Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Clareamento dental caseiro enfraquece os dentes e facilita o surgimento de cárie

Thinkstock/Getty Images
O clareamento dental é seguro quando feito no consultório ou
em casa, desde que seja sob a supervisão de um dentista
Suco de limão, água oxigenada e bicarbonato de sódio não clareiam os dentes; procedimento só é seguro com dentista
 
Quem não quer ter dentes branquinhos e esbanjar um sorriso brilhante? Como todo mundo quer, é claro que não faltam estratégias caseiras para conseguir o feito rapidinho e sem custo algum. O problema é que não há garantias de resultado e pior: além de não clarear, técnicas como passar suco de limão ou água oxigenada podem causar outros danos, como cárie e sensibilidade excessiva nos dentes.  
 
Dentes amarelados são comuns. É o resultado do envelhecimento natural dos dentes, do tabagismo e do consumo de alimentos com corantes, como o café e o vinho. Em algumas pessoas, a segunda dentição – a permanente – já nasce com uma coloração acinzentada, por conta do excesso de medicamentos ingeridos ainda na infância.
 
A única forma segura é a que custa mais caro: procurar um dentista e fazer o procedimento no consultório. Atualmente, o preço já está mais razoável, já dá para pagar em torno de R$ 500, bem mais confiável do que o suco de limão, o bicarbonato de sódio, o carvão ou a água oxigenada.
 
Suco de limão não clareia os dentes
Além de não deixar mais branco, o suco de limão é ácido e corrói os dentes. “Se a pessoa usar com muita intensidade e frequência, vai acontecer uma corrosão do esmalte, fragilizando o dente e deixando mais sensível, além de facilitar o surgimento de cáries”, explica o dentista Alexandre Bussab. "É um mito achar que suco de limão clareia os dentes."
 
Tanto como o limão, os refrigerantes e sucos ácidos também causam sensibilidade e fragilização. “A maioria dos tratamentos para sensibilidade dentária é à base de flúor, aplicando no consultório”, explica.
 
Escovar os dentes com... carvão?
E para as pessoas que esfregam carvão nos dentes? Além da boca preta, ele realmente limpa os dentes, mas não mais do que uma pasta de dentes normal faria. “Esse costume é antigo, os índios costumavam limpar os dentes com o carvão. Faziam um pó e esfregavam nos dentes, depois enxaguavam. Realmente limpa, mas hoje não faz sentido. E não clareia os dentes”, explica Bussab.
 
Bicarbonato de sódio é esfoliante
A ilusão de alvura proporcionada pelo bicarbonato de sódio é apenas uma limpeza mais intensa no dente. Ele também não clareia, e pode danificar o esmalte do dente se for usado com frequência.
 
Água oxigenada é como água
Segundo Bussab, a água oxigenada usada para assepsia de ferimentos não clareia os dentes. “A água oxigenada é um peróxido de hidrogênio. O que ela faz é uma leve limpeza, não funciona como clareamento”, explica.
 
A água oxigenada é um excelente antisséptico, mas é muito raro ser recomendada para uso em bochechos. “Existem outros antissépticos mais eficazes", explica Bussab.
 
Embora haja uma especulação de que a água oxigenada ao entrar em contato com a mucosa bucal poderia causaria câncer, essa afirmação não é confirmada, diz Fábio de Abreu Alves, diretor de estomatologia do Hospital A. C. Camargo Cancer Center. “Não existe nenhum estudo mostrando essa associação, que poderia causar câncer de boca. É certamente especulação”, afirma o especialista.
 
Clareamento feito no consultório não enfraquece os dentes
Embora haja um mito de que o clareamento enfraquece os dentes, isso não é verdade. O tratamento feio no consultório faz uso de um gel clareador na concentração e tempo de exposição corretos. 
 
A questão está na sensibilidade: o clareamento feito por moldeira – aquele tipo de placa que se põe com gel à noite por alguns dias – traz dor quando se tem contato com algum alimento frio. Para quem tem dentes sensíveis é melhor optar pelo clareamento a laser. 
 
“O laser serve para remover a sensibilidade, e quem ativa o gel clareador é a luz azul – que não é laser”, explica Bussab. “O problema é que muitos consultórios afirmam que usam laser mas não usam. Eles colocam apenas apenas a luz azul. Sem o laser, a sensibilidade fica à flor da pele, causando uma dor terrível."
 
Por tudo isso, é melhor fazer a coisa certa: ou clareie seus dentes com a supervisão de um dentista ou acostume-se com o tom amarelado. Usar produtos caseiros vai fazer com que o barato saia muito caro.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário