Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cardíacos desconhecem gorduras que fazem bem

67% dos pacientes em tratamento não possuem o hábito de ler o rótulo dos alimentos

Levantamento realizado no hospital estadual Dante Pazzanese aponta que a maioria dos pacientes cardíacos não conhece os tipos de gorduras que fazem bem à saúde.

O estudo, feito com 600 pacientes em tratamento na instituição, também revela que 67% não têm como hábito ler os rótulos dos alimentos.

Entre os tipos de gorduras que fazem mal à saúde, a trans e a saturada são as mais conhecidas, sendo consideradas ruins por 81,5% dos entrevistados. Já entre os tipos que fazem bem, 55% dos pacientes desconsideraram a gordura insaturada que, pelo contrário, é indicada para a boa saúde do coração.

Outro equívoco muito comum é em relação aos alimentos fontes de gordura. Assim como a bolacha recheada e a manteiga, que foram apontadas corretamente como alimentos menos saudáveis, a maionese também foi tida como um alimento rico em colesterol e gorduras ruins pela maioria dos entrevistados, o que não é verdade.

“A maionese possui um perfil nutricional bom porque é fonte de gorduras poli-insaturadas, não contém gordura trans e oferece baixo teor de colesterol”, explica Daniel Magnoni, médico da Divisão de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese e coordenador da pesquisa.

Além da maionese, outro alimento apontado erroneamente por 65,5% dos pacientes como fonte de colesterol e por 60% com excesso de gordura ruins foi o Ketchup, que por ser produzido a partir de tomates, não possui gorduras.

“Através dessa pesquisa, foi possível perceber que a maioria dos pacientes que precisam de uma alimentação adequada porque tratam problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol elevado, não sabem quais são os tipos de gorduras mais saudáveis nem os alimentos que possuem um perfil nutricional mais adequado. Com isso, percebemos algumas contradições no cruzamento dos dados e verificamos pontos importantes que precisam ser reforçados junto à população”, ressalta Magnoni.

Fonte Band

Nova técnica para reduzir gordura faz sucesso

Aparelho elimina até 25% da gordura com método de congelamento de células

Emagrecer e perder aquelas gordurinhas indesejáveis nunca foi tão fácil com o novo recurso de redução de gordura, o Coolsculpting.

O aparelho chegou há pouco tempo ao país e já é sucesso entre as brasileiras. Diferente dos equipamentos criados para a mesma finalidade, ele elimina gorduras por meio do congelamento de células e não através do aquecimento.

A dermatologista Roberta Bibas é a única que oferece o tratamento no Rio de Janeiro.

Sem necessidade de lipoaspiração, com este novo método é possível reduzir em até 25% a camada de gorduras de algumas regiões do corpo. "O Coolsculpting é o primeiro tratamento para redução de medidas, não invasivo, realmente eficiente", garantiu a especialista.

Uma peça acoplada ao aparelho funciona como uma ventosa, sugando a região a ser tratada. As ondas de frio cristalizam as células gordurosas, que sofrem morte natural após três semanas.

Segundo a dermatologista, cada sessão dura de uma a duas horas, dependendo do tamanho da região a ser tratada. "São indicadas até duas sessões, com intervalo de dois meses entre elas. Vemos a olho nu a redução expressiva da gordura localizada da região já após a primeira etapa do tratamento", constatou.

Fonte Band

Nutricionista avalia cuidados com ovos light

Especialista alerta consumidores especiais com restrição dietética

A Páscoa se aproxima e o que não faltam são opções de ovos de chocolate. Para os consumidores especiais com restrição dietética, o mercado dispõe de uma série de produtos. São ovos com chocolate diet, ovos com chocolate de soja e até ovos feitos com alfarroba.

Karina Barros, consultora de nutrição da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres, Diet e Light), alerta esse público e afirma que exagerar no consumo de ovos dietéticos também pode contribuir para o ganho de peso pois os ovos dietéticos têm um teor de gordura aumentado.

O ovo de chocolate light deve ter redução de 25% de alguma substância, seja de gorduras, açúcar ou sódio. Aos consumidores mais equilibrados, a nutricionista dá uma boa notícia. "Um pedaço de chocolate com 30 gramas tem aproximadamente 150 calorias e pode ser consumido de 2 a 3 vezes por semana. Não vai engordar", destaca ela.

No entanto, os chocolates devem ser consumidos com moderação, mesmo naquelas versões de ovos com mais cacau. "Há muitos benefícios com o consumo de chocolate acima de 50% de cacau por conta da função antioxidante. Mas, as quantidades ingeridas devem ser pequenas", adverte.

Fonte Band

Estresse mental, quando o trabalho pesa

Os computadores, os robôs, os sistemas de telecomunicações, a informação, as redes wi-fi, o e-mail e a automatização revolucionaram o mundo da produção, o comércio e o trabalho, mas também apresentam um lado obscuro para quem precisa utilizá-los.

Se as doenças ligadas às novas tecnologias são uma das novidades mais recentes na medicina do trabalho, o estresse mental, transtorno relacionado aos elevados níveis de atenção, concentração e esforço intelectual que o desenvolvimento tecnológico impõe ao trabalhador, é uma das últimas incorporações aos catálogos das tecnodoenças.

"As doenças profissionais relacionadas às novas tecnologias que surgiram nos últimos anos são tão recentes que em alguns casos seu diagnóstico e classificação ainda estão sendo desenvolvidas", explicou o Antonio Iniesta, presidente da Associação Espanhola de Especialistas em Medicina do Trabalho (AEEMT).

Segundo um estudo recente da Universidade de Huelva (UH), na Espanha, o estresse mental está aumentando cada vez mais entre os trabalhadores.

Fonte MSN

Pistas para a causa da calvície de padrão masculino

Pesquisadores identificaram um processo biológico que antes não se sabia que tivesse um papel na queda de cabelos em homens.

Publicado no periódico Science Translational Medicine, o estudo descobriu que o composto lipídico denominado prostaglandina D2 (PGD2) possui um papel na inibição do crescimento dos cabelos.

O estudo "provavelmente dará origem a novos produtos para o crescimento capilar, baseados na biologia da prostaglandina", afirma Anthony Oro, biólogo especialista em tecido epitelial da Universidade de Stanford, na Califórnia, que não participou do estudo.

A calvície de padrão masculino, ou alopecia androgenética (AGA), afeta cerca de 80 por cento dos homens em determinado momento da vida. O único fator predisponente - uma mutação em um receptor de testosterona - foi identificado e é encontrado em apenas uma minoria dos homens com alopecia androgenética. Outras causas são, em grande parte, desconhecidas e os tratamentos atuais foram descobertos por acaso - a Finasterida (também conhecida como Propecia) foi prescrita originalmente contra o aumento da próstata e o Minoxidil (também conhecido como Rogaine) contra a hipertensão. Os mecanismos moleculares desses medicamentos não estão claros.

Fonte MSN

Pesquisa da UFSM aponta benefícios do guaraná no combate a doenças

 Pesquisa da UFSM aponta benefícios do guaraná no combate a doenças Cleferson Comarela Barbosa/Stock.xchng
Fruto seria preventivo contra obesidade, hipertensão, doenças cardíacas e até câncer

O nome parece complicado: Laboratório de Biogenômica. Mas é dentro do espaço do departamento de Morfologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que um grupo de pesquisadores investiga algo que faz parte da vida de todas as pessoas: a interação entre a herança genética e os fatores ambientais que influenciam no desenvolvimento, em especial no envelhecimento.

Apesar de não terem encontrado a fórmula do elixir da juventude, os pesquisadores acreditam que já fizeram descobertas que podem ajudar as pessoas não só a viver mais tempo, mas também a viver melhor.

Um desses estudos, sobre o guaraná, transformou-se em referência mundial e está despertando o interesse de diferentes países. A pesquisa foi realizada na cidade amazonense de Maués, em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade. O que chama a atenção por lá é que 1% dos cerca de 50 mil habitantes tem mais de 80 anos, quando a média nacional de octogenários é de 0,5%.

A longevidade dos idosos de Maués é o centro da pesquisa desenvolvida pelos professores doutores Euler Ribeiro e Ivana Beatrice Mânica da Cruz. Ivana, que é formada pela UFSM, há mais de 20 anos se dedica ao estudo da biogenômica. Ela já fez parte de estudos que descobriram o efeito positivo de alimentos como a maçã, o vinho e o suco de uva sobre a saúde. Agora, ela está encantada com o guaraná.

Desde 2008, a equipe acompanhou os hábitos alimentares, a convivência com o meio ambiente, o uso frequente do guaraná, as atividades físicas e as características genéticas de 1.808 pessoas acima de 60 anos que moram em Maués, considerada a Terra do Guaraná, e de 1,5 mil moradores de Manaus, uma capital com as características comuns a cidades grandes. Os pesquisadores constataram que em Maués há menos obesidade, hipertensão, doenças cardíacas e câncer.

Ivana e Ribeiro acabam de lançar, no Rio de Janeiro, o livro Dieta Amazônica — Saúde e Longevidade, que ainda não chegou ao sul do país. Nele, mostram como o consumo de peixes e frutos, aliado à pratica de uma vida ativa e sem muito estresse, tem contribuído para a saúde da população amazônica. Além disso, desvendam os segredos de cerca de 20 frutos amazônicos, alguns acessíveis também por aqui, como é o caso do abacaxi.

— Eles (moradores de Maués) ainda têm uma dieta muito diferente da europeia, comem mais frutas e peixes e menos farinhas e carnes vermelhas. Além disso, remam muito, pois o barco é o principal transporte. Assim, fazem atividade física no dia a dia — conta Ivana.

Diferentes benefícios estão em estudo
O guaraná e outras frutas do Amazonas estão sendo estudadas por diferentes motivos. Olmiro Cezimbra de Souza Filho pesquisa os extratos de frutas que podem ajudar a combater o câncer de mama, Cristina da Costa Krewer analisa a relação do consumo do fruto com a diminuição da hipertensão e da obesidade, e Maria Izabel de Ugalde Marques da Rocha busca relações com a cicatrização.

Diante de tantos benefícios, alguém pode pensar que basta tomar guaraná para ter uma vida longa e saudável. Mas não é bem assim.

— O guaraná é considerado um alimento e, como tal, não deve ser ingerido em grandes quantidades todos os dias. Além disso, ele é estimulante, tem cinco vezes mais cafeína do que o café. Logo, não são todos que podem ingerir. O médico deve ser concultado — afirma Ivana.

E quando tomar? A pesquisadora não tem dúvidas: para quem está liberado pelo médico, ele é uma boa pedida principalmente antes de provas e prática de esportes. E não é preciso exagerar. Basta uma pequena quantidade de pó ou cápsulas, que deve seguir a orientação do fabricante, sem ultrapassar os 500 miligramas ao dia.

— Quem vai comprar guaraná deve tomar cuidado. Na Internet, às vezes, ele é vendido misturado com serragem. É melhor procurar uma farmácia ou loja especializada.

Fonte Zero Hora

Como os resfriados causam tosse

Embora quase todo mundo saiba que geralmente um resfriado nos leva a tossir, nem todos conhecem qual é a relação biológica entre estas duas coisas.

O problema é especialmente complicado para os asmáticos, que geralmente padecem com tosse e problemas de respiração de maneira mais acentuada. Parece difícil de acreditar, mas a medicina ainda não sabe exatamente como combater a tosse crônica em simples resfriados.

A origem da tosse como reação a um resfriado está na estrutura celular. Na membrana plasmática de determinadas células existem canais iônicos (conjuntos de proteínas que formam “túneis” para os íons), chamados de Canal Receptor de Potencial Transiente (TPR, na sigla em inglês). Tais canais seriam uma espécie de “sensores de tosse”.

Os canais TPR funcionam sob uma lógica de ação e reação. Perturbações ambientais externas, tais como poluentes no ar, mudanças de temperatura, fumaça de cigarro ou outras, além da inalação de substâncias tóxicas, são identificadas pelos canais TPR, que ativam o mecanismo de tossir.

Entre estes fatores que nos fazem tossir, o principal talvez seja o Rinovírus, agente dos resfriados mais corriqueiros que contraímos.

Pesquisadores irlandeses fizeram um estudo no qual pacientes asmáticos e pessoas saudáveis foram infectados com uma versão amena do Rinovírus. Comparando os resultados, eles perceberam que os asmáticos têm uma tendência natural a tossir mais ao serem infectados, mesmo que os outros sintomas do resfriado se manifestem de forma igual.

Isso sugere que há um vínculo exclusivo entre as duas coisas – resfriado e tosse -, ou seja, poderíamos obter um tratamento específico para reduzir a tosse durante o período de uma infecção. Este é o próximo obstáculo que os cientistas querem ultrapassar.

Fonte Hypescience

Conheça os perigos do açúcar

Robert Lustig é um médico americano da Universidade da Califórnia (San Francisco, EUA), especialista em obesidade. Recentemente, ele tem promovido uma campanha para que haja leis restritivas de consumo de açúcar semelhantes às existentes para o álcool e tabaco, o que limitaria especialmente o acesso das crianças a produtos açucarados. Será que existe motivo para tanta preocupação?

O endocrinologista, que lançou um vídeo no Youtube no qual fala sobre o assunto (que já ultrapassou 2 milhões de visualizações), cita como exemplo uma série de doenças. Ele defende que o número de problemas de saúde como pressão alta, doenças do coração e vícios alimentares eram muito menores há 30 anos, e o responsável pelo salto nos índices foi o açúcar.

Como exemplo, o médico cita diabetes. Em 2011, havia 366 milhões de diabéticos no mundo (o equivalente a 5% da população), mais do que o dobro em 1980. Mais ou menos nessa época, o mundo começou a se preocupar e eliminar a quantidade excessiva de gordura na alimentação. Mas ninguém sabia que alguns lipídios são bons para o organismo: a ordem era cortar o máximo de gordura possível.

De lá para cá, fomos substituindo a gordura por açúcar. No Reino Unido, por exemplo, os índices são alarmantes: desde 1990, o consumo de açúcar cresceu 35%. Entre as crianças, a ingestão de glicose representa 17% do total de calorias diárias. Como é que chegamos a esse ponto?

A resposta do médico americano está nos produtos industrializados. Nos últimos anos, conforme ele explica, todos já sabem que açúcar em excesso pode fazer mal. Por isso, substituímos o açucareiro pelo adoçante, por exemplo, e tentamos cortar o açúcar dos alimentos que nós mesmos preparamos.

O problema é que o “açúcar invisível”, já embutido no alimento que vem da fábrica, atinge uma quantidade cada vez maior de produtos. Se você examinar o rótulo dos produtos que colocou em seu carrinho de supermercado, vai descobrir que existe açúcar em coisas que você nem imaginava.

Muitas pessoas engordam, por exemplo, porque o açúcar é um inibidor natural da leptina, o hormônio através do qual o estômago diz ao corpo que “já está bom, pode parar de comer”. Algo como uma trava natural. Este e outros efeitos nocivos indiretos à saúde por parte do açúcar também são objeto de estudo do endocrinologista americano.

O caminho para a restrição de tais produtos, conforme o próprio Robert Lustig afirma, é complicado. A indústria alimentícia resiste às tentativas de baixar os índices de açúcar nos produtos por que acreditam – provavelmente com razão – que o consumo vai cair significativamente se os alimentos nas formas em que as pessoas estão acostumadas mudarem. A vontade de mudar, dessa forma, deve partir primeiramente do consumidor. [Telegraph]

Fonte Hypescience

Uma única pessoa adiciona 37 milhões de bactérias em uma sala

Os ambientes pelos quais transitamos são uma verdadeira sopa microbiana. Esta afirmativa foi feita por professores da Universidade Yale (New Haven, Connecticut), nos Estados Unidos. Entre bactérias existentes já no chão e em móveis, que relançamos ao ar quando nos movimentamos, além de outras que nós mesmos adicionamos, cada pessoa pode aumentar em 37 milhões o número de bactérias circulantes numa sala em uma hora.

Os pesquisadores chegaram nesse número a partir da análise biológica de uma sala de aula comum. O ambiente foi monitorado durante oito dias. Em quatro deles, a sala foi periodicamente frequentada, e nos outros quatro havia períodos em que ficava vazia. As janelas e portas permaneceram sempre fechadas e o ar condicionado operava normalmente.

Todas as emissões bacterianas na sala foram catalogadas. Conforme apuraram os cientistas, 18% de todas estas emissões partiram de humanos. Das 15 bactérias mais frequentes no ambiente, quatro eram diretamente associadas à ocupação por pessoas. A mais abundante de todas, aliás, era a Propinobacterinae, presente na pele humana.

A principal fonte de emissão das bactérias são os passos no chão e outros movimentos que recolocam os microorganismos no ar junto com a poeira. Pisos de carpete, por essa razão, são desaconselháveis, embora os especialistas expliquem que isto não chega a ser =um fator determinante. De qualquer forma, conforme afirmam os pesquisadores, conhecer as bactérias que inalamos pode ajudar a prevenir uma série de problemas respiratórios.

Fonte Hypescience

A cura para a obesidade estaria nas múmias

A obesidade se tornou uma epidemia moderna, e por isso muitos cientistas estão em busca de soluções para ela. Indo tão longe quanto pra trás em mais de 3 mil anos, um novo estudo está analisando a flora intestinal de microorganismos que vivem em múmias.

A ideia dos pesquisadores, para justificar a obesidade moderna, é que o uso desenfreado de antibióticos está nos deixando gordos.

O estudo sugere que os medicamentos estão causando mudanças permanentes nas bactérias que vivem dentro do nosso trato intestinal, aumentando o risco de obesidade e danificando o sistema imunológico.

Achou interessante? Além dos intestinos das múmias da América do Sul e Norte, os pesquisadores também estão atrás de fezes ancestrais, com esperança de encontrar bactérias de tempos em que os antibióticos não eram nem imaginados.

Análises com o DNA desses organismos já levaram a descoberta de que a flora de fontes antigas é diferente da moderna. “Elas parecem ser diferentes”, afirma Cecil Lewis, da Unviersidade de Oklahoma. “Minha primeira hipótese é que a água clorada e os antibióticos mudaram fundamentalmente a flora intestinal humana”.

“A associação entre os antibióticos e a obesidade é um ponto importante de se explorar”, afirma. “É muito cedo ainda para afirmar que devemos repovoar nossas entranhas com bactérias. Mas é com certeza uma ideia importante que precisa ser investigada”.

Fonte Hypescience

Propagandas antigas: Tem se divertido muito no carnaval? - Cafiaspirina

cAfiaspirinacarnaval
“Aproveite o mais possível esses dias felizes porque passam depressa e só voltam daqui a um ano. Se amanhecer cansado, com dor de cabeça. lembre-se de que Cafiaspirina é excelente contra esse horrível abatimento que invade o corpo e o espírito no dia seguinte a uma noite de farra!”
2 de março de 1935.

Fonte Estadão

Treino recuperação: respeitar os limites do corpo é importante na hora de fazer atividades físicas

É importante saber respeitar os limites do corpo
Se você treina continuamente e seu corpo não tem tempo para se recuperar dos esforços feitos durante sua rotina de exercícios, o risco de lesões e problemas de saúde podem comprometer seu organismo. Para evitar o chamado overtrainning, o ideal é fazer os chamados repousos em movimento ou treino de recuperação

O overtrainning  é o principal responsável pelas interrupções prolongadas nos treinos de uma atividade esportiva. Muitas vezes, além das dores é possível que o esportista (profissional ou amador) tenha ainda de fazer sessões de fisioterapia para voltar à sua normalidade.

“A importância de um treino de recuperação é evitar que a repetição de certos movimentos leve a um problema de saúde. Em vez de treinar exaustivamente o mesmo conjunto de movimento – o que é a base para se tornar um bom atleta ou esportista – o melhor é espaçar esses treinos, sem sobrecarregar o corpo”, explica André Pedrinelli, chefe do setor de Medicina Esportiva do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Pedrinelli explica que o treino de recuperação não interrompe os ganhos com as rotinas mais fortes. Ao contrário, é justamente ter uma variação nessas quantidades ou cargas de exercícios que vai garantir que o treino seja uma rotina de evolução.

“O corpo se desenvolve com sobrecarga. Então, com o passar do tempo, todo esportista tem de aumentar seus treinos e, portanto, seus limites. Mas intercalar com rotinas mais leves, que alternem os conjuntos de músculos usados e o tempo de exercício, auxilia o organismo para estar sempre pronto para o próximo nível no treino de evolução”, diz o especialista.

Esse tipo de treino é especialmente necessário após uma competição, por exemplo. “Depois de um estresse físico – ou mesmo emocional – como aqueles enfrentados em competições, é preciso fazer que o metabolismo volte a um nível ideal (que varia entre os indivíduos) ao mesmo tempo em que não se perde o treino feito anteriormente nem sobrecarregue o corpo que está se recuperando do excesso de atividade”, diz.

Treino de recuperação ajuda a manter a qualidade do treino
O treino de recuperação é, portanto, um profilático para o overtrainning. Mas se mesmo assim as dores ou problemas continuarem, o especialista indica que é bom observar se o indivíduo não está desenvolvendo o chamado “overuse” do corpo.

“O overtrainning é algo relacionado ao treino em si. Se a pessoa – especialmente os esportistas eventuais – não excedeu seu limite, faz o treino de recuperação e não tem outros problemas extrínsecos ao esporte, como uso de calçado ou equipamentos de segurança inadequados, então o problema pode ser o overuse”, explica.

Basicamente, o overuse é o uso excessivo de um conjunto de músculos e articulações, mas que pode ter origem fora do esporte, como no trabalho. Corredores que ficam muito tempo no trânsito podem ter dores nos calcanhares, mas isso não é relacionado com a corrida em si, mas aos problemas causados por movimentos repetitivos (como o uso do acelerador no automóvel).

“Por isso, se o indivíduo se cuida, faz a recuperação adequada, tem uma boa alimentação e mesmo assim tem problemas e dores durante a atividade física, é bom observar essas questões também. O ideal é procurar um especialista em medicina esportiva e verificar o que está acontecendo”, finaliza Pedrinelli.

Fonte O que eu tenho

Tenho HPV e meu parceiro não. Por que?

A infecção pelo vírus do papiloma humano, ou HPV, provoca não apenas complicações físicas. Fator de risco para o câncer no colo do útero entre as mulheres, a ginecologista Marcia Fuzaro, da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo), alerta para as complicações emocionais desta doença sexualmente transmissível. “Muitos relacionamentos acabam por conta da contaminação pelo HPV”.

Isso porque, por ser uma DST, quando um parceiro tem o vírus e o outro não, o primeiro pensamento que vem à mente é traição. Mas, segundo o ginecologista e obstetra José Focchi, também da SOGESP, este pode não ser o caso. “Existem três possibilidades: como o HPV é um vírus que demora para se manifestar, é possível que um dos parceiros tenha adquirido em algum relacionamento anterior e apenas agora tenha tido o diagnóstico. Em segundo lugar, é possível ter adquirido do próprio parceiro, ele te infectou e se resolveu”. Focchi explica que até 90% dos casos de HPV se resolvem espontâneamente, ou seja, sem tratamento.

“A última possibilidade seria da infecção não ter sido sexual. É extremamente raro, mas o contato com o vírus se dá entre pele/pele, pele/mucosa. Então, não é necessário haver sexo com penetração para que a transmissão seja possível”.

Vacina é eficaz apenas quando tomada antes do início da vida sexual
A principal e mais temida consequência do HPV é o câncer – nos homens de pênis e, entre as mulheres, no colo do útero, vaginal e anal.

