A partir deste ano, o doente crônico deverá entrar em contato com seu médico e solicitar autorização para tomar a vacina contra gripe, cuja campanha do Ministério da Saúde teve início nesta semana.
Porém, o paciente que já participa de um grupo de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) e tenha o nome cadastrado no posto de saúde não precisará do documento. Basta apresentar uma identificação na unidade de saúde e receberá a dose.
A inclusão dos doentes crônicos é considerada importante, pois a existência de doenças crônicas ou de algumas condições prévias são fatores de risco quando associadas com a infecção pelo vírus da gripe.
O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site uma lista completa de situações em que há recomendação da vacina e as categorias de risco clínico.
Também será reforçada a divulgação de que mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se fazem parte de grupos mais vulneráveis a complicações, devem procurar imediatamente o médico para que avalie a necessidade de prescrever os antivirais específicos.
Fonte Saudeweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário