Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Turma do Hospital 5 de Outubro

Turma da pós graduação em Administração Hospitalar do Hospital 5 de Outubro, administrado pela Pró Saúde 
 Canaã dos Carajás - PA.
 Obrigado  pelo carinho e atenção dispensados.  
Desejo muito sucesso à todos em sua jornada profissional. 
Fevereiro 2013.

Turma do Hospital 5 de Outubro

Turma conhecendo a farmácia do Hospital 5 de Outubro em Canaã dos Carajás - PA

Novos dispositivos para remoção de coágulos melhoram tratamento após AVC

Solitaire é um dispositivo de restauração do fluxo para o tratamento de AVC causado pela obstrução súbita de um vaso sanguíneo cerebral
 Solitaire é um dispositivo de restauração do fluxo para o
tratamento de AVC causado pela obstrução súbita de
 um vaso sanguíneo cerebral
Aparelhos permitem restaurar rapidamente o fluxo de sangue e recuperar o coágulo na maioria dos pacientes
 
Especialistas da Stony Brook Medicine, nos EUA, estão tratando pacientes com novos dispositivos para remoção de coágulos capazes de revascularizar pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), incluindo aqueles com bloqueios de grandes vasos.
 
O Solitaire Flow Restoration Device e o Trevo, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) em 2012 para o tratamento de AVC causado pela obstrução súbita de um vaso sanguíneo cerebral, mostraram melhores resultados em relação a outras técnicas usadas para remoção de coágulos.
 
"Tivemos ótimos resultados usando estes novos dispositivos. No acidente vascular cerebral isquêmico agudo, "tempo é cérebro", e em alguns casos apenas alguns minutos têm importância.
 
Portanto, restaurar o fluxo sanguíneo de uma forma eficaz é essencial para a sobrevivência e recuperação de pacientes com AVC. Estes novos dispositivos nos permitem restaurar rapidamente o fluxo de sangue e recuperar o coágulo na maioria dos pacientes", afirma David Fiorella, que já realizou cerca de 30 procedimentos em pacientes de AVC, utilizando os novos dispositivos.
 
Os novos dispositivos usados para realizar a revascularização são sistemas de fio de malha expansíveis que são entregues dentro dos vasos sanguíneos do cérebro através de pequenos tubos flexíveis (microcateteres), que são guiados desde a virilha até o cérebro. Os dispositivos se abrem no local do coágulo, deslocando a oclusão e imediatamente restaurando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Quando os dispositivos são retirados do vaso sanguíneo, levam com eles o coágulo, permitindo que o coágulo seja removido do vaso sanguíneo.
 
Segundo Fiorella, enquanto drogas anticoagulantes permanecem parte da terapia do AVC, a utilização dos novos dispositivos é particularmente benéfica no tratamento de certos pacientes com a condição. "Em muitos dos casos de AVC mais graves, onde as principais artérias do cérebro são bloqueadas, medicamentos intravenosos são previsivelmente ineficazes, não abrindo as artérias obstruídas em 70 a 90% dos casos. Além disso, muitos pacientes não são elegíveis para medicação intravenosa devido à demora na internação, condições médicas existentes, cirurgia recente ou medicamentos que tomam. Nesses casos, onde os medicamentos intravenosos são ineficazes ou contraindicados, os tratamentos endovasculares utilizando estes novos dispositivos oferecem uma opção mais promissora aos pacientes", conclui Fiorella.
 
 
Fonte isaude.net

Suplementos de ômega 3 podem ajudar a prevenir o câncer de pele

Professora Lesley Rhodes ao lado da máquina de luz
Foto: Manchester University
Professora Lesley Rhodes ao lado da máquina de luz
Pesquisa sugere que a ingestão regular de uma dose óleo de peixe aumenta a imunidade da pele à luz solar
 
Suplementos de ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a proteger contra o câncer de pele, de acordo com pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
 
A pesquisa sugere que tomar uma dose regular de óleo de peixe aumentou a imunidade da pele à luz solar.
 
A equipe do estudo, liderada por Lesley Rhodes, analisou o efeito do uso de ômega 3 em 79 voluntários saudáveis.
 
Os resultados do estudo revelam que o ácido graxo reduziu a supressão do sistema imune pela luz solar, conhecida como imunossupressão, que afeta a capacidade do corpo para lutar contra o câncer e infecções da pele.
 
 
"Tem havido pesquisas nesta área realizadas em ratos, mas esta é a primeira vez que houve um ensaio clínico diretamente com seres humanos. Ele levou uma série de anos para chegar a esta fase e os resultados são muito animadores. Este estudo adiciona à evidência de que o ômega 3 é um nutriente potencial para proteger contra o câncer de pele. Embora as mudanças que encontramos quando alguém tomou o azeite eram pequenas, eles sugerem que um nível baixo contínuo de quimioprevenção derivada do ômega 3 pode reduzir o risco de câncer de pele ao longo da vida de um indivíduo", afirma Rodes.
 
Os pacientes que se voluntariaram para o ensaio receberam uma dose de 4g de ômega 3 diariamente e foram expostos ao equivalente a 8, 15 ou 30 minutos ao sol do meio-dia de verão por meio de uma máquina. Outros pacientes tomaram placebo, antes de serem exposto à luz da máquina.
 
Os dados mostraram que a imunossupressão foi 50% menor em pessoas que tomaram o suplemento e foram expostas a 8 e 15 minutos de sol em comparação com pessoas que não tomaram o suplemento. O estudo mostrou pouca influência sobre as pessoas do grupo de 30 minutos.
 
As descobertas são importantes na batalha contra o câncer de pele porque pesquisas mostram que os filtros solares são muitas vezes usados de forma inadequada e apenas durante os períodos de férias. No entanto, o Rhodes destaca que o ômega-3 não é um substituto para proteção solar e física, e que o ômega 3 deve ser considerado como uma medida adicional pequena para ajudar a proteger a pele dos danos do sol.
 
Fonte isaude.net

Antioxidante aumenta sobrevida de fígado doado para transplante

O transplante de fígado é o tratamento padrão
para a fase final da doença hepática
Dados sugerem que efeito de NAC sobre função do enxerto é maior quando órgãos de qualidade inferior são usados
 
Pesquisadores da Itália descobriram que o antioxidante N-acetilcisteína (NAC), quando injetado antes do transplante de fígado, melhora significativamente o tempo de sobrevivência do enxerto.
 
Os resultados sugerem que o efeito do NAC sobre a função e sobrevivência do enxerto é maior quando órgãos de qualidade inferior são usados.
 
"O transplante de fígado é o tratamento padrão para a fase final da doença hepática. Antioxidantes como o NAC podem potencialmente reduzir os danos no fígado de um doador falecido, melhorando a função do enxerto", explica o autor principal Francesco D'Amico, da Padova University.
 
Estudos têm demonstrado que um dano que acontece no tecido do fígado quando o fornecimento de sangue retorna ao fígado após falta de oxigênio (isquemia), surge frequentemente durante o armazenamento e preservação de fígados doados e impacta o funcionamento do enxerto após o transplante.
 
A equipe de pesquisa selecionou 140 órgãos para candidatos adultos com doença hepática passando por seu primeiro transplante. Uma infusão de NAC, de 30 mg/kg foi administrada uma hora antes do transplante e uma infusão de 300 mg/kg antes do clampeamento. No total, 69 candidatos receberam NAC infundido e 71 pacientes tiveram um transplante padrão sem NAC.
 
Os resultados indicam que as taxas de sobrevivência de enxerto aos 3 e 12 meses foram de 93% e 90%, respectivamente, para os doentes que receberam fígados infundidos com NAC. As taxas foram de 82% e 70% no grupo de controle. A incidência de complicações pós-transplante foi de 23% para o grupo NAC e 51% no grupo de controle.
 
"Nosso estudo foi o primeiro aleatório a investigar o uso da infusão de NAC durante o processo de adjudicação do fígado. Propomos que NAC seja usado durante a colheita de órgãos para melhorar os resultados de transplantes de fígado, principalmente com o aumento do uso de órgãos de qualidade inferior. NAC tem um bom perfil de segurança e custo muito baixo por paciente, o que torna este protocolo altamente rentável em consideração a sobrevivência dos enxertos, tempo de permanência hospitalar e complicações pós-operatórias", conclui D'Amico.
 
Fonte isaude.net

Estudo analisa dados de 25 anos após uso de radioterapia em câncer de próstata

A pesquisa incluiu 3.546 homens com câncer de próstata tratados
 pelo implante I-125 seguido de radiação externa
O levantamento da Radiotherapy Clinics of Georgia aponta um período de 15 anos com PSA menor que 0,2 para evitar recorrência
 
"Se o PSA de um homem é menor que 0,2 ng/ml após passados 15 anos do tratamento, os casos de recorrência da doença devem ser raros. Com base nesta informação, podemos concluir que este é o período mínimo necessário para entender completamente os resultados da evolução da doença."
 
A afirmação é resultado do estudo realizado por quatro médicos da Radiotherapy Clinics of Georgia (RCOG), clínica que realiza um dos maiores programas de próstata dos EUA, é o primeiro do mundo a analisar 25 anos de dados de acompanhamento após o tratamento de radioterapia em pacientes de câncer de próstata.
 
De acordo com Frank Critz, fundador e diretor médico da RCOG, " o programa de próstata da instituição é o único do gênero a ter recolhido e mantido um banco de dados de registros de clínica de todos os pacientes ao longo de um período de 30 anos de uma forma consistente e abrangente.
 
A pesquisa incluiu 3.546 homens com câncer de próstata tratados pelo implante I-125 seguido de radiação externa. Setenta e três por cento dos homens não apresentavam evidência de câncer de próstata 25 anos depois da realização do programa.
 
O estudo comparou pacientes tratados entre 1984-2000 a dois estudos anteriores de prostatectomia que analisaram 15 anos de acompanhamento de dados e uma sobrevida livre de doença (DFS) usando como base um PSA menor que 0,2. Uma sub-análise dos pacientes tratados com implantes transperineal entre 1995 e 2000, apontou média de 15 anos de sobrevida livre de doença (DFS) em 79% dos casos.
 
Os levantamentos incluíram, ainda, mais de 300 homens com reincidência do câncer. Pacientes que foram tratados entre 16-25 anos atrás. Os resultados mostraram que a maioria das recidivas ocorreram nos primeiros cinco anos após o tratamento.

 
Fonte isaude.net

Gel produzido pela Fiocruz pode revolucionar tratamento da leishmaniose

Previsão é de que o novo gel esteja disponível para o paciente atendido pelo SUS em quatro anos
Foto: Fiocruz
Previsão é de que o novo gel esteja disponível para o paciente
 atendido pelo SUS em quatro anos
O Sulfato de Paromomicina na apresentação de gel 10% vem sendo estudado em parceria com a UFMG e DNDi
 
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) divulgou a formação de um grupo de pesquisadores para acompanhar o processo de desenvolvimento do novo gel que já está sendo considerado " um medicamento inovador contra a leishmaniose cutânea" . O novo produto, Sulfato de Paromomicina na apresentação de gel 10%, vem sendo estudado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da unidade. A previsão é de que o fármaco esteja disponível para o paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em quatro anos.
 
As pesquisas do novo gel de Paromomicina estão sendo realizadas em parceria com o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e DNDi (sigla em inglês da Iniciativa para Doenças Negligenciadas) e com o Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos para a Saúde (PDTIS/Fiocruz).
 
A Coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico da Farmanguinhos, Maristela Rezende, diz que o tratamento atual está longe de ser satisfatório. " Apesar de ser considerado de primeira escolha em todo o mundo, o antimoniato de N-metilglucamina, como todos os antimoniais pentavalentes, é pouco absorvido pelo trato digestivo e a retenção da substância é responsável por efeitos tóxicos. Em outras palavras, ele não é bem tolerado e produz muitos efeitos colaterais" , observa.
 
A leishmaniose tegumentar tem duas formas de apresentação clínica: cutânea e mucosa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das seis mais importantes patologias infecciosas, pelo seu alto coeficiente de detecção e capacidade de produzir deformidades. Constitui um problema de saúde pública em 88 países, distribuído em quatro continentes (América, Europa, África e Ásia), com registro anual de 1 milhão a 1,5 milhão de casos.
 
No Brasil, a leishmaniose cutânea é uma das afecções dermatológicas que merece mais atenção, com ampla distribuição em todas as regiões. Uma das preocupações é com o risco de surgimento posterior da forma mucosa, que pode desfigurar o paciente. Além disso, existe o impacto psicológico, que produz reflexos no campo social e econômico.
 
Fonte isaude.net

Equipe dos EUA desenvolve prótese de orelha utilizando impressora 3D

Impressora leva instruções de um arquivo construído a partir de fotografias 3D de ouvidos humanos tiradas com um scanner em Rhodes Hall.
Foto: Lindsay France/University Photography
Impressora leva instruções de um arquivo construído a partir
de fotografias 3D de ouvidos humanos tiradas com
um scanner em Rhodes Hall
Orelha artificial, que parece e funciona como ouvido natural, fornece esperança para crianças nascidas com deformidade congênita
 
Bioengenheiros da Cornell University, nos EUA, conseguiram criar uma prótese de orelha usando tecnologia de impressão 3D.
 
A orelha artificial, que parece e funciona como um ouvido natural, fornece uma nova esperança para milhares de crianças que nascem com uma deformidade congênita, chamada microtia.
 
Ao invés de usar células vivas como "tinta", os pesquisadores imprimiram moldes sintéticos, a partir da imagem digitalizada de orelhas de verdade, feitos de um tipo de hidrogel. Em seguida, eles implantaram os moldes sob a pele do dorso de ratos e os "cultivaram". Alguns moldes foram removidos após um mês, e outros, após três meses.
 
Os moldes que tinham condrócitos, células encontradas no tecido cartilaginoso, incorporados ao gel, cresceram sem perder o formato. "Nós desenvolvemos uma prótese de alta fidelidade, biocompatível, específica para o paciente e construída a partir de engenharia de tecido que ' imita' consideravelmente o ouvido externo tanto no aspecto biomecânico como no histológico", afirmam os autores.
 
"O novo ouvido pode ser a solução que cirurgiões reconstrutivos há muito tempo desejavam para ajudar as crianças que nascem com deformidade da orelha. O molde também pode ajudar as pessoas que perderam parte ou a totalidade de sua orelha externa em um acidente ou devido ao câncer", destaca o coautor Jason Spector.

Para construir as orelhas, o pesquisador Lawrence Bonassar e seus colegas começaram com uma imagem 3D digitalizada de orelha de um paciente humano e converteram a imagem digitalizada em uma orelha "sólida" usando uma impressora 3D para a montagem de um molde.
 
Eles injetaram no molde colágeno derivado de caudas de rato, e em seguida adicionaram 250 milhões de células de cartilagem das orelhas de vacas. O gel de alta densidade é semelhante à consistência de gelatina, quando o molde é removido, o colágeno serve como um andaime sobre o qual a cartilagem pode crescer.
 
O processo também é rápido, segundo Bonassar. "É preciso metade de um dia para desenhar o molde, um ou dois dias para imprimi-lo, 30 minutos para injetar o gel, e nós podemos remover a orelha 15 minutos depois. Nós cortamos a orelha e então a colocamos em cultura por vários dias em meio a células nutritivas antes de serem implantadas", explica.
 
