Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Estudo mede atividade cerebral de pessoas submetidas a anestesia geral

A pesquisa deve tornar o procedimento médico mais seguro. A pesquisa, publicada recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences
 
Surgida em meados do século 19, a anestesia geral foi uma das maiores conquistas da medicina, pois permitiu aos médicos realizar intervenções cirúrgicas complexas sem que o paciente sentisse dor.
 
Até hoje, porém, o comportamento do cérebro durante um procedimento desse tipo não foi totalmente compreendido e, apesar de raros, há casos de pessoas que recobram a consciência quando ainda estão sendo operadas.
 
Um estudo feito por especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e do Hospital Geral de Massachussets (MGH) promete melhorar o monitoramento do estado de consciência sob o efeito dos anestésicos.
 
Na pesquisa, publicada recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), os autores conseguiram mostrar como o cérebro perde a consciência progressivamente e depois começa a retomá-la quando a pessoa é medicada com propofol, uma substância muito usada para induzir e manter a anestesia geral. A ideia é que os resultados, quando aprimorados, sirvam de guia para anestesistas durante operações.
 
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário