Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Medicamento Tylenol reduz efeitos psicológicos do medo e da ansiedade

Tylenol pode reduzir os efeitos psicológicos do medo
 e da ansiedadade
Pesquisa ajuda a avançar a compreensão de como o cérebro humano processa diferentes tipos de dor física e não-física
 
Pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, descobriram que o medicamento Tylenol, conhecido por aliviar a dor física, pode também reduzir os efeitos psicológicos do medo e da ansiedade.
 
A pesquisa, publicada na revista Psychological Science, ajuda a avançar a compreensão de como o cérebro humano processa diferentes tipos de dor.
 
"A dor existe em muitas formas, incluindo a angústia que as pessoas sentem quando expostas a pensamentos de incerteza existencial e morte. Nosso estudo sugere que essas ansiedades podem ser tratadas como "dor" pelo cérebro, mas Tylenol parece inibir o sinal dizendo ao cérebro que algo está errado", explica o autor da pesquisa Daniel Randles.
 
O estudo se baseia em uma pesquisa americana recente que mostrou que o paracetamol, forma genérica do Tylenol, pode conseguir reduzir a dor não-física o abandono poro amigos.
 
A equipe canadense então procurou determinar se a droga tinha efeitos similares em outras experiências desagradáveis, neste caso, o medo existencial.
 
Eles deram paracetamol ou placebo aos participantes durante a execução de tarefas destinadas a evocar este tipo de ansiedade, incluindo a escrita sobre a morte ou assistir a um vídeo surreal e depois atribuir multas para diferentes tipos de crimes, incluindo distúrbios públicos e prostituição.
 
Em comparação com o grupo placebo, os pesquisadores descobriram as pessoas que tomaram paracetamol foram significativamente mais brandas em julgar os atos dos criminosos e desordeiros, e mais capazes de lidar com ideias preocupantes.
 
Os resultados sugerem que o sofrimento existencial dos participantes foi "tratado" pela droga.
 
"Essa droga utilizada principalmente para aliviar dores de cabeça também pode anestesiar as preocupações das pessoas com a morte, ou o mal-estar causado por assistir a um filme surrealista - é um achado surpreendente e muito interessante", conclui Randles.
 
Fonte isaude.net

Adesivo de 'microagulhas' super aderente acelera cura de feridas cirúrgicas

Foto: The Karp Laboratory/Brigham and Women's Hospital
"Cama-de-agulhas" mantém enxertos de pele firmemente
no lugar, sem a necessidade de grampos
Material é três vezes mais forte do que aqueles utilizados atualmente para pacientes com queimaduras
 
Cientistas americanos criaram um adesivo de ' microagulhas' com super aderência capaz de acelerar a cura de feridas cirúrgicas.
 
A "cama-de-agulhas", inspirada em um verme parasita que vive no intestino de peixes e agarra-se a ele usando seus ' pregos' , mantém enxertos de pele firmemente no lugar, sem a necessidade de grampos.
 
Segundo os pesquisadores, o adesivo é três vezes mais forte do que os materiais utilizados atualmente para pacientes com queimaduras.
 
 
A equipe afirma ainda que o adesivo também pode entregar drogas terapêuticas por meio de suas agulhas minúsculas.
 

Interpretação artística do verme espinhoso Pomphorhynchus laevis
Interpretação artística do verme espinhoso Pomphorhynchus laevis
A maioria das bandagens adesivas fixa mal na pele molhada. Grampos e pontos de ancoragem podem ajudar a fixar enxertos de pele, mas inevitavelmente causam algum trauma para o tecido.
 
Para contornar este problema, Jeffrey Karp e seus colegas do Brigham and Women's Hospital analisaram a natureza sob a forma de um verme parasita chamado Pomphorhynchus laevis.
 
O parasita se fixa na superfície escorregadia do intestino hospedeiro usando pontas de microagulhas que perfuram a superfície e, em seguida, uma vez molhada, incha para se encaixar apertado.
 
Isto significa que as agulhas causam poucos danos conformem penetram, mas alcançam a máxima aderência.
 
O novo adesivo imita essa ação usando agulhas de plástico com pontas que são rígidas quando secas, mas incham depois de terem perfurado o tecido molhado.
 
"A concepção permite que uma única agulha fure o tecido, com o mínimo de danos. Além disso, quando chega o momento de remover a cola, em comparação com os grampos, o trauma causado ao tecido, sangue e nervos é menor e há redução no risco de infecção", afirma Karp.
 
O invento pode ser um dia uma alternativa para os grampos e suturas utilizadas na sala de operações para fixar enxertos de pele em pacientes com feridas graves, como resultado de queimaduras, infecção, câncer e outros traumas.
 
Fonte isaude.net

Exercício aeróbico pode reparar danos cerebrais causados pelo álcool

Exercício pode ser capaz de proteger ou reverter alguns dos danos que o uso pesado de álcool causa no cérebro
Exercício pode ser capaz de proteger ou reverter alguns dos
 danos que o uso pesado de álcool causa no cérebro
Caminhadas e corridas regulares estão associadas a menos prejuízos à "matéria branca" do cérebro entre usuários pesados de álcool
 
O exercício aeróbico pode ajudar a prevenir e, talvez, até mesmo reverter alguns dos danos do cérebro associados ao consumo excessivo de álcool, de acordo com estudo da Universidade de Colorado Boulder, nos EUA.
 
Os resultados indicam que o exercício aeróbico regular, como caminhar, correr ou andar de bicicleta está associado com menos danos à "matéria branca" do cérebro entre usuários pesados de álcool.
 
A substância branca, juntamente com a matéria cinzenta, são dois componentes físicos principais do órgão. Substância branca é composta por feixes de células nervosas que atuam como linhas de transmissão para facilitar a comunicação entre as várias partes do cérebro.
 
"Descobrimos que as pessoas que bebem muito e praticam muito exercício físico, não houve forte relação entre álcool e substância branca. Mas para as pessoas que bebem muito e não fazem exercício, nosso estudo mostrou que a integridade da substância branca está comprometida em várias áreas do cérebro. Basicamente, significa que a matéria branca não está enviando mensagens entre as áreas do cérebro tão eficientemente como normal", explica a autora do estudo Hollis Karoly.
 
O trabalho foi publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo é preliminar, mas promissor. "Do meu ponto de vista, a principal constatação é a possibilidade de que o exercício pode ser capaz de ou proteger ou reverter alguns dos danos que o uso pesado de álcool causa no cérebro", afirma a coautora Angela Bryan.
 
A equipe avaliou 60 pessoas, 37 homens e 23 mulheres, que vão desde bebedores moderados a bebedores pesados e que foram retirados de um maior número de pessoas em estudo para o álcool e as questões de nicotina.
 
Os participantes do estudo realizaram um teste padrão escrito conhecido como o Alcohol Use Disorders Identification Test, usado para detectar o consumo perigoso ou nocivo de álcool. Os participantes também auto-relataram seus sucessos ou fracassos na tentativa de controlar o consumo, bem como a quantidade de exercício que eles estavam praticando.
 
Cada um dos participantes fez um teste modificado de MRI conhecido como tensor de difusão, ou DTI. As imagens permitiram aos pesquisadores rastrear a posição e orientação das moléculas viajando paralelamente à axônios, ou fibras nervosas, na substância branca. DTI permite aos pesquisadores observar a orientação dos axônios, diferentes cores representavam diferentes direções de viagem, fornecendo informações valiosas sobre a comunicação do cérebro.
 
