Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Você sabe o que é mito e verdade sobre a homeopatia?

Foto: Reprodução
A homeopatia é eficiente para tratar doenças crônicas,
pois aumenta a resistência do organismo
Conheça mais sobre essa terapia alternativa
 
A homeopatia é uma das 53 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que tem uma filosofia de tratamento diferente da medicina tradicional. "
 
A homeopatia trata os pacientes de uma forma global (holística) e não, exclusivamente, seus sintomas.
 
Um médico homeopata procura observar o paciente em diversas áreas da vida, e através de medicamentos, mantê-lo equilibrado", explica o médico Moises Chencinski, especialista em homeopatia. Mas ainda há muitas dúvidas em torno dessa prática. 
 
1. No tratamento homeopático o paciente primeiro fica ruim para depois melhorar?
Em alguns casos pode acontecer.
               
Nota: O médico Nicolas Schor, especialista em homeopatia para Crianças e Adultos, explica que alguns pacientes apresentam sim uma exacerbação de seus sintomas. Isso acontece porque o medicamento estimula a energia vital da pessoa, que passa a mostrar com mais intensidade o desequilíbrio do organismo. Depois disso, o organismo se reequilibra e os sintomas melhoram. Mas a piora dos sintomas não é uma regra, "tudo depende da doença, do indivíduo e da maneira como o homeopata conduz o tratamento".
 
2. Os remédios da alopatia podem ser usados junto com os homeopáticos?
Sim.
               
Nota: Os tratamentos homeopáticos e alopáticos podem sim ser usados conjuntamente, segundo o homeopata Nicolas Schor. "Nunca tiramos um anticonvulsivante, um anti-hipertensivo ou algum outro medicamento que já esteja sendo usado pelo paciente sem primeiro verificar a melhora do paciente com o tratamento homeopático."
 
3. O tratamento homeopático pode provocar alguma reação alérgica?
Sim. Algumas substâncias podem fazer mal ao organismo.
               
Nota: O médico Flavio Orsini, professor da Associação Paulista de Homeopatia, afirma que se o paciente for sensível ao medicamento pode sofrer reações alérgicas. Quando isso acontece o tratamento com a medicação é interrompido.
 
4. Durante o tratamento homeopático não é permitido tomar vacina?
Mito.
               
Nota: Esse é um mito, segundo o homeopata Nicolas. As vacinas são sempre recomendadas e o próprio tratamento homeopático parte do princípio de atuar no organismo preparando-o para melhor reagir
 
5. A homeopatia pode ser considerada uma medicina preventiva?
Sim.
               
Nota: Sim. De acordo com o homeopata Nicolas Schor, o medicamento homeopático atua profundamente, equilibrando a energia do indivíduo, melhorando o funcionamento de vários órgãos e sistemas que possam estar sem vitalidade ou com aumento exagerado de sua função. E, justamente, por analisar o indivíduo em todos os seus aspectos, a homeopatia pode atuar preventivamente em vários desses aspectos.
 
6. A homeopatia é eficiente para tratar as doenças crônicas?
Sim, pois aumenta a resistência do organismo.
               
Nota: O médico homeopata Flavio Orsini afirma que a homeopatia trata principalmente doenças crônicas. Isso acontece porque o medicamento age aumentando a resistência do organismo. De acordo com Orsini, a maior parte dos pacientes procura a homeopatia para tratar doenças crônicas, como: asma, sinusites, amidalites, reumatismo, TPM, cólicas menstruais, constipações, intestino preso, insônia e outra.
 
7. Tenho que tomar bolinhas de hora em hora durante o tratamento homeopático?
Mito. As bolinhas são tomadas a cada hora em quadros agudos.
                
Nota: Nicolas Schor explica que somente nos quadros agudos é necessário o tratamento com bolinhas de hora em hora. "Em geral, isso ocorre quando precisamos estimular a energia do paciente reiteradas vezes." Mas quando o paciente reage, as doses ficam bem espaçadas. Há homeopatas que trabalham com doses únicas do remédio principal. Outros optam por doses semanais. Tudo isso depende da linha homeopática que o homeopata segue, da patologia que se quer tratar e da vitalidade do paciente e sua reação ao tratamento.
 
8. As bolinhas do remédio homeopático são feitas de açúcar?
Sim.
               
Nota: O médico homeopata Flavio Orsini explica que os remédios homeopáticos são composto por açúcar. Essas bolinhas são embebidas na substância que escolhemos para o tratamento do paciente, esclarece.
 
9. A homeopatia atua em qualquer caso?
Existem algumas doenças que não podem ser tratadas.
               
Nota: A homeopatia tem limites, pois não atua em situações cirúrgicas, ou em doenças terminais, a não ser como complemento do tratamento visando uma melhora do estado geral e da vitalidade do paciente, de acordo com o homeopata Nicolas Schor. Vale ressaltar que o medicamento homeopático é um estímulo energético e o sucesso do tratamento está intimamente relacionado com a capacidade do paciente de reagir a esse estímulo. 
 
10. Os remédios homeopáticos são menos agressivos para o organismo que os alopáticos?
Sim, os remédios da homeopatia não trazem efeitos colaterais
 
Nota: Sim, os medicamentos homeopáticos são isentos de efeitos colaterais, segundo o homeopata Nicolas Schor. O especialista explica que os remédios são manipulados a partir de substâncias de todos os reinos (animal, vegetal e mineral) e, posteriormente, diluídos e dinamizados para extrair o máximo de efeito terapêutico com o mínimo de substância. Portanto, eles não são tóxicos e se houver ingestão acidental de um vidro inteiro de bolinhas por uma criança, a chance de algum mal ocorrer é quase nulo.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário