Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dieta sem glúten: será que funciona mesmo?

Fundamental para celíacos, agora ela é adotada por quem deseja emagrecer

Uma palavrinha antes usada quase que exclusivamente por portadores da chamada doença celíaca vem ganhando espaço no vocabulário popular: o glúten. Isso porque essa proteína deixou de ser evitada somente por quem é intolerante a essa proteína. Agora, eliminá-lo da alimentação virou sinônimo de emagrecimento. O argumento é que ele diminui a produção de hormônios relacionados à saciedade, além de dificultar a digestão.

Para os que não conhecem, o glúten está presente em alimentos que levam trigo, centeio, cevada, aveia ou malte e é a responsável pela viscosidade de massas compostas pela mistura de farinha e água, como explica a nutricionista Samantha Caesar de Andrade, pesquisadora do Departamento de Nutrição da FSP/USP. Mas será que cortá-lo da dieta realmente ajuda a perder peso? Esclareça suas dúvidas!

1- O glúten é fundamental na dieta?
Segundo o cientista de alimentos Jaime Amaya Farfan, do departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o glúten é totalmente dispensável na dieta. "Ele não oferece qualquer benefício especial a nossa alimentação ou saúde, então pode ser cortado sem qualquer problema", explica. Só fique atento para que a eliminação dos alimentos com glúten, presente, em geral, nas fontes de carboidratos, não acabe deixando sua alimentação desequilibrada.

2- Posso cortar o glúten da minha alimentação mesmo sem ter doença celíaca?
"Não há razão para eliminar o glúten da dieta se você não apresenta intolerância a esta proteína", aponta a nutricionista Samantha. Para isso, seria preciso cortar pães, massas, bolos e bolachas da alimentação, opções mais do que tradicionais no dia a dia do brasileiro. Além disso, esses alimentos são algumas das principais fontes de carboidrato para o nosso organismo.

A professora de gastropediatria da Unifesp, Vera Lucia Sdepanian, coordenadora do primeiro laboratório brasileiro a identificar a presença do glúten nos alimentos, reforça a posição da nutricionista. "Cerca de 40% dos celíacos que deveriam abandonar completamente o glúten não conseguem, então, a chance de alguém que não tem necessidade de cortar a proteína da dieta obter sucesso é mínima", afirma. Segundo ela, a maior parte das pessoas costuma seguir o plano alimentar por algumas semanas e depois desiste. E mais: segundo ela, todo esse esforço é em vão, já que o glúten não é vilão de quem deseja emagrecer.

3- O glúten engorda?
Não há qualquer evidência de que o glúten tenha alguma relação com doenças como a obesidade, explica a nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). "Mas como ele está presente em alimentos fonte de carboidratos - que costumam ser altamente calóricos - sua eliminação geralmente reduz o consumo desse nutriente, o que pode levar à perda de peso", complementa.

Vale lembrar ainda que alimentos sem glúten podem ser tão calóricos quanto os originais, então, a perda de peso está relacionada principalmente ao hábito de comer com moderação e não de restringir nutrientes. Prova disso, é um estudo de 2006 publicado no American Journal of Gastroenterology. Nele, 188 pessoas com doença celíaca foram acompanhadas, sendo que metade delas estava acima do peso ou tinha obesidade. Todas foram submetidas a uma dieta sem glúten por dois anos e, após esse período, foi constatado que 81% delas apresentou ganho de peso.

4- Então posso cortar os carboidratos da dieta?
Inúmeras dietas sugerem a eliminação de determinado nutriente com o objetivo de cortar calorias e, consequentemente, emagrecer. "Esse emagrecimento não é considerado saudável, podendo ocasionar problemas de saúde ou até mesmo levar ao conhecido efeito sanfona", aponta a nutricionista Samantha. Para emagrecer, nada melhor do que a reeducação alimentar aliada a prática regular de exercícios.

5- O glúten tem alguma influência sobre a produção de hormônios?
De acordo com o cientista de alimentos Jaime, não há qualquer evidência de que o glúten, especificamente, aumente ou diminua a produção de hormônios ou neurotransmissores pelo organismo. "Quando comemos um carboidrato, com ou sem glúten, nosso organismo libera enzimas para quebrar o alimento e esse processo também promove a liberação de substâncias", esclarece. Para o especialista, o glúten está inserido nesse processo, mas não exerce nenhum papel de destaque.

6- O glúten atrapalha a digestão?"
O glúten é uma proteína como outra qualquer e a ideia de que ele vira uma cola no intestino ou de que demora mais para ser digerido não passa de mito", afirma a gastropediatra Vera. Segundo ela, a digestão das proteínas demora mais conforme o alimento ingerido. Um pedaço de carne, por exemplo, leva mais tempo para ser digerido do que um prato de massa, explica.

7- O glúten aumenta o risco de desenvolver síndrome metabólica?"
O que se sabe é que o consumo excessivo de alimentos de trigo aumenta o risco de desenvolver a chamada síndrome metabólica, mas não há nenhuma ligação específica com o glúten", explica o cientista de alimentos Jaime. A síndrome metabólica é caracterizada por alterações no metabolismo que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Fonte Minha Vida

Medo varia de acordo com o número de amigos

Ataque nuclear ou bala perdida? Estudo mostra que nosso medo diante de uma ameaça é do tamanho do nosso círculo de amizades e, por isso, quanto mais pessoas estiverem sob risco de morte, mais temeremos a situação.

O tamanho de um ciclo de amizade, que envolva família, parentes e amigos, é em torno de cem pessoas, destacam os pesquisadores do Instituto Max Plank, na Alemanha, autores do estudo. Por este motivo, assinalam na pesquisa divulgada no periódico PLoS ONE, é mais comum as pessoas temerem uma epidemia, um acidente nuclear ou acidentes de avião ao invés de outro eventos mais comuns e que fazem ainda mais vítimas, como acidentes de trânsito, acidentes domésticos ou erros médicos.

Em uma série de testes, eles submeteram voluntários de diversas nacionalidades a situações de perigo que poderiam colocar em risco dez, cem ou até mil pessoas. Eles constataram que o medo de uma situação em que cem pessoas poderiam morrer foi maior do que quando a ameaça colocaria em risco dez pessoas. Porém o medo não foi maior quando a ameaça colocou em risco um número maior de pessoas (mil em comparação a cem, por exemplo), o que, segundo os autores, sustenta a ideia de que o número tem relação com o círculo social.

A explicação do por quê deste medo pode estar, apontam os autores, em nossa história evolutiva. “No período Paleolítico, por exemplo, estar em um grupo era estratégico: reduzia o risco de virar presa, tornava a busca por comida e caça mais fácil e aumentava as chances de sobrevivência quando feridos”, destacam os autores.

Para os autores, os resultados sublinham a importância em se considerar ambientes sociais quando se estuda a compreensão das pessoas e suas reações a riscos.

Fonte O que eu tenho

Remédios antigos: Funchicórea


O Funchicórea existe há 72 anos no mercado brasileiro, é o chamado queridinho das vovós.
A Anvisa neste mês de março, proibiu a sua comercialização, alegando que não existem estudos comprovados sobre a sua indicação e eficácia.

Cabecear a bola pode causar lesões cerebrais

Jogadores de futebol que são cabeceadores frequentes têm sinais de lesões leves

Um estudo americano coloca em cheque o velho hábito dos jogadores de futebol: o ato de cabecear a bola.

Baseado na causa da morte do jogador britânico Jeff Astle, morto aos 59 anos em 2002, os cientistas chegaram a conclusão de que o movimento dos atletas pode lesionar o cérebro ao longo dos anos.

Antes de morrer, o jogador desenvolveu problemas cognitivos depois de anos jogando pela seleção da Inglaterra e pelo time inglês West Bromwich Albion.

A autópsia de seu corpo descobriu que sua morte foi resultado de uma doença degenerativa do cérebro causada por cabeçadas contra as pesadas bolas de futebol.

Os cientistas analisaram cérebros de 32 jogadores amadores e encontraram padrões de danos parecidos com os encontrados em pacientes que sofreram concussões (choques violentos).

Os pesquisadores descobriram que os jogadores que eram cabeceadores frequentes tinham sinais de lesões traumáticas leves no cérebro.