A equipe agora está estudando formas de expandir as populações de células de cartilagem da orelha humana em laboratório, de modo que estas células possam ser utilizadas no molde, em vez de cartilagem de vaca. "Utilizando células humanas, especialmente aquelas do mesmo paciente, iria reduzir qualquer possibilidade de rejeição", afirma Spector.
 
Se testes futuros comprovarem a segurança e eficácia do molde, os pesquisadores acreditam ser possível tentar o primeiro implante em humanos em menos de três anos.
 
 
Fonte isaude.net

Bebês nascidos por cesariana têm cinco vezes mais risco de desenvolver alergias

Bebês nascidos por cesariana têm um padrão de microrganismos
Foto: Mvaligursky/Foto Stock
Bebês nascidos por cesariana têm um padrão de
 microrganismos "em risco" em seu trato gastrointestinal
Pesquisa apoia hipótese da higiene que sugere que exposição a microrganismos na infância afeta desenvolvimento do sistema imune
 
Bebês nascidos por meio de cesariana são mais suscetíveis a desenvolver alergias aos dois anos de idade, de acordo com estudo feito por pesquisadores do Hospital Henry Ford, nos EUA.
 
A pesquisa revela que bebês nascidos por meio de cesárea são cinco vezes mais propensos a desenvolver alergias do que bebês nascidos naturalmente quando expostos a altos níveis de alérgenos mais comuns em casa, como cães, gatos e ácaros.
 
"Esta descoberta apoia a hipótese da higiene que sugere que a exposição a microrganismos na infância afeta o desenvolvimento do sistema imunológico e o aparecimento de alergias. Acreditamos que a exposição de um bebê a bactérias no canal de parto tem uma influência direta em seu sistema imunológico", afirma a principal autora da pesquisa Christine Cole Johnson.
 
Segundo Johnson, bebês nascidos por cesariana têm um padrão de microrganismos "em risco" em seu trato gastrointestinal que pode torná-los mais suscetíveis a desenvolver o anticorpo imunoglobulina E, ou IgE, quando expostos a alérgenos. IgE está associada ao desenvolvimento de alergias e asma.
 
A equipe de pesquisa buscou avaliar o papel da exposição precoce a alérgenos e como essa exposição influencia a associação entre a cesariana e o desenvolvimento de IgE.
 
Os investigadores registraram 1.258 recém-nascidos de 2003 a 2007 e os avaliaram em quatro intervalos de idade, no primeiro mês; aos seis meses; com um ano e com dois anos.
 
Dados foram coletados do cordão umbilical e das fezes do bebê, de amostras de sangue da mãe e do pai dos bebês, do leite materno e da poeira domiciliar. A equipe também avaliou o histórico familiar de alergia ou asma, presença de animais domésticos, exposição à fumaça do cigarro, doenças do bebê e uso de medicação.
 
Fonte isaude.net

Dispositivo captura células cancerosas circulantes no sangue

Imagem do Chip NanoVelcro
Foto: UCLA
Imagem do Chip NanoVelcro
Aparelho permite selecionar células cancerosas individuais a partir de amostras de sangue para personalizar tratamento da doença
 
Pesquisadores da UCLA, nos EUA, refinaram um método anteriormente desenvolvido para capturar e analisar as células cancerosas circulantes no sangue. Com os melhoramentos o dispositivo, que utiliza uma tecnologia semelhante ao velcro em nanoescala, podem agora detectar e isolar células cancerosas individuais a partir de amostras de sangue do paciente para análise.
 
Células tumorais circulantes, ou CTCs, desempenham um papel crucial na metástase de câncer, espalhando-se a partir de tumores para outras partes do corpo, onde formam novos tumores. Quando estas células são isoladas do sangue no início, os médicos podem fornecer informações importantes sobre o tipo de câncer de um paciente, as características do indivíduo e o potencial de progressão da doença. Os médicos também podem personalizar o tratamento para cada paciente a partir destas células.
 
Nos últimos anos, pesquisadores da UCLA liderados por Hsian-Rong Tseng desenvolveram um chip "NanoVelcro". Quando o sangue passa através do chip, fios extremamente pequenos, ou fibras revestidas com proteínas de anticorpos que correspondem à proteína na superfície das células cancerígenas, atuam como velcro, fixando CTCs e isolando-as para análise.
 
CTC presas pelo chip também atuam como uma "biópsia líquida" do tumor, proporcionando acesso conveniente às células tumorais e informação precoce sobre as metástases potencialmente fatais.
 
A equipe de Tseng agora relata que eles melhoraram o chip "NanoVelcro", substituindo o nanofio original não-transparente de silicone por um novo tipo de polímero permitindo que os nanofios do dispositivo ' agarrem' melhor as células cancerosas conforme o sangue passa por eles.
 
Tseng e seus colegas foram capazes de selecionar CTCs únicas imobilizadas no novo substrato transparente usando um feixe de laser miniaturizado, técnica chamada de micro dissecção a laser, ou LMD.
 
"Nós agora não só podemos capturar células de câncer no sangue com alta eficiência, mas também podemos selecionar CTCs individuais em profundidade para visualizar informações cruciais que podem ajudar os médicos a tomar decisões melhores", afirma Tseng.
 
Usando o novo dispositivo no sangue de pacientes com células de melanoma circulantes (CMC), a equipe foi capaz de isolar e preservar CMCs individuais. A capacidade de capturar e preservar CMCs única permite aos médicos analisar a estrutura de células de melanoma, determinar as características genéticas do câncer do paciente e confirmar que as células circulantes permanecem geneticamente semelhantes ao tumor de onde vieram.
 
"Com esta tecnologia, estamos chegando mais perto do objetivo de uma biópsia líquida altamente aplicável, onde podemos coletar amostras de células cancerosas por uma coleta de sangue simples e entender os genes que lhes permitem crescer", concluem os pesquisadores.
 
 
Fonte isaude.net

Procura por testes rápidos de HIV dobra em Vila Velha após o carnaval

Cerca de 1.500 pacientes estão cadastrados no Programa DST/HIV/Aids de Vila Velha
Foto: Eduardo Ribeiro/PMVV
Cerca de 1.500 pacientes estão cadastrados no Programa
DST/HIV/Aids de Vila Velha
Rompimento do preservativo, excesso de bebidas e sexo sem camisinha estão entre as causas que levam usuários a fazer testes
 
O município de Vila Velha (ES) registrou o dobro da procura por exames de HIV. São cerca de 30 pacientes que buscam realizar o teste por dia, quando em outras épocas essa média diária não passa de 15 pacientes.
 
Segundo o coordenador do programa de Aids e DSTs, Luciano Salvador, isso se deve às atitudes de risco do sexo desprotegido, muito comum no período de festas, como o carnaval. " O usuário que nos procura alega ou o rompimento do preservativo durante o ato sexual ou que bebeu demais, perdeu a cabeça e se esqueceu de usar a camisinha" .
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em todo o ano de 2012 o programa realizou 3.565 testes de HIV, cujo resultado é divulgado em apenas 15 minutos após a coleta do sangue. No ano passado 96 testes foram reagentes, ou seja, deram positivo para o vírus HIV. " O mês que mais tivemos casos novos de HIV em Vila Velha foi julho, com 15 exames reagentes" , salientou Luciano Salvador.
 
Ainda segundo informou a secretaria, caso o resultado seja reagente, o paciente começa imediatamente a ser acompanhado por uma equipe de profissionais e será cadastrado no programa DST/HIV/Aids. Fazendo parte desse programa, ele receberá sem custo toda a medicação e o atendimento médico. " Temos disponíveis em nossa farmácia todos os antirretrovirais (medicação específica para o tratamento do paciente com HIV), e a escolha do remédio vai depender da avaliação do infectologista e dos exames clínicos do paciente" , disse Luciano.
 
Atualmente, cerca de 1.500 pacientes com HIV estão cadastrados no sistema em Vila Velha. Eles são atendidos por uma médica infectologista, uma ginecologista, uma gastroenterologista, uma proctologista, além de quatro enfermeiros, uma farmacêutica bioquímica, uma assistente social e uma dentista. " Se o paciente precisar de um médico de outra especialidade o programa encaminha para o profissional disponível na rede municipal de saúde" , explicou Luciano Salvador.

Teste de sífilis
No município, o programa também realiza outros testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Em 2012 foram coletados em Vila Velha 1.816 exames VDRL (para detectar a sífilis), com 113 casos reagentes. Exames para a detecção de hepatite B (HBSAG) foram 2.557, com 16 resultados reagentes. No caso da Hepatite C, o programa contabilizou 2.416 testes, sendo 23 resultados positivos. Assim como no caso do exame de HIV, todos os outros testes de DST têm a divulgação feita em apenas 15 minutos. " Nós só não divulgamos no mesmo dia quando os testes são realizados na sexta-feira. O paciente precisará retornar na segunda-feira" , disse o coordenador do programa.

Serviço especializado para crianças
Vila Velha conta ainda com o Serviço Especializado em Pediatria (SAE Pediátrico), que atende as crianças que nascem infectadas pelo vírus HIV, contraído na gestação ou no parto. Esta equipe tem dois médicos infecto-pediatras, além dos outros profissionais que assistem a população adulta. " As mulheres diagnosticadas com o vírus HIV que estejam grávidas ou por ventura engravidem têm um acompanhamento especial, para que durante a gravidez e o parto seja evitada a contaminação do bebê. Elas recebem medicação durante a gestação e o parto é monitorado por especialistas, que se asseguram de que não haja risco para o bebê ser infectado" . Dezoito crianças são assistidas no SAE Pediátrico de Vila Velha. Quando em fase de amamentação, todas recebem de graça o leite em pó, uma vez que o leite da mãe portadora de HIV é contaminante. " Fornecemos o leite em pó, além de dar uma medicação para que seque o leite da mãe, evitando que ela dê o peito por descuido ou por pressão dos parentes que não sabem de sua condição positiva para o HIV" .

Teste de HIV nos bairros
O programa vai reativar este ano o CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), que realiza testagem em bairros, além de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis para a comunidade local. O próximo bairro a ser visitado ainda está em análise. O CTA Itinerante é um micro-ônibus que tem um consultório preparado para receber os usuários e realizar a coleta de sangue para análise e a testagem também em 15 minutos para todas as DSTs.
 
Fonte isaude.net

Concurso CAGECE 2013 - Edital e Inscrição

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disponibilizou o edital de concurso público n° 01/2013 para o preenchimento de 315 vagas e também formação de cadastro reserva de pessoal dos níveis superior e técnico. O certame está sob a responsabilidade da FUNCAB e terá validade inicial de dois anos.
 
Cargos e remuneração
Do total de oportunidades abertas, 65 são para candidatos de nível superior e 250 para o nível técnico.
 
O cargos disponíveis são Advogado, Médico do Trabalho, Engenheiro (Civil/Sanitário, Mecânico, Elétrico, de Segurança do Trabalho, de Produção), Arquiteto, Analista de Gestão (com formação nas áreas de Administração/ Economia, Ciências Contábeis, Jornalismo/ Publicidade, Psicologia/ Pedagogia/ Outras Graduações com Especialização em RH, Biblioteconomia, Estatística, Informática e Geografia), Analista Químico, Biólogo, Tecnólogo (formação nas áreas de Eletromecânica e Saneamento) e Técnico Administrativo Operacional (áreas técnicas de nível médio em Segurança do Trabalho, Química, Enfermagem, Edificações ou Construção Civil, Eletromecânica, Eletrônica, Mecatrônica/ Automação Industrial, Eletrotécnica, Contabilidade e Saneamento).
 
A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos de nível superior, e R$ 1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.
 
Inscrições e Seleção
As inscrições serão realizadas através da internet, no site da FUNCAB (www.funcab.org) ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até o dia 31 de março de 2013. A taxa varia de R$ 58,00 (Médio/Técnico) a R$ 84,00 (Superior).
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio das seguintes fases:

- Para os empregos de Nível Médio/Técnico:

Fase Única: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório.

- Para os empregos de Nível Superior:

1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;

2ª Fase: Prova de Títulos, de caráter.
 
A Prova Objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 14 de abril de 2013, nos municípios de Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral. A critério da FUNCAB e da CAGECE, havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realização das provas e exames, esses poderão ser realizados em outras localidades.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 16 de abril de 2013, a partir das 12 horas.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Sagres - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sagres, Estado de São Paulo, através da empresa JS Organização de Concursos Públicos Ltda, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo destinado ao preenchimento de 12 vagas para cargos de níveis Médio e Superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 700,00 e R$ 1.141,05 em carga horária semanal de 20 a 40 horas.
 
As chances são para Monitor de Creche (02); Monitor de Atividades Sócio Recreativas - Projeto (01); Professor de Educação Infantil (01); Professor de Educação Básica I - Ensino Fundamental 1º a 5º ano (06); Professor PEB II - Ensino Fundamental - Inglês (01); Professor PEB II - Ensino Fundamental - de Educação Física (CR) e Fisioterapeuta (01).
 
A inscrição deverá ser efetuada até o dia 01 de março de 2013, em qualquer horário no site www.jsconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 10 de março de 2013 (domingo) às 9:30 horas, na EMEF - Prefeito Atílio Fani, sito a rua Vereador José Alexandre de Lima nº 306 centro na cidade de Sagres - SP.
 
O certame terá validade de 01 ano, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso CRTR - 5ª Região (SP)

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – 5ª Região, com jurisdição no Estado de São Paulo, através do Instituto Zambini, abriu edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de vagas existentes para os empregos públicos, bem como para formação de cadastro reserva.
 
O concurso tem a intenção de ocupar 78 vagas, sendo 03 imediatas e 75 para cadastro de reserva, em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 1.414,74 a R$ 2.719,76 em carga horária de 30 e 40h semanais.
 
O CRTR - 5ª Região concede, além dos benefícios legais, Plano de Saúde (Médico e Hospitalar), Vale Refeição no valor de R$ 25,00 por dia útil, Vale Alimentação no valor de R$ 140,00 por mês e Vale Transporte.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Advogado, Agente Administrativo e Atendente de Central de Informação.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 52,90 e R$ 72,90, serão realizadas exclusivamente pela internet no período das 10:00 horas do dia 04 de março às 16:00 horas do dia 28 de março de 2013, através do site www.zambini.org.br.
 
Provas e Gabaritos
As Provas Objetivas serão aplicadas nos Municípios de São Paulo/SP, Bauru/SP e Ribeirão Preto/SP, provavelmente, no dia 21 de abril de 2013. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de abril de 2013, a partir das 11h.
 
Validade
O concurso terá prazo de validade de 2 anos, prorrogável por mais 2 anos, a contar da data da homologação do certame.