Mais comum após os 30 anos, indica-se às mulheres o exame de rotina conhecido como papanicolal, ou citologia oncótica. O exame consegue detectar no microscópio lesões que não são visíveis a olho nu e não dão sintomas. São essas lesões que podem, mais tarde, se transformar em tumores e é possível tratá-las antes que isso aconteça.

Hoje já existe uma vacina que previne o HPV. E, exatamente porque previne e não cura as lesões, ela é indicada antes do início da vida sexual. Para o ginecologista Newton S. de Carvalho, da SOGESP, é importante que as mulheres tomem a vacina. Entre os homens os efeitos dela ainda são questionados.

“As vacinas são dadas em três doses, de aplicação no músculço e deveriam tomá-las antes do início da atividade sexual. Não existem na rede de saúde pública, mas deve ser uma questão de tempo pois muitos países já assumiram este tipo de atitude”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Jantar balanceado deixa seu metabolismo mais rápido

Comer à noite ajuda a emagrecer e também estimula o sono tranquilo

Importância
O jantar é a refeição que irá fechar a alimentação do dia com chave de ouro. Ele irá fornecer os nutrientes que faltam para que eles sejam fornecidos na quantidade adequada. Dessa maneira, como todas as refeições do dia, o jantar não deve ser omitido. Essa refeição irá preparar o corpo para o período de sono. Por isso, o jantar deve fornecer energia e um volume alimentar adequado, evitando sobrecarregar o organismo e permitindo um sono tranqüilo.

Receba dicas e todo o suporte para chegar ao peso dos seus sonhos. Comece agora sua Dieta com a ajuda do melhor Programa de Emagrecimento da Internet Brasileira. (Começar minha dieta)

Alimentos
Muitos mitos cercam o que comer no jantar. Mas o mito campeão é a afirmação de que não se deve comer carboidratos à noite. É importante lembrar que frutas e legumes são bons alimentos para essa refeição e eles têm como maior quantidade de nutrientes os carboidratos. Nas refeições principais, incluindo o jantar, nenhum nutriente deve ser priorizado. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Além disso, não é o carboidrato no jantar que fará com que haja o ganho de peso. O aumento de peso é decorrência de um excesso de calorias obtidas durante o dia, e não por causa do carboidrato consumido no período noturno.

Opções de alimentos
O maior cuidado que se deve ter ao fazer o jantar é ajustar o volume da refeição com o horário de se deitar. Por isso, deve-se fazer essa refeição, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama. Optar por alimentos menor quantidade de gorduras é o ideal. Assim, frituras e molhos à base de maionese e queijos devem ser evitados. Grelhados, verduras, legumes cozidos devem estar presentes no jantar. Até o arroz com feijão pode ser consumidos, adequando a quantidade à aceitação de cada pessoa.

Exemplo de jantar

- 3 colheres (sopa) cheias de feijão preto cozido (38,8 kcal / 1 ponto)
- 3 colheres (sopa) cheias de arroz branco cozido (91,5 kcal / 2 pontos)
- 2 colheres (sopa) cheias de couve refogada (12,6 Kcal / 0 ponto)
- 1 filé pequeno de carne bovina contra-filé grelhado (220 kcal / 7 pontos)
- 1 copo requeijão de limonada sem açúcar (17,6 kcal / 0 pontos)
- 1 unidade pequena de laranja (93,7 kcal / 1 ponto)

Total: 474,2 kcal / 11 pontos

Fonte Minha Vida

Como acelerar o metabolismo?

Comer mais vezes ao dia, mais rápido queima calorias

Se você está com alguns quilos a mais e muita dificuldade em perdê-los, é muito comum colocar a culpa no metabolismo preguiçoso. Mas será ele o verdadeiro culpado? Mais do que isso, o que você realmente pode fazer para acelerar o seu metabolismo?

O que é o Metabolismo?
O metabolismo é um conjunto de hormônios e enzimas que transformam calorias (comida) em energia, de uma maneira mais ou menos eficiente.

É ele quem estabelece o ritmo no qual você queima as calorias que consome e também o responsável pela velocidade com a qual você gasta ou acumula estas calorias.

O seu metabolismo sofre diversas influências como idade (o metabolismo lentifica cerca de 5% a cada década após os 40 anos), sexo (homens queimam mais calorias do que as mulheres), quantidade de massa magra (músculo) presente (quanto maior, mais rápido o metabolismo) e hereditariedade.

Ocasionalmente, problemas de saúde como o hipotireoidismo ou deficiência de outros hormônios também podem lentificar o metabolismo.

Acelerando o seu "motor"
Embora existam fatores difíceis de serem modificados, felizmente existem maneiras para acelerar o seu gasto diário de calorias. A melhor forma é a pratica regular de atividade física, que deve incluir exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, o que vai ajudá-lo a manter o seu ritmo metabólico a longo prazo.

As células presentes nos músculos queimam calorias mais rapidamente do que as células de gordura, mesmo durante o repouso.

Estudos revelaram que cada quilo de massa muscular queima 70 calorias por dia, enquanto cada quilo de gordura queima apenas quatro calorias por dia.

Embora 30 minutos de exercícios aeróbicos queimem mais calorias do que 30 minutos de fortalecimento muscular (musculação), nas horas seguintes ao exercício físico, é a musculatura trabalhada que será a responsável por sustentar o seu aumento no gasto metabólico. Em outras palavras, ter mais músculos significa que você pode comer mais e ganhar menos peso.

Coma mais vezes e queime mais rápido
Quanto mais vezes você come, mais rápido queimará calorias. Porções menores e mais frequentes ajudam a manter o seu metabolismo sempre em alerta.

O contrário também vale: se você passa muitas horas sem comer ou "pula" refeições, o seu metabolismo fica muito lento, poupando o gasto de energia.

Outro fator importante é que pessoas que "lancham" entre as principais refeições, tendem a comer uma menor quantidade durante o almoço e jantar, o que leva a uma diminuição expressiva da quantidade de calorias ingeridas diariamente, resultando em um aumento da taxa metabólica e uma diminuição da gordura corporal.

Comidas que aceleram a queima calórica
Proteínas necessitam cerca de 30% a mais de energia para serem digeridas. Então, em teoria, lanches ricos em proteínas são melhores, porém, nada de concreto foi descoberto a cerca de comidas que ajudam a queimar calorias.

Alguns itens como pimenta-vermelha e chá-verde têm propriedade de acelerar a taxa metabólica basal nos 30 minutos seguintes a sua ingesta, mas esses benefícios não são suficientes para gerar uma perda de peso significativa.

Em resumo, para acelerar o seu metabolismo, nada melhor do que aumentar a sua massa muscular, comer uma dieta rica em proteínas em mais vezes e menor quantidade.

Fonte Minha Vida

Beijo na boca: como deixá-lo irresistível?

Cuidado diário com a saúde bucal é o primeiro passo



Fonte Minha Vida

Frutas vermelhas reduzem o risco do mal de Parkinson

Estudos comprovam que esse hábito vale para todos, mas é mais eficaz em homens

Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostra que homens e mulheres que consomem frutas regularmente correm um risco menor de desenvolver a doença de Parkinson. Os homens podem, inclusive, reduzir ainda mais esse risco.

O estudo envolveu 49.281 homens e 80.336 mulheres. Os participantes responderam questionários sobre seus hábitos e os pesquisadores utilizaram um banco de dados para calcular a ingestão de alimentos ricos em flavonoides, antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo doenças como câncer.

Os estudiosos analisaram a associação entre a ingestão de flavonoides e o risco de desenvolver doença de Parkinson. Eles também analisaram o consumo das cinco principais fontes de alimentos ricos em flavonoides - chá, morangos, maçãs, vinho tinto e laranjas ou suco de laranja - e sua associação com a doença. Os participantes foram acompanhados durante 20 a 22 anos.

Nesse tempo, 805 pessoas desenvolveram a doença de Parkinson. Nos homens, aqueles que consumiram flavonoides em grande quantidade diminuíram a probabilidade de desenvolver a doença em 40%.

Nas mulheres, não houve relação entre o consumo de flavonoides em geral e a doença de Parkinson. No entanto, quando foi analisado o consumo de subclasses de flavonoides, descobriu-se que o consumo regular de antocianinas ? presente em frutas como morango, amora, mirtilo, uva e ameixa - está associado a um risco menor de Mal de Parkinson em homens e mulheres.

Os pesquisadores afirmam que os resultados sugerem que os flavonoides, especificamente o grupo das antocianinas, podem ter efeitos neuroprotetores. Se essa tese for confirmada, os flavonóides podem ser uma maneira natural e saudável de reduzir o risco de desenvolver doença de Parkinson.

Sintomas de Parkinson
Os sintomas que caracterizam o Mal de Parkinson são os tremores intensos e a rigidez muscular, porém, a intensidade e a região afetada por eles variam de acordo com o estágio da doença em que o paciente se encontra. São essas:

Fase 1: em sua primeira fase, a doença atinge só um lado do corpo.

Fase 2: atinge os dois lados do corpo, e os sintomas podem aparecer inclusive na região da linha média do corpo (coluna).

Fase 3: aparecem as primeiras alterações no equilíbrio em consequência da rigidez muscular: "o paciente se sente preso em uma armadura dura e pesada. Quando perde o equilíbrio, não tem o apoio dos músculos do corpo, que o evitem de cair. Ele fica preso pela rigidez muscular", explica Cícero Coimbra, neurologista da Unifesp.

Fase 4: o paciente passa a necessitar de auxílio para desempenhar atividades simples do dia a dia, como os cuidados pessoais: colocar roupas, pentear os cabelos e tomar banho tornam-se tarefas difíceis.

Fase 5: a intensidade dos tremores e da rigidez muscular impede o paciente de se levantar e até de realizar atividades como comer.

Fase 6: nos casos mais graves, pode ocorrer demência.

Três atitudes que podem auxiliar no tratamento da doença
- Nada de ficar recluso. "Quanto mais tempo o paciente se fecha por vergonha dos sintomas, mais deprimido ele ficará, e isso só piora a doença. Por isso, a melhor solução é aceitar o problema e reagir", recomenda o neurologista. Um exemplo de que esta é a melhor fórmula para conviver bem coma o problema é o ator Paulo José, de 68 anos, que mantém sua rotina de trabalho e não dá chance para a doença avançar. Ele conta que até se mostra mais entusiasmado hoje, depois do diagnóstico: "Na hora de trabalhar, não tenho Parkinson?", diz o ator.

Família, médicos e amigos devem mostrar ao paciente que é possível conviver com a doença. Fazer com que o paciente se sinta útil e ativo o deixará mais estimulado a reagir à doença. "Deixe-o fazer as coisas, ficar o tempo inteiro em cima faz com que se sinta incapaz", recomenda o neurologista.

Praticar atividades alternativas, como artesanato e pintura, ajuda a amenizar os sintomas e alivia o estresse emocional. "A área do cérebro responsável pela concentração na hora de executar estas atividades é a mesma que provoca os tremores. Se você usa essa área para executar as atividades, diminui a produção dos tremores", explica Cícero.

Fonte Minha Vida

Mal de Parkinson: principais sintomas incluem tremor e rigidez muscular

Doença afeta os movimentos do paciente e permanece sem cura


Fonte Minha Vida

Longevidade feminina está relacionada com boa noite de sono

sono-mg-20091014
Especialistas recomendam dormir de 5 a 6,5 horas por dia

Muitas mulheres buscam em vitaminas e tratamentos estéticos o suposto sucesso de sua longevidade.

No entanto, o segredo para uma vida mais longa e saudável está em um detalhe simples: mais horas de sono.

Um estudo da Universidade da Califórnia constatou que a longevidade feminina está basicamente resumida em dormir a quantidade de horas suficiente.

Para ganhar alguns anos de vida e se manter bela e saudável, as mulheres necessitam dormir de 5 a 6,5 horas por dia.

O estudo analisou 459 mulheres de 50 a 81 anos. O tempo da pesquisa durou 14 anos. Durante esse tempo, constatou-se que as mais longevas eram as que dormiam entre cinco e seis horas e meia por noite.

Pessoas que sofrem de insônia e têm um sono intranquilo devem recorrer a alguns métodos. Por exemplo, antes de deitar, deve-se evitar comidas gordurosas, bebidas alcoólicas, café, mate, chá preto, chá verde, refrigerantes e chocolates.

Para atrair o sono, a sugestão dos especialistas é relaxar o corpo antes de ir para a cama. Um pouco de alongamento e alguns minutos de meditação para relaxar a mente são recomendados. Somado a isso, o consumo de mel, banana, maçã, chá de camomila, erva-cidreira, hortelã e leite morno são uma boa pedida para chamar o sono.

Fonte R7

Barbie terá versão careca para apoiar mulheres que combatem o câncer

barbiecancerCampanha no Facebook por edição especial da boneca obteve resultado positivo

A boneca Barbie, um dos maiores ícones de beleza feminina do século passado - e que se perpetua até então -, terá uma versão careca para apoiar as mulheres que combatem o câncer.

Tudo começou com uma campanha no Facebook, pedindo uma Barbie careca com esse propósito. Agora, de acordo com a CNN, a Mattel, fabricante da boneca, está começando a produção.

Perucas, chapéus, lenços e outros acessórios serão utilizados para dar um look diferenciado para a boneca, assim como fazem as mulheres na vida real.

Neste próximo domingo (8), é celebrado o dia de combate à doença. Em São Paulo tivemos, inclusive, um desfile promovido pelo Instituto do Câncer apenas com mulheres que lutam contra a doença.

Fonte R7

Legumes melhoram sobrevida de vítimas de câncer de mama

Verduras legumes
Descoberta foi feita a partir de um estudo com chinesas

As chinesas que comem repolho, brócolis e legumes folhosos têm taxas de sobrevida após o câncer de mama superiores às daquelas que não ingerem esses alimentos, destacou um estudo publicado nesta terça-feira (3).

As descobertas foram feitas a partir de dados coletados sobre 4.886 chinesas com idades entre 20 e 75 anos que sobreviveram ao câncer de mama e foram diagnosticadas com a doença nos estágios um a quatro entre 2002 e 2006, participantes do estudo Sobrevivência de Câncer de Mama de Xangai.

As mulheres que ingeriram mais legumes crucíferos durante 36 meses após seu diagnóstico tiveram reduzido de 27% a 62% o risco de morrer por qualquer causa em comparação com aquelas que reportaram comer pouco ou nenhum destes legumes.

O risco de morrer de câncer de mama caiu de 22% para 62% entre as que disseram comer estes legumes e o risco de vivenciar uma recorrência de câncer de mama caiu de 21% a 35% entre elas.

Sarah Nechuta, aluno de pós-doutorado da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, disse que as descobertas sugerem que as sobreviventes de câncer de mama "podem considerar o aumento da ingestão de legumes crucíferos, como os folhosos, o repolho, a couve-flor e o brócolis, como parte de uma dieta saudável".

Nechuta, que apresentou o estudo durante encontro da Associação Americana para a Pesquisa sobre o Câncer, em Chicago, destacou que as dietas costumam variar entre as chinesas e as ocidentais.

— Os legumes crucíferos comumente consumidos na China incluem nabo, repolho chinês e folhosos, enquanto o brócolis e a couve de Bruxelas são os crucíferos mais comumente consumidos nos Estados Unidos e em outros países ocidentais. Em segundo lugar, a quantidade ingerida entre as chinesas é muito maior do que a consumida pelas mulheres americanas.

Nechuta afirmou que mais pesquisas precisam ser feitas com foco no papel dos compostos bioativos encontrados em legumes crucíferos - isocianato e indol - e como variar as doses pode influenciar no câncer.

Fonte R7

Estudo recomenda associação de ultrassom e ressonância à mamografia

 
Técnicas ajudaram a detectar tumores cancerosos que "passaram batido"

Os exames anuais que as mulheres fazem preventivamente para a detecção precoce de tumores cancerosos nas mamas poderiam ser refinados com o auxílio do ultrassom e da ressonância magnética, além da mamografia, mais comum, revelou um estudo feito nos Estados Unidos e divulgado nesta terça-feira.

A pesquisa, publicada na edição de 4 de abril do Jornal da Associação Médica Americana, demonstrou que estas duas técnicas ajudaram a detectar pequenos tumores cancerosos que passaram despercebidos em mamografias.

O estudo acompanhou 2.662 mulheres com risco elevado de desenvolver câncer de mama, particularmente devido a mamas densas e/ou a histórico familiar da doença. Elas concordaram em se submeter a três testes independentes em um ano, realizados aleatoriamente.

Os três testes detectaram um total de 111 cânceres, o correspondente a 2,6% do total do grupo.

A mamografia, que é um exame de raio-X de baixa dose de radiação, detectou 59 cânceres ou 53% do total dos cânceres encontrados.

O ultrassom, um exame que usa ondas sonoras para gerar uma imagem do funcionamento interno do corpo e costuma ser usado em grávidas, detectou 29% dos tumores cancerosos.

Exames de ressonância magnética, que usam o campo magnético combinado com pulsos de rádio-frequência, identificaram 8% dos cânceres que os outros dois métodos não conseguiram detectar.

Onze cânceres ou 11% não foram detectados por nenhum dos três métodos, destacou o estudo.

"Exames anuais de ultrassom podem detectar cânceres de mama pequenos, nódulo-negativos, que não são vistos na mamografia", destacou o estudo.

"A ressonância magnética pode revelar cânceres de mama adicionais, que não foram identificados pela mamografia ou pela ressonância magnética", acrescentou, ressaltando que a técnica não é adequada para todos os pacientes e representa custos e riscos mais elevados do que os outros métodos.

Segundo Kristin Byrne, chefe do centro de imagens de mama do Hospital Lenox Hill, em Nova York, o estudo mostra que métodos alternativos de testagem podem ajudar a identificar cânceres que a mamografia não conseguiu detectar.

"Quase a metade dos cânceres não teriam sido detectados com a mamografia sozinha", afirmou Byrne, que não participou do estudo.

"O câncer de mama é difícil de detectar pela mamografia em pacientes com tecido mamário denso. O ultrassom e a ressonância magnética detectam um número significativo de cânceres de mama que não são vistas na mamografia em pacientes com tecido mamário denso", acrescentou.

"Exames adicionais de ressonância magnética e ultrassom são importantes em pacientes com alto risco e que tenham mamas densas para a detecção precoce" da doença, concluiu.

Fonte R7

Amil desenvolve aplicativo para uso do Kinect em cirurgias

O aparelho - que capta movimentos do corpo humano e os transforma em comandos - promete reduzir o risco de infecções e será instalado em todos os 28 hospitais controlados pela Amil

As salas de cirurgias do grupo Amil – maior empresa brasileira de assistência de saúde – vão contar com a tecnologia do Kinect, criado pela gigante americana de tecnologia Microsoft para que os usuários do videogame Xbox pudessem jogar diante da TV utilizando apenas os movimentos do corpo, sem a necessidade de controles ou outros acessórios.

A Amil desenvolveu um aplicativo para o uso do Kinect durante as cirurgias. Com o aparelho, os médicos têm acesso a todos os exames do paciente, sem precisar manipulá-los ou sair da sala. Apenas com movimentos das mãos, o cirurgião pode ver o que precisa em uma grande tela conectada a um computador ligado ao banco de dados.

Segundo informarções do Portal Exame, o aparelho adaptado promete reduzir o risco de infecções e será instalado em todos os 28 hospitais controlados pela Amil.

Fonte: Com informações da Exame.com (Luiza Dalmazo)

Por SaudeWeb

Enfermagem: veja salário dos principais cargos ligados à área

Um Coordenador, Supervisor ou Chefe de Enfermagem chega a receber R$3.089,35, segundo Pesquisa da Catho Online

Pesquisa da Catho Online, empresa de classificados online de currículos, traz média salarial de profissionais de diversas áreas da saúde.

Confira a remuneração do setor de Enfermagem:
Cargo: Coordenador, Supervisor ou Chefe de Enfermagem
Salário: R$3.089,35

Cargo: Enfermeiro
Salário:R$2610,70

Cargo: Técnico em Radiologia
Salário:2262,61

Cargo: Técnico de Imobilização ortopédica
Salário: 1786,34

Cargo: Técnico de Enfermagem
Salário: R$ 1.176,99

Cargo: Técnico em Gasoterapia
Salário: R$1.127,00

Cargo: Auxiliar de Enfermagem
Salário: R$1.276,58

Cargo: Estagiário de Enfermagem
Salário: R$712,29

Metodologia:
O estudo é atualizado a cada três meses e traz dados de mais de 1.800 cargos, de 218 áreas de atuação profissional e de 48 ramos de atividade econômica, dentro de 21 regiões geográficas do Brasil, além de 7 faixas de faturamento para classificação de porte de empresa. Esta refere-se à 38ª Pesquisa Salarial e de Benefícios, realizada no período de 1º de dezembro de 2011 a 06 de janeiro deste ano.

Fonte SaudeWeb

Medicina diagnóstica vai crescer 8,3% em 2012

Pesquisa realizada pela Formato Clínico estima que, este ano, a receita chegue a R$ 20,2 bilhões e totalizando 7,98 exames por habitante

O segmento de Medicina Diagnóstica deve crescer 8,3%, atingindo receita de R$ 20,2 bilhões e totalizando 7,98 exames por habitante em 2012. A estimativa é do primeiro relatório divulgado pela consultoria Formato Clínico.

De acordo com a pesquisa, no ano passado, foram realizados 1,4 bilhão de exames diagnósticos ou 7,43 exames por habitante. Considerando preços médios praticados, distribuição habitual de exames no mercado privado e os gastos realizados pelo governo, a medicina diagnóstica gerou aproximadamente R$ 18, 6 bilhões de receitas, sendo 74,5% destas no o setor privado. O preço médio por exame foi de R$ 13,12 para o mercado em geral, R$ 19,44 para o setor privado e R$ 6,71 para o público.

ÍndicePrivadoPúblico
    Receitas (R$ milhões)13.8644.728
    Preço Médio (R$)19,44(c)6,71
     Análises Clínicas8,23(c)4,06
     Anatomia Patológica23,57(c)10,99
     Radiologia e outros75,17(c)19,46
Calculado por estimativa de preço médio de mercado e distribuição habitual de exames.

Segundo o sócio da Formato Clínico, Gustavo Campana, o  setor privado deve crescer próximo a 12% em 2012, enquanto que o público deverá manter a taxa de 5,6%, ambos próximos aos dados do ano anterior. O maior crescimento privado deve-se, principalmente, à tendência de utilização dos serviços privados pelo sistema público e crescimento previsto do número de beneficiários de planos de saúde, com maior número de exames por beneficiário ao ano quando comparado ao setor público.  

De acordo com o relatório, o ano de 2011 foi marcado por dois principais fatores. Primeiro a continuidade do processo consolidação, com 10 transações realizadas e divulgadas (duas pela DASA; duas pelo Fleury; uma pelo Grupo Infinita, quatro pela Alliar; além de 30% de Hermes Pardini pelo fundo de investimentos Gávea) e, segundo, pela divulgação de nova resolução da ANS, exigindo das instituições um instrumento de avaliação de indicadores de desempenho.

O mercado de diagnósticos é composto por 19.294 unidades de serviços diagnósticos,    com estimativa de cerca de 10 mil empresas no setor.

Fonte SaudeWeb

Fiocruz: Centro de Saúde conquista acreditação internacional

Vinculado à Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, o centro de saúde é a primeira unidade de atenção primária no mundo a receber essa certificação

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (CSEGSF/Ensp/Fiocruz), conquistou acreditação internacional conferida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que aplica o método da organização norteamericana Joint Commission International (JCI). O centro de saúde é a primeira unidade de atenção primária no mundo a receber essa certificação.

“Essa é uma conquista de todos os trabalhadores da equipe e não só da área técnica. O processo exigiu um nível de colaboração e sensibilização de todas as pessoas, daqui e de outras áreas da instituição, para atender às exigências e padrões de qualidade”, afirmou a chefe do CSEGSF, Emilia Correia, destacando o envolvimento de seguidas gestões. “ A certificação internacional veio para uma instituição pública, para o Sistema Único de Saúde pelo qual a gente tanto luta”, comemorou.

O presidente Paulo Gadelha visitou o centro de saúde para cumprimentar os profissionais. “A conquista da acreditação é de enorme relevância”, afirmou. “Associa crivos rigorosos de qualidade a uma das áreas mais caras e tradicionais da Fiocruz, que acumula experiência no esforço de pensar e organizar a saúde no campo das atividades básicas, tratando a questão do acesso, da humanização e do acolhimento”, disse o presidente.

A coordenadora de Gestão de Qualidade do centro de saúde, Yrlene Veloso Cherques, lembrou que o processo de acreditação começou em 2004, mas se intensificou nos últimos quatro anos. “É um trabalho difícil, porque cada profissional acha que está fazendo tudo certo. Com a acreditação, precisam ser seguidos padrões de qualidades e implementados processos“, explicitou. Emília Correia destacou que a unidade enfrentará a requalificação em três anos. “A acreditação visa melhorar a atenção prestada, com segurança não só para o paciente, mas também para o trabalhador”, ressaltou.

Gadelha falou da responsabilidade de, ao atingir o patamar de qualidade, enfrentar o desafio de manter os padrões. “Temos de ser criativos para melhorar ainda mais”. disse. ”A população se beneficia ao tomar consciência do padrão de atendimento com grande resolutividade e aumentar sua capacidade de exigir”.

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, foi criado em 1967. Hoje, conta com 200 profissionais e atende cerca de 45 mil pessoas, a maioria moradora no Complexo de Manguinhos. A unidade realiza por ano aproximadamente 78 mil visitas domiciliares com suas sete equipes do Programa de Saúde da Família (PSF); 64 mil exames laboratoriais; 33 mil atendimentos na farmácia, com entrega de medicamentos; 14 mil imunizações; 25 mil atendimentos médicos e 15 mil atendimentos feitos por outros profissionais de nível superior (nutricionistas, psicólogos e outros).

O informe sobre a outorga da certificação foi enviado ontem ao centro de saúde pela coordenadora de Acreditação de Serviço de Saúde do CBA, Ana Tereza Cavalcanti de Miranda, com o relatório final da avaliação. No documento, o cumprimento da coordenadora: “cumpri-nos, em nome do CBA e da JCI, renovar nossos mais elevados elogios e conhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados pela equipe da instituição”.

Duas unidades ambulatoriais da Fiocruz foram acreditadas pelo CBA em novembro do ano passado: o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp/Fiocruz).

Fonte SaudeWeb

Albert Einstein recebe reacreditação da JCI

Esta é a quinta acreditação da entidade

No mês de março, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, foi reacreditada pela Joint Commission International para os próximos três anos.

De acordo com a instituição, esta que é a quinta acreditação.”Isso reforça um compromisso histórico da Instituição em melhorar, cada vez mais, a qualidade no cuidado ao paciente, garantir um ambiente seguro para todos os nossos públicos e guiar-se por práticas exemplares de saúde”, afirmou em comunicado ao mercado.

Fonte SaudeWeb

Padilha afirma não ter conhecimento dos fatos revelados por Veja

Ministro solicita que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça investiguem o caso e que os culpados sejam punidos

A edição da revista Veja desta semana traz uma reportagem em que Edson Pereira Oliveira ex-assessor do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, admite ter recebido R$ 200 mil do deputado Cristiano (PT do B-RJ) para pagar dívidas de campanha. O deputado teria, então, chantageado o assessor para manter ou indicar diretores dos hospitais federais de Bonsucesso, Ipanema e da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Edson apontou também a participação de outros três parlamentares no esquema: Áureo (PRTB), Marcelo Matos (PDT) e Nelson Bornier (PMDB). Em entrevista coletiva neste sábado, Padilha afirmou que não tinha conhecimento dos fatos e solicitou que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça investiguem o caso. “Estes novos fatos serão severamente apurados e queremos ir até o fim com a punição dos culpados”, declarou.

Oliveira foi exonerado em 27 de dezembro. Segundo o ministro da Saúde, a demissão não teve relação com irregularidades e ocorreu a pedido do próprio assessor.

Fonte SaudeWeb

Prefeitura de São Romão - MG lança edital de concurso público

Localizada no Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de São Romão, publicou o edital nº 1/2012 de concurso público que visa preencher 86 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, incluída a reserva legal para portadores de necessidades especiais. A Administração municipal está oferecendo um salário que pode variar entre R$ 622,00 e R$ 7.500,00, para o desempenho profissional em jornada de 24 a 40 horas semanais. 
Há oportunidades para Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico (de Máquinas Pesadas), Mecânico (de Ônibus), Motorista Profissional, Operador de Balsa, Operário, Operador de Máquinas, Soldador, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico Vigilante Sanitária e Epidemiológico, entre outros cargos.
Para participar do certame,  o candidato deverá se inscrever no período de 28 de maio a 26 de junho de 2012, no site http://www.cotec.unimontes.br/.
A taxa de inscrição varia de R$ 55,00 a R$ 180,00, de acordo com o cargo desejado.
As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas em São Romão - MG possivelmente no dia 29 de julho de 2012, tendo duração de 3 horas, incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas. O horário de início será às 9h e o de término às 12h.
O endereço do local de provas será divulgado na internet, no endereço http://www.cotec.unimontes.br/, a partir do dia 23 de julho de 2012.
O Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha será divulgado na internet, no endereço http://www.cotec.unimontes.br/, na sede da Prefeitura Municipal de São Romão, até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas.
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, a contar da data de sua homologação.

Edital

Prefeitura de Manaus lançará edital com 1.967 vagas

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Manaus (Semad), Amazonas, informa aos interessados que a Cetros Concursos, segunda empresa classificada na licitação municipal, será responsável pela execução dos concursos para as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). 
Segundo o titular da Semad, José Assunção, no total serão oferecidas 1.967 vagas, sendo 1.910 para a área de Saúde e as demais -  57 – serão destinadas para a área da Assistência Social e Direitos Humanos. 
Os editais deste certame (nºs 006,007,008/2012) estarão disponíveis no Diário Oficial do Município e através do site da Cetro Concursos. As inscrições  estarão abertas a partir do dia 04 e vão até 19 de abril de 2012.
As taxas de inscrição variam entre R$ 50,00, R$ 65,00 e R$ 75,00 para cargos de nível fundamental, médio e superior.
As provas para ambos os certames serão realizadas no dia 20 de maio. Pela manhã, farão exames os candidatos aos cargos de nível fundamental e os médicos, do concurso da Semsa. Os inscritos para todos os níveis da Semasdh, também estarão prestando exames nesse turno. À tarde, estarão submetendo-se às provas os candidatos da Semsa – cargos de nível médio e superior.

Maiores informações podem ser obtidas no posto da Cetro Concursos, situado à Rua Emílio Moreira nº 1473, em frente da  antiga Maxpell – Praça 14 de Janeiro, ou por meio dos telefones 08006017879 e 3637 3118.

Prefeitura de Luislândia - MG abre inscrições para 83 vagas

A Prefeitura de Luislândia, Estado de Minas Gerais, lançou edital nº 1/2012 de processo seletivo para preenchimento de 83 vagas, distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 650,00 a R$ 8.500,00 e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Há chances para Agente de Serviços I, Agente de Serviços III - Motorista Categoria D, Agente de Serviços III - Operador de Máquinas CNH categoria D, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Atendente de Saúde, Auxiliar de Cirurgião-dentista, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos e Rendas, entre outros cargos.