Com o tempo, concluiu o estudo, as lesões vão se acumulando podendo futuramente degenerar as células do cérebro.

Para que as cabeçadas não comprometam a saúde, o estudo concluiu que mil por ano é o limite para não danificar o cérebro.

Fonte R7

Aspirina pode reduzir em um terço risco de morte por câncer de intestino, diz estudo

Mesmo assim, ainda é cedo para que o remédio seja consumido regularmente

Pacientes de câncer no intestino que tomam aspirina podem reduzir em um terço o risco de morrer por causa da doença, acreditam especialistas.

Mas eles dizem ser muito cedo para concluir que o medicamento deveria ser ministrado regularmente a pacientes.

Outros estudos já apontaram para benefícios do analgésico no tratamento de outros tipos de câncer. Mas o medicamento também pode ter indesejáveis e perigosos efeitos, causando irritação estomacal e hemorragia interna em alguns pacientes.

O estudo, publicado pelo British Journal of Cancer, examinou 4.500 pacientes na Holanda. Todos receberam baixas doses diárias de aspirina - 80mg ou menos - dose também é recomendado a pessoas com doenças cardíacas.

No estudo, que levou quase uma década, um quarto dos pacientes não usou aspirina, um quarto apenas usou aspirina depois de ser diagnosticado com câncer e a metade restante tomou aspirina antes e depois do diagnóstico.

A maior parte dos pacientes que tomaram aspirina o fizeram para evitar doenças cardiovasculares, como enfarte e acidentes vasculares.

Tomar aspirina por qualquer período depois do diagnóstico reduziu a chance de morte por câncer em 23%.

Os pacientes que tomaram doses diárias do medicamento por pelo menos nove meses depois do diagnóstico tiveram a chance de morrer por câncer reduzida em 30%.

Os que usaram aspirina apenas depois de diagnosticado o câncer de intestino apresentaram um maior impacto na redução de mortalidade.

Nos pacientes que tomaram a aspirina antes e depois do diagnóstico, a redução do risco de morte foi de apenas 12%.

A razão para isso talvez seja o fato de que vários dos pacientes que já vinham tomando o analgésico sofriam de tipos de câncer particularmente agressivos, afirmam especialistas.

O pesquisador Gerrit-Jan Liefers, do Centro Medicinal da Universidade de Leiden, comentou o estudo.

— Nosso trabalho soma-se a crescentes evidências de que a aspirina não apenas pode prevenir a ocorrência de câncer mas também impedir que a doença se espalhe.

Ele disse que a aspirina não deve ser vista como alternativa a outros tratamentos, como a quimioterapia, mas poderia ser útil como tratamento adicional.

Recomendar, não
— É possível que pessoas mais velhas tenham outros problemas de saúde que não permitam a quimioterapia. Câncer de intestino é mais comum em pessoas mais velhas, então esses resultados poderiam ser um grande avanço no tratamento da doença, particularmente para este grupo. Mas precisamos de pesquisa adicional para confirmar isso.

Ele disse que o plano agora é fazer um teste aleatório controlado - chamado Gold Standart Test na pesquisa - para verificar se a aspirina prevalece sobre uso de placebo junto ao mesmo grupo de idosos.

Sarah Lyness, da Cancer Research UK, disse: "Este último estudo acrescenta evidências sobre os benefícios da aspirina. Mas ainda não chegamos ao ponto de recomendar que as pessoas tomem aspirina para reduzir o risco de câncer".

— Ainda há questões que precisamos responder sobre efeitos colaterais, como hemorragia interna, e sobre quais seriam os maiores beneficiados pelo uso da aspirina, quem poderia sofrer efeitos negativos e ainda que dose deveria ser ministrada. Qualquer um pensando em tomar aspirina para reduzir o risco de câncer deveria conversar com seu médico primeiro. Pessoas com câncer devem estar cientes de que a aspirina pode aumentar as chances de complicações antes de cirurgia ou outros tipos de tratamento, e devem discutir isso com o especialista. Enquanto isso, há outras formas de reduzir os riscos de câncer, como não fumar, beber menos álcool e manter um peso saudável.

Fonte R7

Rapaz com doença rara parece ter 160 anos

oldprogeria
A Progeria é uma síndrome que envelhece oito vezes mais rápido

Dean Andrews, de 20 anos, sofre de uma rara doença chamada Progeria, ou síndrome de Hutchinson-Gilford, que faz seu corpo envelhecer oito vezes mais rápido do que o normal. Com isso, ele teria, hoje, 160 anos.

Ele é um dos 74 casos registrados no mundo atualmente, além de provavelmente ser o segundo mais velho, segundo o tabloide britânico The Sun.

A doença ficou famosa com o caso da menina Jocélia, ajudada por Gugu, que tinha o mesmo problema. Ela ficou conhecida, na ocasião, como "a menina de 70 anos" — justamente por ter os mesmos sintomas.

O envelhecimento acelerado faz Dean ter artrite, problemas de visão, doenças no coração e calvície. Com tudo isso, quem sofre da síndrome, aos dez anos de idade, já parece estar na casa dos 80.

Apesar de ter resistido tanto tempo, Dean agora recebeu uma notícia triste: foi internado com pneumonia e descobriu que tinha um problema irreversível no coração.

Agora, ele passa grande parte do tempo em casa, com sua mãe, e os médicos não sabem dizer quanto tempo ele ainda tem de vida.

No entanto, Dean tenta aproveitar a vida da melhor forma possível. Conheceu alguns de seus ídolos, fez quatro tatuagens, aprendeu a dirigir e até ficou noivo.

— Eu fui a uma reunião de Progeria no ano passado e conheci outras três pessoas que sofrem do problema no Reino Unido. Foi ótimo mostrar a eles o que eu fiz com a minha vida, e queria dar a eles um pouco de inspiração.

Fonte R7

Propagandas antigas: O homem é um joguete - Cafiaspirina

cafias

“O homem é um joguete que passa e mão em mão pelo acidentado caminho da existência. Há mãos carinhosas, há mãos sem misericórdia. A da alegria hoje acaricia-o, fal-o sorrir e solta-o amanhã; a da dor segura-o logo a seguir, fal-o chorar e do mesmo modo abandona-o. A mão do triunfo eleva-o, a da falência abate-o. Mas o homem, apesar de insignificante em face do destino, aprendeu a defender-se de certos assaltos, contra os quais ainda ontem se sentia impotente. Assim, por exemplo, a dor física é hoje absolutamente dominável graças à Cafiaspirina”.

Da edição da revista Vida Moderna de 16 de outubro de 1924. 

Fonte Estadão

Veja como trazer felicidade para o ambiente de trabalho

Uma pesquisa da Harvard Business Review mostra que o índice de alegria dos funcionários tem o poder de impactar posititamente nos resultados financeiros. Empresas começam a olhar para isso

Desde a segunda revolução industrial, momento no qual ocorreu a ascensão do capitalismo, a obtenção de lucros tem sido palavra de ordem dentro das empresas. Sem olhar apenas para os resultados, as companhias passaram também a se dedicar a diferentes formas de obter essa alta nos faturamentos. Iniciativas como desenvolvimento de líderes, dinâmicas para criar empatia pelos clientes, lições para aperfeiçoar o tempo e aumentar a produtividade são algumas das ferramentas utilizadas dentro das corporações para alavancar as receitas. No entanto, existe um fator que as companhias não se atentam, capaz de trazer os objetivos almejados: a felicidade.

Uma pesquisa divulgada na Harvard Business Review mostra que a felicidade dos funcionários tem o poder de impactar nos resultados financeiros e ditar o ritmo positivo de uma organização. Em contrapartida, estudos mostram que atualmente um terço da força de trabalho esteja desengajado.

De acordo com o CEO do Grupo Kronberg, Carlos Aldan o custo de desengajamento é enorme para as companhias. “Essa realidade só faz com que o absenteísmo aumente, a saúde dos funcionários fique fragilizada, levando a uma queda de produtividade”.

Diante dessa realidade, o executivo afirma que é importante que o desenvolvimento das pessoas dentro das empresas passe por uma revolução. “Dizer que o maior ativo de uma empresa é o departamento de recursos humanos não basta. É preciso fazer transformações nas estratégias, na forma como se alocam os recursos para o real treinamento e desenvolvimento das pessoas”.