Prefeitura de Sigefredo Pacheco - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Sigefredo Pacheco, Estado do Piauí, através do Instituto Machado de Assis, lançou edital de processo seletivo N° 001/2013, com o objetivo de preencher 25 vagas para cargos de níveis fundamental e médio. Os salários vão até R$ 784,00 em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Cargos
- Ensino Fundamental - Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais e Agente Comunitário de Saúde;
- Ensino Médio/Magistério - Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem e Professor;

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 28 de fevereiro de 2013. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 35,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 03 de março de 2013 no horário de 9h às 12h, na cidade de Sigefredo Pacheco, em locais e horários a serem divulgados.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 (horas) após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

Validade
O concurso terá validade de 01 ano a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Sigefredo Pacheco - PI.

Prefeitura de Nova Canaã do Norte (MT) abre processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Nova Canaã do Norte publicou através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 001/2013 para realização de processo seletivo visando a contratação, por tempo determinado, para o preenchimento das vagas existentes no município. O certame destina-se ao preenchimento de 35 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 12.436,00 e carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Ficam reservadas para fins de classificação final, 20% das vagas oferecidas, em cada perfil, às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Merendeira, Motorista, Monitor, Professor (Ciências, Língua Portuguesa e Pedagogo), Médico Clinico Geral e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições
Os interessados deverão se inscrever até o dia 13 de março de 2013, das 07h30min às 11h00min, na Coordenadoria de Recursos Humanos, Avenida Brasil, nº 27, Centro - Nova Canaã do Norte-MT.
 
Prova
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 23 de março de 2013, com início às 08h, na Escola Municipal Edson Ferreira de Carvalho, localizada na Av. São Paulo, esquina com a Rua Ademar de Abreu Lima Filho, na cidade de Nova Canaã do Norte – MT, sendo que sua duração será de no mínimo 01h00min e no máximo 03h00min.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 25 de março de 2013, a partir das 09h00min os quais serão publicados no mural da Prefeitura de Nova Canaã do Norte - MT e posteriormente no site www.novacanaadonorte.mt.gov.br.
 
O resultado final será publicado no mural da Prefeitura de Nova Canaã do Norte - MT, na Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Jornal Oficio do Município (AMM) e no site www.novacanaadonorte.mt.gov.br previsto juntamente com sua homologação para o dia 03 de abril de 2013.

Prefeitura de Japaraíba (MG) abre vagas

Divulgado através do Diário Oficial dos Municípios (26 de fevereiro de 2013), extrato do edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Japaraíba, em Minas Gerais. O certame destina-se à contratação em caráter temporário, de profissional médico, especificamente para atuação nas funções de Médico do Programa de Saúde da Família.
 
As inscrições serão realizadas no período de 04 a 08 de março de 2013, das 12:00 às 17:00 horas, na sede da Prefeitura de Japaraíba, localizada à rua Nossa Senhora do Rosário, nº 29, centro.
 
Maiores informações na Secretaria Municipal de Administração e Governo.

Concurso Fundação do ABC 2013 - Edital e Inscrição

A Fundação do ABC, por meio da Central de Convênios, lançou edital de processo seletivo N° 01/2013 para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva do Quadro de Pessoal da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Santo André. O concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social.
 
São distribuídas 2.068 vagas, sendo 517 imediatas e 1.551 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos, Vagas e Salários
Nível Fundamental
Copeira - 6 vagas efetivas + 18 CR - Salário de R$ 1.088,81;

Serviços Gerais - 8 vagas efetivas + 24 CR - Salários até R$ 1.067,20;
 
Nível Médio
Assistente Administrativo - 8 vagas efetivas + 24 CR - Salário R$ 2.863,28;

Auxiliar de Almoxarifado - 4 vagas efetivas + 12 CR - Salário R$ 1.067,20;

Auxiliar de Farmácia - 19 vagas efetivas + 57 CR- Salário R$ 1.214,54;

Auxiliar de Necropsia - 1 vaga efetivas + 3 CR- Salário R$ 1.184,68;

Oficial Administrativo - 18 vagas efetivas + 54 CR- Salário até R$ 1.392,90;

Recepcionista - 127 vagas efetivas + 381 CR- Salário até R$ 1.038,40;

Técnico em Enfermagem - 221 vagas efetivas + 663 CR- Salário até R$ 2.054,92;

Telefonista - 1 vaga efetiva + 3 CR- Salário R$ 899,42;

Condutor de Veículos de Urgência - 51 vagas efetivas + 153 CR- Salário R$ 2.253,33.
 
Nível Superior
Assistente Social - 6 vagas efetivas + 18 CR - Salário R$ 3.611,23;

Enfermeiro - 36 vagas efetivas + 108 CR - Salário até R$ 3.874,39;

Farmacêutico - 2 vagas efetivas + 6 CR - Salário R$ 3.810,50;

Fisioterapeuta - 4 vagas efetivas+ 12 CR - Salário R$ 2.901,12;

Psicólogo - 5 vagas efetivas + 15 CR - Salário R$ 3.353,74.
 
Inscrições
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 22 de março de 2013.
 
Taxas
R$ 29,50 para os cargos de nível fundamental;

R$ 44,50 para os cargos de nível médio e

R$ 59,50 para os cargos de nível superior.
 
Provas
A Prova Objetiva será realizada em São Paulo (SP) e na região do grande ABC, podendo ser em Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) ou São Caetano do Sul (SP), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 07 de abril de 2013, no turno da tarde. O gabarito será divulgado na data provável de 08 de abril de 2013.
 
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 04 de abril de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo esgotar‐se‐á após 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Garuva (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Garuva, em Santa Catarina, lançou através do Diário Oficial dos Municípios (26 de fevereiro de 2013), edital Nº. 001/2013 para realização de processo seletivo visando a contratação temporária de profissionais para atuarem na área da saúde do município.
 
São ofertadas 04 vagas de níveis fundamental e médio, com salário de até R$ 1.182,65 e jornada de trabalho de 220 horas mensais.
 
Cargos
Auxiliar Odontológico, Técnico de Enfermagem, Agente de Combate às Endemias e Agente Vigilância Sanitário.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 27 de fevereiro de 2013, das 13:30h às 16:30h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Papa João XXIII, Centro, Garuva/SC.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Fotocópia da Carteira de Identidade;

Fotocópia do CPF;

Fotocópia do certificado de conclusão (diploma) que comprove o atendimento aos requisitos mínimos de escolaridade;

Fotocópia do título de eleitor;

01 (uma) foto 3x4;

Comprovação de experiência através de declaração de trabalho anterior ou certificado do curso na área.

Provas
O processo seletivo será constituído de prova escrita e títulos.
 
A prova teórico-objetiva está prevista para ser realizada no dia 05 de março de 2013, em local e horário a serem divulgados no cronograma de execução, a partir do dia 28 de fevereiro de 2013, no mural da Prefeitura Municipal, no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no site www.garuva.sc.gov.br.
 
O gabarito será divulgado provavelmente no dia 06 de março de 2013, no mural da Prefeitura Municipal, no mural da Secretaria Municipal de Saúde e no site www.garuva.sc.gov.br.
 
A classificação final será divulgada a partir do dia 11 de março de 2013 no site www.garuva.sc.gov.br, no mural da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Validade
A validade da lista classificatória do processo seletivo será válida por 01 ano, a partir de sua homologação, prorrogável por igual período, por conveniência da administração, devendo ser respeitada sua ordem, para todas as contratações que tenham de ser efetivadas durante sua vigência.

Prefeitura de Belém do Piauí (PI) abre vagas

A Prefeitura de Belém do Piauí, cidade localizada a 383 km de Teresina, no estado do Piauí, publicou edital Nº. 001/2013 de teste seletivo. O certame realizará através do Instituto Machado de Assis, seleção por meio de provas para provimento de vagas e cadastro de reserva, para diversos cargos existentes no quadro de pessoal da prefeitura.
 
São ofertadas 49 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 5.000,00, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Será reservado 5% das vagas oferecidas neste certame aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Monitor de Capoeira, Digitador, Assistente Social, Psicólogo, Recepcionista, Monitor, Médico Plantonista, Odontólogo, Assistente Social, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Nutricionista, Professor, Monitor de Reforço Escolar, Monitor de Cultura, Arte e Educação Ambiental, Monitor de Esporte e Lazer, Monitor de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Engenheiro Civil, Gari, Motorista Categoria C / D e Engenheiro Agrônomo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2013, através do site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 20,00;

Nível médio: R$ 25,00;

Nível superior: R$ 70,00.
 
O candidato portador de necessidade especial que realizar inscrição via internet deverá imprimir cópia da ficha de inscrição juntamente com a documentação e postar até o dia 28 de fevereiro de 2013, via SEDEX, ao endereço do Instituto Machado de Assis – Rua Magalhães Filho, 1825, bairro Marquês, Teresina – PI, CEP 64002-450, sob pena de não ter sua inscrição efetivada.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 03 de março de 2013, no horário de 9h às 12h, em local a ser divulgado a partir do dia 01 de março de 2013 no site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das mesmas no site www.institutomachadodeassis.com.br.
 
Validade
A validade do teste seletivo será de 01 ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública municipal de Belém do Piauí - PI.

CETAS - RO abre processo seletivo

Foi divulgado edital N° 010/2013 de processo seletivo do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde - CETAS. O certame consistirá de Análise de Currículos e Títulos, tendo como objetivo o recrutamento e a seleção de 02 Instrutores para atuarem na execução do Modulo III do Curso Técnico em Nutrição e Dietética – TND, sendo 01 vaga para a contratação imediata e 01 vaga para formação do quadro de reserva técnica.

O valor da remuneração da unidade de hora-aula é R$ 29,00.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 27 de fevereiro a 06 de março de 2013 (exceto sábado, domingo e feriado), na Gerencia Regional de Saúde de Rolim de Moura, situada na Av. 25 de agosto s/n°., Centro e no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde – CETAS, Rua Rafael Vaz e Silva, n. 3047, Bairro Liberdade, Cep: 76.803-870, das 08 horas às 13:00 horas.

Após a realização do processo de avaliação, o resultado final será divulgado no dia 19 de março de 2013 no Diário Oficial e nos Sites: www.rondonia.ro.gov.br e www.cetas.ro.gov.br efixado nas dependências do Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde – CETAS e em jornais de ampla circulação em Rondônia e no Diário Oficial do Estado de Rondônia.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, publicada através de Edital no Diário Oficial do Estado de Rondônia, podendo ser prorrogado por igual período.

UFRN abre processo seletivo

Foi publicado o edital de processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São providas 06 vagas para Professor Substituto e Temporário nos campi Natal e de Caicó, bem como cadastros de reserva. Os salários previstos vão até R$ 4.472,00 por carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições para a Escola de Enfermagem e para os Departamentos de Direito/CERES, Engenharia Civil, Educação Física e História serão realizadas nos dias 26 a 28 de fevereiro de 2013. Já para o Departamento de Saúde Coletiva, Departamento de Pediatria e Núcleo de Educação da Infância, as inscrições serão realizadas no período de 26 de fevereiro a 1 de março de 2013, ficando os inscritos obrigados ao pagamento de taxa no valor de R$ 13,00.

As demais informações e o programa da seleção encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria da respectiva Unidade de Lotação e na página eletrônica da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progesp.ufrn.br).
 
O processo seletivo terá validade de 12 (meses).

Prefeitura de Iraceminha - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Iraceminha, Estado de Santa Catarina, publicou editais N°s 001 e 002/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 30 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 14.354,20 em carga horária de 10 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Professor, Psicólogo, Recepcionista, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo da CASAN, Médico ESF 1, Médico ESF 2, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, até às 14h59min do dia 08 de março de 2013.
 
Taxas
Dos valores da taxa de inscrição:

Para os cargos de 3° Grau Completo: R$ 80,00;

Para os cargos de 2° grau completo: R$ 60,00;

Para os cargos de Alfabetizado: R$ 30,00.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos regularmente inscritos e com inscrições homologadas, no dia 16 de março de 2013, das 8h30min as 11h30min, no Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, na Rua Tancredo Neves, centro, Iraceminha/SC. O gabarito preliminar será publicado no 1º dia útil após a realização da prova objetiva.
 
Validade
O certame terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de Campos Gerais (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Campos Gerais, Estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, publicou edital de processo seletivo N° 01/2013, destinado ao provimento de 65 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 6.879,77 em carga horária de 24 a 44h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, assistente social, auxiliar de serviços gerais, cirurgião dentista do sistema psf, educadora, enfermeiro, motorista, médico, oficial de serviços soldador, operador de máquinas e peb (professor de educação básica).

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br, entre 9h do dia 06 de março de 2013 até 23h59 do dia 17 de março de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Aos candidatos com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado Atendimento presencial na Sede da Prefeitura Municipal de Campos Gerais, situada à Rua 25 de Dezembro, nº 410, Centro, CEP 37160-000, Campos Gerais/MG, exceto aos sábados, domingos e feriados, no horário de 12h às 17h.

Provas
O certame constará de Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Prática.

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Campos Gerais, provavelmente, no dia 07 de abril de 2013, às 9h. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 09 de abril de 2013, às 14h.

A relação de candidatos inscritos, o local de realização das Provas e confirmação de data e horários serão divulgados até 14h do dia 01 de abril de 2013. A Prova Prática será realizada no Município de Campos Gerais, no dia 07 de abril de 2013, com início às 13h.

Validade
O prazo de validade do certame é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Ubarana - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Ubarana, Estado de São Paulo, abriu edital resumido de processo seletivo N° 01/2013, para contratação por tempo determinado das funções de fonoaudiólogo, engenheiro civil, médico, agente de desenvolvimento infantil e professor para eventuais substituições pelo prazo de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, à critério da Administração.

O certame será realizado através da empresa Consultoria e Assessoria Educacional, Empresarial e Tributária S/S Ltda. São providas várias vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários que podem chegar até R$ 3.519,74 por carga horária de 30 e 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço eletrônico: www.exitusconcursos.com.br, durante o período de 04 a 18 de março de 2013, horário de Brasília (DF). As taxa variam de R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

O Edital completo, contendo os demais requisitos para a inscrição e programa e demais publicações referentes a este Processo Seletivo serão divulgados através da impressa escrita no Jornal “Folha do Povo”, onde somente serão publicados os extratos dos referidos documentos, sendo que a divulgação na íntegra dos mesmos ocorrerá através da afixação no átrio da Prefeitura Municipal, no Departamento Municipal de Educação, sitos à Rua João Virginio dos Santos, 505 – Centro e no endereço eletrônico: www.exitusconcursos.com.br. Para todos os efeitos legais a contagem dos prazos se dará a partir da data de publicação no Jornal “Folha do Povo”.

Prefeitura de Alvorada do Sul (PR) abre vagas

A Prefeitura de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, através da Fundação Municipal de Saúde, publicou extrato do edital N° 001/2013 de processo seletivo para provimento de 23 vagas aos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 1.814,98 em carga horária de 24 a 40h semanais.

As oportunidades são para os cargos de Odontólogo (02); Médico-Veterinário (01); Fonoaudiólogo (01); Vigia (05); Auxiliar Administrativo (02); Agente Comunitário de Saúde (10); Operador / Técnico de Raio X (01); Auxiliar de Serviços Gerais (Cozinheira) (01).

As inscrições, inteiramente gratuitas serão realizadas até o dia 13 de março de 2013, de segunda à sexta-feira, no horário das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas, por meio de preenchimento pelo candidato da Ficha de Inscrição no seguinte endereço: sede da Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, sita à Praça Prefeito Antônio Souza Lemos, 32.
 
Aos cargos de odontólogo, medico veterinário e fonoaudiólogo; Técnico de Raio X , a classificação se dará a melhor pontuação obtida com a analise do currículo, e o resultado até 05 dias úteis após homologação das inscrições. Aos cargos de auxiliar administrativo, agente comunitário de saúde, vigia e auxiliar de serviços gerais - cozinheiro, a classificação se dará com a melhor pontuação obtida em prova (80%) e currículo (20%) , sendo que as provas serão dia 17 de março as 9 horas na Escola Municipal Semente do Saber de Alvorada do Sul.

Processo seletivo Prefeitura de Alvorada do Sul - PR

A Prefeitura de Alvorada do Sul, Estado do Paraná, abriu extratos dos editais N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao prenchimento de 15 vagas para os cargos de Professor Magistério, Operador de maquinas (patrola e pá carregadeira) e Técnico de Informática de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar até R$ 1.141,48, com carga horária de 20 e 40h semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 11 de março de 2013, de segunda à sexta-feira, no horário das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas, por meio de preenchimento pelo candidato da Ficha de Inscrição no seguinte endereço: sede da Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, sita à Praça Prefeito Antônio Souza Lemos, 32.
 
Não será cobrado taxa de inscrição.
 
Ao cargo de operador de maquinas a classificação se dará a melhor pontuação obtida com a análise do currículo (Maximo nota 3,0) e de prova prática (máximo nota 7,0).
 
A cargo de técnico de informática a classificação se dará a melhor pontuação obtida com a analise do currículo. Maiores informações poderão ser obtidas junto a PMAS - Divisão de RH, pelo telefone (43) 3661-1177. O Edital completo e seus anexos estarão disponíveis no quadro de Editais da Prefeitura Municipal, no site www.alvoradadosul.pr.gov.br.
 
Ao cargo de professor a classificação se dará a melhor pontuação obtida com a analise do currículo, e o resultado após 24 horas da homologação das inscrições.

Unicentro abre vagas

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), estado do Paraná, publicou edital n° 010/2013-DIRCOAV/UNICENTRO de teste seletivo. O teste seletivo tem como objetivo admitir 44 Professores Colaboradores, para atuarem por tempo determinado na Unicentro.
 
Os novos profissionais perceberão remuneração em torno de R$ 1.802,86 a R$ 7.984,08, conforme a titulação e o regime horário de trabalho.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 80,00, serão realizadas até o dia 07 de março de 2013, através do site www.unicentro.br e a entrega da documentação exigida para a inscrição é feita nos campus abaixo descritos, até o dia 08 de março de 2013:
 
Protocolo do Campus Santa Cruz - situado à Rua Salvatore Renna – Padre Salvador, 875, Santa Cruz, Guarapuava/PR, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h30min e das 19h às 22h30min;

Protocolo do Campus CEDETEG - situado à Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03, Vila Carli, Guarapuava/PR, das 8h às 11h30min, das 13h às 17h30min e das 18h30min às 22h;

Protocolo do Campus de Irati - PR 153, Km 07, Riozinho, Irati/PR, das 8h às 12h, das 13h às 17h30min e das 19h às 22h30min;
 
Os documentos deverão ser entregues pessoalmente ou por correspondência postada por SEDEX para o seguinte endereço:
 
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Diretoria de Concursos, DIRCOAV - TESTE SELETIVO PARA PROFESSORES COLABORADORES – EDITAL Nº 010/2013-DIRCOAV/UNICENTRO - Rua Salvatore Renna - Padre Salvador (Antiga Presidente Zacarias), 875 – Santa Cruz, Caixa Postal 3.010 – Guarapuava, PR – CEP 85.015-430.
 
Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova didática e de títulos.
 
O sorteio da prova didática está previsto para o dia 25 de março de 2013, às 08:00 horas. Já a prova didática será realizada na data provável de 26 de março de 2013, nos campus de Santa Cruz e Irati.
 
O horário de realização da prova didática será divulgado através do edital de homologação e convocação para a prova didática, a ser expedido pela Diretoria de Concursos, a partir do dia 14 de março de 2013.
 
Validade
A validade do teste seletivo será de um ano, a contar da data de publicação do edital de aprovação e classificação.
 

Edital / Publicações

Como rigorosas exigências já afetaram dezenas de pacientes da AACD

Crédito: Ricardo Benichio
Igor  realizou seis cirurgias para conseguir locomover-se normalmente
 
Há cerca de dois anos, Igor Pereira, de dez anos, se preparava para encarar uma cirurgia na coluna, quando esbarrou em determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
 
Igor nasceu com mielomeningocele – espécie de atrofiamento na coluna, e realizou seis cirurgias para conseguir locomover-se normalmente. Alérgico ao látex enfrentou alguns cancelamentos cirúrgicos devido à falta de luvas no País.
 
Postura ereta, ágil, de cabelos longos e trejeitos tímidos, Igor Pereira, de dez anos, não parece que começou a andar mais tarde do que a maioria das crianças. Mas seus primeiros passos foram aos cinco anos de idade depois de três cirurgias nas pernas, debilitadas pela má formação na coluna, caracterizada pela mielomeningocele.
 
“Se não fossem as cirurgias, ele estaria se arrastando até hoje”, afirma a mãe de Igor, Sheila Pereira, que o acompanha sempre que necessário até a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Igor precisou de seis cirurgias para poder ter a flexibilidade de hoje, podendo correr normalmente.
 
De ônibus, a maratona de uma hora e vinte minutos de Santo André, na região do ABC, até a entidade, localizada na Vila Clementino, zona Sul de São Paulo, já foi mais constante e penosa do que atualmente. Há dois anos, Igor se preparava para encarar a primeira cirurgia na coluna, quando esbarrou em determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Na época o mercado brasileiro enfrentava a falta de luvas cirúrgicas sintéticas (livres do látex) devido a exigências da Agência para a importação do produto.
 
“O momento mais complicado foi quando a cirurgia foi cancelada três vezes em um período de dois meses. A gente se preparava, conversava na escola, e eles cancelavam por falta do material”, relembra Sheila. A exigência de certificação compulsória, passando pela aprovação do Inmetro dificultava a importação desse tipo de produto ao Brasil; o que causou cerca de 60 cancelamentos de cirurgia na AACD na época.
 
Estima-se que em torno de 2% da população mundial tenha alergia ao látex, estando sujeita a reações graves. Entre os grupos de maior risco estão os profissionais de saúde e pacientes com malformações. Entre àqueles com espinha bífida, caso do Igor, a incidência de alergia gira em torno de 30%.
 
Com 10% dos pacientes em risco de alergia, a AACD foi uma das mais impactadas pela restrição da Anvisa e, por isso, uniu forças com outras entidades e fornecedores a fim de alterar a regra de importação.
 
A pressão surtiu efeito e a Agência autorizou – excepcionalmente -, em março de 2010, que hospitais importassem luvas cirúrgicas sem látex sem ter que passar pelo processo de qualidade exigido desde dezembro de 2009.
 
Em maio de 2012, a ação civil pública proposta pela Ministério Público Federal, exigindo mudanças na regulamentação, foi arquivada após a confirmação de que a Anvisa publicou a Resolução 55/2011, isentando a importação de luvas cirúrgicas e não-cirúrgicas livres de látex da certificação compulsória.
 
“Hoje não faltam luvas. O atendimento às pessoas intolerantes ao látex está garantido”, afirma o gerente médico do Hospital Abreu Sodré/AACD, Mauro Morais.
 
Apesar de menos flexível e com preço dez vezes maior ao da luva com látex, segundo Morais, a sintética é a única que protege os pacientes suscetíveis a riscos de alergia; evitando irritação na pele, ulcerações, eczema, urticárias, rinite e até choque anafilático.
 
Atualmente, a Ansell, empresa de capital australiano, é a principal fornecedora de luvas livres de látex da AACD. “Hoje conseguimos importar, mas o processo ainda é burocrático principalmente na etapa de registro do produto”, diz a gerente de marketing para Produtos Médicos da Ansell no Brasil, Adriana Sena-Tramel.
 
Além das luvas 100% livres de látex, a fabricante, que fatura US$ 1,2 bilhão por ano, desenvolveu uma luva com uma tecnologia, batizada de SureFit Technology™, que possui um punho especial que permite cobertura extra, evitando que a luva enrole em direção à mão, mantendo-se presa ao jaleco médico. De acordo com Adriana, esta é a maior queixa dos profissionais de saúde ao utilizarem o material mais comum.
 
Fonte Saudeweb

SP entrega 20 novos leitos para dependentes químicos

Agora, o Estado de São Paulo passa a contar com 910 leitos específicos,
 em clínicas próprias ou serviços contratados, para dependentes químicos
Governo do Estado vai investir cerca de R$ 2 milhões por ano para custeio das novas vagas destinadas a adultos
 
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entrega, oficialmente, nesta terça-feira (26), 20 novos leitos exclusivos para tratamento gratuito de dependentes químicos. As vagas, disponibilizadas no Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental (Caism) “Dr. David Capistrano da Costa Filho” da Água Funda, serão custeadas integralmente pelo governo do Estado.
 
Agora, o Estado de São Paulo passa a contar com 910 leitos específicos, em clínicas próprias ou serviços contratados, para dependentes químicos. A meta é que até 2014, o Estado conte com 1,2 mil leitos, ampliando em 149 % a capacidade total de internação. Em 2011 eram 482 leitos.
 
Os 20 leitos serão destinados aos dependentes químicos do sexo masculino, acima dos 18 anos. No Caism, durante o tratamento, os pacientes são atendidos em grupos semanais por equipes multiprofissionais, composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira e psiquiatra. Também são realizados grupos operativos e psicoeducacional e de atendimento familiar.
 
Para os internos, há atividades físicas diárias, como alongamento e aulas práticas na quadra de esportes, além da realização de festivais esportivos. Já nas oficinas terapêuticas, os pacientes podem desenvolver atividades de acordo com sua compreensão e habilidades, como trabalho em madeira ou materiais recicláveis, decoupage, mosaico, pintura, cordas, crochê, costura, bordado, pinturas em tecidos, entre outras.
 
Somente de janeiro a outubro de 2012, foram realizadas 454 internações na unidade. Em média, em 2012, o Caism realizou, por mês, cerca de 485 atendimentos ambulatoriais, incluindo o atendimento oferecido a pacientes psiquiátricos.
 
O Centro mantém um vínculo com os Caps-AD (Centros de Atenção Psicossociais em Álcool e Drogas) e, somente após agendamento ambulatorial, é que o paciente poderá receber alta para dar continuidade ambulatorial ao tratamento.
 
“A dependência química é dos grandes males da atualidade e um problema que envolve também a saúde pública. Por isso, estamos investindo cada vez mais na ampliação da rede de atendimento aos dependentes para garantir que eles tenham um tratamento adequado e eficaz que os ajudem não só no processo de reabilitação, mas também no processo de ressocilização”, diz Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.
 
Fonte Saudeweb

Prescritos por médicos, antibióticos são ineficazes contra sinusite

sinusite Prescritos por médicos, antibióticos são ineficazes contra sinusite
O estudo mostra a inutilidade dos antibióticos para tratar a
 sinusite comum, com frequência de origem viral
Um estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association(Jama) revelou que os antibióticos são ineficazes contra a maioria das infecções dos seios nasais, embora com frequência sejam prescritos por médicos.
 
Segundo o otorrinolaringologista Jay Piccirillo, da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, principal responsável pelo teste clínico, as pessoas que sofrem de sinusite [inflamação da cavidade nasal e dos seios nasais] não se sentem melhor ou apresentam menos sintomas quando tomam antibióticos.
 
O estudo mostra a inutilidade dos antibióticos para tratar a sinusite comum, com frequência de origem viral. De acordo com os pesquisadores, a maioria das pessoas se recupera sozinha.
 
No trabalho, , efetuado com 166 adultos, os participantes foram divididos em dois grupos: o de participantes tratado com antibióticos e um grupo de controle, cujos participantes tomaram um placebo.

Os autores da pesquisa afirmam que, nos Estados Unidos, um em cada cinco antibióticos com receita é prescrito para tratar a sinusite. E em vista da resistência crescente dos antibióticos como resultado de seu uso excessivo, era importante saber se estes medicamentos são eficazes contra a sinusite, disseram os especialistas.
 
Para a outra autora da pesquisa, Jane Garbutt, professora associada de medicina na Universidade de Washington, os antibióticos são muito receitados pelos clínicos gerais, mas muitas vezes não são eficazes.
 
Baseados no estudo, os cientistas recomendam, no lugar de antibióticos como a amoxicilina, tratar a dor da sinusite com analgésicos (aspirina, ibuprofeno) e a congestão nasal com descongestionantes.
 
A sinusite é uma doença da mucosa que reveste os seios da face, e muitas vezes, há também a inflamação da mucosa do nariz. Nas pessoas com a doneça, ocorre pouca movimentação dos cílios, o aumento da viscosidade na secreção ou a obstrução dos canais dos seios da face dificulta o movimento da secreção.
 
Dentre os sintomas mais comuns da sinosite estão obstrução das vias aéreas, dificuldade para respirar e dor de cabeça.
 
Fonte Corposaun

Uso inadequado de antibióticos no tratamento de vacas leiteiras

Uso inadequado de antibióticos por produtores rurais e médicos veterinários no tratamento de doenças infecciosas de vacas leiteiras tem contribuído para a presença de resíduos de antimicrobianos no leite.

O pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Alimentos da Faculdade de Ciência Farmacêutica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Victor Braule Pinto Marques, aponta que se a quantidade e o tipo de antibiótico contida no leite e seus derivados se apresentar de forma alta, o perigo de reações alérgicas pode causar danos graves à saúde, conforme predisposição do consumidor. Em seus estudos, Victor Braule Pinto Marques buscou normatizar metodologias para a verificação da quantidade de limites máximos desses antibióticos no queijo.

A pesquisa foi estimulada pelo aumento do interesse na avaliação de resíduos de antibióticos em alimentos . Neste campo, limites máximos de resíduos (LMR) para antibióticos em leite foram estabelecidos em todo o mundo.

"Uma política rigorosa de controle desses resíduos é fundamental devido aos impactos para a saúde humana. O alto nível dessas substâncias em derivados do leite pode provocar reações alérgicas, como urticárias, dermatites ou rinites e asma brônquica, além de risco de choque anafilático em casos de indivíduos sensíveis a estes antibióticos, e desequilíbrio da microbiota intestinal. As reações são relacionadas principalmente às penicilinas” , afirma Marques.
 
O estudo demonstra que é necessária uma legislação que possua uma normatização dos métodos de extração de antibióticos, para aumentar a comercialização, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias.
 
Alegando esta razão, alguns países adotam barreiras sanitárias a matérias-primas, agropecuárias e produtos alimentícios importados, o que interdita muitos produtos com excesso de antimicrobianos.
 
O pesquisador afirma que novos estudos são necessários para aperfeiçoar as metodologias apresentadas em sua pesquisa, promovendo a avaliação da validação dos parâmetros estabelecidos para outros tipos de queijo.

Fonte Corposaun