As inscrições serão feitas somente pela internet, no sítio eletrônico http://www.cotec.unimontes.br/, até o dia 20 de abril de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 55,00 a R$ 180,00.

As provas serão aplicadas em Luislândia/MG provavelmente no dia 06 de maio de 2012, com início às 9 horas e término às 12 horas. O endereço do local de provas será divulgado até o dia 27 de abril de 2012, no site http://www.cotec.unimontes.br/, para conhecimento dos candidatos.

O gabarito oficial da prova de Múltipla Escolha será divulgado até 24 horas após o encerramento da Prova e o Resultado Final será divulgado até o dia 14 de maio de 2012.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Prefeitura de Pontal do Araguaia (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Pontal do Araguaia, Estado do Mato Grosso, divulga e estabelece normas para abertura das inscrições do processo seletivo destinado a selecionar candidatos para o ingresso por tempo determinado no quadro municipal. São ofertadas 37 vagas de nível fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.750,00.
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Merendeira, Motorista, Monitor, Monitor de Esporte, Monitor de Música, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Monitor de Creche, Coordenador, Professor e Biólogo.
As inscrições foram prorrogadas até o dia 03 de maio de 2012, das 07:30 às 13:30 horas, no setor de tributação da Prefeitura de Pontal do Araguaia, situada na Av.: Universitária, nº 173 - Bairro João Rocha - Pontal do Araguaia – MT.
A taxa de inscrição pode variar conforme se segue:
Fundamental - R$ 10,00;
Médio - R$ 15,00;
Superior - R$ 20,00.
As provas escrita serão realizadas na Escola Municipal São Jorge, situada na Rua Esmeralda de Souza Santos, s/nº, das 08h00 às 12:00 horas, em data a ser divulgada.
Além de assinalar na ficha de inscrição a titulação de pós-graduação, o candidato portador desta titulação deverá entregar ou enviar via SEDEX, para o endereço da Prefeitura de Pontal do Araguaia, Avenida Universitária, nº 173, Setor João Rocha - CEP 78.698-000 - Pontal do Araguaia - MT, aos cuidados da Comissão Coordenadora de Concurso Público.
O prazo de validade do presente processo seletivo é até 31 de dezembro de 2012.

Prefeitura de Bom Jesus - GO reabre inscrições para 303 vagas

Com objetivo de preencher 303 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Bom Jesus, localizada no Estado de Goiás, reabriu o período de inscrições do concurso público (edital nº 01/2012). O certame será executado técnico-administrativamente pelo Instituto Goiás Brasil (IGB), tendo validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Há oportunidades para agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, auxiliar de consultório dentário, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, médico cardiologista, médico clínico geral - plantonista, médico dermatologista, médico obstetra, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico pediatra, médico radiologista, médico ultrassonografista, médico urologista, técnico em enfermagem, técnico em imobilização ortopédica e técnico em radiologia.
O salário oferecido a essas funções varia de R$ 622,00 a R$ 5.505,91, com carga horária de 08 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Inscrições
A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, nos endereço eletrônico http://www.igb.org.br/, no período compreendido entre as 10 horas do dia 04 até às 23h59min do dia 26 de abril de 2012, considerado o horário de Brasília-DF, mediante o pagamento da taxa a ela pertinente, por meio de boleto eletrônico, pagável exclusivamente no Banco Itaú.

Para efetivação da inscrição via internet o candidato poderá também utilizar, nos dias úteis, computadores disponibilizados pela organização do concurso, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua 1 nº 190, Centro (ao lado do Banco Itaú), em Bom Jesus-GO, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 h, de segunda à sexta-feira. 
Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde – ACS o candidato deverá optar no ato da inscrição, para qual PSF está se candidatando.
As taxas variam de R$ 18,00 a R$ 165,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.
Provas

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Bom Jesus-GO, no dia 27 de maio de 2012, domingo, com duração de 4 (quatro horas), sendo que os portões serão fechados impreterivelmente às 8:00 horas, quando não entrará mais nenhum candidato ao local das provas. A divulgação dos locais das provas dar-se-á até o dia 15 de maio de 2012, no mural da Prefeitura Municipal de Bom Jesus e no site http://www.igb.org.br/.
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no dia 28 de maio de 2012, às 17:00 h, no Placar da Prefeitura Municipal de Bom Jesus e no site http://www.igb.org.br/.
A divulgação do resultado final do concurso dar-se-á no dia 14 junho de 2012, às 17:00 h, no placar oficial da Prefeitura Municipal de Bom Jesus, no site http://www.igb.org.br/, no Diário Oficial do Estado de Goiás e em jornal de grande circulação, sendo que o termo de homologação do concurso será publicado nos mesmos locais.

Edital

Concurso Prefeitura de Toledo – PR

A Prefeitura de Toledo, Estado do Paraná, abriu Concurso Público para Agente de Combate a Endemias. Segundo o edital, o candidato vencedor deverá atuar em atividades voltadas à vigilância, prevenção e controle de doenças, promovendo a saúde pública, recebendo um vencimento de R$ 624,08.
A carga horária do contratado será de 40 horas semanais e o concurso terá validade de 02 anos.
Inscrições: estarão abertas até o dia 15 de abril de 2012 e podem ser realizadas através do endereço http://www.toledo.pr.gov.br/. Procure na página o link "concursos", preencha às informações e pague a taxa no valor de R$ 30,00.
Provas: os candidatos serão submetidos a provas objetivas com questões de múltipla escolha e os mesmos deverão acertar, no mínimo 50% de todas elas. A data, local e horário da aplicação das provas serão divulgados a partir do dia 25 de abril de 2012. 

Concurso Prefeitura de Morungaba - SP

Lançado edital nº 001/2012 de concurso público da Prefeitura de Morungaba, no Estado de São Paulo, para preenchimento de 09 vagas, distribuídas em cargos de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 723,84, em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.
Cargos 
Agente de Saneamento, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Auxiliar de Farmácia, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Técnico de Enfermagem.
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de abril de 2012, através da internet, no site http://www.idapdias.com.br/.
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.
Prova
Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e nos horários constantes dos Editais de Convocação a serem devidamente publicados.
Após oficialização do resultado final, o Concurso terá prazo de validade de 02 anos.

Edital

» Edital Prefeitura de Morungaba

Concurso Prefeitura de Presidente Castelo Branco – PR

A Prefeitura do município de Presidente Castelo Branco, Estado do Paraná, lançou concurso público para provimento de diversas vagas no quadro de servidores do município. Ao todo, serão ocupados 25 postos para todos os níveis de escolaridade. A validade do concurso será de 02 anos, mas pode sofrer prorrogação por igual período.
Os cargos de acordo o nível de instrução são os seguintes:
Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (04), Motorista (02), Serviços Gerais (06).
Ensino Médio: Assistente Administrativo (01), Eletricista (01)
Ensino Superior: Contador (01), Fisioterapeuta (01), Médico Veterinário (01), Odontólogo (02), Psicólogo (01), Nutricionista (01), Assistente Social (02), Professor de Educação Básica (02).
Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 1.187,40 e são de acordo a função exercida.
Inscrições
O prazo para a realização das inscrições é até o dia 23 de abril de 2012, e o local  é o Centro de Cultura Nilza Gasparoto, Rua José Peres Gonçales, nº 53, Centro, Presidente Castelo Branco, Paraná. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para cargos de Ensino Fundamental, R$ 60,00 para os de Ensino Médio e de R$ 100,00 para Ensino Superior.
Provas
O Concurso terá apenas uma etapa que será da Prova Objetiva com questões de múltipla escolha, a serem aplicadas no próximo dia 06 de maio de 2012 a partir das 9 horas da manhã na Escola Municipal Iroi, situada a Rua Nelson Faccim, número 622.