Aldan conta que o motivo do desengajamento e tristeza das pessoas é a busca pela felicidade no lugar errado. “Costumamos procurar a felicidade no consumismo e nos atalhos para o prazer e acreditamos que melhorando as circunstâncias vamos nos sentir melhor. Nosso comportamento é achar que se houver uma promoção ou a aquisição de um carro será a solução”.

Já que a felicidade verdadeira não está em fatores externos, é preciso trabalhar para que cada uma faça suas descobertas e veja quais são as suas forças de caráter e seus valores. De acordo com Aldan, quando a pessoa aplica suas forças naquilo que está fazendo, atinge o estado chamado de Flow, em outras palavras, perda de autoconsciência. “No momento em que se atinge essa condição, não existe diferença entre o que sua alma quer e o que está fazendo”.

Para que essa sensação seja alcançada, estudos ligados à neurociência cognitiva, psicologia positivista e à física quântica mostram que é necessário que se crie uma conta corrente de emoções positivas. Aldan ressalta que a única constância que temos nas nossas vidas é a mudança e as mudanças nem sempre são positivas. Sendo assim, é preciso fazer uso de técnicas para que a neuroplasticidade do cérebro se altere, possibilitando que ele funcione de forma cada vez mais saudável. Desta forma, é possível ter uma vida melhor e realizar as atividades profissionais com maior motivação.

Colocando em prática
O executivo conta que uma boa forma de nos sentirmos mais felizes é prestar atenção nas coisas boas que acontecem diariamente. “Ficamos tão estressados com a rotina que deixamos de ver as situações positivas que nos ocorrem. Temos que ficar mais conscientes do que é bom nas nossas vidas e fazer com que virem experiências constantes”.

Ele dá o exemplo de que se alguém faz um elogio, é importante aproveitar aquele momento. Ou se alguém que amamos, também diz que nos ama, é válido lembrar-se dessa sensação nas horas de adversidade.

Vale lembrar que, para Aldan, agir desta forma não implica em nenhum caráter poliânico e, sim, na realização de uma reedição das memórias para que se viva melhor e consequentemente trabalhe melhor.

Para possibilitar que as equipes trabalhem de forma mais empenhada, é importante que os gestores motivem esse estado em seus colaboradores. Usar palavras positivas no ambiente de trabalho é uma boa forma de contribuir para que esse estado de consciência seja despertado e a motivação para realizar as tarefas seja recuperada.

Fonte SaudeWeb

SP cria mais 280 vagas de residência médica

Investimento extra será de R$ 11,3 milhões; desde 2011 foram 483 novas bolsas a mais custeadas pela Secretaria de Estado da Saúde

O governador Geraldo Alckmin autorizou a ampliação do programa de residência médica paulista, com 280 novas bolsas para este ano. O investimento extra será de R$ 11,3 milhões.

Com isso o total de novas vagas criadas no Estado de São Paulo desde 2011 e custeadas pela Secretaria de Estado da Saúde é de 483.

São 5.331 vagas para residência em todo o Estado para 2012, das quais 2.954 na capital e 2.377 no interior, litoral e região metropolitana. No total a Secretaria irá investir R$ 158,8 milhões no pagamento das bolsas.

“A residência médica é uma oportunidade para o aperfeiçoamento profissional, contribuindo diretamente para formação de novos médicos e também para a qualidade de atendimento prestado à população”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Instituída há mais de 30 anos, o Programa de Bolsas de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mantém convênio com 48 instituições, oferecendo bolsa de estudos para 51 diferentes especialidades.

Em 2011 houve reajuste 22% o valor da bolsa paga aos médicos residentes que atuam em hospitais estaduais e instituições conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). O benefício passou de de R$ 1.916,46 para R$ 2.338,06.

Os residentes matriculados em instituições próprias da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde recebem o valor integral da pasta. Aos matriculados em autarquias e instituições conveniadas ou vinculadas, a Saúde despende 84,8% da bolsa e as próprias instituições arcam com os 15,2% restantes.

Fonte SaudeWeb

Frente vai pedir agilidade na análise de piso salarial de médicos

Protesto quer remuneração de R$ 7 mil para profissionais que trabalharem 20 horas semanais

A Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde se reúne hoje para discutir o Projeto de Lei 3734/08, que estabelece piso salarial de R$ 7 mil para médicos que trabalharem 20 horas semanais.

O colegiado, que é presidido pelo deputado Damião Feliciano (PDT-PB), vai pedir à Presidência da Câmara mais agilidade na análise da proposta. O texto já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, mas aguarda desde 2010 parecer da Comissão de Finanças e Tributação.

A reunião será realizada às 17h30, no Plenário 15.

Protesto
Hoje à noite, entidades que representam os médicos vão acender 600 velas em frente ao Congresso Nacional em alusão aos 684 mil usuários de planos de saúde no DF.

A manifestação faz parte do DIa Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, protesto dos médicos que pede avanços nas negociações sobre o valor dos honorários e pelo fim de interferências na relação entre os profissionais e seus pacientes.

Fonte SaudeWeb

Como assegurar engajamento e retenção de talentos?

Elementos que não podem faltar, segundo especialista: capacidade de se reiventar, coragem para empreender, persistência para transformar e, acima de tudo, vocação para liderar o processo evolutivo

O setor da Saúde é um ramo importante na economia brasileira. Detém um dos maiores orçamentos da união e dispõe de programas que são reconhecidos internacionalmente. Gera mais de 10% da massa salarial do setor formal e em torno de 4 milhões de postos de trabalho, de acordo com o IBGE. Segundo a instituição, o número de empregos nos setores privado e público quase dobrou de 1992 para cá. Entre as funções de primeira linha executiva, as contratações mais que dobraram em 20 anos. Segundo o IMS Health, só o mercado farmacêutico brasileiro deve faturar R$ 68,5 milhões em 2015. O Brasil é líder do segmento na América Latina, seguido por México e Venezuela.

Apesar da notável evolução, ainda há desafios importantes. O SUS ainda apresenta níveis de atendimento precários e eficiência abaixo do requerido. Pelo ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 2011, o Brasil amarga o 84º lugar. A população brasileira deve aumentar em 10 milhões de pessoas até 2015, segundo o IBGE, o que certamente trará impactos importantes nos temas de acesso, custo e financiamento do setor.

Ao fazer um retrospecto da evolução do setor nos últimos 20 anos, verifica-se um claro impacto com mudanças significativas que alteraram dramaticamente sua dinâmica. Como exemplos, tivemos a constituição do SUS, os avanços tecnológicos (como o crescimento da robótica e telemedicina), mudança no foco do modelo de negócio (medicina personalizada, humanização nos serviços) e nas inovações científicas (como a biotecnologia e genética).

Nas últimas décadas, o lançamento dos medicamentos genéricos, os avanços da medicina diagnóstica e, mais recente, o crescimento dos prestadores de serviços de saúde – hospitais, laboratórios e homecare – e de seus pagadores, se destacaram de uma maneira sem precedentes, transformando a indústria e criando, como consequência, novas oportunidades e tendências para o futuro.

A Saúde terá seu futuro marcado por mudanças complexas e dinâmicas e, me atrevo a dizer, muitas ainda desconhecidas. Como em outros segmentos, a capacidade para se reinventar, a coragem para empreender, a persistência para transformar e, acima de tudo, a vocação para liderar o processo evolutivo serão elementos presentes na agenda.

Do outro lado, apesar de todos os avanços, são pessoas que sempre farão os negócios acontecerem. E aí reside o grande desafio. Como assegurar que o setor irá absorver, desenvolver, engajar e reter os talentos necessários para suceder nesta jornada? Como maximizar a probabilidade de identificar com antecipação os talentos que serão os motores desta transformação? Como e de que maneira efetiva promover um processo sustentável de talentos alinhando estratégia-organização-pessoas?

Ao setor caberá um contínuo e acelerado movimento de adaptação e colaboração. Transformar ambientes e organizações requer propósito, convergência de ideias e valores que, juntamente com capacidades organizacionais e características de liderança apropriadas, promovem o resultado esperado. Analisando os indicadores, percebemos que o processo de mudança está em estágio embrionário. É preciso experimentar a continuidade dos processos de consolidação, os impactos na cadeia oriundos de investimento estrangeiro, os benefícios da tecnologia e a orientação cada vez mais voltada ao ser humano (e não ao paciente).

Para o atual e futuro líder, com o surgimento de novos papéis no processo, haverá necessidade de desenvolver e instalar novas habilidade e competências comprovadamente alinhadas com ambientes em transformação. Faltam líderes para transformar a indústria, que consigam ir além do papel executivo, que auxiliem no processo de transformação social, apoiando o setor público a construir políticas públicas e modelos mais justos e eficientes.

Para assegurar e sustentar um elevado nível de performance nos negócios, as pessoas (bem como as organizações) terão que se adaptar e mudar continuamente, devido à volatilidade, complexidade e ambiguidade do mercado. Paradoxalmente, e segundo pesquisa publicada no Korn/Ferry Institute, perfis que devem continuar no futuro são: os “Líderes das Mudanças”, aqueles dispostos a inovar e que conduzem facilmente as mudanças necessárias no seu ambiente. Outro é o “Líder do Turn Around”, com habilidades para dar reviravoltas mesmo sobre elevada pressão, com a finalidade de estabilizar ambientes depois de perdas ou necessidade de mudanças significativas.

O setor precisará de ambos para uma jornada bem sucedida. E, qualquer que seja a necessidade requerida pelo ambiente, a chave será ter o que vamos resumir ser o Talented Leader. Duas palavras que combinadas resultam naquele que, sob qualquer circunstância, contexto ou desafio, saberá conduzir seus liderados ao sucesso. A questão de talento não é um desafio de Recursos Humanos. É um desafio de CEO.

Fonte SaudeWeb

Anencefalia: os impactos sobre corpo e mente da mulher

Na opinião do articulista, para além de especulações argumentativas de qualquer ordem (seja religiosa, política ou científica), a decisão do STF traz o suporte legal para o sofrimento da mãe e a coloca no foco da discussão
A delicada temática do aborto se faz mais uma vez presente nos noticiários em decorrência do julgamento do Supremo Tribunal Federal, legalizando o aborto de fetos anencéfalos. As questões que permeiam este tema, como a experiência de gravidez da mãe, merecem um olhar atento. Para avaliar melhor todo o tema, deve-se questionar o que se passa com a mãe e sua experiência corporal ao sentir que tudo se modifica em função de uma vida que não virá.

Quando se trata de um tema como o aborto, opiniões pessoais confundem-se e são, de fato, entrecortadas por posições ideológicas, políticas e religiosas. Argumentos ganham contornos teológicos ou científicos, sempre no intuito de mostrar a mais razoável das posturas.

Não é possível falar a respeito do aborto de uma posição neutra. Qualquer fala neste assunto já está por si revestida de um posicionamento contra ou a favor. Mas pretendo me desvencilhar ao máximo de algum posicionamento argumentativo para abordar a experiência corporal da mãe e o possível sofrimento ligado a este fato.

Nós somos o nosso corpo. Ele é a via através da qual nós podemos realizar nossa existência na vida cotidiana. O que acontece com nosso corpo nos diz diretamente respeito.

Durante a gravidez o corpo da mulher se modifica. A própria mulher está se modificando, se tornando mãe. A barriga que cresce é a vida sendo gerada, sendo gestada naquele ventre. A modificação do corpo é, portanto, o preparo para a maternidade.

O corpo modificado é a transformação da vida da mãe, do dia a dia dela, que agora aguarda a chegada do filho. Na gestação tudo muda, e não apenas o corpo. Muda a rotina, muda a perspectiva, muda o futuro. O futuro da mãe agora possui uma criança, um filho, uma nova vida para ser cuidada.

A mudança do corpo enuncia mais do que a própria gestação. Enuncia a mudança na existência da mãe, a mudança em seu futuro, a mudança em seu modo de existir e modo de ver a si mesma, os outros a sua volta, os valores de sua vida.

Claro que, em momento algum reputo a essas mudanças um aspecto qualitativo, bom ou ruim. Tais mudanças serem bem-vindas ou não para esta mulher é outra conversa. Mas a mudança do corpo da mãe aponta para a mudança geral que irá acontecer em sua existência diária, e é este o ponto!

Neste contexto, aparece a questão do feto anencéfalo. Como equacionar a noção de um corpo que se modifica, apontando para as próprias modificações na existência da mulher se tornando mãe, mas que gesta uma não-vida? Como pensar uma barriga que cresce, mas que neste desenvolvimento não há vida? O que dizer sobre a antecipação da criação da criança, do dia a dia futuro da mãe sabendo que tudo é em vão, que não haverá vida após o parto?

Parece que o corpo mudando, nesta situação, traz uma cisão entre o corpo sentido, os sentimento destas mudanças (gerar uma vida, cuidar de um filho futuro), e o fato concreto que se sabe, o racional (não há vida, não haverá filho a ser cuidado).

Assim, para além de especulações argumentativas de qualquer ordem (seja religiosa, política ou científica), a decisão do STF traz o suporte legal para o sofrimento da mãe e a coloca no foco da discussão, permitindo a pergunta: como traduzir, afinal, esta cisão inevitável entre sentimento e razão, entre o que corpo mostra e o que a mãe sabe sobre seu futuro sem filho?

É importante lembrar que o inevitável sofrimento gerado por esta cisão merece um acompanhamento psicológico, independente da decisão de interromper ou não a gravidez, a fim de trazer para a mãe a compreensão do que se passa com ela, mental e corporalmente.

*Vitor Sampaio é psicólogo, mestrando em Psicologia Clínica. pesquisa sobre a relação entre o corpo humano e o autoconhecimento, e as implicações éticas deste conhecimento com o mundo contemporâneo

Fonte SaudeWeb

25 de abril: veja o que acontece durante protesto médico

Houve suspensão dos atendimentos eletivos por 24 horas em 12 Estados, no mesmo dia que dezenas de atos públicos e coletivas alertaram a sociedade para a insatisfação da categoria médica

Em 12 estados, os médicos que atendem planos de saúde suspendem a realização de consultas e outros procedimentos eletivos durante 24 horas, nesta quarta-feira (25). Além disso, atos públicos acontecem (assembleias, reuniões, audiências, caminhadas cívicas, coletivas, etc.) como forma de chamar a atenção de da sociedade para os problemas que afetam a saúde suplementar no País.

A suspensão do atendimento médico eletivo pelos planos de saúde são feitas nos seguintes estados:Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Em nove deles, o protesto tem duração prevista de 24 horas. Na Paraíba, a ação dos médicos ocorrerá apenas no período da manhã de quarta-feira, durante cerca de seis horas. Em Santa Catarina, os médicos dão continuidade a movimento iniciado em janeiro. No Piauí, a paralisação deve durar 72 horas.

As lideranças do movimento asseguraram que o atendimento dos casos de urgência e emergência não serão afetados. As consultas e procedimentos que forem cancelados serão agendados oportunamente.

O formato da mobilização foi acertado em assembleias e reuniões locais, em cada Estado, com base em suas peculiaridades. Contudo, independentemente da forma escolhida, os líderes do movimento asseguram que os pacientes não deverão ser prejudicados. Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos e os médicos estão sendo orientados a comunicar sua programação para o dia 25 de abril com antecedência.

“Neste cenário, os médicos demonstram publicamente sua insatisfação com o comportamento antiético das empresas que atuam no setor. Há um número significativo de planos que se recusam a negociar com os médicos a reposição das perdas acumuladas nos honorários pagos e o fim de sua interferência na relação entre o profissional e seu paciente, o que tem resultado em glosas e não autorização de procedimentos prescritos e/ou solicitados”, afirmou o CFM, em comunicado.

Saiba mais:

Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Mogi Guaçu (SP)

Anunciada a abertura de inscrições para o concurso público da Prefeitura de Mogi Guaçu, São Paulo, destinado à contratação de 17 profissionais aos cargos de agente comunitário de saúde e agente de saúde. O certame  será realizado sob a responsabilidade exclusiva da empresa INTEGRI BRASIL – Assessoria e Consultoria Ltda. EPP.
Detalhes dos cargos
Agente comunitário de saúde - 16 vagas de nível fundamental, com jornada de 200 horas mensais e remuneração base de R$ 677,62.
Agente de saúde - 01 vaga,  ensino fundamental (6ª série), salário base de R$ 765,12 e 200 horas de trabalho por mês.
Os interessados poderão se inscrever no período de 24 de abril a 07 de maio de 2012, devendo para tanto acessar o site http://www.integribrasil.com.br/ preencher o cadastro e posteriormente efetuar o pagamento da taxa, equivalente à R$ 25,00.
A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 27 de maio de 2012 em horário(s) e endereço(s) ainda a serem fixados e previamente divulgados, quando da publicação relativa ao deferimento/ indeferimento das inscrições.
O gabarito oficial estará disponível no site http://www.integribrasil.com.br/ a  partir das 18h00min da data da aplicação da respectiva prova, bem como o caderno de questões que ficará disponível no site no prazo de insurgência.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação do ato de sua homologação,  podendo ser prorrogado, por igual período, mediante ato competente do Prefeito Municipal.

Prefeitura de São Carlos abre concurso para médicos

A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura do município de São Carlos, Estado de São Paulo, que dista cerca 231 Km da Capital do estado, lançou edital de abertura de concurso público para prover vagas na área de saúde pública. Ao todo serão 24 vagas efetivas. As vagas destinam-se a médicos nas seguintes especialidades:
Médico de Saúde da Família (10), Médico - área Urgência (14)
Salário:
Os vencimentos iniciais serão de R$ 9.096,00, médico de saúde da família e de R$ 2.569,00 médico área de urgência.
Inscrições:
O processo de inscrição deve ser feito através do endereço eletrônico  http://www.saocarlos.sp.gov.br/. A data para encerrar o período de inscrição será até o dia 27 de abril de 2012. O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 para ambas às funções.
Provas:
Os candidatos deverão se submeter a provas objetivas que ocorrerão na cidade de São Carlos, no dia 20 de maio de 2012, em locais e horários a serem comunicados por meio de publicação no Diário Oficial do Município de São Carlos e na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal - Rua Episcopal, nº 1575, Centro - São Carlos, São Paulo.
Gabarito:
O gabarito contendo os resultados das provas será divulgado no dia 22 de maio de 2012. O prazo para recorrer em relação a resultados do gabarito será de um dia útil, portanto, no dia 23 de maio de 2012 encerra este prazo.
Validade:
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação dos resultados. Este contrato poderá ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Panorama - SP

Com intenção de compor 26 vagas, a Prefeitura de Panorama, cidade do Estado de São Paulo, abriu inscrições para a realização de concurso público destinado à contração de profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração será de até R$ 1899,52, para jornada de trabalho de 20h a 40h semanais.

As vagas oferecidas são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetores, Ajudante Geral Masculino, Agente Administrativo, Escriturário, Assistente Social, Dentista, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

As inscrições devem ser feitas até às 16 horas do dia 06 de maio de 2012, exclusivamente pela internet, no site http://www.spconcursos.com.br/.

As taxas de inscrição custam R$ 36,00 para nível fundamental, R$ 45,00 para nível médio e, de R$ 63,00 para nível superior.

As provas objetivas, com duração de 03 horas, serão aplicadas em data, locais e horários a serem divulgados posteriormente.

Concurso Prefeitura de Barra Bonita (SP)

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, Estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público para formação de cadastro de reservas. A empresa responsável pela seleção é a OM Consultoria.
Cargos disponíveis
Agente de saneamento, biblioteconomista, carpinteiro, médico, coletor de lixo, contador adjunto, elétricista de alta e baixa tensão I, encanador, endocrinologista, enfermeiro I, farmácêutico e bioquímico I, fiscal de obras I, fiscal de posturas I, fiscal de tributos I, fonoaudiólogo I, funileiro e pintor, inspetor escolar I, lavador de  veículos, lubrificador, merendeira e cozinheira, mestre de obras e serviços, operador de máquinas pesadas I, operário (serviço braçal), pedreiro, pintor residencial, psicólogo 
clínico I, psicólogo educacional I, psicólogo organizacional I, psiquiatra, recepção – atendimento - escrituração I, secretaria escolar I, serviço social I, técnica em  enfermagem II, técnico de informática,  telefonista e pabx I, topógrafo I, zelador (serviços de copa e faxina), e professor.
Os interessados deverão se inscrever no período de 23 de abril a 07 de maio de 2012, pela internet, através do endereço eletrônico http://www.omconsultoria.com.br/ e as taxas são de R$ 27,00, R$ 32,00 e R$ 42,00, de acordo ao nível de escolaridade exigido pelo cargo.
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa escrita, com pelo menos,  cinco dias de antecedência.  O candidato deverá acompanhar a publicação de editais pela imprensa escrita, já que outros meios de convocação não possuem caráter oficial.
Todos os editais referentes ao presente concurso público  serão publicados pela imprensa escrita, afixados no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizados nos sites http://www.omconsultoria.com.br/; e www.twitter.com/om_consultoria.

Concurso Centro de reabilitação de Casa Branca – SP

O Centro de Reabilitação de Casa Branca, São Paulo, está promovendo concurso público para o provimento do cargo de médico psiquiatra. O salário inicial é de R$ 1.862,64, de acordo ao piso salarial da classe, mais acréscimos de produtividade no valor de R$ 704,88. O regime de trabalho é de 20 horas semanais.
Inscrições:
Os interessados a concorrer a esta vaga deverão realizar suas inscrições no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção do Centro de Reabilitação de Casa Branca, sito à Rodovia SP 340 km 238, s/nº. Zona Rural, Casa Branca, São Paulo. A ficha de inscrição também está disponível pela internet através do endereço eletrônico: http://www.crh.saude.sp.gov.br/. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85. O prazo para realizar as inscrições compreende as data de 28 de março a 30 de abril de 2012.
Provas:
Os candidatos serão submetidos a prova de conhecimento específico de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação desta prova dar-se-á no município de Casa Branca, provavelmente em 27 de maio de 2012, ainda sem local exato divulgado.
Este concurso público será válido por dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Caririaçu - CE

A Prefeitura de Caririaçu, Estado do Ceará, publicou o edital 001/2012 de concurso público de provas e de análise de títulos para provimento de cargos vagos existentes e que vierem a vagar pelo tempo de validade do certame (02 anos). Haverá 681 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 6.000,00.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas on-line no site http://www.universidadepatativa.com.br/, por meio de formulário de inscrição via internet, com início às 08:00 horas do dia 30 de abril de 2012 e término às 23:59 horas do dia 25 de maio de 2012.
As taxas variam de R$ 60,00 para os cargos de nível superior, de R$ 40,00 para os cargos de nível médio e Técnico, de R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental completo e fundamental incompleto.
Cargos e Provas
A aplicação da prova escrita (objetiva) será realizada provavelmente no dia 01 de julho de 2012 com duração de 03 horas.
Vale destacar que farão a prova escrita no horário da manhã os candidatos concorrentes aos cargos de: Bibliotecário, Tecnólogo de Alimentos, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Farmacêutico/Bioquímico, Médico Veterinário, Médico Pediatra, Médico Saúde da Família, Enfermeiro da Saúde da Família, Cirurgião Dentista da Saúde da Família, Advogado, Assistente Social, Professor de Educação Básica II, Auxiliar de Serviços, Merendeira, Vigilante, Cozinheiro, Motoristas “A/B”, “C” e “D” e Operador de Máquinas Pesadas.
Já os candidatos concorrentes aos cargos de Eletricista, Agente de Controle de Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria Escolar, Recepcionista, Agente de Vigilância Sanitária, Técnico de Enfermagem, Técnico de Raio X, Técnico de Laboratório, Técnico de Higiene Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Agente Rural, Agente de Trânsito, Fiscal de Obras e Tributos e Professor de Educação Básica I farão a prova escrita no horário da tarde. Os locais definitivos serão divulgados no site de inscrições.
O gabarito parcial para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado no dia 03 de julho de 2012.

O prazo de validade deste concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogável por igual período apenas uma vez (§ III, Art. 37 da Constituição Federal).

Prefeitura de Paranaíta (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Paranaíta, Estado de Mato Grosso, publicou o edital de processo seletivo visando a contratação temporária de Agentes Comunitários de Saúde. A remuneração para este cargo é de R$  751,00.

Inscrições

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição diretamente no prédio da prefeitura do município, sita à Avenida Alceu Rossi, s/n, Centro. Não será cobrada taxa de inscrição. O prazo para a realização das inscrições encerram-se no dia 04 maio de 2012.

