inscrição

A Petrobras, estatal que atua no setor energético (exploração de petróleo, gás natural, biocombustíveis, entre outros), lançou o edital 01/2014 com intuito de recompor parte do seu quadro, contratando novos funcionários por meio de processo seletivo público. De acordo com a publicação, todas as etapas do certame serão executadas pela Fundação Cesgranrio. São ofertadas 1.232 vagas no total, sendo 1.089 para nível médio e 143 para nível superior, com salários que podem chegar a R$ 8.081,98.
 
As oportunidades abrangem os Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
 
Cargos
Técnico de Petróleo de Exploração de Petróleo Júnior (Geodésia), Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Técnico de Logística de Transporte Júnior (Controle), Técnico de Manutenção Júnior (Mecânica), Técnico de Operação Júnior, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior (Edificação e Mecânica), Técnico de Segurança Júnior, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior (Administração), Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Engenheiro de Produção Júnior e Médico do Trabalho Júnior.
 
Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada somente via internet, no período de 24 de fevereiro a 17 de março de 2014, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). As taxas de inscrição são de R$ 40 para nível médio e R$ 58 para nível superior.
 
Os candidatos devem verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 14 de maio de 2014, na página da Fundação Cesgranrio.
 
Seleção
O processo seletivo público será constituído de avaliação da qualificação técnica dos candidatos, representada por habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de provas objetivas (para todos os cargos), sendo as provas de conhecimentos básicos de caráter eliminatório e as provas de conhecimentos específicos de caráter eliminatório e classificatório.
 
A seleção também será composta de qualificação biopsicossocial terá caráter eliminatório e será composta das seguintes fases: avaliação psicológica; exames médicos e levantamento sociofuncional.
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Macaé/RJ, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Mateus do Sul/PR e São Paulo/SP, na data prevista de 18 de maio de 2014. Os gabaritos preliminares serão divulgados em 19 de maio deste ano.
 
Resultado
O resultado final deste Processo Seletivo Público será homologado, publicado no Diário Oficial da União e divulgado nos endereços eletrônicos www.cesgranrio.org.br e www.petrobras.com.br, na data de 26 de junho de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do certame esgotar-se-á em seis meses, a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.
 

Concurso Prefeitura de Elias Fausto – SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Elias Fausto, no estado de São Paulo, ainda está recebendo inscrições para o concurso público nº 01/2014, que pretende contratar 03 Técnicos em Enfermagem (nível médio/técnico + COREN) para atuarem em unidades de saúde do município. Os contratados trabalharão jornada de 44 horas semanais, por salário de R$ 937,98.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas apenas pela internet, no site www.publiconsult.com.br, até 23 de fevereiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 24,00 que deve ser quitada dentro do prazo limite de inscrição.

Os inscritos passarão por uma prova teórica, que será realizada provavelmente em 09 de março de 2014, no município de Elias Fausto, às 9h30, na Escola Municipal Prefeito João Guedes Pinto Júnior, na Avenida Osvaldo Maluf, nº 250, Vila Anchieta, Elias Fausto/SP.

A partir das 18h do primeiro dia útil seguinte ao da aplicação das provas , o candidato poderá consultar o Gabarito Oficial no site www.publiconsult.com.br. Nesse mesmo portal, será comunicado o resultado final do concurso.

O prazo de validade do certame será de dois anos, com chances de prorrogação por mais dois anos. 

Concurso Prefeitura de Altinópolis - SP

Foi aberto pela Prefeitura de Altinópolis, estado de São Paulo, o concurso público n° 001/2014, que oferece 17 vagas nos cargos de  níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.811,43 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

A organização, aplicação e correção das provas, serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As chances são para as funções de Agente de Apoio Operacional I - Trabalhos Braçais, Agente de Apoio Operacional I - Operador de Veículos Semipesados, Agente de Apoio Operacional I - Operador de Veículos Pesados, Agente de Combate às Endemias, Agente de Apoio Operacional I - Telefonia, Agente Especializado em Educação I - Desenvolvimento Pré Escolar II, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário I, Técnico em Enfermagem I, Técnico em Informática I, Auditor Fiscal I, Contador I, Enfermeiro I, Engenheiro Civil I, Farmacêutico Bioquímico I, Fonoaudiólogo I e PEB I - Ensino Fundamental.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 09 de março de 2014. As taxas são de R$ 28, R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 06 de abril de 2014, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio, que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.
 
A critério da CONSESP e da Prefeitura Municipal de Altinópolis- SP, as provas práticas poderão ser remarcadas para outra data, caso o número de candidatos ultrapasse o máximo de provas compatíveis.

O gabarito e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Vagas de estágio na Prefeitura de Martinópolis - SP

A Prefeitura Municipal de Martinópolis, no estado de São Paulo, publicou edital n° 01/2014 de processo seletivo de Provas e Títulos, para credenciamento à Bolsa de Estudo para estudantes, às funções de Estagiários em nível universitário e nível médio. O estagiário receberá uma bolsa auxílio no valor de um salário mínimo nacional, por jornada de 30 horas semanais.

Serão oferecidas 47 vagas nas áreas de administração, ciências biológicas, ciências contábeis, comunicação social (jornalismo / publicidade / propaganda), direito, educação artística, educação física, farmácia, geografia, pedagogia, psicologia, serviço social, sistema de informação / sistema de rede / desenvolvimento web / gestão de ti, turismo e nível médio.

Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, durante o período de 24 de fevereiro a 10 de março de 2014. A taxa é de R$ 27,00.

A realização da prova está prevista para 23 de março de 2014, sendo que o horário e local das provas serão divulgados pela imprensa e pelos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria com, pelo menos, 5 dias de antecedência.

A classificação final e a especial (se houver) serão divulgadas pela imprensa, afixadas no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e estarão disponíveis nos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados pela imprensa local pelos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria, e afixados no átrio da Prefeitura Municipal.

O processo seletivo terá a validade de 18 meses, não podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Itapuca - RS

A Prefeitura de Itapuca, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital nº. 01/2014 para realização de concurso público. Na oportunidade, a Administração Municipal oferece 25 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 4.279,88 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A execução do certame será de responsabilidade da Empresa PIASCON Sociedade Pi de Assessoria e Consultoria LTDA. Serão destinadas aos portadores de necessidades especiais 05% das vagas existentes para cada cargo do total de vagas oferecidas, durante o prazo de validade do Concurso.

Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Administração, Motorista, Operador de Máquinas Leves, Operário e Serviçal;
- Nível Médio: Atendente de Creche, Fiscal Sanitário e Técnico em Enfermagem;
- Nível Superior: Contador, Farmacêutico, Médico, Procurador Municipal, Professor de Educação Física, História, Matemática, Português e Séries Iniciais.

Inscrições
As inscrições serão somente presenciais e ocorrerão de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h no período de 24 de fevereiro a 07 de março de 2014, na Prefeitura Municipal de ITAPUCA, localizada à Av. Julio Cardoso, 953 CEP: 95.997-000, setor de Pessoal, Bairro Centro, Itapuca/RS. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova será realizada provavelmente no dia 22 de março de 2014, às 08h da manhã, na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves da Silva e terá a duração de 3 horas.

A prova prática para o cargo de motorista será realizada no dia 22 de março de 2014, a partir das 13h no Parque de Máquinas, junto a Secretaria Municipal de Obras, na Rua Agostinho Formagini, S/Nº, e será de caráter classificatório. O candidato neste dia deverá apresentar uma cópia reprográfica da Carteira Nacional de Habilitação juntamente com a original para realizar a Prova Prática, ou cópia autenticada em cartório.

Validade
O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Itapuca e através de Decreto do Prefeito Municipal.

Concurso EBSERH - Hospital das Clínicas da UFPE 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os editais de concurso público nº. 02/2014-EBSERH/HC-UFPE  para preenchimento de 832 vagas pertencentes ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – HC-UFPE. Podem participar do certame candidatos de níveis médio/técnico e superior.
 
Os contratados receberão salários que variam de R$ 1.630,00 a R$ 7.774,00, respectivamente, por jornadas de 24 a 40 horas semanais. Às pessoas com deficiência é assegurado o percentual de 5% das vagas existentes ou das que vierem a surgir no prazo de validade do concurso público, desde que os empregos pretendidos sejam compatíveis com a deficiência que possuem.
 
Cargos
Técnico (Informática, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Farmácia, Histologia, Laboratório de Patologia Clínica, Óptica e Radiologia), Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Enfermeiro (Assistencial, Cardiologia, Oncologia e Terapia Intensiva), Farmacêutico, Físico (Física Médica e Medicina Nuclear), Fisioterapeuta (Terapia Intensiva e Terapia Intensiva Neonatal), Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Profissional de Educação Física, Psicólogo (Área Hospitalar e Área Organizacional) e Terapeuta Ocupacional, Advogado, Analista Administrativo (Administração, Arquitetura, Contabilidade e Estatística), Analista de Tecnologia da Informação (Processos, Suporte e Redes e Telecomunicações), Engenheiro (Civil, Clínico, Segurança do Trabalho, Eletricista e Mecânico), Assistente Administrativo e Médico.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas somente via internet, no site www.idecan.org.br, das 14h00min do dia 26 de fevereiro até às 23h59min do dia 27 de março de 2014. Será disponibilizado aos candidatos posto de atendimento presencial, localizado na Microlins Recife Centro, situada à Rua do Livramento nº 21, São José, Recife/PE, no período de realização das inscrições, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 08h00min às 11h00min e de 13h00min às 17h00min, para realização de inscrições e também para esclarecer eventuais dúvidas relativas ao concurso público.
 
Taxa de inscrição:
Nível médio/técnico: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva, bem como de avaliação de títulos e da experiência profissional.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 11 de maio de 2014, da 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min (horário oficial de Brasília/DF), em local a ser divulgado a partir de 5 de maio de 2014 no site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no mesmo site do IDECAN a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas.
 
Os documentos para a avaliação de títulos e de experiência profissional deverão ser entregues conforme orientações a serem descritas em edital de convocação específico.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final do certame, podendo ser prorrogado um única vez.

Concurso Prefeitura de Dona Euzébia - MG

A Prefeitura de Dona Euzébia, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o fito de preencher 32 vagas nos cargos de níveis fundamental e superior, por salários variados de R$ 724,00 a R$ 6.126,00 por carga horária de 04 a 40 horas semanais.

O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.

As vagas são para os empregos de Agente de Epidemiologia, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente Social, Calceteiro, Eletricista, Médico Cirurgião, Médico Clínico Geral, Medico Ginecologista, Medico Pediatra, Motorista “D”, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo (a) e Trabalhador Braçal.

As inscrições, nos valores entre R$ 40,00 e R$ 100,00, serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br, das 09h do dia 05 de maio até às 22h do dia 05 de junho de 2014.

Os interessados, sem acesso à internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados no Setor de Controle interno e Setor de Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Dona Eusébia, situado à Av. Antônio Esteves Ribeiro, nº 340– Centro – Cep: 36.784-000 , exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 12h00min às 16h00min.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 29 de junho de 2014. A divulgação dos locais e horários das Provas Objetivas será na data provável de 23 de junho de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Dona Euzébia no endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br.

O gabarito para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela SEAP, no dia 30 de junho de 2014, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Dona Eusébia no endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Caiana - MG realiza processo seletivo

Divulgado o edital para realização de processo seletivo 001/2014 na Prefeitura de Caiana, estado de Minas Gerais, para o provimento de cargos temporários. São 27 oporunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 7.200, para carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Enfermeiro, Médico de Saúde da Família e Técnico em Saúde Bucal.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 27 de fevereiro a 12 de março de 2014, pelo site www.maximaauditores.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 200.

Provas
A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada provavelmente no dia 30 de março de 2014, na Escola Estadual Jaime Toledo, localizada na Rua Miguel Toledo, s/n, Centro, Caiana – MG. Os gabaritos oficiais das Provas Objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, até às 15h.
 
A seleção também constará de análise de títulos.

Prefeitura de Ipiranga do Norte - MT lança edital de processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte lançou o edital de processo seletivo nº 003, de 19 de fevereiro de 2014, para contratação de 01 Médico. O salário pode chegar a R$ 13.258,95, por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 27 de fevereiro de 2014, no horário das 07h00min às 13h00min, na sede da Prefeitura de Ipiranga do Norte, situada na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte/MT. 
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservados um mínimo de 5% das vagas dos cargos previstos neste certame.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 05 de março de 2014, das 17h00min às 20h00min, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte/MT.
 
O resultado final do processo seletivo será homologado por Decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos e será publicado na Imprensa Oficial e no site do Município. 
 
O processo seletivo terá o prazo de 30 dias, a partir da sua homologação.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 20 de fevereiro de 2014, pág. 277 a 282. 

Prefeitura de Pedro Canário (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Pedro Canário, cidade localizada no estado do Espírito Santo, publicou o edital nº 01/2014 para realização de processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 37 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. As contratações são para atendimento às necessidades de excepcional interesse público da rede municipal de ensino. Os vencimentos são de até R$ 2 mil, por jornada de 25,30 ou 40 horas semanais. 
 
Cargos
Orientador Social, Facilitador de Formação Técnica Geral, Facilitador de Formação Esporte e Lazer, Cuidador Social, Instrutor, Técnico em Informática, Apoio Administrativo, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Educador Social, Advogado, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Pedagogo e Coordenador de Programa. 
 
Inscrição
A inscrição será feita nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2014, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, situado na Avenida Dr. Mário Vello Silvares, nº 186.
 
Seleção
Segundo o edital, o processo seletivo constará de prova objetiva. Na data de 28 de fevereiro de 2014 será publicado no mural da Prefeitura Municipal de Pedro Canário e no endereço eletrônico www.pedrocanario.es.gov.br o local onde serão aplicadas as provas. O gabarito oficial será divulgado na Sede da Prefeitura Municipal de Pedro Canário/ES e no endereço eletrônico www.pedrocanario.es.gov.br, na data de 10 de março deste ano. 
 
A seleção também constará de prova de títulos. 
 
O edital está publicado no Diário Oficial do Espírito Santo, na edição de 20 de fevereiro de 2014. 

Prefeitura de Lagoa Salgada (RN) abre processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Lagoa Salgada, no Estado do Rio Grande do Norte, lançou edital nº 001/2014 de processo seletivo, para contratação de 161 profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 724,00 a R$ 5.580,00, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de  necessidades especiais.
 
Cargos
Professor (Polivalente, Língua Portuguesa, Educação Física, História e Matemática), Auxiliar de Ensino, Vigia, ASG, Porteiro, Secretária, Motorista, Psicólogo, Digitador, Assistente Social, Coordenador, Entrevistador, Pedreiro, Tratorista, Eletricista, Operador de Máquinas, Mecânico, Técnico em Enfermagem, Atendente de Farmácia, Recepcionista, Dentista, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, A.C.D., Técnico em Informática, Bioquímico, Fonoaudiólogo, Agente de Dentista, Nutricionista, Médico – Clinico Geral, Coordenador Atenção Básica, Pediatra, Atendente de saúde, Cardiologista e Coordenador Vigilância Saúde.
 
Inscrição
Interessados, deverão se inscrever de forma gratuita até o dia 21 de fevereiro de 2014, no horário das 08h às 13h, na sede da Prefeitura de Lagoa Salgada.
 
Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:
  • Cópia do certificado de conclusão de curso de nível superior ou médio (de acordo com o cargo pretendido), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação;
  • Cópia de identidade, CPF, fotografia 3X4 e comprovante de residência;
  • Curriculum Vitae atualizado, fotocópia dos títulos e/ou cursos associados à área profissional;
A análise títulos apresentados terão como base os documentos anexados ao curriculum vitae, não sendo possível a anexação de qualquer outro documento, senão no ato da inscrição.
 
Prova
A seleção será realizada por meio de análise dos curriculum e entrevista técnica.
 
A entrevista está prevista para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2014.
 
O resultado do certame será divulgado provavelmente no dia 27 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura de Lagoa Salgada/RN, como também no Diário da Fermurn.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 06 meses, contados da data da homologação.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 20 de fevereiro de 2014, pág. 95 a 100.

Concurso Prefeitura de Maripá – PR

Acaba de ser lançado o edital que torna pública a realização de concurso para provimentos de vagas para servidores do município de Maripá, estado do Paraná. O anúncio foi feito pelo edital nº 01/2014. Estão disponíveis 10 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para cargos que abrangem os níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 9.978,75. 
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Advogado, Agente de Endemias, Auxiliar de Odontólogo, Auxiliar de Pedreiro, Brinquedista, Médico (Generalista, Pediatra e Ginecologista/Obstetra), Motorista, Operador de Máquinas, Professor, Técnico em Enfermagem e Zelador. 
 
As inscrições podem ser realizadas de 20 de fevereiro de 2014 até  11 de março de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 35 a R$ 80. 
 
A seleção será constituída de prova objetiva, prova prática e prova de títulos. A prova objetiva será realizada na data prevista de 06 de abril de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 21 de março de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Maripá.

Prefeitura de Rodeiro - MG lança edital de processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Rodeiro abriu o processo seletivo nº 006/2014, que selecionará 01 profissional para o cargo de Médico. O aprovado receberá subsídio de R$ 8.459,11, por jornada de 40 horas semanais. 
 
Os interessados devem se inscrever apenas no dia 26 de fevereiro de 2014, das 09 às 10 horas, na recepção da Prefeitura de Rodeiro. O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por  igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.
 
O edital completo estará afixado na recepção da Prefeitura e no site www.rodeiro.mg.gov.br e o extrato está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Minas Gerais, na edição de 20 de fevereiro de 2014.

Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Águas de Santa Bárbara, no estado de São Paulo, por meio da empresa OM Consultoria, publicou edital de processo seletivo n°01/2014, destinado ao provimento de 07 vagas para os cargos de auxiliar administrativo, facilitador de oficina, monitor de artesanato, monitor de dança, orientador social, técnico em enfermagem, (que podem trabalhar até 44 horas semanais).
 
Os candidatos devem ter níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.711,34, podendo trabalhar entre 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados poderão fazer suas inscrições através do site www.omconsultoria.com.br, durante o período de 24 de fevereiro a 17 de março de 2014, até às 23h59min59 - horário de Brasília. As taxas variam de R$ 27,00 a R$ 37,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita com, pelo menos, 5 dias de antecedência.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Flexeiras - AL

A Prefeitura de Flexeiras, Estado de Alagoas, através da empresa Advise, publicou edital de processo seletivo n° 001/2014, para provimento de contratação temporária nos cargos de Agentes de Endemias, Bioquímico/Farmacêutico, Coveiro, Gari, Médico Clínico Geral, Médico Plantonista, Médico Ultrassonografista, Motorista Escolar, Professor (1º ao 5º ano), Professor de Educação Infantil, Professor de Geografia (6º ao 9º Ano), Professor de Inglês (6º ao 9º Ano), Professor de Matemática (6º ao 9º Ano), Professor de Música (6º ao 9º Ano) e Psicólogo.
 
São ofertadas 46 vagas para profissionais de todos os níveis escolares, por salários de até R$ 1.272,00 em carga horária de 24, 25 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas, via Internet, no endereço eletrônico www.advise.net.br, no período das 15h de 24 de fevereiro até 28 de fevereiro de 2014. As taxas são de R$ 15,00, R$ 20,00 e R$ 25,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Flexeiras - AL, provavelmente, no dia 23 de março de 2014. O candidato deverá retirar seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no endereço eletrônico www.advise.net.br, a partir do dia 06 de março de 2014, onde estará indicando a data, o local e o horário de realização das provas objetivas. O gabarito será divulgado na data prevista de 24 de março de 2014.

Concurso FIOCRUZ 2014 - Editais e Inscrição

A Fiocruz divulgou em sua página oficial a retificação na data de aplicação das provas objetivas e discursivas, que passará a ser 6 de abril de 2014. Também foi prorrogado o prazo final de inscrições para os concursos abertos, que prossegue até dia 6 de março de 2014.
 
As inscrições serão realizadas somente via internet, por meio do site da organizadora - www.domcintra.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (Técnico), R$ 160,00 (Analista e Tecnologista), R$ 220,00 (Pesquisador) e R$ 250,00 (Especialista).
 
A seleção pública da Fiocruz tem por objetivo o preenchimento de 400 vagas em diferentes unidades da Fiocruz. Os 22 editais publicados abrangem os cargos de Especialista em C&T (Produção e Inovação em Saúde Pública), Pesquisador em Saúde Pública, Tecnologista em Saúde Pública, Analista de Gestão em Saúde Pública e Técnico em Saúde Pública.
 
As provas serão aplicadas em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Teresina.
 
Dúvidas sobre o procedimento de inscrição podem ser esclarecidas nos canais de atendimento da Fundação Dom Cintra: o telefone (21) 4062-7364 e o e-mail fiocruz2014@domcintra.org.br.
 
Se o candidato tiver dúvidas sobre as carreiras, a gestão do trabalho e as áreas de atuação da Fiocruz, deve então falar com a Direh. Isso pode ser feito on-line ou pelos telefones 3865-2084 e 3836-2747.
 
Edição com informações da Fiocruz

Hospital no Rio atende a três vezes mais pacientes do que sua capacidade

hospitalgetuliovargas09.03.2013
Foto: Reprodução
Emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas
A emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, está enfrentando problemas de superlotação. Segundo a própria Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela unidade, o número de pessoas que procura o local é três vezes maior do que a capacidade de atendimento.
 
Com a greve dos hospitais federais, nos últimos dias, a secretaria informou que o problema piorou e o número de pacientes que buscam a emergência do Getúlio Vargas chega a ser quatro vezes maior do que sua capacidade.
 
A superlotação da unidade é um dos motivos que levaram médicos e outros profissionais de saúde a fazer na quarta-feira (19) um protesto em frente à unidade. Os manifestantes também pediram melhores condições de trabalho e criticaram a decisão do governo de colocar o hospital sob a administração de uma Organização Social (OS).
 
“Os funcionários e médicos [da unidade] decidiram protestar por melhores condições de trabalho, pela contratação de profissionais de saúde, porque há carência de recursos humanos, por melhores salários. Há muita coisa que precisa fazer para melhorar o atendimento à população”, disse o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), Sidnei Ferreira, que apoiou a manifestação.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação é não recusar atendimento a pacientes. Ainda segundo o órgão, há dificuldade de preencher o quadro de profissionais na unidade, mesmo oferecendo o pagamento de R$ 2,5 mil por plantão de 24 horas.
 
“Diante disso, a secretaria vem reorientando o modelo de gestão com a administração por Organização Social (OS). Com relação aos profissionais estatutários, todos os servidores continuarão nas unidades e terão opções de manter sua situação, receber gratificação optativa ou, se desejar, serem transferidos após a entrada da OS”, diz nota da Secretaria de Saúde.
 
Agência Brasil

Governo cancela registro de quatro cubanos que abandonaram Mais Médicos

Foto: Reprodução
Ministro Chioro
O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União o cancelamento do registro provisório de quatro médicos cubanos que deixaram o Programa Mais Médicos. Eles não podem mais exercer a medicina no Brasil. Os cubanos estão entre os 89 médicos que foram desligados do programa. O grupo foi notificado pelo ministério no dia 12 para se manifestar.
 
Apenas os quatro cubanos tiveram os registros cancelados, pois os documentos tinham sido emitidos pelo ministério. Entre eles, está o médico Ortelio Jaime Guerra, que atuava em Pariquera-Açu, no estado de São Paulo, e foi embora para os Estados Unidos. A médica cubana Ramona Rodriguez não está na lista, pois o desligamento dela já havia sido formalizado antes.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, 30 profissionais comunicaram a desistência depois da notificação. Tanto os que explicaram motivo para abandono do programa quanto os que não comunicaram foram desligados. Segundo a pasta, não é necessário publicar cada desligamento, somente o cancelamento dos registros provisórios concedidos pelo ministério.
 
Do total, 80 são brasileiros, cinco estrangeiros inscritos individualmente e os quatro cubanos contratados por meio do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.

* Matéria e título alterados às 15h01, do dia 20 de fevereiro de 2014, para correção e acréscimo de informação. Diferentemente do informado, a publicação menciona o cancelamento do registro provisório dos quatro médicos cubanos, e não a lista com os nomes dos 89 médicos descredenciados
 
Agência Brasil

Estudo comprova eficácia de técnica que identifica câncer no sangue

Estudo comprova eficácia de técnica que identifica câncer no sangue Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Estratégia, apelidada de 'biópsia líquida', é baseada na análise de pedaços de DNA que vazam dos tumores para a corrente sanguínea
 
Dois estudos publicados nesta quarta-feira, 19, nos Estados Unidos comprovam a eficácia de uma técnica que, num futuro próximo, poderá permitir o monitoramento do câncer por meio de exames de sangue e, talvez, num futuro um pouco mais distante, a detecção super precoce de tumores pequenos demais para serem percebidos pelos métodos de diagnóstico convencionais.
 
Apelidada de "biópsia líquida", a estratégia é baseada na análise de pedaços de DNA que vazam dos tumores para a corrente sanguínea, chamados de DNA tumoral circulante (ou ctDNA, na sigla em inglês). Eles funcionam como impressões digitais da doença, que os cientistas podem "ler" para extrair informações genéticas essenciais para a caracterização do tumor e a seleção do melhor curso de tratamento.
 
A ideia não é nova; já vem sendo testada há alguns anos por vários laboratórios ao redor do mundo. O que os novos trabalhos trazem é uma "prova de conceito" contundente do seu potencial para aplicações práticas na medicina. A principal vantagem seria a possibilidade de monitorar continuamente a doença por meio de um método relativamente simples, rápido e não invasivo - muito mais prático do que a realização de biópsias "sólidas" de tumores (que muitas vezes estão em locais de difícil acesso no corpo) e muito mais informativo do que o monitoramento de outros marcadores moleculares - como o PSA, relacionado ao câncer de próstata.
 
— É uma estratégia que, provavelmente, vai ter uma utilidade clínica muito grande — prevê a pesquisadora Suely Marie, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 
Ela e a colega Sueli Shinjo são coautoras em um dos trabalhos, que testou o uso do ctDNA na detecção e caracterização de tumores de 640 pacientes com vários tipos de câncer. A eficácia da técnica variou entre 50% e 75%, dependendo do tipo de tumor e do estágio da doença. A eficiência mais alta foi na detecção de tumores avançados do pâncreas, ovários, intestino, bexiga, esôfago, mama e pele. A mais baixa foi para tumores primários nos rins, próstata, tireoide e no cérebro - órgão no qual o trabalho das pesquisadoras brasileiras está mais focado.
 
— Estamos na luta ainda para encontrar biomarcadores eficientes para tumores do sistema nervoso central — afirma Suely. A dificuldade, neste caso, deve-se a uma barreira natural de membranas que isolam o cérebro e a medula espinhal do sistema circulatório em geral.
 
A aplicação mais imediata da técnica, segundo Suely, deverá ser no monitoramento de casos de câncer já diagnosticados. As informações genéticas contidas no ctDNA podem dar pistas importantes sobre a melhor maneira de combater a doença, tornando a terapia mais personalizada (paciente-específica) e, consequentemente, mais eficiente. Os estudos saíram na revista Science Translational Medicine.
 
Estadão