A equipe olhou para várias partes do cérebro, incluindo a cápsula externa, uma coleção de fibras de substância branca que ligam as diferentes camadas do cérebro. Eles também verificaram o fascículo longitudinal superior, dois longos feixes de neurônios que ligam as partes da frente e de trás do cérebro, que é a maior parte do cérebro e acredita-se ser o lugar de origem do pensamento, percepção, julgamento, tomada de fazer e imaginação.
 
"O que nossos dados sugerem é que, além de simplesmente dar às pessoas uma saída diferente para os desejos ou impulsos para o álcool, o exercício pode também ajudar a reparar o dano que pode ter sido causado no cérebro. Pode até ser uma abordagem de tratamento mais promissor para os problemas do álcool, porque é ao mesmo tempo um tratamento comportamental e um tratamento que tem o potencial de tornar o cérebro mais saudável. Quanto mais saudável o cérebro, mais provável que uma pessoa com problemas de álcool se recupere", conclui Bryan.
 
Fonte isaude.net

Cientistas britânicos identificam novo tipo de câncer de cólon

Tumores têm resultado pior que outros tipos da doença e são resistentes a determinados tratamentos específicos
 
Pesquisadores do Cancer Research UK, no Reino Unido, descobriram um novo tipo único de câncer de cólon. O novo subtipo tem resultado pior que outros tipos da doença e é resistente a determinados tratamentos específicos.
 
 
Os pesquisadores analisaram os tumores de 90 pacientes separados com câncer de cólon estágio II e descobriram que poderiam agrupar as amostras em três diferentes subtipos.
 
Eles, então, desenvolveram um painel de 146 genes que pudessem distinguir estes subtipos, e confirmaram suas descobertas através da análise de mais 1.100 pacientes com a doença.
 
Dois destes subtipos já eram conhecidos, mas em mais de um quarto dos pacientes um novo tipo de câncer foi detectado. Estes pacientes eram mais propensos a ter resultado pior do que aqueles com os outros tipos de câncer de cólon. Além disso, os tumores foram mais agressivos e resistentes à droga Cetuximab, que pode ser utilizada para tratar a doença.
 
Outras experiências mostraram que este terceiro grupo de tumores intestinais são propensos a desenvolver-se de modo diferente dos outros tipos, o que pode explicar sua agressividade. Isso destaca a necessidade de mais pesquisas para entender este subtipo particular de câncer de cólon e desenvolver novos tratamentos para combatê-lo.
 
"Nós identificamos um novo subtipo de câncer de cólon estudando como os genes se comportam nos tumores. Isto nos permitiu desenvolver um teste rápido e fácil para identificar esse tipo da doença, que tem um prognóstico pobre e responde mal ao tratamento", afirma o principal pesquisador Louis Vermeulen.
 
A equipe especula que estas diferenças entre os subtipos podem surgir a partir da célula de origem do tumor, em vez de qualquer mutação específica.
 
Fonte isaude.net

Partículas de diamante em nanoescala combatem tumores agressivos da mama

Dean Ho (ao centro), líder da pesquisa
Foto: Mccormick/Northwestern University
Dean Ho (ao centro), líder da pesquisa
Estratégia permite entregar medicamento quimioterápico diretamente aos tumores e reduz efeitos colaterais
 
Pesquisadores da UCLA, nos EUA, desenvolveram um tratamento mais eficaz para um tipo agressivo de câncer de mama que utiliza partículas de diamante em nanoescala, chamadas nanodiamantes.
 
Os nanodiamantes são especialmente mais eficazes no tratamento de câncer de mama triplo negativo (TNBC), que tende a ser mais agressivo do que os outros tipos e mais propenso a reincidir, e também pode ter uma maior taxa de mortalidade.
 
Partículas de diamante em nanoescala têm entre 4 e 6 nanômetros de diâmetro e a forma de pequenas bolas de futebol. Subprodutos da indústria mineira, as partículas podem formar aglomerados após a ligação com medicamentos e tem a capacidade de entregar o tratamento anticâncer precisamente nos tumores, melhorando significativamente o efeito da droga.
 
Testes com ratos mostraram que a entrega com nanodiamantes foi capaz de penetrar em tumores de animais com câncer de mama negativo triplo.
 
 
"Este estudo demonstra a versatilidade do nanodiamante como agente de entrega de drogas a um local do tumor. O agente que desenvolvemos reduz os efeitos secundários tóxicos que são associados ao tratamento e causa reduções significativas no tamanho do tumor", afirma o pesquisador Dean Ho.
 
A equipe combinou vários componentes anticancerígenos na superfície dos nanodiamantes, incluindo Epirrubicina, medicamento de quimioterapia altamente tóxico, mas amplamente utilizado em combinação com outros medicamentos contra o câncer.
 
O novo composto foi, então, ligado a um material da membrana celular revestido com anticorpos que foram orientados para o receptor do fator de crescimento epidérmico, que é altamente concentrado nas superfícies das células TNBC. O agente resultante é um sistema de entrega de drogas chamado composto lipídico nanodiamante-híbrido, ou NDLP.
 
Quando testado em ratinhos, o agente diminuiu o crescimento do tumor e eliminou os efeitos secundários devastadores do tratamento do câncer.
 
Devido à sua toxicidade, a Epirrubicina, quando administrada sozinha pode causar efeitos secundários graves, tais como insuficiência cardíaca e redução da contagem de células brancas do sangue, e tem sido associada a um risco aumentado de leucemia.
 
No estudo, todos os ratos que receberam o medicamento sozinho morreram bem antes da conclusão do estudo. Mas todos os ratos que receberam Epirrubicina através dos NDLPs sobreviveram ao tratamento, e alguns dos tumores regrediram até que já não eram visíveis.
 
A equipe de investigação está agora estudando a eficácia e a segurança das NDLPs em animais maiores. "Essas descobertas servem como precursores para testes em humanos", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Pacientes com doença pulmonar precisam ser ativos, mesmo quando internados

Pessoas internadas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não devem permanecer inativas fisicamente durante a internação, pois isso pode acarretar em danos para sua saúde. A conclusão é de pesquisadores do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
 
O estudo envolveu 20 pacientes internados no Hospital Universitário (HU) da USP. Esses realizavam apenas sete minutos de atividades diariamente, como ficar de pé e caminha, e permaneciam o resto do tempo deitados.
 
O fisioterapeuta Rodrigo Cerqueira Borges, autor do estudo, diz que ficar deitado agrava a fraqueza muscular decorrente da DPOC, e que para evitar o problema, é necessária a realização de um mínimo de atividade física, como ficar de pé e andar em intervalos de tempo durante o período de internação.
 
Os pacientes foram internados devido ao agravamento dos sintomas da doença, como falta de ar, cansaço, aumento da quantidade de escarro e mudanças em seu aspecto. Todos receberam um equipamento que monitorou sua atividade diariamente, além de medicamentos para tratamento da doença. O monitoramento das atividades foi realizado, também, um mês após o a alta da internação.
 
Os resultados da pesquisa, descritos em artigo publicado no International Journal of COPD, publicação científica internacional especializada em DPOC, mostraram que durante a internação a média de caminhadas diárias era de 7 minutos, o que aumentou para 40 minutos quando o paciente estava em alta.
 
Fonte Agência USP

“População fora do grupo de risco também deve se vacinar contra a gripe", reforça infectologista

Vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção da gripe
Médica avisa que a imunização só é contraindicada para bebês com menos de seis meses
 
 A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe — que começou nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 26 de abril — é destinada apenas para o grupo de risco, formado por pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde, índios, gestantes, presidiários, pacientes crônicos e mulheres que deram à luz em até 45 dias. Porém, a infectologista Nancy Bellei, professora e coordenadora do programa de pós-graduação em viroses respiratórias da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), reforça a importância de toda a população se vacinar.
 
— A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção da gripe e de suas complicações. Além disso, ela tem um papel social fundamental porque a pessoa imunizada não transmite o vírus para quem está ao seu redor.
 
Segundo a especialista, a vacina só é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas alérgicas ao ovo. Ao contrário das crenças, Nancy também reforça que a imunização não causa gripe.
 
— A vacina é produzida com vírus inativos e fragmentados, ou seja, não causa a gripe. Se ela aparecer é coincidência e, além disso, vale lembrar que a vacina só começa a agir após 15 dias.
 
Em média, a efetividade da vacina é de 70% a 90% em adultos saudáveis entre 18 e 59 anos. Como ela não consegue contemplar todos os tipos de vírus que circulam no hemisfério sul, a OMS orienta priorizar os de maior circulação, conforme enfatiza o professor-adjunto José Cássio de Moraes, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.
 
— Este ano a vacina vai proteger as pessoas não só de duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) como também de uma cepa do vírus influenza B.
 
O médico acrescenta a necessidade de revacinar todo ano porque “ela perde sua potência de proteção”.
 
Aprenda a driblar a gripe
A infectologista da Unifesp alerta que a gripe é uma doença muito transmissível, especialmente em ambientes com aglomeração de pessoas. De acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), ela atinge entre 5% a 15% da população mundial todos os anos, o que equivale a 600 milhões de pessoas gripadas.
 
Os quadros de gripe, resfriado e doenças respiratórias agudas costumam aumentar no inverno devido ao clima frio e seco, mas segundo Moraes isso não significa que durante as outras condições climáticas as pessoas estejam livres de contrair o vírus.
 
— Ambientes muito fechados com aglomeração de pessoas, como ônibus, metrô e shopping, contribuem para a propagação da gripe.
 
Além da vacina, alguns hábitos podem ajudar a prevenir gripes e resfriados, entre eles, lavar bem as mãos várias vezes por dia, usar lenço de papel ao tossir ou espirrar e evitar o contato com pessoas doentes e compartilhar os mesmos objetos.
 
Fonte R7

Gritar e falar alto são principais causas de problemas vocais, alerta especialista

Prevenção está também em parar de fumar, diz especialista
No Dia Mundial da Voz, fonoaudiólogo diz que fumo e bebidas geladas fazem mal
 
Nesta terça-feira (16), foi  comemorado o Dia Mundial da Voz, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta sobre os excessos cometidos da infância até a vida adulta.

As alterações na voz, conhecidas como disfonia, podem comprometer o funcionamento do principal instrumento de comunicação e interação entre os seres humanos. Por isso, a saúde vocal é um reflexo da saúde geral.
 
Segundo a fonoaudióloga Cristina Zerbinati Carro, do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Heliópolis, na infância e adolescência, gritar e falar alto em ambientes ruidosos são os principais causadores de problemas. Entre idosos, mudanças nas pregas vocais e nas demais estruturas de fonação, provocam o envelhecimento natural da voz.
 
A voz é o som produzido por meio das pregas vocais usadas para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar entre outros. Os danos podem se tornar permanentes se não houver um tratamento adequado.
 
As causas de doenças relacionadas à voz estão ligadas aos hábitos prejudiciais como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, alimentos gelados, abuso das cordas vocais entre outros.
 
Ainda de acordo com a especialista, um sinal de alerta é quando há rouquidão ou mudança na voz persistentes por mais de 15 dias.
 
—Procurar ajuda profissional é importante para prevenir e diagnosticar as patologias da voz que costumam se dividir por faixa etária e pela função dada a voz de acordo com o perfil de cada pessoa.
 
Entre as doenças mais diagnosticadas estão a paralisia das cordas vocais, o surgimento de pólipos (saliência na corda vocal originária de um grito, por exemplo) e nódulos e a disfonia psicogênica (perda da voz por questões psicológicas).
 
Câncer
O câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. O diagnóstico precoce do câncer de laringe e de outras doenças que acometem as cordas vocais é importante para a eficácia do tratamento e cura. Alguns dos sintomas manifestados por esses tipos de cânceres podem ser manchas brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulo no pescoço presente por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir.
 
A doença pode ser evitada com medidas simples, como não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso e dar preferência aos alimentos pobres em gordura e ricos em fibras. Também é importante que as pessoas habituem-se a examinar sua boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos. Além disso, cuidar da higiene bucal e visitar o dentista periodicamente ajudam a realizar a detecção precoce de um câncer.
 
Veja os cuidados que podem ser tomados para preservar a voz:
 
— Beba líquidos em temperatura ambiente para fazer a hidratação de toda a mucosa e trato vocal
 
— Faça exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz
 
— Coma alimentos que facilite a limpeza e fluidez de secreções bucais (como a maçã)
 
— Evite fumar
 
—Evite a tosse provocada
 
— Evite bebidas alcoólicas
 
— Procure um otorrinolaringologista ou fonoaudióloga em caso de rouquidão persistente por mais de duas semanas, se tiver dor ou ardência na garganta ou dificuldades de engolir
 
Fonte R7

Usar sutiã faz mal à saúde das mulheres, diz pesquisa

De acordo com estudo francês, acessório prejudica desenvolvimento de tecidos da mama
 
Um estudo realizado em uma universidade francesa afirma que o uso do sutiã faz mal à saúde dos seios das mulheres.
 
De acordo com a pesquisa, as mulheres que não usam o acessório desenvolvem mais os tecidos musculares da mama e sofrem menos com flacidez.
 
Além disso, de acordo com as 300 mulheres que participaram do estudo, após tirarem o sutiã, elas tiveram melhoras na respiração e também nas dores nas costas.
 
O cirurgião plástico brasileiro, Alexandre Nunes, discorda da pesquisa e diz que a compressão é um forte aliado contra os efeitos da gravidade.
 
— O sutiã impede que o tecido fique mais unido e peso não vai atrapalhar na elasticidade da mama.
 
Assista ao vídeo:


 
Fonte Rt

Além de fazer mal para o coração, colesterol alto aumenta risco de alzheimer

Comida gordurosa ajuda na produção de colesterol ruim
Estudo de cientistas americanos diz colesterol faz com que células se dividam de forma errada
 
Além de poder provocar doenças do coração, colesterol alto aumenta o risco de a pessoa desenvolver Alzheimer, de acordo com estudo de cientistas americanos divulgado nesta terça-feira (16) no Daily Mail.
 
De acordo com a pesquisa, os níveis elevados de colesterol estão significativamente relacionadas com placas cerebrais associadas com a esta doença. Após a descoberta, os estudiosos dizem ter encontrado a razão do colesterol alto poder danificar os vasos do cérebro e sangue.
 
Para chegar a esta conclusão, os cientistas partiram de estudos da síndrome de Down e doença de Niemann-Pick-c. Após analisar os dados, eles descobriram que o colesterol, particularmente na forma de LDL (mau colesterol), faz com que as célula se dividam incorretamente e distribuam seus cromossomos já duplicados de forma desigual para a próxima geração.
 
Como resultado, há um acúmulo de células defeituosas com o número errado de cromossomos e, portanto, o número errado de genes.
 
Os cientistas também descobriram que as células que transportam três cópias do cromossomo foram associados com a proteína amilóide prejudicial, que ocorre entre as células nervosas. As pessoas com alzheimer têm essas placas amilóides no cérebro.
 
Fonte R7

Balanço da gripe H7N9 na China sobe para 77 casos e 16 óbitos

AFP
Autoridades do país informaram sobre dois novos óbitos em Xangai
 
O número de mortos pelo vírus da gripe aviária H7N9 na China aumentou esta terça-feira (16) para 16 pessoas, depois que as autoridades do país informaram sobre dois novos óbitos em Xangai, anunciou a agência de notícias estatal Nova China.
 
As autoridades chinesas confirmaram que o número de pessoas afetadas pela gripe das aves aumentou para 77, desde que há duas semanas foi anunciado que o vírus H7N9, que até agora só tinha afetado pássaros, foi detectado em seres humanos.
 
Neste domingo, a Nova China tinha informado sobre a propagação da doença para uma nova província do centro do país, Henan, após seu aparecimento em Pequim.
 
Até o momento, os casos de gripe das aves só tinham sido detectados em Xangai e em três províncias do leste.
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) assegurou na semana passada que não há "nenhum indício" de que exista uma transmissão deste vírus entre seres humanos.
 
Pequim e Xangai são duas megalópoles com mais de 20 milhões de habitantes cada uma.
 
Fonte AFP

Complicações cirúrgicas dão mais lucro a hospitais nos EUA: estudo

Quanto mais se complicam as intervenções cirúrgicas, maior é a margem de lucro dos hospitais nos Estados Unidos, em um sistema que dissuade qualquer melhora na qualidade de atendimento, revelou um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).
 
"Descobrimos indícios claros segundo os quais reduzir os prejuízos aos pacientes e melhorar q qualidade dos tratamentos é penalizado de forma perversa em nosso sistema de atenção", concluiu o doutor Sunil Eappen, um dos encarregados do Centro de Massachusetts (nordeste) para olhos e ouvidos (Massachusetts Eye and Ear Infirmary), em Boston, um dos autores da pesquisa.
 
"Já sabíamos que os centros hospitalares não recebem recompensas pela qualidade dos cuidados que dão, mas se desconhecia quanto dinheiro ganhavam quando seus pacientes sofriam prejuízos", acrescentou o doutor Atul Gawande, diretor dos Laboratórios Ariadne e professor de saúde pública na Harvard School of Public Health (HSPH) e principal autor do estudo.
 
Os pacientes com plano de saúde que têm complicações pós-operatórias devolvem ao hospital que os atende uma margem de lucro 330% maior (39.000 dólares por paciente) do que os que se recuperam satisfatoriamente de uma intervenção, segundo os pesquisadores.
 
Pacientes com cobertura Medicare, sistema federal de seguro de saúde para aposentados, que sofrem uma complicação pós-operatória, geram uma margem 190% mais elevada no hospital do que os casos que saem bem.
 
Desta forma, para os diretores de hospitais, esforçar-se por reduzir a taxa de complicações cirúrgicas, das quais as 10 mais frequentes são evitáveis, poderia deteriorar fortemente suas finanças, explicaram os autores da pesquisa.
 
Os hospitais e as clínicas fazem intervenções cirúrgicas da ordem de 400 bilhões de dólares anuais e embora haja métodos eficazes para reduzir as complicações, os avanços são lentos na hora de ser implementados. O aspecto financeiro poderia ser uma das explicações, lamenta o estudo.
 
Estes pesquisadores analisaram dados de 34.256 pacientes submetidos a cirurgias em 2010 em 12 centros hospitalares do sul do país.
 
Os cientistas examinaram 10 complicações severas que poderiam ter sido evitadas e a contribuição de cada uma delas na margem de lucro do centro de saúde.
 
No total, foram identificados 1.820 procedimentos que provocaram ao menos uma complicação.
 
Fonte AFP

Prefeitura de São Bento do Sul - SC

A Prefeitura de São Bento do Sul, Santa Catarina, realiza concurso para formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 19 de abril de 2013, no Departamento de Recursos Humanos, rua Jorge Lacerda, nº. 75, centro, São Bento do Sul.

Cargos:
Médico Clínico Geral, Angiologista, Ortopedista, Cardiologista e do Trabalho.

Remuneração:
R$ 9.240,00

Seleção:
Haverá avaliação de documentos

Prefeitura de Parecis - RO

A Prefeitura de Parecis, Rondônia, realiza concurso para provimento de 1 vaga para Psicólogo.

Inscrições:
Até 24 de abril de 2013, no Departamento de Recursos Humanos (DRH), rua Jair Dias, nº. 150, centro, Parecis

Seleção:
Haverá análise curricular

Prefeitura de Araras - SP abre vagas para concurso público

A Prefeitura de Araras, no estado de São Paulo, publicou os editais de nº 02 e 01/2013, ambos de concurso público, objetivando preencher 149 novos postos de trabalho disponíveis para profissionais com nível superior, médio e fundamental incompleto. Os vencimentos vão de R$ 852,00 a R$ 7.351,00 por jornadas de trabalho de até 40 horas semanais.
 
Cargos
Os cargos disponíveis são para eletricista, motorista, agente de saneamento, auxiliar administrativo, auxiliar de dentista, auxiliar de farmácia, inspetor de alunos, monitor educacional, secretário de escola, telefonista, técnico de enfermagem, procurador, assistente social, dentista (endodontista, periodontista e buço-maxi-facial), enfermeiro, fisioterapeuta ocupacional, médicos nas mais diversas especialidades, pedagogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.
 
Inscrições
Os candidatos terão de 19 de abril até as 23h59 de 9 de maio de 2013 para realizarem a inscrição, por meio da internet, no site www.concursosfaperp.com.br, site oficial da organizadora do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 23,00 para cargos que exigem nível fundamental, R$ 32,00 para nível médio e R$ 52,00 para nível superior. A taxa deve ser paga até 10 de maio de 2013, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.
 
Para candidatos sem acesso à internet, a Prefeitura Municipal de Araras disponibiliza, gratuitamente, acesso, de segunda a sexta, em dias úteis, na Biblioteca Municipal Martinico Prado, situada na Praça Dr. Narciso Gomes, s/nº, Centro - Araras - SP.
 
Etapas do concurso
Para os que concorrem às vagas de nível superior, as avaliações serão prova objetiva e valoração de títulos. Os candidatos de nível médio/técnico passarão apenas pela prova objetiva. Já os que disputam as vagas para nível fundamental se submeterão a prova objetiva e também prova prática.
 
A seleção para peocurador se dará pela prova objetiva e prova discursiva (Peça Jurídica).
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 26 de maio de 2013, enquanto a data para as avaliações de títulos e prática serão informadas, em tempo oportuno, por Edital publicado no site da organizadora, cabendo ao candidato acessar para se informar sobre o cronograma do concurso.
 
O concurso público terá validade de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal, a contar da data da publicação oficial de sua homologação.

Prefeitura de Veranópolis (RS) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Veranópolis, estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital n° 068/2013 de processo seletivo visando a contratação de pessoal, por prazo determinado, para desempenhar a função de Médico ESF 40 horas. O certame oferece 01 vaga mais cadastro de reserva, com salário de R$ 11.250,12.

As inscrições serão presenciais e recebidas exclusivamente pela Comissão designada, devendo o candidato comparecer ao Setor de Apoio Administrativo, junto à sede do Município, sito à Rua Alfredo Chaves, nº 366, de segundas às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, até o dia 19 de abril de 2013.

A análise dos currículos será realizada no dia 22 de abril de 2013 e a publicação do resultado oficial acontecerá no dia provável de 24 de abril de 2013.

Este certame terá validade de 02 anos a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Salto Veloso (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Salto Veloso, estado de Santa Catarina, promove processo seletivo (edital nº 003/2013) para o preenchimento de 66 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 11.143,14 e a carga horária varia entre 20 e 40 horas semanais.
 
Os interessados devem se inscrever até 14 de maio de 2013, na Prefeitura Municipal de Salto Veloso (Travessa das Flores, 58 - Centro), das 7h30 11h30 e das 13 às 17 horas. A taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 70, dependendo do cargo escolhido.
 
Será admitida a inscrição via Correios, desde que enviada por Sedex AR, no endereço da prefeitura, a ficha de inscrição e comprovante de depósito original ou autenticado, acompanhados de cópia autenticada da carteira de identidade. A documentação deverá estar na Prefeitura Municipal de Salto Veloso até a data limite de término das inscrições.
 
Cargos
Alfabetizado: Auxiliar de Limpeza Urbana, Motorista Classe III, Operário Braçal e Operador de Máquinas Classe II.
 
Ensino Fundamental: Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Alimentação e Nutrição, Motorista Classe I e II.
 
Ensino Médio: Auxiliar Administrativo, Técnico em Compras e Licitações, Auxiliar de Biblioteca, Atendente de Creche (vagas imediatas e cadastro reserva), Auxiliar de Informática e Auxiliar Técnico em Agropecuária.
 
Ensino Superior: Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Yoga, Professor de Robótica, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Psicólogo, Médico Veterinário e Professor de Educação Física.
 
Seleção
O processo seletivo constará de prova escrita objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 26 de maio de 2013, no Centro Municipal de Educação Básica Vereador Avelino Biscaro - Salto Veloso - SC, e de prova prática para os cargos de Motorista Classe I, II e III, Operador de Máquinas Classe II e Operário Braçal.
 
A classificação final dos candidatos será divulgada a partir do dia 05 de junho de 2013. A homologação do resultado final estará disponível nos sites www.iobv.com.br,
www.saltoveloso.sc.gov.br e na imprensa local de Salto Veloso.

Prefeitura de Lorena -SP abre processo seletivo para estagiários

A Prefeitura do município de Lorena, no estado de São Paulo, em parceria com o Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), publicou o edital nº 001/2013 de processo seletivo, objetivando preencher 135 vagas de estágio voltadas para estudantes de nível superior e técnico. Também há vagas destinadas para a formação de cadastro de reserva, lembrando que 10% dos postos estão reservados para estudantes com algum tipo de deficiência.
 
Vagas
Os candidatos que disputarão as 135 vagas podem ser estudantes dos seguintes cursos: administração (55), arquitetura (01), biologia (02), ciências da computação (02), contabilidade (04), desenho industrial (02), direito (15), educação física (01), engenharia civil (03), farmácia (02), história (02), jornalismo (03), pedagogia (18), psicologia (07), relações públicas (03), serviço social (04), turismo (01), ambiental (01), informática (03) e enfermagem (06).
 
Os contratados trabalharão em uma carga horária de 30 horas semanais, fazendo jus a bolsa-auxílio de R$ 400,00 (superior) ou R$ 250,00 (nível técnico/médio), mais R$ 30,00 referente ao vale-transporte.
 
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas nos dias 18 e 19 de abril de 2013, em um posto do CEAT, localizado na Future School, na Rua Dr. Azevedo Castro, nº 255, Centro, Lorena/SP. Os horários de atendimento são das 10 às 17 horas.
 
O candidato deverá estar munido de cópia de documento de identificação e de comprovante de matrícula do curso.
 
Seleção
O processo seletivo será composto de uma prova objetiva - etapa única - que será aplicada provavelmente em 28 de abril de 2013, às 10h, em local a ser divulgado oportunamente. O resultado da pontuação total da prova objetiva será informado a partir de 03 de maio de 2013 pela prefeitura de Lorena e CEAT, ficando marcado para 13 de maio o início do estágio para os candidatos aprovados.
 
A duração do estágio será no período máximo de dois (02) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência que poderá estagiar até a conclusão do curso.

SEDS (MG) abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Defesa Social - SEDS, divulgou instrumento convocatório SRHU/SEDS nº. 094/2013 de processo seletivo visando a formação de quadro reserva. São ofertadas oportunidades para as funções de Agente Socioeducativo, Assistente Executivo de Defesa Social e Analista Executivo de Defesa Social para unidade socioeducativa, pertencente a 12ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP - IPATINGA.

Os salários para essas ocupações variam de R$ 802,23 a R$ 2.298,69, com carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Segurança Socioeducativo, Assistente Executivo de Defesa Social (Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo e Auxiliar Educacional), Analista Executivo de Defesa Social (Psicólogo, Analista Técnico Jurídico, Assistente Social, Enfermeiro, Pedagogo e Terapeuta Ocupacional).
 
Inscrição
Os candidatos deverão efetivar sua inscrição até o dia 19 de abril de 2013, no site da www.seds.mg.gov.br e realizar o cadastro preenchendo a Ficha de Inscrição com seus dados pessoais. A ficha de inscrição deverá ser salva antes de ser impressa, obedecendo ao prazo descrito acima. Em seguida, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição juntamente com a documentação exigida no edital, do dia 16 a 22 de abril de 2013.

A documentação deverá ser entregue na sede do Departamento de Recursos Humanos da SEDS, Diretoria de Recrutamento e Seleção, Cidade Administrativa - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG, Edifício Minas, 5º andar - CEP: 31.630-900. Os horários de atendimento são das 9 às 12 horas e 13 às 16 horas. A documentação também será recebida nos seguintes locais:

Açucena - Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, situado à Rua Benedito Valadares 109 – Centro - Açucena/MG, das 09 às 12 horas e de 13 às 17 horas.
 
Seleção
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: análise curricular, comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social), avaliação psicológica e curso introdutório. As datas para realização de cada uma das etapas serão comunicadas no site www.seds.mg.gov.br.

Após a análise dos currículos, a SRHU disponibilizará no site www.seds.mg.gov.br, no link do referido processo seletivo, os atos de resultados dos candidatos classificados e desclassificados.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração pública.

Processo Seletivo Prefeitura de Trombudo Central - SC

A Prefeitura do município de Trombudo Central, no estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 003/2013 de processo seletivo, visando o preenchimento de cinco (05) vagas para a função de Agente de Saúde. Os vencimentos iniciais são de R$ 678 por carga horária de 40 horas semanais. Os candidatos aprovados e nomeados serão admitidos sob o regime Administrativo da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
 
Para concorrer, os interessados devem ter ensino fundamental completo e conhecimentos específicos na área de atuação. As inscrições serão recebidas até 14 de maio de 2013, das 13h30 às 17h30, nas dependências da Secretaria Municipal de Administração, departamento de Pessoal, sito à Praça Arthur Siewerdt, 01 - Centro.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada às 09 horas do dia 26 de maio de 2013, nas dependências da Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau, situada à Rua Blumenau, no bairro Vila Nova, cidade de Trombudo Central/SC. A validade do processo seletivo será de dois (02) anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo está afixado no mural das publicações da Prefeitura Municipal e no site www.trombudocentral.sc.gov.br.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina (15/04/13), página 38.

Prefeitura de Glória d'Oeste (MT) abre processo seletivo

Com oferta de 11 vagas em todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Glória D' Oeste, estado de Mato Grosso, lançou edital nº. 02/2013 para realização de processo seletivo. Os vencimentos variam entre R$ 678,00 a R$ 1.779,41, por jornada de trabalho entre 8 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social/Bolsa Família, Assistente Social/CRAS Volante, Instrutor de Iniciação Musical, Coordenador Escolar/CRECHES, Professor (Matemática, Educação Física, Ciências e Geografia), Agente Ambiental de Saúde/FNS, Auxiliar Social, Gari, Operador de Retroescavadeira e Tratorista.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 19 de abril de 2013, das 08 às 12 horas, na sede da Prefeitura de Glória D’ Oeste – MT, situada na Avenida dos Imigrantes, nº 2000 – Centro – Glória D’ Oeste.
 
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
Prova
As provas serão realizadas provavelmente no dia 28 de abril de 2013, em local e horário a serem divulgados no local de inscrição.
 
Mais informações na Prefeitura de Glória D' Oeste/MT.

Prefeitura de Brumado - BA abre 316 vagas na saúde

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Brumado, na Bahia, lançou edital nº 01/2013 de processo seletivo visando a contratação de servidores para atuação em Programas na área da Saúde Pública e no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. As contratações serão pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para atender às necessidades temporárias do Município.
De acordo com o edital, o certame dispõe de 316 vagas, distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários que podem variar de R$ 678,00 a R$ 10.000,00, por jornadas laborais de 20 a 40 horas semanais.

Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Porteiro.

No nível médio e curso técnico, os postos são para Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Motorista (CNH “B”), Condutor de Ambulância (CNH “D”), Condutor de Motocicleta - motoboy (CNH “A”), Rádio Operador, Técnico de Enfermagem, Técnico em Patologia e Técnico em Radiologia.

Já para o nível superior, há vagas nas funções de Assistente Social, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Instrumentador Cirúrgico, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo e Psicólogo.

Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Para não perder esta oportunidade de ingressar na carreira pública municipal, os interessados devem se inscrever entre os dias 16 e 18 de abril de 2013, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Sala de Treinamento, Praça Coronel Zeca Leite, 415, Brumado-BA (Prédio da Prefeitura Municipal de Brumado) e pagar a taxa de R$ 50,00 para concorrer aos cargos de nível Superior e de R$ 20,00 para os demais cargos.

Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações: Redação, Entrevista e Avaliação Curricular.

As redações serão aplicadas no dia 28 de abril de 2013, no horário das 8 às 12 horas, em locais a serem divulgados a partir do dia 24 de abril no Paço Municipal e através do site da Prefeitura de Brumado (www.brumado.ba.gov.br) e no Diário Oficial Eletrônico do Município de Brumado (www.brumado.ba.io.org.br).
 
A relação dos candidatos classificados para a segunda etapa (entrevista) será divulgada nos mesmos veículos de comunicação a partir do dia 09 de maio de 2013.

A entrevista será realizada entre os dias 13 e 17 de maio de 2013, com os candidatos aprovados na 1ª FASE – Redação.

A avaliação curricular será realizada pela Comissão do Processo Seletivo, levando-se em consideração os títulos descritos e devidamente comprovados, tendo como parâmetro de pontuação a tabela seguinte, de caráter meramente classificatório.

A divulgação do resultado da entrevista e da avaliação curricular fica prevista a partir do dia 15 de maio de 2013.

A contratação do candidato será feita no mês de maio para início das atividades a partir do dia 1º de junho de 2013.

O Processo Seletivo tem validade de 02 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, por interesse da Administração e por necessidades dos serviços.

Vagas de estágio na Prefeitura de Japaraíba - MG

A Prefeitura de Japaraíba, no estado de Minas Gerais, publicou edital nº. 002/2013 de processo seletivo visando preencher 11 vagas para estagiários nas áreas de Direito, Educação, Pedagogia ou Normal Superior, Enfermagem e Arquitetura. Os aprovados terão uma jornada de estágio de 30 horas semanais e receberão bolsa-auxílio de R$ 420,00.
 
Poderão participar do processo seletivo alunos que estejam cursando graduação superior, ensino médio ou técnico na área de conhecimento que pretende atuar. Será reservada uma (01) vaga para contratação de candidatos que se declarem pessoas com deficiência.
 
As inscrições serão feitas no período de 22 a 26 de abril de 2013, no horário das 12h às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Japaraíba, localizada à Rua Nossa Senhora do Rosário, nº. 29, centro.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
 
Cópia do documento de identidade;
Cópia do cadastro de pessoa física (CPF);
Cópia do comprovante de escolaridade.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 29 de abril de 2013, às 16h, na Escola Municipal São Simão.
 
O processo seletivo será válido por 2 anos.

Concurso Prefeitura de Viseu - PA

A Prefeitura Municipal de Viseu, estado do Pará, publicou no Diário Oficial do Estado (16/04/13) o extrato do edital Nº 01/13 de concurso público para o provimento efetivo e formação de cadastro reserva em vários cargos. A remuneração é de até R$ 682,00 por jornada de trabalho que oscila de 25 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo pretendido.
 
Vagas e cargos
São oferecidas 472 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Das vagas destinadas a este concurso, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência, sendo considerada a reserva apenas aos cargos com número de vagas superior a 20.
 
Nível fundamental: Serviços Gerais - Servente e Vigia.
 
Nível médio: Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e Auxiliar Administrativo.
 
Nível superior: Professor, nas disciplinas de Educação Artística, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Religião, além de vagas para docentes que irão ministrar aulas do 1º ao 5º ano.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições serão realizadas no período de 22 de abril a 05 de junho de 2013 exclusivamente, via internet, mediante acesso ao endereço eletrônico www.cetapnet.com.br. O valor das inscrições varia de acordo com o nível de escolaridade de cada cargo, oscilando entre R$ 40 e R$ 70.
 
A prova escrita será realizada na data prevista de 14 de julho de 2013. O local e horário da aplicação das provas serão divulgados no site de inscrições e o resultado final definitivo será anunciado em 20 de agosto de 2013.
 
O edital na íntegra está disponível no site http://www.cetapnet.com.br.

Prefeitura de Veranópolis - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 069/2013 de processo seletivo, visando a contratação de pessoal, por prazo determinado, para desempenhar a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). Há duas (02) vagas mais cadastro de reserva com salário de R$ 791,54 por carga horária de 40 horas semanais.
 
A inscrição, no valor de R$ 30,00, será presencial, junto a sede do Município, na Rua Alfredo Chaves, nº 366, de segundas às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, até o dia 30 de abril de 2013.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 08 de maio de 2013, na Escola Municipal Felipe dos Santos, Av. Osvaldo Aranha nº 686, às 19 horas. O gabarito será divulgado na data provável de 08 de maio de 2013.
 
O certame terá validade de dois anos a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Telêmaco Borba (PR)

A Prefeitura de Telêmaco Borba, Estado do Paraná, publicou edital de concurso público n° 01/2013 com a intenção de preencher 42 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.325,00, em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

O concurso será realizado através da empresa Click Soluções e aos portadores de necessidades especiais serão reservadas no mínimo 5% das vagas.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Técnico Municipal de Nível Superior I, Técnico Municipal de Nível Médio I, Auxiliar Social - Masculino, Auxiliar de Obras e Serviços Públicos, Coveiro, Gari, Educador Social - Masculino e Femenino, Agente de Combate às Endemias, Jardineiro e Magarefe (açougueiro).

Inscrições
As inscrições estarão abertas via internet no período de 22 de abril a 07 de maio de 2013, mediante acesso ao sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Taxas
Os valores para inscrição no concurso são os seguintes:
- R$ 25,00 para os candidatos aos cargos que exijam ensino fundamental completo ou incompleto;
- R$ 45,00 para os candidatos aos cargos que exijam ensino médio completo e/ou técnico;
- R$ 60,00 para os candidatos aos cargos que exijam nível superior.

Provas e Gabaritos
A prova escrita será realizada na data prevista de 26 de maio de 2013, em horário e local a serem divulgados no edital de homologação das inscrições. Já a prova prática será aplicada provavelmente no dia 23 de junho de 2013, em horário e local a ser divulgado na agenda da prova prática.

O gabarito da prova escrita será divulgado na data provável de 27 de maio de 2013.

Validade
A validade do concurso será de 1 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

UNEMAT abre processos seletivos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), por meio dos editais de 09 a 15/2013, torna público os processos seletivos para contratação temporária de 18 professores da educação superior, mais formação de cadastro reserva. A remuneração varia de R$ 1.730,40 a R$ 3.979,90.
 
Os candidatos poderão optar por concorrer às vagas nos campi de Nova Xavantina, Alto Araguaia, Colíder, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, além de poder escolher o Núcleo Pedagógico de Vila Rica e a Faculdade de Educação e Linguagem no Campus Universitário de Sinop. São oferecidas oportunidades nas áreas de Linguística, Letras e Artes, Letras, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Turismo, Ciências da Terra e Ciências Sociais Aplicadas.
 
Inscrição e Seleção
Os interessados poderão efetivar as inscrições no período de 17 a 30 de abril de 2013, na respectiva unidade universitária que deseja concorrer à vaga.
 
A avaliação deste processo seletivo será composta de prova escrita, que será aplicada na data prevista de 02 de maio de 2013, e prova de desempenho didático, em data provável de 03 de maio de 2013.
 
O contrato de trabalho terá vigência no período de 03 de maio a 31 de dezembro de 2013. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 07 de maio deste ano, às 17 horas.
 
Os extratos dos editais estão publicados no Diário Oficial do Mato Grosso (15/04/2013), na seção 'Concursos públicos'. Os editais completos estão disponíveis no site da Unemat (http://www.unemat.br/seletivos).

Prefeitura de Leopoldina (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no estado de Minas Gerais, abriu processo seletivo nº. 008/2013, destinado à contratação de um (01) Médico para atender ao Programa Saúde da Família - Núcleo do Bairro Alto da Ventania.
 
Os aprovados terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 1.328,64 mais R$ 1.328,64 (Adicional de extensão de jornada) e R$ 3.293,70 (gratificação por dedicação ao PSF).
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 19 de abril de 2013, das 07h às 18h (de segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.
 
Será exigida dos candidatos à seleção, para fins de inscrição, a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
 
Documento de Identidade com foto;
CPF;
Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
Quitação com a obrigação militar (masculino);
Curso de Nível Superior em Medicina, registro no Conselho de Classe e comprovante de Habilitação;
Currículo.
 
A seleção constará da análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional.
 
O resultado será divulgado provavelmente no dia 22 de abril de 2013 no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data de publicação do resultado, prorrogado por igual período de acordo com o interesse da administração.

Processo seletivo IBCT - DF

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT), com sede em Brasília - DF, lançou no Diário Oficial da União os editais nºs 07, 15 e 16/2013 de processo seletivo. Há três (03) oportunidades para atuar em projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.
 
Os profissionais devem ter escolaridade de nível superior na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas e Biblioteconomia ou Ciência da Informação, além de experiência comprovada e conhecimentos em inglês e informática.
 
Os interessados deverão encaminhar o Curriculum Vitae até o dia 22 de abril de 2013 ao SAUS - Quadra 05, Lote 06, Bloco H, Protocolo do IBICT, CEP: 70.070-912, Brasília/DF. O currículo deverá ser encaminhado dentro de envelope, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.
 
O contrato de trabalho terá duração variável de 7 a 9 meses, de acordo com o cargo pretendido, e os profissionais selecionados irão atuar na cidade de Brasília - DF.
 
Os editais estão disponíveis no Diário Oficial da União (www.in.gov.br), de 16 de abril de 2013, a partir da página 14.

Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste - RO, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013. A finalidade da seleção é preencher 08 vagas de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 1.815,00.
 
Cargos
Fisioterapeuta, Odontólogo, Agente Comunitário de Saúde e Médico Veterinário.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 22 de abril de 2013, no horário das 07h30 às 13h30, na Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste, situada na Rua Riachuelo, 3284, Setor 14, no município de Nova Brasilândia D’Oeste - RO.
 
Prova
O processo seletivo constará de análise de curriculum e avaliação de títulos.
 
O resultado da análise de curriculum e avaliação de títulos será fornecido através de edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no Diário Oficial dos Municípios e/ou jornal de grande circulação local.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São Gonçalo do Pará - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Gonçalo do Pará, no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo n° 02/2013 para formação do quadro reserva de servidores temporários para o Programa de Saúde da Família (PSF), visando suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde. As chances são para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.040,80 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Técnico de Enfermagem PSF, Enfermeiro, Atendente de consultório Dentário PSF, Dentista e Agente Comunitário Saúde (PSF).
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Pará - Av - Presidente Tancredo Neves nº 100, Centro, exceto sábado e domingo e feriados, das 09:00 às 17:00 horas, com intervalo para almoço de 11:00 às 12:30 horas.
 
As provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório, serão aplicadas para todas as funções, e terão duração máxima de 02 horas, no dia 03 de maio de 2013, de 19h às 21h em local a ser divulgado até o dia 29 de abril de 2013 na Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Pará.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 03 de maio de 2013, a partir do término das provas.

Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, foi divulgado o edital n° 075/2013 de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 16 vagas para professor auxiliar de medicina, nível A. As vagas estão disponíveis para o Departamento de Saúde (DS) e a carga horária docente varia de 20 e 40 horas semanais.

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Vinhedo publicou edital nº. 01/2013 de processo seletivo para provimento de vagas de estágio. Sob coordenação técnica do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, o certame visa preencher 183 vagas, sendo 122 imediatas e 61 para cadastro reserva de níveis médio e superior.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 30 de abril de 2013, das 09h às 12h e das 13h às 16h por ordem de chegada, na Unidade do CIEE Campinas, situado à Rua Engenheiro Carlos Stevenson, 587 - Nova Campinas – Campinas / SP e no Posto de Atendimento do CIEE em Vinhedo, situado a Av. Benedito Storani, 1.390 (Subsolo) – Vila Nogueira - Vinhedo - CEP: 13280-000.
 
No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência (todos os documentos originais e cópia).
 
As provas serão realizadas na data provável de 04 de maio de 2013, às 8h30 na Escola Integração, situada à Rua Monteiro de Barros 351 – Centro – Vinhedo/SP.
 
O CIEE divulgará a partir de 10 de maio de 2013 a classificação dos candidatos no posto de atendimento em Vinhedo e no site www.vinhedo.sp.gov.br.
 
O certame terá validade de um (0)1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, e se expirará quando do esgotamento de candidatos.

Concurso UESB (BA) - Campus de Jequié

Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, foi divulgado o edital n° 075/2013 de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 16 vagas para professor auxiliar de medicina, nível A. As vagas estão disponíveis para o Departamento de Saúde (DS) e a carga horária docente varia de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 100,0, deverão ser realizadas entre os dias 18 e 25 de abril de 2013, apenas pela internet, no site www.uesb.br; e os documentos poderão ser entregues ou encaminhados Via Sedex ao Campus, onde as vagas serão disponibilizadas, de acordo com as matérias/disciplinas indicadas, para os endereços abaixo:
 
- Campus de Jequié: Assessoria Acadêmica - Rua José Moreira Sobrinho, S/Nº, Jequiezinho – Jequié – BA, CEP – 45206-190.
 
O concurso público será realizado nos dias 10 a 14 de maio de 2013, no Campus de Jequié da UESB, devendo todos os candidatos se apresentar no 1º dia determinado para realização das provas, a ser previamente divulgado, no site da UESB, pelo Departamento para o qual está vinculada a matéria/disciplina.
 
O concurso é válido por 02 anos, podendo ser prorrogado, a critério da Universidade, uma vez, por igual período.

Ouvir novas músicas pode ativar regiões do cérebro ligadas ao prazer

Pesquisadores mostram que ouvir novas músicas tem o poder de ativar uma série de regiões cerebrais, algumas diretamente ligadas ao prazer. Atividade em uma região chamada núcleo accumbens é capaz de tornar as pessoas mais dispostas a pagar por uma canção
 
Fernando Rosa, 58 anos, ouve música todo dia, o tempo todo. Apesar de ter uma impressionante coleção de CDs em casa, contados às centenas, o grande prazer do jornalista e produtor cultural não é ouvir canções antigas e já bem conhecidas por ele.
 
É a vontade de conhecer novos sons que o motiva a, sempre que pode, navegar por sites de compartilhamento de músicas e vídeos, como SoundCloud e YouTube.
 
Muita coisa não merece mais que alguns segundos de audição, mas outras conquistam os ouvidos e logo são anotadas em um arquivo chamado “Discos a comprar”, mantido em seu laptop. E assim sua discoteca pessoal aumenta.

O que faz com que uma nova canção mereça entrar na lista especial? “Não sei bem. Mas acho que tenho um conjunto de referências, formado por coisas que já ouvi, que me faz gostar logo de uma música e querer comprá-la”, conta o gaúcho, criador do festival de música latino-americana El Mapa de Todos, realizado em Porto Alegre, e do site especializado em música Senhor F.
Fonte Correio Braziliense

Estudo mede atividade cerebral de pessoas submetidas a anestesia geral

A pesquisa deve tornar o procedimento médico mais seguro. A pesquisa, publicada recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences
 
Surgida em meados do século 19, a anestesia geral foi uma das maiores conquistas da medicina, pois permitiu aos médicos realizar intervenções cirúrgicas complexas sem que o paciente sentisse dor.
 
Até hoje, porém, o comportamento do cérebro durante um procedimento desse tipo não foi totalmente compreendido e, apesar de raros, há casos de pessoas que recobram a consciência quando ainda estão sendo operadas.
 
Um estudo feito por especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e do Hospital Geral de Massachussets (MGH) promete melhorar o monitoramento do estado de consciência sob o efeito dos anestésicos.
 
Na pesquisa, publicada recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), os autores conseguiram mostrar como o cérebro perde a consciência progressivamente e depois começa a retomá-la quando a pessoa é medicada com propofol, uma substância muito usada para induzir e manter a anestesia geral. A ideia é que os resultados, quando aprimorados, sirvam de guia para anestesistas durante operações.
 
Fonte Correio Braziliense

Problemas emocionais são frequentes em mulheres que cometeram aborto

Depressão, transtorno bipolar e culpa são alguns dos problemas. Se não têm apoio psicológico, elas podem buscar consolo no álcool e em outras drogas, dizem especialistas
 
Belo Horizonte - Muito mais do que as sequelas deixadas no corpo, como a perda do útero, milhares de mulheres que se submetem a um aborto clandestino no Brasil enfrentam um outro problema de saúde: o de ordem emocional.
 
Angústia, alto grau de depressão e transtornos mentais são, segundo especialistas, as marcas cravadas na alma que podem aparecer de imediato ou anos depois do procedimento.
 
O gatilho para o desenvolvimento desses males é disparado, principalmente, pelo preconceito da sociedade, pela culpa de ter cometido um crime segundo as leis brasileiras e pelas questões religiosas. Por tudo isso, muitas delas se fecham no silêncio, postura considerada pelos especialistas perigosa para a saúde mental.
 
A psiquiatra e psicanalista Gilda Paoliello, integrante da Diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria e professora da residência de psiquiatria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), diz que "a conotação estigmatizante da ilegalidade do aborto coloca a mulher na condição de ré, provocando sentimento de culpa, muitas vezes irreversível, levando a uma autocondenação sem apelo.
 
" Segundo ela, essa posição de autocondenação relaciona-se com grande incidência a sintomas depressivos e a abuso de álcool e de outras drogas. "Elas vivem também o transtorno de estresse pós-traumático, com vivências de flashbacks do ato do aborto, vivências persecutórias e ideação suicida em torno de 40% dos casos.
 
Muitas vezes, o sentimento de culpa compromete indelevelmente a vida afetiva da mulher, provocando ‘gravidez de substituição’, com prejuízo nas ligações maternas posteriores", explica.
 
Fonte Correio Braziliense

Empresa consegue financiamento do BNDES para fábrica de insulina no Brasil

O medicamento é fundamental no tratamento do diabetes,
doença crônica que atinge 8,3% da população adulta
 no mundo e 9,7% no Brasil
A empresa Biomm conseguiu um financiamento de R$ 118,7 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que permitirá a retomada da produção de insulina no país --até hoje 100% importada.
 
A iniciativa integra a implantação de uma unidade industrial para desenvolvimento, produção e comercialização de insulina e outros fármacos na cidade mineira de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
 
O medicamento é fundamental no tratamento do diabetes, doença crônica que atinge 8,3% da população adulta no mundo e 9,7% no Brasil.
 
O desenvolvimento e a produção local de insulina, diz o BNDES, contribuirá para o SUS (Sistema Único de Saúde), aumentando a oferta e podendo baratear o custo da insulina.
 
Trata-se, segundo o BNDES, de "um dos primeiros projetos privados no Brasil de produção de fármaco com base em biotecnologia moderna".
 
A empresa utilizará tecnologia brasileira protegida por patente internacional para produção de proteínas, usadas na fabricação de insulina.
 
Além do financiamento, o BNDES é acionista da empresa, com 14,36% de seu capital, por meio BNDESPar (seu braço de participação).

Fonte Folhaonline