Provas
As provas serão realizadas na data provável de 12 de maio de 2012, na Escola Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, sito à Rua Cuiabá, s/n, Jardim Esperança, com início às 8:00 horas.
O gabarito do teste seletivo será publicado, através de edital, disponíel após as provas na prefeitura do referido município.
Validade
O teste seletivo terá validade de 02 anos.

Prefeitura de Senador Canedo - GO abre 630 vagas

A Prefeitura de Senador Canedo, Estado do Goiás, lançou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 630 postos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, ambos de nível fundamental. A execução do certame está sob a responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades - IC. O salário será de R$ 654,20, mais gratificação de produtividade de até 35% e gratificação de insalubridade de 30%.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutocidades.org.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 27 de maio de 2012.

O candidato que não tiver acesso a internet, deverá procurar o Ponto Facilitador, no Recursos Humanos da Secretaria de Saude, situado a Rua BV 01 Qd APM Lote 06 - Residencial Boa Vista, Senador Canedo - GO, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Senador Canedo, no Estado do Goiás, com data prevista para o dia 17 de junho de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: http://www.institutocidades.org.br/.

O certame terá validade de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do processo seletivo público.

Aeronáutica abre vagas nas áreas da saúde e engenharia

Anunciada a realização de  processos seletivos para provimento de empregos vagos no quadro de funcionários da  Aeronáutica do Brasil. São 146 vagas  para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e Engenharia do órgão. Entre os pré-requisitos para participação, é necessário que o candidato possua até idade inferior a 36 anos até 31 de dezembro de 2012.
Estão disponíveis 109 vagas destinadas a profissionais da área de saúde, sendo 75 para Médicos, 20 para Dentistas e 14 para Farmacêuticos, com especialização em diversas áreas. Para os Engenheiros, são destinadas 37 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: Civil (11), Eletrônica (4), Elétrica (6), Cartográfica (2), da Computação (5), Metalúrgica (2), Química (1), de Telecomunicações (1) e Mecânica (5).
Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de maio de 2012, através do formulário para inscrição disponível no site http://www.ciaar.com.br/ e a taxa é de R$ 120,00. As provas escritas serão realizadas no dia 17 de junho de 2012, em diversas cidades do país.
O prazo de validade do EA CADAR 2013 expirar-se-á  quatro dias corridos após a data prevista para a matrícula.  Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas do processo seletivo somente terão validade para a matrícula no CADAR 2013.

Prefeitura de Ourinhos (SP) abre concurso público

Com intenção de preencher 10 vagas, a Prefeitura de Ourinhos, cidade do Estado de São Paulo, abriu inscrições para concurso público. Serão contratados apenas profissionais de nível superior, os quais poderão receber remuneração de até R$ 1.962,00, para jornada de trabalho de 10 horas semanais.

As vagas oferecidas são para Médico Clínico Geral, Médico Oftalmologista e Médico Ortopedista.

Inscrições e Taxas

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site http://www.dexter.net.br/, das 12hs do dia 02 até as 23hs do dia 16 de maio de 2012. O valor da taxa de inscrição será de R$ 12,13.

Provas

As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade de Ourinhos (SP), na data provável de 03 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados oportunamente por meio de Edital de Convocação, a ser publicado em Diário Oficial do Município, através de listas que serão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Ourinhos e através da internet, nos sites http://www.dexter.net.br/ e http://www.ourinhos.sp.gov.br/.

Resultado

O resultado provisório do Concurso Público será divulgado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Ourinhos e também nos endereços dos sites acima.

Validade

O certame terá validade de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Dormentes – PE

A prefeitura do município de Dormentes, Estado de Pernambuco, acaba de lançar edital de concurso público para provimento de diversas vagas nos níveis fundamental, médio e superior. Ao todo, serão 65 vagas que deverão ser preenchidas por aprovados neste concurso, que valerá por dois anos.
Cargos:
Agente Comunitário de Saúde (14), Agente de Endemias (05), Assistente Social (02), Auxiliar de Saúde Bucal (04), Médico Cardiologista (01), Médico Clínico Geral para Hospital (07), Médico Ortopedista (01), Médico PSF (03), Médico Psiquiatra (01), Médico Urologista (01), Professor de Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) (10),  Professor de Educação Física (02), Professor de Educação Física 5º ao 9º ano (02), Psicólogo (02), Psicólogo Escolar (01), Técnico de Controle Interno (01), Técnico em Enfermagem para Hospital (Clínica e Emergência) (07), Técnico em Enfermagem para Hospital (Sala de Parto) (04),  Técnico em Enfermagem PNI (01), Técnico em Enfermagem PSF's (04), Técnico em Epidemiologia (01), Técnico em Laboratório para Hospital (01)
Salários:
Os vencimentos variam de acordo o cargo a ser exercido e ficam entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 10.500,00.
Inscrições:
As inscrições serão realizadas por intermédio do endereço eletrônico  http://www.asconprev.com.br/. O prazo para a realização das inscrições será de 24 de abril a 23 de maio de 2012 e a taxa de inscrição será de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e R$ 70 para nível superior.
Provas:
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva com caráter eliminatório e classificatório a ser aplicada em data, local e horário divulgados posteriormente pelo endereço eletrônico: http://www.asconprev.com.br/.
Gabarito:
O gabarito e os resultados serão divulgados no primeiro dia útil após a realização das provas através do site mencionado anteriormente.

Concurso Prefeitura de Xavantina (SC)

A Prefeitura Municipal de Xavantina, Estado de Santa Catarina, anunciou a realização de processo seletivo visando o preenchimento de 05 empregos vagos e formação de cadastro de reservas em seu quadro de funcionários. O certame será organizado por comissão especialmente designada pelo Prefeito Municipal, constituída de servidores públicos municipais, mas será operacionalizado e coordenado pela empresa SC - Cursos e Treinamentos Ltda. - ME.
As oportunidades são para: agente de atividades gerais, servente externo, operador retroescavadeira, nutricionista, médico, professor da educação infantil, professor da educação especial, e estagiário.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo endereço http://www.sccursosetreinamentos.com.br/, no período de 25 de abril a 24 de maio de 2012.
A prova objetiva será aplicada a todos os concorrentes no dia 03 de junho de 2012, nas dependências da Escola de Educação Básica Luiz B. Trindade, localizada na Rua Irineu Bornhausen, s/nº, centro.
O gabarito será publicado a partir das 18h do dia de aplicação da prova no site de inscrições e, no dia seguinte,  será exposto no site da Prefeitura (http://www.xavantina.sc.gov.br/).
A prova prática  será realizada no dia 3 de junho de 2012, com início às 13h30min, na garagem de máquinas da administração municipal, localizada à rua Professor Gramus, snº, centro.
Para participar da avaliação de títulos, os candidatos têm o dia  24 de maio de 2012, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, para entregar os mesmos na Prefeitura Municipal, ou enviá-los através dos correios, diretamente à Empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda. - ME, desde que recebidos até às 17h dos dia 24 de maio de 2012, no seguinte endereço: SC Cursos e Treinamentos Ltda. - ME  Av. Plínio Arlindo de Nês, 1484 - sala 205 - centro 89825-000 - Xaxim/SC.
O prazo de validade deste processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da administração municipal.

Processo Seletivo Prefeitura de Sertãozinho - PE

A Prefeitura de Sertãozinho, Estado de São Paulo, publicou editail para realização de concurso público visando o provimento de vários cargos. O concurso será realizado sob organização e aplicação da Apta Assessoria e Consultoria e terá validade de 02 anos. 
Cargos:
Serão distribuídas 15 vagas nos seguintes cargos: agente de organização escolar (05), auxiliar de desenvolvimento infantil (05), escriturário (02), enfermeiro (02), fonoaudiólogo (01)
Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://www.aptarp.com.br/, no horário bancário, a partir de 23 de abril e encerrando-se em 04 de maio de 2012. A taxa de inscrição varia entre R$ 14,50 e R$ 29,50.
Provas
As provas serão realizadas na cidade de Sertãozinho, com data prevista para 27 de maio de 2012, no período da tarde.

A confirmação da data e informações sobre o local, horário e a sala para a realização da  prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de Edital de Convocação a ser  publicado no Diário Oficial do Município - DOM. 
O gabarito será divulgado um dia após a aplicação das provas.

Processo seletivo Prefeitura de Irani (SC)

A Prefeitura Municipal de Irani,  no Estado de Santa Catarina, realizará processo seletivo para preenchimento de 29 empregos vagos em seu quadro de funcionários. As informações são da organizadora do certame, a SC Cursos e Treinamento, que ainda não publicou o edital, mas antecipou as datas e a relação dos cargos.
O preço das  inscrições vai de R$ 15,00 até R$ 40,00 e estas poderão ser feitas de 30 de abril a 24 de maio de 2012, provavelmente no endereço eletrônico http://www.sccursosetreinamentos.com.br/.
A prova objetiva será aplicada no dia  03 de junho de 2012, às 9 horas na Escola Básica Municipal Sebastião Rodriguesde Souza.
Cargos disponíveis: agente copa e limpeza, motorista, facilitador de oficina de artes plásticas, facilitador de oficina de esportes lazer e dança, facilitador de oficina de leitura, facilitador de oficina de meio ambiente, facilitador de oficina de música, facilitador de oficina de teconologia em informática, orientador social,  pedagogo, auxiliar de creche, técnico em informática, assistente social (nasf), farmacêutico/bioquímico, professor de educação física (nasf), técnico em agropecuária, engenheiro agrônomo, auxiliar de serviços gerais, agente de construção e manutenção, e engenheiro civil.

Prefeitura de São Miguel do Guaporé - RO abre processo seletivo

A Prefeitura de São Miguel do Guaporé, Estado de Rondônia, abriu edital para a realização de processo seletivo destinado ao preenchimento de 54 vagas, sendo 02 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental e superior. A remuneração será de até R$ 6.500,00, para jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Cargos

São oferecidas vagas para Professor, Farmacêutico, Odontólogo, Médico e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições e Taxas

As inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de maio de 2012, no horário das 07h00min as 13h00min, de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida São Paulo, nº 1490, Bairro Cristo Rei, anexo ao Prédio da Prefeitura Municipal São Miguel do Guaporé - RO. Não será cobrada a taxa de inscrição.

Provas

As provas escritas serão aplicadas na Escola Municipal Lazara Alves de Lima, localizada na Rua Jatobá. Nº 2.200, Bairro Planalto, São Miguel do Guaporé, na data prevista de 13 de maio de 2012, lembrando que os candidatos deverão comparecer até às 07h45min, horário de fechamento dos portões munidos de caneta esferográfica na cor preta, documentos de identidade com fotografia (RG ou CNH).

As provas, com duração de 04h00min, terão início às 08:15, com término às 12:15 e, o resultado parcial das avaliações escritas ocorrerão no dia 18 de Maio de 2012.

Validade

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

CREMERO lança edital de concurso público

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia - CREMERO, acaba de publicar edital de concurso público. A iniciativa servirá para o provimento de 11 postos de níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 1.315,99, mais vale alimentação, vale transporte e plano de saúde empresarial compartilhado. O concurso público será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social e valerá por dois anos.
Vale ressaltar que o certame também formará cadastro de reserva para os demais classificados, com vistas ao preenchimento de vagas decorrentes de sua vacância durante o seu período de validade.

Cargos
As chances são para cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Assistente Administrativo.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h:59min de 25 de maio de 2012, considerando-se o horário de Brasília, no endereço eletrônico: http://www.quadrix.org.br/. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental e R$ 45,00 para nível médio.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Ji-Paraná (RO) e Porto Velho (RO), considerando o horário local, preferencialmente no período vespertino, com data prevista para o dia 03 de junho de 2012 em locais que serão divulgados na internet. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado na data prevista 04 de junho de 2012, no endereço eletrônico (http://www.quadrix.org.br/).

Concurso Prefeitura de Itaporanga - SP

A Prefeitura de Itaporanga, Estado de São Paulo, lançou edital nº 001/2012 de concurso público para contratação de 58 profissionais para suprir a vacância dos cargos e formação de cadastro de reserva.
As vagas oferecidas são para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários previstos variam de R$ 622,00 a R$ 2.319,35, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Vale lembrar, também, que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração no período de 02 a 11 de maio de 2012, no horário das 08 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas de Segunda-Feira a Sexta-Feira (exceto sábados e domingos), no posto de inscrição instalado no Centro de Atendimento Municipal, localizada à Rua Dr. Felipe Vita, nº 1.250 - Centro, Itaporanga/SP, quando os candidatos preencherão a Ficha de Inscrição.

A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo.

As Provas Objetivas serão realizadas na cidade de Itaporanga nas datas previstas de 26 e 27 de maio de 2012.

O prazo de validade do Concurso será de 01 (um) ano, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da autoridade competente, ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Conselho Federal de Psicologia 2012

O Conselho Federal de Psicologia, sediado em Brasília (Distrito Federal), está promovendo concurso público para provimento de cargos em seu quadro de servidores dos níveis médio e superior.  Os aprovados deverão atuar no próprio Distrito Federal e, além das vagas imediatas, será formado cadastro de reservas para futuras convocações, enquanto durar a validade do concurso, que inicialmente será de 01 ano. 
Cargos:
Assistente Técnico Administrativo (07 + cadastro de reserva), Suporte Técnico (01 + cadastro de reserva), Telefonista (01 + cadastro de reserva), Analista de Tecnologia da Informação (cadastro de reserva), Analista de Tecnologia da Informação (02 + cadastro de reserva),  Analista Técnico (02 + cadastro de reserva), Editor jornalístico (01 + cadastro de reserva), Web Designer (cadastro de reserva).
Vencimentos:
Os vencimentos iniciais estão subordinados ao cargo que se pretende exercer e ficam entre as cifras de R$ 1.220,57 a R$ 5.144,92.
Inscrições:
Os interessados deverão efetuar a inscrição através do endereço eletrônico:  http://www.quadrix.org.br/. O período para realização das inscrições será de 24 de abril a 25 de maio de 2012 e a taxa de inscrição está em torno de R$ 45,00 a R$ 60,00.
Provas:
A prova objetiva será aplicada na data provável de 17 de junho de 2012. O local e horário que ocorrerá a prova ainda será divulgado, lembrando que candidatos aos cargos de nível superior serão submetidos também a prova de títulos e discursiva.

Concurso Prefeitura de Sud Mennucci - SP

Estão abertas as inscrições para o concurso público e processo seletivo da Prefeitura de Sud Mennucci, Estado de São Paulo, destinado ao provimento de 06 vagas mais cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 6.607,42 em carga horária de 20 a 40h semanais. O certame será organizado pela empresa Ápice Concursos Públicos Ltda.

Cargos
As chances são para os cargos de Engenheiro Agrônomo, Professor, Agente de Fiscalização, Médico Veterinário, Operador de Máquinas, Tratorista, Agente Comunitário de Saúde e Médico.
Inscrições e Taxas
As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio de 2012, devendo ser efetuadas pela internet, através do site http://www.apiceconcursos.com.br/. As taxas variam de R$ 25,00 R$ 35,00 e R$ 50,00.
Todas as convocações, avisos e resultados oficiais referentes a estes certames serão comunicados e/ou publicados no jornal de circulação no município e extra-oficialmente, pela internet, no site oficial da Prefeitura http://www.sudmennucci.sp.gov.br/ e da Ápice Concursos http://www.apiceconcursos.com.br/, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

Concurso Prefeitura de Santa Teresinha (BA) 2012

Com a finalidade de preencher 153 vagas, a Prefeitura de Santa Teresinha, cidade localizada a 201 km de Salvador, na Bahia, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 884,67, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Telefonista, Vigia, Auxiliar de Infraestrutura, Motorista, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Nutricionista, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico em Vigilância Epidemiológica, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Assistente Social e Professor.
As inscrições seguem até o dia 30 de abril de 2012, no posto localizado na Prefeitura de Santa Teresinha ou através do site http://www.libri.com.br/.
Estão convalidadas as inscrições dos candidatos que prestaram as provas objetivas em 25 de outubro de 2009, sendo assim isentos do pagamento de nova taxa. Todavia deverão preencher o formulário constante da internet http://www.libri.com.br/.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00 e 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.
A data, os locais e os horários de realização das provas objetivas serão, oportunamente, divulgados no quadro de avisos da Prefeitura, e no site http://www.libri.com.br/, até 08 dias antes da realização das provas.
Os candidatos que prestaram prova para o cargo de Gari no dia 25 de outubro de 2009, estão transferidos para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais e como tal farão Prova, isentos do recolhimento da taxa, devendo preencher, todavia, o formulário especifico constante do site http://www.libri.com.br/ a fim de apresenta-lo no dia da realização da prova sob pena de não poder ter acesso ao concurso.
Os gabaritos serão publicados em prazo inferior a 5 dias, a contar da realização da prova objetiva.

Concurso Prefeitura de Cerro Negro - SC

O município de Cerro Negro, Estado de Santa Catarina, abriu inscrições para processo seletivo destinado ao provimento de 45 vagas, em cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Cerro Negro. O concurso será executado através do Instituto o Barriga Verde - IOBV.

As chances são para os seguintes cargos: Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde. Ensino Médio: Monitor de Creche, Operador de Informática e Técnico Agrícola; Ensino Superior: Enfermeiro (ESF), Fisioterapeuta, Médico (ESF), Odontólogo (ESF), Odontólogo (atenção básica), Professor de 1º a 5º ano do Ensino fundamental – Anos iniciais, Professor Pré-Escolar, Professor de Educação Física, Professor de Artes e Psicólogo. A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 10.000,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 18 de maio de 2012, em horário normal de expediente da Prefeitura Municipal de Cerro Negro.

Taxas
- R$ 10,00 para os cargos que exigem Ensino Fundamental Completo;
- R$ 20,00 para os cargos que exigem escolaridade Ensino Médio Completo;
- R$ 30,00 para os cargos que exigem escolaridade Ensino Superior Completo.

Provas e Validade
As provas serão realizadas somente no município de Cerro Negro - SC, na data prevista de 03 de junho de 2012, na Escola Estadual Otilia Ulissea Ungaretti, Rua Otaviano Kley próximo ao Ginásio de Esportes, Cerro Negro/SC, das 9h às 11h. Os gabaritos das provas serão disponibilizados no site http://www.iobv.com.br/, em até 24 horas após a realização das provas.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável por mais um ano, a critério da Prefeitura Municipal.

Bruxismo: sinais e sintomas

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema.

O que é Bruxismo?
Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como Saber Se Tenho Bruxismo?
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado
Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Um dispositivo usado quando dormir protegerá seus dentes, mas não é uma cura.

Como o Bruxismo é Tratado?
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

- O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

- Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

- Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Fonte Colgate-Palmolive

Humor: Dengue Tipo 4

Dengue tipo 4 representa 17% dos casos em São Paulo

São Paulo – O número de casos de dengue tipo 4 representam 17% dos registros da doença no estado de São Paulo. Após 28 anos sem ocorrências do sorotipo, essa variedade do vírus voltou a se manifestar no Brasil em 2010. Em São Paulo o primeiro caso aconteceu em 2011.

Desde o início do ano até o último dia 22 foram registrados 2.580 casos de dengue no estado: 2.253 autóctones e 327 de fora do estado. Guaratinguetá é o município com mais registros da doença, com 408 casos. Em seguida estão Pontal, com 300, e Potim, com 205. O número total representa uma queda de cerca de 93% em relação às ocorrências de 2011 no estado.

Fonte Agência Brasil

Depressão pós-parto

Nomes alternativos
Depressão - pós-parto

Definição

A depressão pós-parto é uma depressão moderada ou grave que acomete uma mulher após ela ter dado à luz um bebê. Ela pode ocorrer logo após o parto ou até um ano depois. Na maioria das vezes, ocorre dentro de 4 semanas após o parto.

Causas, incidência e fatores de risco

Alterações de humor esperadas. As mulheres geralmente apresentam alterações no humor durante a gravidez. Elas são causadas por alterações nos níveis hormonais.
Muitas alterações no humor são normais e até esperadas, já que ter um bebê pode resultar em inúmeras mudanças no estilo de vida. O apoio da família e dos amigos pode ajudar.

Tristeza pós-parto
Acredita-se que mais da metade das mulheres sofram de depressão por um período breve após a gravidez. A sensação de ansiedade, irritação, tendência a chorar e inquietação são frequentemente chamadas de “tristeza pós-parto". Isso ocorre geralmente nas primeiras semanas após a gravidez e desaparece logo, sem a necessidade de tratamento.

Depressão pós-parto
A depressão pós-parto é um problema mais sério que afeta de 8 a 20% das mulheres após a gravidez, especialmente nas 4 primeiras semanas. É necessário buscar ajuda médica para tratar a depressão pós-parto.

Você pode apresentar mais chances de sofrer de depressão pós-parto, se:
  • Tiver menos de 20 anos
  • Fizer uso abusivo de álcool, consumir substâncias ilegais ou fumar (esses fatores representam sérios riscos para a saúde do bebê)
  • Não tiver planejado ou desejado a gravidez
  • Já apresentava um distúrbio de ansiedade antes da gravidez, incluindo depressão em uma gestação anterior
  • Tiver passado por algo difícil durante a gravidez, incluindo uma doença, a morte ou doença de um ente querido, tiver passado por um parto difícil, de emergência ou prematuro, ou o bebê apresentar alguma doença ou anomalia
  • Tiver um familiar próximo que já teve depressão ou distúrbios de ansiedade
  • Tiver uma relação difícil com o parceiro ou não for casada
  • Estiver passando por problemas financeiros (baixa renda, problemas de moradia)
  • Receber pouco apoio da família, dos amigos e do parceiro
  • Já tiver tentado suicídio anteriormente
  • Tiver recebido pouco apoio dos pais durante a infância

Sintomas

A maioria dos sintomas são os mesmos que em uma depressão maior.

Além de se sentir deprimida, você pode apresentar os seguintes sintomas, quase todos os dias:
  • Agitação e irritabilidade
  • Falta de apetite
  • Dificuldade para se concentrar e pensar
  • Sensação de inutilidade ou culpa
  • Sensação de reclusão, isolamento e desconexão social
  • Falta de prazer em todas ou quase todas as atividades
  • Falta de energia
  • Sentimentos negativos em relação ao bebê
  • Pensamentos sobre morte e suicídio
  • Problemas para dormir

Exames e testes

Não há um exame específico para diagnosticar a depressão pós-parto. Seu médico pode solicitar que você responda um questionário durante a consulta, para verificar sinais ou riscos de depressão.
Em alguns casos, a depressão após a gravidez pode estar relacionada a outros problemas de saúde. O hipotireoidismo, por exemplo, provoca sintomas como fadiga, irritabilidade e depressão. Mulheres com depressão pós-parto devem realizar um exame de sangue para verificar os níveis de hormônio da tireoide.

Tratamento

O tratamento para a depressão pós-parto muitas vezes inclui medicamentos, terapia ou uma combinação dos dois. Há vários tipos de medicamentos antidepressivos que podem ser prescritos para mães em fase de lactação, incluindo nortriptilina, paroxetina e sertralina.
Se você tem pensado em causar danos a si própria ou ao bebê, busque ajuda médica imediatamente. Se a depressão for diagnosticada, você deverá ser acompanhada de perto por, pelo menos, 6 meses.

Grupos de apoio

A participação em grupos de apoio pode ser útil, mas deve ocorrer em conjunto com o uso de medicamentos e psicoterapia formal.

Evolução (prognóstico)

Medicamentos e ajuda profissional costumam ser bem-sucedidos na redução ou eliminação dos sintomas.

Complicações

Se não for tratada, a depressão pós-parto poderá durar meses ou anos, podendo representar um risco para você e para o bebê.
As possíveis complicações em longo prazo são as mesmas que em uma depressão maior.

Ligando para o médico

Informe seu médico ou o pediatra se você apresentar sintomas de depressão após a gravidez. Não sinta medo de buscar ajuda imediatamente caso se sinta impotente e acredite que possa causar danos ao bebê.

Prevenção

Receber apoio da família, dos amigos e dos colegas pode ajudar a reduzir a seriedade da depressão pós-parto, mas não evita o problema.
Questionários de triagem podem ajudar a obter uma detecção precoce da depressão ou dos riscos de que esta ocorra.

Fonte iG