Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Artrite reumatóide: Doença atinge cerca 50 mil portugueses, a grande maioria mulheres

Cerca de 50 mil portugueses sofre de artrite reumatóide, uma doença inflamatória crónica que atinge principalmente mulheres (82 por cento), segundo os dados preliminares de um estudo epidemiológico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) a decorrer até 2013.

Estes dados resultam do ReumaCensus, o primeiro estudo epidemiológico sobre as doenças reumáticas em Portugal, que envolve 10 mil portugueses e irá permitir estimar a prevalência destas patologias, identificar fatores sócio demográficos e clínicos associados ao seu diagnóstico e determinar o seu impacto na qualidade de vida das pessoas.

"Até ao momento, os resultados são preliminares e são tratados a partir de um estudo efetuado em indivíduos da Grande Lisboa, que representam pouco mais de 1000 inquiridos dos 10 mil envolvidos no estudo", disse o presidente da SPR, que falava à Lusa a propósito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide , que se assinala na quinta-feira.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário