Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Perdeu os óculos? Aprenda um truque para enxergar bem sem precisar deles!

Foto: Reprodução
Quem tem algum problema de visão e depende de óculos para enxergar as coisas com nitidez, sabe como é triste perdê-los, ou esquecê-los

Depois que a gente descobre como precisa deles, a dependência do par de lentes ideal para os nossos olhos só aumenta. E ficar sem ele é quase como ficar sem direção.

Isso tudo por um motivo muito simples: a visão é o sentido humano mais convincente, digamos assim. Palavras, histórias e sons são legais e dão boas noções para a gente. Mas o ser humano de uma maneira geral precisa ver para crer. E só depois de ver com os próprios olhos (ou às vezes com as mãos) realmente acreditamos que algo realmente existe. Por isso nos esforçamos tanto para corrigir defeitos de visão – seja com óculos, lentes ou até cirurgia.

Mas podemos perder nossos óculos de vista. Eles podem quebrar – o que acontece com mais frequência do que gostaríamos -, ou simplesmente podemos sair de casa com pressa e deixá-los para trás. De agora em diante, você nunca mais vai ficar na mão, porque vamos ensinar um truque supersimples para quebrar o seu galho.

O truque
Para quando você estiver sem seus óculos, existe um truque que funciona quase como mágica para fazer você enxergar com nitidez. Basta fazer um buraquinho bem, mas bem pequeno mesmo usando o seu dedo indicador. Então, olhe através dele e voilá!

Veja como funciona a partir de 25 segundos, no vídeo abaixo:



De agora em diante, chega de ficar apertando os olhos para ver melhor! Até porque, segundo o Minute Physics, o canal criador deste vídeo, esse truque funciona para todos – independente de quão embaçada seja a sua visão.

Tire seus óculos e faça o teste agora:
 
 
 
Demais, não é? Comigo deu certo!
 
Mas por quê?
 
Como funciona?
Basicamente, a nossa visão funciona da seguinte maneira: a luz sai de uma determinada fonte, reflete nos objetos e viaja até os nossos olhos, chegando à nossa retina, onde uma imagem será formada. O problema é que a luz atinge a sua retina em vários lugares, o que resulta em uma imagem fora de foco.
 
Para corrigir isso, temos o cristalino, que funciona basicamente com uma lente, de maneira que seu trabalho é focar a luz em um único ponto da retina. Porém, o cristalino só pode focar a luz que vem de uma determinada distância. Se um objeto está muito perto, ou muito longe, sua luz irá se espalhar pela retina, formando uma imagem borrada.
 
Felizmente, os músculos dos nossos olhos nos permitem acomodar um pouco melhor a luz. Aliás, é exatamente isso que tentamos fazer quando ficamos espremendo os olhos. Quando apertamos o globo ocular, provocamos mudanças focais que nos permitem ver com nitidez a diferentes distâncias. Mas, de vez em quando, nossos olhos não são capazes de fazer isso espontaneamente. É aí que precisamos usar óculos.
 
Diferentemente do cristalino, um buraquinho muito muito pequeno (do tamanho de uma cabeça de alfinete) consegue focar a luz proveniente de QUALQUER distância. Justamente por ser tratar de um orifício muito pequeno, permite que a luz venha de apenas um lugar e, portanto, de apenas uma direção a partir de qualquer fonte. Assim, não existe a possibilidade de formar uma imagem borrada.
 
O único detalhe é que essas imagens nítidas são formadas a partir do bloqueio da luz, ao invés do foco, o que resulta em imagens mais escuras. Inclusive é por isso que usamos lentes ao invés de buracos.
 
Conclusão: fazer um buraquinho com o dedo e olhar através dele é ideal para ver imagens de forma mais nítida, porém mais escura, quando estiver sem óculos.
 
Gizmodo

Suco de goji berry aumenta energia e protege contra gripe

Foto: Reprodução
Suco de Goji Berry
A goji berry é uma das frutas mais ricas em nutrientes

Ela é uma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.

Contém ainda 21 minerais, entre os quais zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio, selênio e fósforo. E também vitaminas B1, B2, B6, C, E e polissacarídeos que fortificam o sistema imunológico – sendo um dos elementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento da goji berry.
 
Na medicina tradicional chinesa, a goji berry tem sido considerada um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
 
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até a idade de 252 anos (1678-1930), consumia goji berries diariamente.
 
A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.
 
Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, citam possíveis efeitos medicinais da goji berry, especialmente devido às suas propriedades antioxidativas, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário.
 
Também se lhe atribuem propriedades anticancerígenas.
 
É uma fruta antienvelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
 
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas em até 300%, tornando praticamente impossível quem as consome apanhar resfriados ou gripes.
 
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos.
 
Suco de Goji Berry
O suco de goji berry e laranja é um poderoso energético.
 
Ele protege o corpo contra o vírus da gripe e qualquer outro, sendo um forte estimulante da imunidade do organismo.
 
Anote a receita:
 
Ingredientes
1 copo com 150 ml de suco de laranja
 
1 ou 2 colheres de Goji Berries desidratadas
 
Modo de preparo
Coloque as goji berries no copo de suco de laranja.
 
Eles devem se hidratar, no suco, durante 15 minutos.
 
Depois, ponha os ingredientes dentro do copo de liquidifcador e bata bem.
 
Não precisa coar.
 
Beba na hora e, se quiser, acrescente gelo.

A Cura Pela Natureza

Saiba o tempo de conservação dos alimentos na geladeira

Foto Reprodução
A comida fresca é muito importante para a nossa saúde

A ingestão de um alimento estragado representa uma grave ameaça ao nosso corpo.

Às vezes, ingerimos uma comida que não está tão saudável em termos de conservação e, mesmo assim, ela não causa nenhum distúrbio no nosso organismo.

Devemos isso às defesas do organismo - elas agiram e evitaram o pior.

No entanto, houve um desgaste do corpo, pois ele lutou para evitar um desequilíbrio.

Esse desgaste do corpo não ocorre quando comemos alimentos bem-conservados e dentro de um prazo que mantém a a saudabilidade da comida.

É por isso que vamos mostrar agora o prazo de conservação, na geladeira, de alguns alimentos.

Leia com atenção e divulgue/compartilhe nas redes sociais esta informação muito importante.
 
Tempo "de vida" dos alimentos na geladeira

Molhos - na prateleira da porta - 20 a 30 dias

Doces - na prateleira da porta - 3 dias

Sopas e carnes cozidas - na prateleira interna - 3 a 4 dias

Salsichas e bacon* - na prateleira interna - 7 dias depois de abertos. (*Estes alimentos estão entre os mais cancerígenos. Evite consumi-los)

Maionese industrializada - na prateleira interna - 2 meses depois de aberta

Frios - na prateleira interna - 3 dias

Ovos - na prateleira interna - 15 a 30 dias

Sobras - na prateleira interna - 1 a 2 dias

Leite - na prateleira da porta - 2 dias

Legumes e frutas - na gaveta de vegetais - 3 a 7 dias

Verduras e temperos - na gaveta de vegetais - 2 a 3 dias

A Cura Pela Natureza

Dormir bem ajuda a prevenir rugas

Thinkstock
Navega na internet antes de dormir pode prejudicar o sono
Durante noite de descanso, o corpo produz hormônio responsável pela renovação celular
 
Bom dia! Você teve uma noite de sono ruim? Acordou mal humorado e está sem ânimo para começar o dia? Pois, mude suas atitudes agora. Dormir bem melhora a saúde e deixa a pele mais bonita. De acordo com o cirurgião plástico Marco Casso, durante o período de descanso, o corpo produz e libera hormônios, como o GH, que é responsável pelo crescimento e renovação celular.
 
— Ele previne o envelhecimento precoce da pele, a flacidez muscular e a fraqueza óssea. Uma noite bem dormida também pode prevenir rugas, já que o sono regula a quantidade de cortisol do corpo, que é conhecido como o hormônio do estresse. O cortisol pode deteriorar mais rapidamente o colágeno da pele, fazendo com que as rugas apareçam mais cedo.
 
Além de cuidar da beleza, dormir também ajuda na recuperação pós-operatória, acelerando a cicatrização e melhorando a autoestima e na regulação dos hormônios, segundo o especialista.
 
— Quem dorme melhor tem menos chances de desenvolver distúrbios hormonais e ainda previne o corpo de desenvolver doenças autoimunes.
 
Veja dicas do médico para ter um completo “sono da beleza”:
 
1) É muito importante saber que muito estímulo, como internet ou música muito agitada, antes de dormir, prejudica o sono
 
2) Bebidas alcoólicas ou remédios para dormir pioram a qualidade e a quantidade do sono;
 
3) Exercícios de relaxamento ou meditação antes de dormir podem melhor muito a qualidade do sono
 
R7

Você sabe o que é mito e verdade sobre a homeopatia?

Foto: Reprodução
A homeopatia é eficiente para tratar doenças crônicas,
pois aumenta a resistência do organismo
Conheça mais sobre essa terapia alternativa
 
A homeopatia é uma das 53 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que tem uma filosofia de tratamento diferente da medicina tradicional. "
 
A homeopatia trata os pacientes de uma forma global (holística) e não, exclusivamente, seus sintomas.
 
Um médico homeopata procura observar o paciente em diversas áreas da vida, e através de medicamentos, mantê-lo equilibrado", explica o médico Moises Chencinski, especialista em homeopatia. Mas ainda há muitas dúvidas em torno dessa prática. 
 
1. No tratamento homeopático o paciente primeiro fica ruim para depois melhorar?
Em alguns casos pode acontecer.
               
Nota: O médico Nicolas Schor, especialista em homeopatia para Crianças e Adultos, explica que alguns pacientes apresentam sim uma exacerbação de seus sintomas. Isso acontece porque o medicamento estimula a energia vital da pessoa, que passa a mostrar com mais intensidade o desequilíbrio do organismo. Depois disso, o organismo se reequilibra e os sintomas melhoram. Mas a piora dos sintomas não é uma regra, "tudo depende da doença, do indivíduo e da maneira como o homeopata conduz o tratamento".
 
2. Os remédios da alopatia podem ser usados junto com os homeopáticos?
Sim.
               
Nota: Os tratamentos homeopáticos e alopáticos podem sim ser usados conjuntamente, segundo o homeopata Nicolas Schor. "Nunca tiramos um anticonvulsivante, um anti-hipertensivo ou algum outro medicamento que já esteja sendo usado pelo paciente sem primeiro verificar a melhora do paciente com o tratamento homeopático."
 
3. O tratamento homeopático pode provocar alguma reação alérgica?
Sim. Algumas substâncias podem fazer mal ao organismo.
               
Nota: O médico Flavio Orsini, professor da Associação Paulista de Homeopatia, afirma que se o paciente for sensível ao medicamento pode sofrer reações alérgicas. Quando isso acontece o tratamento com a medicação é interrompido.
 
4. Durante o tratamento homeopático não é permitido tomar vacina?
Mito.
               
Nota: Esse é um mito, segundo o homeopata Nicolas. As vacinas são sempre recomendadas e o próprio tratamento homeopático parte do princípio de atuar no organismo preparando-o para melhor reagir
 
5. A homeopatia pode ser considerada uma medicina preventiva?
Sim.
               
Nota: Sim. De acordo com o homeopata Nicolas Schor, o medicamento homeopático atua profundamente, equilibrando a energia do indivíduo, melhorando o funcionamento de vários órgãos e sistemas que possam estar sem vitalidade ou com aumento exagerado de sua função. E, justamente, por analisar o indivíduo em todos os seus aspectos, a homeopatia pode atuar preventivamente em vários desses aspectos.
 
6. A homeopatia é eficiente para tratar as doenças crônicas?
Sim, pois aumenta a resistência do organismo.
               
Nota: O médico homeopata Flavio Orsini afirma que a homeopatia trata principalmente doenças crônicas. Isso acontece porque o medicamento age aumentando a resistência do organismo. De acordo com Orsini, a maior parte dos pacientes procura a homeopatia para tratar doenças crônicas, como: asma, sinusites, amidalites, reumatismo, TPM, cólicas menstruais, constipações, intestino preso, insônia e outra.
 
7. Tenho que tomar bolinhas de hora em hora durante o tratamento homeopático?
Mito. As bolinhas são tomadas a cada hora em quadros agudos.
                
Nota: Nicolas Schor explica que somente nos quadros agudos é necessário o tratamento com bolinhas de hora em hora. "Em geral, isso ocorre quando precisamos estimular a energia do paciente reiteradas vezes." Mas quando o paciente reage, as doses ficam bem espaçadas. Há homeopatas que trabalham com doses únicas do remédio principal. Outros optam por doses semanais. Tudo isso depende da linha homeopática que o homeopata segue, da patologia que se quer tratar e da vitalidade do paciente e sua reação ao tratamento.
 
8. As bolinhas do remédio homeopático são feitas de açúcar?
Sim.
               
Nota: O médico homeopata Flavio Orsini explica que os remédios homeopáticos são composto por açúcar. Essas bolinhas são embebidas na substância que escolhemos para o tratamento do paciente, esclarece.
 
9. A homeopatia atua em qualquer caso?
Existem algumas doenças que não podem ser tratadas.
               
Nota: A homeopatia tem limites, pois não atua em situações cirúrgicas, ou em doenças terminais, a não ser como complemento do tratamento visando uma melhora do estado geral e da vitalidade do paciente, de acordo com o homeopata Nicolas Schor. Vale ressaltar que o medicamento homeopático é um estímulo energético e o sucesso do tratamento está intimamente relacionado com a capacidade do paciente de reagir a esse estímulo. 
 
10. Os remédios homeopáticos são menos agressivos para o organismo que os alopáticos?
Sim, os remédios da homeopatia não trazem efeitos colaterais
 
Nota: Sim, os medicamentos homeopáticos são isentos de efeitos colaterais, segundo o homeopata Nicolas Schor. O especialista explica que os remédios são manipulados a partir de substâncias de todos os reinos (animal, vegetal e mineral) e, posteriormente, diluídos e dinamizados para extrair o máximo de efeito terapêutico com o mínimo de substância. Portanto, eles não são tóxicos e se houver ingestão acidental de um vidro inteiro de bolinhas por uma criança, a chance de algum mal ocorrer é quase nulo.
 
Minha Vida

Homeopatia: não existe idade certa para começar com esse tipo de tratamento

Foto: Reprodução
Apesar de pessoas que começam a se tratar com um homeopata desde cedo terem melhores resultados, qualquer um pode se beneficiar com esse tipo de medicina
 
Por Dra. Isis Pezzuol
 
No consultório recebo pacientes de todas as idades, de zero a 90 anos. Em grande numero de vezes ouço o seguinte comentário: "Doutora, a homeopatia é minha última esperança, já tentei de tudo!".
 
Fico pensando nessa afirmação, na dificuldade que os pacientes têm em encontrar um caminho para restabelecimento de sua saúde. O adulto nos traz uma doença crônica (diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, depressão) e esta é mesmo difícil de controlar e por vezes tem tanto tempo de evolução com diferentes tratamentos que se complica pegar a "ponta desse novelo". 
 
Comparamos a doença de nosso paciente a uma cebola, colocando uma camada sobre a outra, encobrindo cada vez mais seu núcleo sadio, e quanto mais doença mais camadas. Quando começamos a tratar homeopaticamente, retiramos, isto é, tratamos cada camada que o paciente nos mostre até chegarmos o mais profundo, saudável, possível. Então, dá para compreender que vamos tratando até onde o corpo permite. 
 
Em qualquer idade pode ser iniciado o tratamento homeopático, não há impedimentos e de forma geral há benefícios para o paciente. A adesão ao tratamento para quem sempre usou medicamentos alopáticos é de forma geral muito tranquila: fácil de tomar, baixo custo e o médico homeopata ouve muito, e é gratificante encontrar um profissional que nos ouça. 
 
Pacientes vem até nós com tratamentos realizados anteriormente e existe sempre um lugar para a medicina bem feita, mas diferem da homeopatia pelo próprio princípio. O medicamento homeopático "carrega" com ele uma informação, a da doença. Chega então ao corpo e com a repetição do uso ele "ensina" o corpo a funcionar certinho. Partindo então dessa explicação, percebemos que quanto mais cedo iniciarmos o acompanhamento homeopático mais provável será o não adoecimento. 
 
E como é uma consulta homeopática em crianças, por exemplo, bebês? A criança não comunica doenças de forma objetiva, a mãe e os familiares, são os "tradutores". 
 
Além do motivo que o trouxe a uma consulta, condições de gestação e de parto, rotina, hábito alimentar, informações trazidas geralmente pela mãe, o pediatra experiente consegue em consulta captar as sutilezas em relação a condições de reatividade, calor, transpiração, sono, momentos de agravação, influências climáticas, choro. Valorizamos em uma consulta homeopática conflitos psíquicos que possam gerar situações de estresse, por exemplo, susto, sensação de abandono, ciúmes, entrada na escolinha, nascimento de irmãos. 
 
Quando falamos em homeopatia vem a nossa mente crianças, ou pessoas que fazem o tratamento desde pequenas. O tratamento homeopático pode ser iniciado a qualquer momento de vida e em qualquer idade. Desde o uso para tratar uma doença física (rinite, bronquite. sinusites), ou uma doença psíquica (depressão, tensão pré-menstrual). Mas vocês repararam? A bronquite não é somente física, pois pode ser desencadeada por uma emoção. A mesma coisa em relação a TPM, que é psíquica, mas também física. E é quase sempre assim com nossos pacientes em uso de medicamento homeopático: tratamos as questões físicas e também as psíquicas. 
 
Minha Vida

Silicone nas mamas: confira como devem ser as consultas de seguimento no pós-operatório

Foto: Reprodução
Mesmo depois de a operação ter sido um sucesso, é preciso visitar até anualmente um médico para ver se está tudo certo
 
Por Dr. Marcelo Wulkan
 
Após a cirurgia sem intercorrências implante de silicone nos seios, é necessário fazer o seguimento com seu cirurgião plástico de escolha. Usualmente, o paciente retira os pontos cirúrgicos entre o 7o-10o dia. Se o médico usar fios absorvíveis com cola biológica, não terá necessidade de retirar pontos.
 
Nos primeiros dias (ou semanas) é possível sentir desconforto na região operada e, portanto, você deve passar em consultas constantes com seu médico e manter o uso de sutiã cirúrgico pelo tempo recomendado para o seu caso. 
 
Após as primeiras semanas, as consultas podem ser mais distantes. Alguns médicos sugerem que o acompanhamento seja mensal até o terceiro mês e depois trimestral até o final do primeiro ano. Siga sempre a recomendação do seu cirurgião plástico em relação à periodicidade das visitas. Se tudo ocorrer bem durante o primeiro ano, provavelmente você não precisará realizar nenhum exame de imagem durante esse período. Caso ocorram sintomas de dor, aumento de temperatura na mama com febre, retração de pele mamária, mudança no formato e posição do implante, procure imediatamente seu cirurgião plástico. 
 
Nos próximos anos, você sempre deverá examinar suas mamas operadas com um médico especialista. Isso é ainda mais importante se você tiver casos na família de doenças ou câncer de mama. Ainda não existe consenso absoluto quanto à periodicidade para o seguimento do implante de mama. Costuma ser prudente entre um a dois anos após a cirurgia, fazer um controle clínico com seu mastologista, ginecologista ou seu cirurgião plástico. 
 
Se necessário, o seu médico poderá solicitar exames radiológicos para mais esclarecimentos tais como ultrassom, mamografia ou ressonância magnética. Independente do local de inclusão do implante (subglandular ou submuscular), lembre-se de realizar o autoexame mamário com frequencia para monitorar qualquer alteração nas mamas. A presença do implante não impede o autoexame.
 
Alguns médicos também orientam que a paciente realize massagem nas mamas por longos períodos após a cirurgia. Mas atenção: só faça essas massagens se forem orientadas pelo seu cirurgião plástico.
 
Atualmente, os implantes apresentam grande avanço tecnológico e não existem estudos definitivos que datam a validade do implante mamário. Costuma-se dizer que os implantes duram, em media, 10 anos. No entanto, eles podem durar bem menos (pois podem causar rejeição e/ou contratura mais precoce) ou por longos anos. Segundo os últimos congressos e trabalhos científicos, tudo indica que os implantes estão se tornando cada vez mais seguros e duradouros. 
 
Dessa maneira, para que sua cirurgia seja um sucesso, sempre: 
 
- Escolha um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
 
- Escolha implantes de boa qualidade - não economize no implante, afinal você estará intimamente relacionada com ele durante muitos anos, questione preços muito baratos de implantes
 
- Opere em hospitais de qualidade ou clínicas com suporte de UTI e regularizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A preferência de muitos médicos é por operarem hospitais para ter todo o suporte de saúde e emergência disponível para a paciente
 
- Siga corretamente as orientações de seu médico no pós operatório.
 
Minha Vida

Elimine o mau humor com esses alimentos

Banana - foto Getty Images
Getty Images
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem
mais tranquilo
A sua refeição pode ser melhor que muitas farmácias
 
Nada pior do que ficar mau humorado, principalmente nos momentos de descanso.
 
Hábitos saudáveis como ter uma boa noite de sono e praticar exercícios físicos são amigos conhecidos no combate ao estresse.
 
O que poucos sabem é que também é possível usar a alimentação para diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço.
 
De acordo com a nutricionista Fabiana Borrego, alguns alimentos tem o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo a irritação e espantando a tristeza, entre outros benefícios. 
 
Confira essa lista e veja o que a especialista nos conta sobre cada alimento:
 
Alface
Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.                     
 
Banana
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranquilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.
 
Espinafre
Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garantir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.
 
Frutos do mar
Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega 3 (gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração. 
 
Jabuticaba
É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. 
 
Laranja
Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata. 
 
Mel
Esse alimento tem o poder de estimular a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer. 
 
Ovos
As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade. 
 
Uva
A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim. Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso. é rica em glicose, por isso é um bom energético. 
 
Minha Vida

Má alimentação favorece uma série de problemas cardiovasculares

Foto: Reprodução
Não são apenas as gorduras saturadas, o açúcar em excesso também aumenta o risco de doenças cardiovasculares
 
Por Dr Durval Ribas Filho
 
Anualmente 344 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil, que representam mais de 30% das mortes registradas. Segundo estudos realizados pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, a frequência do problema coloca o País entre os 10 com maior índice de mortes por essa doença. A má alimentação está entre os principais motivos que potencializam esses números. 
 
O açúcar é um dos alimentos que influenciam esse resultado. Ele está intimamente relacionado à insulina, um hormônio que, quando liberado na corrente sanguínea de forma não fisiológica, ou seja, através de incursões, é um preceptor para o desenvolvimento das doenças no coração. A ingestão de açúcar refinado, portanto, pode desencadear incursões glicêmicas que, por sua vez, favorecem a incursões insulínicas e tem efeitos deletérios para o sistema cardiovascular. 
 
Os alimentos processados são outro exemplo que podem proporcionar o aumento desses números. Esses podem favorecer as doenças cardiovasculares por demasia de sódio, que leva à hipertensão arterial sistêmica, por excesso de gordura saturada, interferindo nos níveis de colesterol e também devido à algumas substancias químicas nocivas ao nosso organismo. 
 
Os ácidos graxos saturados, presentes nas gorduras saturadas, podem também favorecer a aparição de doenças cardiovasculares. Quando em excesso, o aumento do ruim e a diminuição do bom colesterol pode desenvolver a formação de placas ateromatosas. Apesar de trazer alguns malefícios quando consumida em excesso, a gordura saturada também deve fazer parte de nossa dieta, pois o organismo humano, ao longo de seu processo evolutivo, se adequou e se adaptou as necessidades de sua presença. 
 
É importante ressaltar que só e somente o excesso do consumo desses alimentos é que pode eventualmente favorecer o desenvolvimento dessas doenças cardiovasculares. Todo ser humano precisa dos três macronutrientes na sua dieta cotidiana, ou seja, carboidratos (55% a 65%), proteínas (12% a 25%) e gorduras (até 30%). Uma dieta equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras, reduz o risco de apresentarmos doenças cardiovasculares e também, praticamente, todas as doenças crônico-degenerativas. 
 
Minha Vida

Aplicativos: Peso SobControle

4 de 5App criado para te motivar na sua dieta

Com ele você vai saber como está seu progresso.

Apenas defina uma meta e o aplicativo vai te mostrar sua evolução e comparando com o esperado para alcançar seu objetivo!

Você terá acesso ao seu progresso, o histórico de medidas e  um gráfico demonstrando a sua evolução em relação a sua meta!
 
Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
    
 
Distribuidor
Daniel Barros                
 
Tamanho do download
< 1 MB
 
Última atualização
19/05/2012            
 
Versão
1.1.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
 
- serviços de dados
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)
 
 
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)

 

Fumar pode causar dor nas costas

Foto: Reprodução
Estudos apontam que parar de fumar tende a diminuir as dores nas costas
 
Por Helder Montenegro
 
O cigarro tem efeitos importantes no coração e pulmão, estando vinculado a doenças cardíacas, câncer e até problemas neurológicos. No entanto, pouco se fala sobre a relação desse hábito com a dor nas costas.  
 
O fumo como vilão da coluna
Estudos têm demonstrado que o tabagismo pode aumentar as dores musculares e articulares. Além disso, quando associado ao processo de envelhecimento, aumenta as chances de doenças articulares, com o aparecimento, principalmente, das artrites, artrites reumatóides ou osteoartrites. 
 
As pesquisas científicas também apresentam uma estreita ligação entre o tabagismo e o aumento da dor lombar, doenças do disco intervertebral e complicações pós-operatórias após cirurgias de coluna. 
 
Parar de fumar pode ser a solução
Os dados apontam que os indivíduos que pararam de fumar tendem a diminuir o desconforto da dor nas costas. Além da diminuição da dor dos ex-fumantes, os tratamentos para reabilitar as lesões são mais efetivos.  
 
Mesmo com muitos anos de tabagismo, parar de fumar já é um importante passo para a prevenção de dores na costas. E a grande culpada disso tudo é a nicotina, que, além de causar dependência, tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Isto é, diminui o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte sanguíneo de oxigênio e nutrientes que as células recebem, o que interfere no funcionamento ideal de músculos e ossos.  
 
Prevenir é o melhor remédio
Em se tratando de dor nas costas, a prevenção é a melhor solução. Não basta apenas controlar o tabagismo, mas, também, o peso e manter uma prática regular de exercícios físicos. 
 
Com a musculatura fortalecida e flexível, e o aporte sanguínea adequado, além de uma boa alimentação e hábitos saudáveis, a probabilidade de um indivíduo vir a ter dor nas costas cai significativamente. 
 
O estresse e a má postura também são outros fatores causadores de dores nas costas. Então, é importante manter uma boa postura ao caminhar, sentar-se, dormir e durante o trabalho. Além disso, procurar atividades de lazer ou outros mecanismos de relaxamento podem ser grandes aliados no combate ao estresse. 
 
Minha Vida

Prefeitura de Naviraí - MS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Naviraí, no Estado de Mato Grosso do Sul, lançou o edital de processo seletivo n° 001/2014, cuja finalidade é a contratação temporária de dois Odontólogos, por salário de até R$ 3.187,08.
 
As inscrições serão recebidas nos dias úteis, na Gerência Municipal de Saúde, na sala de Saúde Bucal, situada na Av. Amélia Fukuda, 100, Centro, Naviraí – MS, no período de 07 a 09 de maio de 2014, nos horários de 07:30 às 10:30 e das 13:30 às 16:30.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar: Fotocópia da Carteira de Identidade, Fotocópia do CPF, PIS/PASEP, Comprovante de Residência, Diploma de Graduação e Cédula de Identidade fornecida pelo conselho de classe (CRO), com apresentação do original.
 
A seleção será realizada por meio de análise curricular e entrevista.
 
Os locais e horários de realização da entrevista constarão em edital específico que será publicado através de edital, no órgão oficial de imprensa do município, no painel de publicações oficiais da Prefeitura Municipal e no mural da Gerência Municipal de Saúde.
 
O processo seletivo será válido pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
 
Edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, de 28 de abril de 2014, pág. 51 a 54.

Concurso EBSERH - Hospital Universitário da UFMS 2014

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou os editais ns 02, 03 e 04/2014 para realização de concurso público para provimento de cargos do quadro de pessoal com lotação no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – HU-UFMS.
 
Cargos e vagas
Serão ocupadas 842 vagas, mais formação de cadastro reserva, distribuídas entre as áreas Médica (236), Assistencial (521) e Administrativa (85). Dentre os cargos com oferta de vagas, estão: Médico (em 67 especialidades), Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro (diversas especialidades), Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Educador Físico, Psicólogo,  Terapeuta Ocupacional, Técnicos de várias áreas profissionais (Anatomia e Necropsia, em Enfermagem, em Farmácia, em Histologia, em Laboratório de Patologia Clínica, em Óptica, em Radiologia, em Radioterapia, em Saúde Bucal), Advogado, Analista Administrativo (várias formações), Analista de Tecnologia da Informação (várias formações), Engenheiro (Civil, Clínico, Eletricista, Mecânico), Assistente Administrativo, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Inscrições e prova
As inscrições podem ser feitas via internet, no período entre 28 de abril e 05 de junho de 2014, por meio do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
As inscrições no Posto de Inscrição Presencial seguirão o mesmo cronograma, podendo ser feitas na Pós Graduação Da Universidade Católica Dom Bosco, situada na Rua Barão Do Rio Branco, 1811 - Bairro Centro. CEP 79000-173 Campo Grande/MS. 
 
As taxas de inscrição variam de R$ 50,00 a R$ 75,00, dependendo do cargo pretendido e a faixa salarial dos aprovados que forem contratados poderá oscilar entre R$ 1.630,00 e R$ 7.774,00.
 
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 03 de agosto de 2014 e será realizada na cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul.
 
Os editais na íntegra e outras publicações referentes ao concurso público estão disponíveis
nos endereços eletrônicos: http://www.ebserh.mec.gov.br e http://www.institutoaocp.org.br

Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba -TRT/PB

O edital com 33 vagas do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba foi divulgado nesta segunda-feira (28) depois de ser publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho. As vagas são para quem tem Ensino Superior Completo ou Ensino Médio Completo, com salários que chegam a R$ 8.178,06. O edital completo está disponível no site da empresa organizadora, a Fundação Carlos Chagas.

As inscrições começam no dia 8 de maio e serão realizadas exclusivamente pela internet, com taxas de R$ 95 para todos os cargos de analista judiciário e R$ 85 para o cargo de técnico judiciário.

As 18 vagas de analista judiciário são para as seguintes especialidades: arquivologia, contabilidade, enfermagem, engenharia de segurança do trabalho, estatística, fisioterapia, medicina, medicina do trabalho, odontologia, psicologia e tecnologia da informação. Já as 15 vagas para técnico judiciário são com especialidade em tecnologia da informação.

A prova discursiva será aplicada junto com as provas objetivas no dia 3 de agosto para todos os candidatos inscritos e somente serão avaliadas as dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas. Serão avaliados os seguintes itens: conteúdo, estrutura e expressão.

Secretaria da Administração e Previdência do Paraná

O Governo do Paraná abriu as inscrições do concurso público que pretende preencher 411 vagas para o cargo de educador social. Os aprovados vão trabalhar nas Unidades Socioeducativas da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

O salário base é de R$ 1.252,36, além de gratificação de atividade em unidade penal ou correcional intramuros, no valor de R$ 2.127,87. O edital do concurso pode ser visto no site da Coordenadoria de Processo Seletivo da Universidade Estadual de Londrina (COPS /UEL).

As inscrições custam R$ 100 e poderão ser feitas pela internet até o dia 12 de maio. A taxa deve ser paga até o dia 13 de maio. A prova objetiva será realizada nas cidades de Cascavel, Curitiba e Londrina, no dia 8 de junho de 2014.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam ter o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, válida, regular e sem restrições. Além da prova objetiva, os candidatos passarão por uma prova de aptidão física, visita técnica, e avaliações psicológica e médica. O concurso tem validade de dois anos.

Prefeitura de Pentecoste - CE

O município de Pentecoste está com inscrições abertas para concurso público de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, pelo site da Consulpam ou presencialmente na Central do Concurso, na Rua Dr. Moreira de Azevedo, s/n, Praça da Matriz, Pentecoste, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.

São ofertadas 458 vagas distribuídas para os cargos de maqueiro, carpinteiro, professor, advogado, médico, agente de trânsito, agente de endemias e professor, dentre outros.

As remunerações variam de R$ 724,00 a R$ 4.800,00. A taxa de inscrição custa R$ 50,00 para candidatos de nível fundamental, R$ 80,00 para nível médio, R$ 100,00 para candidatos a professor e, R$ 150,00 para nível superior.

A primeira fase da seleção será em 29 de junho. O concurso oferta 5% das vagas para pessoas com deficiência, segundo o edital.

Prefeitura de Olinda - PE

A Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, lançou nesta segunda-feira (28) o edital para seleção de profissionais para 275 vagas nas secretarias da cidade. As inscrições vão de 5 a 16 de maio, e custam R$ 10 para os níveis fundamental, médio e técnico e R$ 15 para nível superior. Os cargos de nível superior incluem vagas para profissionais formados em direito, engenharia, nutrição, pedagogia e arquitetura. A remuneração varia de R$ 724 a R$ 3 mil.

O concurso tem vagas para cadastro reserva e posse imediata, com seleção baseada em análise de currículo. Do total de vagas, 5% são reservadas para candidatos portadores de deficiência. As secretarias que selecionam novos profissionais são as de Saúde, Obras, Desenvolvimento Social, Educação, Planejamento e Controle Urbano, Serviços Públicos e Assuntos Jurídicos. Os interessados devem ficar atentos às datas de inscrição, que mudam de acordo com cada secretaria. Detalhes do período de inscrição e edital estão disponíveis no site da Prefeitura de Olinda.

A inscrição também é feita no site, através do preenchimento do formulário eletrônico e pagamento da guia de recolhimento, que pode ser impressa online. Os dois documentos devem ser entregues à Comissão de Organização de Processos Seletivos Simplificados, na Secretaria da Fazenda e da Administração, localizada na Av. Santos Dumont, número 177, no bairro do Varadouro, em Olinda. O horário de funcionamento é das 14h30 às 16h30.

Prefeitura de Gurupá - PR

A prefeitura de Gurupá, no Pará, abriu inscrições do concurso público para 174 vagas para o quadro efetivo com cargos de nível fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior. Os salários variam entre R$ 724 a R$ 3.200.

As inscrições seguem até o dia 26 de maio de 2014, com pagamento do boleto bancário para o dia seguinte (27). A taxa de inscrição custa R$ 45 para os cargos de nível fundamental incompleto e completo; R$ 50 para os de nível médio e R$ 70 para os cargos de nível superior.

O certame reserva 5% das vagas ofertadas a pessoas com deficiências. Estes candidatos têm ainda direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Há vagas para gari, merendeira e motorista de veículos leves, de nível fundamental incompleto. Agente de endemias e auxiliar administrativo para os cargos de nível fundamental completo, além de agente administrativo, agente de vigilância sanitária, digitador e técnico de enfermagem para cargos de nível médio e assistente social, para uma única vaga de nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 8 de junho, em dois turnos: pela manhã, das 8h às 12h para todos os cargos de nível fundamental completo e superior e à tarde, das 14h30 às 18h30, para todos os cargos de nível fundamental incompleto e médio.

Minas Gerais Serviços S.A. (MGS)

O governo de Minas Gerais divulgou nesta terça-feira (22) que a Minas Gerais Serviços S.A. (MGS), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou o edital de um concurso para o preenchimento de 209 vagas com salários que variam de R$ 800,60 a R$ 6.467,67.

As vagas são para diversos cargos de nível fundamental incompleto, completo, médio completo e superior completo para Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades do interior do estado.

As inscrições vão de 24 de abril a 18 de maio. As taxas variam de R$ 25 a R$ 65. As provas estão previstas para o dia 8 de junho.

Segundo o governo, o novo concurso vai preencher as vagas do edital do ano passado que foi anulado. Os inscritos no concurso anterior poderão ser reinscritos mediante a confirmação de dados cadastrais. Já os que não desejarem realizar novas provas podem requerer o reembolso do valor das inscrições.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo, abriu as inscrições do concurso público para 55 vagas de nível médio, para técnicos de enfermagem. O salário é de R$ 1.028,74.

Para participar, os candidatos devem ter nível médio completo, diploma de curso de técnico de enfermagem e cédula de identidade do Conselho Regional de Enfermagem - técnico de enfermagem ou protocolo de inscrição dentro
do prazo de validade.

São 35 vagas para técnico de enfermagem no Instituto Central, 15 para técnico de enfermagem no Instituto da Criança e 2 para técnico de enfermagem no Instituto do Coração. Todas as vagas são para a cidade de São Paulo.

Os candidatos aprovados terão direito a auxílio-alimentação e poderão optar pelo benefício do vale-transporte correspondente ao deslocamento residência-trabalho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio pelo site www.concursos.quadrix.org.br. Será cobrada taxa de R$ 34.

 As provas serão realizadas na data provável de 25 de maio.

Departamento de Trânsito de Rondônia - Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), publicou o edital para o concurso público com cargos de ensino superior, ensino médio e ensino fundamental. Serão 160 vagas para compor os departamentos de todo o estado, sendo 16 vagas para pessoas com deficiência (PCD). Os salários vão de R$ 1.938,69 a R$ 5.530,53. As inscrições devem ser realizadas de 16 de abril a 8 de maio.

No site do Detran é possível ver o edital (acesse o edital). Os cargos são para os departamentos de administração, informática, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia civil, pedagogia, psicologia, desenho, programação de computador e serviços operacionais.

As inscrições podem ser feitas de 16 de abril a 8 de maio, somente pelo site. As taxas de inscrição variam de R$ 40 a R$ 75.

As provas do concurso estão previstas para acontecer no período de 8 de junho de 2014. O concurso terá duas fases com uma prova objetiva e discursiva e prova prática para o cargo de serviços operacionais.

 Os candidatos podem solicitar a realização da prova objetiva em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Prefeitura de Maringá - PR abre concurso com vagas de até R$ 3.9 mil

A Prefeitura de Maringá, no estado do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SERH), publicou edital de concurso público n° 021/2014, destinado ao provimento de 353 vagas de trabalho, sendo 335 para ampla concorrência e 18 para PPD, para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
O concurso será executado pela Fundação de Apoio à FAFIPA. Os salários vão até R$ 3.988,19, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar Operacional, Borracheiro, Carpinteiro, Eletricista de Autos, Lavador de Veículos, Lubrificador, Marceneiro, Mecânico, Motorista I, Operador de Equipamentos I e II, Pintor de Obras, Soldador/Serralheiro, Técnico de Manutenção (elétrica), Técnico de Manutenção (equipamentos Hospitalares e odontológicos), Técnico de Manutenção (refrigeração), Torneiro Mecânico, Tratador de Animais e demais cargos.

As inscrições presenciais serão realizadas na Agência do Trabalhador de Maringá, localizada na Rua Joubert de Carvalho, nº 675, Centro, Maringá/PR, até o dia 05 de junho de 2014, das 13h às 17h. As taxas variam de R$ 28,25 a R$ 119,65 de acordo com o cargo escolhido.

Já as inscrições via internet serão realizadas também até 05 de junho de 2014, observado horário oficial de Brasília – DF no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de junho de 2014, na cidade de Maringá, Estado do Paraná, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br e no Cartão de informação do candidato.
 
O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados a partir das 20h do dia 29 de junho de 2014, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

O certame terá validade de 1 ano, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura do Município de Maringá.

Prefeitura de Guanhães - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guanhães, no estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, lançou edital de processo seletivo n° 06/2014, com a intenção de ocupar várias vagas para cargos de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 1.900,00, em carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de advogado, agente administrativo, assistente administrativo, assistente social, auxiliar de creche, auxiliar de serviços gerais, bombeiro, calceteiro, carpinteiro, coveiro, eletricista, gari - coletor de lixo, mecânico, motorista, nutricionista, operador de maquina, operador de máquina agrícola, pedagogo I, entre outros cargos.

As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br, no período de 14 a 21 de maio de 2014. As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 95,00, de acordo com a função escolhida.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento Presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Guanhães, com endereço à Praça Néria Coelho Guimarães, nº 100, Centro, CEP 39740-000, Guanhães/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 12h às 16h, telefone (33) 3421-1501.

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha está prevista para ser realizada em 1º de junho de 2014, às 9h. A disponibilização do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI de todos os candidatos, a divulgação da relação de candidatos inscritos, dos locais de realização das provas (Objetiva de Múltipla Escolha e Prática) e confirmação de data e horários de provas, ocorrerá até 14h do dia 27 de maio de 2014.
 
A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva de múltipla escolha será na data prevista de 03 de junho de 2014, às 14h.

O prazo de validade do certame é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Pinhais - PR publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pinhais, no estado do Paraná, tornou público o edital nº 005/2014 de Processo Seletivo, para contratação futura de Médico Psiquiatra e Intérprete de Libras, que exige dos candidatos nível superior e médio respectivamente como escolaridade.
 
A remuneração para o Intérprete em Libras será de R$ 1.523,01 e o de Médico Psiquiatra para R$ 7.414,93, por jornada de 20 horas semanais para ambos os cargos.
 
As inscrições estarão disponíveis até 18 de maio de 2014, no site oficial da Prefeitura de Pinhais, endereçado no www.pinhais.pr.gov.br. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Todos os inscritos serão avaliados através de Prova Objetiva, a ser aplicada provavelmente em 25 de maio de 2014, com início marcado para às 10h impreterivelmente.
A validade do certame será até 31 de dezembro de 2014.

Prefeitura de Piedade do Rio Grande - MG: vagas para nível superior

A Prefeitura de Piedade do Rio Grande, em Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, divulgou edital de processo seletivo n° 002/2014, para contratação de Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Professor de Educação Física e Psicólogo para atender ao programa Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). São ofertadas 04 vagas para profissionais de nível superior, por salários de até R$ 2.272,17 em carga horária de 20 ou 30 horas semanais.

As inscrições, nos valores de R$ 50,00 a R$ 80,00, deverão ser efetuadas no período de 08 a 16 de maio de 2014, na sede da Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande, Departamento de Pessoal, situada à Rua do Rosário, 220, Centro, Piedade do Rio Grande-MG, no horário de 08h as 11h e de 13h as 17h, exceto sábado e domingo e feriados.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 08 de junho de 2014 às 9h, na Escola Municipal Hildebrando Teixeira, situada à Praça Dr. Antônio Batista do Nascimento – Centro – Piedade do Rio Grande-MG. Os gabaritos serão divulgados no dia 09 de junho de 2014 no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande.

A listagem com o resultado estará disponível a partir do dia 18 de junho de 2014 no site www.jcmconcursos.com.br e será afixada também na sede da Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande.

O processo seletivo terá a validade de dois anos podendo ser prorrogada uma vez por igual período.

Prefeitura de Vinhedo – SP abre 112 vagas de estágio

Estudantes de nível médio e superior terão oportunidade de estágio dada pela Prefeitura de Vinhedo, no estado de São Paulo. São 112 vagas disponíveis para os cursos de serviço social, arquitetura, artes, pedagogia, psicologia, administração de empresas, engenharia civil, engenharia ambiental, educação física, turismo, engenharia da computação, direito, ciências contábeis e ensino médio.
 
Para participar da seleção, os interessados precisam comprovar estar matriculado em 2014 e não estar há um ano para conclusão do curso.
 
As inscrições podem ser feitas até 21 de maio de 2014, pelo site www.ciee.org.br. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A seleção será feita por Prova Escrita, agendada para a data provável de 24 de maio de 2014, no Ceprovi, Centro de Educação Profissional de Vinhedo – localizado na Avenida Independência, 5.407, Jardim Alba, às 9h. O resultado com a lista de aprovados será dado em 30 de maio de 2014, nos sites www.ciee.org.br e www.vinhedo.sp.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de um ano.   

Concurso Prefeitura de Fruta de Leite - MG retifica edital

Por meio da publicação do edital nº 01/2014, a Prefeitura de Fruta de Leite, em Minas Gerais, comunica aos candidatos interessados o novo cronograma, com informações referente ao concurso público, que visa o preenchimento de 60 vagas. Os salários vão de R$ 678 a R$ 8.000, por jornada de 40 horas semanais.
 
O certame dispõe de vagas para todos os níveis de escolaridade, visando contratar profissionais que atuem como Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo I, Atendente, Enfermeiro, Escriturário, Farmacêutico, Mecânico, Médico, Motorista I, II e III, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas Pesadas, Porteiro, Professor I, Psicólogo e Vigilante.
 
As inscrições, com pagamento da taxa, poderão ser feitas de 7 de julho a 08 de agosto de 2014, pelo site www.cotec.unimontes.br. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 150, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
 
Todos os participantes serão avaliados por Prova Objetiva, a qual será aplicada provavelmente em 21 de setembro de 2014, na cidade de Fruta de Leite, Minas Gerais. Será realizada também Análise de Títulos para alguns cargos em específico.
 
O resultado definitivo do certame, com a lista de aprovados, constará no www.cotec.unimontes.br, a partir de 02 de outubro de 2014.
 
Dois anos será a validade desse concurso, sendo que há possibilidades de nova prorrogação, por mais dois anos.

Prefeitura de Cristalina - GO lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Cristalina, no estado de Goiás, abriu edital de processo seletivo 01/2014, destinado à contratação, em regime estatutário, de profissionais para a Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde. São ofertadas 77 vagas para as funções de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias (nível fundamental) por salário de R$ 900,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições para Agente de Combate a Endemias podem ser realizadas pelo site www.assconex.com.br, até 19 de maio de 2014. Já para Agente Comunitário de Saúde só serão admitidas inscrições presenciais, com limite das 16h30 do último dia, no Centro de Especialidades Médicas de Cristalina (Cemesp), localizado na Rua Sete de Setembro, sem número, Centro.
 
O valor da taxa de inscrição para ambos os cargos é R$ 30,00.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 1º de junho de 2014. A divulgação do local e horário da prova se dará no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Cristalina - GO e nos endereços eletrônicos www.cristalina.go.gov.br/ e  www.assconex.com.br, responsabilizando-se o candidato por buscar esta informação.
 
Este processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. 

Prefeitura de Pinheiro Preto – SC lança edital de seletivo

Com 12 vagas de trabalho disponíveis para cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Pinheiro Preto, no estado de Santa Catarina, publica edital de Teste Seletivo nº 001/2014, por meio da organizadora KLC Concursos. O objetivo é contratar profissionais para os postos de Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Serviços Administrativos Gerais, Enfermeiro PSF, Fisioterapeuta, Nutricionista, Operador de Motoniveladora, Operário Braçal, Professor, Professor de Educação Física, Psicólogo, Servente e Técnico em Enfermagem.
 
Para os contratados, os salários variam de R$ 724,00 a R$ 2.872,49 a depender do cargo escolhido, em jornadas de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 18 de maio de 2014, pela internet, no site www.klcconcursos.com.br, ou presencialmente no período entre 07 a 09 e de 12 a 16 de maio de 2014, no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto, no horário das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min. A inscrição será efetivada mediante pagamento da taxa de participação que varia de R$ 20 a R$ 30, de acordo com o cargo almejado.
 
O Teste Seletivo será composto por Prova Objetiva – para todos os candidatos – Prova Prática (para alguns cargos) e Prova de Títulos também para algumas funções. A data da Prova Objetiva e da Prova Prática será provavelmente em 1º de junho de 2014, cabendo ao candidato acompanhar o edital para saber o horário de aplicação de cada avaliação.
 
O resultado da Prova Objetiva será em 16 de junho de 2014, a partir das 15h no www.klcconcursos.com.br.
 
A seleção é válida por um ano e pode ser prorrogada.

Prefeitura de São Domingos do Cariri - PB abre vagas de até R$ 8 mil

A Prefeitura de São Domingos do Cariri, no estado da Paraíba, lançou edital de concurso público 001/2014, com objetivo de prover 18 vagas de níveis fundamental, técnico e superior, por salários variados de R$ 724,00 a R$ 8.000,00, em jornadas de 20h e 40h semanais.
 
Os cargos oferecidos no certame são Médico, Enfermeiro, Dentista, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde.
 
Os interessados têm até o dia 16 de maio de 2014, para efetivar participação no certame, no Complexo Educacional "Senador Ronaldo da Cunha Lima", das 8h às 11h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta-feira.
 
As taxas serão cobrados nos valores de R$ 70,00 e R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data provável de 15 de junho de 2014, às 9h, na Escola Municipal de Ensino Infantil, Fundamental e Médio João Martins dos Santos, , situada à Rua João Felix Alves de Brito, 125, Centro, São  Domingos do Cariri – PB.
 
O local de provas será disponibilizado no período de 09 a 13 de junho de 2014 no Endereço Eletrônico – www.saodomingosdocariri.pb.gov.br .
 
Os gabaritos oficiais das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão divulgados na sede da Prefeitura Municipal e no Endereço Eletrônico – www.saodomingosdocariri.pb.gov.br, em até 05 dias úteis após a realização da prova objetiva. 
 
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São Domingos do Cariri, PB.

Concurso da Assembleia Legislativa da Bahia tem inscrições reabertas

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) reabriu as inscrições ao concurso público (edital 01/2014), destinado ao provimento de 97 vagas para cargos dos níveis Médio, Técnico e Superior. Os salários iniciais em 2014 variam de R$ 1.200,99 a R$ 1.763,72, dependendo do nível do cargo, por jornada semanal de 40 horas.
 
São 48 vagas para cargos de nível Superior, 11 vagas de nível Médio Técnico e 38 vagas de nível Médio. As chances são para Auditor, Técnico de Nível Superior e Técnico de Nível Médio, nas seguintes categorias funcionais: Auditoria, Administração, Análise de Sistemas /Informática /Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assessoria Legislativa, Assistência Social, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Pedagogia, Pesquisa, Psicologia, Redação e Revisão Legislativa, Secretariado Executivo, Administrativa, Artes Gráficas, Auxiliar de Odontologia, Contabilidade e Elétrica.
 
As inscrições podem ser realizadas no período até 11 de maio de 2014, pelo endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba. As taxas são de R$ 65 e R$ 75, dependendo do cargo.
 
Com a reabertura das inscrições, todos os candidatos, novos ou não, poderão realizar inscrição simultânea para concorrer as vagas de nível médio/médio técnico e de nível superior. Todas as inscrições já homologadas e deferidas pela FGV continuam válidas.
 
A seleção constará de prova objetiva, que será realizada prioritariamente na cidade de Salvador - BA, no dia 08 de junho de 2014. Os locais para realização da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba.
 
O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no site de inscrições. A validade deste certame será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
 
Veja o Edital completo e demais atualizações no site: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alba

Humor: Hospital Modelo

Poder executivo poderá responder por desvios no SUS

Foto: Reprodução
Poder executivo poderá responder por desvios no SUS
Autor do projeto de lei quer equiparar responsabilidades sobre o sistema de saúde à lei de responsabilidade fiscal
 
Um projeto que torna os chefes do poder executivo federal, dos estados, Distrito Federal e municípios gestores solidários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao lado dos diretores do sistema, foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O texto (PLS 174/2011) explicita as responsabilidades dos gestores solidários e estabelece instrumentos legais para identificar responsáveis por descumprimento de obrigações e aplicar sanções.
 
“Estamos tentando transpor para a política de Saúde aquilo que a Lei de Responsabilidade Fiscal conseguiu com muito sucesso fazer com relação às contas públicas”, frisou o autor da matéria, senador Humberto Costa (PT-PE). Ele explica que, atualmente, quando um município deixa de cumprir suas responsabilidades, a única punição possível é a suspensão do repasse de recursos para a cidade.
 
Para o cumprimento das responsabilidades, poderão ser estabelecidos pactos federativos para possibilitar a gestão cooperativa do SUS, firmados por comissões intergestoras tripartite, no âmbito nacional, ou bipartite, no estadual. “Os acordos que são feitos hoje e que têm um aspecto meramente informal passam a ter força de contrato”, explica Costa.
 
Conforme exemplificou, uma meta de redução de mortalidade infantil deixará de ser “mera intenção e passará a ser um contrato que terá quer ser cumprido”.
 
Ajuste de conduta
Para permitir a correção do descumprimento de obrigações, o projeto prevê a celebração de Termo de Ajuste de Conduta Sanitária (TACS), instrumento a ser pactuado entre os entes federativos para realização, por exemplo, de ações planejadas que deixaram de ser executadas. “É uma inovação importante que nós achamos que vai ajudar a melhorar muito a gestão”, afirmou Humberto Costa.
 
Devem constar do TACS ações e metas a serem atingidas, cabendo ao Ministério da Saúde o acompanhamento da aplicação desse instrumento. O projeto, no entanto, veda a assinatura de termo de ajuste de conduta para situações de desvio de dinheiro.
 
Recursos
O projeto prevê que os recursos do sistema público de Saúde sejam depositados em fundos em cada esfera de governo, cuja movimentação será divulgada à população por meio de relatórios de gestão disponibilizados na internet. É responsabilidade dos gestores a elaboração de relatório e o envio do mesmo para análise pelo Conselho de Saúde até o final do primeiro trimestre do ano seguinte ao da execução orçamentária.
 
O projeto relaciona como crimes de responsabilidade sanitária, entre outros, deixar de prestar, de forma satisfatória, os serviços básicos de saúde previstos na Constituição, a transferência de recursos para conta diferente da destinada pelo fundo de Saúde e a aplicação dos recursos em atividades não previstas no planejamento do SUS, exceto em situação de emergência e calamidade pública.
 
Também é crime prestar informações falsas no relatório de gestão, dificultar a atuação de órgãos de fiscalização e controle e alterar informações corretas nos bancos de dados do sistema. Essas condutas passam a constituir crimes de responsabilidade previstos na Lei 1.079/1950 e no Decreto-Lei 201/1967.
 
Também estão previstas no texto infrações administrativas, como deixar de estruturar o componente do Sistema Nacional de Auditoria no município ou no estado, não atualizar o sistema de informação de Saúde ou impedir o acesso público a informações administrativas e financeiras.
 
Como sanção para coibir as infrações, estão previstas advertências e multas que variam de 10 a 50 vezes o valor do salário mínimo. “As penas são compatíveis com o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, não estamos sendo mais duros ou menos duros”, observou o autor.
 
O relator, senador Wellington Dias (PT-PI), apresentou emendas para aperfeiçoar a redação e a técnica legislativa. Ele recomendou a aprovação do PLS 174/2011 e a rejeição do PLS 190/2009, que tramita em conjunto. Se não for apresentado recurso para exame no Plenário, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados.
 
Saúde Web