Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Suplementação com ferro melhora desempenho escolar na China

A suplementação de ferro pode ajudar crianças a melhorar o desempenho escolar, revela um estudo feito na China e apresentado nesta terça (26) em conferência que reúne as academias mundiais de ciência (IAP) no Rio.
 
A deficiência de ferro atinge um terço das crianças que vivem em áreas rurais na China e afeta a capacidade de concentração e de estudo.
 
Embora não seja o único fator para o deficit de aprendizagem, talvez seja um dos mais fáceis de solucionar, segundo Linxiu Zhang, uma das pesquisadoras que conduziu o trabalho e que é membro da academia chinesa de ciências.
 
O estudo envolveu crianças de 60 escolas da província Shaanxi. Em metade dos estabelecimentos de ensino, os alunos receberam 5 mg de ferro por dia. No restante das escolas, o suplemento não foi oferecido.
 
Ao final do período, houve melhora especialmente nos testes de matemática das crianças que receberam a suplementação diária.
 
Após a pesquisa de Zhang e seus colegas, que durou quatro anos, o governo chinês lançou um novo programa nutricional para 680 áreas pobres.
 
Outro problema que afeta o aprendizado são as deficiências visuais. Segundo Zhang, um outro estudo mostrou que 30 mil crianças entre 10 e 12 anos testadas nas províncias de Gansu e Shaanxi tinham problemas visuais, mas apenas 2% delas usavam óculos.
 
"Com resultados baseados em evidência, conseguimos ser ouvidos pelos dirigentes nacionais", disse Zhang, lembrando a importância de os pesquisadores encontrarem caminhos efetivos e economicamente viáveis para a implantação de políticas públicas.
 
Atualmente, o ensino superior é o grande gargalo na educação na China. Nos grandes centros urbanos, 70% dos estudantes vão para a faculdade, mas nas áreas rurais esse índice cai para menos de 5%.
 
Mais informações sobre o estudo chinês: www.reapchina.org .
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário